• Nenhum resultado encontrado

ARQUITETURA E URBANISMO (Prova - 2)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ARQUITETURA E URBANISMO (Prova - 2)"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

1. O Teste de Progresso terá início às 14 horas e se encerrará às 17h, impreterivelmente, havendo uma tolercia de entrada, no início da prova, até às 14h30min.

2. Você receberá o seguinte material:

a. um Caderno de Questões, com 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, sendo 10 (dez) questões de formação geral e 40 (quarenta) questões específicas do curso.

b. um Cartão-Resposta.

3. Imediatamente após o recebimento de seu Caderno de Questões e do Cartão-Resposta, verifique:

a. o tipo de prova (1-2-3-4);

b. se todas as páginas estão impressas e legíveis;

c. se o número do Cartão-Resposta é o mesmo de seu número de matricula;

d. se o seu nome no Cartão-Resposta está correto; caso contrário, notifique imediatamente a um dos responsáveis pela sala.

4. Logo que você conferir se seu Caderno de Questões está completo, escreva, na capa do caderno, seu número de matrícula.

5. Após a conferência de seu Nome e sua Matrícula no Cartão-Resposta, você deve marcar nele o tipo de prova recebida (1-2-3-4), utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul. O tipo de prova encontra-se logo na primeira página do Caderno de Questões.

6. Observe, no Cartão-Resposta, as instruções sobre a marcação das respostas às questões de múltipla escolha (apenas uma alternativa por questão).

7. Tenha muito cuidado com o Cartão-Resposta, para não dobrar, amassar ou manchar. Esse cartão não será substituído.

8. Coloque seus pertences pessoais sob a carteira ou no chão e não retire as carteiras de seus lugares.

9. Esta prova é individual. Não se comunique com outros colegas. São vedados o uso de calculadora, qualquer comunicação e troca de material entre os presentes. Não é permitido consulta a qualquer material impresso ou manuscrito.

10. Se você tiver justificativa fundamentada para solicitar a impugnação de qualquer questão de prova, solicite ao Aplicador o formulário próprio para impugnação.

11. Não será permitido ao aluno o uso de celulares ou assemelhados, durante a prova.

12. A ida ao banheiro é permitida, um por vez, após às 19h30min.

13. Você só pode se ausentar da sala, após 90 (noventa) minutos do início do Teste de Progresso, ou seja, após às 20h30min.

14. No Cartão-Resposta, marque as opções exclusivamente com tinta preta ou azul, preenchendo toda a área destinada à marcação. Atenção: Não faça x e marque somente na área destinada às respostas; não rasure o campo de identificação do cartão, ou você inutilizará o mesmo. Não haverá troca de Cartão-Resposta.

15. Quando terminar, entregue a um dos responsáveis pela sala o Cartão-Resposta e assine a Lista de Presença. Não se retire da sala antes de devolver o Cartão-Resposta e assinar a lista de presença.

16. Terminada a prova após o mínimo de 90 minutos do início da mesma, você poderá sair da sala levando consigo o Caderno de Questões.

17. Depois de entregar o material, você deverá se retirar da sala de prova.

18. Os resultados do Teste de Progresso serão disponibilizados no Painel do Aluno, de forma personalizada.

Colatina - ES, 26 de maio de 2015.

Equipe Gestora do Teste de Progresso.

(4)
(5)

Questão 1

“Embora as reformas dos serviços de saúde dependam de um intenso apoio social para que seja bem-sucedida, a reforma no Brasil é peculiar, por ter sido projetada completamente por militantes do chamado Movimento Sanitário cerca de uma década antes do acréscimo dos serviços de saúde à Constituição Brasileira de 1988, como um direito do cidadão. A reforma foi posteriormente institucionalizada na década de 1990, com o advento do SUS, possibilitando que as ações primárias de saúde estivessem atreladas à participação da população desde seu planejamento, organização, execução e controle. Ou seja, o exercício do controle social sobre as atividades e os serviços públicos de saúde fora legitimado e reconhecido como uma grande conquista social”.

Sonia Fleury. In: Série the lancet. Reforma dos serviços de saúde no Brasil: movimentos sociais e sociedade civil, 2011 (com adaptações).

Com base no texto acima, pode-se afirmar que:

a) a participação da comunidade ocorre de fato, e é feita por meio das Conferências e Conselhos de Saúde, nos níveis nacional, estaduais, municipais e distritais.

b) embora seja uma diretriz constitucional, a participação da comunidade no Sistema de Saúde ainda não foi implantada no Brasil devido à dificuldade de acesso à saúde.

c) a participação da comunidade no Sistema de Saúde ocorre de fato, e suas atividades de organização, execução e controle são direcionadas apenas para as ações de promoção da saúde.

d) a participação da comunidade no Sistema de Saúde ocorre de fato, e é feita através das Estratégias de Saúde da Família.

e) embora seja uma diretriz constitucional, a participação da comunidade no Sistema de Saúde foi implantada no Brasil, mas não ocorre adequadamente devido às dificuldades de financiamento.

Questão 2

Os textos abaixo fazem uma análise da civilização atual:

“É uma civilização contra o tempo livre (…) Que não nos permite viver as relações humanas. Só o amor, a amizade, a solidariedade, e a família transcendem. (…) O certo hoje é que para a sociedade consumir como um americano médio seriam necessários três planetas. Nossa civilização montou um desafio mentiroso.” Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai.

“ “Indivíduos frágeis”, destinados a conduzir suas vidas numa “realidade porosa”, sentem-se como que patinando sobre gelo fino; e “ao patinar sobre gelo fino”, observou Ralph Waldo Emerson em seu ensaio Prudence, “nossa segurança está em nossa velocidade”. Indivíduos, frágeis ou não, precisam de segurança, anseiam por segurança, buscam a segurança e assim tentam, ao máximo, fazer o que fazem com a máxima velocidade. Estando entre os corredores rápidos, diminuir a velocidade significa ser deixado para trás; ao patinar em gelo fino, diminuir a velocidade também significa a ameaça real de afogar-se. Portanto, a velocidade sobe para o topo da lista dos valores de sobrevivência. A velocidade, no entanto não é propícia ao pensamento, pelo menos ao pensamento de longo prazo. O pensamento demanda pausa e descanso, “tomar seu tempo”, recapitular os passos já dados, examinar mais de perto o ponto alcançado e a sabedoria (ou imprudência, se for o caso) de o ter alcançado. Pensar tira nossa mente da tarefa em curso, que requer sempre a corrida e a manutenção da velocidade. E na falta do pensamento, o patinar sobre o gelo fino, que é uma fatalidade para todos os indivíduos frágeis na realidade porosa, pode ser equivocadamente tomado como seu destino.”

Zygmunt Bauman, em Modernidade líquida.

Pepe Mujica é um ativista político e ex presidente do Uruguai, Zygmunt Bauman é um sociólogo polonês e escritor. Nos textos acima, tanto um quanto outro tecem severas criticas à sociedade atual.

Tomando como base os pensamentos acima podemos identificar como ponto em comum dos dois pensadores:

a) a falta de pensamento.

b) a crítica à questão ambiental.

c) a descrença na família.

d) a falta de tempo livre.

e) a crítica ao consumismo atual.

Questão 3

No Brasil, hoje, ciência e tecnologia fazem parte do cotidiano das pessoas através da inovação, por exemplo, quando se abastece um automóvel com etanol biocombustível ou quando se faz um tratamento de saúde especializado. Apesar dessa proximidade crescente da tecnologia com o cotidiano das pessoas, algumas das questões básicas da população permanecem sem resposta.

Para que não seja apenas um mero modismo, o esforço em inovação deve estabelecer ou consolidar uma cultura inovadora genuína.

Com base no tema do texto descrito, analise se as afirmativas a seguir são corretas.

(6)

I. As limitações em estimular plenamente a inovação na sociedade brasileira, nas empresas em particular, não representam obstáculo a um maior desenvolvimento econômico.

II. O apoio à inovação, necessariamente no âmbito das empresas, sem detrimento dos demais parceiros, como universidades e institutos de pesquisas públicos e privados, deve ser incorporado pela sociedade brasileira, pois os benefícios desse processo serão revertidos para a própria sociedade na forma de melhores condições de vida, melhores empregos e mais desenvolvimento econômico.

III. O processo de transferência de tecnologia das universidades para as empresas deve ser visualizado de forma mais abrangente e sob a perspectiva de dois mecanismos: 1) as agências de transferência tecnológica (NITs) e 2) as incubadoras tecnológicas (sistema de start ups).

São corretas as afirmativas:

a) Somente a II.

b) Somente II e III.

c) I, II e III.

d) Somente I e II.

e) Somente a III.

Questão 4

A bandeira brasileira possui cores que são reproduzidas em roupas, sejam para uso em momentos esportivos, de divertimento ou mesmo em eventos e manifestações políticas. Nas últimas eleições presidenciais brasileiras, em alguns dias, um grupo, que apoiava um candidato X, deveria ir às urnas trajando uma blusa azul ou amarela e outro grupo, que apoiava o candidato Y, deveria ir trajando vermelho. Sendo assim, de acordo com o aqui exposto, é correto afirmar que:

a) algumas pessoas gostam de vermelho, outras de amarelo e outras de azul, pois essas cores foram usadas simplesmente porque estavam na moda.

b) o uso de determinadas roupas pode identificar grupos e preferências e, de certa forma, estabelecer uma linguagem para com quem os observa.

c) a roupa seria apenas uma forma de enfeitar um grupo e não tem objetivo de classificá-lo ou identificar suas preferências.

d) o uso da roupa não tem relação com as preferências desse ou daquele grupo político, pois a escolha da cor se deu ao acaso.

e) o grupo que se vestiu de vermelho teve a intenção de manifestar uma preferência política, porém os de amarelo ou azul não.

Questão 5

É visível o crescimento das redes sociais na atualidade. Elas são meios de comunicação utilizados pelas pessoas e também por organizações para manterem relações umas com as outras ou com clientes, além de serem utilizadas para entretenimento, divulgação profissional ou comercial. Os usuários fazem exposição de perfis com informações pessoais, fotos, além de formas de comunicação bem mais abrangentes.

Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa que representa a sequência de afirmações corretas sobre as redes sociais.

I. As redes sociais ganharam importância na sociedade moderna, uma vez que pessoas e organizações podem compartilhar informações e objetivos comuns, de forma online, não se limitando às barreiras da distância ou do tempo.

II. As empresas e os órgãos públicos têm utilizado as redes sociais como ambiente de divulgação de suas ações, o que a torna um relevante meio de comunicação para as instituições.

III. As redes sociais integram membros com interesses ligados a um determinado assunto, proporcionando integração e interatividade por meio de comunicação e compartilhamento de conteúdo.

IV. As redes sociais corporativas são comprovadamente um ponto frágil para a segurança de dados internos das companhias. Por isso, a maioria das instituições não adere aos serviços das redes sociais.

a) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.

b) Apenas a alternativa IV está correta.

c) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.

d) Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.

e) Apenas as alternativas I e II estão corretas.

Questão 6

Observe a figura abaixo e o conceito apresentado a seguir.

(7)

Democracia: “regime político no qual a soberania é exercida pelo povo, pertence ao conjunto dos cidadãos.” JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

Uma suposta “vacina” contra o despotismo, em um contexto democrático, tem por objetivo:

a) reduzir a ação das instituições constitucionais.

b) restringir a atuação do Parlamento.

c) combater a distribuição equilibrada de poder.

d) impedir a contratação de familiares para o serviço público.

e) evitar a escolha de governantes autoritários.

Questão 7

Principal fornecedor de água à população da Grande São Paulo, o Sistema Cantareira teve uma sequência de quedas no nível das suas represas - e o panorama já é considerado a pior crise da história na região. A rede, na sua totalidade, é responsável pelo abastecimento de 8,1 milhões de habitantes. Com a falta de chuva constante, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) rejeitou a possibilidade de racionamento e passou a resgatar, ainda em maio, o chamado "volume morto": reserva técnica situada abaixo das comportas e que nunca havia sido usada.

Quase três meses depois, só se agrava a secura das torneiras dos paulistas. Conforme recente reportagem do jornal Folha de S. Paulo, as medidas adotadas pelo Sistema Cantareira nos últimos cinco meses já são equivalentes a uma situação de racionamento, com um rodízio de três dias sem água para cada 1,5 dia com abastecimento. Essa foi uma das alternativas adotadas para recuperar a rede e economizar água. Quem paga a conta, até agora, é o consumidor, que enfrenta a escassez de água e encabeça uma onda de reclamações (fonte: http://zh.clicrbs.com.br/).

Baseando-se no texto apresentado, marque a alternativa que apresenta maior relação com a falta de água nos mananciais da região São Paulo.

a) o crescimento das cidades tem como resultado o aumento significativo das áreas impermeáveis, consequentemente, estas áreas estão mais sujeitas a inundações.

b) o período em que ocorre a escassez de água é cíclico, ou seja, ocorre de tempos em tempos, portanto, não há necessidades de se preocupar com isso.

c) os grandes reservatórios de água interferem significativamente nas vazões dos rios, promovendo redução destes valores.

d) medidas alternativas para captação de água não são indicadas, pois apenas proliferam doenças como a dengue.

e) a falta de chuva em determinadas regiões do país, como em são Paulo, não tem relação nenhuma com o desmatamento que ocorre na Amazônia.

Questão 8

Analise a charge abaixo.

(8)

Após analisar a charge de Amarildo Lima, Chargista e Editor de Ilustração do Jornal A Gazeta (https://amarildocharge.wordpress.com/2014/04/04/roubometro/), é possível concluir que:

a) A redução da menoridade penal é a solução para que os criminosos sejam julgados e punidos, resolvendo, assim, o problema da criminalidade brasileira.

b) A violência no Brasil, em especial no Estado do Espírito Santo, vem diminuindo graças às políticas públicas implementadas pelos Governantes para a redução da criminalidade.

c) Os criminosos ficam mais atrás das grades devido a eficiência da Lei Brasileira e das autoridades públicas.

d) A Lei Brasileira é tão benéfica ao criminoso que os cidadãos de bem não conseguem ver as respostas do Estado aos atos criminosos. A ineficiência da Lei Penal permite que, mesmo após ser preso inúmeras vezes pela prática de crime, o criminoso seja solto, causando a sensação de que a população se encontra desamparada.

e) A população está se armando contra o crime e organizando formas de combater a violência.

Questão 9

Em um anúncio histórico, o presidente cubano Raúl Castro e o norte-americano Barack Obama disseram, nesta quarta-feira (17), que Estados Unidos e Cuba vão retomar as relações diplomáticas após mais de 50 anos, mas o embargo comercial à ilha ainda continuará. O fim do bloqueio oficial será discutido pelo Congresso norte-americano.

Os EUA anunciaram as seguintes medidas:

- restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países;

- facilitar viagens de americanos a Cuba;

- autorização de vendas e exportações de bens e serviços dos EUA para Cuba;

- autorização para norte-americanos importarem bens de até US$ 400 de Cuba;

- início de novos esforços para melhorar o acesso de Cuba à telecomunicação e internet.

As medidas incluem ações práticas, como o restabelecimento de uma embaixada americana em Havana e a revisão da designação, dada pelos EUA a Cuba, de Estado que patrocina o terrorismo.

Obama também disse que espera um debate sério do Congresso norte-americano para que levante o embargo que o país mantém a Cuba, que proíbe a maioria das trocas comerciais. Os dois países não se relacionavam desde 1962.

Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/entenda-o-embargo-dos-eua-cuba.html Analise as duas proposições abaixo e a relação entre elas.

I - Depois da Revolução Cubana, movimento que culminou com a destituição do ditador Fulgencio Batista, em 1959, as políticas econômicas de Cuba — em meio à Guerra Fria — deixaram os americanos alarmados. A reforma agrária e a nacionalização de indústrias apontavam para uma adesão cubana ao comunismo e preocupavam os Estados Unidos, que decretaram a imposição gradual de restrições comerciais sobre a ilha.

PORQUE

II - A aproximação entre cubanos e soviéticos fica ainda mais intensa a partir de 1961, depois de

(9)

1.500 exilados cubanos treinados pela CIA tentarem invadir, sem sucesso, a ilha pela Baía dos Porcos.

Qual das alternativas abaixo representa a veracidade ou não das proposições e a eventual relação entre elas?

a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

c) As asserções I e II são proposições falsas.

d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Questão 10

Responsabilidade Social

Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.

Num contexto da globalização e de mutação industrial em larga escala, emergiram novas preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores. Os indivíduos e as instituições, como consumidores e/ou como investidores, adotam, progressivamente critérios sociais nas suas decisões (ex: os consumidores recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões de compra de produtos).

Considerando o texto, identifique a alternativa abaixo que indica discordância com a responsabilidade social das empresas:

a) Responsabilidade Social Empresarial é um dos novos fenômenos de mercado proveniente da globalização da economia. Ao longo dos ciclos históricos, tivemos a empresa orientada sucessivamente para o produto, para o mercado e depois para o cliente. Agora a empresa encontra-se orientada para o social.

b) A responsabilidade Social Empresarial gera a atração de investidores, uma vez que muitos investidores individuais e institucionais percebem que o retorno é garantido nas empresas socialmente responsáveis e há dedução fiscal, onde as empresas podem abater nos impostos, o valor utilizado em atividades sociais.

c) Pode-se abordar a questão da responsabilidade social das empresas sob duas dimensões: uma delas se refere ao trabalhador situado às margens do espaço organizacional, bem como suas condições de trabalho e benefícios, e a outra refere-se aos investimentos em projetos ou organizações com fins lucrativos, e está diretamente relacionada com a participação em projetos ou o desenvolvimento de ações dentro da empresa.

d) Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo.

e) O aumento da popularidade do consumo ético nas últimas duas décadas pode estar ligada à ascensão da RSE (responsabilidade social empresarial). Os consumidores estão cada vez mais conscientes das implicações ambientais e sociais das suas decisões de consumo do dia a dia e, portanto, começam a tomar decisões de compra em que é fator decisório as suas preocupações ambientais e éticas. No entanto, esta prática está longe de ser coerente ou universal.

Questão 11

“A urbanização é um sinal característico da modernização econômica. A transferência da população do meio rural para o meio urbano acompanha a transição de um padrão de vida econômica apoiado na produção agrícola fechada e autossuficiente para outro, baseado na indústria, no comércio e nos serviços. Atrás do processo de urbanização, encontra-se a intensificação da divisão social do trabalho e o aprofundamento da produção mercantil”.

(MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.402).

O urbano diferencia-se do rural não somente pela sua posicionalidade, mas também por suas características sociais, econômicas e até culturais. Conforme o trecho acima, podemos considerar que o espaço urbano envolve:

a) práticas predominantemente relacionadas com os setores secundário e terciário da economia, além de uma dinâmica trabalhista socialmente mais complexa.

b) organizações de trabalho ordenadamente divididas, sem as mesmas atribuições austeras que

(10)

geralmente se vinculam ao sistema produtivo do campo.

c) uma mais avançada produção tecnológica, haja vista que as cidades apresentam estruturas mecânicas mais avançadas que os grandes espaços de produção agrícola.

d) uma menor relação entre custo e benefício para o trabalhador, em razão da presença de maquinários no cerne da produção, ao contrário do que ocorre no espaço rural.

e) uma lógica de dependência econômica e social acentuada, haja vista que as cidades não foram capazes de alcançar a mesma autossuficiência do meio agrário.

Questão 12

O Plano Diretor constitui-se como um instrumento de política urbana, previsto na Lei no 10257, de 10/07/2001. Além de municípios com mais de 20.000 habitantes, inseridos em regiões metropolitanas, em áreas turísticas, ou que possuam ecossistemas a preservar, esse plano abrange também à:

a) totalidade do território, regulado pela Lei Federal no 7165/1964.

b) área urbana consolidada do município.

c) área rural, se comprovada e caracterizada atividade urbana nessa área.

d) área urbana consolidada e a de possível expansão urbana.

e) totalidade do território do município.

Questão 13

Parques lineares se caracterizam fundamentalmente como intervenções urbanísticas associadas à rede hídrica, em fundo de vale, mais especificamente nas planícies aluviais. Em relação aos objetivos desses parques lineares, considere as afirmações abaixo.

I - Eles estimulam o adensamento das áreas urbanizadas ao longo de sua extensão.

II - Protegem os ecossistemas lindeiros aos cursos e aos corpos d’água.

III - Conectam áreas verdes e espaços livres, de um modo geral.

IV - Oferecem opções para o controle das enchentes.

Estão corretas as afirmações:

a) II, III e IV, apenas.

b) I, II, III e IV.

c) I e II, apenas.

d) I, III e IV, apenas.

e) I, II e III, apenas.

Questão 14

A figura a seguir apresenta a fachada do Santuário de Congonhas, onde se pode observar o Adro dos Profetas, obra de Aleijadinho.

Essas estátuas formam uma série de pináculos que proporciona uma quebra de monotonia, devido principalmente:

a) à assimetria das estátuas.

b) à paridade das estátuas.

c) ao tamanho das estátuas.

d) à quantidade de estátuas.

e) à disposição das estátuas.

(11)

Questão 15

A lei denominada Estatuto da Cidade regula o uso da propriedade urbana em benefício da coletividade e estabelece a obrigatoriedade de um plano diretor. A esse respeito analise as afirmativas a seguir.

I. O Plano Diretor é obrigatório para as cidades integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas.

II. O Plano Diretor é obrigatório para as cidades integrantes de áreas de especial interesse turístico.

III. O Plano Diretor é obrigatório para as cidades incluídas no cadastro nacional de Municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto.

Assinale:

a) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

b) se todas as afirmativas estiverem corretas.

c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

d) se apenas a afirmativa II estiver correta.

e) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

Questão 16

Quanto mais compacta for a cidade, mais possibilidades ela terá de ser uma cidade de atividades sobrepostas, equitativa, ecológica, aberta e bela, na qual arte, arquitetura e paisagem possam emocionar e satisfazer o espírito humano. Pode-se dizer então que, em uma cidade compacta, os espaços se tornam multifuncionais, diferente dos espaços monofuncionais das cidades dispersas.

(ANDRADE, Liza Maria de Souza & FORTES, Melissa Belato. São Paulo:USP, 2009.) Requalificação Urbana Sustentável: Avaliação de Áreas Subutilizadas da Região da Luz – SP

A partir da perspectiva contida no fragmento, uma política de revitalização urbana é:

a) implementar um sistema de transporte intermodal entre grandes cidades.

b) conceder isenções de impostos para lojas comerciais afastadas dos bairros centrais.

c) incentivar o retorno da função residencial nos centros das cidades.

d) promover ações conjuntas entre o Poder Público e os incorporadores imobiliários.

e) construir parques e praças nas áreas periféricas das regiões metropolitanas.

Questão 17

Quanto à classificação dos compartimentos ou ambientes de uma edificação, consideram-se compartimentos de permanência prolongada:

a) Depósitos.

b) Lavanderias.

c) Banheiros.

d) Closets.

e) Cozinhas.

Questão 18

Em relação ao projeto estrutural, marque a afirmativa correta:

a) Os elementos estruturais são classificados em pontuais, lineares, de superfície e de volume.

b) Máquinas, móveis fixos e peso próprio da estrutura exemplificam tipos de cargas permanentes.

c) Uma estrutura constituída de colunas, vigas e lajes é interligada por elementos de apoio chamados vínculos.

d) O aço, usado em estruturas de edificações, possui um peso próprio inferior ao concreto armado.

e) Estruturas isostáticas são aquelas que possuem reações em número superior ao número de equações.

Questão 19

Fatores como o aquecimento global, crises hídricas e quedas no fornecimento de energia elétrica, demonstram que nossa sociedade não tem usado adequadamente seus recursos naturais. O conceito de sustentabilidade nas edificações, junto a outras medidas, pode influenciar diretamente na preservação de recursos naturais, que tendem a se esgotar com o passar do tempo.

Dentre as soluções sustentáveis adotadas em uma obra, algumas afetam diretamente no conforto térmico de uma edificação. Levando em consideração o projeto de uma edificação de uso residencial com um só pavimento, quais das opções abaixo destacam itens que influenciam no conforto térmico dos ambientes internos da edificação?

a) Tipos de vidros, esquadrias adequadas e materiais de cobertura.

(12)

b) Cor externa, captação de energia solar.

c) Orientação solar e custo dos materiais de acabamento externo.

d) Captação de águas pluviais e orientação solar.

e) Captação de energia solar e uso de vegetação no entorno.

Questão 20

Uma casa com 257,00 m2 de área construída está implantada em um terreno urbano de geometria regular, com dimensões de 15 m na testada e 30 m de profundidade. A legislação urbana permite no local um coeficiente de aproveitamento igual a 1,2. Considerando isso, em uma eventual reforma, o acréscimo de área, segundo a lei, NÃO poderá ultrapassar:

a) 193,00 m2.

b) 540,00 m2.

c) 283,00 m2.

d) 308,40 m2.

e) 257,00 m2.

Questão 21

A ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas, através da Norma NBR-8036, fixa as condições exigíveis na programação das sondagens de simples reconhecimento dos solos destinada à elaboração de projetos geotécnicos para a construção de edifícios.

1 - O número de sondagens e a sua localização em planta dependem do tipo da estrutura, de suas características especiais e das condições geotécnicas do subsolo. O número de sondagens deve ser suficiente para fornecer um quadro, o melhor possível, da provável variação das camadas do subsolo do local em estudo.

Para edificações até 1.200 m2 de área da projeção em planta, o número de sondagens deve ser de uma para cada:

a) 50,00 m2.

b) 100,00 m2.

c) 200,00 m2.

d) 150,00 m2.

e) 300,00 m2.

Questão 22

A respeito dos efeitos benéficos da arborização e do paisagismo no microclima urbano, é correto afirmar que ocorre:

I. purificação do ar por meio da fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos.

II. melhoria do micro clima do ambiente, por meio da retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas.

III. redução da velocidade do vento, ampliação da emissão de partículas e gases poluentes e amortecimento da infiltração da água no solo.

IV. amortecimento de ruídos, represamento da drenagem, tolerância à erosão do solo.

Está correto o que se afirma em:

a) I e IV apenas.

b) I, II e III apenas.

c) I, II, III e IV.

d) I e II apenas.

e) II e III apenas.

Questão 23

O prédio representado a seguir é o Ministério da Educação e Cultura (atual Palácio Gustavo Capanema), na cidade do Rio de Janeiro, projetado por uma equipe de arquitetos brasileiros que trabalharam durante três meses, em 1936, sob a orientação de Le Corbusier.

(13)

a) 4 b) 2 c) 3 d) 5 e) 1

Questão 24

A História permite o entendimento das razões que levaram o homem a adotar determinadas práticas.

As intervenções humanas no meio em que vivem podem ser observadas desde a era paleolítica.

A esse respeito, relacione as características do paisagismo aos locais em que foram praticadas.

1. Jardins mais voltado para as construções e percursos públicos, sem uso de simetria, onde se cultivavam, além de flores, legumes e trigo.

2. Grande número de estátuas, água e vegetação controladas e implantadas de forma planejada, representando a sabedoria humana e as possibilidades de domínio sobre a natureza por uma sociedade cada vez mais antropocêntrica.

3. Jardins como uma identificação do paraíso, emprego da cerâmica e do azulejo e utilização de

(14)

plantas que produziam um colorido e aromas agradáveis, como alfazema, roseiras, e jasmins.

( ) Espanha no período da invasão moura.

( ) Grécia Antiga.

( ) Roma no período imperial.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

a) 3 - 1 - 2.

b) 2 - 3 - 1.

c) 2 - 1 - 3.

d) 1 - 2 - 3.

e) 3 - 2 - 1.

Questão 25

O software AutoCad é um importante instrumento que auxilia a confecção dos projetos arquitetônicos.

Para a sua manipulação, no entanto, é necessário o conhecimentos dos comandos que exerceram algum tipo ação dentro do programa. Assim, o comando "viewsport" é utilizado em qual circunstância?

a) Na edição de blocos.

b) Quando há necessidade de estipular escalas.

c) Na edição e criação de layers.

d) Auxilia na montagem das pranchas para plotagem.

e) Nos comando de visualização e de zoom.

Questão 26

As etapas do Projeto de Arquitetura devem ser definidas de modo a possibilitar a subsequente articulação com as etapas das demais atividades técnicas que compõem o projeto completo de uma edificação. Marque a alternativa que apresenta a ordem das etapas a serem seguidas para a realização das atividades técnicas do projeto:

a) Programa de necessidades; estudo preliminar; anteprojeto e projeto executivo.

b) Estudo preliminar; levantamento; projeto legal e projeto executivo.

c) Anteprojeto; levantamento; projeto executivo e projeto legal.

d) Levantamento; anteprojeto; projeto legal e programa de necessidades.

e) Programa de necessidades; projeto executivo; estudo preliminar e anteprojeto.

Questão 27

Escala em desenho técnico é a proporção que determina a relação entre uma representação e o objeto representado. Sabendo que a largura de um lote está representada em sua planta baixa por 50 cm e a escala indicada na legenda é de 1/400, qual a largura real desse lote?

a) 12,5 m.

b) 200 m.

c) 200 cm.

d) 80 m.

e) 20.000 m

Questão 28

O Concreto é um material composto por água, cimento e agregados, associando esses materiais entre si, resulta, além do concreto: pasta e argamassa. Em relação a essas associações de materiais, pode-se afirmar que:

a) pasta é a mistura de cimento e água.

b) pasta é a mistura de cimento e argamassa.

c) argamassa é a mistura de cimento e água.

d) pasta é a mistura de cimento e agregado miúdo (areia).

e) argamassa é mistura de cimento e pasta.

Questão 29

As construções históricas apresentam variadas patologias em razão da degradação dos elementos que as compõem. Relacione as manifestações patológicas que ocorrem nas argamassas às suas respectivas causas.

1. Manchas de umidade apresentando pó branco acumulado sobre a superfície.

2. Empolamento da pintura apresentando cores diferenciadas no interior das empolas.

(15)

3. Superfície do reboco descolada do emboço formando bolhas.

( ) Hidratação retardada do óxido de magnésio da cal.

( ) Presença de pirita ou de matéria orgânica na areia.

( ) Sais solúveis presentes no componente da alvenaria.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

a) 1 - 2 - 3.

b) 2 - 3 - 1.

c) 3 - 2 - 1.

d) 2 - 1 - 3.

e) 3 - 1 - 2.

Questão 30

As plantas no processo de adaptação aos biomas e ecossistemas, foram se adaptando aos fatores ambientais disponíveis ao seu crescimento, e para isso, muitas delas desenvolveram estruturas adaptadas a cada meio de ocupação. Foram necessários milhões de anos para as plantas conquistarem ambientes terrestres e tornarem-se maiores e mais complexas. No estudo da morfologia externa da vegetação, pode-se identificar como exemplos de diferentes adaptações radiculares:

a) raízes escoras, raízes aéreas, ginandróforo, tentáculos;

b) raízes tabulares, gavinhas, estipes, raízes aquáticas.

c) raízes estrangulantes, raízes adventícias, utrículos, bulbos;

d) raízes escoras, tentáculos, apressórios, colmos;

e) raízes estrangulantes, raízes tabulares, pneumatóforos, haustórios;

Questão 31

No paisagismo europeu dos séculos XVII e XVIII destacam-se duas tradições, uma de origem inglesa e outra de origem francesa. De acordo com os princípios que regem a concepção paisagística no período, os jardins de tradição :

a) francesa privilegiam os traçados sinuosos, o tratamento de canteiros, caminhos, massas vegetais e planos d'água de forma variada e irregular.

b) inglesa tiram partido formal da regularidade e das grandes perspectivas visuais.

c) francesa são organizados a partir de um rígido traçado geométrico.

d) inglesa são delimitados com clareza por massas vegetais e planos d'água.

e) francesa privilegiam os traçados chamados de pitorescos.

Questão 32

Consideramos, geralmente, adaptação como um processo que ocorre a longo prazo, envolvendo muitas gerações, mas ela também pode ocorrer durante o período de vida de um indivíduo, quando então é chamada aclimatação. Vamos nos referir a adaptação, aqui, no sentido evolucionário.

Em presença de solo adverso, de calor ou de frio excessivo, as plantas lançam mão de recursos diversos, que incluem até modificar seu caminho fotossintético. Plantas de pequeno porte de natureza halófila são:

a) espécies que crescem em substrato rochoso;

b) espécies vegetais cujas extremidades das raízes são órgãos respiratórios e se desenvolvem em áreas de lama e encharcadas.

c) espécies vegetais desprovidas de caule;

d) espécies vegetais resistentes a altas concentrações de sal no substrato;

e) diferentes espécies vegetais ou populações que partilham o mesmo espaço;

Questão 33

A era do automóvel instalou-se no Brasil no governo de Juscelino Kubitschek, a partir de 1956. Ele estimulou a indústria automobilística, que chegou a manter cerca de 140 mil empregos na região do ABC, gerou o desenvolvimento da indústria de autopeças e alavancou o progresso de cidades até então pobres. A produção de carros apresentou-se como símbolo do progresso e da riqueza nacional.

Com base no texto e nos conceitos de mobilidade urbana:

I - Progresso, riqueza e desenvolvimento, ideais do governo de Juscelino Kubitschek, na década de 50 do século passado, são metas para qualquer nação moderna ainda hoje. A tecnologia sustentável também embasa-se nesses mesmos ideais, embora sob outro ângulo.

II - Mobilidade urbana é o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visa proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano.

III - Fazem parte dos preceitos da mobilidade urbana os modos de transporte não motorizados,

(16)

socialmente inclusivos e ecologicamente sustentáveis.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II apenas.

b) I apenas.

c) III apenas.

d) I e III apenas.

e) II e III apenas.

Questão 34

O Estatuto da Cidade criou uma série de instrumentos para que o administrador possa buscar o desenvolvimento urbano. Em relação aos instrumentos instituídos pelo Estatuto da Cidade, verifica-se que eles:

a) são autoaplicáveis dentro dos municípios, independentemente de regulamentação prevista em Lei Municipal específica.

b) permitem a articulação entre as políticas públicas de desenvolvimento urbano e metropolitano.

c) podem abranger uma região ou um conjunto de municípios, sendo importantes para a consolidação dos instrumentos de gestão metropolitana.

d) necessitam ser articulados com ações nos três níveis de poder, caso haja dispêndio de recurso para a sua implantação.

e) necessitam ser incluídos no Plano Diretor Municipal e serão regulamentados dentro dele ou por lei específica.

Questão 35

No seu livro “A Imagem da Cidade”, Lynch (2011) discute a questão das imagens mentais que são construídas pelos usuários da cidade:

“No processo de orientação, o elo estratégico é a imagem ambiental, o quadro mental generalizado do mundo físico exterior que cada indivíduo é portador. Essa imagem é produto tanto da sensação imediata quanto da lembrança de experiências passadas e seu uso se presta a interpretar as informações e orientar a ação. A necessidade de reconhecer e padronizar nosso ambiente é tão crucial e tem raízes tão profundamente arraigadas no passado, que essa imagem é de enorme importância prática e emocional para o indivíduo” (LYNCH, 2011:04).

Sobre as imagens mentais urbanas tratadas por LYNCH é correto afirmar que:

a) as imagens ambientais são resultado de um processo cognitivo do observador. As influências externas do ambiente construído não possuem participação neste processo.

b) apenas os fatores externos aos indivíduos influenciam na capacidade de formação das imagens mentais.

c) os mapas mentais são os únicos instrumentos para captar essas imagens mentais dos indivíduos permitindo, assim, uma melhor compreensão do espaço urbano pelos seus próprios usuários.

d) uma cidade pode ser considerada legível quando os indivíduos possuem imagens mentais mais claras e organizadas.

e) os elementos urbanos, tais como marcos, vias, nós, bairros e limites possuem um papel fundamental na construção da legibilidade da cidade, no entanto, não influenciam na construção da imagem mental.

Questão 36

Em seu livro “Uma Introdução à Arquitetura”, Sílvio Colin estabelece “categorias definidoras da forma arquitetônica”, que destacam diferenças relacionadas com as estruturas elementares e conceitos sob os quais os edifícios foram concebidos. Essas categorias nos permitem distinguir e entender a origem das formas adotadas pelo arquiteto na concepção das edificações.Dentre as características da forma arquitetônica definidas por Colin, identifique as que se encontram de forma mais evidente na imagem a seguir:

(17)

a) Livre e tectônica.

b) Tipológica e livre.

c) Topológica e geométrica.

d) Tectônica e analógica.

e) Anamórfica e geométrica.

Questão 37

Entre as necessidades de um projeto de arquitetura de interiores de edifícios corporativos, destaca-se a boa solução estética do ambiente. Reflexo da compreensão da cultura da empresa, parte dessa estética é representada pela escolha do mobiliário que irá compor os ambientes. A escolha do design de cadeiras inclui atenção à ergonomia e, também, à possibilidade de agregar valor ao projeto.

As três imagens acima apresentam cadeiras que foram desenhadas, respectivamente, por a) Philippe Starck, Mies Van der Rohe, Eero Saarinen.

b) Eero Saarinen, Oscar Niemeyer, Mies Van der Rohe.

c) Arne Jacobsen, Charles Eames, Sergio Rodrigues.

d) Sergio Rodrigues, Arne Jacobsen, Paulo Mendes.

e) Charles Eames, Philippe Starck, Zanine Caldas.

Questão 38

A escultura é a mais bela expressão da arte egípcia no Antigo Império. As esculturas egípcias representam a(o):

a) fisionomia, os traços raciais e a condição social do retratado.

b) emoção do retratado, predominando as linhas curvas, os drapeados nas vestes e os tons dourados.

c) movimento do corpo do retratado na rigidez da pedra.

d) ideal da beleza humana, apolínea.

e) beleza e a dramaticidade do retratado.

Questão 39

O Estatuto da Cidade é um marco legislativo para a Política Pública Urbana. Aprovado em 2001, ele

(18)

regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana brasileira, sendo que o capítulo III desta Lei Federal trata sobre os Planos Diretores. De acordo com o Estatuto da Cidade, os municípios obrigatoriamente deverão observar, na elaboração do seus respectivos Planos Diretores Municipais:

a) a lei que instituir o plano diretor deverá ser revista a cada vinte anos.

b) o Plano Diretor Municipal deverá abarcar o território do município como um todo, incluindo sua área rural e urbana.

c) a obrigatoriedade de elaboração do Plano Diretor Municipal é definida apenas pelo número da população de um município.

d) o Plano Diretor Municipal é o único instrumentos de gestão do território, não cabendo a integração do mesmo com os outros planos existentes no município.

e) a regulamentação dos instrumentos urbanísticos, tais como, o IPTU progressivo, deverá ser realizada por lei municipal específica.

Questão 40

Fase inicial do projeto de arquitetura, o estudo preliminar deve ser apresentado ao cliente para que o partido arquitetônico adotado seja aprovado. A partir da aprovação do cliente, as etapas subsequentes do projeto poderão ser desenvolvidas pelo arquiteto.

Dentre os documentos destacados abaixo, assinale alternativa correspondente aos itens que devem ser obrigatoriamente apresentados ao cliente:

a) Planta de situação e planta baixa.

b) Perspectiva/ fachadas e planta baixa.

c) Planta de cobertura e locação da estrutura.

d) Planta baixa e projeto legal.

e) Planta de situação e planta de locação da estrutura.

Questão 41

O planejamento urbano procura estabelecer diretrizes que visam a orientar a ocupação do solo urbano e a ordenar os vetores de crescimento de uma cidade.

A atividade que causa alteração para a vizinhança devido ao aumento da necessidade de infraestrutura, é enquadrada como:

a) incômoda.

b) de impacto.

c) nociva.

d) perturbadora.

e) tolerável.

Questão 42

Segundo a NBR 10067/95, a qual caracteriza os desenhos em 1º e 3º diedros, os desenhos "a" e "b"

abaixo estão representados em:

a) o desenho "a" está em 1º Diedro e a representação do "b" não atende à norma.

b) os dois desenhos estão em 1º Diedro.

c) o desenho "a" está em 1º Diedro e o desenho "b" em 3º Diedro.

d) os dois desenhos estão em 3º Diedro.

e) o desenho "a" está em 3º Diedro e o desenho "b" em 1º Diedro.

(19)

Questão 43

O AutoCad, desenvolvido pela empresa Autodesk, é um software que auxilia na criação de desenhos técnicos no computador. O programa serve como um instrumento durante a elaboração de desenhos arquitetônicos por meio de comandos que executam as funções dentro do programa. Nesse contexto, o comando necessário para a criação de "linhas paralelas" a partir de outras é o:

a) Offset.

b) Trim.

c) Fillet.

d) Line.

e) Polyline.

Questão 44

As cartas patrimoniais são documentos firmados internacionalmente sobre a preservação de bens culturais. Entre elas encontra-se a Carta de Restauro que estabelece as normas para esse procedimento.

A respeito das cartas do restauro, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando o reboco está irrecuperável ou completamente ausente, deve-se deixar como está para não se introduzir erros históricos durante a restauração.

II. Quando o reboco está marcado pela passagem do tempo, mas em estado de boa conservação, deve-se usar do máximo respeito pela preexistência, limitando as operações ao mínimo indispensável.

III. Quando o reboco apresenta bom estado de conservação, mas apresenta as suas cores irreversivelmente comprometidas, deve-se evitar a renovação das cores para não se perder as características originais.

Assinale:

a) se somente a afirmativa III estiver correta.

b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

c) se somente a afirmativa II estiver correta.

d) se somente a afirmativa I estiver correta.

e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Questão 45

As opções a seguir listam itens da infraestrutura básica para os parcelamentos, à exceção de uma.

Assinale-a.

a) Iluminação pública.

b) Vias de circulação.

c) Abastecimento de água potável.

d) Energia elétrica domiciliar.

e) Escoamento das águas pluviais.

Questão 46

Segundo Marcelo Portela, em seu trabalho sobre acústica de salas e demais conceitos para acústica arquitetônica, “salas reverberantes são ditas salas "vivas", enquanto salas com elevado índice de absorção e que refletem pouco som para o ouvinte são ditas salas "mortas/secas". É uma qualidade relacionada diretamente ao tempo de reverberação da sala.”

Com base nessa afirmação, qual o conceito acústico denominado coeficiente de vivacidade?

a) terá um valor elevado quando um auditório for exageradamente comprido.

b) terá um valor baixo quando um auditório for exageradamente comprido.

c) é o quociente som direto/som reverberado.

d) é o quociente som reverberado/som refletido.

e) terá valor zero, quando o auditório for mais largo do que comprido.

Questão 47

Burle Marx, principal referência nos estudos de paisagismo no Brasil, entende o jardim como um projeto proposto com elementos naturais, referenciados nas “leis que orientam os problemas artísticos”. Segundo o paisagista, ao pensar na solução de um jardim, é necessário que o arquiteto considere os seguintes elementos artísticos:

a) insolação, harmonia, variação da altura das espécies, especificação botânica.

(20)

b) variação da altura das espécies, textura, insolação, cores complementares.

c) contraste, textura, relação entre volumes, harmonia e oposição de cores.

d) especificação botânica, insolação, uniformidade, textura, cores complementares.

e) rugosidade, relação entre volumes, harmonia, especificação botânica, contraste.

Questão 48

A ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, através da Norma NBR-8036, fixa as condições exigíveis na programação das sondagens de simples reconhecimento dos solos destinada à elaboração de projetos geotécnicos para a construção de edifícios. Nos casos em que não houver ainda disposição em planta dos edifícios, como nos estudos de viabilidade ou de escolha de local, o número de sondagens deve ser fixado de forma que o número mínimo seja de três sondagens, e a distância máxima entre elas seja de:

a) 100,00 m.

b) 20,00 m.

c) 200,00 m.

d) 50,00 m.

e) 150,00 m.

Questão 49

Com a intenção de construir uma edificação residencial, o incorporador deve consultar os índices urbanísticos impostos pelo Plano Diretor Municipal. Esses índices estabelecem limites de ocupação da edificação no terreno.

Partindo do principio que o incorporador dispõe de um terreno de 1.000 m², em um terreno que estabelece os seguintes índices urbanísticos: coeficiente de aproveitamento de 4,8; taxa de ocupação de 65%; taxa de permeabilidade de 10%.

Assinale a alternativa que corresponde aos valores corretos em relação aos índices urbanísticos citados:

a) CA= 4800 m²; TO=650 m²; TP=100 m².

b) CA= 208,33 m²; TO=650 m²; TP=10 m².

c) CA= 480 m²; TO=650 m²; TP=10 m².

d) CA= 208,33 m²; TO=6500 m²; TP=10 m².

e) CA= 208,33 m²; TO=15,38 m²; TP=100 m².

Questão 50

A respeito da acessibilidade em espaços urbanos, analise as afirmativas a seguir:

I. A inclinação máxima recomendada para a superfície de piso longitudinal ao sentido de caminhamento é de 8,33%.

II. As marquises, toldos, placas, vegetação com ramos pendentes, que se projetam sobre a faixa destinada ao caminhamento, devem estar 2,10 m acima do piso.

III. As calçadas devem prever uma faixa livre de circulação (passeio), sem qualquer barreira, de 1,0 m de largura no mínimo.

Assinale:

a) se somente a afirmativa III estiver correta.

b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

c) se somente a afirmativa I estiver correta.

d) se somente a afirmativa II estiver correta.

e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Referências

Documentos relacionados

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT NBR 14725-3, Produtos químicos, Informações de segurança, saúde e meio ambiente. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT NBR 14725-3, Produtos químicos, Informações de segurança, saúde e meio ambiente. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT NBR 14725-3, Produtos químicos, Informações de segurança, saúde e meio ambiente. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

Esta pesquisa baseou-se no estudo feito nas regulamentações previstas na norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NBR 15.575/2013, também

O tema em questão vem crescendo e é fruto de uma sociedade na qual os valores humanos vêm sendo ignorados. Este problema faz parte do nosso cotidiano, e que na grande

Os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Na- turais do Estado de São Paulo também têm competência para os atos notariais de reconhecimento de firma, autenticação de cópia

O presente estudo tem como objetivo verificar, por meio de um estudo de caso com um usuário de cadeira de rodas, à aplicabilidade do Método de Adaptación

O capítulo 1 aborda a quantificação da carga elétrica através da previsão de cargas de acordo com a norma NBR 5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas –