• Nenhum resultado encontrado

ROADMAPPING TECNOLÓGICO (TRM) PRÉ-SAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROADMAPPING TECNOLÓGICO (TRM) PRÉ-SAL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ROADMAPPING TECNOLÓGICO (TRM) – PRÉ-SAL

Suzana Borschiver –

suzana@eq.ufrj.br

Universidade Federal do Rio de Janeiro- Escola de Quimica-Neitec

Andressa Oliveira Costa de Jesus –

andressaocj@gmail.com

Universidade Federal do Rio de Janeiro- Escola de Química -Neitec

Karoline da Mota Coelho –

karolinemota@ufrj.br

Universidade Federal do Rio de Janeiro- Escola de Química –Neitec

Silmar Baptista Nunes -

silmar@fieb.org.br

Núcleo Estratégico do SENAI (NES)

Resumo - Entre as maiores descobertas de hidrocarbonetos no mundo nos últimos anos, estão os campos em águas

profundas, na camada do Pré-Sal, localizados no Brasil, que deverão fortalecer ainda mais a participação da produção offshore na E&P de óleo e gás no mundo. O seguinte trabalho apresenta o processo de construção do Roadmap Tecnológico (TRM) sobre Pré-sal, apresentando os cenários de desenvolvimento tecnológico, dando ênfase aos desafios tecnológicos nesta nova fronteira de exploração e aos principais temas que demandam esforços de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a produção de hidrocarbonetos em águas profundas e ultra profundas na camada do Pré-sal, identificando tendências tecnológicas e mercadológicas para os próximos anos. A metodologia de TRM, dentro do conceito de prospecção tecnológico, consiste em uma ferramenta de planejamento estratégico utilizado pelos diversos atores na cadeia produtiva de modo a auxiliar na tomada de decisão relacionada a mercado, produto e tecnologia em um horizonte temporal de curto, médio e longo prazo. Para alcançar tais objetivos foram analisados diversos documentos técnicos (artigos científicos, publicações em mídia especializada, patentes solicitadas e concedidas), em um horizonte de tempo definido. Foram realizadas análises denominadas Macro, Meso e Micro e o resultado é organizado no Roadmap de modo a se obter um cenário temporal da evolução do setor. O produto final, o Roadmap Tecnológico, apresenta o foco de desenvolvimento tecnológico das empresas encontradas no presente estudo, separando-os de acordo com o estágio da pesquisa.

Palavras-Chave: Pré-sal, prospecção tecnológica, roadmap tecnológico, águas profundas

Abstract -Among the major hydrocarbon discoveries in the world in recent years are the deepwater fields in the pre-salt layer, located in Brazil, which will further strengthen the participation of offshore production in the E & P of oil and gas in the world. The following paper presents the process of building a Technology Roadmap (TRM) about Pre-salt, presenting scenarios of technological development, emphasizing the technological challenges in this new frontier of exploration and the main issues that require efforts of Research and Development (R & D) for hydrocarbon production in deep and ultra deep waters in the pre-salt layer, identifying technological and market trends for the coming years. The TRM methodology, consists of a strategic planning tool used by the various players in the production chain in order to assist in decision making related to market, product and technology, in a time

(2)

horizon divided in short term, medium term and long term. To achieve these goals several technical documents (journal articles, publications in specialized media, requested and granted patents) were analyzed, in a defined time horizon. Analysis called Macro, Meso and Micro were performed, each result is organized in the Roadmap in order to obtain a temporal scenario of the evolution of the sector. The final product, Technological Roadmap, introduces the focus of technological development of enterprises found in this study, separating them according to the stage of research.

Keywords- pre-salt, technological roadmap, subsea, deepwater

I. INTRODUÇÃO

Um dos principais recursos naturais explorados no mundo são os hidrocarbonetos, pois constituem as reservas de petróleo e gás natural, a principal fonte da matriz energética mundial. Diante da importância desse recurso energético e pelo fato de grande parte das reservas estarem localizadas no Oriente Médio, muitos países após as crises do petróleo e a consequente elevação do preço do barril, passaram a destinar vultosas somas de recursos para viabilizar a produção de hidrocarbonetos em condições de difícil exploração. Uma parcela substantiva dessas dificuldades condiz com os campos marítimos conhecidos como campos offshore Neto, 2006).

A exploração de petróleo em reservatórios marítimos teve início no final do século XIX na costa oeste dos EUA, expandindo posteriormente para a costa leste, mais especificamente no Golfo do México, local onde o segmento passou a se desenvolver com base na pesquisa científica e tecnológica. Na década de 60, a atividade migrou para o Mar do Norte (Europa), todavia, devido às adversidades locais, novas tecnologias de exploração foram desenvolvidas nessa província. O expressivo aumento artificial nos preços do petróleo na década de 70, provocado pelos choques de petróleo, e a consecutiva crise energética e econômica dos países dependentes da importação do óleo bruto, induziu as companhias de petróleo para a diversificação de suas atividades, a fim de ampliar a oferta de petróleo e a reduzir os respectivos déficits nas balanças comerciais dos países. Essa diversificação ocorreu principalmente no sentido de ampliação da exploração no segmento offshore, tornando o segmento em uma atividade econômica e tecnologicamente viável (Neto, 2006). Entre as maiores descobertas de hidrocarbonetos no mundo nos anos 2000, estão os campos em águas profundas, na camada do Pré-Sal, localizados no Brasil, que deverão fortalecer ainda mais a participação da produção offshore na E&P de óleo e gás no mundo.

Com base no exposto e, diante da importância da exploração do pré-sal, o presente trabalho tem como objetivo identificar as tendências tecnológicas e de mercado para os próximos anos tendo como produto final o Roadmap Tecnológico do Pré-sal. De modo a suportar o processo de decisão de investimentos e alocação de recursos do SENAI em apoio ao setor industrial.

II. APROSPECÇÃOTECNOLÓGICA

Os estudos de Prospecção Tecnológica, também chamados de estudos de futuro, ou forecast(ing), foresight(ing) ou future studies, fornecem as principais tendências no contexto mundial sendo possível segmentar estas tecnologias por setor da economia. Estes estudos auxiliam a identificação de tecnologias promissoras, úteis para uma determinada organização, bem como apontam para possibilidades de negócios e parcerias. A sistematização da prática de monitoramento tecnológico, a ser coberta pela prospecção tecnológica e de inovação, visa congregar a busca de soluções adequadas para a identificação e priorização de uma agenda de P&D, articulada com instituições de pesquisa, que possa inclusive influenciar agenda de P&D nacional e criar demandas para a cadeia inovativa do setor. (Borschiver,2008)

Os objetivos de um estudo prospectivo podem ser bem abrangentes, pois podem ir desde futuros relacionados a um universo mais amplo, onde uma grande quantidade de atores está envolvida e existe uma grande quantidade de fatores e variáveis que devem ser analisados, até um universo mais limitado, onde empresas ou organizações

(3)

objetivam gerar estudos prospectivos que analisem os fatores exógenos ao ambiente daquela empresa ou organização. Com tais estudos as empresas buscam verificar o grau de influência destes fatores nos seus produtos e no seu nicho de mercado. Tais estudos devem servir de ferramenta não só para apoiar os processos de planejamento corporativo das empresas, mas também as políticas públicas e setoriais. (Borschiver, 2008)

Os Roadmappings Tecnológicos (Technology Roadmapping – TRM) estão sendo cada vez mais adotados para o gerenciamento do futuro das tecnologias, sendo caracterizados por prever o que é possível ou provável de acontecer e também por planejar a articulação da ação. Foram desenvolvidos para diversos tipos de público e especificidades, sendo caracterizados por prever o que é possível ou provável de acontecer, e também por planejar uma ação conjunta (KAPPEL, 2001). O método serve para auxiliar na estruturação do processo de planejamento de uma instituição, indústria ou empresa, permitindo a visualização de lacunas no planejamento estratégico, através do alinhamento entre objetivos futuros e atividades presentes na organização. Isso permite a identificação e priorização de vantagens competitivas sustentáveis e a alocação correta de recursos humanos e tecnológicos.

Os Roadmaps podem ter várias formas de apresentação, mas a aproximação mais comum é mostrada na Figura 1, que consiste em uma representação gráfica baseada no tempo, compreendendo um número de camadas que tipicamente incluem perspectivas comerciais e tecnológicas (PHAAL et al., 2001). Para KAPPEL (2001), os Roadmaps devem conter os parâmetros-chave mercado, produto e tecnologia ao longo do tempo para uma parte do negócio.

Figura 1 - Technology Roadmap esquemático mostrando como a tecnologia pode ser alinhada a desenvolvimento de produto e

serviço, estratégia de negócios e oportunidades de mercado. Fonte: Adaptado de PHAAL et al. (2001).

III. METODOLOGIA

O trabalho foi realizado em três etapas: A fase pré-prospectiva, a fase de prospecção tecnológica e a construção do Roadmap. A fase Pré-prospectiva constitui uma etapa fundamental da metodologia de Roadmap, pois constitui uma pesquisa preliminar em que os assuntos/campos relacionados ao tema/objeto de estudo são levantados. São pesquisadas dissertações de mestrado e doutorado, além de materiais específicos, como apresentações, workshops e livros. As informações obtidas durante essa etapa, servem de suporte para a próxima fase, como por exemplo a definição das palavras-chave utilizadas nas pesquisas.

A fase de Prospecção Tecnológica é baseada em uma metodologia definida a partir da busca de palavras-chave específicas em documentos técnicos, seguida da análise dos mesmos. Os documentos técnicos analisados foram artigos, patentes concedidas e patentes solicitadas. Após análises, os resultados são divididos em Análise Macro, Meso e Micro. A Análise Macro abrange a série histórica das publicações, os países que têm mais artigos publicados no período, as universidades, centros de pesquisa e empresas relacionadas ao assunto. Na Análise Meso, os documentos são categorizados de acordo com os aspectos mais relevantes em torno do Pré-sal. Estes aspectos foram devidamente identificados na etapa inicial do estudo (fase pré-prospectiva), cujo foco era apontar as grandes áreas de exploração científica sobre a exploração e produção do Pré-sal. Na análise Micro cada taxonomia da análise

(4)

Meso foi detalhada, sendo então identificadas particularidades relacionadas ao grande número de tecnologias sendo estudadas ou já sendo utilizadas para superar os obstáculos do Pré-sal.

A base de dados utilizada na pesquisa foi Scirus (www.scirus.com). Esse website é uma grande plataforma de informação científica que realiza a pesquisa em vários bancos de dados de documentos. Para este trabalho, os bancos de dados selecionados foram Science Direct e Springer.

A seguir serão apresentadas as informações sobre a estratégia de busca utilizada na ferramenta de pesquisa avançada.

 Período analisado: entre 2008 e 2013

 Tipos de documentos: Articles, Articles in press and reviews  Formato dos arquivos: pdf e word

 Banco de dados: “Science Direct” e “Springer”

As palavras-chave utilizadas na pesquisa foram: Pre-salt; casing; competition fluids; CO2; Bouy; subsea facilities; gas transport; float; Deepwater drilling; floating platform; reservoir engineering; Deepwater completion; horizontal well; completions; offshore seismic acquisition; geological setting; work over; flexible and umbilical; gas flow; well engineering; manifolds; outflow; equipment subsea; xmas tree; dry completion; well integrity; oil flow; well geometry; subsea processing; platforms; well coating; subsea boosting; anchoring platforms; Hydrocarbon processing; Dry tree; Floating production system; Recovery of Deposits; Drilling fluids. Todas essas palavras-chave foram combinadas com: pre-salt, Deepwater e subsea, no momento da pesquisa a fim de direcionar os resultados as regiões de águas profundas. Além disso, foi realizada uma busca específica com os nomes de importantes empresas que atuam no setor, como: FMC, Halliburton, Cameron, Schlumberger, GE, BP, BG, Exxon, NOV e Statoil. A partir das buscas detalhadas acima, foram encontrados um total de 415 artigos, que analisados resultaram em 66 artigos com foco no tema. É importante ressaltar entre os artigos encontrados apareceram muitas repetições apesar da utilização de palavras-chave diferentes.

A pesquisa de patentes foi realizada nas seguintes bases de dados: INPI, base de dados brasileira, e USPTO, base de dados americana.

As palavras-chave utilizadas no USPTO foram: Reservoir Engineering; Reservoir Engineering; Completions workover; Well Engineering; Equipment subsea; Well integrity; Subsea processing; boosting; Deepwater floating production system; Dry tree solutions; Hydrocarbon Processing; Drilling; Completetion Fluids; Facilities; Offshore Seismic Acquisition; Flexible and Umbilicals; Xmas Tree/manifolds. No INPI foram utilizadas as palavras-chave “pré-sal” e “águas profundas”.1

No estágio atual, aparecem os estudos que indicam aplicações específicas e revisão de processos / tecnologias que foram ou são utilizados em um estudo piloto, próximos de serem utilizados em larga escala. O longo prazo corresponde normalmente um estudo de bancada, onde se busca novas tecnologias e equipamentos, que ainda estão distantes de serem empregadas comercialmente.

IV. RESULTADOS

IV.I- Fase pré-prospectiva

Nesta fase, através de pesquisa e consultas a um especialista, foram encontrados os principais desafios tecnológicos do Pré-sal. São eles:

Engenharia de reservatórios: engloba os assuntos relacionados ao ambiente onde o petróleo se encontra e suas

características antes mesmo da exploração, como formato dos poços e caracterização das rochas.

Engenharia de poço: refere-se aos processos aos quais o ambiente descrito anteriormente será submetido durante a

extração, por exemplo, o controle da pressão durante a exploração, o revestimento, controle de corrosão e segurança dos poços durante a perfuração.

(5)

Completação e Produção: representa alguns desafios durante o momento da exploração como a garantia de

escoamento, a geração de energia, o controle de corrosão e as técnicas de completação seca e molhada.

Tecnologias aplicadas às plataformas: como o pré-sal é explorado em áreas muito distantes da costa e com uma

lamina d’água muito extensa, as condições de operação das plataformas também são diferentes. Esta taxonomia apresenta soluções para as dificuldades encontradas, como adaptações estruturais necessárias para operar nessas condições, sistemas de ancoragem, controle de corrosão e geração de energia.

CCS: A exploração de petróleo na camada de sal, tem como consequência a liberação de CO2 e a separação e o

destino deste que representa um dos grandes desafios, portanto a taxonomia CCS apresenta técnicas de captura e separação do CO2 e também de armazenagem na própria camada de sal.

Tecnologia associada à logística de transporte: apresenta soluções para os desafios estabelecidos pela grande

distância da costa e a extensa lâmina d’água acima do solo. A dificuldade de locomoção ocorre não só para os equipamentos, mas também para as pessoas, insumos e produtos tanto para o transporte da costa para plataforma quanto da plataforma para o poço.

IV.II- Fase prospectiva

 Artigos

Foi observado que o ano com maior número de publicações foi 2013, o número de publicações do ano de 2011 foi quase quatro vezes maior que do ano anterior, além disso houve um aumento expressivo de publicações entre os anos de 2011 e 2013.

A China foi o país que publicou o maior número de artigos e apresentou uma única empresa presente na maioria deles, a PetroChina, associada a universidades e centros de pesquisas. Os Estados Unidos, país que mais consome petróleo no mundo, representa cerca de 23% do total de artigos, dentre esses, a maioria foi publicada por empresas, com destaque para a Shell, seguida da Schlumberger.

Dada a relevância do Pré-sal para o futuro da indústria de exploração e produção de petróleo no Brasil, o país ficou em terceiro lugar com 14 artigos publicados. A Petrobras aparece como a principal empresa do país a participar dessas pesquisas, muitas vezes em parceria com universidades do país. A universidade brasileira que apareceu com maior frequência nessas parcerias foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em relação aos artigos, organizou-se os mesmos no mapa no estágio atual e longo prazo conforme citado anteriormente. A maior parte dos artigos foi classificada como tecnologias de longo prazo. Dentre essas publicações o assunto encontrado com maior frequência foi “Completação e Produção” com ênfase na “Garantia do escoamento”, que constitui um dos principais desafios atuais para o desenvolvimento do Pré-sal devido às grandes diferenças de temperatura e pressão encontradas. Dos artigos classificados como estágio atual, a maioria diz respeito a “Engenharia de reservatórios” e teve como foco a “Caracterização das rochas dos reservatórios”, que é essencial para prever o comportamento dos poços durante a exploração do petróleo.

As principais empresas encontradas na pesquisa foram: Petrobras, que apresentou maior quantidade de artigos, seguida da PetroChina, Shell, SINTEF, Halliburton e Schlumberger.

Em relação as universidades pode-se destacar a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a China University of Petroleum com seis e sete artigos respectivamente. E com menor quantidade de artigos a Dalian University of Technology, Norwegian University of Science and Technology, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade de São Paulo (USP).

As taxonomias identificadas na análise Meso foram: Engenharia de Reservatórios; Engenharia de Poço; Completação e Produção; Tecnologias associadas às plataformas; CCS e Tecnologia associada à logística de transporte, como mostra a figura 2 a seguir:

(6)

Figura 2 - Análise Meso dos artigos

Na análise de artigos, foram encontradas ás seguintes tecnologias: Engenharia de Reservatórios, onde a maior parte das tecnologias tinham como foco a caracterização das rochas dos reservatórios; Completação e Produção, neste caso as tecnologias tinham como objetivo a garantia do escoamento; Engenharia de Poços que abordou principalmente problemas durante a perfuração; Tecnologia associada a logística de transporte, teve como maior desafio o transporte de pessoal e materiais nas longas distâncias entre a plataforma e os poços; CCS obteve mais artigos em tecnologias de separação e captura; e as Tecnologias Aplicadas à Plataformas obtiveram dois focos: adaptações estruturais de plataformas e sistemas de ancoragem.

 Patentes Concedidas

Conforme mencionado na seção de metodologia, a análise das patentes concedidas determina o curto prazo na perspectiva temporal do Roadmap tecnológico. A primeira análise é a evolução do conhecimento tecnológico em número de patentes concedidas por ano que mostrou que a partir de 2007 houve um aumento acentuado anual no número de patentes relacionadas a exploração em águas profundas, o número de patentes sobre o assunto praticamente dobrou entre os anos de 2012 e 2013, que foi o ano com maior quantidade de documentos. Brasil e EUA foram os países que apresentaram maior número de patentes, juntos representam 90% do número total de patentes. A empresa que apresentou o maior número de patentes foi a Petrobras, e seus documentos tiveram foco em Engenharia de Poço e Tecnologias Aplicadas às Plataformas, destaca-se também a Schlumberger que apresentou patentes sobre Engenharia de Poço e Engenharia de Reservatório.

(7)

Figura 3- Análise Meso das Patente Concedidas

Na análise Micro da taxonomia “Engenharia de Reservatórios” observou-se um grande número de documentos com tecnologias para Recuperação de Jazidas, e também pode-se destacar a Caracterização de Reservatórios e Definição da Geometria dos Poços. A perfuração representa as principais tecnologias a sendo estudadas na “Engenharia de Poços” que também envolve Segurança, Controle de Corrosão e MPD. As adaptações estruturais são o principal foco das Tecnologias Aplicadas às Plataformas. A Garantia de Escoamento com foco na inibição da formação de hidrato é a tecnologia representa a maioria das patentes com foco em Completação e Produção.

 Patentes Solicitadas

Através da análise histórica observou-se o aumento do número de patentes solicitadas sobre o assunto a partir do ano de 2010, apresentando crescimentos maiores que 50% ao ano. O ano de 2013 foi o que apresentou maior número de patentes com 32. O país com o maior número de patentes solicitadas é o EUA, com 77% das patentes relevantes, seguido do Reino Unido que apresentou apenas 8%. A maioria das patentes foram depositadas por empresas, a empresa que mais se destacou foi a Chevron, seguida da Schlumberger, British Petroleum e Shell.

Na análise Meso, foram identificados apenas 5 dos 6 desafios apresentados anteriormente, como mostra o gráfico a seguir.

(8)

As principais tecnologias presentes na análise Micro de Engenharia de Poço foram: Segurança e Controle de Poço e Perfuração. As Tecnologias de Completação e Produção são a Garantia de Escoamento, com foco para a inibição de formação de hidrato, Completação Seca e Molhada e Geração de Energia. Na Engenharia de Reservatórios duas tecnologias apresentaram mesma quantidade de patentes, a Recuperação de Jazidas e Caracterização dos Reservatórios. As Tecnologias Aplicadas às Plataformas são as adaptações estruturais para operação nas grandes distancias dos poços do pré-sal, a geração de energia nas plataformas e Sistemas de Ancoragem, devido extensa lâmina d`água acima dos poços. As tecnologias relacionadas a logística de transporte são igualmente divididas entre o transporte entre a Costa e a plataforma e o transporte entre a plataforma e o poço, e representam tanto o transporte de equipamentos quanto o transporte de óleo e gás.

IV.II- Fase prospectiva - CONSTRUÇÃO DO ROADMAP

A elaboração do Roadmap foi realizada conforme metodologia citada e a informação foi organizada em diferentes estágios temporais. O mapa tecnológico foi dividido em faixas (eixo horizontal) e colunas (eixo vertical) e o software utilizado para visualização final foi Microsoft® Visio® 2013 - Microsoft® Office.

O eixo horizontal retrata a divisão de tempo utilizada, descrita a seguir:

 Estágio Atual: onde são mostrados os players no momento atual, com tecnologias que são parte do escopo do estudo. Nesse caso, as principais empresas e universidades foram identificadas através de mídias especializadas, artigos científicos e outras publicações que indicam tempo presente.

 Curto Prazo: onde são mostrados os players que estarão atuando em um cenário de curto prazo, um horizonte de 0-10 anos. Neste caso, a informação analisada foi obtida das patentes concedidas (Issued patents).

 Médio Prazo: onde são mostrados os players que estarão atuando em um cenário de medio prazo, um horizonte de 10-20 anos. Neste caso, a informação analisada foi obtida a partir de patentes solicitadas (Applied patents).

 Longo Prazo: onde são mostrados os players em um cenário de longo-prazo, em um horizonte maior que 20 anos. Neste caso, a informação analisada foi obtida a partir de artigos científicos

O eixo vertical foi dividido em 3 seções que correspondem as seguintes taxonomias: Foco da Informação, Insumos do Processo e Tecnologia.

 Foco da Informação: Contém as principais tendências do mercado que estão sendo estudadas/desenvolvidas. A subdivisão apresenta as taxonomias com o foco principal do documento que são: Equipamentos e Tecnologia.

 Insumos do Processo: Contêm os principais insumos e materiais utilizados no processo, podendo fazer parte (ou não) do principal negócio da empresa. As subdivisões das taxonomias foram: Materiais Isolantes e Fluidos.

 Tecnologia: Contém as principais tecnologias identificadas nos documentos analisados, como Engenharia de reservatórios, Engenharia de Poço, Completação e Produção, Tecnologia aplicada à plataforma, CCS e Tecnologia associada à logística de transporte.

Em cada coluna os logotipos dos players foram posicionados de acordo com o tipo de estágio temporal identificado. Após isso, iniciou-se a ligação do agente com seu respectivo campo de pesquisa. Esta conexão foi feita utilizando-se setas que saem do logo do agente e alcançam a linha de cada caixa com as taxonomias descritas acima.

No estágio atual, nenhuma empresa obteve artigos relacionados a equipamentos ou fluidos de processos. Entre as empresas, foi possível observar que a Petrobras possui desenvolvimento de tecnologias para todos os desafios apresentados. A Repsol estuda tecnologias de Engenharia de Reservatórios, Completação e Produção, Engenharia de Poço, Tecnologias aplicadas às plataformas e Tecnologia associada a logística de transporte. Halliburton e Schlumberger não apresentam artigos sobre Tecnologias aplicadas às plataformas e Tecnologia associada a logística de transporte.

(9)

É interessante observar que há casos de documentos onde duas empresas se juntam seus setores de desenvolvimento tecnológico. Um exemplo disso é o caso da Shell e da Halliburton que produziram um documento com o foco na área de “Engenharia de reservatório”.

Figura 5- Estágio Atual Roadmap Tecnológico Pré-sal2

V. CONCLUSÃO

Dada a relevância da indústria do petróleo no cenário econômico mundial atual e as recentes descobertas de petróleo nas camadas do pré-sal brasileiras, o desenvolvimento de campos em águas profundas tem direcionado os avanços tecnológicos na indústria de E&P.

A exploração, a produção e o transporte de hidrocarbonetos no Pré-sal vem exigindo o desenvolvimento de novas tecnologias e novos procedimentos operacionais nas perfurações, na completação de poços, na extração e no processamento dos hidrocarbonetos nas plataformas, apropriados as condições prevalecentes no Pré-sal, assim como a adaptação de tecnologias já provadas em outros campos de petróleo. Os desafios decorrem, em termos gerais, das condições ambientais e físicas presentes na produção offshore.

O desenvolvimento dessa indústria tem sido pautado pelo aumento progressivo da profundidade das lâminas d’água, impondo desafios tecnológicos cada vez maiores à sua exploração com viabilidade técnica e econômica. Vale ressaltar que as novas descobertas de jazidas em offshore ocorrem em águas cada vez mais profundas, implicando em um dinamismo tecnológico constante na indústria de E&P.

Os EUA, país que mais consome petróleo no mundo apresenta maior número de pesquisas, e o Brasil é um dos principais países a realizar pesquisas no setor, e sua maior produção acadêmica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. No cenário mundial a Petrobras aparece como uma das principais empresas ao lado de empresas como a Schlumberger, BP, Shell e Halliburton. Os resultados apontaram também a China como um dos principais países

2 A figura 5 corresponde apenas a uma parte do roadmap que é o estágio atual, por isso esse artigo não apresenta comentários sobre todas as empresas presentes no mapa.

(10)

com uma empresa e uma universidade, a PetroChina e a China University of Petroleum respectivamente.

O trabalho possibilita a visualização dos principais temas que estão demandando esforços de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a produção de hidrocarbonetos em águas profundas e ultra profundas, podendo auxiliar o direcionamento das pesquisas brasileiras a fim de atender o cenário mundial e nacional.

REFERENCIAS

NETO, J.B.O.(2006). O processo de aprendizado tecnológico na trajetória do sistema de produção flutuante empreendido pela Petrobras em seu programa de capacitação tecnológica em águas profundas - PROCAP. Dissertação de mestrado – UFPR. Borschiver, S. Apostila de Curso de Pós Graduação, EQ/UFRJ, 2008

Submetido em 12/06/2014 Aprovado em 07/08/2014

Referências

Documentos relacionados

Salários iniciais para professores com qualificação mínima são os mesmos para cada nível desde a pré-escola até o ensino médio e estão entre os mais baixos para todos

Em média nos países da OCDE, 40% dos jovens de 15 a 19 anos estão em programas de educação profissional.Irlanda, Arábia Saudita e Brasil apresentam o menor percentual de jovens

br), departamento do Núcleo de Informação e Coorde- nação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), tem como missão a produção de indicadores

Na transmissão, comutação ou roteamento estão sujeitos ao cumprimento da obrigação de dar tratamento isonômico aos pacotes de dados na Internet no Brasil: O administrador de Sistema

51 Encorajamos os governos e outras partes interessadas, por meio de parcerias se for o caso, a promoverem a educação e formação em TIC nos países em desenvolvimento, através do

Therefore, the purpose of this analysis is to compare the databases from the last three years of the Internet Traffic Measurement System (Simet) 2 – which seeks to

TIC Kids Online Brasil [livro eletrônico] : pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil 2016 = ICT Kids Online Brazil : survey on Internet use

Even though MHTechED uses a small network, the company plans to separate the wireless devices, the virtual R&D machines and special server, the switch, and the router