• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE TRABALHO CURSO DE FARMÁCIA. Reformulação devido à Pandemia COVID-19

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE TRABALHO CURSO DE FARMÁCIA. Reformulação devido à Pandemia COVID-19"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PLANO DE TRABALHO

CURSO DE FARMÁCIA

Reformulação devido à Pandemia COVID-19

ENCOMENDE CONOSCO ESTE PORTFÓLIO

WHATSAPP (91)988309316

E-mail: portfoliouniversitario@gmail.com

https://www.flashuniversitario.com.br/

(2)

Sumário

1. PLANO DE TRABALHO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA ...3 1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES ... 3 2. PRODUÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ...8

(3)

3 1. PLANO DE TRABALHO: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

A seguir, você terá as atividades a serem realizadas no estágio supervisionado em assistência farmacêutica, este Plano de Trabalho foi elaborado devido ao contexto da pandemia COVID-19.

1.1 ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES

Seja bem-vindo ao Estágio Supervisionado em Assistência Farmacêutica!

No decorrer dessas semanas de estudos de casos do Estágio Supervisionado em Assistência Farmacêutica, iremos juntos aprender como lidar com diferentes situações da área de assistência farmacêutica, seja no âmbito de atividades relativas ao ciclo de assistência farmacêutica, seja no processo de dispensação e acompanhamento do paciente.

No primeiro caso clínico, iremos elaborar um planejamento organizacional tomando como base o ciclo de Assistência Farmacêutica, de acordo com os dados da sua realidade local (municipal, regional, ou até de mesmo do bairro em que reside) e com as evidências científicas disponíveis que garantam a melhor tomada de decisão clínica.

E no segundo caso clínico, iremos abordar o processo de dispensação e orientações do paciente, sob a ótica do uso racional de medicamentos e polifarmácia.

Baseie sua produção nas melhores evidências disponíveis nas bases de dados científicas, que podem ser acessadas por meio da sua Biblioteca Virtual, para garantir o raciocínio crítico e reflexivo, importantes na sua futura jornada profissional.

Bons Estudos! Equipe de Docentes do Curso de Farmácia

(4)

4 ATIVIDADE A – Ciclo de Assistência Farmacêutica

O ciclo de assistência farmacêutica tem como objetivo garantir aos cidadãos brasileiros a amplificação e a qualificação do acesso a medicamentos, por meio de suas fases como seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, dispensação e utilização nos níveis de gestão do SUS.

Dentro desse modelo, temos que o ciclo de assistência farmacêutica promove o acesso da população não só aos medicamentos, bem como garante seu uso racional e dessa forma promover a saúde e o bem-estar na população.

Assim, dentro deste panorama temos diversos pontos de atuação, que garantem o acesso universal e permeia toda a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Suponha que você ao finalizar a graduação em Farmácia, inicie sua jornada profissional no Sistema Único de Saúde com assistência farmacêutica. Baseado nisto, trace as estratégias que utilizaria no componente básico da assistência farmacêutica por meio dos seguintes passos:

a) Defina o grupo específico de atuação da sua área, com base na prevalência de doenças do seu município, bairro ou região; Por exemplo: idosos, hipertensos, tabagistas, diabéticos, entre outros.

b) Determine a organização do componente básico da atenção farmacêutica com base no grupo populacional escolhido?

c) Analise criticamente a Relação Municipal de Medicamentos (Remune) e relacione se esta relação garante o acesso universal desse grupo de risco aos medicamentos necessários para garantir a sua saúde e bem-estar.

d) Levante as possibilidades mais comuns de polifarmácia para o grupo populacional escolhido.

e) Identifique quais estratégias podem ser utilizadas para se evitar a polifarmácia nesse grupo escolhido.

f) Elabore orientações que serão dadas ao grupo populacional escolhido com base no conceito do uso racional de medicamentos.

(5)

5

(WhatsApp, SMS), entre outros.

h) Analise criticamente as estratégias que podem ser utilizadas para se ter uma relação de confiança com a população atendida pelo serviço de saúde e as melhores formas de se garantir uma comunicação assertiva e com bons resultados sob a ótica da assistência farmacêutica.

(6)

6 ATIVIDADE B – Dispensação, Uso Racional de Medicamentos e Polifarmácia

O processo de dispensação de medicamentos, parte importantíssima do ciclo da assistência farmacêutica, permite dentre seus vários pontos um melhor controle do uso de medicamentos, um maior acesso da população a medicamentos adequados, com base nos critérios clínicos e epidemiológicos, e o devido acompanhamento profissional de acordo com as necessidades clínicas do paciente.

Sabemos que é parte do processo, trabalharmos com o uso racional de medicamentos, com vistas a garantir à população a ciência dos riscos causados pelos medicamentos, evitando assim problemas e agravos comuns quanto ao uso inadequado, como as intoxicações e as reações adversas.

Uma das formas de atuação nesse cenário se dá por meio de programas de educação em saúde/orientações para sociedade, esclarecendo por exemplo os riscos de danos causados pelo uso inadequado de medicamentos e de polifarmácia. Essas orientações perpassam por cenários como a conscientização da população, problemas da automedicação, armazenamento e descartes corretos dos medicamentos, além é claro de permear maior adesão e eficiência dos tratamentos propostos.

Essas formas de atuação baseadas na orientação devem atingir não somente os usuários do Sistema Único de Saúde, mas também os prescritores desses medicamentos. Assim como, devem contemplar os medicamentos, fitoterápicos, homeopáticos, e plantas medicinais.

Você como profissional responsável pela atenção farmacêutica, com base nos dados epidemiológicos da sua Regional de Saúde/Unidade de Saúde, elabore:

a) Manual de Boas Práticas de Dispensação e Procedimentos Operacionais, com base nas resoluções vigentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

(7)

7

c) Elaboração de programa de dispensação de medicamentos excepcionais.

(8)

8 2. PRODUÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Para a elaboração do relatório final de estágio, você deverá fazer o download do Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes atividades descritas no Plano de Trabalho.

2.1 Elementos pré-textuais

Inserção de elementos de apresentação/identificação do estudante e do estágio cursado no semestre, conforme Modelo disponibilizado no AVA:

• capa;

• folha de rosto; • sumário.

2.2 Elementos textuais

Inserção das atividades realizadas, conforme descritas no Plano de Trabalho, seguindo o Modelo disponibilizado no AVA:

• Introdução: inserção de texto com a contextualização sobre o estágio realizado. • Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todos os materiais elaborados nas

atividades, conforme Modelo disponibilizado no AVA e orientações descritas no Plano de Trabalho.

• Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do estágio.

Atenção:

 Verifique o plano de trabalho específico do estágio que você está cursando no semestre.

 O relatório deve ser postado em formato word.

2.3 Elementos pós-textuais

Inserção de elementos complementares para fechamento do relatório, conforme Modelo disponibilizado no AVA:

• referências; • anexos; • apêndices.

Referências

Documentos relacionados

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

Além disso, o óxido nítrico está envolvido com a formação da placa aterosclerótica e desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e seus níveis circulantes estão relacionados

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Como pontos fortes, destacam-se a existência de iniciativas já em- preendidas em torno da aprovação de um Código de classificação e uma Ta- bela de temporalidade e destinação

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

tidos para o Coefi ciente de Efi cácia Protéica para o leite de búfala, vaca e caseína como padrão, verifi caram que a caseína e o leite de vaca, não apresentaram diferença