• Nenhum resultado encontrado

RETA FINAL - PMCE. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RETA FINAL - PMCE. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RETA FINAL - PMCE

Leitura, compreensão e interpretação de textos

LEITURA

O ser humano é o único animal que fala e escreve. E a palavra é o meio pelo qual nos diferenciamos dos outros animais. Aristóteles dizia que a palavra é uma qualidade do homem. É ela que permite toda a nossa vida comunitária (família, amigos, trabalho, etc). A palavra é a expressão do pensamento. O pensamento, ao contrário do que possa parecer, não é puramente a razão, mas um misto de percepções, sentimentos, ideias, sensações e experiências. Não há ação nas nossas vidas que não envolva palavras, já que a tudo elas nomeiam e atribuem algum significado. Então, Se as palavras são o meio de expressão do pensamento, nós as utilizamos porque desejamos comunicar algo a alguém. E é a vontade de dizer alguma coisa que materializa o pensamento, fazendo com que uma ligação sináptica cerebral se transforme em ondas sonoras, bytes, tinta no papel, etc.

Estruturação do texto e dos parágrafos

Estruturação do texto nada mais é do que o desenvolvimento do texto; o conteúdo que se baseia em um tema qualquer, em que, cada uma das ideias está relacionada uma a outra, formando um todo de sentido.

Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais.

Para que seu texto seja compreendido com sucesso é necessário que ele esteja coerente e coeso. Isso acontece quando conversamos ou escrevemos um texto por exemplo. São basicamente mecanismos para garantir a correta compreensão de uma ideia.

Em resumo, podemos dizer que a COESÃO se trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase. Ela permite a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que um dê sequência lógica ao outro. A COERÊNCIA é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas complementem as outras, não se contradigam e formem um todo significativo que é o texto.

(2)

Significação contextual de palavras e expressões.

O significado das palavras é estudado pela semântica, que é um ramo da linguística que estuda o sentido das palavras, frases e textos de uma língua.

Significação das palavras:

Denotação e Conotação (sentido Próprio (denotativo) e sentido figurado (conotativo)) Antônimo e Sinônimo

Homônimos e Parônimos Ambiguidade

Polissemia e Monossemia Hiperonímia e hiponímia

Equivalência e transformação de estruturas.

O objetivo da equivalência e transformação de estruturas é transformar a estrutura de um texto a algo equivalente sem perder o sentido e continuar gramaticalmente correto.

Simplificando é reescrever o texto de maneira que ele continue coerente e não perca o sentido.

Sintaxe: processos de coordenação e subordinação.

Como já sabemos, período é a frase organizada em orações. Dependendo do número de orações que o compõem, o período pode ser simples ou composto.

Período Simples: é formado por uma única oração, organizada em torno de um verbo ou uma locução verbal.

Ex.: "Minha vida era um palco iluminado." (Sílvio Caldas e Orestes Barbosa) Ex.: Amanhã poderá chover.

A oração que forma um período simples recebe o nome de oração absoluta.

(3)

Período composto: é formado por mais de uma oração. Dependendo de como as orações se relacionam, pode ser:

- composto por coordenação: é formado exclusivamente por orações coordenadas.

Ex.: No outro dia tomei o trem / , peguei no sono / e acordei na estação oração coord. assindética oração coord. assindética oração coordenada sindética aditiva

Ex.: Cheguei cedo ao teatro / , mas não arranjei um bom lugar.

oração coord. assindética oração coordenada sindética adversativa

- composto por subordinação: é formado de oração principal e oração(ões) subordinada(s) à principal.

Ex.: Um relance de olhos revelou-me / que sua fisionomia não era estranha.

oração principal oração subordinada Ex.: Não conheço a pessoa / que ela estava procurando.

oração principal oração subordinada

Emprego de tempos e modos verbais

Modo Imperativo

É o modo que dá uma ordem, um conselho, uma dica, uma súplica, uma sugestão ou faz um pedido. Ele é formado a partir do presente do indicativo e não é subdividido em tempos.

Exemplos: Coma tudo! / Não faça isso! / Leia com atenção.

Modo subjuntivo

É o modo da incerteza, do desejo, da possibilidade. A semântica do subjuntivo nunca será de certeza, mas sempre de possibilidade, dúvida, irrealidade.

Exemplos: Espero que você venha. / Se ele viajasse, seria ótimo.

(4)

Modo indicativo

O modo indicativo é o mais versátil. Ele é o único em que o verbo afirma, que fala com certeza. Porém, isso não o impede de trabalhar também com a dúvida e com a possibilidade.

Exemplos: Eu sairei hoje. / Eu acho que tudo dará certo.

Pontuação

Os sinais de pontuação representam os recursos que usamos quando escrevemos com objetivo de reproduzir pausas como a vírgula e entonação como o ponto de interrogação. Os sinais de pontuação também servem para dar coerência e coesão ao texto, para que ele seja bem compreendido.

Es

trutura e formação de palavras

Existem dois processos básicos pelos quais se formam as palavras: a derivação e a composição.

A diferença entre ambos consiste basicamente em que, no processo de derivação, partimos sempre de um único radical, enquanto no processo de composição sempre haverá mais de um radical.

Funções das classes de palavras

As palavras do português podem ser enquadradas em dez classes gramaticais (ou classes de palavras). São elas:

(5)

Flexão nominal e verbal

São morfemas (pedaço mínimo para expressar um significado) colocados no final das palavras para indicar que elas podem flexionar tanto nos nomes como nos verbos.

(6)

Pronomes: emprego, f

ormas de tratamento e colocação

Colocação pronominal é a parte da gramática que cuida do emprego correto dos pronomes oblíquos átonos nas frases. Normalmente a colocação pronominal não é empegada de forma correta na linguagem verbal, mas algumas normas devem ser obedecidas, principalmente, na linguagem escrita.

Concordância nominal e verbal

Concordância verbal e nominal estuda a compatibilidade existente entre cada elemento de uma oração; Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo.

(7)

Regência nominal e verbal

Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado). A regência nominal indica a relação que um nome (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso de uma preposição.

Ortografia oficial

A Ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Do grego

"ortho", que quer dizer correto, e "grafo", por sua vez, que significa escrita.

Ela se insere na Fonologia (estudo dos fonemas) e junto com a Morfologia e a Sintaxe são as partes que compõem a gramática.

Além de ser influenciada pela etimologia e fonologia das palavras, no que respeita à ortografia existem convenções entre os falantes de uma mesma língua que visam unificar a sua ortografia oficial. Trata-se dos acordos ortográficos.

Acentuação gráfica

Quanto à acentuação tônica (sílaba mais forte), as palavras recebem as seguintes classificações:

1. OXÍTONAS: A última sílaba é a tônica.

Ex. urubu, motel, marajá...

2. PAROXÍTONAS: A penúltima sílaba é a tônica.

Ex. cigarro, janela, lápis...

3. PROPAROXÍTONAS: a antepenúltima sílaba é a tônica.

Ex. gramática, tóxico, semântica...

Referências

Documentos relacionados

■ Alguns de nós o receberemos.. 8) No caso de o sujeito aparecer representado pelo pronome “quem”, o verbo permanecerá na terceira pessoa do singular ou poderá concordar com

Executivo Municipal, veja a respeito da operação tapa buracos, com o Pro- Município que fizeram algumas ruas; ocorre que outras ruas continuam totalmente danificadas, e com as

Apesar de que as medidas de densidade de corrente de fuga foram realizadas em atmosfera ambiente, acredita-se que o aumento muito pronunciado de J (três ordens

Quando o sujeito é constituído pelas expressões que indicam um grupo e é seguida de um substantivo plural, o verbo pode ficar tanto no singular como no plural... Solicite que

Extrato de Castanheiro: Uma Escolha Sustentável Nesta edição: - Extrato de Castanheiro: Uma Escolha Sustentável - Inovação na Hidrofugação - Estudo de Diversas Variáveis

Em b e c, as locuções adverbiais são masculinas; em d, apenas a preposição deve ser empregada para marcar o período de tempo entre “segunda” e “quinta-feira”; em e, não

Nesta região existe forte gradiente meridional da CChl (Figura 3.1) e portanto deslocamentos horizontais, devido à propagação oeste das ondas de Rossby, devem estar acontecendo

Constatou-se que 94,0% dos idosos apresentavam risco alto para queda, sendo verificada diferença estatística significativa entre o alto risco de quedas e as variáveis: sexo