• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO TÉCNICO DO PROCESSO DE RESTAURO DO LIVRO N. 1 - PEÇA DENOMINADA LIVRÃO - DO ACERVO DO INSTITUTO THOMAZ PERINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO TÉCNICO DO PROCESSO DE RESTAURO DO LIVRO N. 1 - PEÇA DENOMINADA LIVRÃO - DO ACERVO DO INSTITUTO THOMAZ PERINA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO TÉCNICO

DO PROCESSO DE RESTAURO

DO LIVRO N. 1

- PEÇA DENOMINADA LIVRÃO -

DO ACERVO DO INSTITUTO THOMAZ PERINA

SONIA FARDIN Campinas - SP Novembro – 2010

(2)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP ÍNDICE

1 - O LIVRO DE ARTISTA DE THOMAZ PERINA – pag. 03

2 – O PROCESSO DE RESTAURO DO LIVRO DO ARTISTA THOMAZ PERINA – pag. 05

3 – INTERVENÇÕES DE TRATAMENTO E RESTAURO - pag. 08

(3)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP 1 - O LIVRO DE ARTISTA DE THOMAZ PERINA

O Livrão de Thomaz Perina

Na primeira etapa do trabalho de inventário do acervo de Thomaz Perina, a peça denominada Livrão, foi classificada como produto da ação documental do artista. Naquele momento o enfoque adotado foi a identificação dos itens que a compõem, ou seja, a listagem de cada um dos objetos nela fixados. Vale ressaltar que os 614 documentos que integram as 400 páginas do Livrão têm um histórico de uso como fonte primária para pesquisas acadêmicas e produções audiovisuais sobre o artista e sua geração1 e, até o momento, a utilização e

valorização da peça estiveram restritas à sua dimensão documental,

1 As principais são:

CASSOLI, C. Eu quero o mínimo pra falar– Trajetórias de Thomaz Perina: documentário. (29 min), son. Color, 2007.

CRISPIM, A. C. Um olhar sobre o grupo Vanguarda: uma trajetória de luta, paixão e trabalho. Dissertação (Mestrado em Educação) Departamento de Metodologia de Ensino. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 1996.

FONSECA, D. P; SILVA, J.A.P. Thomaz Pintura, Pintura e Poética. Campinas: Editora Pontes, 2005. SQUARISI, Maurício. Homenagem a Thomaz Perina, animação. Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, 2002.

(4)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP ou seja, à instância histórica dos documentos por décadas acumulados.

No entanto, ao ampliarmos o estudo da instância estética2 e

aprofundarmos a análise de sua plasticidade, identificamos o Livrão de Thomaz Perina como uma obra da categoria Livro de Artista e, principalmente, como parte integrante de seu processo de criação artística.

Na historiografia das artes visuais o conceito de Livro de Artista muitas vezes se confunde com o de livro objeto ou livro de arte e todas suas variações. Sobre a categoria Livro de Artista, Paulo Silveira define seu campo de estudo “situado no terreno da arte que se dá em exposição pela conformação do livro” 3, cuja origem se faz mais visível a partir na década de 1920, no entanto, suas mais autênticas manifestações datam da década de 1960.

Com base em pesquisas sobre a cultura visual no período histórico em que a peça se insere4, identificamos que no processo criativo do artista Thomaz Perina o Livrão ocupa o lugar e o tempo da relação limítrofe entre arte e memória, e não apenas por localizar a camada narrativa de sua trajetória, mas por constituir-se como uma criação artística que, ao transgredir a convenção do arquivo e esgarçar a plasticidade do livro, enuncia a tensão entre visível e invisível.

Sônia Fardin

Historiadora - Curadora do Acervo ITP

2

BRANDI, C. Teoria da restauração. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004.

3 SILVEIRA, P. A Página Violada – Da ternura à injuria na construção do livro de artista. 2. ed. Porto

Alegre: Editora da UFRGS, 2008, p.23.

4

Faço referência a pesquisa Paisagem e Cultura Visual, que desenvolvo para obtenção de doutoramento no Departamento de Artes da Universidade Estadual de Campinas, sob a orientação da Professora Dra. Iara Lis F. Schiavinatto.

(5)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP 2 – O PROCESSO DE RESTAURO DO LIVRO DO ARTISTA THOMAZ PERINA

Após a realização do inventário do acervo do artista Thomaz Perina foi elaborado um plano de tratamento para as coleções. Neste trabalho, dentre todos os objetos, um dos livros de memórias do artista apresentou um grande desafio. A peça, chamada pelo artista de Livrão e identificada no inventário como Livro 1, com 200 folhas e 400 páginas, é composta pela colagem de 614 documentos escolhidos e organizados por Thomaz Perina, datados entre 1925 e 1999.

A documentação mais antiga presente na peça data de 1925, no entanto, a elaboração desse livro foi iniciada pelo artista no final da década de 1940, quando suas obras artísticas começaram a receber premiações e sua carreira passou a ter notoriedade. Trata-se de uma obra que contém grande carga material, informativa e simbólica.

Livro 1 antes do restauro

O livro encontrava-se em estado de conservação bastante comprometido, exigindo não somente a restauração dos documentos

(6)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP nele reunidos, mas também das próprias páginas que servem de suporte as colagens.

O projeto de recuperação da peça foi realizado em cinco etapas: inventário completo dos itens integrantes da peça; pesquisa história e estética; reprodução digital dos documentos fixados no livro; elaboração e execução do projeto de intervenção de restauro; e reprodução fotográfica da peça restaurada. Essas cinco ações conjugadas garantiram a preservação das características técnicas e estéticas do Livrão e dos documentos que o integram, e principalmente, possibilitarão doravante, um acesso mais ágil e seguro à riqueza de informações que o conjunto oferece.

LIVRO 1 - ITENS Recortes imprensa 248 Fotos 119 Diplomas 15 Catálogos 42 Folhetos 14 Convites 122 Cartazes 13 Correspondências 32 Obras 4 Revista 1 Envelope 3 Calendário 1 TOTAL 614

(7)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP

Perfil do Livro 1 antes do restauro

O restauro do Livrão, realizado com recursos incentivados pelo Proac e patrocinado pela CPFL Cultura e pela Coca-Cola Femsa Brasil, é uma das mais importantes ações do ITP no exercício de 2010, sob a presidência de Augusto César Parada e a direção administrativo-financeira de Maria Angelina dos Santos, com a assessoria cultural da Direção Cultura Produções e assessoria de comunicação da Timbro Comunicação.

Os trabalhos foram coordenados pela historiadora Sônia Fardin, curadora do acervo do ITP, especialista em projetos culturais para museus e doutoranda em artes visuais pela Unicamp. Contou com a consultoria da bibliotecária Maria Aparecida Remédio, especialista em organização de arquivos e conservação de documentos de arquivos e bibliotecas, que participou da definição dos parâmetros da intervenção. O restauro foi realizado pela museóloga Ingrid Beck, especialista em restauro de papéis e bens culturais e mestre em Ciência da Informação, que em conjunto com a conservadora e encadernadora Maria Isabel Garcia, especialista em suportes de conservação, desenvolveu o programa de intervenções. As reproduções fotográficas foram realizadas por Rodrigo Biojone.

(8)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP 3 – INTERVENÇÕES DE TRATAMENTO E RESTAURO

A primeira intervenção foi a realização de testes para avaliar as condições físicas do material de suporte e dos documentos nele acondicionados.

Foram verificados o grau de acidez do papel, a resistência das folhas na função de suporte aos documentos e também, a vulnerabilidade das tintas de manuscritos e legendas.

A acidez dos jornais marcou as páginas do livro

Tanto o papel das folhas do livro, como os documentos afixados, em especial os jornais, apresentaram acidez acentuada, indicando o processo adiantado de degradação da celulose. Os jornais degradados chegaram a “queimar” as folhas do livro, tornando-as ainda mais frágeis e quebradiças. As folhas de suporte, em toda a extensão das margens, apresentavam rasgos e perdas.

(9)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP Após esta análise, o livro foi desencadernado para o tratamento individualizado das 200 folhas e dos 614 documentos nelas aderidos.

Desmontagem dos cadernos

(10)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP As folhas e a grande parte dos documentos receberam tratamento químico para reduzir a acidez do papel e aumentar sua flexibilidade, resistência e durabilidade.

Tratamento químico realizado nos documentos e nas folhas do livro

(11)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP Após tratadas, as folhas danificadas foram reconstituídas e receberam reforços com tiras de papel japonês para aumentar a resistência, especialmente nas margens.

Aplicação de papel japonês nos documentos e nas folhas

Uma vez higienizados, tratados e restaurados, os documentos foram novamente fixados às páginas, mantendo-se sua ordem e posição, assegurando-se assim a preservação do aspecto original da obra. Devido ao peso e dimensão de alguns dos catálogos de maior volume, para garantir a funcionalidade da peça, estes foram substituídos por reproduções de suas capas e páginas principais, mantendo-se a estética original de cada página. Os referidos documentos originais foram acondicionados em uma caixa especialmente confeccionada para este fim com materiais especiais de conservação.

(12)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP

Recolocação dos documentos na ordem e disposição original das páginas

Os cadernos foram novamente remontados, na sequência original.

(13)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP Após a recomposição dos cadernos, foi realizado um delicado e cuidadoso trabalho de reencadernação com materiais especiais. Foram realizadas inserções de tiras de compensação para nivelar os diversos volumes dos documentos e assim promover maior funcionalidade à peça.

Cálculo da gramatura das compensações inseridas

(14)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP Os cadernos foram costurados individualmente e depois costurados em cadarços de sustentação.

Costura dos cadernos

(15)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP A nova encadernação e a nova capa respeitaram as características originais da obra, ao mesmo tempo em que incorporaram recursos técnicos e materiais adequados para garantir a preservação.

Capa e lombada após restauro

(16)

________________________________________________________________________________________________________________________________________ Campinas, 06 de Novembro de 2010 Sônia Aparecida Fardin Historiadora Curadora do acervo ITP Após o restauro, a peça foi acondicionada em uma caixa confeccionada em material de preservação. Esta caixa, em conjunto com a confeccionada para guardar a capa original e os catálogos que foram substituídos por reproduções, doravante compõe o conjunto a ser adequadamente armazenado em local apropriado. Salientamos que somente o acondicionamento e armazenamento em condições corretas é que possibilitarão longevidade às intervenções de tratamento e restauro à que este conjunto foi submetido.

Sônia Fardin

Campinas, 06 de Novembro de 2010.

Ficha técnica: - Presidente do ITP: Augusto César Parada. - Direção administrativofinanceira: Maria Angelina dos Santos. -Pesquisa e Curadoria: Sônia Fardin. – Patrocínio: CPFL Cultura e Coca-Cola FEMSA Brasil - Incentivos fiscais do Projeto PROAC N. 2353. Projeto de Restauro: Ingrid Beck, Maria Aparecida Remédio e Maria Isabel Garcia – Fotografia: Rodrigo Biojone. Assessoria Cultural: Direção Cultura Produções. - Assessoria de Comunicação: Timbro Comunicação. - Agradecimentos: Equipe CPFL Cultura, Equipe Coca-cola Femsa, Equipe Direção Cultura Produção, Equipe Direção Cultura Produções, equipe Timbro Comunicação, Carlos Amilcar Parada, Lilia Parada, Claudine Perina Camargo, Iara Lis. F. Schiavinatto e Marcelo Castro.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

Como mencionado anteriormente, em Cuba a densidade de médicos por número de habitantes é de 6,72 para cada 1 mil habitantes, média considerada altíssima, tendo