• Nenhum resultado encontrado

Coleção Gestão e Desenvolvimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coleção Gestão e Desenvolvimento"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Ijuí 2012

(4)

 2012, Editora Unijuí Rua do Comércio, 1364 98700000 Ijuí RS Brasil Fone: (0__55) 3332-0217 Fax: (0__55) 3332-0216 E-mail: editora@unijui.edu.br Http://www.editoraunijui.com.br www.twitter.com/editora_unijui Editor: Gilmar Antonio Bedin Editor-Adjunto: Joel Corso Capa: Elias Ricardo Schüssler

Responsabilidade Editorial, Gráfica e Administrativa: Editora Unijuí da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí; Ijuí, RS, Brasil)

Catalogação na Publicação:

Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques – Unijuí

G393 Gestão social : aspectos teóricos e aplicações / organiza-dores Airton C. Cançado, Jeová Torres Silva Jr., Fernando G. Tenório. - Ijuí : Ed. Unijuí, 2012. – 456 p. – (Coleção gestão e desenvolvimento).

ISBN 978-85-7429-998-3

1. Administração. 2. Gestão social. 3. Gestão social – Aspectos teóricos. 4. Gestão social - Aplicações. I. Cançado, Airton C. II. Silva Jr., Jeová Torres. III. Tenório, Fernando G. IV. Título. V. Título: Aspectos teóricos e aplicações. VI. Série.

CDU: 351 65.012.4

(5)

A Coleção Gestão e Desenvolvimento é uma iniciativa editorial do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento (PPGDes) da Unijuí e da Editora Unijuí, voltada à publicação de textos que abordem a temática da gestão e do desenvolvimento numa visão interdisciplinar das Ciências Sociais, contemplando as Linhas de Pesquisa do Programa: Gestão Empresarial; Administração Pública e Gestão Social e Desenvol-vimento Local e Gestão do Agronegócio. O objetivo da Coleção é disponibilizar aos leitores um conjunto de obras que contribuam para qualificar o debate sobre as temáticas destas áreas.

CONSELHO EDITORIAL Ph.D. Elisio Contini (Embrapa-Brasília) Dr. Fernando Guilherme Tenório (Ebape/FGV)

Dr. Fernando Luis Gache (Universidade Técnica Nacional de Buenos Aires, Argentina) Dr. Fernando Luiz Abrucio (EAESP/FGV)

Dra. Janete Lara de Oliveira (UFMG)

Ph.D. Joan Subirats (Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha)

Dr. Marcelo Fernando Lopez Parra (Instituto de Altos Estudos Nacionais do Equador) Dr. Maurício Serva (UFSC)

Dr. Carlos Ricardo Rosseto (Univali) Dr. Roberto Costa Fachin (PUCMG)

Dr. Victor Ramiro Fernández (Universidade Nacional do Litoral – Santa Fé, Argentina)

COMITÊ EDITORIAL Dr. David Basso

Dra. Enise Barth Teixeira Dr. Jorge Oneide Sausen Dra. Sandra Beatriz Fernandes Dr. Sérgio Luís Allebrandt

(6)
(7)

SuMáRIO

Prefácio ...11 Professor Gilmar Antonio Bedin

APresentAção ...13 Airton Cardoso Cançado

Fernando Guilherme Tenório Jeová Torres Silva Jr. PArte 1

Gestão sociAL: ensino, Pesquisa e Prática ...21 capítulo 1

Gestão Social, um Conceito Não Idêntico?

Ou a Insuficiência Inevitável do Pensamento ...23

Fernando G. Tenório capítulo 2

Rede e Capital Social na Gestão da Pastoral da Criança ...37

Luciano A. P. Junqueira Claudia M. do Nascimento capítulo 3

Avaliação de Processos Decisórios Participativos no Polo Comercial Saara Situado na Cidade do Rio de Janeiro: uma fórmula

de sucesso com problema em seu princípio ativo, a participação ...57

Lamounier E. Villela Eduardo G. da Costa

(8)

capítulo 4

Gestão Social, Finanças Solidárias e Desenvolvimento

Territorial: os impactos dos 10 anos do Banco Palmas ...87

Jeová Torres Silva Jr Rebeca R. Grangeiro capítulo 5

Gestão Social Aplicada às Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial Rural no Brasil:

o caso do território da cidadania norte do Rio de Janeiro ...119

Felipe B. Zani Thais S. Kronemberger Anderson F. Dias capítulo 6

A Gestão Social no Contexto do Programa Territórios da Cidadania: a experiência de alguns municípios do noroeste gaúcho ...157

Sérgio L. Allebrandt José R. de Oliveira Cristiele T. Deckert capítulo 7

Políticas Públicas Sociais e de Desenvolvimento

Local no Noroeste Gaúcho ...193

Sérgio L. Allebrandt Carlos J. Marin Filho Larissa Lucchese Ceratti PArte 2

Gestão sociAL:

Aspectos conceituais e Perspectivas Aplicadas ...225 capítulo 1

Crises e Oportunidades em Tempos de Mudança ...227

Ladislau Dowbor Ignacy Sachs Carlos Lopes

(9)

capítulo 2

A Contribuição da Gestão Social para o Desenvolvimento ...261

Rosinha M. Carrion capítulo 3

Os Novos Protagonistas e as Novas Lideranças

da Gestão Social Participativa ...273

Doris A. V. Sayago capítulo 4

Gestão Participativa, Parceria e Conflitos por Poder no Contexto

de Programas para o Desenvolvimento Local na Amazônia ...295

Mário Vasconcellos Sobrinho Ana Maria de A. Vasconcellos capítulo 5

Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais e Gestão Social: a responsabilidade socioambiental empresarial como forma

de operacionalizar o desenvolvimento local sustentável ...325

Claudinete de F. S. Oliveira Santos Carla R. Pasa Gómez

capítulo 6

Etnicidade e Mercado: experiências de geração

de renda em uma comunidade etnicamente diferenciada ...363

Carlos Frederico Lúcio Ismael Rocha Jr capítulo 7

Movimento e Princípios Cooperativistas: evolução

e reflexões para novos estudos em gestão social ...391

Airton C. Cançado José Roberto Pereira Ariádne S. Rigo Mário C. H. Gontijo

(10)

capítulo 8

Gestão Social e Políticas Públicas: análise das disparidades

no provimento da qualidade de vida em Minas Gerais ...423

Marco Aurélio M. Ferreira Ambrozina de A. P. Silva Doraliza A. A. Monteiro Luiz Antônio Abrantes

(11)

PREFáCIO

Gilmar Antonio Bedin1

As últimas décadas do século passado e os primeiros 12 anos deste novo milênio têm sido um período histórico importante para a afirmação do Brasil como um Estado Democrático de Direito, alicerçado numa sociedade civil ativa e numa economia dinâmica e diversificada. Para tanto concorreram as principais forças políticas em atuação no país e inúmeros fatores. Entre estes, destacam-se os princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 (extremamente democráticos) e o reconhecimento da complexidade da sociedade brasileira.

A promulgação da Constituição Brasileira de 1988 foi, de fato, um marco histórico importante para o país e sinalizou claramente que um longo ciclo político estava encerrado (o ciclo da oscilação entre democracia e autoritarismo e, consequentemente, da instabilidade política). Além disso, indicou com exatidão que o modelo econômico do país deveria levar em consideração três aspectos fundamentais: a atuação do Estado, do mercado e da sociedade civil. Isto ficou evidente com a constitucionalização da ordem econômica e com sua fundamentação nos princípios, entre outros, da função social da propriedade, na defesa do direito do consumidor, na defesa do meio ambiente e redução das desigualdades regionais e sociais.

1Doutor em Direito do Estado. Coordenador do curso de Mestrado em Direitos Humanos da

Unijuí. Ex-reitor da Unijuí. Autor, entre outras obras, de Direitos do Homem e

(12)

12

G i l m a r A n t o n i o B e d i n

O reconhecimento da complexidade da sociedade brasileira (presente, por exemplo, no princípio do pluralismo político e no pluralismo econômico) também foi fundamental. É que este fato deixou claro que o Brasil havia feito uma escolha e que esta sugeria que o país estava se aproximando dos contornos gerais das economias desenvolvidas, que conciliam democracia de massa, produção capitalista diversificada e forte presença de instituições e políticas sociais. Assim, o caminho estava delineado e o desafio estava posto: Como lidar com esta nova realidade e como produzir conceitos e instrumentos de gestão adequados a este novo contexto?

O enfrentamento da primeira parte do desafio foi mais fácil e logo todos nós estávamos adaptados ao novo cenário da sociedade brasileira: uma sociedade mais moderna, complexa e diversificada política, social e economicamente. O enfrentamento da segunda parte do desafio (produzir conceitos e instrumentos de gestão adequados a este novo contexto) não foi tão tranquilo. É que já havíamos acumulado uma boa experiência e uma boa trajetória de formulação teórica sobre gestão pública (e seus procedi-mentos) e de gestão privada (também chamada, às vezes, de estratégica), mas nenhum acúmulo mais substantivo sobre gestão social.

Este foi e continua a ser um grande desafio. De fato, parece evidente que os conceitos, instrumentos e paradigmas da gestão pública, por um lado, e os conceitos, instrumentos e paradigmas da gestão privada, por outro, estão bem sedimentados e possuem um bom nível de consenso. Isto já não ocorre com a área da gestão social. Por isso, a importância do livro – Gestão

Social: Aspectos Teóricos e Aplicações –, que tenho a honra de prefaciar neste momento. A obra contribui de maneira extraordinária para a superação da visão excessivamente estadocêntrica ou mercadocêntrica da sociedade brasi-leira, fortalecendo a democratização das relações sociais e a autonomia da sociedade civil na construção de suas próprias alternativas (visão sociocên-trica). Este é um enfoque indispensável. Por isso, a leitura do livro mostra-se obrigatória para todos interessados pelo tema e que desejam participar, de forma ativa, da construção desta nova visão.

(13)

APRESENTAÇÃO

A concepção do livro Gestão Social: Aspectos Teóricos e Aplicações, traz a ideia de se fazer um Manual – handbook – com a visão geral da gestão social para ser utilizado em cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Gestão Social e áreas afins. Além disso, também se espera atender à demanda existente em disciplinas de outros cursos que abordam a gestão social (gestão pública, políticas públicas, gestão de cooperativas, responsabilidade socioambiental, desenvolvimento territorial, desenvolvi-mento sustentável, economia solidária, cooperativismo, gestão ambiental, movimentos sociais, biopolítica e subjetividade, empreendedorismo social, tecnologia social e tópicos avançados/especiais/contemporâneos de admi-nistração, dentre outros).

O objetivo de produzir este Manual origina-se a partir de dois fenô-menos que observamos nos últimos anos. Por um lado, verificamos que títulos dedicados à gestão social que pudessem ser usados em disciplinas e cursos deste campo eram poucos. Uma rápida catalogação dos livros publi-cados até 2011 permite obter pouco mais de 15 títulos com este tema. Na maioria dos cursos e disciplinas de gestão social são utilizados, como biblio-grafia indicada, apenas artigos isolados retirados de anais de eventos o que não oferece uma visão geral dos conceitos, práticas e temas afins da gestão social.

Por outro lado, era notório o aumento da produção acadêmica, sobre-tudo a partir da constituição da Rede de Pesquisadores em Gestão Social – RGS (www.rgs.wiki.br), em 2007. A RGS permitiu que uma série de ações

(14)

14

A i r t o n C a r d o s o C a n ç a d o – F e r n a n d o G u i l h e r m e Te n ó r i o – J e o v á To r r e s S i l v a J r.

fossem edificadas por meio de parcerias entre os seus membros, o que contribuiu como causa efetiva para o aumento exponencial desta produção. Dentre estas ações estão o Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social – Enapegs – (que chegará a 6a edição em 2012), o apoio e

assesso-ramento de centros de pesquisa mais antigos a novos núcleos de pesquisa e extensão em gestão social, a participação conjunta em editais e projetos científicos na área (vide os quatro projetos em gestão social financiados pelo PRÓ-ADM/Capes e o Observatório da Formação em Gestão Social), e os cinco primeiros volumes editados pela Coleção Enapegs. A produção bibliográfica desenvolvida até o momento, contudo, não tinha o propósito de ser elaborada para compor um Manual de Gestão Social. Os volumes ante-riores da Coleção Enapegs eram coletâneas de artigos reunindo os melhores trabalhos dos Encontros Enapegs e um volume dedicado exclusivamente ao tema de Casos de Ensino em Cooperativismo e Associativismo, com foco na Economia Solidária.

O livro Gestão Social: Aspectos Teóricos e Aplicações – volume 6 da cole-ção Enapegs – foi construído de um modo diferente. Convidamos autores/ pesquisadores destacados para explorarem temas importantes da gestão social, seja nos seus aspectos teóricos ou sobre práticas relevantes, e que estes textos fossem produzidos pensando em compor um manual ou handbook de gestão social. Os autores dos capítulos são docentes/pesquisadores de referência em suas instituições e trabalham diretamente com disciplinas e orientações – voltadas para o campo – de estudantes em Graduações, Especializações, Mestrados e Doutorados. Além disso, por serem destacados profissionais são comumente chamados para ministrar disciplinas e orientar estudantes em outras IES.

Parte 1 – Gestão Social: Ensino, Pesquisa e Prática

Desde o início dos anos 90 quando iniciamos o Programa de Estudos em Gestão Social (Pegs) no espaço institucional da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getulio Vargas

(15)

15

Apresentação

(FGV), nos deparamos com o significado que daríamos à expressão gestão

social. Desde então, várias são as interpretações externadas, porém aquela que mais se aproxima do entendimento que referencia as atividades do PEGS é aquela que define a gestão social como um espaço democrático de tomada de decisão. Significa dizer que os intentos de discussão conceitual, de pesquisa e de extensão pretendidos no âmbito do Pegs trabalham com a premissa da dialogicidade, do bem comum, do ethos republicano.

O conjunto de textos a seguir apresentado teve origem nos estudos patrocinados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes – por meio do Edital Nº 09/CII-2008 Programa Pró-Ad-ministração. No atendimento a este Edital, o Pegs/Ebape/FGV associado a outras instituições de ensino superior (IES)1 – UFC, UFRRJ, Ufla, UFSC,

Unijuí e PUC/SP – apresentaram o projeto Gestão Social: ensino, pesquisa e

prática, que tem com um de seus objetivos centrais disseminar os estudos originados no âmbito das IES envolvidas e cujo cronograma de execução compreende os anos de 2010 a 2014. Destaca-se que a gestão social foi definida como um dos temas prioritários do edital elaborado pela Capes. A importância da temática se revela, ainda, no número de projetos aprovados em que a gestão social se apresenta como foco 4 dentre os 23 contemplados pelo edital. Além disso, argumenta-se que os conhecimentos e práticas sobre gestão social como representação de processos de deliberação participativa são atualmente de grande importância na formação de administradores. A seguir apresentamos os sete textos que compõe a Parte 1 deste livro: Capí-tulo 1. Gestão social, um conceito não idêntico? Ou a insuficiência inevitável do

pensamento, de autoria de Fernando Tenório; Capítulo 2. Rede e capital social

na gestão da Pastoral da Criança, dos autores Luciano Junqueira e Claudia

Nascimento; Capítulo 3. Avaliação de processos decisórios participativos no polo

comercial Saara situado na cidade do Rio de Janeiro: uma fórmula de sucesso

1 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Universidade Federal do

Ceará (UFC), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universi-dade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

(16)

16

A i r t o n C a r d o s o C a n ç a d o – F e r n a n d o G u i l h e r m e Te n ó r i o – J e o v á To r r e s S i l v a J r.

com problema em seu princípio ativo, a participação, elaborado por

Lamou-nier Villela e Eduardo da Costa; Capítulo 4. Gestão social, finanças solidárias

e desenvolvimento territorial: os impactos dos 10 anos do Banco Palmas, escrito por Jeová Torres Silva Jr. e Rebeca Grangeiro; Capítulo 5. Gestão social aplicada

às políticas públicas de desenvolvimento territorial rural no Brasil: o caso do território da cidadania norte do Rio de Janeiro, desenvolvido por Felipe Zani,

Thais Kronemberger e Anderson Dias; Capítulo 6. Gestão social no contexto de

políticas públicas federais: leituras da experiência no território da cidadania noro-este colonial, descrito por Sérgio Allebrandt, Cristiele Deckert e José Oliveira e Capítulo 7. Políticas públicas sociais e de desenvolvimento local no noroeste gaúcho:

percepções sobre seus impactos e limitações, composto por Sérgio Allebrandt, Carlos

Marin Filho e Larissa Ceratti.

Parte 2 – Gestão Social: Aspectos Conceituais e Perspectivas Aplicadas

Esta sessão do livro foi estruturada com os objetivos de conter textos que expusessem a discussão conceitual da gestão social, sob diversas pers-pectivas, e o alinhamento com as temáticas que a integra (responsabilidade social, políticas públicas, invocação e tecnologia social, cooperativismo, economia solidária, empreendedorismo social, desenvolvimento territorial), bem como apresentar algumas aplicações da gestão social na prática em distintas realidades e tipos organizacionais (órgãos do poder público, empre-sas e organismos não govenamentais). A Parte 2, como aponta seu título, contém 3 capítulos mais teórico-conceituais e 5 mais aplicados, expondo casos exemplares de práticas. As reflexões teóricas dos 3 capítulos iniciais apresentam-se de forma aplicada nos capítulos seguintes, que possuem proposta de tratar o tema de maneira prática, possibilitando ao leitor perce-ber como se dá a relação teoria-prática na gestão social.

Esta parte do livro atingiu, assim, uma significativa abrangência de temáticas, de cursos e de Instituições de Ensino Superior – IES – de todas as regiões do país. Reunimos textos de integrantes de grupos de pesquisa

(17)

17

Apresentação

ou docentes de cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado – com foco em gestão social ou temáticas afins – de IES do Norte (Universidade da Amazônia – Unama, Universidade Federal do Pará – Ufpa, Universidade Federal do Tocantins – UFT), do Nordeste (Universidade Federal da Bahia – Ufba, Universidade Federal do Ceará – UFC, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), do Centro-Oeste (Universidade de Brasília-UnB), do Sudeste (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, Universidade Federal de Lavras – Ufla, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Universidade Presi-dente Antônio Carlos – Unipac) e do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS).

A Parte 2 do livro está estruturada em oito capítulos: Capítulo 1.

Crises e oportunidades em tempos de mudança, dos professores Ladislau Dowbor,

Ignacy Sachs e Carlos Lopes; Capítulo 2. A contribuição da gestão social para o

desenvolvimento escrito por Rosinha M. Carrion; Capítulo 3. Os novos

protago-nistas e as novas lideranças da gestão social participativa, elaborado por Doris

Sayago; Capítulo 4. Gestão participativa, parceria e conflitos por poder no contexto

de programas para o desenvolvimento local na Amazônia, de autoria de Mário

Vasconcellos Sobrinho e Ana Maria de A. Vasconcellos; Capítulo 5. Arranjos e

siste-mas produtivos e inovativos locais e gestão social: a responsabilidade socioambien-tal empresarial como forma de operacionalizar o desenvolvimento local sustentável,

das autoras Claudinete de F. S. Oliveira Santos e Carla R. Pasa Gómez; Capítulo 6. Etnicidade e Mercado: Experiências de geração de renda em uma comunidade

etnicamente diferenciada, de Carlos Frederico Lúcio e Ismael Rocha Jr.; Capítulo 7. Movimento e princípios cooperativistas: evolução e reflexões para novos estudos

em gestão social, de autoria de Airton Cardoso Cançado, José Roberto Pereira e

Ariádne Scalfoni Rigo e Mário C. Hamdan Gontijo; Capítulo 8. Gestão social e

políticas públicas: análise das disparidades no provimento da qualidade de vida em Minas Gerais elaborado por Marco Aurélio M. Ferreira, Ambrozina de A. P.

(18)

18

A i r t o n C a r d o s o C a n ç a d o – F e r n a n d o G u i l h e r m e Te n ó r i o – J e o v á To r r e s S i l v a J r.

Estes capítulos originaram-se de pesquisas e estudos executados em núcleos de pesquisas e extensão que são centros de excelência nas temáticas dos textos que compõem a parte II. Cabe-nos apontar com distinção o Grupo

Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Sustentabilidades – Gipes/PPGA/Ufpe

(grupo de pesquisa com reconhecidos estudos nos temas da sustentabilidade e de responsabilidade socioambiental empresarial), o Centro de

Desenvolvi-mento Sustentável – CDS/PPGCDS/UnB (centro de estudos relevantes nos temas do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável), o Núcleo de

Economia Solidária – NESol/UFT (núcleo com ações extensionistas impor-tantes em economia solidária e cooperativismo), o Núcleo Interdisciplinar de

Pesquisas e Estudos Sobre o Terceiro Setor – Nipets/PPGA/EA/UFRGS (grupo de pesquisa com ênfase em gestão social, políticas públicas de desenvol-vimento e economia solidária), o Laboratório Interdisciplinar de Estudos em

Gestão Social – Liegs/UFC Cariri (programa de extensão e grupo de pesquisa com estudos importantes enfatizando gestão social e desenvolvimento terri-torial) e o The United Nations Institute for Training and Research – Unitar/ONU (organismo de excelência das Nações Unidas para treinamento e pesquisa nas áreas de meio ambiente, paz, segurança, diplomacia e governança).

Concluindo, para publicar os textos destes respeitados pesquisadores, núcleos e instituições reunidos tanto na Parte 1 quando na Parte 2 do livro

Gestão Social: Aspectos Teóricos e Aplicações, foi necessário o apoio de algumas pessoas e organizações. Em outras palavras, não seria possível publicar esta obra sem:

a) as articulações interinstitucionais promovidas pela Rede de Pesquisadores em Gestão Social – RGS;

b) a ação gerencial do Programa de Estudos em Gestão Social – Pegs/Ebape/ FGV, do Núcleo de Economia Solidária – NESol/UFT e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social – Liegs/UFC Cariri;

(19)

19

Apresentação

c) o reconhecimento institucional da Universidade Federal do Ceará – UFC –, da Universidade Federal do Tocantins – UFT, da Universidade Regio-nal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí e da Fundação Getúlio Vargas/RJ;

d) o aporte de recursos do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, do Programa de Extensão Universitária – ProExt/Ministério da Educação – MEC – e do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Administração – Pró-Administração/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes; e

e) o empenho pessoal do professor Sérgio Luís Allebrandt (Unijuí). Desta forma, ao tempo que reconhecemos e agradecemos estas contribuições, encerramos a apresentação e rogamos que o propósito do livro seja atingido.

Boa leitura!

Airton Cardoso Cançado (NESol/UFT) Fernando Guilherme Tenório (Pegs/Ebape/FGV) Jeová Torres Silva Jr. (Liegs/UFC-Cariri)

(20)

Referências

Documentos relacionados

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

O volume de recursos distribuídos pelo programa de crédito rural pode ser importante fonte de financiamento para a implementação do novo Código Florestal.. Além disso, se o

1 The combination of public policies, such as Rural Credit and the new Forest Code, 2 can bring substantial benefits to both rural modernization and climate change mitigation, at

Após a receção das propostas apresentadas pelos concorrentes acima indicados, o Júri decidiu não admitir a concurso as Propostas do concorrente “Oficina da Inovação, S.A” por

Todavia, se retirarmos o efeito da linha Outras Receitas (Despesas) Operacionais em ambos os anos, por terem uma natureza não recorrente, temos um crescimento de

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

A reação de imunohistoquímica para receptores de progesterona através de anticorpo monoclonal PgR Ab2 mostrou marca- ção de CTBs, células do epitélio e do estroma caruncular,