• Nenhum resultado encontrado

Guia de Segurança e Garantia. ThinkPad X121e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Segurança e Garantia. ThinkPad X121e"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

Guia de Segurança e Garantia

(2)

Nota

Antes de utilizar estas informações e o produto suportado por elas, certifique-se de ler e entender o seguinte:

• “Informações Importantes sobre Segurança” na página iii

• “Informações regulatórias sobre WAN e LAN wireless” na página 21 • Regulatory Notice

• Informações relacionadas a dispositivos wireless no Guia do Usuário.

O Regulatory Notice e o Guia do Usuário estão disponíveis no Web site de suporte da Lenovo. Para obter uma versão em PDF desses documentos, visite http://www.lenovo.com/support, clique em User Guides & Manuals (Guias e Manuais do Usuário) e, em seguida, siga as instruções na tela.

Terceira edição (Novembro 2011) © Copyright Lenovo 2011.

AVISO DE DIREITOS LIMITADOS E RESTRITOS: Se dados ou software forem fornecidos de acordo com um contrato de Administração de Serviços Geral, ou “GSA”, o uso, a reprodução ou a divulgação estarão sujeitos às restrições definidas

(3)

Conteúdo

Informações Importantes sobre Segurança . . . . . . . . . . iii

Condições que Exigem Ação Imediata . . . iii

Recomendações de Segurança . . . iv

Declaração sobre peças móveis perigosas. . . v

Aviso geral sobre baterias . . . vi

Informações sobre Segurança de Corrente Elétrica . . . ix

Produtos com Opcionais de Sintonizador de Televisão Instalados . . . . ix

Nota para o Instalador do Sistema CATV . . . ix

Exemplo de Aterramento de Antena . . . x

Utilizando Headphones ou Fones de Ouvido . . . xi

Segurança de Dados . . . xii

Informações Adicionais sobre Segurança . . . xii

Capítulo 1. Localizando Informações . . . . . . . . . . . . . 1

Guia do Usuário . . . 1

Localizando as informações da Garantia Limitada Lenovo . . . 1

Web site da Lenovo (http://www.lenovo.com) . . . 1

Web site de suporte da Lenovo . . . 2

Registrando as Informações do Seu Computador . . . 2

Capítulo 2. Obtendo Ajuda e Serviços . . . . . . . . . . . . . 5

Obtendo Service Packs da Microsoft . . . 5

Obtendo Ajuda na Web . . . 5

Chamando o Customer Support Center . . . 5

Obtendo Ajuda no Mundo Inteiro. . . 7

Perguntas mais frequentes . . . 7

Informações sobre Serviço do Produto Lenovo para Taiwan . . . 7

Lista Mundial de Telefones . . . 7

Apêndice A. Garantia Limitada da Lenovo . . . . . . . . . . . 15

Tipos de Serviço de Garantia . . . 15

Suplemento de Garantía para México . . . 17

Apêndice B. Unidades Substituíveis pelo Cliente . . . . . . . . 19

Apêndice C. Informações Reguladoras . . . . . . . . . . . . 21

Informações regulatórias sobre WAN e LAN wireless . . . 21

Avisos sobre Emissão Eletrônica . . . 21

(4)

Apêndice D. Declarações WEEE e de Reciclagem . . . . . . . . 23

Declaração de WEEE da China . . . 23

Instruções de reciclagem para o Japão . . . 23

Declaração de Reciclagem para Taiwan . . . 24

Apêndice E. Avisos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25

Aviso sobre Cabo de Energia . . . 25

Aviso sobre cabos de PVC . . . 25

Tabela de Divulgação de Substâncias da China . . . 26

Instrução de Conformidade Turca . . . 26

RoHS da Ucrânia . . . 27

Informações sobre o Modelo ENERGY STAR . . . 27

(5)

Informações Importantes sobre Segurança

Observação:

Leia as informações importantes sobre segurança primeiro.

Essas informações podem ajudá-lo a utilizar com segurança seu computador pessoal notebook. Siga e guarde todas as informações fornecidas com seu computador. As informações contidas neste documento não alteram os termos do seu contrato de compra ou da Garantia Limitada da Lenovo®. Para obter mais

informações, consulte a garantia do seu produto. Condições específicas para seu país estão disponíveis em “Tipos de Serviço de Garantia” na página 15. Você pode consultar a Garantia Limitada Lenovo durante a configuração inicial do seu notebook e também no Web site da Lenovo: http://www.lenovo.com/warranty. A segurança do cliente é um fator importante. Nossos produtos são desenvolvidos para servir com segurança e eficiência. No entanto, computadores pessoais são dispositivos eletrônicos. Cabos de energia, adaptadores de energia e outros recursos podem criar riscos potenciais de segurança, podendo resultar em danos físicos ou à propriedade, especialmente se mal utilizados. Para reduzir esses riscos, siga as instruções fornecidas com seu produto, observe todos os avisos sobre o produto, nas instruções de operação, e leia atentamente as informações incluídas neste documento. Seguindo cuidadosamente as informações contidas neste documento e fornecidas com o produto, o Cliente poderá proteger-se contra riscos e criar um ambiente de trabalho do computador mais seguro.

Nota: Essas informações incluem referências a adaptadores de energia e

baterias. Além de computadores notebook, alguns produtos (como alto-falantes e monitores) são fornecidos com adaptadores de energia externos. Se o Cliente possui tal produto, essas informações se aplicarão ao seu produto. Além disso, os produtos de computador contém uma bateria interna do tamanho de uma moeda que fornece energia ao relógio do sistema mesmo quando o computador está desconectado, portanto as informações sobre segurança da bateria aplicam-se a todos os produtos de computadores.

Condições que Exigem Ação Imediata

Os produtos podem ser danificados em decorrência de uso impróprio ou negligência. Alguns danos no produto podem ser tão graves que o produto não deve ser utilizado até que seja inspecionado e, se necessário, consertado por um técnico autorizado.

Como ocorre com qualquer dispositivo eletrônico, observe-o atentamente quando for ligado. Raramente, o Cliente poderá notar um odor ou ver fumaça ou faíscas saindo de seu produto. Ou pode ouvir sons como estouro, estalo ou silvo. Essas condições podem simplesmente significar que um

(6)

componente eletrônico interno falhou de maneira segura e controlada. Por outro lado, podem indicar um problema de segurança potencial. Contudo, não se arrisque ou tente diagnosticar a situação sozinho. Entre em contato com o Centro de Suporte ao Cliente para obter orientação adicional. Para obter uma lista de telefones de Serviço e Suporte, consulte a Lista de Telefones de Suporte ao Cliente que acompanha o produto ou consulte o seguinte Web site:

http://www.lenovo.com/support/phone

Inspecione com frequência o computador e seus componentes para ver se há danos, desgastes ou sinais de perigo. Em caso de alguma dúvida a respeito da condição de um componente, não utilize o produto. Entre em contato com o Centro de Suporte ao Cliente ou com o fabricante do produto para obter instruções sobre como inspecionar o produto e consertá-lo, se necessário.

No improvável evento de observar qualquer umas das condições a seguir ou caso tenha alguma dúvida relacionada à segurança do seu produto, o Cliente deve interromper a utilização do produto e desconectá-lo da fonte de alimentação e das linhas de telecomunicações até que o Cliente possa entrar em contato com o Centro de Suporte ao Cliente para obter mais instruções.

• Cabos de energia, plugues, adaptadores de energia, extensões, protetor contra oscilações de tensão ou fontes de alimentação que estejam quebrados, rachados ou danificados.

• Sinais de superaquecimento, fumaça, faíscas ou fogo.

• Danos a uma bateria (como rachaduras, afundamentos ou dobras), descarregamento ou acúmulo de substâncias estranhas na bateria. • Um som de estalo, silvo ou estouro, ou odor forte que venha do produto. • Sinais de que um líquido tenha sido derramado ou um objeto tenha caído no

computador, no cabo de energia ou no adaptador de energia.

• O computador, o cabo de energia ou o adaptador de energia expostos à água. • O produto foi derrubado ou danificado de alguma forma.

• O produto não opera normalmente quando o Cliente segue as instruções de operação.

Nota: Se o Cliente observar essas condições com um produto (como um cabo de

extensão) que não seja fabricado pela ou para a Lenovo, deve parar de usar esse produto até conseguir entrar em contato com o fabricante para obter instruções adicionais, ou até obter uma substituição adequada.

Recomendações de Segurança

Esta seção contém as diretrizes de segurança necessárias. Informações de segurança mais abrangentes estão incluídas no Guia do Usuário deste produto.

(7)

Observe sempre as seguintes precauções para reduzir o risco de ferimentos e danos à propriedade.

Declaração sobre peças móveis perigosas

CUIDADO:

Peças móveis perigosas. Mantenha distante seus dedos e outras partes do seu corpo.

(8)

Aviso geral sobre baterias

PERIGO

Os computadores pessoais fabricados pela Lenovo contêm uma bateria de célula tipo moeda para fornecer energia ao relógio do sistema. Além disso, muitos produtos remotos, como computadores notebook, utilizam um pacote de bateria recarregável para fornecer energia ao sistema quando no modo portátil. As baterias fornecidas pela Lenovo para uso com o produto foram testadas quanto à compatibilidade e devem ser substituídas apenas por peças aprovadas.

Este sistema não oferece suporte a baterias que não sejam originais ou autorizadas pela Lenovo. O sistema continuará a inicializar, mas talvez não carregue baterias não autorizadas. Atenção: A Lenovo não é responsável pelo desempenho nem pela segurança de baterias não autorizadas e não fornece garantia alguma relacionada a falhas ou dados decorrentes de seu uso.

Nunca tente abrir ou dar manutenção a baterias. Não comprima, perfure ou incinere baterias nem faça curto-circuito dos contatos de metal. Não exponha a bateria à agua ou a outros líquidos. Recarregue o pacote de bateria estritamente de acordo com as instruções fornecidas com a documentação do produto.

O mau uso ou manejo da bateria pode causar o superaquecimento, fazendo com que gases ou chamas sejam “expelidos” do pacote de bateria ou bateria tipo moeda. Se sua bateria estiver danificada ou se você observar alguma descarga ou acúmulo de substâncias estranhas no chumbo da bateria, interrompa o uso e obtenha uma substituição do fabricante.

Baterias podem ser danificadas quando permanecem sem uso por longos períodos de tempo. Em algumas baterias recarregáveis (especialmente baterias de íon lítio), a falta de uso no estado descarregado pode aumentar o risco de curto-circuito, que pode reduzir a vida da bateria e representar risco de segurança. Não deixe baterias de íon lítio recarregáveis completamente descarregadas ou armazene-as em um estado descarregado.

(9)

Aviso de Bateria Recarregável

PERIGO

Não tente desmontar ou modificar a embalagem da bateria. A tentativa de fazer isso poderá causar uma explosão ou vazamento de líquido da bateria. Uma bateria que não seja aquela especificada pela Lenovo, ou uma bateria desmontada ou modificada, não é coberta pela garantia. Se a bateria recarregável for substituída incorretamente, há perigo de explosão. A bateria possui uma pequena quantidade de substâncias perigosas. Para evitar possíveis ferimentos:

• Substitua a bateria apenas por uma bateria do tipo recomendado pela Lenovo.

• Mantenha a bateria longe do fogo. • Não a exponha à água.

• Não tente desmontá-la. • Não provoque curto-circuito. • Mantenha-a longe de crianças. • Não deixe cair a bateria.

Não jogue a bateria em lixos que são despejados em aterros sanitários. Ao descartar a bateria, siga as normas ou regulamentações locais. O conjunto de baterias deve ser armazenado em temperatura ambiente, com carga de aproximadamente 30 a 50% de sua capacidade.

Recomendamos que seja carregada uma vez por ano para evitar sobredescarga.

(10)

Aviso de Bateria de Célula Tipo Moeda de Lítio

PERIGO

Perigo de explosão se a bateria for substituída de forma incorreta. Ao substituir a bateria de célula tipo moeda de lítio, utilize apenas o mesmo tipo ou um tipo equivalente que seja recomendado pelo fabricante. A bateria contém lítio e pode explodir se não for utilizada, manuseada ou descartada de maneira correta.

Não:

• Jogue ou coloque na água • Aqueça a mais de 100 °C (212 °F) • Conserte nem desmonte

Descarte a bateria conforme as leis ou regulamentos locais.

A declaração a seguir se aplica aos usuários do estado da Califórnia, EUA Informações sobre Perclorato na Califórnia:

Produtos que contêm baterias de célula tipo moeda de lítio com dióxido de manganês (CR) podem conter perclorato.

Material com perclorato - Manuseio especial pode ser necessário. Consulte www.dtsc.ca.gov/hazardouswaste/perchlorate.

Instruções sobre a Fonte de Alimentação

PERIGO

Nunca remova a tampa de uma fonte de alimentação ou qualquer peça que tenha a etiqueta a seguir anexada.

(11)

Informações sobre Segurança de Corrente Elétrica

PERIGO

A corrente elétrica proveniente de cabos de alimentação, de telefone e de comunicação é perigosa.

PERIGO

Conecte e desconecte os cabos conforme descrito nos procedimentos a seguir ao instalar, mover ou abrir tampas nesse produto ou nos dispositivos conectados.

Para Conectar: 1. DESLIGUE tudo.

2. Primeiro, conecte todos os cabos nos dispositivos.

3. Conecte os cabos de sinal nos conectores.

4. Conecte os cabos de energia às tomadas.

5. LIGUE os dispositivos.

Para desconectar: 1. DESLIGUE tudo.

2. Primeiro, remova os cabos de energia das tomadas.

3. Remova os cabos de sinal dos conectores.

4. Remova todos os cabos dos dispositivos.

O cabo de alimentação deve ser desconectado da tomada ou do

receptáculo antes de instalar todos os demais cabos elétricos conectados ao computador.

O cabo de energia poderá ser reconectado à tomada ou ao receptáculo somente depois que todos os outros cabos elétricos tiverem sido conectados ao computador.

Produtos com Opcionais de Sintonizador de Televisão

Instalados

O aviso abaixo aplica-se a produtos que contêm dispositivos sintonizadores de TV conectados a antenas externas, sistemas de cabo/CATV ou ambos e que foram desenvolvidos para instalação na América do Norte. Os usuários e instaladores em outros países devem seguir os códigos e as leis locais ao instalar utensílios que são conectados a antenas externas e cabos/sistemas CATV. Se os códigos locais não forem aplicáveis, é recomendado que os usuários/instaladores sigam as orientações semelhantes às mostradas a seguir.

Nota para o Instalador do Sistema CATV

Este lembrete é fornecido para chamar a atenção do instalador do sistema de TV a cabo para o Artigo 820-40 do NEC (National Electrical Code), o qual fornece orientações sobre aterramento adequado e, em especial, determina que o terra

(12)

do cabo deve ser conectado ao sistema de aterramento predial o mais próximo possível do ponto de entrada do cabo.

Exemplo de Aterramento de Antena

Aterramento Adequado do Cabo

1 Braçadeira para aterramento 5 Sistema de eletrodo de aterramento do serviço de energia (Artigo 250, Parte H, do NEC)

2 Fio de descida de antena 6 Braçadeiras para aterramento 3 Unidade de descarga da antena

(Seção 810-20 do NEC)

7 Equipamento de serviço eletrônico

4 Condutores de aterramento (Seção NEC 810-21)

(13)

O aviso a seguir aplica-se a todos os países e a todas as regiões:

PERIGO

Aterramento de antena

externa Se uma antena externa ou um sistema decabo estiverem conectados ao equipamento, certifique-se de que a antena ou o sistema de cabo estejam aterrados de forma que ofereçam proteção contra picos de voltagem e cargas estáticas embutidas.

Raios Para proteção adicional para este equipamento durante uma tempestade de raios, ou quando ele estiver desocupado ou não for utilizado por um longo período de tempo, desligue-o da tomada e desconecte a antena ou sistema de cabo. Isso impedirá danos ao produto de vídeo causados por raios e picos na linha de alimentação.

Linhas de alimentação Um sistema de antena externo não deve ficar próximo de linhas de alimentação suspensas ou onde possa ter contato com linhas de alimentação e circuitos. Ao instalar um sistema de antena externo, tome muito cuidado para não encostar nessas linhas de alimentação ou circuitos, pois o contato pode ser fatal.

Utilizando Headphones ou Fones de Ouvido

Se o seu computador tiver um conector de fone de ouvido e um conector de saída de áudio, sempre utilize o conector de fone de ouvido para fones de ouvido (também conhecidos como fones).

CUIDADO:

A pressão sonora excessiva dos fones de ouvido pode causar perda de audição. Ajustar o equalizador para o máximo aumenta a voltagem de saída dos fones de ouvido e headphones e, portanto, o nível de pressão sonora. Assim, proteja sua audição ao ajustar o equalizador para um nível apropriado.

O uso excessivo de fones de ouvido em volumes elevados por longos períodos de tempo poderá ser perigoso se as saídas dos headphones ou fones de ouvido não estiverem em conformidade com as especificações EN 50332-2. O conector de saída do fone de ouvido do seu computador está em conformidade com a especificação EN 50332-2 Subcláusula 7. Essa especificação limita a voltagem máxima de saída RMS real de faixa ampla do computador a 150 mV. Para ajudá-lo a se proteger contra a perda de audição, certifique-se de que seus headphones ou fones de ouvido também estejam em conformidade com a especificação EN 50332-2 (Cláusula 7, Limites) para uma voltagem característica de faixa ampla

(14)

de 75 mV. O uso de headphones incompatíveis com a especificação EN 50332-2 pode ser perigoso devido a níveis excessivos de pressão sonora.

Se seu computador Lenovo veio acompanhado por fones de ouvido na embalagem (na forma de um conjunto), a combinação dos fones de ouvido com o computador já está em conformidade com a especificação EN 50332-1. Se headphones ou fones de ouvido diferentes forem usados, certifique-se de que eles sejam compatíveis com a especificação EN 50332-1 (Cláusula 6.5, Valores de limitação). O uso de headphones incompatíveis com a especificação EN 50332-1 pode ser perigoso devido aos níveis excessivos de pressão sonora.

Segurança de Dados

Não exclua arquivos desconhecidos e nem altere o nome dos arquivos ou diretórios que não tenham sido criados por você; caso contrário, poderá ocorrer falha no funcionamento de seu computador.

Lembre-se de que ao acessar os recursos de rede, seu computador pode ficar vulnerável a vírus, hackers, spyware e outras atividades ilegais que podem danificar o computador, o software ou os dados. É responsabilidade do usuário assegurar a proteção adequada na forma de firewalls, software de antivírus e software de anti-spyware e mantê-los atualizados.

Informações Adicionais sobre Segurança

PERIGO

Embalagens plásticas pode ser perigosas. Mantenha sacos plásticos fora do alcance de bebês e crianças para evitar o perigo de sufocamento.

(15)

Capítulo 1. Localizando Informações

Este tópico oferece informações sobre o seu produto. As informações também podem ser encontradas no computador, no site da Lenovo e na embalagem.

Guia do Usuário

Este Guia de Segurança e Garantia inclui as declarações de seguranças mínimas necessárias para o envio do produto. Consulte o Guia do Usuário deste produto para ler as declarações e explicações abrangentes sobre segurança e emissões. O Guia do Usuário está disponível no Web site de suporte da Lenovo,

http://www.lenovo.com/support, mas você também pode iniciá-lo em seu computador.

Para iniciar este programa, faça em seguinte:

No Windows®7:

1. Clique em Iniciar ➙ Ajuda e Suporte. A Ajuda e Suporte do Windows é aberta.

2. Clique em Lenovo User Guide.

3. Na janela Lenovo User Guide, clique no link correspondente ao seu modelo para abrir o Guia do Usuário.

No Windows XP:

1. Clique em Iniciar ➙ Todos os Programas ➙ ThinkVantage ➙ Lenovo

User Guide.

2. Na janela Lenovo User Guide, clique no link correspondente ao seu modelo para abrir o Guia do Usuário.

Localizando as informações da Garantia Limitada Lenovo

As informações sobre a Garantia Limitada Lenovo estão disponíveis em: http://www.lenovo.com/warranty/llw_02

Web site da Lenovo (http://www.lenovo.com)

O Web site da Lenovo fornece informações e serviços atualizados para ajudá-lo a comprar, fazer upgrade e manter o seu computador. Você também pode fazer o seguinte:

• Comprar computadores desktop e notebook, monitores, projetores, upgrades e acessórios para o seu computador, além de ofertas especiais.

(16)

• Comprar serviços adicionais, como suporte para hardware, sistemas operacionais, programas aplicativos, instalação e configuração de rede e instalações customizadas.

• Comprar upgrades e serviços de reparo estendidos.

Web site de suporte da Lenovo

Informações de suporte técnico estão disponíveis no Web site de Suporte da Lenovo em:

http://www.lenovo.com/support/

Este Web site está atualizado com as informações de suporte mais recentes, como:

• Drivers e software • Soluções de diagnóstico • Garantia de produtos e serviços • Detalhes de produtos e peças • Guias e manuais do usuário

• Base de dados de conhecimento e perguntas frequentes

Registrando as Informações do Seu Computador

Registrar informações sobre seu computador pode ser útil se você alguma vez precisar fazer manutenção em seu computador. O técnico de serviço provavelmente solicitará essas informações.

O tipo, modelo e número de série da máquina são informados em uma etiqueta em seu computador. Utilize a tabela a seguir para registrar essas informações.

Nome do produto ______________________________________________

Tipo e modelo da máquina ______________________________________________

Número de série (S/N) ______________________________________________

Data de compra ______________________________________________

É possível registrar seu computador seguindo as seguintes instruções no endereço:

(17)

http://www.lenovo.com/register

Você receberá os seguintes benefícios após registrar seu computador: • Serviço mais rápido quando solicitar ajuda

• Notificação automática sobre ofertas de software grátis e promoções especiais

(18)
(19)

Capítulo 2. Obtendo Ajuda e Serviços

Se precisar de ajuda, serviço, assistência técnica ou desejar apenas obter mais informações sobre notebooks ThinkPad, você encontrará uma grande variedade de fontes disponíveis da Lenovo para ajudá-lo. Este tópico contém informações sobre o que acessar para obter informações adicionais sobre notebooks ThinkPad, o que fazer se você tiver algum problema com seu computador e onde solicitar um serviço, caso seja necessário.

Obtendo Service Packs da Microsoft

Os Microsoft®Service Packs são as fontes de software mais recentes para

atualizações de produtos do Windows. Eles estão disponíveis através de download da Web (podem ser cobradas taxas de conexão) ou através de um disco. Para obter informações mais específicas e links, consulte o Web site da Microsoft em http://www.microsoft.com. A Lenovo oferece assistência técnica para Instalação e Execução com instalação de, ou perguntas relacionadas a, Service Packs para seu produto Microsoft Windows pré-instalado pela Lenovo. Para obter informações, entre em contato com o Centro de Suporte ao Cliente nos telefones listados em “Lista Mundial de Telefones” na página 7. É possível que algumas taxas se apliquem.

Obtendo Ajuda na Web

Você pode encontrar informações de suporte para seu computador notebook ThinkPad em http://www.lenovo.com/support. Pesquise este Web site para obter mais informações sobre como resolver problemas, aprender outras técnicas de utilização do seu computador e aprender opções que facilitam ainda mais trabalhar com seu computador notebook ThinkPad.

Chamando o Customer Support Center

Se você tentou corrigir o problema sozinho e ainda precisa de ajuda, durante o período de garantia, é possível obter ajuda e informações por telefone junto ao Centro de Suporte ao Cliente. Os serviços a seguir estão disponíveis durante o período de garantia:

• Determinação de Problemas - Uma equipe técnica treinada está disponível para ajudá-lo a determinar se há um problema de hardware e decidir a ação necessária para corrigir o problema.

• Conserto de Hardware Lenovo - Se for determinado que o problema foi causado por hardware da Lenovo dentro da garantia, uma equipe técnica treinada estará disponível para fornecer o nível adequado de serviço.

• Gerenciamento de Alterações de Engenharia - Eventualmente, podem ocorrer alterações após a venda de um produto. A Lenovo ou seu revendedor, se

(20)

autorizado pela Lenovo, realizará Alterações Técnicas (ECs) selecionadas disponíveis que se aplicam ao seu hardware.

Os itens a seguir não são cobertos:

• Substituição ou o uso de peças não fabricadas para ou pela Lenovo ou peças sem garantias

Nota: Todas as peças com garantia contêm uma identificação de 7 caracteres

no formato FRU XXXXXXX.

• Identificação de origens de problemas de software

• Configuração do BIOS como parte de uma instalação ou atualização • Alterações, modificações ou atualização dos drivers de dispositivo • Instalação e manutenção de sistemas operacionais de rede (NOS) • Instalação e manutenção de programas aplicativos

Para determinar se seu computador está na garantia e quando a garantia expira, visite http://www.lenovo.com/support e clique em Warranty (Garantia). Em seguida, siga as instruções na tela.

Para obter os termos e condições da Garantia Limitada Lenovo aplicáveis ao seu produto de hardware Lenovo, consulte “Tipos de Serviço de Garantia” na página 15.

Se possível, esteja próximo de seu computador quando fizer a ligação, caso o representante da assistência técnica necessite ajudá-lo a solucionar um problema do computador. Assegure-se de que tenha sido feito o download dos drivers atuais, atualização do sistema, execução dos diagnósticos e registro das informações antes de entrar em contato. Ao ligar para obter assistência técnica, tenha à mão as seguintes informações:

• Tipo e modelo da máquina

• Número de série do seu computador, monitor e outros componentes ou o seu comprovante de compra

• Descrição do problema

• O texto exato das mensagens de erro

• Informações de configuração do hardware e do software do seu sistema Os números de telefones do Centro de Suporte ao Cliente estão localizados em “Lista Mundial de Telefones” na página 7.

Nota: Os números de telefones estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Para obter a lista mais recente dos números de telefone e do horário de funcionamento do Customer Support Center, acesse o Web site de Suporte em http://www.lenovo.com/support/phone. Se o número de seu país ou região não estiver listado, entre em contato com o revendedor ou o representante de marketing Lenovo.

(21)

Obtendo Ajuda no Mundo Inteiro

Se você viajar com o computador ou movê-lo para um país em que seu tipo de máquina ThinkPad seja vendido, seu computador poderá estar qualificado para o International Warranty Service, o que automaticamente habilita você a obter serviço de garantia por todo o período de garantia. O serviço será realizado por provedores de serviços autorizados a executar serviços de garantia.

Os métodos e procedimentos de assistência variam de acordo com o país e alguns serviços talvez não estejam disponíveis em todos os países. O Serviço de Garantia Internacional é entregue através do método de serviço (como depósito, transporte ou serviço no local) fornecido no país em que o serviço será executado. Os centros de assistência técnica em alguns países talvez não possam fazer manutenção em todos os modelos de determinados tipos de máquinas. Em alguns países, taxas e restrições podem se aplicar no momento da manutenção. Para determinar se seu computador está apto a receber o Serviço de Garantia Internacional e para exibir uma lista dos países onde o serviço está disponível, acesse http://www.lenovo.com/support, clique em Warranty (Garantia) e siga as instruções na tela.

Perguntas mais frequentes

Para certificar-se de obter o melhor desempenho de seu computador, navegue na página da Web a seguir para localizar informações, tais como auxílio na resolução de problemas e respostas às perguntas mais frequentes:

http://www.lenovo.com/support/faq

Informações sobre Serviço do Produto Lenovo para Taiwan

Lista Mundial de Telefones

Os números de telefone estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Para obter os números de telefone mais atuais, acesse http://www.lenovo.com/support/phone.

(22)

País ou região Número de telefone

África África: +44 (0)1475-555-055

África do Sul: +27-11-3028888, 0800110756 e +27-11- 3027252

África Central: entre em contato com o Parceiro de Negócios Lenovo

Argélia +33 6 7348 1739 (Francês, Inglês)

Argentina 0800-666-0011 (Espanhol)

Austrália 131-426 (Inglês)

Áustria 01-24592-5901

43-810-100654 (Serviço e suporte da garantia) (Alemão)

Bahrein Kanoo IT: 00 973 1771 1722

Bahrain Business Machine LLC: 00 973 1758 4302

Bélgica 02-210-9820

+32 (0)2 339 3611 (Serviço e suporte da garantia) (Holandês)

02-210-9800

02-225-3611 (Serviço e suporte da garantia) (Francês)

Bolívia 0800-10-0189 (Espanhol)

Brasil Chamadas feitas na região de São Paulo: (11) 3889-8986

Chamadas feitas fora da região de São Paulo: 0800-701-4815

(Português)

Brunei 801-1041

(Inglês, Bahasa Melayu)

Canadá 1-800-565-3344

(Inglês, Francês) Caribe (Bermuda, Jamaica,

Tortola)

1-800 426 7378 (Inglês)

Chile 800-361-213 ou 188-800-442-488 (Ligação gratuita) (Espanhol)

China Linha de Suporte Técnico

800-990-8888 86-10-58851110 (Mandarim)

China (Hong Kong, R.A.E) ThinkPad (Linha direta de consulta técnica): 2516-3939

ThinkPad Service Center: 3140-2788 (Cantonês, Inglês, Mandarim)

(23)

País ou região Número de telefone

China (Macau R.A.E) ThinkPad (Linha direta de consulta técnica): 0800-839

ThinkPad Service Center: 2871-5399 (Cantonês, Inglês, Mandarim)

Colômbia 1-800-912-3021 (Espanhol)

Costa Rica 0-800-011-1029 (Espanhol)

Croácia 0800-0426

Chipre +357-22-841100

República Tcheca +420-2-7213-1316

Dinamarca 4520-8200

7010-5150 (Serviço e suporte da garantia) (Dinamarquês)

República Dominicana 1-866-434-2080 (Espanhol)

Equador 1-800-426911 (Espanhol)

Egito 202-25948500 (Inglês, Árabe)

El Salvador 800-6264 (Espanhol)

Estônia +372 66 00 800

+372 6776793

Finlândia 09-459-6960

+358-800-1-4260 (Serviço e suporte da garantia) (Finlandês)

França 0238-557-450

Hardware: 0810-631-213 (Serviço e suporte da garantia)

Software: 0810-631-020 (Serviço e suporte da garantia)

(Francês)

Alemanha 07032-15-49201

01805-00 46 18 (Serviço e suporte da garantia) (Alemão)

Grécia +30-210-680-1700

Guatemala 1800-624-0051 (Espanhol)

Honduras Tegucigalpa: 232-4222

San Pedro Sula: 552-2234 (Espanhol)

Hungria +36 1 3825716

+36 1 3825720 (Inglês, Húngaro)

(24)

País ou região Número de telefone

Índia 1800-425-2666 ou +91-80-2535-9183

(Inglês)

Indonésia 021 5238 823

001-803-606-282 (Somente números locais) +603 8315 6859 (DID)

(Inglês, Bahasa indonésio)

Irlanda 01-815-9202

01-881-1444 (Serviço e suporte da garantia) (Inglês)

Israel Givat Shmuel Service Center: +972-3-531-3900 (Hebraico, Inglês)

Itália 02-7031-6101

+39-800-820094 (Serviço e suporte da garantia) (Italiano)

Recall de bateria do ThinkPad: 0120-277-874 Ligação gratuita para produtos de PC: 0120-20-5550/5555

Para internacional: +81-46-266-4716

Nota: Os números acima serão atendidos por uma mensagem de voz em japonês. Para obter suporte telefônico em inglês, aguarde o fim da mensagem em japonês para ser atendido por um operador. Fale “English support please” e sua chamada será transferida para um operador que fala inglês. Japão

Software de PC: 0120-558-695

Chamadas internacionais: +81-44-200-8666 (Japonês)

Jordânia Jordan Business Systems:00 962 6 5000999 (ext. 713/127)

General Computer & Electronic (GCE): 00 962 6 551 3879

Coreia 1588-6782 (Coreano)

Kuwait Easa Hussain Al Yousifi: 00 965 2244 5280 AM. KHORAFI: 00 965 2200 1100 1127

Khorafi Business Machines (KBM): 00 965 2259 4611 Diyar United Company: 00 965 4378 383

Redington Kuwait: 00 965 2433 3203, 25456250 / 25456251

(25)

País ou região Número de telefone

Líbano Quantech: 00 961 1999 500

Computer Business Machine (CBM): 00 961 1680 180

El Haceb S.A.L: 00 961 1771 300

Lituânia +370 5 278 66 00

Líbia +33 6 7348 1739 (Francês, Inglês)

Luxemburgo +32 (0)2 339 3611

+35 229 8977 5063 (Francês)

Malásia 1800-88-1889 (Somente número local) +603 8315 6855 (DID)

(Inglês, Bahasa Melayu)

Malta +35621445566

México 001-866-434-2080 (Espanhol)

Oriente Médio +44 (0)1475-555-055 Países Baixos +31 (0)20 513 3939

(Holandês)

Nova Zelândia 0800-733-222 (Inglês)

Nicarágua 001-800-220-1830 (Espanhol)

Noruega 6681-1100

8152-1550 (Serviço e suporte da garantia) (Norueguês)

Omã Khimji Ramdas Computer Communication Systems:

00 968 2469 6255

Overseas Business Machines (OBM): 00 968 2460 1072, 2460 5018

Gulf Business Machines Services: (GBMS) 00 968 2455 9831

Paquistão INFO TECH (pvt) Ltd.: 00 924 2111 427 427 International Office Products (pvt) Ltd.: 00 92 212 422 569, 00 92 213 241 2023

Selling Business Systems: 00 92 21 568 9823

Panamá 206-6047

001-866-434-2080 (Lenovo Customer Support Center - Ligação gratuita)

(Espanhol)

Paraguai 009-800-52-10026 (Espanhol)

Peru 0-800-50-866 (Espanhol)

(26)

País ou região Número de telefone

Filipinas 1800-1601-0033 (Somente número local) +603 8315 6858 (DID)

(Inglês, Filipino)

Polônia +48 22 760-73-00

(Polonês)

Portugal +351 21 892 7046 (Português)

Catar Al Mana Computer Services: 00 974 4489 966 (ext. 1992)

Qatar Computer Services W.L.L: 00 974 4441 212 Gulf Business Machines: 00-974 462 1395

Romênia +4-021-224-4015

RUCIS (Rússia e CEI) Rússia: 8 800 100 7888 (Ligação gratuita) Outros países da CEI: 0040 31 620 5099 (Pago) (Russo e Inglês)

Arábia Saudita 800 8200140 (Inglês, Árabe)

Singapura 800 6011 343 (Somente número local) +603 8315 6856 (DID) (Inglês) Eslováquia +421 2 4974 8888 Eslovênia +386-1-200-50-60 (Esloveno) Espanha 91-714-7983 0901-100-000 (Espanhol) Sri Lanka +9411 2493547 +9411 2493548 (Inglês) Suécia 08-477-4420

077-117-1040 (Serviço e suporte da garantia) (Sueco)

Suíça 058-333-0900

0800-55-54-54 (Serviço e suporte da garantia) (Alemão, Francês, Italiano)

Taiwan 0800-000-702 (Mandarim)

Tailândia 1 800-060-066 (Somente número local) 66 2273 4088

+603 8315 6857 (DID) (Tailandês, Inglês)

(27)

País ou região Número de telefone

Ucrânia 0800 507 333

0040 21 40 10 870 (Pago) (Ucraniano, Russo, Inglês) Emirados Árabes Unidos 800 02000141 (Inglês, Árabe)

Reino Unido 01475-555-055

08705-500-900 (Suporte de garantia padrão) (Inglês)

Estados Unidos 1-800-426-7378 (Selecione “Option #1”) (Inglês)

Uruguai 000-411-005-6649 (Espanhol)

Venezuela 0-800-100-2011 (Espanhol)

Vietnã Para a região norte e a cidade de Hanói: 844 3 946 2000 ou 844 3 942 6457

Para a região sul e a cidade de Ho Chi Minh: 848 3 829 5160 ou 844 3 942 6457

(Vietnamita, Inglês)

Iêmen Al Khirbash and Agencies & Trading Co.: 00 967 1209 8278

Yemen Business Machines (YBM):

00 967 3 213 324 / 214 655, 967 3 213 909 / 213 324

(28)
(29)

Apêndice A. Garantia Limitada da Lenovo

Este apêndice fornece informações referentes ao período de garantia e ao tipo de serviço de garantia aplicável ao produto de hardware Lenovo em seu país ou região.

ThinkPad X121e

Tipo de Máquina País ou Região da Compra Período de garantia Tipos de Serviço de Garantia Peças e mão de obra - 1 ano 3, 1 Austrália, Nova

Zelândia, Japão, EUA, Canadá e México Pacote de bateria - 1 ano 1 Peças e mão de obra - 1 ano 4, 1 3045, 3048, 3051 e 3053 Outros Pacote de bateria - 1 ano 1 Peças e mão de obra - 3 anos 3, 1 3049, 3055 Todos Pacote de bateria - 1 ano 1

Se necessário, o Provedor de Serviços efetuará reparo ou serviço de troca, dependendo do tipo de serviço de garantia especificado para o produto e o serviço disponível. O agendamento do serviço dependerá da hora do seu contato, da disponibilidade das peças e de outros fatores.

Tipos de Serviço de Garantia

1. Serviço de Unidade Substituível pelo Cliente (“CRU”)

No Serviço de CRU, o Provedor de Serviços enviará e arcará com os custos do envio de CRUs para você mesmo instalar. Informações sobre a CRU e as instruções de substituição são fornecidas com o seu produto e estão disponíveis na Lenovo a qualquer momento mediante solicitação. As CRUs que podem ser instaladas com facilidade são chamadas de “CRUs de Autoatendimento”. As “CRUs de Serviço Opcional” são CRUs que podem exigir alguma habilidade técnica e ferramentas. A instalação de CRUs de Autoatendimento é de sua responsabilidade. Você pode solicitar que um Provedor de Serviços instale CRUs de Serviço Opcional de acordo com um dos outros tipos de serviço de garantia designados para o produto. Uma oferta de serviços opcional pode estar disponível para compra junto a um Provedor de Serviços ou à Lenovo para que as CRUs de autoatendimento sejam instaladas para você. Uma lista de CRUs e suas

(30)

designações pode ser encontrada na publicação fornecida com o seu produto ou no endereço www.lenovo.com/CRUs. A obrigatoriedade da devolução de uma CRU com defeito, se houver, será especificada nas instruções fornecidas com a CRU de substituição. Quando a devolução for necessária: 1) instruções de devolução, uma etiqueta de remessa de devolução pré-paga e uma embalagem serão incluídas na CRU substituta e 2) você poderá ser cobrado pela CRU substituta se seu Provedor de Serviços não receber a CRU com defeito em até 30 (trinta) dias após o seu recebimento da CRU de substituição.

2. Serviço On-site

No Serviço no local, um Provedor de Serviços irá até você para reparar ou substituir o produto. Será necessário fornecer uma área de trabalho adequada para a desmontagem e remontagem do produto. Alguns reparos poderão precisar ser concluídos em um centro de assistência técnica. Nesse caso, o Provedor de Serviços arcará com os custos de envio do produto para o centro adequado.

3. Serviço de Transportadora ou Depósito

No Serviço de transportadora ou depósito, o produto será reparado ou substituído em um centro de assistência técnica designado, e os custos de remessa serão responsabilidade do Provedor de Serviços. Você é responsável por desconectar o produto e acomodá-lo em uma embalagem de transporte para envio a um centro de assistência técnica designado. Um serviço de correio pegará o produto e o entregará no centro de serviço designado. O centro de assistência técnica será responsável pelos custos da devolução do produto a você.

4. Serviço de atendimento no balcão

No Serviço de atendimento no balcão, o produto será reparado ou substituído após você entregá-lo por sua própria conta e risco em um centro de assistência técnica designado. Após o produto ser reparado ou substituído, ele será disponibilizado para ser coletado por você. Se você não coletar o produto, o Provedor de Serviços poderá descartá-lo da forma que julgar conveniente, sem nenhuma obrigação junto a você.

5. Serviço de remessa postal

No Serviço de remessa postal, o produto será reparado ou substituído em um centro de assistência técnica designado após você enviá-lo por sua própria conta e risco. Após o produto ter sido reparado ou substituído, ele será devolvido a você por conta e risco da Lenovo, a menos que o Provedor de Serviços especifique de outra forma.

6. Serviço de remessa postal bidirecional

No Serviço de remessa postal bidirecional, o produto será reparado ou substituído após você entregá-lo por sua própria conta e risco em um centro de assistência técnica designado. Após o produto ter sido reparado ou substituído, ele será

(31)

disponibilizado para devolução a você por sua conta e risco. Se você não providenciar a devolução do produto, o Provedor de Serviços poderá descartá-lo da forma que julgar conveniente, sem nenhuma obrigação junto a você.

7. Serviço de Troca de Produto

No Serviço de Troca do Produto, a Lenovo enviará um produto de substituição para o seu local. O Cliente é responsável pela instalação e verificação de sua operação. O produto de substituição se torna propriedade do Cliente na troca pelo produto com defeito, que se torna de propriedade da Lenovo. Você deve embalar o produto com defeito na embalagem de papelão na qual recebeu o produto de substituição e devolvê-lo à Lenovo. A Lenovo será responsável por todos os custos do transporte. A não utilização da embalagem de papelão na qual o produto de substituição foi recebido pode resultar em sua responsabilização por danos causados ao produto defeituoso durante o envio. Você poderá ser cobrado pelo produto de substituição se a Lenovo não receber o produto com defeito dentro de trinta (30) dias do recebimento do produto de substituição.

Suplemento de Garantía para México

Este Suplemento se considera parte integrante de la Garantía Limitada de Lenovo y será efectivo única y exclusivamente para los productos distribuidos y comercializados dentro del Territorio de los Estados Unidos Mexicanos. En caso de conflicto, se aplicarán los términos de este Suplemento.

Todos los programas de software precargados en el equipo sólo tendrán una garantía de treinta (30) días por defectos de instalación desde la fecha de compra. Lenovo no es responsable de la información incluida en dichos programas de software y/o cualquier programa de software adicional instalado por Usted o instalado después de la compra del producto.

Los servicios no cubiertos por la garantía se cargarán al usuario final, previa obtención de una autorización.

En el caso de que se precise una reparación cubierta por la garantía, por favor, llame al Centro de soporte al cliente al 001-866-434-2080, donde le dirigirán al Centro de servicio autorizado más cercano. Si no existiese ningún Centro de servicio autorizado en su ciudad, población o en un radio de 70 kilómetros de su ciudad o población, la garantía incluirá cualquier gasto de entrega razonable relacionado con el transporte del producto a su Centro de servicio autorizado más cercano. Por favor, llame al Centro de servicio autorizado más cercano para obtener las aprobaciones necesarias o la información relacionada con el envío del producto y la dirección de envío.

Para obtener una lista de los Centros de servicio autorizados, por favor, visite: http://www.lenovo.com/mx/es/servicios

(32)

Importado por:

Lenovo México S. de R.L. de C.V. Av. Santa Fe 505, Piso 15 Col. Cruz Manca

Cuajimalpa, D.F., México C.P. 05349

(33)

Apêndice B. Unidades Substituíveis pelo Cliente

Unidades Substituíveis pelo Cliente (CRUs) são peças do computador que podem ser atualizadas ou substituídas pelo cliente. Há dois tipos de CRU: autoatendimento e serviço opcional. As CRUs de autoatendimento são fáceis de instalar. Elas podem ser independentes, encaixadas ou requerer uma chave de fenda para remover um máximo de dois parafusos, considerando que as CRUs de serviço opcional requerem alguma habilidade técnica, assim como ferramentas, como uma chave de fendas. Entretanto, as CRUs de auto-atendimento e serviço opcional são seguras para o cliente remover e substituir.

Os clientes são responsáveis pela substituição de todas as CRUs de

autoatendimento. As CRUs de serviço opcional podem ser removidas e instaladas pelos clientes ou, durante o período de garantia, por um técnico de serviço da Lenovo.

Os computadores notebook Lenovo contêm ambas as CRUs: autoatendimento e serviço opcional:

• CRUs de autoatendimento: estas CRUs podem ser desconectadas ou estão presas por não mais que dois parafusos. Exemplos deste tipo de CRU são o adaptador de energia CA, o cabo de alimentação, a bateria e a unidade de disco rígido. Em alguns produtos, componentes como módulos de memória, cartões wireless, teclados de notebook e apoios para as mãos com leitor de impressões digitais e touchpads também podem ser CRUs.

• CRUs de serviço opcional: estas CRUs são peças isoladas dentro do computador que são ocultadas por um painel de acesso que é tipicamente preso por mais de dois parafusos. Uma vez removido o painel, a CRU torna-se visível. Ambos os tipos de CRU são listados na tabela na página seguinte. O site de Suporte da Lenovo, http://www.lenovo.com/CRUs, fornece instruções de como substituir CRUs de autoatendimento e serviço opcional. O site oferece três opções para você iniciar a pesquisa:

• Pesquisa pelo número do produto

• Pesquisa pela função de detecção automática do produto • Pesquisa pela categoria do produto

As instruções para várias CRUs críticas também podem ser encontradas nas Instruções de Instalação fornecidas com o produto.

O Guia do Usuário também fornece instruções para a substituição de CRUs de autoatendimento e de serviço opcional. Para acessar o Guia do Usuário, consulte “Guia do Usuário” na página 1.

Se não puder acessar estas instruções ou tiver dificuldades para substituir uma CRU, é possível ligar para o Centro de Suporte ao Cliente: Para obter o número

(34)

de telefone do Centro de Suporte ao Cliente para seu país ou região, consulte “Lista Mundial de Telefones” na página 7.

Nota: Use somente peças de computador fornecidas pela Lenovo. Para obter informações de garantia das CRUs disponíveis para seu tipo de computador, consulte “Tipos de Serviço de Garantia” na página 15.

As tabelas a seguir fornecem uma lista de CRUs para seu computador e informam onde localizar as instruções de substituição.

CRUs de Autoatendimento

Instruções de Instalação

Guia do Usuário Manual de Manutenção de Hardware On-line adaptador de energia CA X

Cabo de alimentação para adaptador de energia CA X Tampa TrackPoint® X Bateria X X X CRUs de Serviço Opcional Instruções de Instalação

Guia do Usuário Manual de Manutenção de Hardware On-line Teclado X X Dispositivo de armazenamento (unidade de disco rígido, unidade de estado sólido ou unidade de estado sólido mSATA)

X X

Módulo de memória X X

PCI Express Mini Card para LAN/WiMAX wireless

X X

PCI Express Mini Card para WAN wireless

X X

Nota:

Seu computador pode não ter a unidade de estado sólido mSATA ou o PCI Express Mini Card para conexão a WANs wireless.

(35)

Apêndice C. Informações Reguladoras

Informações regulatórias sobre WAN e LAN wireless

Para obter mais informações sobre os avisos regulatórios de wireless, consulte o Regulatory Notice que acompanha seu computador.

Se o seu computador foi enviado sem o Regulatory Notice, você poderá encontrá-lo no site de Suporte da Lenovo:

http://www.lenovo.com/support

Para exibir o Regulatory Notice no Web site, faça o seguinte: 1. Acesse http://www.lenovo.com/support.

2. Clique na seção User Guides & Manuals (Guias e Manuais do Usuário) e siga as instruções na tela.

Avisos sobre Emissão Eletrônica

Para obter informações sobre a emissão eletrônica de dispositivos digitais Classe B, consulte as informações correspondentes no Guia do Usuário.

(36)
(37)

Apêndice D. Declarações WEEE e de Reciclagem

Declaração de WEEE da China

Instruções de reciclagem para o Japão

Coleta e Reciclagem de um Computador ou Monitor Lenovo Fora de Uso

Se você for funcionário de uma empresa e precisar descartar um computador ou um monitor Lenovo que seja propriedade da empresa, isso deverá ser feito de acordo com a Lei de Incentivo à Utilização Eficaz de Recursos. Computadores e monitores são categorizados como resíduo industrial e devem ser descartados da forma adequada por uma empresa de descarte de resíduo industrial certificada pelo governo local. De acordo com a Lei de Incentivo à Utilização Eficaz de Recursos, a Lenovo Japão fornece, através de seus Serviços de Reciclagem e Coleta de PC, a coleta, a reutilização e a reciclagem de computadores e monitores fora de uso. Para obter detalhes, visite o Web site da Lenovo em http://www.lenovo.com/services_warranty/jp/ja/recycle/pcrecycle/.

De acordo com a Lei para Promoção do Uso Efetivo de Recursos (Law for Promotion of Effective Utilization of Resources), a coleta e a reciclagem de computadores e monitores de uso doméstico pelo fabricante foram iniciadas em 1º de outubro de 2003. Esse serviço é fornecido gratuitamente para computadores de uso doméstico vendidos após 1º de outubro de 2003. Para obter detalhes, visite o Web site da Lenovo em http://www.lenovo.com/services_warranty/jp/ja/recycle/personal/.

Descarte de Componentes de Computador Lenovo

Alguns produtos de computador Lenovo vendidos no Japão podem ter

componentes que contêm metais pesados ou outras substâncias sensíveis para o ambiente. Para fazer o descarte correto de componentes fora de uso, como uma placa de circuito impresso ou unidade, utilize os métodos descritos acima para a coleta e a reciclagem de computadores ou monitores fora de uso.

(38)

Descarte de baterias de lítio fora de uso de computadores Lenovo

Uma bateria de lítio no formato de um botão está instalada na placa-mãe do seu computador Lenovo para fornecer alimentação ao relógio do sistema enquanto o computador está desligado ou desconectado da fonte de alimentação principal. Caso deseje substituir a bateria por uma nova, entre em contato com o local de compra ou solicite um serviço de reparo fornecido pela Lenovo. Se o próprio Cliente tiver substituído e desejar descartar a bateria de lítio fora de uso, isole-a com uma fita de vinil, entre em contato com o local de compra e siga suas instruções. Se o Cliente utilizar um computador Lenovo em casa e precisar descartar uma bateria de lítio, deverá cumprir com as leis e regulamentos locais.

Descartando uma bateria fora de uso de computadores notebook Lenovo

Seu computador notebook Lenovo possui uma bateria de íons de lítio ou de hidreto de metal-níquel. Se você for funcionário de uma empresa que utiliza um computador notebook Lenovo e precisa descartar uma bateria, entre em contato com a pessoa apropriada em vendas, serviço ou marketing da Lenovo e siga as suas instruções. Você também pode consultar as instruções em http://www.lenovo.com/jp/ja/environment/recycle/battery/. Se você utiliza um computador notebook Lenovo em casa e precisa descartar uma bateria, deve agir de acordo com as leis e regulamentos locais. Você também pode consultar as instruções em http://www.lenovo.com/jp/ja/environment/recycle/battery/.

(39)

Apêndice E. Avisos

Aviso sobre Cabo de Energia

Para sua segurança, a Lenovo fornece um cabo de energia com um plugue para conexão aterrada, para ser utilizado com este produto. Para evitar choques elétricos, sempre utilize o cabo de alimentação e o plugue em uma tomada devidamente aterrada.

Os cabos de alimentação fornecidos pela Lenovo nos Estados Unidos e no Canadá são listados pelo Underwriters Laboratories (UL) e certificados pela Canadian Standards Association (CSA).

Para unidades destinadas à operação em 115 volts: utilize um cabo aprovado pelo UL e com certificação CSA, consistindo em um cabo de três condutores de, no mínimo, 18 AWG, Tipo SVT ou SJT, com o máximo de 4,5 metros de comprimento e plugue com lâminas em paralelo, com aterramento, classificado para 15 ampères, 125 volts.

Para unidades destinadas à operação em 230 volts (nos Estados Unidos): utilize um cabo aprovado UL e com certificação CSA, consistindo em um cabo de três condutores de, no mínimo, 18 AWG, Tipo SVT ou SJT, com o máximo de 4,5 metros de comprimento e um plugue de conexão de aterramento, com uma lâmina tandem, classificado para 15 ampères, 250 volts.

Para unidades destinadas à operação em 230 volts (fora dos EUA): use um cabo com plugue com pino de aterramento. O cabo deve possuir aprovação de segurança adequada para o país em que o equipamento será instalado. Os cabos de alimentação fornecidos pela Lenovo para um país ou região específica geralmente estão disponíveis apenas naquele país ou região.

Para unidades que serão operadas na Alemanha: os cabos de energia devem ter aprovação de segurança. Na Alemanha, eles devem ser do tipo H05VV-F, 3G, 0,75 mm2, ou superiores. Em outros países, os tipos apropriados devem ser

utilizados adequadamente.

Aviso sobre cabos de PVC

AVISO: O manuseio do cabo deste produto ou dos cabos associados aos

acessórios vendidos com este produto irão expor você ao chumbo, uma substância química reconhecida pelo Estado da Califórnia por causar câncer, defeitos de nascença e outros danos reprodutivos. Lave as mãos após o

manuseio.

(40)

Tabela de Divulgação de Substâncias da China

Instrução de Conformidade Turca

The Lenovo product meets the requirements of the Republic of Turkey Directive on the Restriction of the Use of Certain Hazardous Substances in Electrical and Electronic Equipment (EEE).

(41)

RoHS da Ucrânia

Informações sobre o Modelo ENERGY STAR

ENERGY STAR®é um programa conjunto da Agência de Proteção Ambiental dos

EUA e do Departamento de Energia dos EUA cujo objetivo é economizar dinheiro e proteger o ambiente por meio de produtos e práticas de energia eficazes. A Lenovo tem o orgulho de oferecer aos nossos clientes produtos com a designação de qualificação ENERGY STAR. Os computadores Lenovo dos seguintes tipos de máquina, se a marca ENERGY STAR estiver presente, foram designados e testados para se adequarem aos requisitos de programa ENERGY STAR para computadores.

3045, 3048, 3049, 3051, 3053 e 3055

Ao usar produtos com qualificação ENERGY STAR e obter vantagem dos recursos de gerenciamento de energia de seu computador, você pode ajudar a reduzir o consumo de eletricidade. O consumo elétrico reduzido pode contribuir para economia financeira potencial, com um ambiente mais limpo e com a redução de emissões de gás causador do efeito estufa.

Para obter mais informações sobre a ENERGY STAR, acesse: http://www.energystar.gov

A Lenovo recomenda que você torne o uso eficiente de energia parte integrante das suas operações do dia a dia. Para ajudar nessa empreitada, a Lenovo pré-configurou os seguintes recursos de gerenciamento de energia para entrarem em vigor quando seu computador permanecer inativo por um período determinado:

(42)

Windows 7 Windows XP Plano de energia: Economia de energia

no modo de corrente alternada • Desligar o monitor: Depois de 10

minutos

• Colocar o computador no modo de hibernação: Após 25 minutos • Configurações de energia avançadas:

– Desligar discos rígidos: Depois de 15 minutos

– Hibernação: Nunca

Esquema de energia: Economia de energia no modo de corrente alternada • Desligar monitor: Depois de 10 minutos • Desligar discos rígidos: Depois de 15

minutos

• Espera do sistema: Depois de 25 minutos

• Hibernação do sistema: Nunca

Para retirar seu computador do modo de suspensão (Windows 7) ou de espera (Windows XP), pressione a tecla Fn no teclado. Para obter mais informações sobre essas configurações, consulte a Ajuda e o sistema de informações de suporte do Windows.

A função Wake on LAN é definida como Ativar quando seu computador Lenovo é enviado da fábrica, e a configuração permanece válida mesmo quando o computador está no modo de suspensão ou de espera. Se não for necessário que o Wake on LAN seja ativado enquanto o computador está no modo inativo ou de espera, é possível reduzir o consumo de energia e prolongar o tempo no modo inativo ou de espera ao desativar o Wake on LAN nos modos inativo ou de espera. Para alternar a configuração do Wake on LAN, acesse Gerenciador de Dispositivos e faça o seguinte:

Para o Windows 7:

1. Clique em Iniciar ➙ Painel de Controle.

2. Clique em Hardware e Sons ➙ Gerenciador de Dispositivos.

3. Na janela Gerenciador de Dispositivos, expanda Adaptadores de Rede. 4. Clique com o botão direito do mouse no dispositivo do adaptador e clique

em Propriedades.

5. Clique na guia Gerenciamento de Energia.

6. Desmarque a caixa de opção Permitir que este dispositivo ative o

computador.

7. Clique em OK.

No Windows XP:

1. Clique em Iniciar ➙ Painel de Controle.

2. Clique em Desempenho e Manutenção ➙ Sistema.

3. Clique na guia Hardware e clique em Gerenciador de Dispositivos. 4. Na janela Gerenciador de Dispositivos, expanda Adaptadores de Rede. 5. Clique com o botão direito do mouse no dispositivo do adaptador e clique

(43)

6. Clique na guia Gerenciamento de Energia.

7. Desmarque a caixa de opção Permitir que este dispositivo retire o

computador da espera.

8. Clique em OK.

Marcas Registradas

Os termos a seguir são marcas registradas da Lenovo nos Estados Unidos e/ou em outros países:

Lenovo ThinkPad ThinkVantage TrackPoint

Microsoft e Windows são marcas registradas do grupo de empresas Microsoft. Outros nomes de empresas, produtos ou serviços podem ser marcas registradas ou marcas de serviços de terceiros.

(44)
(45)
(46)

Número de Peça: 0A96591

Printed in China

(1P) P/N: 0A96591

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Adiante, o Senhor Presidente solicitou aos senhores Suplentes de Vereador os Senhores Ernei Antônio Trierveiller e Mário Sebastião Lohn para adentrar no Plenário e

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem