• Nenhum resultado encontrado

Prova de Agente de Saneamento aplicado no Concurso da SAMAE São Jerônimo da Serra PR em 18/11/

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prova de Agente de Saneamento aplicado no Concurso da SAMAE São Jerônimo da Serra PR em 18/11/"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

01. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o que é saneamento?

a) O controle de todos os fatores do meio biológico, que exercem efeitos benéficos sobre o bem estar físico, mental e social.

b) O controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social.

c) Pesquisas sobre os efeitos nocivos causados ao homem pela contaminação da água. d) Ações de treinamento de pessoal no controle de doenças.

e) Métodos de controle de transmissão de doenças veiculadas pela água.

02. Dentre as vidrarias mais utilizadas nos laboratórios está o béquer (foto abaixo). Qual é a sua função?

a) Realizar reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.

b) Realizar análises volumétricas, por possuir graduação em seu comprimento para facilitar a leitura de volume escoado.

c) Medir e transferir volumes variáveis de líquidos.

d) Separar misturas heterogêneas de líquidos não miscíveis e extração líquido/líquido

e) Recipiente para conter líquidos ou soluções, é usado em reações com desprendimento de gases. 03. A bactéria Escherichia coli e outras semelhantes são muito importantes por serem utilizadas como

bioindicadores da qualidade da água. Assim, a partir de determinados valores de presença desses organismos, as autoridades sanitárias podem determiná-la imprópria para o consumo. A alta concentração dessas bactérias na água é indicador de poluição porque:

a) são todos agentes patogênicos, isto é, causadores de doenças.

b) sua alta concentração é fator de competição intraespecífica com as algas verdes.

c) sua presença indica altas concentrações de matéria orgânica, importante no crescimento de algas. d) grande quantidade dessas bactérias por unidades de volume leva à formação das marés vermelhas. e) a presença desses micro-organismos indica contaminação por fezes.

04. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas doenças veiculadas por água contaminada? a) Esquistossomose, tripanossomíase, febre tifoide e cólera.

b) Disenterias amebiana e bacteriana, herpes e malária. c) Disenteria amebiana, ascaridíase, febre tifoide e cólera. d) Peste bubônica, dengue, doença de chagas e febre tifoide. e) Cólera, ancilostomose, elefantíase e malária.

05. Qual fórmula se usa para preparar uma solução de água salina a 0,9%? a) 90 g de cloreto de sódio em 1000 mL de água destilada

b) 0,9 g de cloreto de sódio em 1000 mL de água destilada c) 9 g de cloreto de sódio em 100 mL de água destilada d) 90 g de cloreto de sódio em 100 mL de água destilada e) 9 g de cloreto de sódio em 1000 mL de água destilada

06. No mundo todo, mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água tratada e fluoretada, procedimentos básicos e eficientes no combate de muitas doenças, tais como disenteria amebiana e cólera.

Fonte: UNICEF

As doenças acima citadas são causadas, respectivamente, por: a) protozoário e bactéria

b) bactéria e vírus c) protozoário e vírus d) fungo e bactéria e) bactéria e protozoário

07. Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. Em um desses procedimentos é adicionado determinada quantidade de sulfato de alumínio, que serve para aglomerar partículas sólidas encontradas na água, como por exemplo, a argila. Tal procedimento é denominado:

a) Fluoretação b) Decantação c) Desinfecção d) Filtração

(2)

e) Coagulação

08. Salvador tem 14 praias impróprias ao banho"A maioria das praias é contaminada por lançamento de esgoto no mar". Conjuntivite, dermatites, hepatite do tipo A, cólera, diarreia e infecção por protozoários são algumas das doenças que podem ocorrer devido ao banho em áreas consideradas impróprias. "Crianças e idosos estão mais suscetíveis".

Especialistas recomendam usar toalhas e cadeiras como proteção para se sentar na areia, além de uma boa higienização corporal após sair da praia para evitar danos à saúde.

Com relação à contaminação da água do mar e dos rios, assinale a alternativa correta.

a) A presença de coliformes fecais reflete a contaminação com esgoto sanitário, o que pode causar doenças como hepatite, amebíase e cólera.

b) A eliminação do lançamento de resíduos industriais impede a presença de coliformes fecais.

c) A difteria, principal causa da mortalidade infantil em nosso país, é transmitida por protozoários presentes na água contaminada.

d) A contaminação biológica e industrial da água pode ser eliminada por fervura e cloração.

e) A purificação total da água é garantida por sua evaporação e posterior precipitação na forma de chuva, ainda que a atmosfera esteja poluída.

09. A tabela periódica consiste num ordenamento dos elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas, em que os elementos que apresentam as propriedades semelhantes são dispostos em colunas. Este ordenamento foi proposto pelo químico russo Dmitri Mendeleiev em 1869. Os elementos químicos atuais estão dispostos em escala crescente de:

a) valências

b) massas atômicas c) números atômicos d) número de oxidação e) densidade

10. A contaminação ambiental causada pelo uso crescente e indiscriminado de agroquímicos, em especial os herbicidas (Glifosato), tem gerado preocupações quanto ao lançamento inadequado desses compostos no ambiente e na contaminação da água e consequentemente ao homem. A massa molecular do composto glifosato (C3H8NO5P) é: (dados: C = 12, H = 1, N = 14, O = 16, P = 31) a) 74 u b) 95 u c) 148 u d) 169 u e) 338 u

11. Quais são as medidas preventivas para se evitar disenteria bacteriana e amebiana?

a) Saneamento básico, uso de instalações sanitárias, lavar bem os alimentos ingeridos crus e só beber água tratada.

b) Usar telas nas janelas, evitar água doce parada em vasos, descartar pneus ou outros recipientes que possam ser depósitos de ovos de agentes transmissores.

c) Utilizar seringas descartáveis e usar preservativos durante as relações sexuais. d) Isolamento dos doentes e tratamento com antibióticos.

e) Construções de alvenaria e evitar desmatamentos.

12. Com relação aos materiais utilizados em laboratório, faça a associação adequada da coluna I (equipamento) com a coluna II, em que são listadas as suas funções, e assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

Coluna I (equipamento) Coluna II (função)

I. Balão volumétrico A. Administrar reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.

II. Bureta B. Utilizado na separação de misturas heterogêneas de líquidos não miscíveis e na extração líquido/líquido.

III. Proveta C. Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com quantidades mais precisas.

IV. Funil de separação D. Medir e transferir volumes exatos de líquidos.

V. Erlenmeyer E. Utilizado em titulações para medidas exatas de líquidos. Escolha a alternativa que apresenta a correlação correta.

a) I – C; II – D; III – A; IV – B; V – E b) I – C; II – E; III – D; IV – B; V – A c) I – D; II – A; III – B; IV – C; V – E

(3)

d) I – E; II – C; III – A; IV – D; V – B e) I – A; II – B; III – C; IV – D; V – E

13. Quanto à qualidade da água potável, assinale a afirmativa correta. a) É permitido 100 UFC/100 mL de bactéria Escherichia coli. b) É permitido 10 UFC/100 mL de bactéria Escherichia coli. c) É permitido 100 UFC/1000 mL de bactéria Escherichia coli. d) É permitido 10 UFC/1000 mL de bactéria Escherichia coli.

e) Em 100 mL não é permitida a presença da bactéria Escherichia coli.

14. Entres as doenças de veiculação hídrica temos a hepatite, giardíase e febre tifoide. Essas doenças são transmitidas, respectivamente, por

a) bactéria, protozoário e bactéria b) vírus, bactéria e protozoário c) protozoário, bactéria e vírus d) vírus, protozoário e bactéria e) bactéria, vírus e vírus

15. No processo de tratamento de água potável, as partículas de argilas e impurezas em suspensão são retiradas pela técnica de sedimentação das partículas. Nesta etapa ocorre a formação de um precipitado gelatinoso de hidróxido de alumínio [Al(OH)3], que adsorve as partículas em suspensão.

Esta reação ocorre pela adição de: a) sulfato de cálcio

b) nitrato de alumínio c) sulfeto de alumínio d) sulfato de alumínio e) carbonato de cálcio

16. O esquema que segue refere-se às etapas de tratamento da água. Considerando-se as etapas I, II, III e IV, o processo de tratamento de água envolve, respectivamente, quais etapas?

a) Cloração, filtração, coagulação e sedimentação. b) Sedimentação, coagulação, filtração e cloração. c) Coagulação, sedimentação, filtração e cloração. d) Sedimentação, filtração, cloração e coagulação. e) Cloração, coagulação, sedimentação e filtração.

17. No tratamento da água é acrescentado o flúor, processo denominado fluoretação. Esse procedimento é adotado para:

a) combater a bactéria da difteria. b) eliminar os coliformes totais e fecais. c) prevenir a cárie dentária nas crianças. d) facilitar a filtração da água em tratamento.

e) realizar a floculação das partículas em suspensão.

18. O laboratorista, para preparar uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4), procedeu da seguinte maneira:

pegou um balão volumétrico de 1000 mL e colocou uma quantidade de água destilada, adicionou 98 mL de ácido sulfúrico e, posteriormente, completou o volume para 1000 mL de água destilada. Qual a concentração molar do ácido sulfúrico preparado?

(dados: H = 1, S = 32, O = 16) a) 1 M b) 2 M c) 3 M d) 4 M e) 5 M

19. A água é imprescindível para a sobrevivência do homem e se apresenta em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. As passagens da água do estado sólido para líquido e do líquido para o sólido são denominadas, respectivamente: a) sublimação e fusão. b) solidificação e fusão. c) fusão e solidificação. d) fusão e sublimação. e) solidificação e vaporização.

(4)

20. Qual é a importância da análise do oxigênio dissolvido (DO), demanda química de oxigênio (DQO) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO)?

a) Parâmetros químicos para avaliar a quantidade de agroquímicos.

b) Parâmetros físicos para determinar a quantidade de matéria orgânica dissolvida. c) Parâmetros químicos para avaliar a quantidade de oxigênio na água.

d) Parâmetros para avaliar o grau e capacidade de autodepuração da poluição orgânica. e) Parâmetros para avaliar o grau de poluição química.

21. Um loteamento possui 20 terrenos com diferentes tamanhos, conforme a tabela a seguir:

Quantidade de Terrenos Largura (em metros) Comprimento (em metros)

10 12 24

5 15 30

5 20 50

Qual é a área total do loteamento em m2? a) 1738

b) 3476 c) 6952 d) 7538 e) 10130

22. Um grupo com 05 professores do Curso de Biologia de uma Universidade resolveu tirar uma foto, um ao lado do outro. Quantas fotos diferentes são possíveis tirar?

a) 30 b) 60 c) 90 d) 120 e) 150

23. Uma piscina possui o formato de um hexágono regular com 12 metros de perímetro e 02 metros de profundidade. Qual é o volume de água, em litros, estando essa piscina cheia?

(Considere 3 = 1,73) a) 10380 b) 20760 c) 31140 d) 41520 e) 50250

24. Uma loja de calçados vendeu, no último mês, 150 sapatos, 120 tênis masculinos, 80 tênis femininos, 200 sapatinhos infantis. Aproximadamente, qual é a porcentagem de tênis femininos vendidos, em relação ao total das vendas efetuadas pela loja?

a) 12,45 % b) 14,54 % c) 15,50 % d) 16,50 % e) 20,50 %

25. O número de termos da seguinte P.A. 3, 6, 9, . . . , 81 é: a) 25

b) 26 c) 27 d) 28 e) 29

(5)

Fonte: Folha de São Paulo 06/11/2012.

26. A partir da leitura da tirinha exposta e do seu conhecimento do mundo, analise as afirmativas a seguir. I. Os soldados são, em geral, obedientes e decididos.

II. O superior ao dizer “Apresentar ... armas”, qualificou como ineficaz o uso de armas bélicas. III. As nações, frequentemente, sentem-se preocupadas quanto ao uso das armas químicas. IV. Cabe aos soldados escolher o uso de armas que lhes garanta a vitória.

Apenas qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s)? a) II.

b) III. c) I e II. d) I e III. e) II e IV.

27. “Ninguém experimenta a profundidade de um rio com os dois pés.” (Provérbio africano). Qual é a interpretação desse provérbio?

a) A justiça brasileira é muito vagarosa.

b) Diante do desconhecido é preciso ter cautela. c) Acordar é como ser surpreendido pelo susto. d) Com boas maneiras chegamos a qualquer lugar. e) Conhecer profundamente um lugar nos garante certeza. 28. Quanto à concordância, assinale a frase INCORRETA.

a) Nesta semana, a polícia apreendeu muitos DVDs pirata. b) No final do mês sempre acontecem bastantes promoções.

c) Não sei bem, mas acho que faz umas três semanas que Jorge esteve aqui. d) Hoje haviam muitas pessoas na sala de recepção.

e) Vendem-se cachorros-quentes e refrigerantes.

29. Quanto à colocação dos pronomes oblíquos átonos, analise as frases abaixo. I. Eu sempre me lembrarei da vida de São Jerônimo.

II. Eu sempre lembrar-me-ei da vida de São Jerônimo III. Eu sempre lembrarei-me da vida de São Jerônimo. IV. Eu sempre tenho me lembrado da vida de São Jerônimo. V. Eu sempre tenho lembrado-me da vida de São Jerônimo.

Quais estão de acordo com as normas gramaticais? a) Apenas I e IV

b) Apenas I e V. c) Apenas II e IV. d) Apenas II, III e V. e) Todas.

30. Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto abaixo.

“Filmes de viagem no tempo tendem ____ nos prender _____ história. Agora imagine um em que o protagonista é um assassino pago para matar, no presente, alvos da máfia no futuro. Até o dia em que ele descobre que tem de eliminar ____ si próprio. Bruce Willis vive o matador coroa e Joseph Gordon-Levitt é sua versão mais jovem.”

LOOPER – ASSASSINOS DO FUTURO (Superinteressante, out 2012) a) à – à – à

b) a – a – a c) à – à - a d) a – a – à

(6)

Referências

Documentos relacionados

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

After introducing a spatiotemporal DER adoption forecasting model, a rigorous comparison of various models to represent technology adoption dynamics in electricity network

Para que os resultados da amostra possam ser comparados com os de um grupo de falantes de língua materna portuguesa e compreender, deste modo, mais extensivamente o nível de

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Corrente Convencional de Não Funcionamento – Inf Valor estipulado da corrente para o qual o fusível não deve fundir durante o tempo convencional. Corrente Convencional

Findado este estudo, importa referir, que mais do que analisar os níveis de prática desportiva, de consumo de álcool, de tabaco e a percepção que os jovens faziam da sua

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

However, while in the commercial entrepreneurship these pull motivations are more closely associated with extrinsic and hedonic motiva- tion ( Santos, 2012 ), i.e., there is a