• Nenhum resultado encontrado

CONCORRÊNCIA Nº CIRCULAR Nº 03

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCORRÊNCIA Nº CIRCULAR Nº 03"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CIRCULAR Nº 03

A Comissão de Licitação esclarece as questões suscitadas quanto à Concorrência nº 1.983.796.16.0 para a contratação de serviços de publicidade para a PETROBRAS:

Questão 01 – “No item 1.2 do Anexo VI do Edital, são informados os critérios para formatação do texto do Plano de Comunicação, tais como: ‘(...) texto e numeração de páginas em fonte Arial, cor preta, tamanho pontos’. Perguntamos: o que significa ‘tamanho pontos’? Qual o tamanho da fonte a ser considerada?”

Resposta: Favor considerar fonte TIMES NEW ROMAN tamanho de corpo 12 pontos para a formatação do texto, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações, gráficos, planilhas e tabelas, que devem ser formatadas em fonte TIMES NEW ROMAN tamanho de corpo 9 pontos. No Anexo VI do Edital, item 1.2, onde constar ARIAL, favor considerar TIMES NEW ROMAN.

Questão 02 – “Ainda sobre o Anexo VI do Edital, poderão ser utilizadas cores e diferentes tamanhos de fontes nas tabelas, gráficos e planilhas de que trata o item 1.1.4.4 – Estratégia de Mídia e Não-Mídia?”

Resposta: Favor considerar fonte TIMES NEW ROMAN tamanho de corpo 12 pontos para a formatação do texto, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações, gráficos, planilhas e tabelas, que devem ser formatadas em fonte TIMES NEW ROMAN tamanho de corpo 9 pontos. No Edital, item 1.2, onde constar ARIAL, favor considerar TIMES NEW ROMAN.

Questão 03 – “Na Capacidade de Atendimento, item 1.1.1.2 do Anexo VI do Edital, e na Planilha de Avaliação – Anexo VII-A do Edital, é exigida uma equipe mínima com 15, 8 e 4 anos experiência profissional. Como e quando deve ser apresentada a comprovação dessa experiência profissional mínima exigida?”

Resposta: A documentação comprobatória dos requisitos da equipe mínima deve compor o Envelope A. Conforme o item 2.2.7.1.4, a qualificação dos profissionais deverá ser comprovada sob a forma de currículo resumido - no mínimo, nome, formação e descritivo da experiência comprovada.

Questão 04 – “Para que possamos elaborar a proposta técnica, solicitamos o acesso ao conteúdo restrito do site do Sistema de Identidade da Marca PETROBRAS.”

Resposta: O conteúdo poderá ser acessado por meio de link, login e senha que serão enviados por e-mail para as LICITANTES (empresas que já tenham adquirido o Edital original). As informações ficarão disponíveis até a data de apresentação das propostas técnicas. O login e senha fornecidos não devem ser repassados para terceiros e devem ser utilizados apenas pelas LICITANTES.

Questão 05 – “É possível que veículos de comunicação não possuam tabelas de preço, como por exemplo, o Google. Como deveremos proceder nestes casos?”

(2)

Resposta: Veículos de comunicação que não possuem tabelas de preço poderão ser considerados, desde que os valores apresentados sejam críveis e que seja apresentada a justificativa e os critérios adotados para essa escolha e para os valores estimados.

Questão 06 – “Como deveremos proceder quanto aos formatos diferenciados que não estejam descritos nas tabelas de preço dos veículos?”

Resposta: Formatos diferenciados que não constem nas tabelas de preço poderão ser considerados desde que os valores apresentados sejam críveis e que seja apresentada a justificativa e os critérios adotados para essa escolha e para os valores estimados.

Questão 07 – “A elaboração de uma proposta técnica para participação de licitação de serviços publicitários, notadamente num contrato com a envergadura que a PETROBRAS estabeleceu, exigirá um trabalho muito grande, que demandará tempo substancialmente grande e envolvimento de todas as equipes de profissionais da agência. Nesse período temos as festas natalinas, coincidindo muitas vezes com férias coletivas nas agências de publicidade. Dessa forma, seria mais conveniente que a apresentação das propostas fosse adiada, eventualmente para o fim do mês de janeiro, a fim de que possam ser elaboradas de forma conveniente, tanto para as agências, quanto para a PETROBRAS. Caso contrário poderemos ter, além de uma redução de participantes, também a elaboração de propostas desenvolvidas açodadamente, o que equivale a reduzir a sua qualificação.”

Resposta: A PETROBRAS informa que está analisando este pleito.

Questão 08 – “Quanto às obrigações das agências de publicidade e remuneração, o objeto do contrato a ser firmado será o usualmente indicado pelo artigo 2º da Lei 12.232: “Estudo, planejamento, conceituação, concepção, criação, execução interna, intermediação e supervisão da execução externa e distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação, com o objetivo de promover a venda de bens ou serviços de qualquer natureza, difundir ideias ou informar o público em geral.” A PETROBRAS pagará às agências alguma remuneração por tais serviços?”

Resposta: A remuneração das agências será por meio do desconto-padrão de agência, conforme estabelecem os itens 2.5, 3.5 e 3.11, e respectivos subitens das Normas-Padrão da Atividade Publicitária do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).

Questão 09 – “Quanto às obrigações das agências de publicidade e remuneração, o objeto do contrato ainda acrescenta criação, produção e veiculação de peças/campanhas nos meios online e offline (sem exceção), englobando internet, redes sociais e outras. A PETROBRAS pagará às agências alguma remuneração por tais serviços?”

Resposta: A remuneração das agências será por meio do desconto-padrão de agência, conforme estabelecem os itens 2.5, 3.5 e 3.11, e respectivos subitens das Normas-Padrão da Atividade Publicitária do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).

Questão 10 – “Quanto às obrigações das agências de publicidade e remuneração, o objeto do contrato também abrange a prestação de serviços de elaboração de marcas, expressões de propaganda de logotipos e outros elementos de comunicação publicitária. A PETROBRAS pagará às agências alguma remuneração por tais serviços?”

(3)

Resposta: A solicitação de elaboração de marcas, de expressões de propaganda ou de logotipos se refere a elementos que possam compor peças e/ou campanhas publicitárias. Neste sentido, a remuneração das agências será por meio do desconto-padrão de agência, conforme estabelecem os itens 2.5, 3.5 e 3.11, e respectivos subitens das Normas-Padrão da Atividade Publicitária do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).

Questão 11 – “Quanto às obrigações das agências de publicidade e remuneração, pela criação e produção interna (que deveria ser paga com base na Tabela Referencial de Custos Internos do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio de Janeiro, conforme item 3.6 das Normas-Padrão) e pela intermediação na contratação externa de serviços especiais de publicidade (desenvolvidos por fornecedores externos como produtoras de imagem, produtoras de som, gráficas, serviços de web/digitais etc. criados pelas agências, que deveriam ser pagos no percentual de até 15% sobre os custos desses fornecedores externos, com base no item 3.6.1 das Normas-Padrão), , a PETROBRAS não pagará nada às agências que vierem a ser contratadas?”

Resposta: A remuneração das agências será por meio do desconto-padrão de agência, conforme estabelecem os itens 2.5, 3.5 e 3.11, e respectivos subitens das Normas-Padrão da Atividade Publicitária do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).

Questão 12 – “Quanto às obrigações das agências de publicidade e remuneração, o objeto abrange também os mesmos tipos de serviços a serem prestados pelas agências a serem contratadas, no exterior. A PETROBRAS pagará às agências alguma remuneração por tais serviços?”

Resposta: A remuneração das agências contratadas sobre veiculações realizadas no exterior se dará em modelo similar ao Desconto-Padrão de Agência praticado no Brasil. Visto que, nas Normas-Padrão do CENP, não há regulamentação para remuneração de agência em veiculações internacionais, o valor será calculado sobre os preços negociados para cada veiculação, considerando-se, entretanto, o percentual bruto de remuneração de agências de propaganda praticado em cada país. A agência contratada, então, repassará a PETROBRAS o equivalente a 1/4 (um quarto) da sua remuneração, da mesma forma que é realizado com o desconto-padrão nas veiculações no Brasil. Cabe ressaltar que, no período de 2014 a 2016, o investimento em veiculações no exterior correspondeu a 0,15% do valor total investido em mídia pela PETROBRAS.

Questão 13 – “Conforme o edital, alguns dos encargos serão suportados pelas agências: atendimento à PETROBRAS, pelas agências no exterior, com a manutenção de local para o exercício das atividades publicitárias, manutenção de equipes técnicas, despesas de viagem e estadias dos profissionais das agências e outros. A PETROBRAS fará o reembolso das despesas decorrentes destes serviços?”

Resposta: A instalação de estrutura para o atendimento da PETROBRAS em algum país de interesse só será solicitada caso haja alguma eventual necessidade de prestação de serviços contínuos de publicidade que a justifique. Neste caso, a PETROBRAS entende que é de responsabilidade das CONTRATADAS a manutenção de estrutura para atender as demandas destes serviços, não cabendo qualquer tipo de ressarcimento pelos custos envolvidos. Cabe ressaltar que não é vedada a utilização de estrutura de rede associada ou parceira da CONTRATADA para atendimento às demandas de serviços internacionais.

(4)

Questão 14 – “As agências assumem o compromisso de prestar todos os serviços com recursos próprios, bem como na contratação de serviços especializados. Essa contratação seria em nome das agências, que assumiriam igualmente os encargos, sem direito ao reembolso pela PETROBRAS. Inviável, porque tais fornecedores e prestadores de serviços externos deverão sempre ser contratados pela PETROBRAS, com a intermediação da agência, a qual age em nome da PETROBRAS e, portanto, por sua conta e ordem (item 2.2.4 do edital).”

Resposta: O item 2.2.4 da minuta contratual estabelece que, caso haja a necessidade de contratação de serviços especializados e complementares ao objeto contratual em quaisquer das atividades descritas no objeto deste contrato, mediante prévia anuência e sob os parâmetros oferecidos pela PETROBRAS, a remuneração destes deverá estar especificada na “Autorização de Trabalho” que a CONTRATADA terá de encaminhar a PETROBRAS.

Questão 15 – “Outrossim, deve ficar mais claro no item 24.1.1 do Anexo V que a contratação de fornecedores quando realizada exclusivamente pelas agências para prestar os serviços que a eles competem com exclusividade, são de responsabilidade das agências. Mas não se confundem com os serviços/fornecimento de bens contratados junto a fornecedores externos de bens e serviços especiais, quando meramente intermediados pelas agências, tendo como beneficiária direta a PETROBRAS. Este entendimento está correto?”

Resposta: É vedada a subcontratação para a execução dos serviços objetos do contrato. Para a contratação de fornecedores para a realização de serviços especializados e complementares ao objeto contratual em quaisquer das atividades descritas no objeto do contrato, deverá ser seguido o estabelecido no item 2.2.4 e seus subitens.

Questão 16 – “Apesar do item 2.2.7.1.1 da minuta do Contrato Administrativo estabelecer que cabe à agência, na qualidade de empregadora, o dimensionamento e qualificação dos profissionais contratados, o edital determina, como referência, que a agência deverá ter no mínimo a seguinte equipe técnica para atender a conta da PETROBRAS: planejamento (um profissional com pelo menos 15 anos de experiência, um com oito anos e dois com quatro anos); atendimento (um profissional com 15 anos de experiência), mídia (um profissional com 15 anos de experiência, além de outro com 8 e quatro com 4 anos) criação (um profissional com 15 anos de experiência, dois com 08 anos e dois com 4 anos). Portanto, seriam no mínimo, 15 (quinze) profissionais a serem contratados pela agência para atender exclusivamente a PETROBRAS. Este entendimento está correto?”

Resposta: A decisão a respeito do dimensionamento e qualificação dos profissionais contratados cabe exclusivamente às CONTRATADAS, na qualidade de empregadoras. A quantidade e perfil dos profissionais exposta no Edital é apenas uma referência fornecida pela PETROBRAS como mero parâmetro, tendo como base o histórico de quantitativo e perfil qualitativo dos profissionais dedicados, exclusivamente, à prestação de serviços de publicidade para a PETROBRAS.

Correção de dados expostos na pergunta: O item 2.2.7.1.2 traz a seguinte referência de perfil qualitativo e quantitativo por área: “Planejamento: um profissional com ao menos quinze anos de experiência comprovada; Atendimento: um profissional com ao menos quinze anos de experiência comprovada; um profissional com ao menos oito anos de experiência comprovada; dois profissionais com ao menos quatro anos experiência comprovada; Mídia: um profissional com ao menos quinze anos de experiência comprovada; um profissional com ao menos oito anos de experiência comprovada; quatro profissionais com ao menos quatro anos experiência comprovada; Criação: um profissional com ao menos quinze anos de experiência comprovada; dois profissionais com ao menos oito anos de experiência comprovada; dois profissionais com ao menos quatro anos de experiência comprovada”.

(5)

Questão 17 – “Além desses profissionais, a agência deverá manter no Rio de Janeiro, igualmente e sempre às suas expensas, profissionais de funções de apoio que atuem de forma especializada em produção de RTVC, produção gráfica, produção de peças e conteúdos digitais, controle de mídia, controle de produção, controle financeiro, planejamento digitais e pesquisa de mídia. Se formos contar com pelo menos 1 (um) profissional de cada setor, teremos mais (no mínimo) 08 (oito) profissionais. Este entendimento está correto?”

Resposta: A decisão a respeito do dimensionamento e qualificação dos profissionais contratados cabe exclusivamente às CONTRATADAS, na qualidade de empregadoras. A quantidade e perfil dos profissionais exposta no Edital é apenas uma referência fornecida pela PETROBRAS como mero parâmetro, tendo como base o histórico de quantitativo e perfil qualitativo dos profissionais que atuam em funções de apoio na prestação de serviços de publicidade para a PETROBRAS. No caso das funções de apoio, às quais o item 2.2.7.1.5 do Edital se refere, as mesmas são exercidas, historicamente, por profissionais que não atendem, exclusivamente, à conta PETROBRAS. Conforme os itens 2.2.7.1 e 2.2.7.1.5 do Edital afirmam, cabe ressaltar que para a prestação plena dos serviços de publicidade descritos na minuta contratual, a agência deve dispor de estrutura no Rio de Janeiro, o que vale tanto para a célula central quanto para as funções de apoio.

Questão 18 – “Pela cláusula 2.2.7.2 da minuta de contrato administrativo, as Agências ainda deverão manter no Rio de Janeiro, um núcleo de mídia e acompanhamento de demandas de produção, com mais os seguintes funcionários: um diretor de operações com ao menos 15 anos de experiência; um gerente de mídia com 10 anos; um gerente de atendimento de produção com 10 anos; um supervisor de mídia com 08 anos, 02 coordenadores de mídia com 5 anos, um Supervisor de atendimento com cinco anos. O número mínimo de profissionais para comporem o núcleo de mídia, igualmente e sempre às expensas das agências, sem direito a reembolso pela PETROBRAS seriam 07 (sete) profissionais. Este entendimento está correto?”

Resposta: A decisão a respeito do dimensionamento e qualificação dos profissionais contratados cabe exclusivamente às CONTRATADAS, na qualidade de empregadoras. A quantidade de profissionais é uma referência dada pela PETROBRAS com base na estrutura de Núcleo de Mídia existentes em outras estatais e órgãos do Governo Federal.

Correção de dados expostos na pergunta: No que tange ao Núcleo de Mídia e Acompanhamento de Demandas de Produção, as referências fornecidas no Edital, como mero parâmetro no item 2.2.7.2.2, são: um Diretor(a) de operações com ao menos quinze anos de experiência comprovada; um Gerente de mídia com ao menos dez anos de experiência comprovada; um Gerente de atendimento para supervisão de produção publicitária com ao menos dez anos de experiência; um Supervisor(a) de mídia com ao menos oito anos de experiência; dois Coordenadores(as) de mídia com ao menos cinco anos de experiência; um Supervisor(a) de atendimento para supervisão de produção publicitária com ao menos cinco anos de experiência.

Questão 19 – “Em qual local o núcleo de mídia funcionará?”

Resposta: O Núcleo de Mídia e Acompanhamento de Demandas de Produção (Núcleo) deverá estar sediado na cidade do Rio de Janeiro.

Questão 20 – “O núcleo de mídia, apesar da equipe ser paga pelas agências de publicidade, funcionará, de acordo com o edital, sob a orientação da PETROBRAS. Este entendimento está correto?”

(6)

Resposta: O núcleo de mídia funcionará em consonância com as rotinas e práticas acordadas entre as agências contratadas e a PETROBRAS.

Questão 21 – “O núcleo de mídia (conforme item 2.2.7.5.2 da minuta do contrato administrativo) será mantido mesmo depois de encerrados os contratos com as agências, até que sejam finalizados os trâmites de consolidação de relatórios de checking e de controle de projetos de veiculação em mídia. Sempre às expensas das agências e sem direito ao devido reembolso pela PETROBRAS. Este entendimento está correto?”

Resposta: As veiculações podem acontecer até o último dia de vigência do contrato. Portanto, é natural que alguns relatórios de checking e pós-venda ainda não estejam finalizados, sendo de responsabilidade da agência apresentar a PETROBRAS, mesmo após o fim do contrato, relatórios de checking que, por ventura, não tenham sido finalizados no decorrer de vigência do presente contrato. Para tanto, deve ser mantida uma estrutura mínima no Núcleo, suficiente até que as obrigações contratuais sejam honradas em sua plenitude.

Questão 22 – “O núcleo de mídia (conforme item 2.2.7.8 da minuta do contrato administrativo) deverá ter infraestrutura operacional adequada e funcionários qualificados, contratados e mantidos pelas agências, sem direito a reembolso pela PETROBRAS. Este entendimento está correto?”

Resposta: Sim, está correto. Porém, o item correto da minuta contratual é o 2.2.7.6.1. Cabe esclarecer o nome completo do Núcleo: “Núcleo de Mídia e Acompanhamento de Demandas de Produção.”

Questão 23 – “As agências a serem contratadas, conforme item 2.2.7.8 do contrato, deverão disponibilizar profissionais de planejamento, criação, mídia e controle específicos para elaborar e gerenciar ações e peças publicitários para o meio digital. Além disso (conforme item 2.2.7.12), deverão apresentar relatórios periódicos de gerenciamento de internet, oferecendo acesso a um painel de visualização para o monitoramento a ser realizado pelas equipes das agências com acesso e supervisão da PETROBRAS, as ações publicitárias digitais, incluindo redes sociais, oferecendo a combinação analítica entre as plataformas escolhidas em parceria com a PETROBRAS, como AFA, GOOGLE Analytics, arquivos CSV, DFA, Adwords e outros. A PETROBRAS fará o reembolso das despesas decorrentes destes serviços? A PETROBRAS pagará às agências alguma remuneração por tais serviços?”

Resposta: A PETROBRAS entende que os profissionais listados no item 2.2.7.8 já compõem o quadro funcional das agências atuantes no mercado e, historicamente, eles costumam atuar na conta oportunamente conforme necessidade. A respeito dos relatórios periódicos de gerenciamento de internet, cabe esclarecer que a PETROBRAS arcará especificamente com os custos correspondentes à contratação de adserver e de outras ferramentas necessárias para a geração de tais relatórios, elaborados pela agência, desde que previamente autorizada pela PETROBRAS.

Questão 24 – “Conforme item 2.2.7.9 do contrato, as agências disponibilizarão traduções e versões de peças ou campanhas publicitárias nos idiomas solicitados pela PETROBRAS. Haverá reembolso pela PETROBRAS às agências pelas despesas de tradução/versão das campanhas? Haverá remuneração paga pela PETROBRAS às agências por tais trabalhos de tradução/versão das campanhas?”

Resposta: A PETROBRAS entende que a disponibilização de materiais publicitários na língua correlata ao seu local de veiculação e publicação é prerrogativa para a realização do objeto do

(7)

contrato. A remuneração das agências será por meio do desconto-padrão de agência, conforme estabelecem os itens 2.5, 3.5 e 3.11, e respectivos subitens das Normas-Padrão da Atividade Publicitária do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).

Questão 25 – “As agências disponibilizarão para a PETROBRAS, serviços básicos de pesquisa de mídia e de tendências do mercado, regular em todos os mercados, públicos alvos e periodicidade existentes etc. Haverá reembolso pela PETROBRAS às agências das despesas com aquisição das pesquisas?”

Resposta: A remuneração das agências será por meio do desconto-padrão de agência, conforme estabelecem os itens 2.5, 3.5 e 3.11, e respectivos subitens das Normas-Padrão da Atividade Publicitária do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).

Questão 26 – “As agências se obrigam a apresentar, para todos os tipos de compras de mídia, relatórios de checagem por empresas terceirizadas sem vínculo com os exibidores, em todas as praças cobertas por serviço de checagem. Haverá reembolso pela PETROBRAS às agências das despesas com relatórios de checagem por empresas terceirizadas?”

Resposta: É responsabilidade das agências apresentar, sem ônus para a PETROBRAS, relatórios de checagem de empresas terceirizadas, de forma a comprovar a veiculação contratada. Cabe salientar que a remuneração das agências será por meio do desconto-padrão de agência, conforme estabelecem os itens 2.5, 3.5 e 3.11, e respectivos subitens das Normas-Padrão da Atividade Publicitária do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).

Questão 27 – “As agências deverão orientar e supervisionar a produção e a impressão das peças de publicidade aprovadas pela PETROBRAS. Haverá remuneração paga pela PETROBRAS às agências pelos serviços de orientação e supervisão dos serviços de impressão?”

Resposta: A remuneração das agências será por meio do desconto-padrão de agência, conforme estabelecem os itens 2.5, 3.5 e 3.11, e respectivos subitens das Normas-Padrão da Atividade Publicitária do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP).

Questão 28 – “Conforme item 2.2.10.1 do contrato, as agências deverão fornecer a PETROBRAS, quando finalizados os materiais produzidos, nos suportes em formato aberto, para que possam ser reproduzidos a critério da PETROBRAS, cópias máster na tecnologia ou mídia indicada, em arquivo digital, idem quanto a peças gráficas, digitais, eletrônicas etc. Haverá reembolso pela PETROBRAS às agências para adquirem dos fornecedores externos as cópias em máster e arquivos digitais?”

Resposta: Conforme rege o item 2.2.10.1.1, a CONTRATADA deverá fornecer, sem custos para a PETROBRAS, cópias máster na tecnologia ou mídia indicada pela PETROBRAS, em arquivo digital na maior resolução possível. Cabe ressaltar que a remuneração das agências será por meio do desconto-padrão de agência, conforme estabelecem os itens 2.5, 3.5 e 3.11, e respectivos subitens das Normas-Padrão da Atividade Publicitária do Conselho Executivo das Normas-Normas-Padrão (CENP).

Questão 29 – “Apesar de não haver qualquer remuneração paga pela PETROBRAS às agências, pelos serviços prestados, o item 15.1 do Anexo V do edital estabelece que será feita uma retenção de

(8)

0,9% do valor correspondente a cada medição, o que reduz a remuneração das agências. Este entendimento está correto?”

Resposta: A remuneração das agências será por meio do desconto-padrão de agência, conforme estabelecem os itens 2.5, 3.5 e 3.11, e respectivos subitens das Normas-Padrão da Atividade Publicitária do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP). Em verdade, trata-se do disposto no item 25.1, que versa sobre garantia de cumprimento de obrigações trabalhistas da contratada, sob a forma de retenção ao longo da vigência contratual. Consoante disposto na referida cláusula, o percentual de retenção incidirá sobre a remuneração da agência. Não há que se falar, portanto, em redução da remuneração, haja vista que ela não deixará de ocorrer, apenas será concluída ao final do contrato, tendo a contratada cumprido todas as obrigações trabalhistas que lhe cabem.

Questão 30 – “A PETROBRAS nada pagará às agências pelos serviços que lhe forem prestados, bem como nada reembolsará às agências pelos custos por estas havidos na forma acima destacada e a PETROBRAS receberá das agências, ¼ dos honorários de mídia (Desconto de Agência) que são pagos com exclusividade a estas, pelos Veículos de Comunicação. Ou seja, a agência repassará à PETROBRAS 25% de sua remuneração obtida junto aos veículos de comunicação. Este entendimento está correto?”

Resposta: A remuneração das agências será por meio do desconto-padrão de agência, conforme estabelecem os itens 2.5, 3.5 e 3.11, e respectivos subitens das Normas-Padrão da Atividade Publicitária do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP). Em seu Anexo B, as Normas-Padrão estabelecem um sistema progressivo de serviços/benefícios, com base no investimento bruto anual em mídia do anunciante. Se o investimento bruto anual em mídia for superior a R$ 25.000.000,01, pode ser aplicado um percentual negociável do desconto padrão de até 5%, passando a agência a ser remunerada em 15%.

Questão 31 – “O contrato ainda estabelece que no atendimento da PETROBRAS, no exterior, as agências receberão dos veículos de comunicação a sua remuneração, caso seja feito esse pagamento e, neste caso, a agência se obriga também a repassar a PETROBRAS ¼ dessa remuneração. Este entendimento está correto?”

Resposta: A remuneração das agências contratadas sobre veiculações realizadas no exterior se dará em modelo similar ao Desconto-Padrão de Agência praticado no Brasil. Visto que, nas Normas-Padrão do CENP, não há regulamentação para remuneração de agência em veiculações internacionais, o valor será calculado sobre os preços negociados para cada veiculação, considerando-se, entretanto, o percentual bruto de remuneração de agências de propaganda praticado em cada país. A agência contratada, então, repassará a PETROBRAS o equivalente a 1/4 (um quarto) da sua remuneração, da mesma forma que é realizado com o desconto-padrão nas veiculações no Brasil. Cabe ressaltar que, no período de 2014 a 2016, o investimento em veiculações no exterior correspondeu a 0,15% do valor total investido em mídia pela PETROBRAS.

Questão 32 – “Caso não haja desconto de agência, pago pelos veículos de comunicação às agências, no exterior, esta deverá prestar seus serviços de forma inteiramente gratuita a PETROBRAS, arcando com todos os custos de equipe, manutenção, viagens, estadias no exterior. Em síntese, a PETROBRAS nada pagará às agências que lhes prestarem seus serviços publicitários, nada reembolsará às agências pelos custos havidos por estas no atendimento das condições do contrato e ainda auferirá ¼ da remuneração de mídia, paga pelos veículos às agências de publicidade. Isso pode

(9)

caracterizar infração a dois princípios básicos de direito: haveria um enriquecimento sem causa pela PETROBRAS, seja porque os serviços que lhes são prestados pelas agências não são pagos por ela, seja porque ela ainda aufere ¼ da remuneração que deveria ser exclusiva das agências, paga pelos veículos de comunicação e também haveria locupletamento ilícito do trabalho das agências, pela PETROBRAS, pelos mesmos fundamentos. Solicitamos esclarecimentos.”

Resposta: Nos países em que não houver desconto-padrão de agência, a PETROBRAS realizará o modelo de remuneração semelhante ao praticado no Brasil, ou seja, 15% sobre o valor negociado de compra dos espaços de mídia. A remuneração por tais serviços ocorrerá, indiretamente, por meio da remuneração que a agencia irá auferir pela prestação dos serviços no Brasil, logo, não há que se falar em locupletamento ilícito ou enriquecimento sem causa. Estas são as condições comerciais que a PETROBRAS está disposta a oferecer.

Questão 33 – “As disposições da Cláusula Vigésima e Vigésima Primeira da minuta do contrato administrativo, que são antecipadamente afrontadas pela PETROBRAS. O que se constata é que não há qualquer pagamento pelos serviços contratados, por quem contrata os serviços. Ou seja, a PETROBRAS. Não há qualquer ressarcimento dos custos e encargos impostos pelo contrato, realizados pelas agências de publicidade. Não há fundamento para que haja qualquer repasse de honorários a PETROBRAS, por serviços prestados pelas agências aos veículos de comunicação. Solicitamos esclarecimentos.”

Resposta: A remuneração das agências será por meio do desconto-padrão de agência, conforme estabelecem os itens 2.5, 3.5 e 3.11, e respectivos subitens das Normas-Padrão da Atividade Publicitária do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP). Em seu Anexo B, as Normas-Padrão estabelecem um sistema progressivo de serviços/benefícios, com base no investimento bruto anual em mídia do anunciante. Se o investimento bruto anual em mídia for superior a R$ 25.000.000,01, pode ser aplicado um percentual negociável do desconto padrão de até 5%, passando a agência a ser remunerada em 15%.As condições comerciais ofertadas pela PETROBRAS são de livre apreciação pelas interessadas. Importante salientar que, uma vez que ofereçam proposta a PETROBRAS na licitação, estarão aderindo a tais condições, de modo que as referidas cláusulas no contrato a ser firmado pelas vencedoras do certame encontram-se plenamente adequadas.

Questão 34 – “O contrato impõe condições leoninas e que até poderão ser aceitas por participantes, aderindo por desespero e necessidade de gerar receitas, apesar de que tenham alto potencial de serem negativas, seja para as agências a serem contratadas, seja para a PETROBRAS, que poderá verificar, em pouco tempo, a inexequibilidade do contrato. Daí, porque, a pretensão para que o edital seja profundamente alterado, no sentido de tornar possível a prestação de serviços publicitários da melhor forma possível e desejada, e uma consequente e necessária remuneração aos prestadores de tais serviços.”

Resposta: O presente edital e a minuta de contrato foram elaborados nos termos das Normas-Padrão estabelecidas pelo Conselho Executivo de Normas-Padrão (CENP); do Regulamento do Procedimento Licitatório Simplificado da PETROBRAS, estatuído pelo Decreto nº 2.745/98; do Manual da PETROBRAS para Contratação (MPC), publicados no Diário Oficial da União de 25 de agosto de 1998 e 09 de fevereiro de 2015, respectivamente; e subsidiariamente pela Lei 12.232/10. As condições comerciais ofertadas pela PETROBRAS são de livre apreciação pelas interessadas. Importante salientar que, uma vez que ofereçam proposta a PETROBRAS na licitação, estarão aderindo a tais condições, de modo que as referidas cláusulas no contrato a ser firmado pelas vencedoras do certame encontram-se plenamente adequadas.

(10)

Questão 35 – “O item 8 do briefing nos orienta a acessar o Manual de Identidade Corporativa da PETROBRAS. Neste link é mencionada uma tipografia específica da companhia que não está disponível para download. Como podemos obtê-la?”

Resposta: Os arquivos da fonte poderão ser acessados por meio de link, login e senha que serão enviados por e-mail para as LICITANTES (empresas que já tenham adquirido o Edital original). As informações ficarão disponíveis até a data de apresentação das propostas técnicas. O login e senha fornecidos não devem ser repassados para terceiros e devem ser utilizados apenas pelas LICITANTES.

Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2016.

Att.

Referências

Documentos relacionados

A infecção leva a formas sintomáticas em até 70% dos infectados, sendo suas formas clínicas, nos pacientes sintomáticos, divididas em três fases: aguda ou febril, com duração de

Entre os assuntos que podiam provocar avaliações consideradas “erradas” pelos integralistas estavam: a relação entre o integralismo e o fascismo; a questão do

Nenhum vínculo empregatício se estabelecerá, em hipótese alguma, entre a CONTRATANTE e qualquer profissional, inclusive médicos, designados pela CONTRATADA para prestar

SICOOB CREDIJEQUITINHONHA – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Alto e Médio Jequitinhonha Ltda. DIVULGAÇÃO

Com base no exposto conclui-se que o nível de adequação da evidenciação social às recomendações da NBC T 15 das 23 empresas de capital aberto do estudo classificou-se em

“Existe uma imagem dupla de preconceito: nos anos cinquenta era a invisibilidade de não poder dizer que era índio para não sofrer discriminação, razão pela qual muitos se

As identidades são compreendidas, em geral, como características específicas de um grupo que os diferenciam de outros. Em relação aos espaços de confluência de

No setor elétrico, destaca-se também no modelo baseado na taxa de chefia dos domicílios, empregado pela ANEEL para projetar o número de domicílios ocupados, urbanos e rurais, para