• Nenhum resultado encontrado

ENDODONTICAL CEMENTS OF PROPERTIES THAT CONTRIBUTE TO THE SUCCESS OF ENDODONTICS. RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENDODONTICAL CEMENTS OF PROPERTIES THAT CONTRIBUTE TO THE SUCCESS OF ENDODONTICS. RESUMO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CONTRIBUEM PARA O SUCESSO DA ENDODONTIA.

ENDODONTICAL CEMENTS OF PROPERTIES THAT CONTRIBUTE TO THE

SUCCESS OF ENDODONTICS.

Fernando Franz Gonçalves Coelho* Ian Ferrari Poggiali* Igor Maia Gualberto* Mauro Irineu Antunes Ferreira* Tiago Soares Correia* Paulo Roberto de Souza Viana. **.

RESUMO

O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão da literatura sobreos cimentos endodonticos á base de óxido de zinco e eugenol e resina epóxica destacando suas propriedades físicas, químicas e biológicas.Cimentos endodônticos são auxiliares importantes no contexto geral da obturação dos canais radiculares, uma vez que ajudam no selamento do conduto, preenchendo reentrâncias, espaços irregulares, túbulos dentinários e áreas não atingidas pelas limas. Os cimentos à base de óxido de zinco e eugenol são utilizados na Endodontia desde o início do século passado, apresentam boa tolerância pelos tecidos apicais, impermeabilidade, radiopacidade, escoamento eficiente, sendo um dos mais utilizados nos dias atuais. Os cimentos a base de resina epóxica possuem alto escoamento, que favorece maior embricamento entre o cimento e a dentina e boa capacidade de selamento, consequentemente menor infiltração. Conclui-se que os cimentos necessitam de características otimizadas, principalmente; alto poder de escoamento, ter boa adesividade, biocompatibilidade e atividade antibacteriana.

Palavras-chave: cimentos endodônticos, oxido de zinco e eugenol, ah plus

* Acadêmicos do 8º Período do Curso de Odontologia da UNIVALE ** Especialista em Endodontia/UFVJM

Professor das disciplinas de Endodontia I,II e III do Curso de Odontologia da UNIVALE. Endereço para correspondência:

Mauro Irineu Antunes Ferreira

Rua Angico n° 381/301, Santo Agostinho Governador Valadares – MG- CEP 35065-003. Tel.: (33) 988324175 E-mail:mauroantunes.921@gmail.com

(2)

ABSTRACT

The objective of the present work was to review the literature on endodontic cements based on zinc oxide and eugenol and epoxy resin highlighting their physical, chemical and biological properties. Endodontic cements are important aids in the general context of root canal obturation, as they aid in sealing the canal, filling recesses, irregular spaces, dentinal tubules and areas not affected by limes. The cements based on zinc oxide and eugenol have been used in Endodontics since the beginning of the last century, they have good tolerance for the apical tissues, impermeability, radiopacity, efficient flow, being one of the most used today. The cements based on epoxy resin have high flow, which favors greater bonding between the cement and the dentin and good sealing capacity, consequently less infiltration. It is concluded that the cements need optimized characteristics, mainly; high yield power, good adhesiveness, biocompatibility and antibacterial activity.

Key words: endodontics cements, zinc oxide and eugenol, ah plus

INTRODUÇÃO

Endodontia está relacionada com o estudo da forma, função, saúde, agressões e enfermidades da polpa dentária e região periapical, bem como suas prevenções e tratamentos. As etapas de uma endodontia com qualidade envolvem desde a anamnese à proservação. Entretanto no meio desses extremos vale ressaltar que a preparação do acesso à cavidade, determinação do comprimento de trabalho e a obturação do sistema de canais radiculares são fases que exigem extrema perfeição, ou seja, a atenção em todas as etapas eleva a qualidade dos tratamentos endodônticos (ESTRELA, 2013).

Sendo etapa importante do tratamento endodôntico, a obturação, possui objetivos de natureza física e biológica, voltados para a obliteração de todo o sistema de canais radiculares. Para o alcance desse objetivo, além das mais diversas técnicas de obturação, os materiais obturadores, principalmente os cimentos endodônticos possuem um papel de extrema importância, assim a escolha dos mesmos deve ser bem criteriosa considerando as principais propriedades físicas, químicas e biológicas desses materiais (BERGER et al. 2018).

Cimentos endodônticos são auxiliares importantes no contexto geral da obturação dos canais radiculares, uma vez que ajudam no selamento do conduto, preenchendo reentrâncias, espaços irregulares, túbulos dentinários e áreas não atingidas pelas limas. Devem possuir propriedades que levem, conjuntamente com todas as etapas do tratamento, ao sucesso à longo prazo. Três propriedades de importância primordial para o desempenho clínico otimizado dos materiais endodônticos são a alta capacidade de escoamento, atividade antimicrobiana e biocompatibilidade. Além disso, os materiais devem ter propriedades de manipulação e manuseio facéis, que permitam sua utilização junto com a guta percha no intuito de levá-lo ao posicionamento correto nos canais radiculares(ORSTAVIK, 2014).

No estudo dos materiais obturadores, dois aspectos devem ser considerados: os físico-químicos e a biocompatibilidade. Ademais, a atividade antimicrobiana possivelmente tem um importante papel na eficácia de um cimento endodôntico durante

(3)

a obturação do canal radicular. Até o momento não se conseguiu reunir em um só produto, todas as propriedades almejadas de um cimento endodôntico, sempre havendo prevalência de algumas propriedades sobre as outras (LOPES e SIQUEIRA JR, 2015).

A determinação do sucesso endodôntico deve basear-se em critérios bem definidos, englobando características clínicas e aspectos radiográficos que sejam condizentes com o processo de reparação tecidual como: ausência de dor e edema, função normal do dente, desaparecimento ou diminuição da lesão periapical. Um dos itens que se baseiam esses critérios está a escolha de materiais com caracteristicas fisico/químicas otimizadas, tal qual, cimentos endodônticos com alto poder bactericida e alta capacidade de escoamento (VALERA, 2012).

O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão da literatura sobre os cimentos endodonticos á base de óxido de zinco e eugenol e cimentos a base de resina époxica destacando suas propriedades físicas, químicas e biológicas.

REVISÃO DE LITERATURA

Cimentos endodônticos: características gerais

Os cimentos endodônticos são materiais utilizados nos tratamentos endodônticos desde o passado, relatos datam do ano de 1910, da Endodontia até os dias atuais. Diversos tipos de cimentos estão disponíveis ao cirurgião dentista no mercado atualmente. Estudos para o aumento da eficácia e desempenho dos produtos são intensificados com o passar dos anos. Características como, biocompatibilidade, capacidade antimicrobiana e capacidade de escoamento, são talvez pela literatura os principais atributos que esses produtos devam possuir. Entretanto, algumas outras características como tempo de presa, facilidade de manuseio, preço final de mercado são relevantes também para a escolha(TEIXEIRA, 2014).

Atualmente o mercado odontológico comercializa uma grande variedade de cimentos endodônticos baseados nos mais diversos materiais, tais como: óxido de zinco e eugenol, resina plástica, hidróxido de cálcio, ionômero de vidro e silicone, os quais levam a variações de suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Entre os fatores biológicos, a ação antimicrobiana e o poder de escoamento são imprescindíveis, pois, visa eliminar remanescentes microbianos do preparo biomecânico e preencher os espaços vazios que a obturação usual não alcança (SENA, 2018).

Machado (2017) citou que os cimentos endodônticos são diferentes de pastas pois têm a capacidade de tomar presa. Salienta que as principais propriedades são o escoamento e a adesividade, entretanto para serem ideais não devem interferir nas propriedades dos cones de guta percha e serem tolerantes aos tecidos periapicais alem de possuirem capacidade de estimulação e reparação de tecidos lesados.

Cohen e Hargreaves (2007) citaram a biocompatibilidade como requisito primordial para os materiais obturadores endodônticos, substancias demasidamente irritante aos tecidos periapicais podem causar inflamação e consequentemente reações que poderiam comprometer o pós operátorio e consequentemente o sucesso a longo prazo do tratamento.

(4)

Para Orstavik (2014) um cimento endodôntico deve possuir três propriedades de importância relevante para o desempenho clínico; alta capacidade de escoamento, atividade antimicrobiana e biocompatibilidade. Além disso, os materiais devem ter propriedades de manuseio que permitam seu posicionamento adequado no canal radicular, mas as propriedades de manuseio são todas subservientes às três funções principais.

Silva; Cardoso e Frois (2012) em um estudo de revisão de literatura salientaram que a biocompatibilidade de um cimento na endodontia é chave de extrema importância devido ao íntimo contato com tecidos vitais adjacentes ao ápice radicular. Essa característica se faz necessário, principalmente ao fato que o cimento deve induzir a neoformação cementária e periapical, não podendo provocar uma regeneração inadequada através da presença de fatores irritantes em sua composição.

Segundo Andinós et al. (2011) se um cimento tiver baixa viscosidade, terá bom escoamento, porque preenche irregularidades do canal e espaços entre os materiais e parede dentinária. O bom escoamento, associado à ação antimicrobiana, ajuda a descontaminar o canal, eliminando microrganismos presentes em áreas não alcançadas pela instrumentação.

Werlang et al. (2015) destacaram que a radiopacidade nos cimentos endodônticos é uma característica muito importante, pois através dela os cimentos são visualizados e pode-se assim avaliar a qualidade da obturação do sistema de canais radiculares.

Para Cohen e Hargraves (2007) o cimento endodôntico padrão ouro deveria ter alta adesividade às paredes do canal, ter uma força coesiva, ser insolúvel em fluidos teciduais e saliva, biocompatibilidade, alto poder de escoamento, ser reabsorvível, não agredir aos tecidos periapicais e ter uma atividade antimicrobiana eficiente.

De acordo com Faraoni et al. (2013) a propriedade de escoamento de um cimento endodôntico consiste em sua capacidade de penetrar em irregularidade, ramificações do sistema de canais radiculares e nos túbulos dentinários. Por isso, esse escoamento deve permitir o selamento de irregularidades, canais acessórios e canais laterais. Conseqüentemente, a falta de escoamento prejudica a eficácia da obturação endodôntica. Dentre os fatores que influenciam o escoamento, a proporção pó-líquido, é de fundamental importância. É proposto que o escoamento ideal para um cimento endodôntico seja igual ou maior que 25 mm de diâmetro.

Estrela (2013) relatou que o emprego de cimento e guta percha representa consenso mundial quanto aos materiais indicados para a fase de obturação de um canal radicular. Soma-se a essa ideia que um material bem tolerado pelos tecidos do conduto radicular, sem ou com uma adequada capacidade seladora, mas seja irritante aos tecidos periapicais não deve ser considerado o melhor. A compatibilidade biológica e capacidade de escoamento de um cimento endodôntico devem prevalecer no ato da seleção de um material. Portanto é essencial obter um cimento endodôntico que favoreça o selamento mais perfeito possível e seja, ao mesmo tempo, tolerado pelos tecidos periapicais.

(5)

Cimentos a base de oxido de zinco e eugenol: Características e propriedades

Os cimentos à base de óxido de zinco e eugenol (OZE) foram introduzidos na Endodontia em 1915 por Rickert, para serem utilizados juntamente com os cones de guta-percha ou prata na obturação de canais radiculares, são caracterizados por tomarem presa na reação entre esses componentes. Pode ser encontrada no mercado com substâncias acrescentadas a fórmula principal para atenuar as propriedades indesejáveis. Possuem alta atividade antibacteriana e escoamento otimizado quando seguido os passos de manipulação do fabricante (MACHADO, 2017).

Berger et al. (2018) afirmaram que o cimento de óxido de zinco e eugenol foi introduzido na Endodontia em 1936 por Grossman. Encontrado no mercado com diferentes nomes e marcas comerciais alguns desses itens possuem substâncias acrescidas à fórmula principal para melhorar as propriedades biológicas e físico-químicas, tais como; radiopacidade, plasticidade, escoamento, tempo de presa, tolerância tecidual e ação antimicrobiana. Além destes fatos os autores destacam que a capacidade de selamento, solubilidade e biocompatibilidade desses cimentos variam diretamente em função da variação da proporção pó/líquido e que uma manipulação correta aumenta sua eficiência.

Diante de todas as marcas com os acréscimos de diferentes substâncias, cada uma com suas características e propriedades, o óxido de zinco e eugenol é o mais comum dos componentes desses cimentos endodônticos obturadores, entretanto à biocompatibilidade do componente eugenol é questionável, quando liberado no espaço periapical é conhecido por ser citotóxico e alergênico (FARIA-JÚNIOR et al. 2013).

Tyagi; Misha; Tyagi, (2013) destacaram algumas desvantagens dos cimentos OZE, tais como; maior solubilidade quando comparados a outros cimentos endodônticos, maior risco de manchar a coroa dental e salientam que o eugenol quando em contato com os tecidos periapicais têm poder citotóxico. Por outro lado, os autores consideram como vantagens algumas características; baixa contração de polimerização quando comparados a cimentos à base de resina, antimicrobiano, fáceis de manuseio, boa radiopacidade e principalmente bom escoamento quando manipulado na proporção pó/líquido correta.

Fonseca et al. (2012) relataram que os cimentos à base de óxido de zinco e eugenol, apresentam boa tolerância pelos tecidos apicais, impermeabilidade, boa radiopacidade e escoamento eficiente. A tolerância se deve ao fato da quantidade de eugenol contida nos obturadores endodônticos não são tóxicos.

Andinós et al. (2011), estudaram as propriedades de escoamento de dois cimentos a base de óxido de zinco e eugenol; Endofill e EZ-Fill. Os estudos foram baseados em aplicação de uma força sobre os cimentos manipulados de acordo com o manual do fabricante e mensurados a área de escoamento. Após os resultados obtidos os autores concluíram que ambos os cimentos possuem bons níveis de escoamento, entretanto o Endofill apresentou melhores resultados.

Val Rodrigues et al. (2012) avaliaram a atividade antibacteriana de 4 cimentos endodônticos; a base de óxido de zinco e eugenol (Fill Canal), resinoso (Real Seal e Sybron Endo) e a base de hidróxido de cálcio (Sealer 26). Os cimentos foram colocados em placas de petri com cepas de diferentes bactérias. Após os resultados obtidos os autores concluíram que os cimentos a base de oxido de zinco e eugenol e hidróxido de cálcio, Fill canal e Sealer 26, mostraram elevada atividade antibacteriana, maior que os outros cimentos.

(6)

Oliveira e Duque (2017) avaliaram através de revisão de literatura nos periódicos atuais, a atividade antibacteriana de diferentes cimentos endodônticos. Após a leitura e mensuração dos dados os autores concluíram que existem controvérsias a respeito da propriedade antibacteriana dos materiais obturadores em endodontia, mas os mais ativos são em ordem crescente Endofill, Ketac Endo, Sealapex, Sealer 26.

Cimento resinoso AH Plus: Características e propriedades

O cimento AH Plus é um cimento resinoso à base de resina epóxica. Ele tem sido considerado bastante eficaz pelas suas propriedades. Dentre elas se destacam: radiopacidade, biocompatibilidade, escoamento e bom tempo de trabalho (KOK, 2013).

Cechela et al. (2014) declararam que o cimento endodôntico AH Plus tem composição à base de resina epóxi-amina, apresenta propriedades biológicas e físico-químicas satisfatórias, e tem sido utilizado como parâmetros frente a novos cimentos. De acordo com estes autores, o AH Plus possui alto escoamento, que favorece maior embricamento entre o cimento e a dentina e boa capacidade de selamento, consequentemente menor infiltração.

Lima; Pedrosa; Delboni (2016) avaliaram a capacidade de escoamento e extravasamento de 5 diferentes cimentos, no grupo avaliado foram submetidos aos testes cimentos a base de oxido de zinco e eugenol (Endofill e Endomethasone), a base de hidróxido de cálcio (Sealer 26) e resinoso (AH Plus). Os autores concluíram que o AH Plus teve a menor média, em milímetros, de escoamento e consequentemente de extravasamento dentre avaliados.

Baldi (2009) estudou propriedades físico-químicas como tempo de presa, escoamento e solubilidade, do cimento AH Plus. Baldi (2009) avaliou 9 conjuntos de pastas manipuladas (pasta base mais pasta catalisadora) do referido cimento, totalizando 3 conjuntos de cada propriedade avaliada. Porções da pasta do início, meio e fim das bisnagas foram avaliadas separadamente para verificar se haveria diferença nas propriedades estudadas. Houve uma padronização em todas as espatulações e as especificações número 57 da ADA foram tomadas como base para os estudos. Diante dos resultados obtidos o autor concluiu que o tempo de presa e apresentou como elevado um alto poder de escoamento.

Análise das propriedades dos cimentos endodônticos AH Plus e cimentos a base de oxido de zinco e eugenol.

Oliveira e Duque (2013) avaliaram através de revisão de literatura a atividade antimicrobiana de alguns cimentos endodônticos mais utilizados na prática diária dos consultórios odontológicos. Sealapex, Endofill, Sealer 26, AH Plus foram os materiais obturadores avaliados e concluíram que embora existam controvérsias devido às diferentes metodologias aplicadas o AH Plus possui maior atividade antibacteriana que o Endofill.

Oliveira (2010) estudou a atividade antibacteriana in vitro de seis cimentos endodônticos através de dois métodos, teste de difusão em ágar e contato direto em meio

(7)

líquido. Os cimentos Endofill, Acroseal, Sealer 26, Endomethasone N, AH Plus foram colocados nos dois meios estudados junto com bactérias comuns nos canais radiculares; Enterococus Faecali, Escherichia coli, Staphylococcus aureus e a levedura Cândida Albicans. Com os resultados obtidos concluiu-se que os cimentos a base de óxido de zinco e eugenol demonstraram maior capacidade antimicrobiana nas duas metodologias testadas.

De Deus et al. (2002) avaliaram a capacidade de escoamento de diferentes cimentos endodônticos nos túbulos dentinários. Os cimentos avaliados foram: Endofill, Sealapex, AH Plus e Pulp Canal Sealer. Foram utilizados dentes extraídos naturais, instrumentados e obturados todos através de um padrão pré-escolhido pelos autores. Diante dos resultados obtidos concluíram que o AH Plus teve uma maior força de escoamento que o Endofill.

Arruda et al. (2005) avaliaram o comportamento dos cimentos à base de resina epóxica, AH Plus e Sealer 26 comparando com um cimento a base de oxido de zinco e eugenol (Endofill) em relação às propriedades de escoamento e estabilidade dimensional. Os resultados apresentaram diferença estatística significante entre os cimentos em relação a ambas as propriedades: escoamento e alteração dimensional, sendo o AH Plus o de maior poder de escoamento.

Scelza et al. (2006) estudaram a propriedade física de escoamento dos cimentos endodônticos, Sealapex, Pulp Canal Sealer, Tubliseal, AH Plus, AH 26, Top Seal, Sealer 26 e Endofill. A metodologia usada baseou-se em especificações ISO 6786 e ADA 57 onde um peso foi colocado sobre a placa de vidro com os cimentos espatulados e mensurados os diâmetros do escoamento. Com os resultados obtidos os autores concluíram que os cimentos, Tubliseal, Endofill, Sealapex, Pulp Canal Sealer, AH Plus, Topseal, AH 26 e Sealer 26, nessa ordem foram os mais eficientes na propriedade avaliada de escoamento.

Sydney et al. (2008) avaliaram a radiopacidade de cimentos endodônticos por meio de radiografia digital, foram avaliados os seguintes materiais; AH Plus, N-Rickert e dois cimentos a base de óxido de zinco e eugenol, Endofill e Intrafill. De acordo com a metodologia avaliada os autores concluíram que o cimento AH Plus foi mais radiopaco que os cimentos a base de óxido de zinco e eugenol.

Sydney et al. (2009) avaliaram o perfil de escoamento de seis cimentos obturadores endodônticos, por meio do teste de escoamento vertical: Intrafill, Endofill, N-Rickert, AH Plus e EndoRez. Após os resultados obtidos, os autores concluíram que o cimento Endofill mostrou maior escoamento, seguido por N-Rickert e o AH Plus durante os intervalos avaliados.

Werlang et al. (2015) avaliou a radiopacidade de 04 cimentos endodônticos muito utilizados no mercado odontológico; Endofill (a base de óxido de zinco e eugenol) Pulp Canal Sealer (a base de oxido de zinco e eugenol + prata), Sealapex (à base de hidróxido de Cálcio) e AH Plus (cimento resinoso). Através da metodologia aplicada os autores concluíram que o AH Plus foi o mais radiopaco, seguido por Pulp Canal Sealer, Sealapex e Endofill.

(8)

DISCUSSÃO

Os cimentos endodônticos são materiais utilizados na endodontia a um longo período de tempo, Teixeira (2014) relatou que desde 1910 esses produtos estão no mercado, ressalva ainda que a busca por um material de preenchimento hermético do sistema de canais radiculares é incessante até os dias atuais, novos materiais e cimentos obturadores de endodontia são incluídos no mercado frequentemente.

Machado (2017); Orstavik (2014); Silva, Cardoso e Frois (2012) relataram que o cimento endodôntico ideal deve apresentar um bom escoamento, e adesividade, biocompatibilidade, e atividade antibacteriana que são algumas características primordiais almejadas nesses materiais obturadores. Por outro lado, ao mesmo tempo que indica essas propriedades acima como principais,Machado(2017), destacou que nenhuma delas deve interferir nas caracteristicas dos cones de guta percha e ao mesmo tempo serem tolerados pelos tecidos periapicais, logo, participarem da reparação de tecidos lesados.

Com a ideia idealizadora para os cimentos, Cohen e Hargraves (2007), preconizaram que o material padrão ouro deveria possuir várias características em conjunto, tais como; alta adesividade às paredes do canal, insolúvel em fluidos teciduais e saliva, biocompatibilidade, alto poder de escoamento, ser reabsorvível, não agredir aos tecidos periapicais e ter uma atividade antimicrobiana eficiente, por outro lado e com uma visão diferente acerca das propriedades mais importantes dos materiais obturadores. Sena (2018), destacou a ação antimicrobiana como imprescindível, porque visa eliminar os remanescentes microbianos do preparo biomecânico, entretanto, tem que estar associado a um alto poder de escoamento para limpar e preencher os espaços vazios que a instrumentação e obturação não alcançam.

Uma preocupação destacada na literatura, principalmente por Sena(2018), Andinós (2011), é acerca da otimização das propriedades dos cimentos endodônticos e sua correta manipulação. Um material de fácil manuseio, segundo Orstavik (2014), é aquele que permite a colocação adequada no canal radicular, e intensifica as propriedades primordiais dos cimentos. Deste modo, o escoamento será favorecido e a principal finalidade que é preencher os espaços existentes entre os cones de guta percha e as paredes do canal terá maior eficácia. Para Faraoni et al. (2013) o escoamento dos cimentos endodônticos é de extrema importância para o selamento dos canais, pois quanto maior o escoamento de um cimento, maior a capacidade de penetrar no sistema de canais radiculares. Estrela (2013), Andinós et al. (2011) corroboram com esta afirmativa, pois para estes autores, como característica de um bom cimento endodôntico, além de várias outras, ele deve ter alto poder de escoamento.

Corroborando e comprovando as ideias acima apresentadas de um cimento obturador otimizado, através de uma visão mais especifica, os cimentos a base de óxido de zinco e eugenol e os cimentos resinosos, como exemplo o AH Plus, estão disponíveis no mercado odontológico atual. Machado (2017) destacou que os cimentos OZE foram introduzidos na Endodontia em 1915 por Rickert por outro lado Berger et al. (2018), indicou o início da utilização em 1936 introduzido por Grossman. Entretanto, ambos os autores concordam e relatam que os cimentos a base de óxido de zinco e eugenol possuem alto poder bactericida e escoamento quando manipulados seguindo fielmente as normas do fabricante.

O AH Plus é um cimento resinoso, à base de resina epóxi-amina, apresenta propriedades biológicas e físico-químicas satisfatórias, e tem sido utilizado como

(9)

parâmetros frente a novos cimentos Kok (2013), Cechela et al. (2014). Radiopacidade, biocompatibilidade, escoamento e bom tempo de trabalho são características destacadas por Kok (2013) e Baldi (2009).

Em estudos na literatura avaliando cimentos endodônticos mais utilizados no dia a dia dos consultórios odontológicos, diversas metodologias e propriedades são avaliadas e as comparações entre os cimentos a base de óxido de zinco e eugenol e os cimentos resinosos, no caso o AH Plus, apresentam uma visão mais detalhada dos mesmos. Acerca da radiopacidade entre eles, Werlang et al. (2015), Sydney et al. (2008) verificaram em radiografias digitais e afirmam que o AH Plus é mais radiopaco que os cimentos a base de óxido de zinco e eugenol.

No quesito, poder bactericida, Oliveira e Duque, (2013) destacam que o AH Plus possui um poder bactericida maior que o cimento Endofill (OZE), entretanto, Oliveira (2010) em um estudo de seis cimentos colocados em dois meios de inoculação bacteriana, afirmou que os cimentos a base de óxido de zinco e eugenol têm poder antibacteriano maior que o AH Plus.

Em trabalhos avaliando o poder de escoamento dos cimentos, propriedade de extrema importância para o sucesso dos tratamentos endodônticos, os estudos apontam que ambos os cimentos possuem bom poder de escoamento. De Deus et al. (2002) e Arruda et al. (2005) em seus trabalhos afirmaram que o AH Plus possui maior capacidade de escoar pelos canais acessórios, deltas apicais, canais laterais que os cimentos a base de óxido de zinco e eugenol, em controvérsia, Sydney et al. (2009) e Scelza et al. (2006) relatam que os cimentos a base de óxido de zinco e eugenol possuem maior escoamento que o AH Plus.

CONCLUSÃO:

- O cimento ideal necessita de características otimizadas, principalmente; alto poder de escoamento, ter boa adesividade, biocompatibilidade e atividade antibacteriana.

- Os cimentos a base de óxido de zinco e eugenol conferem melhor atividade antimicrobiana, enquanto os cimentos a base de resina epóxica tem melhor poder de escoamento.

- Até o momento não se conseguiu reunir em um só produto, todas as propriedades almejadas de um cimento endodôntico, sempre havendo prevalência de algumas propriedades sobre as outras.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDINÓS, L. A. C. et al. Avaliação do escoamento e radiopacidade de dois cimentos endodônticos. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 15-22, jan./abr. 2011.

ARRUDA, M. P. et al. Evaluation of flow, and dimensional alterations of epoxy resin-based root canal sealers. Oral Sci., v. 1, n. 1, p. 9-14, may/aug. 2005.

(10)

BALDI, J. V. Avaliação de propriedades físico-químicas do cimento AH Plus preparado com porções de pastas retiradas do início, metade e final bisnagas. 103. f. 2009. Tese (Doutorado em Odontologia) Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, 2009.

BERGER, C. R. E. et al. Endodontia. São Paulo: QuintessencePublishing Brasil, 2018. 472 p.

DE DEUS, G. et al. Penetração intratubular de cimentos endodônticos. Pesquisa Odontológica Brasileira, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 332-336, out./dez. 2002.

ESTRELA, C. Endodontia laboratorial e clínica. São Paulo: Artes Médicas, 2013. 160 p. EUROPEN SOCIETY OF ENDODONTOLOGY. Quality guindelines for endodontic treatment: consensus report of the Europen Society of Endodontology. InternationalEndodonticJournal, v. 39, p.921-930, June 2006.

COHEN, S.; HARGREAVES, K. M. Caminhos da Polpa. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2007. 1104 p.

CECHELA, B. C. et al. Avaliação ex vivo da infiltração coronária em canais obturados com MTA Fillapex e AH Plus. Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro, v. 71, n. 2, p. 139-143, jul./dez. 2014.

FARIA-JÚNIOR N. B. et al. Antibiofilm activity, pH and solubility of endodontic sealers. Int Endod J, v. 46, n.8, p. 755-762, aug. 2013.

FARAONI, G. et al. Avaliação comparativa do escoamento e tempo de presa do cimento MTA Fillapex. RFO, Passo Fundo, v. 18, n. 2, p. 180-184, maio/ago. 2013.

FONSECA, D. G. et al. Radiopacidade dos cimentos endodônticos. FAIPE, v. 2, n. 2, jul. 2012.

GROSSMAN, L. I. Physical properties of root canal cements. Journal of Endodontics, v. 2, n. 6, p. 166-175, 1976.

KOK, D. Comportamento dos cimentos AH Plus e MTA Fillapex nos túbulos dentinários após tratamento e posterior retratamento endodôntico através da microscopia confocal a laser. 32 f. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Endodontia). Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

LIMA, L. N.; PEDROSA, M. S.; DELBONI, M. G. Avaliação do escoamento e extravasamento de cinco cimentos endodônticos através de radiografia digital: um estudo in vitro. Salusvita, Bauru, v.35, n.2, p. 195-206, 2016.

LOPES, H. P.; SIQUEIRA JUNIOR, J. F. Endodontia Biologia e Técnica. 4. ed. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2015.848 p.

(11)

MACHADO, M. E. de L.Endodontia: Ciência e Tecnologia. 3. ed. São Paulo: QuintessencePublishing Brasil, 2017. 710 p.

MARINHO, J. C. S. et al. Avaliação comparativa da citotoxicidade dos cimentos MTA Fillapex e AH Plus: revisão integrativa. Arquivo em Odontologia- UFMG, Belo Horizonte, v. 53, e15, 2017.

OLIVEIRA, P. T. V. Atividade antimicrobiana in vitro de seis cimentos endodônticos avaliados em dois métodos 85 f. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Odontologia). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2010. OLIVEIRA, A. C. M. e Duque, C. Atividade antimicrobiana de cimentos endodônticos. Revista Odontológica Universidade Cidade de São Paulo, v. 25, n. 1, p. 58-67, jan-abr. 2013.

ORSTAVIK, D. Endodontic Filling materials. Endodontic Topics, Oxford, v. 31, p. 53-67, 2014.

SCELZA, M. F. Z. et al. Estudo Comparativo das Propriedades de Escoamento, Solubilização e Desintegração de Alguns Cimentos Endodônticos. PesquisaBrasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 6, n. 3, p. 243-247, set./nov./dec. 2006. SENA, A. L. M. Avaliação do escoamento de cimentos obturadores endodônticos 28 f. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Endodontia). Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

SYDNEY, G. B. et al. Análise da radiopacidade de cimentos endodônticos por meio de radiografia digital. Rev. Odonto. Ciênc., v. 23, n. 4, p. 338-341, 2008.

SYDNEY, G. B. et al. Análise do perfil de escoamento de seis cimentos endodônticos. RGO, v. 57, n.1, p. 7-11, jan./mar. 2009.

SILVA, N. M.; CARDOSO, P. E.; FROIS, I. M. Estudo comparativo frente a atuação dos cimentos endodônticos à base de hidróxido de cálcio, óxido de zinco e eugenol e resinosos. XIV Encontro latino americano de iniciação científica e X encontro latino americano de pós-graduação, Vale do Paraíba, 2012.

SIQUEIRA JUNIOR, J. F. et al. Princípios biológicos do tratamento endodôntico de dentes com polpa necrosada e lesão perirradicular. Revista Brasileira de Odontologia, Rio de Janeiro, v. 69, n. 1, p. 8-14, jan./jun. 2012.

TEIXEIRA, J. F. R. N. Revisão sobre os cimentos de obturação utilizados em Endodontia 51 f. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Medicina Dentária). Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2014

TYAGI, S.; MISHA, P.; TYAGI, P. Evolution of root canal sealers: An insight story. European Journal of General Dentistry, v.2, n.3, p. 199-218, 2013.

(12)

VAL RODRIGUES, R. C. et al. Atividade antibacteriana de diferentes cimentos endodônticos. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 14, n. 3, p. 34-37, 2012. VALERA, M. C. et al. Avaliação do índice de sucesso de tratamentos endodônticos realizados por alunos de graduação. Dental Press Endodontics, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 25-29, abr./jun. 2012.

WERLANG A. C. et al. Avaliação da radiopacidade de quatro cimentos endodônticos. JOral Invest, v. 4, n. 2, p 11-17, 2015.

Referências

Documentos relacionados

This log must identify the roles of any sub-investigator and the person(s) who will be delegated other study- related tasks; such as CRF/EDC entry. Any changes to

properties of these polymers can be controlled using monomers that have functional groups incorporated into the structure that can contribute to the properties of the polymer

2 Overlap integral of the output 90 0 - bend PSW mode profile with a CWG mode profile with different waveguide widths and considering its core as being Si or being the

Esse resultado justifica o presente trabalho, cujo objetivo é analisar a formação de soluções na fase sólida, para os sistemas binários: ácido láurico + ácido mirístico e

The aforementioned categories expressed the feeling of nurses facing the terminal cancer patient, which has been a challenge for these professionals since, during the routine

The probability of attending school four our group of interest in this region increased by 6.5 percentage points after the expansion of the Bolsa Família program in 2007 and

We also determined the critical strain rate (CSR), understood as the tangent of the inclination angle between the tangent to the crack development curve and the crack development

Este facto vai ao encontro ao estudo realizado por Urminsky e Kivetz (2011), sendo que o token proporciona um aumento da preferência por LL, funcionando como