• Nenhum resultado encontrado

Categoria Funcional: TÉCNICO DE LABORATÓRIO: ÊNFASE EM QUÍMICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Categoria Funcional: TÉCNICO DE LABORATÓRIO: ÊNFASE EM QUÍMICA"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO/2014

MAIO/2014

INSTRUÇÕES:

1. Leia com atenção todas as instruções deste CADERNO DE QUESTÕES.

2. Verifique se:

a) Este caderno contém 50 questões, numeradas de 1 a 50.

b) Cada questão apresenta cinco alternativas de resposta (a, b, c, d, e).

Caso contrário, solicite um outro caderno ao fiscal da sala.

3. Para cada questão existe apenas UMA alternativa CERTA. A alternativa que você escolher deverá ser marcada no cartão de respostas, de acordo com o exemplo a seguir:

4. O cartão de respostas SOMENTE poderá ser preenchido com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

5. Não serão computadas questões assinaladas em desacordo com o exemplo, ou que tenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras.

6. Em nenhuma hipótese haverá substituição do cartão de respostas.

7. Não será permitido (a), durante a realização das provas:

a) Comunicação entre os candidatos, porte/utilização de máquinas calculadoras ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, bem como relógios e aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, receptor, gravador, etc.

b) Levantar-se sem autorização do fiscal de sala.

8. A prova terá duração de quatro horas (8h às 12h), já incluído o tempo para o preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS.

9. O candidato deverá permanecer na sala, no mínimo, 2 horas a partir do início da aplicação da prova, e o caderno de questões SOMENTE poderá ser levado após 3h30min.

10. A desobediência a qualquer uma das recomendações constantes nas presentes Instruções poderá implicar a anulação das provas do(a) candidato(a).

Categoria Funcional:

TÉCNICO DE LABORATÓRIO: ÊNFASE

EM QUÍMICA

(2)
(3)

CADERNO DE QUESTÕES

Conhecimentos Gerais Questões de 1 a 30

LEIA COM ATENÇÃO

(4)
(5)

CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa

TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 1 A 3.

Barbárie do Capital

O capital, no atual momento histórico de desenvolvimento e apropriação da alta tecnologia, tem colocado a humanidade, isto em escala global, frente a conflitos estruturais, inerentes à sua própria existência enquanto modo de produção, estabelecendo para toda a nossa civilização não só a possibilidade real da barbárie, como a sua existência no momento atual, pois já estamos vivenciando-a em vários aspectos na nossa sociedade em nível global.

5

A constatação destrutiva da dinâmica capitalista tem levado não só os trabalhadores do mundo desenvolvido, como todos os trabalhadores, a perdas consecutivas de conquistas realizadas ao longo da história. Compartilho com a colocação de Edmundo Dias: “A formulação clássica na literatura fala em ‘mundo do trabalho’. Isto acaba por identificar trabalho e capital, facilitando os discursos e as práticas reformistas. Usaremos a fórmula 'mundo dos trabalhadores' 10

para indicarmos a práxis das classes subalternas.”

O desemprego é estrutural e crônico, a violência é globalizada, a destruição da natureza e toda a sua biodiversidade estão colocando o planeta frente a uma situação quase irreversível e, em alguns casos, já completamente irrecuperáveis. A mercantilização dos valores e sentimentos mais nobres e elevados da nossa civilização, tais como o amor, a fraternidade, a amizade, a 15

solidariedade são desvirtualizados pelo capitalismo para a obtenção de lucro, e aí é um vale tudo para que o capitalismo continue trilhando o seu caminho de desumanização e destruição, pois o que impera e determina o capital, isso é de sua gênese, é a sua máxima: lucro a qualquer preço e de qualquer forma. Surgiram os ideólogos do fim da história no auge do início dos anos de 1990 até o início do ano 2000, a produção e o consumo perdulário, o rápido e crescente esgotamento 20

dos recursos naturais, os desastres ambientais, enfim, um processo que se não for contido e revertido, já está levando a humanidade a uma situação de ruptura desintegradora.

Hoje o capital já criou a “sociedade dos descartáveis” e isto vale para tudo, inclusive ao próprio homem.

Como Karl Marx já dizia em 1845: “No desenvolvimento das forças produtivas chega um 25

estágio em que surgem forças produtivas e meios de troca que, com as relações existentes, só causam malefícios, e não são mais forças produtivas, e sim destrutivas.”

ARI, Zenha. Disponível em:

http://www.carosamigos.com.br/index.php/artigos-e-debates/3595-barbarie-do-capital.

Acesso em 10/03/2014. (adaptado)

(6)

1. A alternativa que melhor resume a ideia central do texto é

a) o sistema de produção capitalista associado às tecnologias tem trazido a possibilidade de barbárie para a humanidade, haja vista as perdas de conquistas já obtidas pelos trabalhadores ao longo da história, como também a mercantilização dos valores e sentimentos mais nobres em nome da obtenção de lucro a qualquer preço e sob qualquer circunstância.

b) o desenvolvimento das forças produtivas deixa de ser benéficas quando não se admite como forma de produção o modelo capitalista, pois só ele pode conviver bem com a tecnologia e os valores morais e sentimentos nobres, demonstrando preocupações com o meio ambiente.

c) as sociedades descartáveis criadas recentemente, graças às tecnologias de ponta que se fazem presentes em nossa sociedade, devem ser perseguidas como modelo ideal para a civilização, uma vez que garantem relações fraternas e a valorização dos sentimentos mais nobres.

d) a barbárie e os malefícios causados pelas tecnologias à sociedade não só atrapalham o desenvolvimento da humanidade como também provocam a descrença nos valores e sentimentos mais nobres, o que resulta em prejuízos ambientais e perdas de conquistas já adquiridas pelos trabalhadores, ao longo da história.

e) a alta tecnologia num sistema capitalista favorece para a manutenção de conquistas já obtidas ao longo da história pelos trabalhadores, bem como para a instalação de um modelo ideal de sociedade, em que a dinâmica construtivista do capitalismo tem levado os trabalhadores a perdas irreparáveis, ao longo da história.

2. Infere-se, a partir da leitura do 1º parágrafo do texto, que

a) o capital estabelece para a civilização a possibilidade, mesmo independente do modo de produção, de perdas irreparáveis e consecutivas de valores e sentimentos nobres.

b) a humanidade, em escala global, passa por conflitos de ordem econômica e estrutural, graças à apropriação da alta tecnologia.

c) a alta tecnologia tem colocado a existência humana em perigo constante, possibilitando a barbárie em esfera global.

d) o capital, como forma de produção na sociedade tecnologizada, é uma forma de ameaça já comprovada à humanidade.

e) a humanidade cria conflitos como forma de estabelecer a produção de novas tecnologias à civilização para garantir uma sociedade mais justa e mais humana.

3. A construção dos sentidos do texto também se dá pelas funções e pelo valor semântico assumido por termos e expressões presentes na superfície textual. Indique a alternativa que apresenta avaliação adequada de termos/expressões presentes no primeiro parágrafo do texto.

a) (...) isto (l.2) – retoma o termo capital; não só...como (l.3/4) – dá ideia de adição; pois (l.4) - inicia uma explicação.

b) (...) isto (l.2) – retoma o termo tecnologia; não só...como (l.3/4) – dá ideia de negação;

pois (l.4) – inicia uma conclusão.

c) (...) isto (l.2) – retoma a ideia “tem colocado a humanidade”; não só...como (l.3/4) – dá ideia de adição; pois (l.4) – inicia uma explicação.

d) (...) isto (l.2) – refere-se à “escala global”; não só...como (l.3/4) – dá ideia de comparação; pois (l.4) – dá ideia de adição.

e) (...) isto (l.2) – refere-se à ideia posterior; não só...como (l.3/4) – poderia ser substituída por “apenas”, sem prejuízo ao entendimento; pois (l.4) – dá ideia de alternância.

(7)

TEXTO PARA AS QUESTÕES 4 E 5.

https://www.google.com.br/search?q=piadas+e+charges&newwindow=1&tbm. Acessado em 07/03/2014, às 22h45.

4. O humor provocado pela leitura da charge acima atribui-se

a) à divergência entre os pais sobre o que é importante para a família.

b) à ironia causada pela solicitação da esposa a partir da leitura do esposo.

c) ao conformismo da família de baixo poder pela Constituição Federal.

d) à ambiguidade provocada pela presença das reticências no texto verbal.

e) à configuração familiar um tanto distante da realidade brasileira.

5. Analise as proposições abaixo para escolher a alternativa CORRETA.

São interpretações possíveis após a leitura dessa charge:

I. No Brasil, os direitos de cidadania existem em forma de lei, mas nem sempre existem na prática.

II. No Brasil, as leis são elaboradas e colocadas em prática com a mesma determinação.

III. Pais se interessam por leitura enquanto mães não conseguem se libertar da tarefa de mãe, mostrando-se sempre atentas às necessidades de sua família.

IV. As mães são provedoras do lar enquanto os pais são irresponsáveis com os deveres de família.

a) Apenas II e IV são verdadeiras.

b) Apenas I e IV são verdadeiras.

c) Apenas I e III são verdadeiras.

d) Apenas I é verdadeira.

e) Apenas III é verdadeira.

(8)

TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 6 A 8.

6. Indique a alternativa que contemple o nível de linguagem de que fazem uso pai e filho e o fenômeno que ocorre na fala do pai ao fazer referência a um provérbio bastante conhecido por todos nós, respectivamente,

a) linguagem formal culta/intersubjetividade.

b) linguagem regional/intertextualidade.

c) linguagem erudita/intencionalidade.

d) linguagem científica/textualidade.

e) linguagem regional/contextualidade.

7. Na fala do pai “se acalme, a pressa é inimiga da refeição”, há uma fuga do que normatiza a gramática prescritiva em relação

a) à regência nominal.

b) à concordância verbal.

c) à concordância nominal.

d) à substituição indevida de um termo.

e) à colocação pronominal.

8. A expressão “de novo” na fala do filho denuncia um pressuposto sobre a maré. Assinale a alternativa que contém esse pressuposto.

a) A maré já subiu pelo menos uma vez.

b) A maré sobe permanentemente.

c) O filho não acredita que a maré vá subir.

d) A maré praticamente não sobe.

e) O pai se mostra descrente em relação à subida da maré.

(9)

TEXTO PARA A QUESTÃO 09

Gentileza (Marisa Monte) (...)

Por isso eu pergunto A você no mundo Se é mais inteligente O livro ou a sabedoria O mundo é uma escola A vida é o circo

"Amor: palavra que liberta"

Já dizia o profeta.

Disponível em: http://letras.mus.br/marisa-monte/47282. Acesso em: 27 de março de 2014.(Adaptado).

9. A conotação resulta em figuras de linguagem que colaboram para dar sentido ao texto. As duas construções “Se é mais inteligente/ O livro ou a sabedoria” e “O mundo é uma escola”, destacadas no texto, são, respectivamente, exemplos de

a) metonímia/ metáfora.

b) prosopopeia/ metonímia.

c) prosopopeia/metáfora.

d) metáfora/comparação.

e) antítese/ metonímia.

(10)

TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 10 A 15.

O Facebook como espelho

Ainda me lembro da época em que o público de um espetáculo musical estava lá para ouvir música, talvez para cantar e dançar, certamente não para fotografar e ser fotografado.

Silenciosamente algo mudou. A popularização das câmeras e das redes de compartilhamento parece ter despertado até nos mais tímidos uma compulsão por mostrar tudo o que é vivido, mesmo que seja um acontecimento banal.

5

“Se não fotografou e não publicou, então não existe.” O exibicionismo é expresso em páginas, video casts, perfis e linhas do tempo que parecem relatórios clínicos de narcisistas compulsivos, em suas várias formas: fotografias com caras e bocas, opiniões rasas a respeito de praticamente tudo, vídeos em que nada de interessante acontece e a triste alegria coletiva com o grotesco e a humilhação. A exposição é razoavelmente recente. Uma das primeiras autobiografias 10

dedicadas ao registro do cotidiano é Confissões, de Rousseau. Arrojado e provocador para o século XVIII, o iluminista francês ficaria chocado com o tamanho da exibição de hoje. Desde os anos 1980, quando yuppies, computadores pessoais e o culto ao corpo abriram canais para a expressão individual, o particular é cada vez mais público e amplificado.

Celulares e redes de compartilhamento transformaram os 15 minutos de fama em uma 15

espécie de Show de Truman universal em que registros banais e confissões diversas tornaram todos um pouco inseguros, verificando a composição de sua figura no espelho do Facebook e corrigindo seu discurso e conduta de acordo com as menções e aprovações recebidas.

Nem o Narciso mitológico seria tão autocentrado. Aquele que morreu afogado ao se apaixonar por sua figura refletida em um espelho d’água poderia argumentar que não sabia que 20

via um reflexo. Como muitos usuários de redes sociais, ele se apaixonou por uma tela e sucumbiu ao confundi-la com a realidade. Essa confusão entre o real e o fictício publicado é uma das faces mais assustadoras do narcisismo digital. Muitos têm uma visão de realidade tão distorcida pela percepção alheia, tão fragmentada e amplificada pelos perfis e grupos a que pertencem que geram especulações maiores do que pode supor sua vã fenomenologia.

25

A vida na vitrine da interface, livre da moderação e da compostura que qualquer grupo social demanda, cria uma gigantesca câmara de eco, em que mensagens são referências de referências de referências, perdendo significado e substância no processo. O sucesso de uma trilogia pornô, derivada de uma fantasia de fã da série Crepúsculo, que por sua vez é derivada das clássicas histórias de vampiros, é o exemplo mais recente. Impulsionado pela indicação do amigo do amigo 30

do amigo nas redes sociais, 50 Tons de Cinza se transformou no maior best-seller do país que um dia foi de Shakespeare e Charles Dickens.

Há uma certa melancolia na situação. Ambientes que permitem tanta exposição e manifestação de identidades múltiplas demandam coerência de pensamento para que seus atores não se tornem reféns das personagens que representam.

35

Sem contar que todo esse egocentrismo é muito, muito chato.

RADFAHRER, Luli. Disponível em:

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed711_o_facebook_como_espelho.(Adaptado) Acesso em: 10 de março de 2014.

(11)

10. A comparação é um tipo de atitude dissertativa por meio da qual se pode discorrer sobre fatos, opiniões, fenômenos e até mesmo épocas distintas, para cumprir objetivos argumentativos diversos.

No texto “O Facebook como espelho”, essa atitude é posta em prática a fim de a) dissertar sobre a precariedade das subjetividades modernas.

b) argumentar sobre o monitoramento da privacidade na internet.

c) analisar as relações entre poder, conhecimento e internet.

d) criticar as subjetividades forjadas nas redes sociais da internet.

e) opinar sobre a tendência de exibição de si no mundo digital.

11. Pelo que se lê no texto, uma característica comum às subjetividades que registram seu cotidiano nos sites de relacionamento da internet é

a) a insegurança, evidenciada pela necessidade de aprovação do olhar alheio.

b) a satisfação pessoal, retratada pela felicidade dos momentos compartilhados.

c) a autonomia, conquistada pela possibilidade de viver personagens públicos.

d) a autoestima elevada, auferida pelo tipo de relação que tecem com os amigos digitais.

e) a desconfiança mútua, diagnosticada nas atitudes de preservação da intimidade.

12. Considerando as funções semânticas e sociodiscursivas que os enunciados transcritos a seguir exercem no texto, indique a alternativa em que a palavra destacada, além do sentido explícito que lhe é peculiar, possibilita a leitura de uma mensagem implícita, relacionada à opinião do autor sobre o fato evidenciado.

a) “Se não fotografou e não publicou, então não existe.” (l. 6)

b) “e a triste alegria coletiva com o grotesco e a humilhação.” (l. 9 e 10) c) “o particular é cada vez mais público e amplificado.” (l. 14)

d) “Nem o Narciso mitológico seria tão autocentrado.” (l. 19) e) “O sucesso de uma trilogia pornô” (l. 28)

13. Um dos argumentos acionados pelo autor para sustentar a tese defendida no texto é

a) a exposição de si é um fenômeno atemporal, presente na história da humanidade desde as antigas civilizações, prova disso é a existência do mito de Narciso, uma história que se originou na Grécia Antiga.

b) as redes sociais da internet, devido aos inúmeros recursos que oferecem aos usuários, possibilitariam a Narciso algo que a sua época não lhe pode oferecer: dirigir a libido para o próprio ego.

c) o narcisismo cultivado por meio da exposição de si nas redes de relacionamento online é mais dirigido para a satisfação do próprio ego do que aquele narrado no mito de Narciso.

d) o narcisismo digital é um fenômeno recente que, embora se manifeste por meio de tecnologias hodiernas, capazes de realizar os mais loucos desejos humanos, manifesta-se nos mesmos moldes narrados no mito grego.

e) assim como acontece no mito grego, o narcisismo contemporâneo não tem dimensão da própria vaidade, haja vista que as pessoas que o cultivam são reféns das personagens que representam.

(12)

14. O texto argumenta que o encantamento com a tela de aparatos digitais gera distorções, pois o público tende a confundir, quando está diante das interfaces interativas viabilizadas por esses suportes tecnológicos, fantasia com realidade. Um dos fenômenos resultantes desse tipo de confusão é, segundo o texto,

a) a consolidação da fama de personagens que encontram suporte adequado para a demonstração de suas potencialidades.

b) a exploração de frivolidades que proporcionam o sucesso, em escala mundial, de produtos de qualidade duvidosa.

c) a valorização da alteridade que promove a aproximação entre pessoas de diferentes etnias, credos e culturas.

d) a consolidação de um tipo de subjetividade que se apoia na visão que o eu constrói a respeito do outro.

e) a conotação ardilosa que a imagem alheia assume na superfície líquida dos aparatos digitais.

15. A repetição de um item do léxico é um importante recurso de coesão textual que pode ser acionado em um texto para desempenhar diferentes funções, como marcar ênfase, ou contraste, expressar quantificação, fazer correções e, sobretudo, garantir a continuidade do tema que está em foco. Dentre os trechos transcritos a seguir, indique aquele no qual a repetição exerce função correspondente àquela que se pode observar em “Sem contar que todo esse egocentrismo é muito, muito chato.” (l.

36).

a) “O problema não está no estudante; o problema está no sistema.” (ANTUNES, 2005, p. 73).

b) “Há três soluções para o drama da infância perdida na rua: escola, escola, escola.” (Veja, 30/10/2005, p. 28).

c) “Nunca tantas pessoas, em tantos veículos, trafegaram em tantas vias, e tantas direções, com tanta velocidade, indo a tantos lugares, para voltar logo tão arrependidos.” (Millôr Fernandes).

d) “Era uma vez um Brasil onde os governantes acreditavam que réis, cruzeiros, cruzados e reais nasciam em árvores. Para se criar uma nova despesa com dinheiro público, bastava contrair uma dívida, e outra, e outra, e outra, e assim sucessivamente.” (Isto É, 6/4/2005, p. 28).

e) “O Itamaraty assistiu com uma ponta de alma lavada ao fracasso da comemoração dos 500 anos.

A organização estava a cargo dos diplomatas, mas Rafael Grecca assumiu-a para promover uma festa popular. Popular?” (Veja, 3/5/2000).

(13)

CONHECIMENTOS GERAIS Direito - Legislação

16. Sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

b) São requisitos básicos para a investidura em cargo público, entre outros, o gozo dos direitos políticos, a quitação com as obrigações militares e eleitorais e a idade mínima de 18 anos.

c) A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos à ordem de classificação e o prazo de sua validade.

d) A posse é ato personalíssimo e não poderá ocorrer mediante procuração específica.

e) A prévia inspeção médica oficial é condição para a posse.

17. Sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, assinale a alternativa CORRETA.

a) Reversão é a transformação de um cargo em outro com atribuições e requisitos de escolaridade semelhantes.

b) Recondução é o retorno à atividade de servidor aposentado.

c) A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

d) Exoneração é a penalidade aplicável a servidor estável que incorrer em falta de natureza gravíssima.

e) Remoção é o deslocamento do servidor para ocupar um cargo no âmbito de outro quadro, mas da mesma esfera de poder.

18. Quanto aos direitos e vantagens do servidor, nos termos da Lei n.º 8.112/1990, assinale a alternativa CORRETA.

a) Vencimento é a data prevista para a realização do pagamento da remuneração mensal.

b) As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.

c) A remuneração abrange também as gratificações, os adicionais e a ajuda de custo.

d) As diárias destinam-se a indenizar a realização de trabalho extraordinário após o horário normal de expediente ou durante a folga do servidor.

e) Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é dado optar pela remuneração de qualquer dos cargos, vedada a cumulação.

19. São hipóteses de licenças previstas na Lei n.º 8.112/1990 as seguintes assertivas, EXCETO a) Por motivo de doença em pessoa da família.

b) Por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro.

c) Para capacitação.

d) Para desempenho de mandato classista.

e) Para exercício de atividade empresarial.

(14)

20. Dentre as hipóteses de deveres do servidor previstas na Lei n.º 8.112/1990, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Cumprir as ordens superiores, exceto quando possivelmente ilegais.

b) Atender com presteza à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal.

c) Zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público.

d) Guardar sigilo sobre assunto da repartição.

e) Representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

21. Assinale a alternativa INCORRETA quanto às proibições previstas na Lei n.º 8.112/1990.

a) Ao servidor é proibido ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato.

b) Ao servidor é proibido promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição.

c) Ao servidor é proibido cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado.

d) Ao servidor é proibido participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.

e) Ao servidor é proibido atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de interesse legítimo.

22. Qual das penalidades a seguir NÃO está prevista no regime disciplinar estabelecido pela Lei n.º 8.112/1990?

a) Advertência.

b) Repreensão.

c) Suspensão.

d) Demissão.

e) Destituição de função comissionada.

23. Sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa CORRETA.

a) Nesse Código de Ética estão previstas penalidades menos graves que as do Regime Disciplinar.

b) O Código de Ética foi instituído por lei e, portanto, a infração aos seus deveres e proibições pode ensejar sanção de suspensão de até 120 dias, mas não demissão.

c) O servidor que incorrer em infração ao Código de Ética, se for primário, deverá receber apenas orientação e aconselhamento da Comissão de Ética, caso seja reincidente, poderá receber a pena de censura ou de suspensão de até 90 dias.

d) A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

e) Caso a falta ética constitua também infração disciplinar, a Comissão de Ética publicará portaria instaurando sindicância ou processo administrativo disciplinar, conforme o caso, nomeando, desde logo, a comissão encarregada do procedimento.

(15)

24. Relativamente ao que dispõe a Lei n.º 11.091/2005 (Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação), assinale a alternativa INCORRETA.

a) Nível de classificação é a posição do servidor, numa listagem em ordem decrescente da nota final,após o resultado definitivo do concurso em que se deu o seu ingresso.

b) Nível de capacitação é posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso.

c) O Plano de Carreira está estruturado em cinco níveis de classificação, com quatro níveis de capacitação cada.

d) A mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento não acarretará mudança de nível de classificação.

e) A gestão dos cargos do Plano de Carreira observará, entre outros princípios e diretrizes, a natureza do processo educativo, função social e objetivos do Sistema Federal de Ensino.

25. A respeito da Lei n.º 12.527/2011 (“Lei de Acesso à Informação”), assinale a alternativa CORRETA.

a) Os atos administrativos são, em regra, sigilosos, devendo o acesso a eles ser restrito aos servidores da repartição.

b) A publicidade dos atos administrativos depende de prévia e expressa autorização da autoridade máxima de cada instituição.

c) O direito fundamental de acesso à informação tem como diretriz, entre outras, a observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção.

d) A divulgação de informações de interesse público depende de requerimento contendo identificação do requerente e o motivo da solicitação.

e) É dever do Estado garantir a todos o direito de acesso à informação, condicionado à finalidade de interesse público da utilização dos dados fornecidos.

(16)

CONHECIMENTOS GERAIS Informática

26. Para funcionar, um computador necessita de quatro tipos principais de manipulação de dados:

entrada, processamento, saída e armazenamento. Assinale a afirmativa INCORRETA.

a) A unidade de DVD-ROM é dispositivo de armazenamento secundário.

b) O processador é chamado de unidade de processamento (CPU), e é responsável por executar instruções de programas e comunicar-se com os dispositivos de entrada e saída.

c) A memória RAM pode conter dados que foram inseridos no sistema, antes do processamento, e também guarda os dados antes deles serem liberados, por isso esse tipo de memória é conhecida como memória secundária.

d) As unidades ópticas, como os CD-ROMs e DVD-ROMs, utilizam laser para ler os dados armazenados na mídia.

e) Todos os dispositivos conectados a um computador são chamados de periféricos.

27. O sistema operacional é um conjunto de programas que se encontra entre o software aplicativo e o hardware. Os sistemas operacionais são essenciais para o funcionamento e uso dos computadores.

Assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O sistema operacional gerencia os recursos do computador, como a CPU, as memórias, as unidades de disco e impressoras.

b) Ele é responsável por controlar e executar os softwares aplicativos, como Word, Excel e outros.

c) Os sistemas operacionais devem estabelecer uma interface com o usuário.

d) O núcleo de um sistema operacional é chamado de Kernel.

e) O kernel pode ser gráfico ou textual.

28. A fonte, o tamanho da fonte, maiúsculas e minúsculas, efeitos de texto, utilizados nos documentos Word, podem ser modificados por meio da faixa de opção presente na alternativa:

a) Layout da Página.

b) Formatar.

c) Página Inicial.

d) Configurar.

e) Parágrafo.

29. Sobre o botão , assinale a opção CORRETA.

a) Esse botão mostra valores mais precisos exibindo mais casas decimais.

b) Esse botão altera o formato da célula para contábil sem um símbolo de moeda.

c) Esse botão escolhe um formato alternativo de moeda para a célula selecionada.

d) Esse botão mostra valores menos precisos exibindo menos casas decimais e arredondando o número para cima.

e) Esse botão é utilizado para quantias monetárias.

(17)

30. A Internet percorreu um longo caminho desde os anos 1960. Atualmente, ela não é uma estrutura hierárquica única, e sim composta por várias redes locais e remotas, reunidas por meio de dispositivos de conexão e estações comutadoras.

A partir da leitura do texto acima, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Na atualidade, a maioria dos usuários que desejam conexão com a Internet utiliza os serviços de provedores de acesso à Internet.

b) Para acessar sites Web os usuários da Internet utilizam o protocolo HTTP.

c) Os documentos na Internet (WWW) podem ser agrupados em três grandes categorias: estáticos, dinâmicos ou ativos.

d) A URL (Uniform Resource Locator) é um padrão para a especificação de qualquer tipo de informação na Internet.

e) As mensagens de e-mail são armazenadas e, posteriormente, encaminhadas aos destinatários, e são lidas e interpretadas pelo servidor HTTP e pelo cliente HTTP.

(18)
(19)

CADERNO DE QUESTÕES

Conhecimentos Específicos Questões de 31 a 50

LEIA COM ATENÇÃO

(20)
(21)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

31. A energia de ligação das chamadas pontes de hidrogênio, ou como são chamadas atualmente – ligações de hidrogênio - tem valor equivalente a 20 kJ.mol-1 de ligações (ou 40 kJ.mol-1 de água). Se o calor latente de fusão do gelo é de 336,9 kJ.kg-1, pode-se demonstrar que

(DADOS: Massa molecular da água = 18 g.mol-1).

a) cerca de 5% das “pontes” são “rompidas”, quando o gelo funde-se a 0o C, sob condições normais de pressão atmosférica.

b) cerca de 10% das “pontes” são “rompidas”, quando o gelo funde-se a 0o C, sob condições normais de pressão atmosférica.

c) cerca de 15% das “pontes” são “rompidas”, quando o gelo funde-se a 0o C, sob condições normais de pressão atmosférica.

d) cerca de 20% das “pontes” são “rompidas”, quando o gelo funde-se a 0o C, sob condições normais de pressão atmosférica.

e) cerca de 55% das “pontes” são “rompidas”, quando o gelo funde-se a 0o C, sob condições normais de pressão atmosférica.

32. A cocaína [nome IUPAC: metil(1S,4R,5R)-3-benzoiloxi-8-metil-8-azabiciclo[3.2.1]octano-4- carboxilato] é o principal alcalóide extraído das folhas de plantas do gênero Erythroxylum coca, comuns em regiões andinas da América do Sul. Possui acentuadas propriedades anestésicas locais e estimulantes do sistema nervoso central e, do ponto de vista social, constitui-se em fator gerador de enormes custos. Sua toxicidade e elevado potencial para abuso constituem grave problema de saúde pública e, além disso, o tráfico, o comércio ilícito e o consumo desta substância contribuem significativamente para as altas taxas de criminalidade verificadas nos locais de circulação da droga.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, é a segunda droga de abuso mais consumida no mundo. Foi o primeiro anestésico injetável, empregado desde o século XIX. Após se descobrir que o seu uso causava dependência física, novas substâncias foram sintetizadas para substituí-la, dentre elas a novocaína.

Cocaína

Novocaína

A função orgânica oxigenada encontrada na estrutura da cocaína e o reagente químico que pode ser utilizado para converter o grupo amônio da novocaína da forma de sal para a forma de amina são, respectivamente,

a) éster e NaOH.

b) éster e HCl.

c) éster e H2O.

d) éter e HCl.

e) éter e NaOH.

(22)

33.Medicamentos obtidos da natureza são utilizados pelo homem há muito tempo. Produtos naturais e seus derivados são muito empregados na fabricação de medicamentos pelas indústrias farmacêuticas modernas. A maioria das pessoas, em algum momento, já fez uso de alguns desses compostos. O ácido acetilsalicílico, estrutura representada na figura, que compõe o conhecido medicamento de nome comercial aspirina, é obtido a partir do ácido salicílico que ocorre na casca da árvore do salgueiro branco, Salix alba.

O uso do Salgueiro é datado de milhares de anos atrás. Hipócrates receitava que pacientes mastigassem a casca do Salgueiro para reduzir a febre e inflamação. A Salix alba faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil. A finalidade da RENISUS é subsidiar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva relacionada à regulamentação, cultivo/manejo, produção, comercialização e dispensação de plantas medicinais e fitoterápicos. Na hidrólise da aspirina é formada uma substância que está presente no vinagre e também o ácido salicílico. A fórmula estrutural do ácido presente no vinagre e a fórmula molecular do ácido salicílico são, respectivamente,

a) e C7H5O3.

b) C7H6O2 e

. c) e C7H6O3.

d) C7H6O3 e

. e) e C6H6O3.

C6H6O3

.

34. Em estudos ligados à medicina, à farmacologia e à biologia é muito importante o conceito de solução tampão, pois os fluidos biológicos (tanto de animais como de vegetais) são, em geral, meios aquosos tamponados. Marque a opção, dentre os seguintes pares de substâncias, que quando em solução aquosa, produzem uma solução tampão.

a) HCl + NaOH b) NaOH + NaCl c) NaCN + HCN d) NH4Cl + NH4OH

(23)

35. A Colorimetria e a Espectrofotometria podem ser conceituadas como um procedimento analítico através do qual se determina a concentração de espécies químicas mediante a absorção de energia radiante (luz). Uma das principais e mais usuais aplicações dessas técnicas é para determinar a concentração de glicose (C6H12O6) na urina através do valor médio da intensidade da cor resultante da reação desse açúcar com ácido 3,5-dinitrosalicílico. A tabela abaixo mostra a relação entre a concentração de glicose em solução aquosa e a intensidade da cor resultante

Concentração (g/100mL) Intensidade da cor

0,20 0,30

0,40 0,55

0,60 0,80

0,80 1,10

Qual é a concentração, em gramas por litro, de uma solução de glicose que, após a reação, apresenta intensidade de cor igual a 0,80?

a) 2 b) 4 c) 6 d) 8 e) 10

36. Um certo remédio contém 30 g de um componente ativo X dissolvido num determinado volume de solvente, constituindo 150 mL de solução. Ao analisar o resultado do exame de laboratório de um paciente, o médico concluiu que o doente precisa de 3 g do componente ativo X por dia, divididos em três doses, ou seja, de 8 em 8 horas. Que volume do medicamento deve ser ingerido pelo paciente a cada 8 horas para cumprir a determinação do médico?

a) 50 mL b) 100 mL c) 5 mL d) 10 mL e) 15 mL

37. A calcinação é a transformação do calcário (CaCO3) em óxido de cálcio (CaO). Indique o equipamento apropriado para realizar uma calcinação.

a) Mufla b) Estufa c) Banho Maria d) Chapa aquecedora e) Manta aquecedora

(24)

38. Os fermentos químicos, quando em contato com a água, liberam gás carbônico conforme a equação a seguir

2 NaHCO3 + Ca(H2PO4)2 ® Na2HPO4 + CaHPO4 + 2 CO2 + 2 H2O Os componentes desses fermentos são classificados como

a) sais ácidos.

b) sais básicos.

c) oxiácidos.

d) hidrácidos.

e) bases inorgânicas.

39. A figura ao lado mostra parte de uma bureta, com precisão de 0,1 mL, que foi utilizada na padronização de uma solução. Considerando os algarismos significativos, assinale a alternativa que expressa a leitura correta do volume gasto na titulação.

a) 6,2 mL b) 6,20 mL c) 6,68 mL d) 6,60 mL e) 7,4 mL

40. Assinale a alternativa que contém o cuidado CORRETO no socorro inicial às vítimas no caso de acidentes de laboratório.

a) Lavar todas as áreas do corpo afetadas por 15 a 20 minutos com água corrente ou ácidos concentrados no caso de queimaduras por bases.

b) Induzir vômito no caso de ingestão de substâncias álcalis corrosivas.

c) Usar para queimaduras leves picrato de butensin.

d) Retirar tecidos queimados da pele.

e) Manter o acidentado intoxicado por inalação de gases, no local do acidente, até chegada de socorro médico.

41. Com relação ao laboratório, assinale a alternativa que apresenta o procedimento CORRETO a ser seguido.

a) Soluções devem ser preparadas em vidraria descalibrada.

b) Frascos de polietileno devem ser utilizados para armazenar hidróxido de sódio.

c) Frascos de vidro devem ser utilizados para armazenar hidróxido de sódio.

d) Béquer é vidraria de precisão.

e) Proveta, bureta e garra são vidrarias.

(25)

42. Várias instituições de ensino e pesquisa utilizam animais para fins didáticos ou experimentais. A infecção de animais por microrganismos e vírus patogênicos, como modelo experimental, pode levar esses animais à morte. Analise o que está proposto sobre a destinação de animais mortos:

I. Deverão ser armazenados em sacos plásticos específicos autoclavados e/ou incinerados.

II. Poderão ser utilizados na alimentação de outros animais porque, com a morte dos animais infectados, os microrganismos e vírus patogênicos também se tornam inviáveis.

III. Deverão ser congelados a −20 ºC por um período de uma semana e depois desprezados no lixo comum. O congelamento inviabiliza os microrganismos e vírus.

Está CORRETO o que se afirma em a) I, somente.

b) II, somente.

c) I e II, somente.

d) II e III, somente.

e) I, II e III.

43. A tabela abaixo mostra a fórmula molecular e a massa molar (em g.mol-1) de reagentes comuns na maioria dos laboratórios de Química.

Substância Fórmula Molecular Massa Molar

Bicarbonato de sódio NaHCO3 84

Glicerina C2H8O3 92

Prata Ag 108

Naftaleno C10H8 128

Ouro Au 197

Comparando massas iguais das substâncias relacionadas na tabela acima, a que apresenta maior número de átomos é

a) Bicarbonato de sódio.

b) Glicerina.

c) Naftaleno.

d) Ouro.

e) Prata.

44. Para preparar 500 mL de uma solução aquosa 0,20 mol.L-1 de NaOH, um indivíduo tem a sua disposição:

· Solução aquosa de NaOH 5 M.

· Balão volumétrico de 0,5 L.

· Água destilada.

· Uma proveta de 50 mL.

O procedimento CORRETO seria colocar no balão volumétrico

a) 40,0 mL de solução de NaOH e completar os 500 mL com água destilada.

b) 20,0 mL de solução de NaOH e completar os 500 mL com água destilada.

c) 460,0 mL de água destilada e completar os 500 mL com solução de NaOH.

d) 480,0 mL de água destilada e completar os 500 mL com solução de NaOH.

e) 460,0 mL de água destilada e 40 mL com solução de NaOH.

(26)

45. Uma solução aquosa de ácido sulfúrico (MM=98 g.mol ) é preparada dissolvendo 98 g em água usando um balão volumétrico de 100 mL. A concentração dessa solução em Normal e Molar é

a) 10 e 5.

b) 5 e 10.

c) 5 e 5.

d) 20 e 10.

e) 15 e 0,05.

46. Uma solução aquosa de hidróxido de sódio de concentração desconhecida foi diluída por um fator de diluição igual a 10. Cinquenta mililitros da solução resultante da diluição foram titulados com ácido clorídrico 0,1M. O volume de ácido gasto na titulação foi de 40 mL. A concentração, em molaridade, da solução concentrada de hidróxido de sódio era

a) 0,8.

b) 0,4.

c) 0,16.

d) 0,08.

e) 0,04.

47. Suponha que você esteja em um laboratório de Química e de repente começa a haver um incêndio provocado por erro na manipulação de sódio metálico. Assinale a alternativa que apresenta a melhor ação a ser realizada para extinguir o fogo.

a) Usar extintor de CO2.

b) Acrescentar potássio metálico.

c) Usar água.

d) Usar um jato de ar comprimido.

e) Adicionar um ácido para o sódio ser consumido mais rápido.

48. A água que consumimos, em geral, é proveniente de lagos, rios, represas etc. Após tratamento adequado, esta água é considerada potável, porém “quimicamente impura”, pois contém íons dissolvidos, tais como, Ca2+ e Mg2+, que, quando presentes em excesso, conferem dureza à água.

Assinale a alternativa que contém um método utilizado para a determinação da dureza de uma amostra de água.

a) Teste de chama.

b) Titulação com EDTA.

c) Cromatografia em papel.

d) Teste de densidade.

e) Reação com ácido clorídrico.

49. A centrifugação é uma técnica indicada para a separação de uma mistura de a) dois líquidos imiscíveis.

b) sólidos com partículas de tamanhos diferentes.

c) um soluto sólido disperso em um solvente líquido.

d) dois líquidos com diferentes temperaturas de ebulição.

e) sólidos com diferentes solubilidades em um determinado solvente.

(27)

50. Você deseja preparar 500mL de um tampão ácido acético/acetato de sódio, pH = 5,2. Se a concentração final do ácido for 0,010 M (pKa=4,2), a massa de acetato de sódio (M.M.= 82,03 g.mol-1) que você deve adicionar à solução é

a) 0,41 g.

b) 4,1 g.

c) 8,2 g.

d) 41 g.

e) 82 g.

Referências

Documentos relacionados

Respostas podem variar, mas é desejável que os alunos mencionem temáticas relativas ao enredo, como a previsão da cabocla e o que de fato aconteceu; a falta de entendimento

A presente invenção se refere a um processo de produção de enzimas, especialmente celulases e/ou hemicelulases, utilizando como substrato 1 O celulose parcialmente

O uso de óculos com lentes vermelha no olho esquerdo e verde no olho direito, atuando como filtros, permitem que cada olho enxergue apenas a imagem correspondente, gerando o

Mnemosine e outra a Lete, deusa do esquecimento. O consulente deveria, após consultar o oráculo, escolher em qual das fontes beberia, dessa forma, optava

calculado através da diferença entre as taxas do quarto e primeiro trimestres, e a previsão de inflação obtida através da Inflação Média Passada. Entretanto o obteve

FIGURA 3: Incremento médio mensal em circunferência à altura do peito (cap), em função das variáveis meteorológicas, temperatura e precipitação para árvores masculinas e

Para fazer backup dos dados do Lotus Domino, é necessário enviar uma tarefa de backup por meio do gerenciador de backup, escolhendo os objetos do servidor Lotus Domino como a

gênero Aspergillus sp. Entre os gêneros encontrados inicialmente o Trichoderma sp. foi o único que não foi encontrado em nenhum dos tempos testados na temperatura de 60º C e