• Nenhum resultado encontrado

ENTRADA DE NOTAS FISCAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ENTRADA DE NOTAS FISCAIS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

EMC Sistemas Unidade Zona da Mata

TREINAMENTO ENTRADA DE NOTAS FISCAIS

@emcsistemas.zonadamata

(2)

Página1

Sumário

1. APRESENTAÇÃO

2. FERRAMENTAS DE IMPORTAÇÃO DE NF-E 3. VALORES FORA DA NOTA

4. CADASTRO DE PRODUTOS 5. DADOS DO ITEM

6. CUSTOS DO ITEM

7. TOTAIS DA NOTA

8. REAJUSTE DE PREÇO

9. OUTRAS FERRAMENTAS

10.

OBSERVAÇÕES GERAIS

(3)

Página2 1. Apresentação

Neste trabalho iremos apresentar as informações mais relevantes e os procedimentos a serem realizados para importação de forma correta das notas fiscais de compra, objetivando evidenciar a necessidade do conhecimento das informações apresentadas nas telas de importação das notas fiscais.

2. Ferramentas de importação de NF-e

O software disponibiliza várias formas de importação das notas fiscais de compra, acessando o caminho: Gestão Empresarial / Operacional / Estoque / Entrada de produtos / Compra de Mercadorias, as opções de lançamento das notas de forma manual e por importação, conforme tela abaixo.

Lançamento manual é utilizado para importar as notas de compra que ainda não são emitidas em modelos eletrônicas, portanto não possui um arquivo XML ou chave de acesso, devido obrigatoriedade de emissão dos documentos eletrônicos o volume de notas emitidos nesse formato é muito menor, por isso é uma ferramenta pouco utilizada, devido a necessidade de preenchimento manual de todas as informações.

Importação de NF-e, neste formato de lançamento está disponível 03 formas de importação das notas, através do monitor de NF-e, Arquivo XML e Chave de Acesso Conforme a tela abaixo:

(4)

Página3 Monitor de NF-e é uma ferramenta de consulta e captura das notas fiscais emitidas contra o CNPJ do destinatário, é necessária sua instalação e configuração do certificado digital para realizar a consulta automática das NF-e a cada 60 minutos, ao identificar uma nota está será listada em vermelho como pendente de importação, para efetuar o lançamento da NF-e basta seleciona-la e executar o comando “[F7] Avançar” confirmando as mensagens que sucedem.

Nesta tela também está disponível algumas opções como “[F6] Visualizar DANF- e”, “[F5] Verificar Status NF-e”. Também é possível realizar a consulta das notas pendentes de lançamento e notas lançadas desde que realizada a sua importação, conforme os campos em destaque na tela abaixo:

(5)

Página4 Importação via Arquivo XML, para importar as notas neste formato será necessário estar em posse dos XML que pode ser solicitado ao fornecedor ou baixado pelo MD-e ou diretamente do site da SEFAZ em https://www.nfe.fazenda.gov.br após baixar o XML será necessário localiza-lo através do software, também é possível configurar um diretório para que o sistema localize os arquivos XML especificamente nesta pasta, conforme tela abaixo:

Importação pela chave de acesso, nesta forma de importação será necessário informar a chave de acesso da NF-e e marcar as imagens do Recaptcha, estando a NF-e autorizada no portal o sistema irá gerar um espelho do arquivo XML conforme consulta no portal da SEFAZ, conforme a tela abaixo.

(6)

Página5 3. Valores fora da nota

Ao acessar o caminho para importação da NF-e, selecionar a nota deseja e iniciar a importação “[F7 Avançar]”, será aberta a aba para preenchimento dos valores totais fora da nota.

No lançamento dos valores referente a Frete e despesas, será permitido informar o valor total da operação e o mesmo será distribuído de acordo com os valores dos produtos, permitindo a alteração do valor que será calculado para cada item.

Gestão Empresarial/Operacional/Estoque/ Entrada de produtos/Compra de Mercadorias/Importação de NF-e [CTRL+I]

(7)

Página6 No lançamento dos valores referente ao ICMS ST, será permitido apenas informar a Alíquota e MVA % para cada um dos produtos, desta forma o sistema irá calcular o valor total de ICMS de forma automática.

O valor referente ao FCP deverá ser preenchido em cada produto a alíquota a ser aplicada sobre o valor de ICMS ST, o sistema fará o calculo do valor total da operação.

(8)

Página7 4. Cadastro de produtos

Ao selecionar a aba “Produtos” serão Listados todos os produtos existentes na nota, deverá ser conferido o relacionamento do item da nota com o item existente no cadastro do banco de dados.

Caso o item esteja relacionado ao produto incorreto será necessário remover a relação com o cadastro de produtos e “Relacionar Produto” ou “Cadastrar Item”. Após remover a relação com o cadastro serão habilitadas as opções “Relacionar Produto”

para buscar um cadastrado já existente e “Cadastrar Item” para cadastrar um novo produto.

(9)

Página8 5. Dados do Item

Na aba “Produtos” após relacionar ou cadastrar um novo produto será necessário realizar a conferência dos dados do item que foram informados e importados na nota.

Nesta tela apresentará um resumo das informações pertinentes ao cadastro do produto, caso haja algum dado fiscal divergente, será apresentado um alerta em frente ao campo, selecionando este alerta será detalhado o motivo do erro, as informações inconsistentes deverão ser alteradas no cadastro do produto. Nesta aba também serão apresentados os

“Dados Básicos” como estoque adquirido e preço e os “Dados Fiscais” de compra e venda do produto.

.

6. Custos do item

Nesta tela serão apresentadas todas as informações referentes aos “Custos do Item” como: preço de compra, preço de venda, custo médio, último preço de compra, histórico de compra e venda do produto, além de permitir que se altere o preço de venda do produto.

(10)

Página9 7. Totais da Nota

Nesta aba serão apresentadas todas as informações referentes aos valores totais da nota conforme apresentadas no DANF-e e no XML, os valores inseridos na aba

“valores fora da Nota” não irão interferir no valor total da nota, porem serão utilizados para formação do preço de custo do item. Nesta tela também permite que seja alterado as datas de compra e lançamento da nota e deverá ser definida a forma de pagamento da nota dentre as opções disponíveis para integração financeira.

8. Reajuste de preço

Após confirmar a importação da Nota, caso algum produto que não tenha sido alterado o preço de venda durante o lançamento e haja alteração no preço de custo deste item, será apresentada a tela sugerindo o ajuste automático do preço de venda, sendo calculado com base na margem de reajuste inserida no cadastro do produto. Apresentado as opções para reajustar ou não o preço de venda, caso selecionas uma das opções a nota será finalizada, selecionando “ESC” retornará a tela anterior.

(11)

Página10 9. Outras Ferramentas

Durante o lançamento da nota podemos observar 03 ícones dispostos na parte superior da tela, sendo as opções de visualizar XML, selecionar pedido, editar dados da entrada, sendo necessário inserir uma senha de supervisor para a última opção que será permitida a alteração em dois níveis (editar dados da entrada e editar dados avançados)

“somente dados fiscais”.

O

10. Observações Gerais

Devido à complexidade da legislação tributária, o volume de informação e a necessidade de conhecimento sobre dados fiscais, sugerimos um treinamento mínimo de 08 horas para que o cliente tenha autonomia para preenchimento dos campos referente ao cadastro de produtos.

São de vital importância a comunicação constante e o acompanhamento/orientação do profissional de contabilidade responsável pela empresa no lançamento das notas de entrada e cadastro de produtos, visto que as informações ali inseridas serão declaradas ao fisco no ato da venda.

O constante treinamento e aprimoramento a respeito das informações fiscais serão de grande benefício para organização, assim as informações obtidas do software terão maior confiabilidade e as tomadas de decisão com mais assertividade.

Ressaltamos também que o correto funcionamento do software será influenciado pelos equipamentos e configurações utilizadas pela empresa como uma Boa estrutura de rede, internet estável, configuração mínima das maquinas Core I3 4GB, sistema Operacional Windows 10, além de configuração de Backup automático em Unidade externa (HD, Pen Drive, etc.), Atualização da Tabela IBPT, Cadastro Correto dos produtos.

(12)

Página11 TABELA DE EQUIVALÊNCIA CST X CSOSN-CRT

CSOSN CST

Os códigos de CST,precisam ser analisados caso a caso. Há produtos que são isentos, imunes ou não tributados de ICMS dentro do DAS, mas podem ser tributados normalmente no regime RPA (Regime Periódico de Apuração), salvo os que são substituição tributaria que possuem CST específicos.

Obs. CST e CSOSN são compostos por 4 dígitos, sendo o primeiro indicando a origem, portanto ambos deverão ser iguais.

CSOSN QUE DEVERÁ ESTAR DESTACADO

CST - A SER USADO PELA EMPRESA

101

00 - Tributada Integralmente

20 - Com redução de Base de Cálculo 90 - Outras

102

00 - Tributada Integralmente

20 - Com redução de Base de Cálculo 90 - Outras

103 40 - Isenta 90 - Outras

201

10 - Tributada e com cobrança de ICMS de substituição tributária 30 - Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária

70 - Com redução da Base de Cálculo e cobrança de ICMS 90 - Outras

202

10 - Tributada e com cobrança de ICMS de substituição tributária 30 - Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária

70 - Com redução da Base de Cálculo e cobrança de ICMS 90 - Outras

203

10 - Tributada e com cobrança de ICMS de substituição tributária 30 - Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária

70 - Com redução da Base de Cálculo e cobrança de ICMS 90 - Outras

300 40 - Isenta

41 - Não tributada 400 40 - Isenta

50 - Suspensão

500 60 - ICMS pago anteriormente por substituição tributária

900

00 - Tributada Integralmente

20 - Com redução de Base de Cálculo 51 - Diferimento

90 - Outras

Referências

Documentos relacionados

Com base nos resultados alcançados, conclui-se neste momento que desenvolver um currículo em Pedagogia da Alternância e no contexto moçambicano ganha razoabilidade

A empresa deverá efetuar, mensalmente, o desconto em folha de pagamento de cada empregado sindicalizado, do valor atribuído pelo sindicato dos trabalhadores, a

5.3.2 O Projeto de Extensão será considerado RECOMENDADO caso obtenha pelo menos 60% da nota do mérito do projeto, estando apto à contemplação de bolsas e/ou à indicação

[r]

Nosso objetivo foi preencher algumas lacunas deixadas por eles como, por exem- plo, alguns resultados importantes na teoria quando trabalhados em espac¸os vetoriais de dimens˜ao

Aplicar o produto uniformemente sobre os cabelos lavados e enxutos enrolando cada madeixa ao redor do dedo para acentuar a definição dos caracóis.. Deixar secar livremente ou com

Dessa forma, mesmo que a redução do mercado verificada em P5 possa ter impactado os indicadores da indústria doméstica, concluiu-se, para fins de início da investigação, que

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam