• Nenhum resultado encontrado

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Todos Direitos Autorais Reservados - Catho Online - Djalma Barbosa e Marco Dalpozzo Material de Apoio do Curso Online Administração de Recursos Humanos

(2)

APRESEN T AÇÃO DO CURSO

Este curso tem o objetivo de apresentar os principais aspectos e características necessárias para am- pliar a abrangência da área de Recursos Humanos e torná-la mais estratégica e operacional.

Mostraremos a você os diferentes papéis que um gestor de RH deve desempenhar em uma organiza- ção, participando ativamente de todas as estratégias de negócio e preparando as pessoas para que elas sejam alcançadas.

Em tempos de mudança, a área de RH não poderia ficar de fora. Dessa forma, o nosso objetivo neste curso é lhe apresentar um parâmetro das organizações atuais e o quanto o RH deve estar presente para que elas cresçam e floresçam no mercado competitivo em que estamos inseridos.

Utilizaremos várias situações de empresas fictícias para facilitar o seu aprendizado, estimulando-o a dar a sua opinião em algumas questões, bem como resolver alguns exercícios propostos.

Este curso foi elaborado para pessoas que atuam ou desejam atuar na área de Recursos Humanos e que desejam obter idéias de como desempenhar bem o seu papel na organização, tendo uma postura ativa perante a alta administração e demais líderes, sabendo usar a visão de futuro.

Neste curso você terá a oportunidade de:

Analisar as mudanças ocorridas no mundo nos últimos tempos e o quanto elas influenciaram na gestão da área de Recursos Humanos.

Pensar sobre a importância que as pessoas têm nas organizações e o quanto elas podem ser um fator diferencial no mundo dos negócios.

Conhecer as novas demandas de RH e os diferentes papéis que o RH deve desempenhar.

Obter uma visão de um modelo integrado de RH.

Conhecer algumas estratégias que podem ser utilizadas para facilitar que as organizações atinjam seus objetivos, verificando o papel que o RH tem nesse processo.

Obter algumas metodologias que podem ser utilizadas no diagnóstico para o alinhamento es- tratégia x organização.

Conhecer os tipos de mudanças do desenho organizacional mais típicos.

Avaliar as atuais políticas de RH.

Analisar a infra-estrutura do RH e os principais indicadores de performance de pessoas e or- ganizacional.

Entender a importância das relações nas organizações e o papel que o trabalho tem na vida do ser humano.

Analisar o papel dos líderes nas organizações e como o RH deve se posicionar frente a eles.

(3)

SOBRE OS A UTORES

Este curso foi desenvolvido por Djalma Barbosa e Marco Dalpozzo.

Djalma Barbosa

Graduado em Psicologia pela Faculdade Paulistana (São Paulo), com formação de psicologo pela Faculdades Brás Cubas (Mogi das Cruzes), além de diversos cursos de especialização em Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional.

Executivo de Desenvolvimento Organizacional e Humano de grandes organizações, como Ri- pasa, Banco Multiplic, Parmalat e VCP – Votorantin Celulose e Papel.

Coordenador do Comitê de Recursos Humanos (CRI).

Autor do capítulo “Treinamento – seus públicos e seus métodos”, do Manual de Gestão de Pes- soas e Equipes – ABRH/ Ed. Gente.

Marco Dalpozzo

Graduado em Contabilidade pela (ITC) Tanari Grammar Schoolds - Bologna, Itália.

Faculdade de Bologna - Ciências Econômicas e Administração de Empresas: Publicação da tese “Eventos Esportivos como Eventos Econômicos”.

Ifor/ Ascom/ Bacconi/ University of Milan - Faculdade de Milão: MBA com ênfase em negócios especializados.

Foi diretor de Comunicação e RH da Parmalat Brasil, gerente de Treinamento & Desenvolvi- mento da Unilever Itália, Unilever Brasil e diretor de RH da Kibon S/A Indústria de Alimentos.

Palestrante sobre a teoria de organização, desenvolvimento de pessoal e liderança.

(4)

MEN S AGEM DOS A UTORES

DJALMA BARBOSA E MARCO DALPOZZO

O universo de atuação do profissional de recursos humanos é, ao mesmo tempo, desafiador e apaixo- nante, no qual as fórmulas garantidas são substituídas por experiências de aprendizagem extremamente dinâmicas e de múltiplas faces. Estamos sempre aprendendo. Para isso é imprescindível a disposição para ouvir, debater e questionar os paradigmas.

É para este universo que vamos viajar juntos e buscar formas de contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das organizações.

Esperamos contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Boa viagem!

(5)

5

SUMÁRIO

Módulo 1 - Gestão de RH: atuais e futuras demandas

1.1 - Contexto Geral ... 8

1.2 - As empresas do século XXI ... 10

1.3 - O contexto organizacional ... 13

1.4 - As organizações e suas pessoas... 15

1.5 - As demandas para RH ... 18

Módulo 2 - RH como parceiro estratégico 2.1 - A visão de um modelo integrado de RH ... 22

2.2 - Estratégia em organização ... 28

2.3 - O diagnóstico para o alinhamento estratégia x organização ... 32

2.4 - A people strategy ... 34

Módulo 3 - RH como agente de mudança 3.1 - As modalidades estruturais alinhadas a estratégia de negócio ... 39

3.2 - As tipologias de mudança ... 44

3.3 - As variáveis da change strategy ... 50

3.4 - Visão, missão e valores: do planejamento à construção da identidade ... 53

3.5 - Tempos de mudança e o contrato com parceiros estratégicos ... 55

Módulo 4 - RH como parceiro de pessoas: as políticas 4.1 - Recrutamento e Seleção ... 59

4.2 - Formação e Treinamento ... 63

4.3 - Mobilidade e Carreira ... 68

4.4 - Remuneração... 72

4.5 - Relações Trabalhistas e Sindicais ... 75

4.6 - Comunicação Interna ... 77

4.7 - Responsabilidade Social e Ética ... 80

(6)

6

Módulo 5 - Infra-estrutura de RH

5.1 - Tecnologia e Sistemas em RH ... 84

5.2 - Indicadores de performance organizacional ... 86

5.3 - Indicadores de performance de pessoas ... 88

5.4 - Adaptabilidade e controle organizacional ... 93

5.5 - HR scorecard: indicadores sistêmicos de RH... 95

Módulo 6 - RH: sensibilidade, credibilidade e visão estratégica 6.1 - A organização e suas relações... 98

6.2 - Entendendo as relações organizacionais ... 100

6.3 - A liderança nas organizações ... 105

6.4 - A complexidade das relações ... 108

Referências Bibliográficas ... 112

(7)

7

MÓDULO 1

GESTÃO DE RH: ATUAIS E FUTURAS DEMANDAS

Neste módulo faremos uma análise das mudanças ocorridas no mundo nos últimos tempos e o quanto elas influenciaram na gestão da área de Recursos Humanos.

Além disso, veremos a importância que as pessoas têm nas organizações, como elas po- dem ser um fator diferencial e de sucesso ou fracasso no mundo dos negócios e o papel fundamental que o Gestor de RH tem nessa história.

1.1 - Contexto geral

1.2 - As empresas do século XXI 1.3 - O contexto organizacional 1.4 - As organizações e suas pessoas 1.5 - As demandas para RH

(8)
(9)

MÓDULO 1

GESTÃO DE RH: ATUAIS E FUTURAS DEMANDAS

1.1 – CONTEXTO GERAL

O que uma orquestra significa para você? Qual a sensação de escutar um som harmônico, perfeito, em que todos os músicos tocam em sintonia, como se cada um fosse capaz de tocar todos os instrumentos ao mesmo tempo tamanha a perfeição com que os diferentes sons soam juntos?

Cada instrumento produz um som único. Cada músico é responsável por fazer a sua parte no grupo da melhor forma possível e assim, juntos, formam uma orquestra. Mas será que ela teria a mesma per- formance se estivesse sozinha, sem ninguém para coordená-la? Apenas os músicos seriam capazes de tocar em sintonia?

Provavelmente não. O maestro tem um papel fundamental numa orquestra. Ele é responsável por reger as pessoas, os sons, a perfeição com que a música soa. Sem ele uma orquestra seria simplesmente um grupo de pessoas reunidas produzindo sons individuais que não necessariamente apresentam-se harmô- nicos aos nossos ouvidos.

Você deve estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com Recursos Humanos?

Eu lhe respondo: TUDO!

O papel de um maestro em uma orquestra é o mesmo que o de um Gestor de Recursos Humanos em uma organização. São eles que prezam pelo bom rendimento das pessoas, das empresas que atuam e das tarefas que se propõem a desenvolver, mantendo tudo em perfeita sintonia.

Do ponto de visto da gestão de uma organização, podemos usar uma metáfora e dizer que a direção é quem cria a sinfonia, enquanto o regente da orquestra é o RH, que é solicitado para fazê-la tocar da forma certa.

Assim como um maestro numa sinfonia, o Gestor de RH em uma organização deve ser capaz de reger as pessoas que nela atuam de forma a alcançar os objetivos traçados pela direção. Deve fazer com que todos dêem o melhor de si contribuindo para o crescimento mútuo: deles e da organização.

Antes de falarmos sobre a administração de RH e de todas as tarefas que a área se propõe e pode de- senvolver, proposta do nosso curso, é importante fazer um breve resumo histórico das mudanças globais e da influência que estas tiveram nas organizações e, conseqüentemente, na área de Recursos Humanos.

Desde 1989, com a queda do muro de Berlim, dois poderes fortes – o capitalismo e o comunismo – que se contrastaram por mais de setenta anos adotaram uma nova posição. O comunismo desapareceu e o capitalismo, como único modelo de socialização, entrou em crise e não resolveu uma série de problemá- ticas fundamentais do nosso mundo, como a poluição, a desigualdade social, o stress e a importância às vezes exagerada dos negócios e do consumo.

De qualquer forma, o mundo ficou mais próximo e mais similar por causa desta evolução dos modelos e também pela relevância das novas tecnologias da informação, que foram de grande importância neste processo de aproximação do mundo ocidental ao oriental e que tiveram um papel relevante ao difundir informações e imagens em países fechados e com informação limitada.

A democratização da informação gerou consciência e forças que alavancaram o processo de abertura dos países do sistema comunista. Esta tecnologia gerou uma nova conectividade entre os povos, provo- cando profundas mudanças de vida e demonstrando ser instrumentos poderosos de evolução.

(10)

Veja a seguir alguns importantes fatos geradores de mudanças:

As grandes questões a partir do uso da bomba atômica na II Guerra Mundial trouxeram a pers- pectiva da nossa responsabilidade sobre o planeta e os diferentes países tiveram que abdicar do seu poder de influência sobre territórios definidos em nome de um processo gradual e contínuo de integração, desintegração e inter-relação, que teve como resultado a profunda incerteza sobre o nosso futuro.

A revolução industrial nos trouxe muitos benefícios funcionais e segurança de sobrevivência material. Hoje a economia é regida por uma abundância de serviços e produtos, por exemplo, temos um número excessivo de carros nas ruas, sérios problemas ecológicos, o mesmo número de obesos e de desnutridos etc.

O fim do comunismo deixou espaço livre a um outro grande modelo de desenvolvimento da sociedade humana que até hoje é dominante: o capitalismo. Mas este modelo também mostra falhas e incapacidade de dar conta das novas características e problemáticas do planeta: a desi- gualdade social, a questão ecológica etc.

O futuro assume cada vez mais uma conotação de evolucionismo gradual, reconhecendo a integração dos eventos e seus efeitos colaterais. Se no passado as guerras foram, além de elementos de destruição, formas de evolução, hoje isso é diferente, ou seja, não se pensa mais em mudanças via esta modalidade. Hoje as diversas culturas empenham-se na construção de uma visão comum que possa assegurar a convivência cada vez mais pacífica da humanidade e

a preservação do meio ambiente a partir de aprendizagem e esforços contínuos que permitam respeitar o outro e sua forma de viver, evitando contraposições excessivamente conflituosas que possam desencadear rupturas e guerras irremediáveis.

Pensar no futuro atualmente é escolher estrategicamente para onde ir e com quais meios.

O mundo que geramos nos dividiu pelos bens que possuímos, ou seja, existem aqueles que são ricos de bens materiais mas que perderam bens imateriais como o tempo, a convivência comunitária, a qua-

lidade das relações familiares etc.; existem outros que são pobres de bens materiais mas mantém uma esperança de vida melhor e não perderam a capacidade de conviver entre si, não sendo ameaçados por um modelo competitivo que contrapõe a um que ganha, muitos que perdem; e por fim existem também os excluídos, que são aqueles que não possuem nem uma riqueza nem outra, mas que representam impor- tantes e indecifráveis energias vivas sem rumo que podem a qualquer momento desencadear reações e contraposições perigosas para todos nós.

A economia do século XXI tem como desafio iniciar um processo de integração disciplinar que pode aprimorar a visão sistêmica para buscar formas de equilíbrio entre interesses, ou seja, a criação de uma nova cultura da humanidade e de sua saudável relação com o meio ambiente por meio da ética dos habi- tantes complexos e inteligentes deste planeta.

Neste contexto de mudanças, as empresas passaram por uma grande evolução nos últimos 200 anos.

Elas tiveram que se confrontar com esta nova realidade, mais complexa, conectada, tecnologicamente desenvolvida, tendo que inevitavelmente se adaptar a ela.

Algumas empresas sobreviveram, como por exemplo Nestlé, Unilever e Coca-Cola. Outras se reinven- taram e souberam transformar-se, como a IBM. Outras surgiram com novas características e modelos de funcionamento como a Microsoft, Nokia, Motorola e Wall Mart.

São nessas empresas que queremos nos aprofundar, ou seja, aquelas que mesmo frente a todo esse processo de mudança conseguiram se lançar no mercado, fazer sucesso e sobreviver até hoje. Vamos entender mais de perto quais são as características dessas organizações e qual impacto que isso traz para

a gestão das pessoas que trabalham nelas.

Referências

Documentos relacionados

a)Na oração, “Carlos não comprou, um livro naquele shopping”, o emprego da vírgula está incorreto, pois um verbo e seu complemento, como o objeto direto “um

Avalie e registe o espaço em disco (M) necessário para o armazenamento destas imagens, as taxas de compressão obtidas e o bitrate (B) exigido.. hjpeg (50%)

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Portanto, objetivou-se com o presente trabalho analisar as concentrações de material particulado na atmosfera da região de Tangará da Serra, MT, bem como

Os que desejarem participar do leilão aqui tratado deverão observar, além da obrigatoriedade de serem detentores de conta individualizada na CETIP, sua

Os anti-histamínicos (anti-H1) de segunda geração são considerados primeira linha de tratamento das rinites alérgicas e via de administração pode ser oral ou tópica nasal.. Os

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

O DOUTOR ALFREDO RICARDO DE HOLANDA CAVALCANTE MACHADO, PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, na forma do artigo 26, inciso