• Nenhum resultado encontrado

Boletim informativo Corecon/MS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim informativo Corecon/MS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O ano novo começa com uma série de novidades que irão ressaltar a importância do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul e a profissão do Economista.

Em 2011, o CORECON/MS completa 30 anos de sua fundação e ganha o presente de sediar pela primeira vez um congresso brasileiro. Este ano o XIX Congresso Brasileiro de Economia, acontece em Bonito.

P ara reunir os profissionais do Estado, e manter as tradições, o CORECON/MS irá rea-lizar a Semana do Economista, que acontece em agosto, na capital Campo Grande e em municípios de Dourados e Corumbá e Ponta Porã que possuem cursos em atuação.

Ainda em 2011, a profissão do economista comemora 60 anos no dia 13 de agosto e várias atividades estão sendo planejadas entre o COFECON e CORECONS, para ressaltar a da-ta.

2011: Ano de mudanças e grandes comemorações

Nova presidência e conselheiros do Corecon/MS

O ano começa com conselheiros e presidência nova. Em 2011, o economis-ta Volmir Meneguzzo assu-me o cargo de presidente pela primeira vez e conta com o apoio de Thales de Souza Campos como vice-presidente.

Os demais conse-lheiros efetivos são: Dilson Tadeu Auerswald, Jorge Ta-deu de Barros Veneza, Lídia Maria Ribas, Ricardo Senna, Ronan Xavier Machado, Sér-gio da Rocha Bastos e Zaida de Andrade Godoy.

Já os conselheiros suplentes são: Cid Isidoro Demarco, Daniel Massen Frainer, Felipa Leguizamon, Gleicy Denise Vasques, José Áureo Mendes Torres, Már-cia Gonzaga Rocha, Raul As-sef Castelão e Wagner Berto-li.

A equipe do Conse-lho de MS é atualmente composta pela Fiscal da

pro-fissão do economista, Andréia Ferreira, pela Assessora de Imprensa, Priscilla Peres e pelo Assessor da Presidência Holger de Araujo Heimbach.

O CORECON/MS está situado na Rua Dr. Arthur Jor-ge, 2437, no Bairro Monte Castelo. Os telefones para contato são 3356-4796 e 3356 -7405 ou que, preferir pode manter contato pelo e-mail corecon-ms@cofecon.org.br. Grosso do Sul, junto com os

demais conselheiros efetivos, suplentes e federal, me deparei com um cenário composto por desafios de amplitude Estadual e Nacional.

Entre eles está o resgate dos profissionais economistas, que por descrédito, pouca atuação institucional ou mesmo por desatenção deixaram de permanecer ativos no conselho de MS. Tais, entre outros desafios propiciam maior visibilidade institucional e valorização profissional por meio da participação dos economistas.

O planejamento de 2011 tem especial destaque por três momentos sublimes para os profissionais e para o Sistema COFECON e o CORECON/MS, a

primeira devido a comemoração dos 60 anos da regulamentação de nossa categoria profissional, a segunda devido a realização do XIX Congresso Brasileiro de Economia (CBE 2001) que será realizado em Bonito (MS). Ainda esse ano, comemoramos os 30 anos de existência do CORECON/MS e a tradicional

Semana de Economia, que propiciam condições de resgate da auto-estima dos profissionais da classe. Neste ambiente desafiador, mas muito promissor, destacamos o apoio que estamos tendo de todos os Conselheiros do CORECON e

do Conselheiro Federal Suplente para que estes desafios sejam concretizados e permitam o ambiente mais desejado, que é a valorização do profissional economista. Desta forma convocamos todos os profissionais para o envolvimento nesta causa, procurando o CORECON e participando.

Volmir Meneguzzo

10 de fevereiro de 2011 Volume 1, edição 1

(2)

Na quinta-feira (03), o economista de Mato Grosso do Sul, Paulo Ponzini assumiu o cargo de conselheiro federal, durante a solenidade de Posse da nova Presidência do Conselho Federal de Econo-mia e dos Conselheiros Federais eleitos para o triê-nio 2011/2013, que aconteceu em Brasília (DF).

O então conselheiro foi eleito no dia 01° de dezembro de 2010, sendo o federal mais votado, com 281 votos de è delegados eleitores presentes.

Segundo o conselheiro Paulo Ponzini, a principal função do Conselheiro Federal é integrar o seu plenário na busca das melhores condições do COFECON, além de contribuir para a disseminação da ciência econômica nos diversos segmentos da socie-dade brasileira, promovendo estudos que resultem nas práticas mais adequadas ao país.

“Minha pretensão é cumprir o que determina o cargo em acordo com meus valores e princípios, buscando a unidade da classe”, define Ponzini.

Na ocasião ainda houve o lançamento ofi-cial do Selo Postal alusivo e o carimbo comemorati-vo aos 60 Anos da Profissão de Economista. A par-ceria entre o COFECON e os Correios visa

homenage-ar os profissionais de economia.

CORECON-MS, Volmir Meneguzzo, também convidou o presidente do COFE-CON, Waldir Pereira Gomes, a uma reunião em Bonito para mobilizar as lideran-ças locais. Foram discutidos também os nomes de convidados para a abertura e encerramento do evento.

Outro ponto destacado da reunião é a realização de encontros regio-nais em comemoração aos 60 anos. Estão programados cinco deles, um em cada uma das cinco grandes regiões do país, inicialmente previstos para os me-ses de abril a julho. O ponto alto da comemoração será o Congresso Brasileiro de Economistas.

Duas comissões temá-ticas do COFECON reuniram-se em Brasília na última quinta-feira (20) para discutir os even-tos de maior destaque do Siste-ma COFECON/CORECONs em 2010: o Congresso Brasileiro de Economistas (07 a 09 de setem-bro de 2011, em Bonito, Mato Grosso do Sul) e as festividades pela comemoração dos 60 anos da Lei 1.411, que regulamentou a profissão de Economista no Brasil.

Entre os itens tratados na reunião, os principais foram o orçamento e os patrocínios ao evento (o COFECON e o CO-RECON-MS já fizeram várias solicitações). O presidente do

Paulo Ponzini toma posse como Conselheiro Federal por MS

Comissões discutem CBE e festividades dos 60 anos da profissão

Página 2 Boletim informativo Corecon/MS

Texto e foto: Assessoria Cofecon

Fot os : A ss es sori a Co fe con

(3)

A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produ-ção, Indústria, Comércio e Turis-mo, Tereza Cristina da Costa Dias, deu posse no dia 1°, ao presidente da Junta Comercial do Estado, Wagner Bertoli e ao vice Luiz Car-los da Silva Feitosa. A solenidade aconteceu no plenário da Jucems e foi prestigiada por empresários e autoridades.

Wagner Bertoli, que foi reconduzi-do ao cargo, lembrou o papel da Junta Comercial no desenvolvi-mento do Estado e agradeceu a confiança do Governador André

Puccinelli e o apoio da Seprotur. Na mesma ocasião foram empossados também todos os representantes das entidades que compõem o Plenário, órgão colegi-ado consultivo e de deliberação superior da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems), para o período de 1º/02/2011 a 31/01/2015. O presi-dente Wagner Bertoli lembrou que o colegiado é o mais demo-crático do País. "Prova disso é que não temos nenhum represen-tante do Estado, ao contrário do acontece no restante do Brasil”.

Bertoli garantiu que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvi-do nos últimos anos, lutandesenvolvi-do também pela modernização do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC).

A secretária da Seprotur, Tereza Cris-tina Corrêa da Costa Dias, garantiu total apoio na luta por melhorias para a Junta Comercial porque, segundo ela, “essa Junta é um orgulho para o Estado, é uma instituição que nos dá retorno”.

Corecon/MS busca parceria da Fiems para o CBE 2011

pela primeira vez será em Mato Grosso do Sul. Portanto, é uma oportunidade para projetarmos e evidenciarmos as potencialidades produtivas do Estado para todo o Pa-ís”, ressaltou, acrescentando que o tema do evento – “Desenvolvimento: Inovação, Tecnologia e Sustentabili-dade” - é pertinente para ser discutido em Bonito. O economista Volmir Meneguzzo, que também é professor da FatecSenai Campo Grande, reforçou que o tema “Desenvolvimento: Inovação, Tecnologia e Sustentabilida-de” tem como objetivo debater e propor sugestões para asse-gurar que o desenvolvimento local, regional e nacional consiga conjugar de modo eficaz elementos de inovação e suporte tec-nológico de modo equilibrado e sustentável. “Já enviamos convi-tes a economistas ilustres como a presidente Dilma Rousseff e ministros para participarem da programação, que é composta de palestras e oficinas tem, entre outros objetivos, propor polí-ticas públicas e encaminhar propostas relacionadas ao tema”, revelou o presidente do CORECON/MS, que também estava acompanhado de conselheiros da entidade.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, rece-beu, na tarde de terça-feira (01), o presidente do C ORE-CON/MS (Conselho Regional de Economia de Mato

Grosso do Sul), Volmir Meneguzzo, para discutirem sobre a realização do 19º Congresso Brasileiro de Eco-nomia, que está programado para os dias 7, 8 e 9 de setembro na cidade de Bonito (MS).

“O CORECON vem até a Fiems, que representa um setor produtivo importante da economia do Estado e está sob a gestão de destaque do presidente Sérgio Longen, solicitar o apoio institucional na realização do congresso”, explicou Volmir Meneguzzo, completando que a intenção da entidade é reunir cerca de mil pesso-as, entre autoridades, profissionais e lideranças. Sérgio Longen, que estava acompanhado do diretor-corporativo Jaime Verruck, sinalizou positiva-mente ao convite, ressaltando que vai encaminhar a proposta para compor a pauta da próxima reunião da Diretoria do Sistema Fiems neste mês de fevereiro. “É um evento de porte que se realiza a cada dois anos e

Fonte: Noticias.ms.gov.br

(4)

O presidente do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul (CORECON/MS), Volmir Me-neguzzo e o Conselheiro Federal por MS, Paulo Ponzini, participaram da 631ª Sessão Plenária, realizada pelo Conselho Federal de Economia (COFECON) nos dias 04 e 05 de fevereiro, em Brasília.

Com a presença dos presidentes dos Conselhos Regionais, na sexta-feira (04) a reunião aconteceu, dividida em duas salas. Uma delas recebeu a Plenária do COFECON, dirigida pelo presidente Waldir Pereira Gomes, enquanto na outra ocorria o encontro dos presidentes de CORECONs, sob a direção do vice-presidente Mário Sérgio Fernandez Sallorenzo. No dia seguinte os dois grupos juntaram-se numa única reu-nião.

Plenária do COFECON

Durante a plenária, o presidente Volmir, teve a oportunidade de explicar o andamento da organi-zação, que compete ao sistema COFECON e CORECON/MS, do XIX Congresso Brasileiro de Economia (CBE 2011), que será em Bonito (MS).

Foi apresentada uma minuta do CBE e aberto para sugestões de nomes de profissionais, palestras e da programação em geral. Ainda ficou estabelecido, que os CORECONs e o Cofecon terão prazo de uma semana para enviar as sugestões por e-mail.

Volmir ainda falou sobre a proposta de arrecadação do congresso por meio da taxa de inscrição, sugeriu uma proposta de ajuste de regimento dos eventos do Cofecon, para a inclusão de outros profissio-nais, ainda mencionou sobre a participação de um membro da organização do CBE em cada reunião do Cofecon, com o intuito de divulgar ainda mais o evento, além de esclarecer dúvidas.

Ainda foram feitas duas apresentações informativas, sobre o município de Bonito (MS) e a organi-zação para o CBE. Também foi sugerida uma teleconferência dia 13 de agosto, transmitida para todos os Estados.

“Estou plenamente satisfeito com a reação dos conselheiros e presidentes de outros estados em relação ao CBE e ao Corecon/MS. Eles se mostraram dispostos a apoiar na mobilização de participantes para o congresso”, ressalta Volmir Meneguzzo.

Volmir e Ponzini participam da Plenária Ampliada do C

OFECON

Página 4 Boletim informativo Corecon/MS

(5)

AVISO AOS ECONOMISTAS

Rua Dr. Arthur Jorge, 2437—Bairro Monte Castelo — Cep: 79010-210 - Campo Grande/MS. Horário de Atendimento: 2° a 6° das 13h às 18h

Tel: (67) 3356-4796/ 3356-7405 Informe Corecon/MS: Produção e elaboração: Priscilla Peres

O setor de fiscalização do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul (Corecon/MS) comuni-ca aos economistas registrados que o programa de recuperação de crédito foi prorrogado até dia 31de março de 2011.

Débitos até 2008 estão com condições especiais para renegociação, com isenção de 100% de juros e multa, para pagamento integral ou parcelado em até três vezes.

Para pagamento parcelado, de 4 a 10 parcelas fixas, o desconto é de 90%. De 11 a 20 parcelas, o descon-to será de 75%.

Já na proposta de 21 a 30 parcelas, o desconto é de 60%.

(6)

Página 6 Boletim informativo Corecon/MS

Rua Dr. Arthur Jorge, 2437—Bairro Monte Castelo — Cep: 79010-210 - Campo Grande/MS. Horário de Atendimento: 2° a 6° das 13h às 18h

Tel: (67) 3356-4796/ 3356-7405 Informe Corecon/MS: Produção e elaboração: Priscilla Peres

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, a pesquisa se pauta em uma investigação sobre como ocorrem processos educativos em que uma multiplicidade de saberes é transmitida por meio das

Este guia sobre o PROGRAMA MS MAIS SUSTENTÁVEL tem o objetivo de orien tar o produtor rural sobre a adequação de sua posse ou propriedade às regras do Có- digo Florestal, tendo

Mais de um terço da população brasileira (33%) consideram que a vítima é culpada pelo estupro, o que sugere que a sociedade permanece machista, sexista e racista, visto que

de Segurança do Trabalho e Téc...

Baixa Processo Data Pgto Favorecido Valor

Baixa Processo Data Pgto Favorecido Valor

A Câmara Especializada de Engenharia Elétrica e Mecânica - CEEEM, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Mato Grosso do Sul – CREA-MS, em sua 294ª

[r]