• Nenhum resultado encontrado

Regulamento de organização e funções do Instituto de Saúde Avicenna

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Regulamento de organização e funções do Instituto de Saúde Avicenna"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO DE SAUDE AVICENNA, LDA

Regulamento de organização e funções do Instituto de Saúde Avicenna

Nampula, Julho de 2015

INSTITUTO DE SAUDE AVICENNA

ISA

(2)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 2 Índice

Conteúdo

Generalidades ... 4

Titulo I ... 5

Capitulo I ... 5

Âmbito de Aplicação ... 5

Capitulo II... 5

Natureza, Finalidade e Objectivos ... 5

Titulo II ... 11

Capitulo III ... 11

Das Funções Gerais ... 11

Capitulo IV ... 12

Da Estrutura Orgânica ... 12

Capitulo V ... 13

Das Competências ... 13

Órgão de Direcção ... 13

Órgãos de apoio à Direcção ... 15

Funções do Colectivo de Direcção ... 15

órgão de Fiscalização e Aconselhamento ... 20

Órgãos Executivos ... 21

Funções ... 33

Órgãos de Apoio ... 35

Titulo IV ... 41

Relações Interinstitucionais ... 41

Capitulo VI ... 41

Titulo V ... 41

Regime Económico ... 41

(3)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 3

Disposições Gerais e Finais ... 42

Capitulo VIII ... 42

Deposições Gerais ... 42

Capitulo IX ... 43

Disposições Finais ... 43

(4)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 4 Regulamento de organização e funções do Instituto de Saude Avicenna

Generalidades

1. O Instituto de Saúde Avicenna-Lda, abreviadamente designado por (ISA), é um órgão em regime de propriedade privada, tutelado normativamente pelos Ministérios de Ciências e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional/

Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano/ Ministério da Saúde, que surgiu da oportunidade criada pelo Governo Moçambicano, instituído pelo Diploma Ministerial nº 119/2014 de 13 de Agosto e vem cumprir o papel que é atribuído ao Sector Privado em Moçambique, na responsabilidade de participação nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político do País.

2. O Instituto de Saúde Avicenna é uma pessoa colectiva Privada de fins singulares, dotado de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, podendo gerar e gerir receitas próprias.

3. O Instituto de Saúde Avicenna, tem a sua sede no Município de Nampula – Província de Nampula – Republica de Moçambique e projecta-se à nível nacional implantar nas outras Províncias, Delegações para Formação Técnico Profissional.

4. O presente Regulamento de Organização e Funções, descreve a natureza, finalidade e objectivos do Instituto de Saúde Avicenna e os seus anexos. E, estabelece a estrutura orgânica funcional e as suas relações. O âmbito que atinge os dispositivos deste Regulamento compreende os órgãos que compõem esta Instituição.

(5)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 5 Titulo I

Capitulo I Âmbito de Aplicação

Artigo 1°

O presente regulamento define a organização do Instituto de Saúde Avicenna e seus anexos, estabelecendo as funções e estrutura dos órgãos que compõem esta Instituição de acordo com o seu Estatuto.

Artigo 2°

O âmbito das disposições do presente Regulamento compreende a todos os órgãos estruturais do Instituto de Saúde Avicenna e seus anexos.

Capitulo II

Natureza, Finalidade e Objectivos

Artigo 3°

O Instituto de Saúde Avicenna e seus anexos, designado por ISA, é uma Instituição de ensino Técnico Profissional para a formação inicial e quando necessário para promoção do pessoal de Saúde dos diversos cursos.

Artigo 4°

O Instituto de Saúde Avicenna, tem o propósito de facultar as condições e actividades, nos níveis de complexidade relativo a sua capacidade operativa e instalada que lhe permita para a formação inicial do pessoal Técnico de Saúde, e quando necessário para promoção do pessoal de Saude.

(6)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 6 Artigo 5°

Organicamente funciona como Instituição independente, considerando os aspectos pedagógicos e metodológicos do processo de formação técnico profissional, com uma dependência normativa do Ministério de Ciências e Tecnologia (MCT) / Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MEDH) / Ministério da Saúde (MISAU).

Artigo 6°

Os cursos ministrados pelo ISA, tem em vista a satisfação das necessidades em pessoal do Serviço Nacional de Saúde e do Sector Privado, de acordo com as carreiras técnico-profissionais definidas e a capacidade operativa e instalada na Instituição; Assim, o objectivo é de formar profissionais de Saúde com elevada qualidade e competências técnicas, deontológicas, éticos e culturais, desenvolvendo-lhes aptidões para a inserção nos sectores profissionais e para a participação e colaboração na sociedade moçambicana na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados aos utentes.

Artigo 7°

As carreiras técnico-profissionais de Saúde determinadas a serem ministradas no ISA e seus Anexos correspondem aos níveis Médio inicial e se necessário Médio Promoção e ou Especialização.

Artigo 8°

Cursos de Nível Médio

Os Cursos de Nível Médio, visam formar pessoal técnico com competências de relativa complexidade de modo a que possam realizar actividades que demandam maior nível técnico de solução quer na área assistencial (urgências medicas, pediátricas, obstétricas, cirurgia menor, etc) quer nos serviços de apoio técnico (Farmácia, Laboratório, Banco de sangue, etc) ou nos serviços de apoio administrativo. Os graduados deste nível correspondem a carreira de técnico de Saúde no sistema de carreiras do Ministério da Saude.

Existem duas modalidades de realização destes cursos:

(7)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 7 1. Curso Médio inicial – corresponde ao curso que recebe estudantes com

idade compreendida entre 17 – 30 anos, das Escolas Secundárias ou técnico equivalente, a partir da 10ª Classe que nunca realizaram cursos de saúde. Duração destes cursos varia de dois – dois anos meio (de 24 – 30 meses).

2. Curso Médio promoção: corresponde ao curso cujos estudantes são funcionários de saúde da mesma carreira que pretendem elevar o nível técnico e de carreira. Os cursos de promoção têm uma duração que varia de 12 a 18 meses de calendários.

Os seguintes são alguns cursos de Nível Médio:

a. Enfermagem Geral;

b. Enfermagem de Saude Materno Infantil;

c. Técnico de Farmácia;

d. Técnico de Medicina Geral;

e. Técnico de Medicina Preventiva;

f. Técnico de Radiologia;

g. Técnico de Medicina Física e Reabilitação;

h. Técnico de Otorrinolaringologia;

i. Técnico de Odontoestomatologia;

j. Técnico de Instrumentação.

Artigo 9°

Cursos de Nível Médio Especializado

Os cursos de nível médio especializado, visam formar pessoal técnico com competências de relativa complexidade em determinada área técnica de modo que possam realizar actividades que demandam maior nível técnico de actuação quer na área assistencial como cuidados intensivos de Enfermagem, quer nos serviços de apoio em gerência e técnico, como por exemplo ensino.

Os candidatos a estes cursos são funcionários de Saude da carreira de Técnicos de Saude que pretendem elevar o nível técnico e de carreira. De acordo com a complexidade da carreira, a duração do curso varia de 12 – 18 meses calendário.

(8)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 8 Os graduados deste nível correspondem a carreira de Técnico Especializado de Saude do Sistema de Carreiras do Ministério da Saude.

Alguns dos cursos de Nível Médio Especializado são os seguintes:

a. Técnicos Especializados em Oftalmologia;

b. Técnicos Especializados em Ciências Intensivos de Enfermagem;

c. Técnicos Especializados em Ensino;

Artigo 10°

De acordo com as necessidades do país, o ISA poderá vir criar outros cursos em qualquer dos níveis: Básico, Médio e Médio Especializado.

Artigo 11°

O ISA, poderá de acordo com as necessidades, estabelecer e manter intercâmbio cultural e académico com Estabelecimentos similares nacionais e estrangeiros.

Artigo 12°

Perfil desejado dos sujeitos participantes

Para o bom funcionamento da Instituição, é Perfil desejado dos sujeitos participantes, o seguinte:

1. Professores, alunos e servidores técnicos administrativos atendam ao requisito fundamental: participar com “disponibilidade para mudança e o desapego aos valores regidos pelos hábitos ou pelo fisiologismo”.

2. A comunicação e a orquestração de interesses contemplem a liberdade, a busca e supremacia de ideais colectivos sobre os individuais, contemplando a concertação de diversos interesses existentes numa instituição real, que possa ser apropriado por toda a sociedade, evitando a exclusão social.

Artigo 13°

(9)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 9 Competências desejadas nos docentes

1. Profissionais actuantes nos cursos da Unidade e que tenham a compreensão de que quem educa também aprende, a partir da relação que se estabelece entre professor e aluno. Sob esse enfoque, o educador desta Unidade deverá garantir a manutenção dos diferentes tipos de diálogos e transformações que decorrem das diversas dimensões que envolvem a relação educadora - educando.

2. Deverá colaborar-se para que ocorra a interacção nas mais diferentes áreas do conhecimento, para que os processos relacionais e interactivos sejam negociados permanentemente, compreendendo que nada é criado ou pré - determinado mas, em última instância, traduz a existência de um processo relacional do indivíduo consigo mesmo, com a realidade e com os outros.

3. Esse perfil implica mudanças na visão intelectual e social do papel do Professor ao reconhecer as necessidades e as incertezas na qual se apoia a experiência humana, ao aceitar a inexistência das verdades absolutas e a presença do diverso, tudo isso decorrerá em uma mudança na compreensão social que este professor tenha do mundo, da vida e da formação profissional. Neste sentido, necessitam ser professores imbuídos da confiança na pesquisa como fundamento pedagógico capaz de possibilitar aos estudantes inserirem-se de modo investigativo, e, por isso, contributivo, em suas realidades, buscando compreendê-las e promovê-las cada vez mais.

4. O papel do professor nesta Unidade deverá ser o de garantir o movimento, o fluxo de energias e a riqueza do processo, o que compreenderá manter um diálogo permanente, propor situações – problema, desafios, estimular reflexões, estabelecer conexões entre o conhecimento adquirido e os novos conceitos, de modo tal, que as intervenções contribuam para o perfil do aluno que se pretende, as suas condições intelectuais e emocionais e a situação contextual.

(10)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 10 Artigo 14°

Perfil desejado dos ingressos dos cursos no ISA

O perfil desejado ao final dos Cursos da Unidade de Formação médio em saúde do ISA, é de que os profissionais dela ingressados englobem quatro dimensões em sua prática:

1. Dimensão social:

Participar activamente da transformação da sociedade, significando, com isso, compreender, avaliar e interferir na mesma, de maneira crítica e responsável, com o objectivo de que seja cada vez mais justa, solidária, cooperativa e democrática.

2. Dimensão interpessoal:

Saber relacionar-se e viver com as demais pessoas, cooperando e participando de todas as actividades humanas com compreensão, tolerância e solidariedade.

3. Dimensão pessoal:

Conhecer e compreender a si mesmo, as demais pessoas, a sociedade e o mundo em que vive, sentindo-se capacitado para exercer de forma responsável e critica a autonomia, a cooperação, a criatividade e a liberdade.

4. Dimensão profissional:

Dispor de conhecimentos, competências e habilidades que lhe permitam

agir na complexidade, superando acções e resoluções que se limitam somente a conhecimentos lineares, contribuindo, desse modo, para que ele possa fazer frente às numerosas e variáveis situações que a profissão lhe coloca.

(11)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 11 Titulo II

Instituto de Saúde Avicenna

Das Funções, Estrutura Orgânica e Competências

Capitulo III Das Funções Gerais

Artigo 15°

São funções do Instituto de Saúde Avicenna (ISA) a. Acomodar a política do ISA no seu âmbito;

b. Planificar, organizar, dirigir, executar e supervisar as actividades de formação regular, dirigidas para a obtenção dos Técnico-profissionais de saúde de nível médio e médio especializado com elevada competência técnica;

c. Planificar, organizar, dirigir, executar, supervisar e/ou apoiar as actividades de formação continua, dirigidas ao aperfeiçoamento e desenvolvimento dos seus docentes e técnicos assistenciais que elaboram directamente no processo de formação dos técnicos de saúde;

d. Promover e desenvolver a investigação científica como base fundamental da formação;

e. Promover através dos seus formandos, o desenvolvimento e participação activa da comunidade na identificação, periodização e solução dos problemas de saúde;

f. Planificar, coordenar e organizar com as unidades Sanitárias do seu âmbito geográfico, as acções necessárias para a formação integrada dos formandos;

g. Apoiar e supervisar pedagogicamente a formação realizada na sua jurisdição;

h. Assegurar o cumprimento das obrigações da Instituição;

i. Contribuir para a preservação e valorização do património e mosaico religioso e cultural;

j. Respeitar os Direitos Humanos e a diversidade religiosa e étnica.

(12)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 12 Capitulo IV

Da Estrutura Orgânica Artigo 16°

O ISA para a prossecução dos seus objectivos, compreendem os seguintes órgãos:

a. Órgãos de Direcção

b. Órgãos de apoio à Direcção

c. Órgão de Fiscalização e Aconselhamento d. Órgão Executivo

e. Órgão de apoio

Artigo 17°

É órgão de Direcção:

a. A Direcção Geral

São órgãos de apoio à Direcção Geral e Pedagógica os seguintes:

a. Colectivo de Direcção b. Conselho Pedagógico c. Conselho de Avaliação d. Conselho de Disciplina e. Conselho Geral do ISA É órgão de Fiscalização e Aconselhamento

a. Conselho Geral do ISA É órgão executivo:

a. O Departamento Pedagógico É órgão de apoio:

a. O Departamento Financeiro

(13)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 13 Capitulo V

Das Competências

Órgão de Direcção

Artigo 18°

Direcção Geral do Instituto de Saude Avicenna (ISA)

A Direcção Geral do ISA, é o órgão de mais alta hierarquia correlação a organização Institucional e tem a cargo de fazer com que a Instituição proporcione o maior rendimento técnico – cientifico e social na formação dos quadros técnicos da instituição e da saúde.

Artigo 19°

A Direcção geral e constituída por um Director Geral e um Administrador do Instituto e têm as seguintes funções:

a) Assegurar a planificação, organização, direcção, gestão, disciplina e controlo das actividades da Instituição, incluindo os seus respectivos anexos, garantindo a execução dos seus objectivos e funções, e, o cumprimento dos seus planos e programas.

b) Estabelecer e garantir o funcionamento da organização interna dos órgãos componentes da estrutura orgânica da Instituição, e os mecanismos de coordenação, avaliação e controlo das actividades que desenvolve a Instituição.

c) Orientar o processo de ensino integrado de acordo com as normas estabelecidas nos programas e planos de estudo de cada curso e as metodologias interactivas de ensino e aprendizagem.

d) Supervisar e analisar o rendimento técnico da Instituição.

e) Convocar e presidir as reuniões do Colectivo de Direcção.

f) Estabelecer contactos e convénios com as Unidades Sanitárias nas quais realizam-se as actividades praticas de formação (campos de estagio), com a finalidade de realizar a interacção adequada do

(14)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 14 trabalho docente e assistencial, melhorando a qualidade de ensino do ISA.

g) Incentivar e apoiar os docentes para actualização técnicoprofissional de forma permanente.

h) Garantir o cumprimento dos períodos escolares estabelecidos.

i) Assinar os Certificados dos Cursos.

j) Informar o Colectivo de Direcção, das normas emanadas pelos Diferentes órgãos de tutela normativa e outras entidades, supervisando a sua aplicação e cumprimento (Diploma Ministerial nº 119/2014 de 13 de Agosto).

k) Garantir os necessários contactos com vista a selecção do pessoal para as actividades de docência.

l) Participar nas entrevistas para selecção dos docentes.

m) Assegurar o Controlo de prestação de contas da Administração e Gestão Financeira mensal, trimestral, semestral e anual da Instituição.

n) Assegurar o Controlo de prestação de contas dos diferentes Departamentos através de relatórios mensais, trimestrais, semestrais e anuais.

o) Elaborar Relatórios periódicos para monitoramento das actividades da Instituição.

p) Cumprir e fazer cumprir os regulamentos e as normas da Instituição.

q) Participar nas actividades de docência ocasionalmente, de modo a avaliar a qualidade de prestação de serviço.

r) Convocar e presidir o Conselho de Disciplina para aplicação das sanções disciplinares e administrativas aos alunos e trabalhadores sob proposta dos Directores dos Departamentos Pedagógico e Administrativo.

s) Estabelecer contactos e convénios com outras Escolas de nível similar ou Superior, nacional ou estrangeiras, com vista a troca de experiencias cultural e académica, incluindo memorandos, para melhorar a qualidade de ensino na Instituição.

(15)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 15 t) Em coordenação com o Director Pedagógico, analisar e distribuir

disciplinas a serem leccionadas aos diferentes docentes de acordo com as capacidades académicas de cada.

u) Garantir que os termos de referencia estejas colocadas a disposição de cada Direcção, Departamento, Secção, etc, para seu efectivo uso.

Órgãos de apoio à Direcção

Artigo 20°

Colectivo de Direcção

O Colectivo de Direcção é um órgão de assessoria e apoio técnico directo ao Director Geral e ao Administrador do Instituto, está constituído por:

1. Director Geral que preside;

2. Administrador do ISA que também preside na impossibilidade do Director;

3. Director Pedagógico;

4. Vice Administrador (Departamento Administrativo);

5. Director do Departamento dos Recursos Humanos;

6. Director dos Anexos.

O Colectivo de Direcção reúne-se de 15 em 15 dias.

Artigo 21°

Funções do Colectivo de Direcção

a) Propor as politicas e estratégias do ISA, em função das necessidades de formação de técnicos de saúde e os recursos disponíveis, em concordância com a Politica Nacional de formação de Técnicos de Saude.

b) Analisar e tomar medidas para a solução dos problemas pedagógicas e administrativas da instituição.

c) Pronunciar-se sobre o rendimento técnico-científico do ISA.

(16)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 16 d) Pronunciar-se sobre administração e gestão financeira, incluindo

condições logísticas e patrimoniais do ISA.

e) Pronunciar-se sobre o rendimento académico e administrativo.

f) Pronunciar-se sobre aquisição, conservação e protecção do património do ISA.

g) Discutir os problemas relevantes que possam surgir no decorrer das actividades.

Artigo 22°

Conselho Pedagógico

O Conselho Pedagógico é um órgão de assessoria e apoio técnico directo ao Director Pedagógico do ISA e está constituído pelo:

a) Director Pedagógico que preside;

b) Directores dos Cursos que decorrem no ISA c) Coordenador da Comissão Cientifica

d) Coordenador da Comissão de Ética

e) Chefe do Laboratório Humanístico – se necessário;

f) Chefe da Biblioteca – se necessário.

O Conselho Pedagógico reúne-se ordinariamente no inicio do ano lectivo, trimestralmente, semestralmente e extraordinariamente quando for necessário.

Artigo 23°

Funções Conselho Pedagógico

a) Propor ao Administrador do ISA a planificação anual dos cursos de acordo com o plano do ISA;

b) Estudar, analisar e tomar decisões sobre os problemas relacionados com a planificação, organização, execução e avaliação do processo de ensino/aprendizagem, nos diversos cursos;

(17)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 17 c) Analisar oportunidades, os resultados da avaliação do rendimento

académico dos alunos e propor medidas para sua melhoria.

d) Propor estratégias de coordenação e interacção com as Unidades Sanitárias que constituem os campos de estagio para o desenvolvimento dos cursos.

e) Propor ao Administrador do ISA docentes e supervisores de estágios para os devidos efeitos.

f) Propor ao Administrador do ISA o plano anual de actividades de formação contínua dirigido ao pessoal docente do ISA, incluindo supervisores dos estágios;

g) Propor a Direcção do ISA, a atribuição de estímulos e prémios aos alunos e docentes;

h) Em circunstâncias especiais o Administrador do ISA poderá presidir o Conselho Pedagógico.

Artigo 24°

Conselho de Avaliação

O Conselho de Avaliação é um órgão de assessoria e apoio técnico directo ao Director Pedagógico do ISA e está constituído pelo:

a) Administrador do ISA;

b) Director Pedagógico – que preside por delegação de competências;

c) Director do Curso;

d) Director de Turma;

e) Professores de Turma;

f) Supervisores de Estágios;

g) Docentes membros do Júri de avaliação, sempre que necessário;

O Conselho de Avaliação reúne-se:

Trimestralmente: (Conselho de Avaliação parcial) - para apreciar as conclusões dos Conselhos de curso mensais, sobre o aproveitamento e comportamento de cada aluno.

(18)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 18

Semestralmente (final): (Conselho de Avaliação final do semestre)- para decisão sobre a passagem escolar de cada aluno;

Sempre que for necessário e sob convocação do seu Presidente.

Final do Curso: (Conselho de Avaliação final) – para apreciar o desenvolvimento por fase e decisão sobre aprovação do aluno no curso.

A presidência dos conselhos de avaliação trimestral, semestral é por delegação de competências.

Artigo 25°

Funções Conselho de Avaliação

a) Analisar o desenvolvimento académico do curso, identificar problemas na implementação do programa de formação que repercutem sobre a qualidade de formação e propor soluções oportunas;

b) Monitorar o aproveitamento académico e comportamento individual de cada aluno;

c) Decidir sobre a passagem escolar semestral e final de cada aluno;

d) Analisar o desenvolvimento global e integral do curso;

e) Emitir a acta final do curso indicando os alunos aprovados e as perdas escolares sucedidas em cada semestre e as suas causas.

Artigo 26°

Conselho de Disciplina

O Conselho de Disciplina é um órgão institucional que analisa e decide pelos actos de violação de normas regulamentares estabelecidas, praticadas pelos alunos e funcionários, incluindo pessoal contratado da Instituição e está constituído por:

a. Director Geral que Preside;

b. Administrador do ISA;

c. Director Pedagógico;

(19)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 19 d. Jurista Convidado;

e. Vice Administrador;

f. Departamento de Recursos Humanos;

g. Representante dos Serviços Sociais;

h. Director de curso, relacionado com o acto em questão;

i. Director de Turma, relacionado com o acto em questão;

j. Representante dos Alunos: Chefe de Turma;

k. Representante dos professores;

l. Representantes dos pais ou encarregados de educação;

O Conselho de Disciplina reúne quando existir necessidade de analisar e discutir situações de disciplina, furtos, mau relacionamento entre funcionários e alunos ou população da área;

Artigo 27°

Atribuições do Conselho de Disciplina

a) Analisar as infracções às normas regulamentares cometidas pelos alunos, funcionários da Instituição, furtos, mau relacionamento entre funcionários e alunos ou população da área;

b) Aplicar as sanções disciplinares previstas no Regulamento Interno da Instituição, na Lei de Trabalho em vigor e seguir as demais Leis em vigor na Republica de Moçambique conforme o caso, precedido da instauração do processo Disciplinar Sumario no qual se avalia a intensidade e responsabilidade e das faltas cometidas;

(20)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 20 Órgão de Fiscalização e Aconselhamento

Artigo 28°

Conselho Geral do ISA (Atribuições)

A Comissão Geral, é um órgão independente, autónoma, não vinculado à Direcção do ISA, seus membros serão entidades Voluntarias sem recompensa monetária, de modo a não se influenciar na tomada de decisão.

Artigo 29°

Composição da Conselho Geral do ISA

1. A Conselho Geral do ISA, é constituído por onze membros, entre técnicos relevantes e alguns membros de Sociedade Civil, alunos, assim como as diversas entidades públicas e privadas nele interessados.

2. Para o funcionamento, será elaborado e assinado um memorando de entendimento entre o Conselho Geral e o Instituto de Saude Avicenna, no âmbito do regulamento interno da Instituição.

3. Este Conselho, reunirá ordinariamente, uma vez por ano, podendo, no entanto, reunir extraordinariamente desde que requerido por qualquer dos signatários.

Artigo 30°

Atribuições

É responsável pelo acompanhamento das actividades como órgão de Fiscalização e Aconselhamento por excelência:

a) Elaborar Relatórios de avaliação anuais, fazendo análise dos Programas e das actividades;

b) Aprovação de eventuais alterações do plano anual;

c) Servir de elo de ligação entre a Instituição e a comunidade, incluindo a Sociedade Civil;

(21)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 21 Órgãos Executivos

Artigo 31°

Departamento Pedagógico

1.O Departamento Pedagógico é um órgão vocacionado a gerir os programas de ensino e aprendizagem e é dirigido pela:

a) Direcção Pedagógica

2.Para a realização das suas tarefas que lhe são atribuídas, o Departamento Pedagógico está organizado internamente em :

a. Secção de Cursos/Estágios

b. Secção de Assuntos de Docência/ Estudantis c. Anexo do ISA

d. Secção de Recursos Didácticos e. Comissão Cientifica

f. Comissão de Ética

3.O Departamento Pedagógico depende hierarquicamente da Direcção Geral do ISA.

Artigo 32°

Direcção Pedagógico do ISA

A Direcção Pedagógica do ISA é o órgão de planificação e organização do processo de ensino e aprendizagem na Instituição, e de apoio a Direcção Geral na melhoria do rendimento técnico-científico do ISA.

Artigo 33°

A Direcção Pedagógica é constituída pelo Director Pedagógico e tem as seguintes atribuições:

a) Dirigir o Conselho Pedagógico;

(22)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 22 b) Planificar, dirigir, coordenar, controlar, supervisar e avaliar todas as

actividades de ensino/aprendizagem;

c) Coordenar a organização dos recursos humanos e materiais disponíveis para implementação dos programas e planos de estudo de ensino e aprendizagem;

d) Controlar a implementação dos programas dos cursos em andamento no ISA;

e) Coordenar e supervisar o desenvolvimento dos Directores dos cursos, assim como professores;

f) Coordenar com Administrador do ISA e Coadjuvar os Directores dos cursos quanto a:

• Metodologia de planificação das actividades docentes dos cursos;

• Metodologia de ensino e avaliação;

• Analise dos problemas surgidos na implementação dos programas;

• Organização de planos, estágios, visitas de estudo, conferências, palestra e submete-los a aprovação do Conselho Pedagógico;

g) Garantir a ligação com Hospitais, comunidades e outras Instituições que sirvam como campos de estágios;

h) Estudar e implementar formas concretas de ligação docente /assistencial com sectores e programas específicos e avaliar o ensino e a assistência prestada;

i) Analisar oportunamente o rendimento escolar dos alunos e propor medidas para sua melhoria;

j) Revisar e aprovar as diversas metodologias e instrumentos de avaliação propostas pelos Directores dos cursos;

k) Analisar e assinar as pautas de avaliação e dar conhecimento aos alunos;

l) Participar no processo de selecção de candidatos aos Cursos Técnicos de Saude;

(23)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 23 m) Garantir a realização de actividades de formação continua, como,

seminários, cursos de actualização, formação em serviço e outras metodologias, dirigidas ao pessoal docente da Instituição, incluindo os supervisores dos campos de estagio.

n) Participar no processo de selecção e da avaliação periódica dos docentes eventuais da Instituição;

o) Dar parecer sobre pedidos de justificação de faltas de alunos e docentes, bem como a proposta de medidas a tomar;

p) Zelar pelo apetrechamento em material bibliográfico, didáctico e escolar à Biblioteca do ISA;

q) Participar nas actividades de docência, de acordo com a qualificação profissional;

r) Desempenhar as demais tarefas que lhe forem confiadas hierarquicamente.

s) Garantir e Zelar pelo funcionamento das Comissões: Cientifica e de Ética respectivamente.

Artigo 34°

Secção de Cursos/Estágios

1. A Secção de Cursos é a parte integrante do Departamento Pedagógico que se ocupa da planificação, organização, realização, monitorização e avaliação dos cursos.

2. Esta Secção depende Hierarquicamente a Direcção Pedagógica.

Artigo 35°

A Secção de Cursos/Estágios é dirigida pelo:

a) Chefe da Secção dos Curso/Estágios, designado por Director do Curso.

Artigo 36°

A Secção de Cursos/Estágios tem as seguintes atribuições:

(24)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 24 a) Direcção da programação e organização dos cursos a desenvolvem-se

na Instituição;

b) Analise da aplicabilidade dos currículos dos cursos, e, elaboração de propostas para a melhoria do processo formativo da sua área, incluindo os estágios.

c) Identificação das necessidades sobre o corpo docente, nível e especialidade, e coordenação com a Secção de docência e Direcção Pedagógica.

d) Recolha, analise e estudo dos documentos normativos (planos e programas dos cursos, regulamento de ingresso e avaliação, etc) referente a área do curso;

e) Distribuição para Tutores e supervisores de estagio e alunos dos documentos normativos (programa – guião do estagio, guias de aprendizagem, fichas de avaliação, regulamento de avaliação, etc) dos estágios respectivos a iniciar;

f) Apoiar na criação e desenvolvimento das enfermarias Modelos nos diversos hospitais sedes de estágio;

g) Organizar o treinamento prévio dos supervisores de estagio nos objectivos e actividades a serem realizadas, em coordenação com os Directores de Cursos e Turma.

h) Recolha e ou preparação, organização do material didáctico referente a área do curso e ou estagio a iniciar ou em andamento.

i) Coordenação da planificação das actividades docentes, cronograma do curso, dos estágios, sua monitorização, controlo e avaliação;

j) Coordenação da organização, execução, supervisão e avaliação dos estágios ou formação no campo clínico hospitalar, periférico, multidisciplinar e no campo comunitário.

k) Coordenar a preparação dos Projectos de investigação para a Defesa da Tese dos alunos;

l) Preparar sala de aulas e dos recursos auxiliares de ensino e aprendizagem da sua área do curso;

m) Recepção, integração, orientação dos estudantes na vida geral do ISA e nas actividades de formação Teórica e pratica;

n) Coordenação na elaboração das pautas de avaliação e preparação dos Conselhos de Avaliação;

(25)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 25 o) Elaboração da proposta de alunos a serem premiados por se

distinguirem cumulativamente, pelo rendimento escolar, pelo comportamento exemplar e pela realização de actividades de investigação;

p) Comunicar a Secção de Assuntos Docente/Estudantis de todas as ocorrências dignas de menção sobre docentes e alunos;

q) Controlo da documentação individual de cada estudante da Instituição:

documentação básica exigida para o ingresso aos Cursos de Saude, cujo copia deve estar arquivada na Secção de Documentação e Arquivo.

Artigo 37°

Secção de Assuntos de Docência/ Estudantis

1. A Secção de Assuntos de Docência/ Estudantis é a parte integrante do Departamento Pedagógico que se ocupa da organização, coordenação, supervisão e avaliação dos recursos humanos docentes e alunos para a realização das actividades de ensino/aprendizagem dos cursos ministrados no ISA em coordenação com a planificação realizada pela Secção de cursos; e executa todo expediente relacionado com os alunos e docentes.

2. Ocupa-se, também e sempre que necessário, pela realização de seminários, jornadas científicas, reuniões técnico-científicas e outras metodologias destinadas à actualização dos docentes e pessoal de saúde bem como para incentivação do espírito e hábitos de investigação nos estudantes e docentes do ISA.

3. A Secção de Assuntos de Docência/ Estudantis depende hierarquicamente da Direcção Pedagógica;

Artigo 38°

A Secção de Assuntos de Docência/ Estudantis tem as seguintes atribuições:

a. O recrutamento e selecção do pessoal docente para as actividades de formação regular, incluindo os supervisores de estágios e de formação continua do ISA;

b. Coordenar, planificar e organizar os docentes efectivos e eventuais do ISA;

(26)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 26 c. Planificar, organizar, realizar e avaliar as actividades de actualização e de

formação contínua dos docentes e supervisores de estagio (seminários, jornadas e reuniões cientifico-tecnicas);

d. Elaborar a testagem e produção de manuais e textos de apoio para as disciplinas dos cursos e estabelecimento de normas e rotinas de trabalho em cada área;

e. Planificar, organizar, controlar e avaliar a participação dos docentes do ISA em actividades de comunicação e envolvimento Comunitário e de investigação em Saude;

f. Organizar a inscrição, elaboração de listas nominais, realização de exames de conhecimentos e psicotécnicas do concurso de admissão na Instituição;

g. Organizar, controlar e actualizar os processos e ficheiros dos alunos por cursos e turmas;

h. Controlar e registar o movimento dos alunos nos estágios curriculares, férias e transferências; Elaborar o processo individual dos alunos e professores;

i. Organizar e controlar cuidadosamente os processos de contratação e desempenho dos professores eventuais;

j. Controlar a efectividade dos docentes eventuais nos diversos cursos e informar imediatamente à Secção da Contabilidade para o processamento ou suspensão dos seus vencimentos;

k. Realizar o trabalho de dactilografia e impressão de todo o material necessário para a implementação dos programas;

l. Elaborar os mapas estatísticos de aproveitamento dos alunos;

m. Elaborar as actas e relatórios das reuniões de Conselho Pedagógico;

n. Dactilografar as avaliações, exames, textos, apontamentos e reproduzir documentos de acordo com o equipamento disponível na Instituição (fotocopiadora, ripo grafo, etc.) em coordenação com a Direcção Pedagógica;

o. Expedir, mediante despacho do Director, todo o expediente, resultados de exames, certidões e certificados e outra documentação semelhante que deverá ser assinada pelo Director Geral da Instituição;

p. Organizar todo o expediente relativo a pautas e relações dos alunos matriculados e examinados, num arquivo informatizado e físico de fácil acesso e utilização e manejo;

(27)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 27 q. Manter devidamente informada à Direcção Pedagógica sobre os problemas

relevantes ligados à vida académica e social dos estudantes;

r. Emitir certificados do curso, cartões de identificação ou outra documentação útil para a vida dos estudantes;

s. Receber e fornecer guias de marcha a estudantes que chegam ou partem, podendo ser novos ingressos, finalistas e reprovados;

t. Prestar serviços de apoio moral a estudantes com problemas familiares;

u. Auscultar os problemas socioeconómicos dos estudantes e encaminha-los para os sectores correspondentes de acordo com a natureza do problema;

v. Contribuir para a vida cultural dos estudantes incentivando actividades desportivas, recreativas e culturais;

w. Promover a integração dos estudantes e sua participação na vida da Instituição;

x. Assegurar a realização de actividades de promoção e prevenção de saúde dos alunos e funcionários da Instituição;

y. Realizar a transferência imediata do estudante ou funcionário doente, para uma Unidade Sanitária em caso necessário;

z. Promover e programar o exame médico e odontológico anual de todos os estudantes e funcionários;

aa. Aplicar as normas emanadas da Direcção Pedagógica e zelar pelo seu cumprimento;

Artigo 39°

Anexo do ISA

O Anexo do ISA é o órgão componente do Departamento Pedagógico que desenvolve cursos de planificação institucional num local ou infra-estrutura a parte do local principal do Instituto, cujo localização é dentro do Raio Municipal;

devendo no futuro estender para um raio acima de 30 km;

(28)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 28 Artigo 40°

Secção de Recursos Didácticos

A Secção de Recursos Didácticos é o órgão integrante do Departamento Pedagógico que se ocupa de dar apoio logístico quanto ao material didáctico – bibliográfico, como a Biblioteca, Informática e Laboratório Humanístico, para facilitar e melhorar a eficiência do processo de ensino/aprendizagem e as actividades de investigação realizadas por docentes e discentes dos cursos do ISA.

Artigo 41°

A Secção de Recursos Didácticos é dirigido pelo:

a) Chefe da Secção de Recursos Didácticos.

Artigo 42°

Atribuições

a. Seleccionar e propor a aquisição de documentos bibliográficos de acordo com as necessidades da Instituição e dos cursos ministrados;

b. Organizar os catálogos bibliográficos de autor, título e assunto;

c. Promover e apoiar a investigação científica como metodologia fundamental do processo de ensino/aprendizagem;

d. Pôr à disposição do corpo docente, o material audiovisual existente na biblioteca;

e. Dar as facilidades necessárias os Directores de cursos e docentes para reprodução parcial de livros e documentos em fotocopias, com o objectivo de elaborar manuais e textos de apoio didáctico;

f. Requisitar e substituir o material necessário para o bom funcionamento da biblioteca;

g. Facilitar com a utilização do Laboratório Humanístico e Laboratórios Multidisciplinares, o ensino e aprendizagem de habilidades técnicas do aluno, segundo os objectivos educacionais previamente fixados e reforçar através de demonstrações e retornos os aspectos teóricos aprendidos;

(29)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 29 h. Identificar e requisitar o material necessário (modelos de manequins,

instrumentos médico-cirúrgico, material descartável como luvas, seringas plásticas e reagentes, camas, ecógrafos, macas, lençóis, uniforme escolar, etc., para uso na Instituição;

i. Facilitar aos docentes e alunos o Guião de Praticas correspondentes, para as actividades técnicas nas salas Técnicas;

j. Garantir a reprodução dos documentos de interesse didáctico dos eventos ou seminários de formação continua a realizar-se na Instituição;

k. Apoiar a redacção e tipografia dos documentos didácticos elaborados ou em processo de elaboração;

l. Garantir a disponibilidade de equipamento de informática e de acesso a um servidor de internet para a Instituição com fins de investigação científica;

m. Garantir o bom uso e manutenção da biblioteca virtual;

n. Assegurar a boa manutenção do equipamento didáctico em uso na Instituição;

o. Ter sempre um inventário actualizado equipamento didáctico em uso na Instituição;

p. Garantir a reprodução e restrição de divulgação dos diversos métodos escritos de avaliação sistemática;

Artigo 43°

Comissão Cientifica

A Comissão Científica do Instituto de Saúde Avicenna (ISA), é órgão especializado, vinculado à Direcção Pedagógica é responsável pelo desenvolvimento e coordenação das actividades científicas de pesquisa básica e clínica, realizadas em todos os níveis da área biomédica envolvendo seres humanos.

Artigo 44°

A Comissão Científica é constituída por professores pesquisadores do ISA.

(30)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 30 Artigo 45°

Objectivo da Comissão Científica

1. O objectivo da Comissão Científica é despertar a vocação científica e incentivar a produção de conhecimento entre os alunos, tendo carácter inter e multidisciplinar. As actividades da Comissão Científica permitirão que a pesquisa e as actividades lectivas estejam interligadas à acção pedagógica do dia-a-dia, caminhando para a relação teoria/prática e resultando na compreensão do fazer científico, da interdisciplinaridade, da articulação teoria/prática e do aprender, integrando pesquisa/ensino no processo de geração de conhecimento.

2. Dentro deste contexto, os principais objectivos específicos são:

Apresentar trabalhos académicos, de cunho científico ou didáctico, aos alunos de formação inicial do ensino técnico Profissional na área de Saúde, desenvolvidos sob a orientação de pelo menos um Supervisor/Tutor/orientador;

Incentivar o desenvolvimento de actividades de pesquisas técnico- científicas, com foco interdisciplinar;

Estimular o espírito científico nos discentes, docentes e comunidade em geral, evidenciando o valor da pesquisa e a busca por soluções criativas, a análise e a interpretação de factos no desenvolvimento humano e no progresso social;

Divulgar as acções de Ensino, Pesquisa, desenvolvidas nos departamentos do ISA;

Proporcionar um espaço para compartilhar experiências de pesquisas interinstitucionais;

Incentivar o desenvolvimento de trabalhos de qualidade, através de premiações (trabalhos destaque) para as diferentes categorias.

(31)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 31 Artigo 46°

Atribuições da Comissão Científica

a. Analisar e emitir parecer, quanto aos aspectos científicos e metodológicos, de todos os projectos de pesquisa em seres humanos;

b. Orientar e assessorar quanto aos aspectos científicos e metodológicos envolvidos nos projectos de pesquisa;

c. Zelar pela correcta aplicação do Regulamento da Comissão Científica e demais dispositivos legais pertinentes à pesquisa em seres humanos no Instituto de Saude Avicenna;

d. Colaborar com a Comissão de Ética em Pesquisa do ISA, no alcance de seus objectivos;

e. Arquivar toda a documentação da Comissão Científica referente aos projectos avaliados.

Artigo 47°

Procedimento para Encaminhamento do Projecto de Pesquisa para Comissão Científica:

1. O projecto de pesquisa deve ser encaminhado para a Comissão Científica através da Direcção dos Cursos;

2. O registo deve ser feito pelo professor responsável/orientador.

(32)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 32 Artigo 48°

Processo

1. O Projecto será encaminhado para apreciação do avaliador designado pela coordenação da Comissão Cientifica do ISA, e, no prazo de 15 dias será emitido o parecer.

2. O aluno será comunicado através da Direcção do Curso/Director de Turma quanto ao parecer da Comissão Científica.

3. Observações: sendo o projecto aprovado, o projecto de pesquisa deverá ser encaminhado a Comissão de Ética.

Artigo 49°

Lista de Documentos para Encaminhamento do Projecto de Pesquisa:

1. Carta de autorização do chefe de serviço do local da Pesquisa: onde deve constar o local onde será realizada a pesquisa.

2. A carta deverá obter a identificação e a assinatura do chefe de serviço.

3. Carta do pesquisador: a carta deverá ser assinada pelo orientador/Tutor/Supervisor, com as devidas identificações.

4. Orçamento do Projecto: deverá obter a assinatura do pesquisador responsável (orientador/Tutor/Supervisor).

5. Termo de consentimento Livre e Esclarecido ou Justificativa de não apresentação do termo de Consentimento Livre e Esclarecido: para que o Consentimento Informado, se considere existente, o indivíduo objecto da pesquisa ou seu representante legal deverá receber uma explicação clara e completa, de tal forma que possa compreendê-la pelo menos sobre os seguintes aspectos: Caso a Pesquisa seja realizada com base em um banco de dados já existente, o aluno deverá apresentar apenas a justificativa de não apresentação de Termo de Consentimento Livre

(33)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 33 esclarecido. Deve constar no termo de consentimento o telefone da Comissão de Ética em Pesquisa do ISA.

Artigo 50°

Comissão de Ética

1. A Comissão de Ética (CE), constitui uma das estruturas funcionais do Instituto de Saúde Avicenna, contribuindo para o desenvolvimento das actividades inerentes à missão.

2. A CE é constituída por cinco membros de reconhecida competência, nomeadamente nas áreas do ensino, investigação e biomédica. Dos membros da CE, dois, são profissionais de áreas das ciências de Saude ou das Ciências humanas/sociais externos ao ISA, porém, sempre que possível, pode solicitar a colaboração de outros técnicos ou peritos.

3. Caberá ao Director do ISA nomear os membros da CE, sob proposta da Comissão Cientifica.

4. O Coordenador da CE, será eleito de entre os membros internos do ISA, cujo mandato terá a duração de três anos, podendo ser renovado ate ao limite máximo de seis anos.

Artigo 51°

Composição 1. Um Coordenador

2. Quatro Vogais

Artigo 52°

Funções

1. Cumprir e fazer cumprir, no âmbito de suas atribuições e nas demais normas aplicáveis e nas Resoluções Normativas da Comissão;

(34)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 34 2. Examinar previamente os protocolos experimentais ou pedagógicos

aplicáveis aos procedimentos de ensino e de projectos de pesquisa científica a serem realizados na instituição à qual esteja vinculada, para determinar sua compatibilidade com as normas aplicáveis;

3. Manter o cadastro actualizado dos protocolos experimentais ou pedagógicos, aplicáveis aos procedimentos de ensino e projectos de pesquisa científica realizados na instituição ou em andamento.

4. Manter o cadastro dos pesquisadores e docentes que desenvolvam protocolos experimentais ou pedagógicos, aplicáveis aos procedimentos de ensino e projectos de pesquisa científica;

5. Expedir, no âmbito de suas atribuições, certificados que se fizerem necessários perante órgãos de financiamento de pesquisa, periódicos científicos ou outras entidades;

6. Investigar acidentes ocorridos no curso das actividades de criação, pesquisa e ensino e enviar o relatório respectivo a Comissão Cientifica, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data do evento;

7. Estabelecer programas preventivos e realizar inspecções anuais, com vistas a garantir o funcionamento e a adequação das instalações sob sua responsabilidade, dentro dos padrões e normas definidas pelo ISA;

8. Solicitar e manter relatório final dos projectos realizados na instituição, que envolvam uso científico de humanos;

9. Avaliar a qualificação e a experiência do pessoal envolvido nas actividades de ensino e pesquisa científica, de modo a garantir o uso adequado dos humanos;

10. Divulgar normas e tomar decisões sobre procedimentos e protocolos pedagógicos e experimentais, sempre em consonância com as normas em vigor;

11. Assegurar que suas recomendações e as da Comissão Cientifica sejam observadas pelos profissionais envolvidos;

12. Determinar a paralisação de qualquer procedimento em desacordo com as normas, na execução de actividades de ensino e de pesquisa científica, até que a irregularidade seja sanada, sem prejuízo da aplicação de outras sanções sabíveis.

(35)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 35 Órgãos de Apoio

Artigo 53°

Departamento Administrativo

O Departamento Administrativo é o Órgão responsável de apoiar logisticamente a gestão dos programas de ensino e aprendizagem, assegurando a planificação, organização e controle das actividades administrativas com vista ao aproveitamento integral dos recursos humanos, materiais e financeiros. O Departamento Administrativo é dirigido pela:

a) Direcção Administrativa, chefiada pelo Vice – Administrador.

E para a sua funcionalidade, o Departamento Administrativo está organizada internamente em:

1. Secretaria Geral;

2. Secção de Administração Geral e Finanças;

3. Secção dos Recursos Humanos;

Artigo 54°

Direcção Administrativa

A Direcção Administrativa é o órgão que zela pelo apoio logístico para o normal funcionamento da Instituição e tem a responsabilidade de apoiar e assessorar a Direcção geral na gestão e administração dos diversos recursos de apoio directo ao Departamento Pedagógico.

Artigo 55°

A Direcção Administrativa está constituída pelo Vice Administrador e tem as seguintes funções:

a. Planificar, supervisar, avaliar a aplicação das normas em vigência assim como a execução das actividades, procedimentos e processos técnicos adequados dos sistemas de contabilidade, tesouraria, finanças e gestão de recursos humanos e materiais da instituição.

b. Prover com os recursos humanos, materiais e financeiros aos órgãos da instituição para a realização das suas funções.

(36)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 36 c. Fazer previsão orçamental obedecendo as normas definidas para o

efeito e as necessidades estabelecidas pelos diversos Departamentos da Instituição.

d. Assessorar à Direcção Geral em matéria ligada a sua área de competência (administração e gestão de recursos), estabelecendo propostas alternativas de acção encaminhadas ao cumprimento dos fins e objectivos institucionais traçados.

e. Promover a articulação harmoniosa de todas secções e do seu Departamento e a inter-relação com outros órgãos institucionais.

f. Elevar continuamente os conhecimentos dos funcionários afectos ao seu Departamento.

g. Supervisar o cumprimento da Disciplina Laboral.

h. Participar nas actividades de docência, de acordo com a qualificação profissional.

i. Desempenhar as demais funções que lhe forem conferidas superiormente.

Artigo 56°

A Direcção Administrativa depende hierarquicamente da Direcção Geral da Instituição.

Artigo 57°

Secretaria Geral

A Secretaria Geral é a parte integrante do Departamento Administrativo que se ocupa do expediente geral.

Artigo 58°

A Secretaria Geral é dirigida pelo:

a. Chefe da Secretaria Geral.

(37)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 37 Artigo 59°

A Secretaria Geral tem as seguintes funções:

a. Criar, manter e fazer cumprir um sistema de correspondência dinâmico e funcional, de acordo com as normas em vigor.

b. Registar a entrada, seguimento e saída de toda a correspondência.

c. Criar, manter e fazer cumprir um sistema de arquivo informatizado dinâmico e funcional, de acordo com as normas em vigor.

d. Preparar e secretariar as reuniões dos Conselhos de Direcção e Disciplina e elaborar as respectivas actas e relatórios.

e. Dar apoio administrativo de tipo secretariado à Direcção do ISA.

f. Rever a correspondência e outra documentação dirigida ao Director Geral/Administrador e preparar o despacho respectivo.

g. Atender os aspectos administrativos de aprovisionamento interno da Direcção Geral.

h. Estabelecer prioridade do expediente a dactilografar de acordo com o grau de urgência.

i. Assegurar a comunicação com o público e as relações com outras entidades.

j. Manter informados todos os funcionários em matéria de actualidade que impliquem novos procedimentos, deveres e direitos laborais.

k. Apoiar a tomada de decisões em diversos níveis com a apresentação de informações escritas sobre os assuntos requeridos.

l. Controlar o cumprimento das decisões emanadas pelo colectivo de Direcção.

Artigo 60°

A Secretaria Geral depende hierarquicamente da Direcção Administrativa do ISA.

(38)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 38 Artigo 61°

Para cumprir eficazmente as suas actividades a Secretaria-geral organiza-se internamente em três áreas, cujo responsável é o Chefe da área respectiva, da seguinte maneira:

a. Área de expediente Geral;

b. Área de Arquivo;

c. Secretaria da Direcção.

Artigo 62°

As Áreas da Secretaria Geral dependem hierarquicamente da Secção de Secretaria Geral do ISA.

Artigo 63°

Secção de Administração e Finanças

A Secção de Administração e Finanças é a parte integrante do Departamento Administrativo que se ocupa da administração e gestão de recursos humanos, principalmente do pessoal não docente, incluindo docentes da gestão contável e financeira, e o aprovisionamento dos recursos matérias necessários para as actividades pedagógicas e gerais, e registo dos bens da instituição.

Artigo 64°

A Secção de Administração e Finanças é dirigida pelo:

a. Chefe da Secção de Administração e Finanças.

Artigo 65°

A Secção de Administração e Finanças tem as seguintes funções:

a. Controlar a assiduidade, pontualidade, dedicação e responsabilidade dos funcionários, incluindo o corpo docente e elaborar mensalmente o mapa de efectividade dos funcionários.

(39)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 39 b. Organizar e manter actualizado os processos individuais dos funcionários

da Instituição.

c. Manter informados todos funcionários sobre novos procedimentos, deveres e direitos laborais e zelar pelos mesmos direitos.

d. Comunicar aos funcionários as decisões tomadas a seu respeito sem prejuízo da observância das normas do sigilo Profissional.

e. Gerir correctamente os fundos alocados segundo as normas em vigor e prestar mensalmente contas da execução orçamental ao Director Geral ou quando lhe seja solicitado.

f. Planificar e assegurar o orçamento necessário para o funcionamento do Instituto.

g. Requisitar, executar e prestar contas do Orçamento de funcionamento incluindo os outros fundos externos caso sejam alocados.

h. Fazer a reconciliação bancária.

i. Assegurar e executar o pagamento de salários aos professores e funcionários, e de outros subsídio depois da previa autorização pela Direcção do ISA .

j. Organizar um arquivo de contabilidade e manter sempre actualizado.

k. Prepara e apresentar à Direcção Geral, a proposta de orçamento para cada ano económico, auscultando todos os sectores do Instituto, com particular atenção ao Departamento Pedagógico.

l. Elaborar propostas de realização de despesas com o património.

m. Programar, organizar, coordenar, executar e controlar acções relativas à aquisição, conservação, armazenamento e distribuição racional e atempada, de géneros e bens de consumo da Instituição.

n. Programar e formular o quadro de necessidades mensal e anual, e o calendário ou mapa de gastos.

o. Proceder ao reaprovisionamento dos artigos de acordo com o ponto de encomenda constante na ficha de controlo de stock.

p. Verificar a quantidade e a qualidade de produtos recebidos.

q. Fornecer todo material necessário para o funcionamento do Instituto.

r. Armazenar os produtos de acordo com as normas técnicas.

(40)

Endereço: Município de Nampula - Moçambique

Contacto: 828603739/842600049 – E-mail: Isa.avicenna@gmail.com ; valgy11@yahoo.com.br Página 40 s. Manter actualizada as fichas de controlo de stocks.

t. Registar os bens patrimoniais do ISA, e o movimento dos bens e móveis, e manter actualizado o respectivo inventário.

u. Assegurar o transporte dos estudantes de e para os campos de estágio, e dos docentes e funcionários da Instituição.

v. Zelar pela conservação, manutenção e reparação do parque automóvel.

w. Zelar pela conservação e manutenção do património da Instituição.

Artigo 66°

A Secção de Administração e Finanças depende hierarquicamente da Direcção Administrativa do ISA.

Artigo 67°

Para cumprir eficazmente as suas actividades a Secção de Administração e Finanças organiza-se internamente em três áreas, cujo responsável é o Coordenador da área respectiva, da seguinte maneira:

• Área de Recursos Humanos;

• Área de Contabilidade e Finanças;

• Área de Aprovisionamento, Armazém e Património/Manutenção e Transportes.

Artigo 68°

As Áreas de Administração e Finanças dependem hierarquicamente da Secção de Administração e Finanças do ISA.

Referências

Documentos relacionados

As diretrizes do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) fazem referência à inclusão social dos agricultores familiares na cadeia produtiva do biodiesel,

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

A referida pesquisa está dividida em quatro partes: na primeira, apresentamos uma reflexão sobre o uso do vídeo na sala de aula e os aspectos cognitivos e dificuldades de

Além disso, é relevante informar que os cenários das médias das taxas de captura em função das bandeiras para cada fase de vida são similares, pois as bandeiras que configuram entre

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue