• Nenhum resultado encontrado

EDIFICAÇÃO. Estrutura inabalável

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDIFICAÇÃO. Estrutura inabalável"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Orientações para o Líder

Esse é o último tema da nossa série de estudos sobre família. Durante todo o mês de maio aprendemos sobre como podemos transformar nosso lar em um lugar de bênção e paz. Foram momentos de edificação que nos ajudaram a entender melhor a dinâmica da família e nosso papel dentro dela. Não há dúvidas de que a família é o bem maior dado por Deus e devemos protegê-la e amá-la. Manter nossos relacionamentos saudáveis é nosso grande desafio e com a presença do Senhor, como aprendemos ao longo desse mês, teremos um lar feliz.

A partir de junho, mudaremos nosso foco. Teremos uma série de estudos e ministrações nos domingos com o tema “O Cristão Ateu” mesmo nome do livro de Craig Groeschel. Existem muitas pessoas que dizem que creem em Deus, mas vive como se ele não existisse. Certamente seremos provocados por Deus para uma profunda reflexão sobre nossa vida e relacionamento com Ele.

Louvor e Adoração

- Escolha cânticos conhecidos e fáceis.

- Providencie cópias para aqueles que não sabem de cor.

Introduzindo a Lição

Apresente as duas imagens que estão, em anexo, no estudo (pode também usar outras com o mesmo sentido). Pergunte:

- Qual a diferença entre as duas imagens? - Em qual terreno a casa está mais segura?

Compartilhe as respostas. Envolva todos nesse momento, pois a participação enriquece a discussão.

Desenvolvimento

O texto que lemos de Mateus 7.24-27 faz uma comparação com dois construtores com aqueles que escutam as palavras de Jesus e as praticam e aqueles que escutam, mas não praticam. É interessante observar que os construtores são ouvintes das palavras de Jesus e ambos procuram um lugar para edificar a sua casa. Eles também enfrentam os mesmos desafios: chuva forte, transbordar dos rios, ventos impetuosos. Porém, a grande questão não são as circunstancias (tempestades, chuvas, enchentes) e sim o lugar, o terreno que cada construtor escolheu para edificar sua casa.

Precisamos levar em consideração que o texto diz que tanto no terreno de areia quanto na rocha as tempestades chegaram. O que nos leva a uma conclusão: o local onde construímos o nosso lar não dá garantia de que as tempestades

não chegarão. Isso revela que as tempestades são absolutamente comuns na vida de todos. Jesus mostra que ambas as

casas passaram pela mesma tempestade. Não existe família que não tenha problemas. Certamente você já deve ter passado, está passando e provavelmente passará por conflitos, tempestades e crises no interior da família. Esses momentos fazem parte da nossa vida e são essenciais para o nosso amadurecimento.

Sendo assim, diante dessa constatação vejamos agora os dois tipos de terreno. Vamos inverter a ordem do texto e começaremos pelo...

Terreno Arenoso - Jesus diz no texto que “todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado

a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia.” (v.26). Esse construtor até escuta os ensinamentos de Jesus, mas torna-se incapaz de praticá-los, o que faz dele um insensato, desajuizado e irresponsável. Conhece a teoria,

Série

EDIFICAÇÃO

(2)

Jesus, tudo desaba e o v. 27 conclui dizendo que será “grande a sua ruína”. Isso acontece porque edificou sua casa em um lugar impróprio.

O terreno arenoso é um tipo onde podemos compará-lo com um lugar sem princípios ou com princípios que não servem para a edificação de uma casa. Podemos destacar pelo menos três princípios sobre a qual uma casa não pode ser construída.

Insegurança – um terreno arenoso é um terreno inseguro, pois a qualquer momento pode afundar. É o que acontece

com uma família edificada nesse lugar. Ela fica desprotegida, pois não existem garantias. A ansiedade toma conta do lar, gerando medo e dúvidas. O relacionamento fica mais difícil. Dessa maneira os membros da família vão procurar lá fora a segurança e a proteção que eles não estão encontrando dentro de casa.

Desconfiança – um terreno arenoso gera desconfiança. Isso significa que a confiança está ausente o que acarreta na

instabilidade no lar. A família fica refém do seu próprio silêncio, ninguém conversa com ninguém, todos têm medo de expor seus segredos, suas dores e feridas. Cria-se um bloqueio para tratar as crises porque a desconfiança causa um distanciamento entre os membros da família.

Egoísmo – esse é outro princípio que faz o lar desmoronar. A casa torna-se um campo de batalha, pois o egoísmo

provoca competição. Outro fator negativo gerado pelo egoísmo é a falta de empatia (colocar-se no lugar do outro), ninguém está disposto, não se entendem, não se perdoam. Cada um quer cuidar da sua própria felicidade ainda que isso custe a infelicidade do outro. Em casa um quer ser mais do que outro causando impaciência e outros distúrbios.

Poderíamos citar outros princípios, mas esses já são suficientes para mostrar o perigo que corremos quando optamos por construir nossa casa sobre o terreno arenoso. Quando fazemos das palavras de Jesus, simples palavras. As tempestades vão chegar e se a casa estiver em um lugar como esse é impossível que ela resista.

Terreno Rochoso - Ao contrário do primeiro terreno e do construtor insensato, o terreno rochoso é o lugar onde aquele

que constrói sobre ele é chamado de “prudente”. Jesus diz que “todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.” (v.25). Esse construtor não é apenas um ouvinte dos ensinos de Jesus, é também alguém que coloca em prática todos os ensinamentos do Mestre. Por isso torna-se sábio e é capaz de discernir o melhor lugar para construir sua família.

A casa é tão bem alicerçada nesse tipo de terreno que até mesmo as piores tempestades não conseguem fazê-la cair, pois as rochas são apropriadas para esse tipo de construção. Os princípios ensinados por Jesus e praticados são comparados a uma base rochosa. Esses princípios são adequados para a edificação do lar.

Sensibilidade – apesar da rigidez encontrada nas rochas, esse terreno está sensível ao seu tempo. Sensibilidade não

é sinônimo de fragilidade, mas a capacidade de chorar, de sentir, de se emocionar, de tocar e dizer: doeu! E isso é ótimo porque quando você lança sua vida sobre a base da sensibilidade o resultado é quebrantamento sincero. A sensibilidade nos torna capaz de entender os limites do outro e respeitá-los, faz-nos saber que no lar cada um se desenvolve em ritmo diferente, mas todos têm o seu lugar.

Valentia – esse princípio não tem nada a ver com violência, mas está ligado a perseverança. Observando o texto

vemos que só no terreno rochoso a construção foi capaz de suportar as tempestades. Isso mostra a força e a coragem necessária para que os nossos lares sejam resistentes e perseverantes, mesmo quando tudo parece que vai desmoronar. A valentia é a capacidade de enfrentar os desafios que se levantam na família tendo em Deus a certeza de que é possível superar todos eles, até os desafios impossíveis.

Amor – é nesse tipo de terreno que encontramos o principal e essencial elemento para que a construção da nossa

família seja bem fortalecida. É na base do amor que achamos a RESISTÊNCIA, a CONFIANÇA, a TOLERÂNCIA e ainda, a PERMANÊNCIA. O amor não pode ser apenas entendido como um sentimento nutrido pela família. Amor é também a disposição em fazer o outro feliz. É a iniciativa tomada para gerar bem-estar na vida de todos na família. Somente o amor sincero que existe em nossos corações, ao se transformar em atitudes concretas, é capaz de edificar os que estão na casa.

Sabe o que é mais interessante nessa passagem bíblica é que as tempestades, as chuvas, os fortes ventos e o transbordar dos rios são fenômenos passageiros e por mais difíceis que sejam, chega um momento em que eles vão embora. Se o lar estiver sobre o terreno rochoso será capaz de suportá-los e depois desfrutará de alegria e júbilo por resistir mais um momento ruim.

Conclusão

(3)

incapaz de suportar as tempestades. Aprendemos que o terreno arenoso esconde algumas armadilhas, sendo cheio de insegurança, desconfiança e egoísmo. Princípios que facilmente podem destruir qualquer casa.

No entanto, a construção da nossa família em um solo rochoso é mais atraente. Implica em não só ouvir os ensinos de Jesus, mas torná-los evidentes em nossa prática diária. Dessa maneira, somos construtores prudentes e sábios, fazendo com que as palavras de Jesus ganhem forma em nossos lares. Sobre o terreno rochoso podemos encontrar a sensibilidade, a valentia e o amor, princípios que podem fazer de uma simples casa o lugar mais feliz do mundo. Podem chegar às tempestades, podem chegar às crises, que o lar não vai desmoronar.

Como já mencionado anteriormente, o texto nos ensina que o importante não são as circunstancias, isto é, as tempestades, chuvas e enchentes. Essas precisam ser levadas em consideração, pois vão bater em nossa porta, mas o que é essencial é o lugar onde você tem escolhido para edificar sua casa.

Se você quer construir rápido uma casa, construa sobre a areia. Se você quer construir uma casa firme, construa sobre a rocha.

Onde você tem construído sua casa?

Oração e Intercessão

Ore fervorosamente por todos, pelos lares, clamando a Deus que nos dê lares edificados sobre a rocha. Peça a todos que orem de mãos dadas, que possam também orar intensamente pelas famílias.

Desafios e avisos

Após a oração, agradeça os(as) convidados(as) pela presença e diga que estarão esperando por eles(as) na próxima semana. Fale novamente do dia e o horário que acontecerá o encontro.

Pegue também o telefone dos(as) convidados(as), caso não tenha. Desafie os presentes na próxima semana de trazerem mais um.

Lanche e Comunhão

Momento de descontração e de oportunidade para que as pessoas possam conversar e se conhecer um pouco mais. Poderá acontecer tanto no início como no fim da reunião.

(4)
(5)

Referências

Documentos relacionados

 ListToDoFragment: Esse fragmento será responsável por listar todas as tarefas (concluídas ou não) e deverá ter o layout similar ao que está na Figura 01.  AddToDoFragment:

É que nesta mesa de votação foi atempadamente apresentado um protesto (fls. O protesto em causa diz respeito a quatro boletins de voto da Assembleia da Repύblica

Figura 1 – Ícones da Base Digital, do Controlador de Comunicação, do Replicador Cliente e do Consumidor. de Teleeventos na barra de tarefas

O EIA tem por objectivo analisar as implicações ambientais de todo o projecto, em fase de projecto de execução, no sentido de identificar os potenciais impactes ambientais

As Regiões de Articulação Urbana são espaços pautados numa organização em rede, onde os centros de gestão do território e os fluxos determinam as vinculações e o arranjo

Percebemos posicionamentos diferentes diante da Lei: no caso dos adolescentes não infratores, há o encontro com um Outro que se coloca como lugar de

ano do Ensino Fundamental. Ainda, levamos em consideração a Teoria dos Campos Conceituais. Assim, na escolha das questões demos importância a natureza das situações, os

A hipótese que orienta este estudo é de que revistas em quadrinhos, — como quaisquer outras formas de produção cultural em uma sociedade de con- sumo —, não estão isolada