• Nenhum resultado encontrado

3B002 - Exercícios Geologia IFPB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3B002 - Exercícios Geologia IFPB"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

Aluno: Turma/Curso: FIXANDO A APRENDIZAGEM Fundamentos da Geologia

1) (UFV) Observe a figura abaixo:

No decorrer do tempo geológico, as rochas

sofrem diversas

modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA: a) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito. b) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).

c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as

rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil. d) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas. e) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, que sofreram pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.

2) (UPE) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. TIPO DE ROCHA 1. Granito 2. Basalto 3. Arenito 4. Calcário 5. Quartzito CARACTERÍSTICAS GERAIS

( ) É uma das rochas ígneas extrusivas mais comuns; possui cor escura e se solidifica a pouca profundidade. ( ) Trata-se de uma rocha que resultou da metamorfização do arenito. ( ) É uma rocha sedimentar de origem, principalmente, química; possui carbonato de cálcio.

( ) Essa rocha originou-se em áreas profundas da crosta, a partir do resfriamento lento do material magmático; é encontrada em amplos trechos do território pernambucano. ( ) É uma rocha sedimentar clástica e coerente, que resultou da consolidação das areias; é encontrada nos recifes do litoral pernambucano. A seqüência CORRETA é a) 5-2-1-4-3. b) 4-5-2-1-3. c) 5-3-2-4-1. d) 3-5-1-4-2. e) 2-5-4-1-3. 3) (MACKENZIE) As colunas que pendem do teto de uma caverna são as estalactites e as que se formam em seu piso, a partir dos respingos caídos do teto, são as estalagmites. Ambas se originam da precipitação e

solidificação de

bicarbonato de cálcio que se encontra dissolvido na

água. Assinale a

alternativa que indica o tipo de grupo de rochas a que as estalactites e estalagmites estão associadas.

a) Rochas sedimentares detríticas, formadas pela

decomposição e

deposição de detritos de rochas pré-existentes. b) Rochas sedimentares de origem orgânica, formadas pelo acúmulo de detritos orgânicos.

c) Rochas sedimentares de origem química, isto é, formadas pela deposição de sedimentos por processos químicos. d) Rochas metamórficas, resultantes da metamorfose de rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas a certas condições de temperatura e pressão no interior da Terra. e) Rochas sedimentares de origem química, formadas pelo acúmulo de detritos orgânicos.

4) (UAM) O gabro e o granito são exemplos de rochas: a) magmáticas vulcânicas b) magmáticas extrusivas c) magmáticas plutônicas d) metamórficas e) sedimentares detríticas 5) (UFRN) A Europa, em abril de 2010, foi

surpreendida por uma

nuvem de cinzas

vulcânicas liberada pela erupção do Eyjafjallajokull na Islândia. A erupção desse vulcão, assim como a de outros dispersos na superfície da Terra, pode provocar alterações na vida das pessoas, bem como na dinâmica da natureza.

Nesse sentido, a erupção vulcânica constitui-se um fenômeno natural que pode causar a) a formação de rochas metamórficas e os tremores de terra. b) a elevação da temperatura global e o empobrecimento da fertilidade dos solos. c) a formação de rochas

magmáticas e o

enriquecimento da fertilidade dos solos. d) a redução da temperatura global e a formação de cadeias montanhosas.

6) (UFRR) As rochas, assim como outros componentes do meio natural, são classificadas por meio de critérios específicos, permitindo agrupá-las segundo características

semelhantes. Uma das principais classificações é a genética, em que as rochas são agrupadas de acordo com o seu modo de formação na natureza. Sob este aspecto, as rochas se dividem em três grandes grupos: a) Calcárias, basálticas e graníticas; b) Crostáticas, continentais e oceânicas; c) Areníticas, vulcânicas e radioativas; d) Ígneas, sedimentares e metamórficas; e) Neolíticas, terciárias e quaternárias.

(3)

7) (UFAM) O texto abaixo é formado por trechos da obra de ficção cientifica, Viagem ao Centro da Terra (1864), do escritor francês Júlio Verne, que narra as aventuras e mistérios pelo interior do planeta.

Toda a história do período hulheiro estava inscrita naquelas paredes escuras, e um geólogo poderia acompanhar com facilidade as diversas fases. Os leitos de carvão eram separados por extratos de grés ou de argila compactos e como que esmagados pelas camadas superiores.

Nessa era do mundo que precedeu a era secundária, a Terra foi recoberta por uma vegetação compacta em virtude do calor tropical e da umidade persistente. Uma atmosfera de vapores envolvia todo o globo, escondendo ainda os raios do sol.

http://www.triplov.com/ walkyria/viagem_centro_ terra/capitulo_20.htm -Acesso em: 10 set. 2009 O texto refere-se ao Período Carbonífero que aconteceu

aproximadamente entre 360 a 286 milhões de anos durante a Era: a) Mesozóica b) Cenozóica c) Proterozóica d) Paleozóica e) Pré-cambriana 8) (UFRO) Sobre as variações climáticas ao longo das eras geológicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O clima da terra sempre apresentou períodos glaciais e interglaciais. ( ) O homem apareceu na superfície da terra na era

Cenozóica, no

Quaternário, em um período interglacial. ( ) Os períodos glaciais são mais quentes que os interglaciais por apresentarem elevadas temperatura e umidade relativa. ( ) Na era Paleozóica, ocorreu o desenvolvimento dos peixes e da vegetação durante a glaciação. ( ) Antes do aparecimento do homem, a terra já apresentava mudanças climáticas naturais. Assinale a seqüência correta. a) V, F, F, F, V b) F, V, V, F, F c) V, F, F, V, V d) V, V, F, V, V e) V, F, V, V, V 9) (FURG) Relacione as eras geológicas com os eventos da coluna à direita.

Assinale a alternativa que apresenta todas as relações corretas.

a) I-3, II-1, III-4, IV-5 e V-2 b) I-1, II-2, III-3, IV-4 e V-5 c) I-4, II-5, III-3, IV-1 e V-2 d) I-5, II-2, III-4, IV-3 e V-1 e) I-4, II-5, III-1, IV-2 e V-3 10) (UTFPR) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa

e, na seqüência,

identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.

a) I Núcleo interno, II -Núcleo externo, III – Manto e IV - Crosta.

b) I Núcleo interno, II -Manto, III - Núcleo externo e IV - Crosta.

c) I - Crosta, II - Núcleo externo, III Manto e IV -Núcleo interno.

d) I Núcleo externo, II -Núcleo interno, III – Manto e IV - Crosta.

e) I - Crosta, II - Manto, III - Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.

11) Com relação à

constituição interna da

Terra, suas camadas e

características gerais,

assinale o que for

correto.

(01) A crosta sólida ou

litosfera é a fina

camada superficial,

constituída

principalmente

por

rochas sedimentares

(92%) e rochas ígneas

e metamórficas (8%).

(02) O núcleo interno,

constituído

principalmente de ferro

e níquel, encontra-se

em estado sólido devido

às altas pressões ali

reinantes.

(04) O núcleo externo

encontra-se em estado

de fusão e apresenta

uma

constituição

metálica. Nele são

geradas

correntes

elétricas que imantam o

núcleo interno e criam o

campo magnético da

Terra.

(08) A astenosfera,

porção do manto

dotada de plasticidade,

é a sede das correntes

de convecção que

movimentam as placas

litosféricas.

12) (UFPE) A Deriva dos

Continentes e a Teoria da Tectônica de Placas são os dois modelos teóricos das geociências que, no século XX, causaram uma revolução dos conceitos relativos, sobretudo, aos processos geológicos internos. Sobre esses assuntos, o que é correto afirmar?

( ) A hipótese da Deriva dos Continentes foi elaborada pelo geógrafo Alexander Von Humboldt e se apoiou na teoria do “Caos Continental”, estruturada por Ratzel. ( ) A hipótese da Deriva dos Continentes propõe que o posicionamento relativo das massas continentais mudou de forma considerável ao longo do tempo geológico. ( ) A teoria da Tectônica de Placas fornece uma explicação geométrica e cinemática de como a expansão do fundo oceânico e a deriva das placas litosféricas ocorrem

numa superfície

aproximadamente esférica.

( ) A velocidade e a taxa de expansão das placas litosféricas variaram ao longo do tempo geológico, demonstrando, assim, que as forças responsáveis pelos movimentos dessas

placas também

modificaram-se.

( ) Os aspectos paleoclimáticos que foram

(4)

apresentados pelo autor da hipótese da Deriva dos Continentes não podem ser empregados como argumentos favoráveis à teoria da Tectônica de Placas.

13) (UEPI) A Teoria da Tectônica de Placas explica diversos tipos de estrutura verificados na Litosfera. Observe a ilustração a seguir.

De acordo com essa teoria, esse desenho esquemático ilustra o (a) a) colisão de placas oceânica e continental. b) mecanismo de subducção de placas litosféricas.

c) gênese dos arcos de ilhas e subsidência magmática. d) formação trincheiras oceânicas. e) expansão do assoalho submarino e a ascensão do magma. 14) (UFLA)

MORTOS POR CAUSA DE TERREMOTO NO CHILE JÁ SÃO MAIS DE 300, DIZ GOVERNO Tremor de magnitude 8,8 afetou 2 milhões de pessoas, diz presidente O terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile neste sábado (27/2) causou a morte de mais de 300 pessoas, informou durante a noite a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández. Segundo Bachelet, que sobrevoou de helicóptero as áreas atingidas neste sábado (27/2), o terremoto afetou 80% do país, e há pelo menos 1 milhão de casas danificadas. A presidente mandou condolência e solidariedade às vítimas e pediu "força" aos cidadãos.

O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e atingiu a região central do Chile, perto da cidade de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. Na capital chilena, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios, e várias regiões da cidade ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas.

O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo

informaram que

receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista. http://g1.globo.com/Noti cias/Mundo/0,MUL15088 96-5602,00.html As alternativas abaixo apresentam trechos selecionados do texto acima, assim como explicações para os mesmos. Assinale a alternativa INCORRETA: a) “O terremoto de magnitude 8,8...”: refere-se à Escala Richter, utilizada para medir terremotos.

b) “... o terremoto afetou 80% do país...”: esse tipo de fenômeno natural deve ser classificado como agente endógeno.

c) “... atingiu a região central do Chile...”: nesse

país, terremotos são relativamente frequentes, pois o país se localiza em

uma região de

instabilidade geológica. d) “O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil.”: o fato de o Brasil fazer fronteira com o Chile possibilitou essa situação.

15) (UNESP) As quatro afirmações que se seguem serão correlacionadas aos seguintes termos:

(1) vulcanismo – (2) terremoto – (3) epicentro – (4) hipocentro.

a. Os movimentos das placas tectônicas geram vibrações, que podem ocorrer no contato entre duas placas (caso mais frequente) ou no interior de uma delas. O ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas é chamado de foco do tremor.

b. Com o lento movimento das placas litosféricas, da ordem de alguns centímetros por ano,

tensões vão se

acumulando em vários pontos, principalmente perto de suas bordas. As tensões, que se acumulam lentamente, deformam as rochas; quando o limite de resistência das rochas é atingido, ocorre uma ruptura, com um deslocamento abrupto, gerando vibrações que se propagam em todas as direções.

c. A partir do ponto onde se inicia a ruptura, há a liberação das tensões acumuladas, que se projetam na superfície das placas tectônicas.

d. É a liberação espetacular do calor interno terrestre, acumulado através dos

tempos, sendo

considerado fonte de observação científica das

entranhas da Terra, uma vez que as lavas, os gases e as cinzas

fornecem novos

conhecimentos de como os minerais são formados. Esse fluxo de calor, por sua vez, é o componente essencial na dinâmica de criação e destruição da crosta, tendo papel essencial, desde os primórdios da evolução geológica.

(Wilson Teixeira, et al. Decifrando a Terra, 2003. Adaptado.) Os termos e as afirmações estão corretamente associados em a) 1d, 2b, 3a, 4c. b) 1b, 2a, 3c, 4d. c) 1c, 2d, 3b, 4a. d) 1a, 2c, 3d, 4b. e) 1d, 2b, 3c, 4a. 16) (UFT) As placas tectônicas são grandes blocos de rochas que formam a crosta terrestre e flutuam sobre o magma. Este por sua consistência fluída, possibilita o deslizamento dos continentes e conseqüentemente suas movimentações. Como provável conseqüência desta movimentação das placas tectônicas é que observamos a ocorrência do terremoto que atingiu o Chile no final de fevereiro de 2010. O mesmo chegou à magnitude de 8,8 graus na escala Richter, causando significativas perdas econômicas e de muitas vidas humanas. Na figura

abaixo temos a

representação das principais placas tectônicas que compõem o

planeta e seus

(5)

Fonte: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: 3 edição, 2006.

Na busca de explicações das causas do terremoto que atingiu o Chile, pode-se mencionar que

I. Ocorreu devido ao movimento convergente entre placas tectônicas que abrangem o país. II. Ocorreu devido ao movimento divergente entre placas tectônicas que abrangem o país. III. Ocorreu devido ao epicentro estar muito próximo do país.

IV. Ocorreu devido à interação entre as placas tectônicas Pacífica e Sul Americana.

V. Ocorreu devido à interação entre as placas tectônicas de Nazca e Sul Americana.

Analisando o texto e a figura acima, são

verdadeiras as assertativas (a) I, IV e V b) II, IV e V c) I, III e V d) II, III e V e) I, II e IV 17) (PUCRS) Uma sequência de eventos naturais aconteceram no mundo recentemente, como, por exemplo, os terremotos no Haiti, no Chile, no México, na China e nas Filipinas e, ainda, a

erupção de um vulcão na Islândia.

Quanto à formação do terremoto no Chile e à erupção do vulcão na Islândia, pode-se afirmar que ambos estão ligados a fenômenos que têm como causa, respectivamente, a) o encontro de duas placas oceânicas – a subducção de uma placa continental com uma placa oceânica

b) o encontro da Placa de Cocos com a Placa Sul-Americana – a abertura da Dorsal Mesoatlântica c) a subducção da Placa Pacífica – a obducção da Placa Atlântica d) o encontro da Placa Pacífica com a Placa de Nazca – a abertura da Dorsal Atlântica

e) o encontro da Placa de Nazca com a Placa Sul-Americana – a formação da Dorsal num limite divergente de placas tectônicas.

18) (ACAFE) “O terremoto e tsunami em Samoa e o ter-remoto da ilha Indonésia de Sumatra não têm relação, apesar de terem sido registrados no 'anel de fogo' do Pacífico”.

http://ultimosegundo.ig.c om.br/mundo/2009/10/01/ terremotos+de+samoa+e +sumatra+nao+tem+rela cao+direta+8712955.html (Acessado em 01/10/2009) Os fenômenos citados têm relação com a Tectônica de Placas e apresenta uma série de características, exceto a da alternativa: a) A solidificação do magma no interior da Terra, com a expansão de gases, foi responsável pelos tremores e tsunami em Samoa e Sumatra. b) A teoria das Placas Tectônicas aponta que os terremotos, o vulcanismo e os dobramentos têm

relação com o movimento de placas que compõem a litosfera.

c) O “anel de fogo” do Pacífico corresponde às áreas de maior atividade sísmica do planeta, onde estão em contato placas tectônicas responsáveis pelos terremotos e vulcanismo. d) As placas tectônicas podem se movimentar de forma divergente, convergente ou “deslizar” uma na outra, provocando os abalos sísmicos como os citados no enunciado.

19) (FURG) Em

02/01/2008, entrou em erupção o vulcão Llaima, um dos mais ativos entre os 60 vulcões dosul do Chile, abalando a área com explosões, expelindo lavas e uma coluna de gás e cinzas de 7km.

Sobre esse fenômeno geológico é correto afirmar que

a) a margem oriental da América do Sul localiza-se numa borda de placa tectônica, o que atorna susceptível a esse tipo de fenômeno.

b) a margem oriental da América do Sul é tectonicamente ativa, o que resultou naformação do chamado “cinturão do fogo”, onde existem inúmeros vulcões em atividade.

c) na América do Sul, apenas o Chile apresenta vulcões em atividade, os processos exógenossão intensos nessa área. d) a margem ocidental da América do Sul é tectonicamente ativa, manifestando com freqüência abalos sísmicos e atividade vulcânica ao longo de sua extensão.

e) a atividade vulcânica manifesta-se em terrenos antigos e estáveis como a

margem ocidental da América do Sul. 20) (MACKENZIE) “Foi só um susto” Terremotos como os ocorridos em quatro estados do país são mais comuns do que se imagina...

“Na noite de terça-feira da semana passada, um leve tremor de terra que durou seis segundos atingiu quatro dos estados mais populosos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Muita gente ficou assustada.Moradores de prédios desceram para a rua, com medo de uma catástrofe.(...) O terremoto, que ocorreu no Oceano Atlântico, a 210 quilômetros da costa brasileira, teve magnitude de 5.2 na escala Richter. Dezenas de terremotos de magnitude similar ocorrem no mundo toda semana e não chamam atenção porque raramente causam danos.(...) É verdade que a maior parte desses abalos ocorre em regiões do globo propícias a terremotos freqüentes...”

(6)

Tendo por base a formação geológica brasileira, considere as afirmações abaixo. I. O território brasileiro está no centro da placa tectônica sulamericana e, portanto, menos sujeito a terremotos fortes.

II. A formação

geomorfológica brasileira data do Período Terciário da Era Cenozóica, possuindo um perfil topográfico com reduzido desgaste erosivo.

III. Devido à sua formação Pré-Cambriana,

encontramos um subsolo rico em minério de ferro. IV. O território brasileiro é formado, apenas, por dobramentos modernos. Estão corretas, somente, as afirmações a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV. e) II e III. 21) (UNIVALE) Observe a imagem:

Uma das 33 gravuras da série Fuji, elaboradas entre 1823 e 1829, mostra um tsunami. Fonte: Wikipédia Assinale a alternativa verdadeira sobre a formação de um tsunami semelhante ao que atingiu o sudeste asiático ao final de 2004:

a) A origem do fenômeno está associada a eventos de ordem tectônica. b) A formação de tufões acentuados e áreas de alta pressão atmosférica geram tal fenômeno. c) A formação de tsunamis está necessariamente associada ao fundo coralígeno do Oceano Índico. d) O efeito do aquecimento global é o responsável principal pela ocorrência acima do normal desse tipo de tsunamis nos últimos anos. e) O derretimento de geleiras na região do Oceano Índico é a responsável pelo fenômeno indicado na gravura. 22) (UFRGS) A figura a seguir representa processos associados à tectônica de placas Identifique os processos destacados pelas letras A, B e C, respectivamente. a) orogenia – subducção – movimentos convectivos b) orogenia – erosão – subducção c) dobramentos modernos – orogenia – movimentos convectivos d) erosão – subducção – dobramentos modernos e) dobramentos modernos – erosão – subducção 23) (UPE)Examine o corte geológico esquemático a seguir, correspondente a uma das grandes unidades estruturais verificadas na crosta terrestre.

Assinale a única afirmativa que não pode ser considerada verdadeira.

Assinale a única afirmativa que não pode ser considerada verdadeira. A) 1, 2 e 3 são camadas rochosas vulcânicas, muito ricas, portanto, em hulha; a área deve ter uma grande importância geoeconômica regional. B) O corte mostra uma

área deprimida,

denominada bacia

sedimentar.

C) O substrato sobre o qual estão dispostas as camadas rochosas 1, 2 e 3 sofreu, ao longo da história, influências tectônicas.

D) Das camadas rochosas indicadas por números, a 1 pode ser considerada a mais antiga.

E) O tipo de estrutura geológica indicada no corte existe no território brasileiro. 24) A estrutura geológica da superfície terrestre constitui o embasamento do modelado do relevo, em contínuo processo de transformação. São grandes estruturas geológicas, EXCETO: a) Os escudos cristalinos ou maciços antigos, resultantes da solidificação do material magmático e da ascensão de suas formações rochosas até a superfície.

b) As bacias

sedimentares, de

formação antiga ou recente, resultantes da ação destrutiva da erosão sobre os maciços e da posterior deposição do material erodido sobre áreas rebaixadas ou de

sedimentação em

períodos mais recentes. c) Os dobramentos modernos, originados do entrechoque de placas, formando os episódios mais recentes de acomodação tectônica. d) Os círculos de fogo, formadores de áreas de elevada instabilidade tectônica, com elevada incidência de atividade vulcânica, terremotos e maremotos.

25) Observe o mapa. Nele estão marcados os principais eventos de Tsunami que ocorreram na década de 90, com os respectivos locais, altura das ondas e número de mortes.

A respeito da distribuição espacial desses eventos, é correto afirmar:

a) Estão associados às grandes células de alta pressão tropical, que

produzem fortes

movimentos nas águas oceânicas.

b) Originam-se sempre a partir de movimentos sísmicos na área da

(7)

plataforma continental, chegando rapidamenteàs zonas litorâneas.

c) São mais comuns no Oceano Pacífico, devido à maior circulação de correntes frias.

d) Sua ocorrência é completamente aleatória, sendo praticamente impossível prever o seu aparecimento.

e) Associam-se a movimentos tectônicos nas zonas onde há o contato de placas.

26) (UNIFESP) Observe a imagem, leia o texto e responda.

(http://revistaescola.abril .com.br)

De acordo com a teoria das placas tectônicas, a crosta terrestre está dividida em placas de espessura média de 150 km, que flutuam sobre o substrato pastoso, a astenosfera. (Almeida e Rigolin, 2005. Adaptado.)

a) Qual a relação existente entre a teoria da deriva dos continentes e a teoria das placas tectônicas?

b) Quais são os três tipos de limites entre as placas tectônicas?

27) (FUVEST)

Em maio de 2008, um terremoto, de 7,8 graus na escala Richter, atingiu severamente a Província de Sichuan (China), matando milhares de pessoas. Em janeiro de 2009, um tremor de terra, de 6,2 graus, atingiu a Costa Rica, causando prejuízos materiais, além de ceifar vidas.

Em setembro de 2009, tremores de terra, de 7,6 graus, atingiram a Indonésia, provocando mortes e danos materiais. Considerando o mapa, os fatos acima citados e seus conhecimentos, responda:

a) Quais os principais fatores que geram atividades sísmicas no planeta?

b) Por que, no Brasil, as atividades sísmicas são, predominantemente, de baixa intensidade? 28) (UNICAMP) No dia 26 de dezembro de 2004, logo após o natal, a região indo-asiática, mais particularmente Sumatra, foi assolada por um tsumani que atingiu três continentes e 12 países. Estimou-se o número de 163 mil mortos apenas na ação direta do tsunami e calculou-se que o número total de mortes tenha chegado a 300 mil, contando as vítimas de epidemias, como a c ´0olera, o tifo, etc. (Adaptados de Paulo Roberto de Morais. “É possível prever as ondas de horror?. Mundo em

fúria, ano 1, nº 1, 2005, p. 22-23)

a) Explique os principais mecanismos que atuam na formação de um tsunami. b) Quando ocorre um tsunami, por que as ondas são quase imperceptíveis em alto mar, enquanto na costa podem atingir até 50 metros de altura? GABARITO 1 B 2 E 3 C 4 C 5 C 6 D 7 D 8 D 9 C 10 B 11 14 12 FVVVF 13 E 14 D 15 E 16 C 17 E 18 A 19 D 20 B 21 A 22 A 23 A 24 D 25 E 26 Aberta 27 Aberta 28 Aberta

Resposta das

questões subjetivas

26)

a) A teoria da deriva continental, criada pelo alemão Alfred Wegener no começo do século XX, propunha a hipótese de que uma única massa continental, chamada Pangéia, teria começado a se dividir há 200 milhões de anos, formando os continentes. Isso teria sido possível pelo fato de a camada mais exterior da Terra estar composta pela litosfera, que inclui a zona solidificada (continentes), e pela astenosfera, que inclui a parte mais interior, o substrato viscoso citado no texto do enunciado. Segundo o cientista, os continentes se moviam sobre o assoalho oceânico devido à ação das forças gravitacionais — o que se provou errado. Mais tarde, outros cientistas defenderam que o movimento é determinado pela ação das forças geradas pelas correntes de convecção do manto terrestre. Portanto os continentes são a parte visível das placas tectônicas que flutuam e derivam ao longo de milhões de anos — o que justifica a expressão deriva continental —, seguindo a direção indicada no mapa do enunciado. b) As placas tectònicas apresentam na sua periferia as zonas de contato, formando três tipos de limites: - Transformantes ou conservativos: são os que acontecem quando as placas deslizam ao longo das falhas e se atritam com as suas vizinhas.

Ocorrem com o

movimento vertical ou epirogenético.

- Divergentes ou construtivos: são os que acontecem quando duas placas se afastam uma da outra.

- Convergentes ou destrutivos: são os que acontecem quando duas

(8)

placas se movem uma em

direção à

outra, podendo ocorrer uma subducção (quando uma das placas mergulha sob a outra) ou uma formação de montanhas (quando as placas colidem , se comprimem e se erguem). 27) a) As ocorrências de atividades sísmicas relacionam-se aos deslocamentos de placas tectônicas. As placas tectônicas podem se deslocar basicamente de três formas: convergência, divergência e/ou transcorrência formando correntes magmáticas, resultantes de forças endógenas. São

movimentos lentos e que acabam acumulando enormes quantidades de energia que periodicamente eclodem em ondas de choque resultando em terremotos ou, quando no leito marinho, em tsunamis (ondas gigantescas), para depois se acomodarem e reiniciarem o processo.

b) Qualquer área da crosta terrestre está sujeita a atividades sísmicas. A diferença está em sua intensidade. O território brasileiro encontra-se sobre a placa tectônica Sul-Americana na porção centro-leste em área de terrenos muito antigos, Pré-Cambrianos ou Arqueo-Proterozoico, consolidados sobre escudos cristalinos espessos que absorvem a pressão interna mais intensa, deixando surgir à superfície apenas os eventos de baixa magnitude. O Brasil fica distante da região de contato entre a placa Sul-Americana e a placa de Nazca com frequentes sismos de grande intensidade (Círculo do Fogo).

28)

a) Um tsunami pode formar-se em razão de:

movimentação de placas tectônicas que provocam terremotos nos fundos oceânicos, explosões vulcânicas de vulcões em áreas costeiras, vulcões

submarinos ou

deslizamentos de massas de terra que atingem o oceano. b) Ao se propagar pelo oceano, as ondas do tsunami apresentam comprimento de onda de vários quilômetros e apenas cerca de um metro de altura, o que faz com que as ondas sejam quase imperceptíveis em alto mar. No entanto, ao se aproximarem das águas mais rasas da costa, as ondas vão perdendo velocidade devido ao atrito com a plataforma continental e aumentam, assim, a sua energia acumulada, o que faz com que apresentem altura de até 50 metros.

Referências

Documentos relacionados

A crosta terrestre é uma fina camada de rochas sedimentares recobrindo uma enorme massa de rochas cristalinas (ígneas + metamórficas)1. Rochas Sedimentares

Assim, conclui-se que na sociedade atual, onde a tecnologia está fortemente presente, o fenômeno do software livre pode torna-se uma proposta instigante e representa um caminho

Porém quando indagados sobre o apoio na gestão das empresas e sobre estratégias estabelecidas, ferramentas de gestão para a empresa o resultado não foi

Com relação ao Word 97, assinale a opção correta, tendo como base a figura mostrada no texto CI-II.. A O botão permite ao usuário salvar o

A Universidade Federal de Pelotas, em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, e a Coordenação do Programa de

6º - O V CURSO DE OPERAÇÕES AÉREAS- COA/2014- da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro será composto de duas fases, a saber: fase seletiva e fase de

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

Resumo— Baseado na teoria de controle adaptativo por posicionamento de polos e estrutura vari´ avel (VS- APPC), um sistema de controle ´ e proposto para controlar o fenˆ omeno do