• Nenhum resultado encontrado

Star Trek: The Motion Picture

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Star Trek: The Motion Picture"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Star_Trek:_The_Motion_Picture

Star Trek: The Motion Picture - 1976

Star Trek: The Motion Picture (no Brasil, Jornada nas Estrelas: O Filme; em Portugal, O Caminho das Estrelas: O Filme) é um filme americano de ficção científica de 1979, dirigido por Robert Wise e o primeiro longa-metragem baseado na série de televisão Star Trek.

Quando uma misteriosa e incrivelmente poderosa nuvem chamada de V'Ger se aproxima da Terra, destruindo tudo em seu caminho, o Almirante James T. Kirk assume o comando de sua antiga nave estelar, a USS Enterprise, para liderar uma missão para salvar o planeta e determinar as origens de V'Ger.

Quando a série original foi cancelada em 1969, seu criador, Gene Roddenberry, tentou convencer a Paramount Pictures a continuar a franquia através de um filme.

O sucesso da série nas reprises convenceu o estúdio a começar os trabalhos para um filme em 1975.

Um time de roteiristas foi chamado para criar um épico roteiro, porém suas tentativas frustraram a Paramount, que cancelou o projeto em 1977.

Em vez de um filme, a Paramount planejou o retorno da franquia a suas origens com a série de televisão Star Trek: Phase II.

Com o sucesso de Close Encounters of the Third Kind, os executivos da Paramount se convenceram que um filme de ficção científica, diferente de Star Wars, poderia se sair bem na bilheteria.

Assim, o estúdio cancelou Star Trek: Phase II e recomeçou os trabalhos no filme de Star Trek. Em 1978 a Paramount reuniu a maior coletiva de imprensa da história do estúdio desde a década de 1950 para anunciar que o Diretor Robert Wise, duas vezes vencedor do Oscar, iria dirigir um filme baseado na série.

Com o cancelamento da nova série, os roteiristas correram para adaptar o planejado episódio piloto de Phase II, "In Thy Image", em um filme.

A Enterprise foi modificada dentro e fora, o figurinista Robert Fletcher criou novos uniformes e o diretor de arte Harold Michelson construiu novos cenários. Jerry Goldsmith compôs a trilha sonora do filme, iniciando sua associação com Star Trek que iria durar até 2002.

Quando a companhia originalmente contratada para produzir os efeitos especiais do filme falhou em cumprir seus trabalhos a tempo, o supervisor de efeitos especiais Douglas Trumbull recebeu carta branca para criar os efeitos até o lançamento em dezembro de 1979.

(2)

O filme foi editado a apenas alguns dias de sua estreia.

Lançado em 7 de dezembro de 1979, Star Trek: The Motion Picture recebeu muitas críticas quanto ao seu ritmo lento, falta de cenas de ação e por se basear muito em cenas de efeitos visuais.

Com um custo de aproximadamente US$ 46 milhões, o filme arrecadou US$ 139 milhões, um pouco abaixo das expectativas do estúdio, porém arrecadando o suficiente para a Paramount encomendar uma sequência com orçamento mais baixo.

Roddenberry foi obrigado a sair do controle criativo de Star Trek II: The Wrath of Khan.

Em 2001, Wise criou uma edição especial para DVD do filme; uma equipe remasterizou o áudio, completou e adicionou cenas e usou novos efeitos especiais gerados por computador para, segundo ele, completar sua visão original.

Enredo

Uma estação de monitoramento da Frota Estelar detecta uma força alienígena escondida dentro de uma enorme nuvem de energia que se move pelo espaço indo em direção a Terra.

A nuvem destrói três cruzadores Klingon e a estação de monitoramento em seu caminho.

Na Terra, a nave estelar USS Enterprise passa por uma grande reforma.

Seu antigo capitão, o agora Almirante James T. Kirk, trabalha em São Francisco como Chefe de Operações da Frota Estelar.

A Frota envia a Enterprise para investigar a nuvem, já que esta é a única nave em distância de interceptação, fazendo com que seus sistemas sejam testados durante a viagem.

Kirk consegue reconquistar o comando da nave devido a sua experiência no espaço, enfurecendo o Capitão Willard Decker, que supervisionou toda a reforma da nave como Oficial Comandante.

Os testes dos novos equipamentos da Enterprise vão muito mal, dois oficiais, incluindo o Oficial de Ciências, são mortos em um problema do transporte e a nave é quase destruída em um problema dos motores de dobra.

A tensão entre Kirk e Decker aumenta quando o primeiro mostra nenhuma familiaridade com as novas instalações da nave.

Spock chega como Oficial de Ciências substituto, explicando que quando ele estava em Vulcano, passando por um ritual para expulsar todas as emoções, ele sentiu uma presença que ele acredita vir da nuvem.

(3)

Spock consegue identificar uma mensagem vinda da nuvem e envia uma resposta, permitindo que a Enterprise entre na nuvem.

Uma sonda aparece na ponte da nave, ataca Spock e sequestra a navegadora Ilia. Ela é substituída por uma androide, na verdade uma sonda enviada por "V'Ger" para investigar a tripulação. Decker fica perturbado por perder Ilia, com quem teve uma relação romântica.

Ele fica aflito enquanto tenta extrair informações da sonda, que possui os sentimentos e as memórias de Ilia enterradas em algum lugar.

Spock faz uma caminhada espacial por dentro da nave alienígena e tenta fazer um elo mental com ela. Ele descobre que V'Ger é, na verdade, uma máquina viva.

No coração da gigante nave, V'Ger é revelado como sendo Voyager 6, uma sonda do século XX da Terra, que se acreditava estar perdida.

A sonda danificada foi encontrada por uma espécie alienígena de máquinas vivas, que interpretaram sua programação original como instruções para aprender tudo que há para ser aprendido e retornar essas informações de volta para o Criador.

As máquinas constroem a enorme nave para que Voyager cumpra seu objetivo. Em sua jornada, ela adquire tanto conhecimento que acaba por desenvolver uma consciência própria. Spock percebe que V'Ger não possui a habilidade de definir um objetivo por si próprio além de sua programação original, ela acha sua existência vazia e sem propósito.

Antes de transmitir suas informações, V'Ger insiste que o Criador venha em pessoa para finalizar a sequência. Percebendo que a máquina quer se juntar ao seu Criador, Decker se oferece para V'Ger.

Ele se junta a sonda Ilia e V'Ger, criando uma nova forma de vida que desaparece em outra dimensão. Com a Terra salva, Kirk direciona a Enterprise para uma nova missão.

(4)

O elenco principal de The Motion Picture. Da esquerda para a direita: diretor Robert Wise, Stephen Collins, Persis Khambatta, Majel Barrett, Leonard Nimoy, James Doohan, William

Shatner, DeForest Kelley, George Takei, Grace Lee Whitney, Nichelle Nichols, Walter Koenig e o produtor Gene Roddenberry.

Elenco

• William Shatner como James T. Kirk, o antigo capitão da Enterprise e agora Almirante na sede da Frota Estelar.

Quando perguntado em uma coletiva em março de 1978 sobre como seria reprisar o papel, Shatner disse,

"Um ator leva a um papel não apenas o conceito de um personagem mas sua própria personalidade básica, coisas que ele é, e tanto [Leonard Nimoy] e eu mudamos com o passar dos anos, a um certo grau pelo menos, e iremos levar esse grau de mudança inadvertidamente para o papel que recriamos".

• Leonard Nimoy como Spock, o Oficial de Ciências meio humano e meio vulcano da Enterprise. Nimoy não estava satisfeito com os royalties não pagos de Star Trek e não tinha a intenção de retornar ao personagem, dessa forma, Spock iria ficar de fora do roteiro.

O diretor Robert Wise foi informado por seu genro que o "filme não seria Star Trek" sem Nimoy, assim ele mandou para Nova York Jeffrey Katzenberg para se encontrar com Nimoy. Katzenberg deu a Nimoy um cheque por seus royalties não pagos e assim o ator foi a coletiva de imprensa em março de 1978 junto com o resto do elenco.

Nimoy não ficou satisfeito com o roteiro e seu encontro com Katzenberg levou a um acordo que o roteiro deveria passar por sua aprovação.

Apesar dos problemas financeiros, Nimoy disse que estava confortável em ser associado com Spock, já que o personagem havia causado um impacto positivo em sua fama.

(5)

• DeForest Kelley como Leonard McCoy, o Oficial Médico Chefe da Enterprise. Kelley tinha dúvidas quanto ao roteiro, achando que as relações dos personagens da série não estavam sendo exploradas.

Junto com Shatner e Nimoy, Kelley pediu uma maior caracterização, porém suas opiniões foram ignoradas.

• James Doohan como Montgomery Scott, o Engenheiro Chefe da Enterprise. Doohan criou o vocabulário falado pelos klingons no filme.

O linguista Marc Okrand mais tarde desenvolveu uma língua completa para os klingons a partir das palavras criadas por Doohan.

• Walter Koenig como Pavel Chekov, o Oficial de Armas da Enterprise. Koenig notou que o esperado senso da camaradagem e euforia do elenco ser reunido para os testes no início não existia.

"Isso pode ser Star Trek, mas não é o velho Star Trek"; escreveu.

O ator tinha esperanças para com o filme, porém ficou desapontado com a pequena participação de seu personagem.

• George Takei como Hikaru Sulu, o piloto da Enterprise.

Em sua autobiografia, Takei descreveu as filmagens como "incrivelmente luxuosas", porém notou que as frequentes mudanças no roteiro "geralmente favoreciam Bill" [Shatner].

• Nichelle Nichols como Uhura, a Oficial de Comunicações da Enterprise. Nichols escreveu em sua autobiografia que ela foi uma das pessoas que reclamaram dos novos uniformes, devido ao visual unisex "não ser o de Uhura".

• Persis Khambatta como Ilia, a navegadora delta da Enterprise. Khambatta foi originalmente escalada quando The Motion Picture era o episódio piloto de Phase II.

Ela aceitou o papel mesmo após Roddenberry avisá-la que ela deveria raspar seu cabelo totalmente para as filmagens.

• Stephen Collins como Willard Decker, o novo capitão da Enterprise, que é temporariamente rebaixado a Comandante enquanto Kirk assume o comando da nave. Collins não conhecia nada da franquia, nunca tendo assistido um episódio da série.

O camarim de DeForest Kelley era ao lado do de Collins, sendo o primeiro o mentor do segundo durante a produção.

• Majel Barrett como Christine Chapel, uma doutora abordo da Enterprise. • Grace Lee Whitney como Janice Rand, Chefe de Transporte da Enterprise.

Essa foi a primeira aparição de Whitney em Star Trek desde a primeira temporada da série original.

(6)

• Mark Lenard como Comandante Klingon. Lenard também interpretou o pai de Spock, Sarek, na série original e nos filmes seguintes.

• David Gautreaux como Branch, comandante da estação de monitoramento Epsilon 9.

Gautreaux originalmente havia sido contratado para interpretar o vulcano Xon, substituto de Spock, na abortada Phase II, porém com a volta de Nimoy ao papel, ele recebeu apenas uma rápida aparição no filme.

Produção

Propostas iniciais

Roddenberry e o elenco de Star Trek no lançamento do ônibus espacial Enterprise, no dia 17 de setembro de 1976.

(7)

Custos de construção dos cenários

Nome Estúdio Custo

Ponte 9 $205.000 Corredores, Transporte, Enfermaria, Aposentos de Kirk 9 $258.000 Complexo Orbital 9 $100.000 Deque de Carga 18 $52.000

Área da Entrada de Spock 17 $6.000

Deque de Recreação 8 $252.000

Trava Espacial 6 $25.000

Aposentos de Ilia 9 $3.000

Planeta Vulcano Tanque-B $42.000

Salão dos Oficiais 6 $19.000

Fosso† 17 $130.000

Wingwalk 8 $23.000

V'Ger 15 $105.000‡

Estação de San Francisco 12, 15 $240.000

Parede da Memória† 6 $250.000

Ponte Klingon 12, 14 $175.000

Epsilon-9 12, 14 $40.000

Custo total: $1.925.000

Notas: Todos os valores arredondados e em dólares (US$)

†imagens descartadas

‡valor não inclui US$ 85.000 adicionais para iluminação especial

Alguns fãs sugeriram que nossa nova Enterprise deveria carregar uma placa em algum lugar que comemora o fato que ela foi batizada em homenagem ao primeiro ônibus espacial lançado da Terra na década de 1970. Isso era uma ideia intrigante.

Também tinha vantagens publicitárias, se lançado propriamente no momento certo. Também não vai magoar a NASA. Vou deixá-la no lugar que quiser.

Filmagens

(8)

Minerva Terrace, em Yellowstone, serviu como locação para o planeta Vulcano.

Pós-produção

(9)

Desenho conceitual feito por Robert T. McCall ilustrando a viagem de Spock através do interior de V'Ger.

Áudio

Música

Star Trek: The Motion Picture

Capa do álbum de 1979

Trilha sonora de Jerry Goldsmith

Lançamento 1979 26 de janeiro de 1999 (edição especial)

Gênero(s) Trilha Sonora

Duração 37:38 - 64:43 (edição especial)

(10)

www.interfilmes.com/filme_13676_Jornada.nas.Estrelas.O.Filme-(Star.Trek.The.Motion.Picture).html

Jornada nas Estrelas - O Filme

(Star Trek: The Motion Picture)

Informações

Título no Brasil Jornada nas Estrelas - O Filme Título Original Star Trek: The Motion Picture

Ano Lançamento 1979

Gênero Ficção

País de Origem EUA

Duração 132 minutos

Direção Robert Wise

Estúdio/Distrib. Paramount Pictures

Idade Indicativa

Direção

(11)

Elenco

William Shatner - 1931 (84 anos) - Capitaina Kirk

(12)

DeForest Kelley – 1920 – 1999 - Dr. McCoy

James Doohan – 1920 – 2005 - Scotty

George Takei - 1937 (78 anos) - Sulu

(13)

Walter Koenig - 1936 (79 anos) – Chekov

Nichelle Nichols - 1932 (82 anos) - Uhura

Persis Khambatta – 1948 – 1998 - Ilia

Ela participou posteriormente do concurso de Miss Universo 1965 - Índia

(14)

Grace Lee Whitney – 1930 – 2015 - Janice Rand

Mark Lenard – 1924 – 1996 - Klingon Captain

Billy Van Zandt - 1957 (58 anos) - Alien Boy

(15)

Gary Faga – 1953 (62 anos) - Airlock Technician

David Gautreaux – 1951 (64 anos) - Commander Branch

(16)

Jon Rashad Kamal - Lt. Commander Sonak

Marcy Lafferty - Chief DiFalco

Jeri McBride – Technician

(17)

Susan O'Sullivan – Woman

Ralph Brannen - Crew Member

(18)

Franklyn Seales – 1952 – 1990 - Crew Member

Momo Yashima – 1948 (67 anos) - Crew Member

(19)

Tom Morga - 1941 (74 anos) - Klingon Crewman

Craig Thomas – 1942 – 2011 - Klingon Crewman

Edna Glover - Vulcan Master

(20)

Lisa Chess – Yeoman

Christopher Doohan - 1959 (56 anos) - Extra (não creditado)

(21)

Barnetta Fowler - Enterprise Crewmember (não creditado)

David Gerrold - 1944 (71 anos) - Crewman (não creditado)

(22)

Barbara Minster - Enterprise Crewmember (não creditado)

Ve Neill - Enterprise Crewmember (não creditado)

(23)

Susan Sackett - Enterprise Crewmember (não creditado)

Frank Salsedo – 1929 – 2009 - Enterprise Crewmember (não creditado)

(24)

Bjo Trimble – 1933 (82 anos) - Crewman (não creditado)

(25)

Howard Itzkowitz - Cargo Deck Ensigníndice Michele Povill - Lieutenant

Michael Rougas – 1931 – 2008 - Lt. Cleary Paula Crist - Crew Member

Iva Lane – 1914 – 2012 - Crew Member Jimmie Booth – 1925 (90 anos) - Klingon Crewman

Bill McIntosh - Klingon Crewman Dave Moordigian - Klingon Crewman

Tony Rocco - Klingon Crewman Joel Schultz - Klingon Crewman Norman Stuart – 1909 – 1998 Vulcan Master

Paul Weber - Vulcan Master Leslie C. Howard - Yeoman Sayra Hummel - Technical Assistant

Junero Jennings - 1941 (74 anos) - Technical Assistant

Richard Arnold – 1954 (61 anos) - Crewmember (não creditado) Fred Bronson - Enterprise Crewmember (não creditado) Celeste Cartier - Enterprise Crewmember (não creditado)

Vern Dietsche - Enterprise Crewmember (não creditado) Scott Dweck - Vulcan Enterprise crewmember (não creditado)

Dennis Fischer - Engineering Officer (não creditado) Cassandra Foster - Enterprise Crewmember (não creditado) William Guest – 1941 – 2015 - Crewmember (não creditado)

James T. Kirk - Enterprise Crewmember (não creditado)

Donald J. Long – 1947 - (68 anos) - Enterprise crewmember (não creditado) Winnie McCarthy – 1930 – 1986 - Epsilon IX Crewmember (não creditado)

Scott Whitney - Vulcan Medic (não creditado)

31 Janeiro de 2015 Mkmouse

Referências

Documentos relacionados

A distribuição espacial dos casos de Aids por sexo e segundo o ICV mostrou evidente concentração de casos em áreas com piores condições de vida, grupos 1 e 2, e particularmente

Observando isso, foi desenvolvido pela Agência experimental Wow Comunicação, na campanha “Beleza que inspira momentos” para o salão Sinval de Souza – Cabelo e face,

Os prestadores de serviços de comunicações eletrónicas ao público, incluindo os prestadores de serviços de acesso à Internet, só deverão, pois, oferecer esses outros serviços

(ilusoriamente) nos intervalos dos fotogramas. Como agenciamento primordial deste conceito, verifica-se a ênfase na montagem e nos movimentos da câmera. Nesta

Avaliou-se o perfil dos pacientes com lesões leucoplásicas diagnosticadas no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal

Esta publicação é de responsabilidade do inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, e é destinada a todos os parceiros que, como o

GRADE DE INSETICIDAS, ACARICIDAS, FUNGICIDAS DA PRODUÇÃO INTEGRADA DOS CITROS - PIC BRASIL Grade elaborada pelo Comitê de Agrotóxicos para a Produção Integrada de

Francisco Antônio