• Nenhum resultado encontrado

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

(11) Número de Publicação:

PT 105054

(51) Classificação Internacional:

F41H 9/00 (2006)

(12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(22) Data de pedido: 2010.04.16 (30) Prioridade(s):

(43) Data de publicação do pedido: 2011.10.17

(73) Titular(es):

FERNANDO JORGE MALDONADO FERREIRA LOPES

RUA DAS CEREJEIRAS, LOTE 47 48, SEIXAL FOROS DE AMORA

2845-247 AMORA PT

(72) Inventor(es):

FERNANDO JORGE MALDONADO FERREIRA

LOPES PT

(74) Mandatário:

VÍTOR LUÍS RIBEIRO CARDOSO LARGO DE SÃO DOMINGOS, Nº 1

2910-092 SETÚBAL PT

(54) Epígrafe: EQUIPAMENTO DE DEFESA PESSOAL MUNIDO DE DISPOSITIVO ANGULAR DE LIBERTAÇÃO DE LÍQUIDOS E GASES PRESSURIZADOS COM AMORTECEDOR DE IMPACTO FRONTAL.

(57) Resumo: EQUIPAMENTO DE DEFESA PESSOAL MUNIDO DE DISPOSITIVO ANGULAR DE LIBERTAÇÃO DE LÍQUIDOS E GASES PRESSURIZADOS COM AMORTECEDOR DE IMPACTO FRONTAL QUE COMPREENDE UM CORPO PRINCIPAL (2) DOTADO DE UMA PEÇA CONSTITUÍDA PELO BOTÃO DE PRESSÃO (1A) E UM ÊMBOLO ACCIONADOR (1C) NO EXTREMO OPOSTO DA PRÓPRIA PEÇA (1) ONDE ESTÁ INSERIDO NUM CAVADO (23) O ROLETE (14), ASSIM, AO SER PRESSIONADO O BOTÃO EXTERIOR (1A) O ÊMBOLO ACCIONADOR (1C) COMPRIME ATRAVÉS DO ROLETE (14) UMA SUPERFÍCIE (13) EM FORMA DE CUNHA SITUADA NO EXTREMO BISELADO DO EMBOLO COMPRESSOR (3) COMPRIMINDO ESTE ATRAVÉS DO SEU DESLOCAMENTO LONGITUDINAL UMA MOLA (10); ÊMBOLO COMPRESSOR (3) ESSE QUE SE DESLOCA GUIADO PELA PEÇA GUIA (9) E EMPURRA A BASE (35) DE UMA BOTIJA DE GÁS QUE AO DESLOCAR-SE COMPRIME UMA VÁLVULA DE LIBERTAÇÃO DE LÍQUIDOS OU GASES (36) LIBERTANDO-SE O REFERIDO FLUIDO PRESSURIZADO ATRAVÉS DE FURO (7) LOCALIZADO NA TAMPA (18); O REFERIDO CORPO PRINCIPAL (2) PODERÁ TER ACOPLADO UM BASTÃO OU PEGA (44) ONDE É INCORPORADO UM MECANISMO DE AMORTECIMENTO DE IMPACTO FRONTAL, CONSTITUÍDO POR UMA TAMPA (42) OU EMBOLO INTERNO (53) QUE ABSORVEM ENERGIA ATRAVÉS DE MOLA DE AMORTECIMENTO (43).

(2)

RESUMO

Equipamento de Defesa Pessoal munido de Dispositivo Angular de Libertação de Líquidos e Gases Pressurizados com

Amortecedor de Impacto Frontal

Equipamento de defesa pessoal munido de dispositivo angular de libertação de líquidos e gases pressurizados com amortecedor de impacto frontal que compreende um corpo principal (2) dotado de uma peça constituída pelo botão de pressão (1a) e um êmbolo accionador (1c) no extremo oposto da própria peça (1) onde está inserido num cavado (23) o rolete (14), assim, ao ser pressionado o botão exterior (1a) o êmbolo accionador (1c) comprime através do rolete (14) uma superfície (13) em forma de cunha situada no extremo biselado do embolo compressor (3) comprimindo este através do seu deslocamento longitudinal uma mola (10); êmbolo compressor (3) esse que se desloca guiado pela peça guia (9) e empurra a base (35) de uma botija de gás que ao deslocar-se comprime uma válvula de libertação de líquidos ou gases (36) libertando-se o referido fluido pressurizado através de furo (7) localizado na tampa (18); o referido corpo principal (2) poderá ter acoplado um bastão ou pega (44) onde é incorporado um mecanismo de amortecimento de impacto frontal, constituído por uma tampa (42) ou embolo interno (53) que absorvem energia através de mola de amortecimento (43).

(3)

1/16 DESCRIÇÃO

Equipamento de Defesa Pessoal munido de Dispositivo Angular de Libertação de Líquidos e Gases Pressurizados com Amortecedor de Impacto Frontal

Introdução

O presente invento refere-se a um equipamento composto por duas partes interdependentes:

1- Dispositivo Mecânico de transmissão de movimento entre dois Êmbolos que apresentam entre si um determinado ângulo, sem necessidade de manutenção.

2- Pega ou Punho facultativo que, incorporado no Dispositivo acima proposto, permite uma utilização mais fácil e eficiente do equipamento, para além de, uma vez incorporado, amortecer e até proteger o ponto de embate através de um Amortecedor de Impacto Frontal.

Este dispositivo mecânico angular permite mesmo em espaço exíguo, dificilmente praticável com outro tipo de dispositivo actualmente conhecido, a partir da compressão de um Êmbolo Activador, fazer-se actuar angularmente em relação ao mesmo, um Êmbolo Compressor num determinado sentido e com uma necessária amplitude de percurso, por acção do deslizamento da face plana em forma de cunha duma das suas extremidades, sobre a face plana da extremidade do outro Êmbolo Activador que termina também em forma de cunha.

Estes dois êmbolos Activador e Compressor fazem entre si um determinado ângulo, que pode ser recto, agudo ou obtuso,

(4)

2/16 conforme o tipo de aplicação pretendida, e cuja amplitude do percurso do Êmbolo Activador é inferior à amplitude do Êmbolo Compressor quando pressionado o topo superior do Êmbolo Activador que designaremos de Botão de Pressão.

Estado da Técnica

Actualmente, a acção mecânica de mecanismos deste tipo de dispositivo não permite tirar o máximo partido da sua utilização prática e são menos eficazes que o Dispositivo agora proposto. De facto, para fazer accionar uma peça num sentido de movimento diferente da peça accionadora, torna-se necessário, à partida, um mecanismo complexo e relativamente volumoso, que não permite a sua inserção num invólucro de pequenas dimensões internas como a que preconizamos para a concretização preferida – Equipamento de Defesa Pessoal munido de Dispositivo Angular de Libertação de Líquidos e Gases Pressurizados com Amortecedor de Impacto Frontal.

Todos os equipamentos que necessitam de efectuar uma acção como a que o dispositivo proposto pode produzir, nomeadamente na aplicação a um dispersor de gás ou liquido comprimido duma botija ou contentor pressurizado, utilizam mecanismos mais complicados, menos eficientes e menos resistentes, de acção mais demorada, sujeitos a avarias e a maior manutenção por desgaste, do que o preconizado para o presente dispositivo.

A solução proposta revela-se mais económica, quer em termos de fabrico quer em termos de funcionalidade e manutenção.

Em todos os mecanismos congéneres conhecidos e actualmente comercializados, além de serem na sua generalidade exteriores ao próprio equipamento de Defesa a que são acoplados, é

(5)

3/16 relativamente grande a possibilidade de lançamento de gás de forma acidental e os que têm sistema de segurança, este dificulta de tal maneira a sua rápida utilização, que por vezes não permite a sua utilização em tempo útil.

A solução preconizada permite ainda um sistema de segurança mais simples e eficaz que os actualmente conhecidos. Assim, outra das vantagens da presente invenção, é o seu sistema de segurança, mais simples e eficaz que os demais apresentados no mercado. O sistema de segurança preconizado caracteriza-se por exigir uma dupla pressão do botão percutor, relativamente acentuada, para fazer accionar o mecanismo de disparo. Essa pressão necessária ajuda a impedir o seu accionamento por uma criança de compleição normal dificultando assim o accionamento do mecanismo de libertação de Líquidos ou Gases pressurizados, evitando-se desta forma a sua utilização acidental. Este facto constitui por si só mais uma característica fundamental do presente invento.

Outra vantagem da presente invenção resulta do facto de permitir a utilização do dispositivo também com uma Pega ou Punho acoplado que poderá ser de várias dimensões consoante a aplicação desejada. A Pega a acoplar de forma fácil e rápida, como referido, poderá ser de diversos tamanhos e de materiais diferentes, consoante o fim pretendido, uma vez que basta substituir a Pega por outra diferente.

Outra vantagem da presente invenção consiste na possível incorporação de um Sistema de Amortecimento de Impacto Frontal na Pega, que irá permitir moderar a energia recebida em caso de batida ou impacto frontal, quando for caso disso, através de um sistema de êmbolo interno ou externo ao corpo da Pega, êmbolos esses que estando apoiados em mola helicoidal elástica suportada pela estrutura interna da Pega

(6)

4/16 irão permitir a contracção da extremidade livre da mesma, amortecendo o impacto como referido; este sistema de amortecimento de impacto poderá ser ainda simplificado, usando apenas como amortecedor uma Tampa de material emborrachado fixada à estrutura do topo frontal da Pega, sendo a mesma estrutura em material de parede Elástica ou semi-rigida de maneira a permitir a sua própria deformação momentânea e contracção da referida Parede absorvendo desta forma a energia cinemática do choque, em consequência de embate ou impacto frontal, obrigando em seguida a estrutura da Pega e a Tampa receptora do impacto a retornar á sua posição inicial.

Este sistema permite assim diminuir o impacto directo no alvo (corpo ou qualquer superfície física) quando atingido por este, ajudando assim a diminuir os efeitos colaterais.

O Equipamento de Defesa Pessoal apresentado, pode ser usado sem Pega ou apenas com uma pequena ponteira acoplada, pronto a ser usado em situações emergentes de autodefesa, apenas como dispersor de gás ou líquido pressurizado.

Sumário da invenção

Para melhor compreensão do funcionamento deste dispositivo, entre outras aplicações, para além de todos os casos a que esta invenção se poderá aplicar, servirmo-nos da aplicação da concretização preferida, através da qual se pretende libertar, de uma Botija ou contentor pressurizado, um liquido ou um gás comprimidos, utilizando um dispositivo como o referente a esta invenção, com a possibilidade de acoplamento de uma Pega com um sistema de Amortecimento Frontal de

(7)

5/16 Impacto, que na concretização preferencial que passamos a referir, é constituído pelas peças indicadas nas Figuras de 1 a 40.

Funcionamento do mecanismo

- Por acção de premir a extremidade superior (1a) do Êmbolo Accionador (1) que designaremos de Botão de Pressão (1a), cuja extremidade inferior termina por uma face plana em forma de cunha (24), este Êmbolo Accionador (1) movimenta-se transversalmente (G) em relação ao Corpo Principal (2), que funciona como invólucro do dispositivo. Este Êmbolo Accionador (1) transmite movimento longitudinal (H) a um Êmbolo que designamos por Êmbolo Compressor (3), o qual é guiado por uma Peça Guia (9), em relação ao Corpo Principal (2) onde todo o conjunto está inserido, provocando a compressão de uma Botija (4) que contem o liquido ou gás pressurizado, alojada por sua vez também no interior do Corpo Principal (2) numa Câmara de Alojamento (5); essa compressão é conseguida através do contacto e pressão directa do Plano (8) extremo do Êmbolo Compressor (3) na Base (35) da Botija (4), resultando, consequentemente, desta forma a compressão da válvula de saída (6) da Botija (4) ao ser limitada pela Face (31) do Furo de Saída (7) de menor diâmetro, por onde será libertado o liquido, o gás ou outro fluido nela contido sob pressão, Furo (7) esse que se encontra localizado no centro da Tampa Ejectora (18) por sua vez enroscada (33a) no extremo posterior (33) do Corpo Principal (2).

- O topo do Botão de Pressão (1a) encontra-se numa das extremidades do Êmbolo Accionador (1) cuja outra extremidade inferior, como referido, termina em forma de cunha ou rampa (24) de plano inclinado, fazendo entre si um ângulo recto, agudo ou obtuso consoante o fim a que se destina funcionando

(8)

6/16 perfeitamente em qualquer ângulo.

- O Botão de Pressão (1a), ao ser pressionado, acciona o Êmbolo Compressor (3) por fricção ou deslizamento do extremo inferior do Êmbolo Accionador (1) sobre o extremo do Êmbolo Compressor (3) também em forma de cunha (13), podendo ser introduzido um rolete (14), num dos extremos em cunha de qualquer dos êmbolos de maneira a facilitar a acção dum sobre o outro, o que faz diminuir o atrito e o consequente desgaste das peças, escolhemos a titulo de exemplo introduzir o Rolete (14) no Êmbolo Accionador (1) suportado por um Veio (15) que atravessa o referido Êmbolo Accionador (1) de um lado ao outro;

- Inserido exteriormente envolvendo o Êmbolo Compressor (3) existe uma Mola de Pressão (10) que tem duas funções:

- uma consiste em ajudar a comprimir, elástica e suavemente, o Êmbolo Compressor (3) através da peça guia (9) e,

- a outra função é forçar o mesmo Êmbolo Compressor (3) a retornar à sua posição original do ponto de repouso, o qual, por sua vez, obriga também o Êmbolo Accionador (1) e consequentemente o Botão de Pressão (1a) a regressar á sua posição inicial, sem necessidade de outra mola.

O presente invento poderá ser aplicável por exemplo nas indústrias de Defesa, spray’s de pulverização caseira ou industrial, na indústria de brinquedos e em muitas outras situações em que se deseje ou seja necessário activar um êmbolo compressor num sentido longitudinal por incidência angular de outro êmbolo accionador, especialmente quando é necessário ou vantajoso que o percurso do Êmbolo Compressor seja superior ao percurso do Êmbolo Accionador ou que as

(9)

7/16 dimensões internas do equipamento onde for necessário adoptar um sistema semelhante sejam de reduzida dimensão.

Descrição da concretização preferida

Fazendo referência ás figuras, vai ser agora descrita a concretização preferida do invento, em que o dispositivo é constituído por um conjunto de elementos representados nas figuras, montadas como a seguir se descreve:

Um Corpo Principal (2) no qual é inserido transversalmente através do Furo de Entrada (12) o Botão de Pressão (1a) de maneira a este ficar alojado na Peça Guia (9) no Furo (29) e no Furo (32) do Corpo Principal (2); este Botão de Pressão (1a), ao ser pressionado, tal como demonstrado pela acção de movimento (G), provocará, por acção da rampa (24) em forma de cunha situada no extremo inferior do Êmbolo Accionador (1), o deslizamento da sua face plana em forma de Rampa (24) sobre a face plana (13), também em forma de cunha ou rampa, do Êmbolo Compressor (3), obrigando ao deslocamento longitudinal (H) do Êmbolo Compressor (3) em relação á Peça Guia (9) dentro da qual este Êmbolo Compressor (3) se encontra. O Êmbolo Compressor (3) é limitado perifericamente pela Peça Guia (9) que restringe o seu movimento pela sua superfície interna, de maneira a permitir exclusivamente movimento longitudinal; o Êmbolo Compressor (3) ao ser pressionado irá comprimir a Mola (10) que por sua vez se encontra limitada nas suas extremidades respectivamente nos pontos (25) e (26) pelas superfícies (38) do Êmbolo Compressor (3) e (38a) da Peça Guia (9), esta Mola (10) é inserida exteriormente na superfície de menor diâmetro do Êmbolo Compressor (3) sendo este obrigado a deslocar-se atravessando a Peça Guia (9)

(10)

8/16 através do Furo (27) percorrendo a Folga (16) existente entre o topo (8) do Êmbolo Compressor (3) e a Base (35) da Botija (4) no plano (19). Para facilitar a transmissão de movimento e diminuir o atrito entre as duas peças justapostas nas suas extremidades em forma de cunha, poderá ser adicionado um Rolete (14) no extremo inferior do Êmbolo Accionador (1), suportado pelo Veio (15).

O Êmbolo Accionador (1), que termina no topo em forma de Botão de Pressão (1a) deverá ser na sua parte inferior, onde está inserido o Rolete (14), diâmetro superior (21) ao diâmetro do Botão de Pressão (1a), de forma a não permitir a sua passagem pelo Furo (29) da Peça Guia (9). O Furo (32) do Corpo Principal (2) por onde emerge o Botão de Pressão (1a), deverá ter o seu diâmetro ligeiramente superior ao diâmetro do Botão de Pressão (1a) de forma a que este possa passar livremente até á sua posição de trabalho; o Êmbolo Compressor (3), ao movimentar-se longitudinalmente, deslizará apoiado e limitado exteriormente pela Peça Guia (9), sendo esta por sua vez inserida e fixada ao Corpo Principal (2), devendo o Êmbolo Compressor (3) atravessar a Peça Guia (9) no Furo (27) de forma a empurrar ou comprimir a Botija (4) na área central (19) da sua Base (35). Esta deslocação da Botija (4) comprimirá a Válvula de Libertação de Líquidos ou Gases (36) no Plano (31) encontrando-se o Topo (37) desta Válvula Libertadora de Líquidos ou Gases (36) limitada pelo Plano (31) da Câmara (6) da Tampa Ejectora (18) por sua vez inserida no extremo posterior do Corpo Principal (2) e enroscada nas roscas (33) e (33a) até encostar a sua Face (30) ao extremo posterior (41) do Corpo Principal (2). Ao ser comprimida, a Válvula de Libertação de Líquidos ou Gases (36), esta libertará o líquido, gás ou fluido pressurizado do

(11)

9/16 seu interior, através do Orifício Central de Libertação de Líquidos ou Gases (7) atravessando a Tampa Ejectora (18).

No caso de se acoplar uma Pega ou Bastão com Amortecedor de Impacto (44) ao dispositivo, como se pretende fazer na concretização preferida, esta acoplar-se-á na extremidade anterior do Corpo Principal (2) através das superfícies roscadas (40) da Pega ou Bastão (39) e (47) do Corpo Principal (2).

O acoplamento da Pega ou Bastão com Amortecedor de Impacto (44), por meio de rosca ou encaixe (40) ao Corpo Principal (2) na rosca ou encaixe (47) poderá ser acompanhado pela adição de um sistema Amortecedor de Impacto Frontal que consiste numa forma eficaz de absorver e dissipar a energia transmitida em caso de embate ou impacto frontal contra uma superfície, tal como o corpo Humano diminuindo desta forma e ajudando a minimizar os efeitos colaterais neste; a Pega ou Bastão com Amortecedor de Impacto (44) será então dotada de um espaço interior resguardado por uma Tampa Receptora de Impacto Frontal (42) sendo introduzida uma Mola de Amortecimento de Impacto (43) limitada pela Face interna (45) da Tampa Receptora de Impacto (42) e pelo Plano (46) da Pega ou Bastão com Amortecedor de Impacto (44), no caso da Tampa Receptora de Impacto (42) assentar externamente sobre a estrutura frontal da Pega ou Bastão com Amortecedor de Impacto (44) as paredes exteriores da referida Pega ou Bastão com Amortecedor de Impacto (44) deverão ser de material emborrachado ou elástico de maneira a permitirem a sua contracção (48a) e consequente dilatação lateral (49a) e (49b) de forma a absorver a energia resultante ou provocada por impacto frontal; a Mola de Amortecimento de Impacto (43) terá neste caso a importante tarefa de ajudar as paredes

(12)

10/16 emborrachadas ou elásticas da Pega ou Bastão com Amortecedor de Impacto (44) a retornar (48b) à sua posição de repouso inicial contribuindo assim para o restabelecer da forma inicial conduzindo a Tampa Receptora de Impacto Frontal (42) à sua posição de origem; poderá no entanto o material utilizado no referido sistema Amortecedor de Impacto Frontal, possuir capacidade de memória de material devido ás propriedades elásticas da parede exterior da Pega ou Bastão com Amortecedor de Impacto (44a) ter a capacidade de absorver um impacto externo contraindo (48a) longitudinalmente e dilatando (49a) e (49b) transversalmente a sua forma e em segundo lugar, expandindo (48b) o seu corpo fazendo retornar todo o sistema Amortecedor de Impacto Frontal à sua posição inicial; o sistema Amortecedor de Impacto Frontal no caso da Pega ou Bastão com Amortecedor de Impacto (50) ser de parede rígida, poderá alternativamente ser constituído por um Êmbolo Interno (53) que será comprimido (55a) em caso de impacto para o interior do espaço interno existente na Pega ou Bastão com Amortecedor de Impacto (50), comprimindo a Mola de Amortecimento (52), limitada esta pelo plano (54) do Êmbolo Interno (53) e pelo plano (51) do espaço interno da Pega ou Bastão com Amortecedor de Impacto (50), ao descomprimir fará regressar o referido Êmbolo Interno (53) à sua posição inicial por acção da Mola de Amortecimento (52); o sistema Amortecedor de Impacto Frontal poderá também actuar utilizando um Êmbolo Externo (59) que funcionará circundando a superfície exterior da Pega ou Bastão com Amortecedor de Impacto (56) comprimindo (60a) a Mola Amortecedora (58) no plano (61) de encontro ao plano (57) da Pega ou Bastão com Amortecedor de Impacto (56) absorvendo assim qualquer impacto frontal exercido no Êmbolo Externo (59) regressando (60b)

(13)

11/16 depois à sua posição inicial por acção da Mola Amortecedora (58).

Seguidamente o presente invento é descrito em pormenor sem carácter limitativo e a título exemplificativo, por meio de uma sua forma de realização preferida, representada nos desenhos anexos, nos quais:

Figura 1 – Representação de Planta ou Vista de Frente em Corte de eixo longitudinal F-F1 do Dispositivo de Projecção de gases e líquidos montado com Tampa Frontal e na posição de repouso do mecanismo.

Figura 2 – Vista Lateral Direita da Tampa frontal do invólucro do Dispositivo representada em corte longitudinal B-B1.

Figura 3 – Planta ou Vista de Frente da Tampa frontal com indicação do eixo de corte B, B1.

Figura 4 – Representação de Planta ou Vista de frente em Corte de eixo longitudinal do Dispositivo de Projecção de gases e líquidos montados e apresentado na posição de repouso do mecanismo exibindo o espaço da Folga de Segurança.

Figura 5 – Representação de Planta ou Vista de frente em Corte de eixo longitudinal do Dispositivo de Projecção de gases e líquidos montado com invólucro seccionado no seu extremo esquerdo e apresentado na posição de Botão de Pressão pressionado exercendo compressão sobre a Botija originando assim a libertação dos gases ou líquidos contidos na referida botija.

(14)

12/16 Figura 6 – Vista superior ou de topo do Êmbolo Accionador;

Figura 7 – Vista de Frente ou Planta do Êmbolo Accionador;

Figura 8 - Vistas Lateral Esquerda do Êmbolo Accionador;

Figura 9 – Vista de Frente ou Planta do Êmbolo Accionador, representando o Rolete sustentado pelo Veio central de

Fixação Rolete/Êmbolo Accionador, inserto entre as paredes do rasgo central do Êmbolo Accionador;

Figura 10 – Vista Lateral do Êmbolo Accionador, do Rolete e do Veio Central montados.

Figura 11 – Vista de Frente ou Planta do Veio do Rolete Figura 12 – Vista Lateral Esquerda do Veio do Rolete Figura 13 – Vista de Frente ou Planta do rolete;

Figura 14 – Vista Lateral Esquerda do Rolete;

Figura 15 – Planta ou Vista de Frente da Mola Tensora/recuperadora do Dispositivo

Figura 16 – Vista Lateral Esquerda da Mola Tensora/recuperadora do Dispositivo;

Figura 17 – Vista em Perspectiva da Mola Tensora/recuperadora do Dispositivo;

Figura 18 – Planta ou Vista de Frente da Peça Guia da Mola Tensora/recuperadora do Dispositivo;

Figura 19 – Vista Lateral Esquerda da Peça Guia do Êmbolo Accionador e do Êmbolo Compressor;

(15)

13/16 Figura 20 – Vista Superior da Peça Guia da Mola

Tensora/recuperadora do Dispositivo;

Figura 21 – Representação na forma de corte Vertical da Tampa Posterior do Dispositivo;

Figura 22 – Vista Lateral esquerda da Tampa Posterior do Dispositivo;

Figura 23 – Planta ou Vista de Frente do Corpo ou Invólucro do Dispositivo;

Figura 24 – Vista Lateral Esquerda do Corpo ou Invólucro do Dispositivo;

Figura 25 – Vista de Cima do Corpo ou Invólucro do Dispositivo;

Figura 26 – Vista Lateral Direita do Êmbolo Compressor;

Figura 27 – Planta ou Vista de Frente do Êmbolo Compressor;

Figura 28 – Vista Lateral Direita da Botija com representação do Corte A-A1;

Figura 29 – Planta ou Vista de Frente da Botija em Corte A- A1;

Figura 30 – Representação de Planta ou Vista de Frente em Corte de eixo longitudinal do Dispositivo de Projecção de gases e líquidos montado na posição de repouso do mecanismo e Pega acoplada;

Figura 31 – Representação de Planta ou Vista de Frente em Corte de eixo longitudinal da Pega;

(16)

14/16 Figura 32 – Vista Lateral Direita da Pega com representação do Plano de Corte D-D1;

Figura 33 – Representação de Planta ou Vista de Frente em Corte de eixo longitudinal do Dispositivo de Projecção de gases e líquidos na posição de repouso do mecanismo com Pega acoplada e equipada com Amortecedor de Impacto Frontal de parede Exterior Elástica ou semi-rigida.

Figura 34 – Secção da Representação de Planta ou Vista de Frente em Corte de eixo longitudinal do Dispositivo de Projecção de gases e líquidos com Pega Frontal acoplada e equipada com Amortecedor de Impacto Frontal de parede Exterior Elástica ou semi-rigida com exemplificação da deformação da referida Parede Exterior em consequência de embate ou impacto frontal.

Figura 35 – Representação de Planta ou Vista de Frente em Corte de eixo longitudinal do Dispositivo de Projecção de gases e líquidos montado, na posição de repouso do mecanismo e Pega acoplada com Amortecedor de Impacto Frontal de parede exterior rígida e Êmbolo Interior Receptor de Impacto na sua posição de repouso e Mola distendida.

Figura 36 – Secção da Representação de Planta ou Vista de Frente em Corte de eixo longitudinal do Dispositivo de Projecção de gases e líquidos montado, na posição de repouso do mecanismo e Pega acoplada com Amortecedor de Impacto Frontal de parede exterior rígida e Êmbolo Interior Receptor de Impacto na sua posição de compressão ou amortecimento e Mola comprimida em consequência de embate ou impacto frontal.

Figura 37 – Representação de Planta ou Vista de Frente em Corte de eixo longitudinal do Dispositivo de Projecção de

(17)

15/16 gases e líquidos montado, na posição de repouso do mecanismo e Pega acoplada com Amortecedor de Impacto Frontal de parede exterior rígida e Êmbolo Exterior Receptor de Impacto na sua posição de repouso e Mola distendida.

Figura 38 – Secção da Representação de Planta ou Vista de Frente em Corte de eixo longitudinal do Dispositivo de Projecção de gases e líquidos montado, na posição de repouso do mecanismo e Pega acoplada com Amortecedor de Impacto Frontal de parede Exterior rígida e Êmbolo Exterior Receptor de Impacto na sua posição de compressão ou amortecimento e Mola comprimida em consequência de embate ou impacto frontal Figura 39 – Representação de Planta ou Vista de Frente em Corte de eixo longitudinal do Dispositivo de Projecção de gases e líquidos montado, na posição de repouso do mecanismo e Pega acoplada com Amortecedor de Impacto Frontal de parede Exterior semi-rígida ou elástica de maneira a dispensar a utilização de mola interna e reduzir desta forma o peso do conjunto apresentando a Tampa Receptora de Impacto Frontal na sua posição de repouso.

Figura 40 – Secção da Representação de Planta ou Vista de Frente em Corte de eixo longitudinal do Dispositivo de Projecção de gases e líquidos montado, na posição de repouso do mecanismo e Pega acoplada com Amortecedor de Impacto Frontal sem Mola Interna na sua posição de compressão devido a embate ou pancada na Tampa Receptora de Impacto Frontal, com parede Exterior semi-rígida ou elástica a apresentar deformação lateral causada por embate frontal de maneira a absorver a energia da pancada.

(18)

16/16 Lisboa 18 de Abril de 2011

(19)

1/3 REIVINDICAÇÕES

1. Equipamento de defesa pessoal munido de dispositivo angular de libertação de líquidos e gases pressurizados com amortecedor de impacto frontal que compreende um corpo principal (2) dotado de uma peça constituída pelo botão exterior de pressão (1a) e um êmbolo accionador (1c) no extremo oposto da própria peça (1) onde está inserido num cavado (23) o rolete (14), assim, ao ser pressionado o botão exterior (1a) o êmbolo accionador (1c) comprime através do rolete (14) uma superfície (13) em forma de cunha situada no extremo biselado do embolo compressor (3) comprimindo através do seu deslocamento longitudinal uma mola (10) que o envolve exteriormente, êmbolo compressor (3) esse que se desloca guiado pela peça guia (9) e empurra ou comprimir a base (35) de uma botija de gás que ao deslocar-se comprime uma válvula de libertação de líquidos ou gases (36) libertando-se o referido fluido pressurizado no interior da botija atravessando uma tampa (18), caracterizado por:

- o êmbolo accionador (1) ser composto por um corpo substancialmente cilíndrico truncado de modo a apresentar uma fase plana (24) em forma de rampa;

- o êmbolo compressor (3) apresentar uma face plana em forma de cunha, na qual se processa o movimento (G) de deslizamento da face plana (24) do êmbolo accionador (1), movimento esse que faz com que o referido êmbolo compressor se movimente (H) longitudinalmente na peça guia (9).

2 - Equipamento de defesa pessoal de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o êmbolo accionador ser dotado de um rolete (14) que é suportado por um veio (15),

(20)

2/3 êmbolo accionador esse que para o efeito apresenta um cavado interior para o referido rolete (14).

3 - Equipamento de defesa pessoal de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por o furo (32) apresentar um diâmetro igual ou ligeiramente superior ao diâmetro do botão accionador (1a).

4 - Equipamento de defesa pessoal de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por todo o mecanismo do embolo compressor (3) ser introduzido e montado dentro do corpo principal (2) através do orifício (12) que para o efeito tem dimensão adequada á passagem dos elementos do referido mecanismo.

5 - Equipamento de defesa pessoal de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado pela existência de uma folga de segurança (16) vencida pelo movimento (G) inicial do êmbolo accionador (1) que faz avançar o êmbolo compressor (3), folga essa que existe entre o topo (8) do êmbolo compressor (3) e a base (35) da botija (4) no plano (19) e só a continuação da pressão do botão (1a) faz com que o êmbolo compressor (3) accione a válvula libertadora (36).

6 - Equipamento de defesa pessoal de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por o referido corpo principal (2) ter acoplado na parte posterior por meio de rosca ou encaixe (47) um bastão que é também utilizado como pega (44) na posição de libertação de líquidos ou gases.

7 - Equipamento de defesa pessoal de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado pela pega ou bastão (44) ter acoplado um sistema de amortecimento de impacto frontal, sendo para o efeito dotada de um espaço interior

(21)

3/3 resguardado por uma tampa receptora de impacto frontal (42) sendo introduzida uma mola de amortecimento (43) limitada pela face interna (45) da tampa receptora (42) e pelo plano (46) da pega (44) que constitui a face posterior da zona receptora da mola (43).

8 - Equipamento de defesa pessoal de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por as paredes exteriores da referida pega ou bastão (44) serem de material tipo borracha ou elástico de maneira a oferecer contracção (48 a) e dilatação lateral (49a, e 49b) aquando de um impacto frontal.

9 - Equipamento de defesa pessoal de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por o sistema de amortecimento ser constituído por um êmbolo interno (53) comprimido em caso de impacto para o interior de amortecedor de impacto frontal (42) e uma mola de recuperação (52) limitada pelo plano (54) do êmbolo interno (53).

Lisboa 18 de Abril de 2011

(22)

1/13

(23)

2/13

(24)

3/13

(25)

4/13

(26)

5/13

(27)

6/13

(28)

7/13

(29)

8/13

(30)

9/13

(31)

10/13

(32)

11/13

(33)

12/13

(34)

13/13

Referências

Documentos relacionados

a) A leitura de Joachim Ritter coloca o problema clássico da relação do indivíduo e do Estado, ou seja, em que medida é possível conciliar o contratualismo e a prioridade do

RESUMO: Com a realização deste estudo, teve-se o objetivo de obter valores dos coeficientes de remoção da matéria orgânica de águas residuárias da suinocultura (ARS), quando

investimento público. • Realizar tudo isso com menor investimento público e maior valor agregado para o munícipe e, se possível para o município. • Possibilitar uma

Em 2004, o governo federal lançou o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB); e, em 2010, o Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma (PSOP), ambos atraindo

7) Dê a função sintática dos pronomes oblíquos em destaque nas frases abaixo: A) Entregaram-me o recibo. d) Deixaram-nos apenas este bilhete. e) Procuraram-nos há muito tempo. f)

a) A avaliação do grau de risco do espectáculo desportivo, sem prejuízo do disposto no artigo 12.º do Regulamento da Prevenção da Violência no Voleibol. b)

resultados de um projeto de P&D será rateada entre os participantes que aportarem recursos na proporção de seus investimentos. Todo e qualquer direito

9.3 – Serão aceitos somente os projetos contendo apenas uma proponente nacional cujos membros da equipe possuam vínculo empregatício ou societário comprovado, ou bolsistas,