• Nenhum resultado encontrado

UNIDADE - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO - NÍVEL DE MESTRADO/PPGE PROJETO DE PESQUISA DO PPPGE CONFORME COLETA CAPES 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIDADE - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO - NÍVEL DE MESTRADO/PPGE PROJETO DE PESQUISA DO PPPGE CONFORME COLETA CAPES 2008"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIOESTE – CAMPUS DE CASCAVEL

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO/PRPPG CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES

UNIDADE - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO - NÍVEL DE MESTRADO/PPGE

PROJETO DE PESQUISA DO PPPGE CONFORME COLETA CAPES 2008 - PROJETOS DO PROGRAMA:

1. Projetos de Pesquisa e de Extensão

Em 2008, além das disciplinas obrigatórias e eletivas, também deram sustentação à linha de pesquisa do PPGE 18 projetos, sendo 14 projetos de pesquisa (5 deles concluídos em 2008) e 4 de extensão (3 concluídos em 2008 e 1 projeto em andamento em 2009). Dos 5 projetos de pesquisa concluídos em 2008, 3 receberam financiamento de agências de fomento: Fundo Paraná/SETI - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e CNPq/MEC/Fundação Araucária/PR e CAPES/PQI. Dos 3 projetos de extensão concluídos em 2008, 1 recebeu financiamento do MEC/PROEXT/SESu/DEPEM e Paraná/SETI - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia. O único projeto de extensão em andamento (2009) tem financiamento do Fundo Paraná/SETI - Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia.

Dos 9 projetos de pesquisa em andamento no ano de 2008, 7 deles contaram com a participação de alunos de graduação que são bolsistas de PIBIC, alunos vinculados ao Programa de Iniciação Científica Voluntário da Unioeste PICV e alunos da graduação. Todos os alunos regulares do PPGE estão vinculados aos grupos de pesquisa.

Dentre os 9 projetos em andamento, 7 têm financiamento de recursos de órgãos de fomento nacional e estadual: CNPq, Fundação Araucária/PR, CAPES/MEC/SETEC/PROEJA.

Todos os docentes permanentes do PPGE coordenam e/ou participam de projetos de pesquisa. Apenas um docente participa de 4 projetos de pesquisa, sendo coordenador de um projeto enviado à Fundação Araucária/PR, em 2006, com aprovação somente em 2007; colaborador em outros três encaminhados ao CNPq e CAPES no primeiro semestre de 2007. Sublinhamos que 3 projetos de pesquisa estão articulados com a temática de investigação, envolvendo o ensino médio e a educação profissional. Esta situação será nomalizada a partir de agosto de 2009 quando dois projetos serão concluídos.

Com aos demais docentes a situação é seguinte: 2 docentes participando em apenas 1 projeto de pesquisa, 4 docentes participando em 2 projetos de pesquisa, 4 docentes participando em 3 projetos de pesquisa.

O PPGE tem avaliado o processo de desenvolvimento de projetos (em andamento) e as novas proposições de pesquisas considerando a experiência acumulada dos últimos dois anos, tomando o cuidado para manter o equilíbrio da coordenação e da participação em projetos de pesquisa pelos docentes e

(2)

discentes.

Os projetos de pesquisas e dos projetos de extensão revelam o direcionamento da produção vinculada com os fundamentos da área de concentração e da linha de pesquisa do Programa. Na interface proposta pela linha de pesquisa (Educação, Políticas Sociais e Estado), os projetos de pesquisa concluídos em 2008 foram:

1) Educação e a formulação de subsídios, estudos e avaliação em políticas sociais: uma contribuição para o desenvolvimento regional (apoio e financiamento CAPES/MEC/PQI). Tratava-se de um projeto de qualificação docente, vinculado ao Programa de Qualificação Institucional - PQI da CAPES, desenvolvido em convênio com a FE/Unicamp. O objetivo do projeto consistiu em qualificar membros de grupos de pesquisa por meio do desenvolvimento de projetos de pós-graduação em nível de doutorado, visando a produção de subsídios para elaboração, avaliação e implementação de políticas sociais no Paraná e no Brasil, ao mesmo tempo em que se buscou contribuir para a consolidação de linhas de pesquisa e implantação do curso de Mestrado em Educação. Três docentes do atual corpo docente do Programa realizaram atividades de doutoramento (2001-2006) neste projeto. O projeto só foi concluído em 2008 em razão de processo de recebimento de apoio financeiro para instalação de infra-estrutura para pesquisa aos docentes recém doutorados e aos grupos de pesquisa que participaram no desenvolvimento do projeto. O apoio financeiro resultou na aquisição de equipamentos, aquisição de acervo bibliográfico, publicações de coletâneas e apoio à realização do 3º. Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais co-promovido pelo PPGE. Várias publicações (coletâneas e artigos) e atividades socializadoras das pesquisas foram realizadas (palestras, mesas-redondas, seminários e oficinas pedagógicas que tinham estreita relação com os resultados das pesquisas).

2) Levantamento e catalogação de fontes primárias e secundárias para a história da educação do oeste do PR (Apoio e financiamento Fundo Paraná/SETI). O objetivo do projeto foi o de promover na Região Oeste e Sudoeste do Paraná, uma região ocupada recentemente, basicamente a partir da década de 1950, pesquisas particulares que contribuam para um conhecimento mais aprofundado da História da Educação Brasileira. As atividades de pesquisa foram coordenadas pelo Grupo de Pesquisa - HISTEDOPR que está articulado ao Grupo de Pesquisa Nacional HISTEDBR. Os resultados da pesquisa foram publicadas em várias coletâneas, contemplando várias pesquisas historiagráficas no campo educacional e a construção de um acervo de arquivo de fontes primárias relevantes para a história da educação paranaense e brasileira.

3) O financiamento e a gestão das instituições educacionais vinculadas ao terceiro setor em Cascavel (Apoio e financiamento UNIOESTE/PRPPG). O projeto estava vinculado às atividades de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar (Gpge). O objetivo geral deste projeto consistia em caracterizar a organização financeira e o modelo de gestão das instituições educativas vinculadas ao terceiro setor em Cascavel. O projeto tratou de questões como o terceiro setor; realizou mapeamento das instituições educativas ligadas ao terceiro setor no município de Cascavel e caracterizou o modelo de gestão

(3)

financeira destas instituições. Várias produções foram realizadas, especialmente a publicação de artigos e em anais de eventos tratando da temática e a realização de palestras e oficinas.

4) Política e Positivismo (Apoio e financiamento UNIOESTE/PRPPG). Esta pesquisa buscou fazer algumas aproximações entre as idéias basilares do Liberalismo, do Empirismo, do Materialismo, do Cientificismo e do Positivismo. Explorou estudos e análises que tratavam dos fundamentos e das idéias teóricas e dos embates produzidos desde o século XIX sobre estas grandes correntes do pensamento. Foram produzidos artigos em periódicos e coletâneas, palestras e seminários temáticos abordando a questão da pesquisa.

5) Recursos Humanos em Saúde do Pólo ampliado de Educação Permanente em Saúde PAEPES/OESTE (Apoio e financiamento CNPq/MEC/Fundação Araucária/PR). O objetivo do projeto foi o de realizar um levantamento sobre os profissionais de saúde que atuavam na rede de serviços públicos ou conveniados ao SUS, pertencentes ao Pólo Ampliado de Educação Permanente em Saúde - PAEPS/Oeste, visando fornecer dados e análises que subsidiem a tomada de decisão do Colegiado de Gestão deste Pólo no que se refere à formulação de uma política regional de formação e desenvolvimento de trabalhadores para a área da saúde. O referido pólo é referência para 84 municípios pertencentes à 10.ª Regional de Saúde/Secretaria Estadual de Saúde - PR. O projeto atendeu a política do Ministério da Saúde que criou, em todo o território nacional, instâncias interinstitucionais e locorregionais, denominadas de Pólos de Educação Permanente em Saúde para o SUS e possibilitou, como resultado da pesquisa: identificar necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores de saúde, propor políticas e estabelecer negociações interinstitucionais e intersetoriais orientadas pelas necessidades de formação e pelos princípios e diretrizes do SUS e contribuir com a formulação de políticas de formação e desenvolvimento de formadores e de formuladores de políticas. Os dados coletados por meio da aplicação de instrumento próprio foram armazenados em um Banco de Dados, cuja operacionalização foi feita por meio de um sistema informatizado que permite a emissão de relatórios e a atualização periódica dos dados cadastrados e serve para as análises e avaliações da situação do quadro de Recursos Humanos em saúde, que atuam na rede pública ou conveniada ao SUS da Região Oeste e Sudoeste do Estado, subsidiando o Colegiado de Gestão do referido Pólo na tomada de decisão, no planejamento das ações e na formulação de uma política regional de formação e desenvolvimento de trabalhadores para o setor de saúde. Várias produções bibliográficas e palestras e oficinas foram realizadas.

Os projetos de pesquisa em andamento congregam os esforços da produção de pesquisa em educação ancorados nas proposições da linha de pesquisa do PPGE, e são os seguintes:

1. O Projeto A educação pela censura nas ditaduras de Brasil, Portugal e Espanha durante as décadas de 1960 e 1970 (Apoio e financimento UNIOESTE/PRPPG) investiga e analisa processos nacionais distintos no

(4)

tocante aos temas culturais. O recorte da pesquisa abrange os casos de Brasil, Portugal e Espanha em relação aos processos educativos, bem como em relação aos objetos culturais relacionados à música, ao cinema e aos programas televisivos durante as décadas de 1960 e 1970. Portanto, este recorte temporal abarca períodos ditatoriais nos três países. Os efeitos destas ditaduras não foram observados unicamente na repressão ou na Censura, são igualmente percebidos nos processos educativos, nas artes, nos meios de comunicação de então, o que, certamente, contribuiu para algumas das permanências na história. Portanto, a pesquisa almeja caracterizar processos educativos não formais presentes nas manifestações artísticas produzidas tanto pelos governos ditatoriais, como pelas oposições a esses mesmos regimes, que, por sua vez, contribuíram na formação de amplas camadas da sociedade. Várias produções já foram realizadas expondo os resultados parciais desta pesquisa e intercâmbios foram estabelecidos com pesquisadores nacionais e especialmente pesquisadores de universidades esponholas, portuguesas e argentinas.

2. O Projeto A produção acadêmica e científica da Unioeste: teses e dissertações - fase 2 (Apoio e financiamento UNIOESTE/PRPPG) visa levantar a produção acadêmica e científica dos docentes da Unioeste, produzida nas pesquisas de Mestrado e Doutorado. O objetivo é realizar processo de levantamento e catalogação da produção dos docentes nos 5 campi da Unioeste com o propósito de sintetizar a série de reflexões sobre os rumos da Unioeste, buscando criar um banco de dados das produções e propor mecanismos de socialização dos resultados. Algumas produções parciais já foram publicizadas e algumas discussões realizadas.

3. Projeto: As Concepções de Política Social da CEPAL e as suas proposições de Política para os países da América Latina a partir de 1980 (Apoio e financiamento Fundação Araucária/PR). A pesquisa envolve a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe - CEPAL, criada em 1948, vinculada a Organização das Nações Unidas-ONU, fundada para contribuir e coordenar ações visando o desenvolvimento dos países da América Latina. Ao longo da sua trajetória tem contribuído com estudos e análises macro-econômicas e de setores sociais, subsidiando os governos dos países latinoamericanos. Além das preocupações macro-econômicas que marcaram a trajetória da CEPAL para a superação do subdesenvolvimento, essa Comissão formula políticas públicas que orientam os países latinoamericanos na direção da superação dos problemas sociais básicos que caracterizam os países periféricos. Visando entender essa história este projeto de pesquisa bibliográfica e documental objetiva identificar as concepções de política social da CEPAL, analisando suas proposições de políticas setoriais para os países da América Latina a partir dos anos de 1980. Nesse sentido, a centralidade do que se espera alcançar se coloca na expectativa de contribuir para a produção do conhecimento acerca dessa Comissão, particularmente do acúmulo de suas proposições sobre as áreas de educação e saúde, orientando nossas futuras análises e propostas de formulações, sobre essas políticas setoriais, para o Brasil e para o Paraná. Várias socializações parciais foram realizadas em produções bibliográficas, particularmente em coletâneas, anais de eventos e realização de seminários temáticos, e especialmente intercâmbios acadêmicos

(5)

com pesquisadores nacionais e internacionais.

4. O Projeto Demandas e potencialidades do PROEJA no Estado do Paraná (Apoio e financiamento CAPES/MEC/SETEC). O projeto de pesquisa "Demandas e potencialidades do PROEJA no Estado do Paraná" foi aprovado pelo Edital PROEJA CAPES/MEC/SETEC nº 03/2006 - Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos PROEJA CAPES/MEC/SETEC e envolve três instituições de ensino superior, com um coordenador em cada uma delas: Universidade Federal Tecnológica do Paraná - UTFPR, como instituição líder (coordenador geral); Universidade Federal do Paraná - UFPR, como instituição associada I e Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, como instituição associada II. O projeto prevê a identificação das demandas e potencialidades do PROEJA no Estado do Paraná, o desenvolvimento de metodologias para referenciais pedagógicos, o desenvolvimento de itinerários formativos com organização curricular integrada para Educação de Jovens e Adultos/Ensino Médio/Educação Profissional, e a formação de recursos pós-graduados com foco de pesquisa na temática. Várias atividades foram desenvolvidas, envolvendo seminários temáticos, oficinas pedagógicas e de extensão e produções bibliográficas (anais em eventos, comunicações e artigos em periódicos).

5. O Projeto Ensino médio e a Educação Profissional no Estado do Paraná: Interfaces entre Estado e Sociedade (Apoio e financiamento CNPq) pretende contribuir com a análise da política educacional inerente às relações entre o ensino médio e a educação profissional, tomando como referência a organização administrativa, pedagógica e financeira das instituições educativas da rede pública do estado do Paraná que implementam o ensino médio em suas diferentes possibilidades de articulação com a educação profissional. Nesse sentido este projeto pretende: 1) analisar a política educacional (nas esferas federal e estadual) direcionada ao ensino médio em suas diferentes possibilidades de articulação com a educação profissional (ensino médio integrado, cursos subseqüentes e no âmbito da educação de jovens e adultos); 2) investigar a implementação do ensino médio em suas diferentes possibilidades de articulação com a educação profissional (ensino médio integrado, cursos subseqüentes e no âmbito da educação de jovens e adultos) no Paraná, identificando suas possibilidades e seus desafios, tomando como referência as escolas públicas estaduais localizadas nos municípios de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Cascavel (NRE) e traçar o perfil sócio-econômico-educacional dos alunos matriculados em cursos de ensino médio articulados à educação profissional ofertados pelas escolas públicas estaduais 3) investigar as formas de gestão fundadas na parceria público x privado na implementação do ensino médio articulado à educação profissional, tomando como referência uma fundação vinculada a Centro Estadual de Educação Profissional e refletir sobre o financiamento público estabelecido para o ensino médio em suas diferentes possibilidades de articulação com a educação profissional (ensino médio integrado, cursos subseqüentes e no âmbito da educação de jovens e adultos) no Paraná. Produções parciais foram socializadas em artigos de livros, artigos em anais de eventos e periódicos e a realização de seminários temáticos.

(6)

6. Projeto: Gestão de Políticas Públicas de Educação em municípios do Oeste do Paraná: avaliação dos resultados das políticas públicas de educação (séries iniciais do Ens. Fund.) nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon (Apoio e financiamento da Fundação Araucária/PR). O objetivo do projeto de pesquisa é analisar a gestão das políticas públicas de educação no Oeste do Paraná, priorizando a avaliação dos resultados das políticas públicas de educação (séries iniciais do ensino fundamental) dos municípios campo de investigação, contribuindo para o processo de formulação, de implementação e de implantação de políticas educacionais municipais. Resultados parciais foram socializados em anais de eventos e seminários temáticos. Estão em preparação artigos para periódicos e coletânea com os resultados da pesquisa.

7. Projeto: O pensamento político de Montaigne e a subjetividade (Apoio e financiamento UNIOESTE/PRPPG). Este projeto problematiza aspectos do pensamento político de Montaigne, a partir da idéia que ele desenvolveu de apropriação de si mesmo, na relação com a sociedade. O esforço de Montaigne é levar o eu mesmo a ser si mesmo. O pensamento político de Montaigne não prescinde da experiência e do autoconhecimento. Para ele a harmonia da sociedade é tecida de elementos contraditórios. Problematiza questões que envolve a subjetividade e as relações de poder nas instituições sociais e educacionais. Várias produções foram realizadas em anais de eventos, periódicos e capítulos de livros, além da realização de seminários temáticos sobre o estudo.

8. O Projeto Políticas Públicas de Educação no Paraná (1990-2006): uma avaliação da formulação, implementação e da eficiência social (Apoio e financiamento CNPq/Fundação Araucária/PR) pretende realizar a análise e o estudo das políticas públicas de educação no Paraná (1990-2006), visando a avaliação da formulação, da implementação e da qualidade social dos projetos e programas implementados, oferecendo subsídios para a compreensão do processo de produção das políticas sociais, em relação a sua importância, abrangência, planejamento, implementação e qualidade. Vários seminários temáticos foram realizados e publicados artigos em anais de eventos, coletâneas e periódicos como resultados parciais da pesquisa.

9. O Projeto Processo de trabalho em frigoríficos da região oeste do Paraná: trabalho, educação e saúde ( Apoio e financiamento CNPq) tem como objetivo geral identificar e compreender as implicações das alterações na organização do trabalho no setor frigorífico na região oeste do Paraná, especialmente quanto ao processo de trabalho, educação e saúde dos trabalhadores. Para esse alcance, pretende-se: 1) Caracterizar o processo de trabalho das três maiores empresas frigoríficas do oeste do Paraná, identificando suas relações com a qualificação profissional demandada e/ou promovida e com a saúde dos trabalhadores; 2) Identificar e caracterizar as exigências dessas empresas frigoríficas em relação à qualificação e à atuação dos trabalhadores; 3) Sistematizar e analisar as medidas pedagógicas implementadas pelas empresas que visam a qualificação dos seus trabalhadores (cursos, treinamentos, outros); 4) Identificar a compreensão dos

(7)

trabalhadores acerca das suas principais aprendizagens formais e não formais resultantes do processo de trabalho que vivenciam; 5) Recuperar e sistematizar a experiência de organização e luta coletiva em defesa da saúde dos trabalhadores, a partir da atuação da AP-LER. Institucionalmente, o projeto prevê o fortalecimento da linha de pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado, especificamente dos estudos atinentes ao eixo temático Políticas de formação e gestão do trabalho, do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, nível de Mestrado (PPGE), em vias de consolidação, e a ampliação da abrangência e vinculação social da Unioeste, por meio da consolidação da parceria com entidades da sociedade civil. Do ponto de vista técnico-científico, o desenvolvimento do projeto intenta contribuir com a produção da grande área das Ciências Humanas e Sociais, em especial com os pesquisadores dos campos de estudos sobre Trabalho e Educação e sobre Sociologia do Trabalho, apresentando resultados que articulam os temas trabalho, educação e saúde, em interseção, a partir da investigação de dimensões de um setor industrial específico (o setor frigorífico). Vários seminários temáticos foram realizados e publicados artigos em anais de eventos, coletâneas e periódicos como resultados parciais da pesquisa.

A avaliação dos grupos de pesquisa e docentes do PPGE considera que nesses dois primeiros anos de desenvolvimento de pesquisas os elementos fundamentais norteadores da linha de pesquisa do programa foram perseguidos. Muitos desafios ainda permanecem para o desenvolvimento da pesquisa em educação e algumas dificuldades precisam ser superadas em termos de condições estruturais e acadêmicas. Avanços já foram realizados institucional e academicamente. Refletem estes avanços acadêmicos a centralização no foco principal da linha de pesquisa que tem levado os grupos e os docentes a articular, reorganizar e delimitar as diferentes dimensões da produção da pesquisa em educação, buscando coerência com os fundamentos da área de concentração, da linha e das atividades curriculares do PPGE e os avanços no desenvolvimento dos projetos e na socialização de resultados parciais e finais da produção.

OUTRAS INFORMAÇÕES

A infra-estrutura do PPGE e de seus grupos de pesquisa resultou, predominantemente, de recursos adquiridos em projetos aprovados por órgãos de fomento, o que demonstra o esforço do Programa e de seus integrantes para o acesso a fontes de financiamento, com predomínio de agências extra-institucionais. A seguir são apresentados os projetos ligados ao PPGE que receberam financiamento de agências de fomento à pesquisa:

a) Projetos de infra-estrutura e apoio ao desenvolvimento das atividades do PPGE:

1. Projetos concluídos:

1.1 Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Nível de Mestrado/Apoio à infra-estrutura de coordenação e intercâmbio acadêmico: Elaborado pela coordenação do PPGE e submetido e aprovado na Chamada

(8)

nº 21/2006, da Fundação Araucária, de Apoio a Cursos de Pós-graduação stricto sensu (2ª fase/2006), o projeto alcançou recursos da ordem de R$ 22.840,00 (bolsa, custeio). Projeto concluído em 2008.

2. Projetos em Andamento:

2.1 Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação - nível de Mestrado/PPGE - Unioeste/Fundação Araucária – Bolsas de Mestrado: Apoio ao Desenvolvimento de Pesquisa em Educação – PPGEAPE

Elaborado pela coordenação do PPGE e submetido e aprovado na Chamada nº 006/2008, da Fundação Araucária, de Apoio a Cursos de Pós-graduação stricto sensu, o projeto alcançou recursos da ordem de R$ 57.600,00 (referente 2 bolsas de 24 meses). Projeto em andamento.

2.2 A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO: intercâmbios, pesquisas e bancas de exames de qualificação e de defesas de dissertações – (PCE)

Elaborado pela coordenação do PPGE e submetido e aprovado na Chamada nº 013/2008, da Fundação Araucária, de Apoio a Cursos de Pós-graduação stricto sensu, o projeto alcançou recursos da ordem de R$ 22.050,00 para financiamento para custeio de despesas com membros externos para participação em bancas de exames de qualificação e bancas de defesas,além de financiamento de participação em Reunião Nacional da ANPED/FORPRED e aquisição de uma filmadora. Projeto em andamento.

2.3 PESQUISA EM EDUCAÇÃO E INTERCÂMBIO ACADÊMICO: (RE)CONSTRUINDO APRENDIZAGENS SOCIAIS PARA OS VALORES DEMOCRÁTICOS NA EDUCAÇÃO - PEIA

Elaborado pela coordenação do PPGE e submetido e aprovado na Chamada nº 016/2008, da Fundação Araucária, Programa de Apoio a Pesquisador Visitante. O projeto alcançou recursos da ordem de R$ 30.000,00, para financiamento pde 5 bolsas (R$ 6.000,00 cada), sendo uma delas para pagamento de despesas com deslocamentos do professor visitante e 4 bolsas para o professor visitante. Professor convidado: Ramón Vicente Casanova Mattera – CENDES -UCV – Universidade Central de Venezuela. Projeto em andamento.

2.4 Programa de Apoio a Publicações Científicas. Projeto elaborado pelo Coordenação Editorial da Educere et Educare – Revista de Educação vinculada ao Colegiado do Curso de Pedagogia e PPGE. Chamada projeto 1/2007, convênio 22/2008. Coordenador Gilmar Henrique da Conceição, editor científico da revista. Financiamento da Fundação Araucária/PR, no valor de R$ 15. 228,60 para a impressão da revista. Projeto em andamento.

2.5 Modernização dos Laboratórios, das Bibliotecas e Acervos dos Programas stricto sensu das Ciências Humanas.

Elaborado pelo Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Unioeste/PRPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Projeto com financiamento da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos/MCT, valor total de R$ 927.678,00, sendo para o PPGE destinado recursos no valor de R$ 189.760,00. Recursos para aquisição de acervo bibliográfico e equipamentos. Projeto em andamento com licitação em processo de execução.

(9)

b) Projetos de pesquisa: 1. Projetos concluídos:

1.1 Levantamento e catalogação de fontes primárias e secundárias para a história da educação do oeste do Paraná:

A pesquisa tem financiamento da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI/PR), na forma de auxílio financeiro (capital e custeio), num total de R$ 23.000,00 (Edital de Fluxo Contínuo / Unidade Gestora do Fundo Paraná, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). Os integrantes do projeto vinculam-se ao HISTEDOPR. Projeto concluído.

1.2 Recursos Humanos em Saúde do Pólo Ampliado de Educação Permanente em Saúde - PAEPES/OESTE:

O projeto tem financiamento da Fundação Araucária / MS / CNPq, na forma de auxílio financeiro (capital e custeio), num total de R$ 10.260,00 (Edital PEPSUS 01/2005). O projeto vincula-se ao GPPS. Projeto concluído.

1.3 Educação e a formulação de subsídios, estudos e avaliação em políticas sociais: uma contribuição para o desenvolvimento regional:

O projeto de cooperação, que teve início em 2003 e está em fase de conclusão, tem financiamento da CAPES, na forma de auxílio financeiro (bolsas, capital e custeio), num total de R$ 308.115,50 (Edital Programa de Qualificação Institucional PQI/CAPES 2003). O projeto foi desenvolvido em convênio com a FE/Unicamp. Foram qualificados 5 docentes na pós-graduação, em nível de doutorado. Destes, 3 atualmente integram o quadro de docentes permanentes do PPGE, demonstrando que o referido projeto contribuiu, entre outros, para a implantação do curso de mestrado no Programa. O projeto é uma das atividades do GPPS. Mais R$ 50.000,00 foram utilizados para instalação dos recém doutores e ampliação de equipamentos e acervo bibliográfico para grupos de pesquisa. Projeto concluído em 2008.

1.4 O financiamento e a gestão das instituições educacionais vinculadas ao terceiro setor em Cascavel:

O projeto conta com a participação de 1 docente do PPGE e uma bolsista PIBIC/Araucária, integrantes do GPGE. Projeto concluído em 2008.

2. Projetos em andamento:

2.1 Ensino Médio e a educação profissional no Estado do Paraná: interfaces entre Estado e Sociedade:

O projeto é financiado pelo CNPq, na forma de auxílio financeiro (custeio e capital), num total de R$ 15.935,00 (Edital MCT/CNPq 15/2007 - Universal - Faixa A). Participam do projeto membros dos seguintes grupos de pesquisa: GP-TESE, GPGE e GEPPES. Projeto em andamento.

2. 2 Demandas e potencialidades do PROEJA no Estado do Paraná:

(10)

Edital PROEJA CAPES/Setec nº 03/2006 Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos PROEJA CAPES / SETEC. O financiamento prevê auxílio financeiro (bolsas e custeio), num total de R$ 398.800,00, a serem distribuídos entre os programas envolvidos. No projeto, representando o PPGE, participam membros dos seguintes grupos de pesquisa: GP-TESE, GPGE e GEPPES. Projeto em andamento.

2.3 Gestão de Políticas Públicas de Educação em municípios do Oeste do Paraná: avaliação dos resultados das políticas públicas de educação:

O projeto envolve, entre outros alunos da graduação, 4 bolsistas PIBIC (3 bolsas financiadas pela Fundação Araucária e 1 pela Unioeste/PRPPG). O projeto conta com financiamento da Fundação Araucária, na forma de auxílio financeiro (custeio e capital), num total de R$ 13.950,00 (Chamada de Projetos 02/2006 Programa de Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas). Os membros do projeto vinculam-se ao GEPPES. Projeto em andamento com conclusão prevista agosto de 2009. 2. 4 Políticas Públicas de Educação no Paraná (1990-2006): uma avaliação da formulação, implementação e da eficiência social para o ensino médio e a educação profissional:

O projeto envolve as mesmas bolsistas PIBIC citadas anteriormente. A pesquisa tem financiamento da Fundação Araucária, na forma de auxílio financeiro (capital), num total de R$ 19.775,00 (Chamada de Projetos 19/2006 Programa de Infra-estrutura para Jovens Pesquisadores Programa Primeiros Projetos PPP/2006). Os membros do projeto vinculam-se ao GEPPES. Projeto em andamento, com conclusão prevista para março de 2010.

2.5 As concepções de política social da CEPAL e as suas proposições de políticas setoriais para os países da América Latina a partir de 1980:

Participam do projeto 2 bolsistas PIBIC/CNPq e outros integrantes do GPPS. A pesquisa tem financiamento da Fundação Araucária, na forma de auxílio financeiro (capital), num total de R$ 9.250,00 (Chamada de Projetos 02/2006 Programa de Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas). Projeto em andamento.

2.6 Processo de trabalho em frigoríficos da região oeste do Paraná: trabalho, educação e saúde:

O projeto envolveu 1 bolsista PIBIC/CNPq e financiamento do CNPq/MCT no valor de R$ 14.000,00. Seus integrantes vinculam-se ao GP-TESE e PPGE/UFAL. Projeto em andamento.

c) Projetos de extensão: 1. Projetos concluídos:

1.1 Trabalho, educação e saúde: formação permanente de profissionais e usuários da saúde pública:

(11)

com docentes dos cursos de Enfermagem e Serviço Social da Unioeste. Participam como colaboradoras do projeto 2 bolsistas PIBIC/CNPq e 1 bolsista do PPGE (CAPES/DS). O projeto contava com financiamento do MEC/SESu/DEPEM (Edital nº 6/2007 Programa de Apoio à Extensão Universitária PROEXT 2007), num montante de R$ 30.000,00 (custeio e capital). O projeto envolveu todos os docentes permanentes do PPGE e foi concluído em 2008.

1.2 Demandas e potencialidades do PROEJA no Estado do Paraná: uma contribuição à formação continuada de profissionais vinculados aos cursos do PROEJA na Região Oeste do Paraná.

O projeto foi uma atividade de socialização vinculada ao projeto de pesquisa e contava com a participação de uma discente do PPGE que é bolsista CAPES/ MEC/Setec/PROEJA. No projeto, representando o PPGE, participaram membros dos seguintes grupos de pesquisa: GP-TESE, GPGE e GEPPES. Projeto concluído em 2008.

2. Projetos em andamento:

2.1 Capacitação e Formação continuada de Educadores das Escolas Itinerantes do MST, aprovado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras, com financiamento do Fundo Paraná/SETI. O projeto objetiva capacitar os educadores das Escolas itinerantes do MST no Paraná por meio da realização de oficinas de formação continuada tanto com relação às áreas do conhecimento quanto com relação à gestão dos processos educativos. Com financiamento da SETI, com recursos da ordem de R$ 92.526,00, distribuídos da seguinte forma:5 bolsas para graduandos: R$ 300,00; 1 bolsa para recém formado: R$ 940,00; 2 bolsas para orientador. R$ 483,00, despesas de custeio R$ 21.000,00.

3. Projeto de Infra-estrutura em preparação: A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa coordena, em conjunto com os Programas de Pós-Graduação/Fórum dos Coordenadores da Unioeste, os trabalhos de elaboração de projeto de infra-estrutura para atendimento das necessidades dos Programas de Pós-Graduação da Unioeste, a ser encaminhado à FINEP, em 2009.

Referências

Documentos relacionados

In order to explore the effects of task repetition (here interchangeably referred to as Integrative Planning) (Bygate and Samuda, 2005) on the fluency, accuracy

A hipótese a ser verificada em relação à pergunta enunciada anteriormente consiste, então, na afirmação de que existe um número expressivo de comunidades rurais

Nesse contexto, procurou-se entender como se pode associar, em aulas sobre o tema radioatividade, o processo ensino aprendizagem de conceitos químicos à utilização de HQ

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

HI s Fun¸c˜ ao de transferˆencia do inversor para a malha de controle da corrente de sa´ıda HV s Fun¸c˜ ao de transferˆencia do inversor para a malha de controle de tens˜ao

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Sou aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado - PPGE, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e meu projeto de