• Nenhum resultado encontrado

Edital para Seleção de Mestrado e Doutorado 1º 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital para Seleção de Mestrado e Doutorado 1º 2013"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

Edital para Seleção de Mestrado e Doutorado 1º 2013

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO “STRICTO SENSU” EM CIÊNCIAS GENÔMICAS E BIOTECNOLOGIA EM NÍVEL

DE MESTRADO E DOUTORADO Credenciado pela CAPES com conceito 5

A Universidade Católica de Brasília torna público, para conhecimento dos interessados, que no período entre 22/01/2013 a 06/02/2013, estarão abertas as inscrições para as provas de seleção do Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Genômicas e Biotecnologia para o nível de mestrado e doutorado.

1. DO PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Genômicas e Biotecnologia, da Universidade Católica de Brasília (UCB), em nível de Mestrado e Doutorado, tem por objetivos:

 Formação de recursos humanos em Ciências Genômicas e Biotecnologia, com foco nos avanços recentes da genética, bioquímica, biologia molecular e bioinformática;

 Formação de recursos humanos, com perfil técnico-científico e ético, capacidade criativa e empreendedora, demandados pelo mercado de trabalho, atual e futuro, voltado para as Ciências da Vida;  Desenvolvimento de projetos de pesquisa e projetos tecnológicos em sistemas vegetais, animais e microrganismos centrados no entendimento e utilização de genes e genomas com vistas à geração de conhecimentos, processos e produtos por meio de tecnologias genômicas;

 Integração dos alunos de mestrado e doutorado nas atividades dos cursos de graduação visando capacitá-los para a docência universitária;

 Promoção de intercâmbio com instituições nacionais e internacionais de P&D, para ampliar a base de conhecimento e a experiência profissional.

2. DO CORPO DOCENTE

O corpo docente do Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Genômicas e Biotecnologia é formado por doutores dos quadros da UCB, altamente qualificados, e pode contar, eventualmente, com a colaboração de profissionais de outras instituições. Informações sobre os orientadores podem ser obtidas neste endereço: http://goo.gl/4w84r.

(2)

2 3. ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

Áreas de Concentração:

1. Ciências genômicas.

2. Genética molecular e de populações. 3. Biotecnologia molecular.

Linhas de Pesquisa:

1. Biologia molecular de microrganismos, plantas e animais. 2. Melhoramento genético molecular de plantas.

3. Genética de populações de microrganismos, plantas, animais e humanas. 4. Genoma de microrganismos e plantas.

5. Bioinformática aplicada à genoma e proteoma.

6. Diagnóstico e epidemiologia molecular de microrganismos, plantas e animais. 7. Interação patógeno-hospedeiro em vegetais e animais.

Além das linhas de pesquisa acima relacionadas o Programa tem enfoque em Desenvolvimento de Bioprodutos, Gestão de Bionegócios e Empreendedorismo, Legislação e Ética na Biotecnologia, Patentes e Propriedade Intelectual em Biotecnologia.

4. DO PÚBLICO-ALVO

O Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Genômicas e Biotecnologia tem como públicos-alvo docentes, pesquisadores e profissionais graduados e/ou pós-graduados em nível de Mestrado, nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra que desejam aperfeiçoar-se, aprofundar seus conhecimentos e preparar-se, em nível de pós-graduação, para o exercício de suas funções.

5. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Genômicas e Biotecnologia serão realizadas na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Católica de Brasília, Campus II (SGAN Quadra 916, Módulo B, Av. W5 Norte – Asa Norte) no período entre 22/01/2013 a 06/02/2013, das 09h:00 às 19h:30 de segunda à sexta-feira.

(3)

3 5.1. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Documentação: Mestrado

a. Ficha de inscrição preenchida (disponível no link 1º PROCESSO SELETIVO 2013 do seguinte endereço:

http://www.ucb.br/Cursos/117CienciasGenomicasEBiotecnologia/).

b. Cópia autenticada ou acompanhada do original do diploma e histórico escolar de curso de graduação de duração plena. No caso de candidatos estrangeiros portadores de diplomas de graduação equivalente obtidos no exterior, deverão revalidar os diplomas em universidades públicas brasileiras, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação. Caso ainda não tenha o diploma, o candidato poderá apresentar prova de conclusão do curso, ficando a matrícula condicionada à apresentação dos documentos originais, inicialmente mencionados.

c. Curriculum Vitae atualizado e respectivos comprovantes.

d. Duas cartas de recomendação (disponível no link 1º PROCESSO SELETIVO 2013 do seguinte endereço:

http://www.ucb.br/Cursos/117CienciasGenomicasEBiotecnologia/).

e. Carta de intenção, dirigida à direção do Programa, explicitando a razão da escolha do mestrado e apontando possíveis orientadores.

f. Cópia autenticada ou acompanhada do originalda Carteira de Identidade e do CPF. g. 1 fotos 3x4.

h. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 90,00 (noventa reais) a ser pago no Banco Itaú ou Banco Santander em nome da UBEC – postos instalados na PRPGP ou no Banco do Brasil – Agência 3382-0; Conta Corrente 951.716-2, código identificador 952-0 (Depósito direto no caixa – Identificar o nome do candidato).

i. Podem ser aceitas inscrições de candidatos estrangeiros portadores de diplomas de graduação equivalente, obtidos no exterior e que deverão ser revalidados por universidades públicas brasileiras, que possuam cursos de Graduação reconhecidos e avaliados, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.

Documentação: Doutorado

a. Ficha de inscrição preenchida (disponível no link 1º PROCESSO SELETIVO 2013 do seguinte endereço:

http://www.ucb.br/Cursos/117CienciasGenomicasEBiotecnologia/).

b. Cópia autenticada ou acompanhada do original do diploma e histórico escolar de curso de graduação de duração plena e/ou de Pós-Graduação em nível de Mestrado. No caso de candidatos estrangeiros portadores de diplomas de graduação e/ou mestrado equivalente obtidos no exterior, deverão revalidar os diplomas em universidades públicas brasileiras, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação. Caso ainda não tenha o diploma, o candidato poderá apresentar prova de conclusão do curso, ficando a matrícula condicionada à apresentação dos documentos originais, inicialmente mencionados.

(4)

4 c. Os itens de “c” a “h” dos documentos necessários para o Mestrado (ver item DOCUMENTAÇÃO: MESTRADO, pág. 3), também deverão ser apresentados pelos candidatos ao Curso de Doutorado.

d. Cópia autenticada ou acompanhada do original do diploma de Pós-Graduação em nível de Mestrado (caso houver).

e. Os candidatos ao Doutorado deverão entregar, no ato da inscrição, 3 (três) cópias do seu Projeto com a anuência do orientador previamente escolhido.

Podem ser aceitas inscrições de candidatos estrangeiros portadores de diplomas de Pós-Graduação em nível de Mestrado equivalente, obtidos no exterior e que deverão ser revalidados por universidades brasileiras, que possuam cursos de Pós-Graduação reconhecidos e avaliados, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.

f. Podem ser aceitas inscrições de candidatos estrangeiros portadores de diplomas de Pós-Graduação em nível de Mestrado equivalente, obtidos no exterior e que deverão ser revalidados por universidades brasileiras, que possuam cursos de Pós-Graduação reconhecidos e avaliados, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.

6. DA SELEÇÃO

A seleção será realizada nos dias 07 e 08 de Fevereiro de 2012 e compreenderá as seguintes fases:

Seleção: Mestrado

a. Análise da documentação apresentada: curriculum vitae, histórico escolar, cartas de recomendação e carta de intenção escrita pelo candidato.

j. Prova de conhecimentos gerais – Provas discursivas sobre Bioquímica, Genética e Biologia Molecular. Bibliografia disponível no link 1º PROCESSO SELETIVO 2013 do seguinte endereço:

http://www.ucb.br/Cursos/117CienciasGenomicasEBiotecnologia/.

b. Será permitido o uso de calculadora.

c. Prova de inglês – (interpretação de texto teórico), cujo desempenho, também, será utilizado como critério de classificação. Será permitido o uso de dicionário de inglês.

d. A Comissão de Seleção poderá, eventualmente, classificar candidatos não proficientes em inglês, avisando-os de que terão prazo de 1 (um) ano para serem aprovados, e de que a bibliografia das disciplinas, em quase sua totalidade, é em inglês.

OBS: Todas as provas serão realizadas no dia 07/02/2013, no horário de 8h:30 às 12h:30 (Bioquímica e Biologia Molecular) e das 14h:30 às 18h:30 (Genética e Inglês).

e. Entrevista dia 08/02/2013 – A entrevista será agendada no momento da realização das provas, no dia 07/02/2013.

f. Todo o processo seletivo será realizado nas dependências da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa -

Campus II. Endereço:

(5)

5 Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Genômicas e Biotecnologia SGAN Quadra 916, Módulo B, Av. W5 Norte – Asa Norte

CEP: 70790-160 – Brasília/DF Seleção: Doutorado

a. Análise da documentação apresentada - Curriculum vitae, histórico escolar, cartas de recomendação e carta de intenção escrita pelo candidato.

b. Interpretação de Artigo Científico em Inglês – Serão avaliadas a interpretação do assunto proposto na área de Ciências Genômicas e Biotecnologia e o os conhecimentos da língua inglesa, cujo desempenho será utilizado como critério de classificação. Será permitido o uso de dicionário de inglês.

c. Redação – Será apresentado 01 (um) tema referente à área de Ciências Genômicas e Biotecnologia para a redação. O candidato deverá dissertar sobre o assunto. A redação deverá conter no máximo 30 linhas (aproximadamente 400 palavras).

OBS: No dia 07/02/2013 serão realizadas as provas de Redação, no horário de 8h:30 às 12h:30 e de Interpretação de Artigo Científico em Inglês, no horário de 14h:30 às 18h:30.

d. Defesa do Projeto e Entrevista - dia 08/02/2013 – Serão agendados no momento da realização da Redação e Interpretação do Artigo Científico em Inglês, no dia 07/02/2013. O projeto será apresentado pelo candidato para uma banca avaliadora, a qual fará a arguição sobre o projeto e conhecimentos gerais. O tempo de apresentação deve ser aproximadamente 20 minutos, seguido da entrevista de aproximadamente 30 minutos.

Modelo para oProjeto de Tese: 1. Capa; 2. Índice; 3. Resumo; 4. Introdução e Justificativa; 5. Objetivos; 6. Materiais e Métodos; 7. Cronograma de Atividades; 8. Referências Bibliográficas;

9. Formato: A4, fonte "arial", tamanho 11, espaçamento 1,5, margens 2,5 cm.

e. A Comissão de Seleção poderá, eventualmente, classificar candidatos não proficientes em inglês, avisando-os de que terão prazo de 1 (um) ano para serem aprovados, e de que a bibliografia das disciplinas, em quase sua totalidade, é em inglês.

g. Todo o processo seletivo será realizado nas dependências da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa -

Campus II. Endereço:

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Genômicas e Biotecnologia SGAN Quadra 916, Módulo B, Av. W5 Norte – Asa Norte

(6)

6 7. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente: 1) Análise do currículo valendo 25% da nota global sendo que:

Produção técnico-científica valendo 25% da nota global (veja pontuação de cada tipo de publicação a seguir) sendo que a classificação será comparativa entre os candidatos concorrentes (o candidato que tiver a maior pontuação cumulativa neste item receberá a nota máxima, ou seja, 25% e os demais receberão percentuais de acordo com o teto máximo do primeiro colocado neste item). As pontuações adotadas serão as seguintes:

 Artigo em Revista Indexada como primeiro autor: 2,5% / artigo; máximo de 10%  Artigo em Revista Indexada como co-autor: 0,5% /artigo; máximo de 2,5%  Patente concedida: 2,5% / patente; máximo de 5%

 Patente registrada: 2% / patente; máximo de 4%

 Resumo em Congresso Internacional: 0,25% / resumo; máximo de 2,5%  Resumo em Congresso Nacional: 0,1% / resumo; no máximo de 1,0%

2) Interpretação de artigo científico em Inglês valendo 15% da nota global. Nesta avaliação serão considerados os aspectos de compreensão e correta interpretação do tema por parte do candidato e propriedade no uso da língua portuguesa;

3) A redação valendo 10% da nota global. Na redação serão avaliados os aspectos de conteúdo técnico-científico sobre o tema, apresentação, sequência lógica e sustentação de conceitos, ideias e opiniões e propriedade no uso da língua portuguesa;

4) Projeto de tese de doutorado, Defesa e Entrevista valendo 50% da nota global. Neste item serão avaliados os aspectos de: criatividade, relevância científica e/ou tecnológica, novidade, abordagem metodológica, demonstração de compreensão do tema pelo candidato, exequibilidade do projeto, clareza e qualidade da apresentação. Na Entrevista serão avaliados os aspectos de maturidade, entendimento e capacidade crítica do tema de pesquisa proposto e demonstração de motivação e experiência prévia na área de pesquisa.

Havendo candidatos com a mesma nota final e idêntica classificação, a Comissão de Seleção decidirá pelo desempate com base na pontuação do currículo.

8. EXIGÊNCIAS DO PROGRAMA

O Programa exige dos alunos matriculados nos seus cursos, assídua e ativa participação nas aulas, seminários e outras atividades (mínimo de 80% de frequência); produção de resenhas e revisões

(7)

7 bibliográficas, bem como o desenvolvimento de atividades de pesquisa, sob a direção dos membros do corpo docente. Além da capacidade para o trabalho intelectual, é necessário disponibilidade de tempo.

9. BOLSAS DE ESTUDO

A UCB, como instituição privada, o aluno paga pelos créditos cursados, no entanto, o Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Genômicas e Biotecnologia tem contado com o apoio das agências financiadoras de bolsas de estudo, como CAPES e CNPq. Entretanto, a concessão de bolsas de estudo será sempre dependente da disponibilidade de cotas de bolsas destinadas ao Programa.

Para o primeiro semestre de 2013 o programa conta até o momento com a cota de 4 bolsas de mestrado que além da remuneração ao Pós Graduando garantem também o pagamento das taxas escolares. Por decisão do Colegiado do Programa de Pós Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia, duas bolsas serão alocadas para selecionados que optem por realizar seus trabalhos de Pós Graduação com os professores André Nicola (Áreas de pesquisa: Imunologia e Microbiologia. Focos: interação patógeno-hospedeiro, micoses sistêmicas. Projeto: geração de anticorpos contra proteínas de choque térmico de

Paracoccidioides brasiliensis para desenvolvimento de novas ferramentas terapêuticas), e para o professor

Sérgio Alencar (Área de pesquisa: Bioinformática aplicada a genômica. Projeto: Comparação dos impactos funcional e estrutural causados por SNPs comuns e variações raras presentes no genoma humano utilizando ferramentas computacionais de predição).

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. O candidato deverá exibir documentos de identidade, sempre que solicitado.

10.2. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência de, pelo menos, 30 (trinta) minutos. Não será tolerado atraso e o não comparecimento a qualquer uma das provas implicará na desclassificação do candidato.

10.3. O resultado final da seleção será afixado no mural da Secretaria da PRPGP, Campus Universitário II

da UCB e no site do Programa: http://www.ucb.br/Cursos/117CienciasGenomicasEBiotecnologia/, no dia 18 de fevereiro de 2013, a partir das 14h00.

10.4. Somente serão admitidos recursos quanto aos resultados da seleção, sob alegação de vícios de forma. Os recursos deverão ser dirigidos ao Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UCB e depositados na Secretaria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, até o dia 19 de fevereiro de 2012.

10.5. Os candidatos não selecionados poderão retirar seus documentos na Secretaria da PRPGP, até o dia 31 de Março de 2013. A partir dessa data, os documentos, não retirados, serão incinerados.

10.6. Os candidatos selecionados deverão efetivar a matrícula nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2013, das 11h:00 às 19h:00, na Secretaria da PRPGP, no Campus Universitário II.

(8)

8 10.7. O início das aulas será no dia 04 de Março de 2013.

10.8. A UCB disponibiliza orientação de dissertação e tese a cada estudante matriculado(a) no curso, sem contudo garantir a vinculação do(a) mestrando(a) ou doutorando(a) a um determinado orientador, mesmo após a qualificação do projeto de dissertação, em caso de desligamento desse orientador do quadro docente do curso ou da instituição.

10.9. A seleção de candidatos para o Doutorado funcionará também em regime de fluxo contínuo, obedecendo rigorosamente os critérios do presente edital.

10.10. Todos e qualquer caso, não contemplados no presente Edital, serão resolvidos pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Genômicas e Biotecnologia da UCB. 10.11. Observação: Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Genômicas e Biotecnologia, incluindo corpo docente, estrutura curricular, linhas de pesquisas e dissertações defendidas, podem ser obtidas diretamente na internet, no seguinte endereço eletrônico:

http://www.ucb.br/Cursos/117CienciasGenomicasEBiotecnologia/

Brasília, 18 de Dezembro 2012.

______________________________________ Prof. Dr. Rinaldo Wellerson Pereira.

Diretor do Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Ciências Genômicas e Biotecnologia.

Universidade Católica de Brasília – UCB.

______________________________________ Prof. Dr. Ruy de Araújo Caldas. Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP.

Referências

Documentos relacionados

Aos doze dias do mês de abril de dois mil e vinte e um, na sala do setor de licitações e contratos, localizada na sede da Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Serra, situada

Os candidatos serão avaliados, em caráter eliminatório, através de uma prova escrita (peso 7) e da arguição do Curriculum Vitae e do Projeto de Pesquisa (peso 3). 1) Prova escrita:

Foi um engenheiro urbanista e político catalão responsável pelo plano de extensão e reforma (Plan de Ensanche) da cidade de Barcelona. Formou-se engenheiro de

O presente trabalho tem por objetivo avaliar a confiabilidade dos valores séricos de creatinoquinase, creatinoquinase fração MB e troponina I- fração cardíaca (Tnlc),

[r]

2 Quando o regime de trabalho do coordenador do curso é de tempo parcial ou integral, sendo que as horas reservadas à coordenação não satisfazem a relação mínima de 1 hora

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES : Sistemas de gestão ambiental; Princípios e Políticas ambientais; Normas ISO; Evolução histórica da gestão ambiental; Planejamento ambiental; Ciclo de

Os tributos que incidem sobre mercadorias e transações respondem por cerca de 45% da receita tributária total no Brasil Essa arrecadação resulta de um sistema altamente complexo,