• Nenhum resultado encontrado

2ª FEIRA 28 de janeiro. VÍDEO MÊS DE DOM BOSCO IV P:\ BOM DIA\RenderFinal_4semana_Melhorar_v4_3.mp4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª FEIRA 28 de janeiro. VÍDEO MÊS DE DOM BOSCO IV P:\ BOM DIA\RenderFinal_4semana_Melhorar_v4_3.mp4"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

MÊS DE DOM BOSCO

2ª FEIRA | 28 de janeiro

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos e boa semana!

Após termos refletido sobre a amizade com Jesus, esta semana vamos dedicar-nos a outro tema: o quotidiano. E tentar descobrir a forma como podemos ser santos no quotidiano.

VÍDEO MÊS DE DOM BOSCO IV

P:\___BOM DIA\RenderFinal_4semana_Melhorar_v4_3.mp4

REFLEXÃO

 Muitas vezes os dias parecem-nos todos iguais e o tempo demora a passar…

 Mas a verdade é que podemos tornar cada dia diferente.

(2)

É já esta 4ªfeira o Rezar + . Teremos a oportunidade de reviver e rezar aquilo que foram as Jornadas Mundiais da Juventude no Panamá. Também teremos connosco os que lá estiverem a viver esses dias. Não percas!

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

ORAÇÃO

Guia: hoje rezamos por todos aqueles que enfrentam

problemas no seu dia-a-dia e lutam para ter um futuro melhor.

(3)

Guia: São João Bosco… Todos: … rogai por nós.

(4)

MÊS DE DOM BOSCO

3ª FEIRA | 29 de janeiro

INTRODUÇÃO

Bom dia!

O frenesim diário…a corrida de casa para escola, da escola para as diversas múltiplas actividades, e finalmente o regresso casa. Cansados só de pensar?! Muitas vezes esta azáfama não nos deixa tempo para apreciar tudo aquilo que experienciamos durante o dia.

Procuremos hoje pensar naquilo que nos move diariamente.

“ O início da Entrega…”

“Enquanto durou o inverno e os trabalhos do campo não apertavam, o meu irmão António dava-me tempo para me aplicar ao estudo. Mas, ao chegar a primavera, começou a queixar-se dizendo que ele tinha de ganhar a vida com pesadas canseiras, enquanto eu perdia tempo fazendo papel de fidalgo. Após vivas discussões comigo e com a minha mãe, concluiu-se, para conservar a paz na família, que de manhã eu iria à escola e o resto do dia seria empregue nos trabalhos materiais. Mas como estudar as lições? Como fazer as traduções?

Escutai. A ida e o regresso da escola proporcionavam-me algum tempo para estudar. Depois, em casa, pegava na enxada com uma mão e com a outra na gramática e durante o caminho estudava (…) até ao local de trabalho; ali, deitando um olhar de

(5)

compaixão à gramática, pousava-a no chão e preparava-me para escavar, sachar ou recolher erva com os outros, conforme o caso.”

in Memórias do Oratório, S. João Bosco p.30-31

REFLEXÃO

 Desde muito jovem que João Bosco não tinha um dia-a-dia fácil. Para cumprir o seu desejo de estudar, tinha que garantir o trabalho do campo para ajudar a sua família.

 Cada dia era um desafio entre o intelectual e o cansaço físico, mas a persistência, a dedicação, o empenho e o desejo de cumprir o seu sonho motivavam-no, sempre agradecendo e pedindo auxilio a Deus.

 Ao fim de cada dia, partilhava com a sua Mãe Margarida as graças e os desafios vividos. A mesma ajudava-o a perceber, o contributo desses acontecimentos para a sua vida. Terminado este encontro entre mãe e filho, em oração, de agradecimento a Deus, pelo dia vivido.

(6)

ORAÇÃO

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Guia: Senhor que eu te consiga entregar a minha vida e o

meu trabalho de todos os dias.

Todos: Pai Nosso…

Guia: São João Bosco…

Todos: Rogai por nós.

(7)

MÊS DE DOM BOSCO

4ª FEIRA | 30 de Janeiro

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

Mais um dia que aprofundamos um dos pilares da Espiritualidade Salesiana: o quotidiano!

Já tinhas pensado nisto? Que o primeiro lugar onde te podes relacionar com Deus é exatamente no teu dia-a-dia?

ESPIRITUALIDADE DO QUOTIDIANO

Dom Bosco costumava dizer que “não há necessidade de nos

separarmos da vida quotidiana para encontrar o Senhor”.

Nesse quotidiano encontramos obrigações, vida social, diversão, tensão de crescimento, vida de família, desenvolvimento de capacidades, perspetivas de futuro, medos, sonhos. O quotidiano é o desafio da vida, concreto e provocador. Experimentamos tantas coisas diferentes: opressão e liberdade, solidão e comunhão, instabilidade e segurança, violência e paz, tristeza e alegria, fé e descrença. Mas é no meio disso tudo que podemos encontrar Jesus. Não é a fugir das circunstâncias que podemos crescer na fé. Deus está à nossa espera para um encontro com Ele nas situações concretas da vida. Dom Bosco também dizia: “para ser santo é preciso fazer

bem aquilo que se deve fazer”. A fidelidade ao que deve ser

feito no dia-a-dia é um grande sinal de grande virtude e crescimento espiritual. Só no quotidiano encontramos as

(8)

oportunidades reais para seguir Jesus, escolhendo sempre a justiça, a paz, a comunhão, o amor, enfim, procurando construir o “Céu na Terra”.

REFLEXÃO

São algumas as atitudes que podem exprimir esta

Espiritualidade do Quotidiano:

 A importância que se dá à vida em família.

 O amor ao estudo e ao tempo passado na escola.

 Saber equilibrar aquelas experiências que “sabem melhor” com os deveres não “tão saborosos” do dia-a-dia. As duas dimensões são importantes.

 Em tudo procurar não só fazer o bem, como fazê-lo da melhor maneira possível.

 Nas coisas que me vão acontecendo cada dia ir-me perguntando: “Onde está Deus aqui?”

(9)

É já hoje o Rezar +! Contamos contigo! Vem experimentar um bocadinho do que foi o espírito de alegria e fé que se viveu nas Jornadas Mundiais da Juventude. É também uma oportunidade de preparar espiritualmente a festa de Dom Bosco que celebramos amanhã!

Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo.

ORAÇÃO

Guia: Hoje pedimos a Jesus que nos ajude a olhar para o nosso

quotidiano com uma atitude renovada de quem sabe que Deus está sempre presente.

(10)

Todos: Pai-nosso Prof: São João Bosco Todos: rogai por nós.

(11)

5ª FEIRA | 31 de Janeiro

INTRODUÇÃO

Bom dia!

Hoje é um dia de grande festa e alegria!! Finalmente chegou o dia em que festejamos Dom Bosco! Hoje queremos experimentar a felicidade que Dom Bosco tanto desejava para os seus jovens. Estás preparado? Teremos muitas surpresas! Vejamos um vídeo que nos conta um pouco história de Dom Bosco. É uma forma de o conhecermos melhor e de nos inspirar a ter uma vida de grandes sonhos e ideais.

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=SArkAYrE0zA

ORAÇÃO

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Todos: Jesus, obrigado pela vida de Dom Bosco e por tudo o que ele fez pelos jovens e que hoje, no Céu, continua a fazer por nós.

Todos:

Pai Nosso…

Guia: São João Bosco…

(12)

6ª FEIRA | 1 de fevereiro Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

O evangelho do próximo domingo é de alguma forma a continuação do proclamado no domingo anterior. As propostas de Jesus provocam admiração por parte de uns e oposição por parte de outros. Vamos escutar.

EVANGELHO segundo São Lucas (Lc 4, 21-30)

Naquele tempo, Jesus começou a falar na sinagoga de Nazaré, dizendo: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir». Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam das palavras cheias de graça que saíam da sua boca. E perguntavam: «Não é este o filho de José?». Jesus disse-lhes: «Por certo Me citareis o ditado: ‘Médico, cura-te a ti mesmo’. Faz também aqui na tua terra o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum». E acrescentou: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra». Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.

(13)

REFLEXÃO

 As palavras de Jesus podem parecer muito estranhas para aqueles que não estão ‘sintonizados’ com a sua mensagem.

 Muitos dos que escutavam Jesus estavam ainda agarrados aos velhos hábitos e formas de proceder e de ver o mundo.

 Deus faz-se Homem, através de Jesus, e mostra-nos que a humildade e a simplicidade têm muito mais importância do que aquela que a sociedade lhes dava.

 Temos a coragem de seguir o caminho de Deus, mesmo sendo muitas vezes incompreendidos, mal interpretados e até rejeitados?

ORAÇÃO

Leitor: Obrigado, Senhor, por nos ensinares

A cimentar a nossa vida

Sobre uma generosidade que é entrega;

Sobre uma fraternidade que é acolhimento; E sobre o perdão que cura as feridas.

Obrigado, Senhor,

Por nos ofereceres um raio da tua luz Para iluminar os nossos dias.

Guia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, …

Todos: … como era no princípio, agora e sempre, Amén. Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Acreditamos que o uso da cerato­ pr6tese temporária, por ser um pro­ cedimento simples e de baixo custo, tem seu lugar assegurado nos casos em que não há

The bile duct injury is one of the most serious complications of cholecystectomy and patients may develop recurrent pyogenic cholangitis, secondary biliary cirrhosis, end-stage

laboratory, NRS and SGA indicators in the first 24 hours hospi- talization showed poor clinical outcomes in patients at nutritional risk, indicating further that the prevalence