• Nenhum resultado encontrado

Aux. de E n s i n o do D e p . de Pesca da UFRPE.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aux. de E n s i n o do D e p . de Pesca da UFRPE. "

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CDU 6 3 9 . 3

CONTRTBUIÇAO AO CONHECIMENTO DO ZOOPLANCTON EM VIVEIRO DE CRIAÇAO DE TAINHAS M U G I L CUREMA VA-

LENCIENNES, 1 8 3 6

MARIA SALETE R I B E I R O DE SANTANA

Aux. de E n s i n o do D e p . de Pesca da UFRPE.

INTRODUÇAO

E n t r e o s v á r i o s e s t u d o s r e a l i z a d o s num c u l t i v o r a c i o - n a l d e p e i x e s , o c o n h e c i m e n t o d a s c o n d i ç õ e s p l a n c t o n o l õ g i c a s é d o s m a i s i m p o r t a n t e s , uma v e z q u e i n f o r m a s o b r e a s c o n d i ç õ e s p r o d u t i v a s d a s á g u a s , e a i h á o d e s e n v o l v i m e n t o d e v á r i a s c a - t e g o r i a s d e o r g a n i s m o s e s t r e i t a m e n t e l i g a d o s e n t r e s i , c o n s t i - t u i n d o o s e l o s d e uma c a d e i a a l i m e n t a r .

N e s t e t r a b a l h o s ã o a p r e s e n t a d o s r e s u l t a d o s d o zooplanc- t o n e n c o n t r a d o em um v i v e i r o d e c r i a ç ã o d e t a i n h a s ~ u g i l c u r e -

ma V a l e n c i e n n e s , 1 8 3 6 l o c a l i z a d o n a I l h a de I t a m a r a c ã - p ~ . , o n d e o D e p a r t a m e n t o de O c e a n o g r a f i a da U n i v e r s i d a d e F e d e r a l d e P e r n a m b u c o (UFPE) vem d e s e n v o l v e n d o uma s é r i e d e e x p e r i - m e n t o s s o b r e o c u l t i v o d e s t e s p e i x e s e o u t r o s d e g r a n d e v a l o r e c o n ô m i c o n a r e g i ã o .

L o c a l i z a d o ã margem d o C a n a l d e S a n t a C r u z , q u e s e p a - r a a i l h a d o c o n t i n e n t e , o v i v e i r o 5 a b a s t e c i d o com ãgua p r o - v e n i e n t e d e s t e , a p ó s p e r c o r r e r um c a n a l a r t i f i c i a l d e 5 m d e l a r g u r a . E s t e a p r e s e n t a f o r m a r e t a n g u l a r com c e r c a de 1.050m 2 . ( 2 5 x 421, p r o f u n d i d a d e m g d i a d e 0,65m t o t a l i z a n d o um v o l u m e

d e ã g u a d e 682,5m 3 .

C a d . ôrnega Uniu. F e d . R u r a l P E . , R e c i f e , 2 1 1 ) : 1 1 7 - 1 2 4 , j u z . 1 9 7 8

CDU 639.3

CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO DO ZOOPLANCTON EM l/IVEIRO DE CRIAÇAO DE TAINHAS MUGIL CUREMA VA-

LENCIENNES, 1836

MARIA SALETE RIBEIRO DE SANTANA

Aux. de Ensino do Dep. de Pesca da UFRPE.

INTRODUÇÃO

Entre os vários estudos realizados num cultivo racio- nal de peixes, o conhecimento das condições planctonolõgicas é dos mais importantes, uma vez que informa sobre as condições produtivas das águas, e aT há o desenvolvimento de várias ca- tegorias de organismos estreitamente ligados entre si, consti- tuindo os elos de uma cadeia alimentar.

Neste trabalho sáo apresentados resultados do zooplanc- ton encontrado em um viveiro de criação de tainhas Uugil oure-

ma Vaienciennes, 1836 localizado na Ilha de Itamaracá - PE., onde o Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vem desenvolvendo uma série de experi- mentos sobre o cultivo destes peixes e outros de grande valor econômico na região.

Localizado ã margem do Canal de Santa Cruz, que sepa- ra a ilha do continente, o viveiro e abastecido com água pro- veniente deste, apôs percorrer um canal artificial de 5m de largura. Este apresenta forma retangular com cerca de l.OBOm 2 (25 x 42), profundidade média de 0,65m totalizando um volume

de agua de 682,5 m . 3

Cad. Ômega Univ. Fed. Rural PE., Recife, 2(1): 117-124, fui. 1978

(2)

MATERIAL E METODOS

F o r a m f e i t a s a n á l i s e s d e m a t e r i a l p l a n c t o n o l õ g i c o c o - l e t a d o ~ n o p e r i o d o d e n o v e m b r o d e 1 9 7 4 o u t u b r o d e 1 9 7 5 , d u a s v e z e s p o r mês, em a r r a s t o s h o r i z o n t a i s s u p e r f i c i a i s n o s e n t i - d o d a l a r g u r a d o v i v e i r o . P a r a i s t o u s o u - s e r e d e tônica c i l í n - d r i c a com m a l h a d e 6 5 um d e a b e r t u r a .

A c o n t a g e m d o s o r g a n i s m o s f o i f e i t a b a s e a d a em s u b - - a m o s t r a s d e 2 m l com a u x i l i o d e um m i c r o s c õ p i o e s t e r e o s c õ p i c o W i l d M 5.

A i d e n t i f i c a ç ã o d o s mesmos f o r a m b a s e a d a s n a s o b r a s de: B A L E C H ' , 1 9 4 8 ; BALECH" 1 9 5 9 ; BJORNBERG & F O R N E R I S ~ , 1 9 5 5 ;

CARVALHO^, 1 9 5 2 ; DAHL', 1 8 9 4 ; F O N S E C A & B J U R N B E R G ~ , 1 9 7 6 ; HER- B S T ' ' , . 1 9 5 5 ; O L I V I E R " , 1 9 6 5 ; RAMIREZ & VREESE", 1 9 7 4 e W A N G

& NIE", 1 9 3 2 .

Das c o n t a g e n s n a s s u b - a m o s t r a s f o r a m f e i t o s c á l c u - l o s p a r a o b t e n ç ã o d o n u m e r o d e o r g a n i s m o s e p e r c e n t a g e n s r e l a - t i v a d o s mesmos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O z o o p l a n c t o n a p r e s e n t o u - s e c o n s t i t u i d o fundamental -

m e n t e d e T i n t i n n i d a , Copepoda ( l a r v a s , j o v e n s e a d u 1 t o s ) e l a r - v a s d o m e r o p l a n c t o n t a i s como: N a u p l i i e C y p r i s d e C i r r i p e - d i a , l a r v a s d e D e c a p o d a n a f a s e z o e a , l a r v a s d e G a s t r o p o d a ( v e l i g e r ) , l a r v a s d e P e i x e s e d e P o l y c h a e t a . De modo p o u c o s i g n i f i c a t i v o f o r a m e n c o n t r a d o s R o t i f e r a , C l a d o c e r a e A p p e n - d i c u l a r i a.

Os T i n t i n n i d a e s t i v e r a m r e p r e s e n t a d o s em t o d a s a s a n i o s t r a s , com f r e q l l ê n c i a r e l a t i v a e n t r e 0,9% e 6 5 , 5 % ( f i g s . 1 e 2 ) . Chegando a l g u m a s v e z e s a s e r o g r u p o d o m i n a n t e . Das e s p é c i e s i d e n t i f i c a d a s a F a v e Z Z a e h r e n b e r g i ( C 1 a p a r e d e & L a a c k - mann) J o r g e n s e n , 1 9 2 4 f o i a m a i s a b u n d a n t e e c o n s t a n t e . S e g u i u - - s e

O

T i n t i n n o p s i s b u t s c h Z Z i v a r . r n o r t e n s e n i ( S c h m i d t ) BALECH, 1 9 4 8 . Com f r e q u ê n c i a s b a i x a s f o r a m c o n s t a t a d a s a s p r e s e n ç a s d e c o ~ z i e Z Z a a n n u t a t a ( D a d a y ) B r a n d t , 1 9 0 7 ; F a v e Z Z a u n d u t a t a WANG

& NIE 1 9 3 2 , T i n t i n n o p s i s compressa (Daday) Laackmann, 1913 e TZntin-

Cad. Ôrnega U n i u . F e d . R u r a l PE., R e c i f e , 2 1 1 1 : 1 1 7 - 1 2 4 , juZ. 1 9 7 8

118

MATERIAL E MÉTODOS

Forâni feitas analises de rnaterial planctonologico co- letados no período de novembro de 1974 ã outubro de 1975, duas vezes por mis, em arrastos horizontais superficiais no senti- do da largura do viveiro. Para isto usou-se rede cÔnica cilín- drica com malha de 65 ym de abertura.

A contagem dos organismos foi feita baseada em sub- -amostras de 2 ml com auxilio de um microscópio estereoscopico Wild M 5.

A identificação dos mesmos foram baseadas nas obras de: BALECH 1 , 1948; BALECH 2 , 1959; BJORNBERG & FORNERIS 3 , 1955;

CARVALHO 4 , 1952; DAHL 6 , 1894; FONSÊCA & BJORNBERG 9 , 1976; HER- BST 10 ,, 1955; OLIVIER 11 , 1965; RAMIREZ & VREESE 12 , 1974 e WANG S NIE 15 , 1932.

Das contagens nas sub-amostras foram feitos cálcu- los para obtenção do número de organismos e percentagens rela- tiva dos mesmos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

0 zooplancton apresentou-se constituído fundamental- mente de Tintinnida, Copepoda (larvas, jovens e adultos)e lar- vas do meroplancton tais como: Nauplii e Cypris de Cirripe- dia, larvas de Decapoda na fase zoea, larvas de Gastropoda (veliger), larvas de Peixes e de Polychaeta. De modo pouco significativo foram encontrados Rotifera, Cladocera e Appen- di culari a .

Os Tintinnida estiveram representados em todas as amostras, com freqüência relativa entre 0,9% e 65,5% (figs. 1 e 2). Chegando algumas vezes a ser o grupo dominante. Das espécies identificadas a Favella eTirenfeerg-í (Cl aparede & Laack- mann) Jorgensen, 1924 foi a mais abundante e constante.Seguiu- -se o Tintinnopsis hutschtU yar .mortensen-i (Schmidt) BALECH, 1948. Com freqüências baixas foram constatadas as presenças de Coxliella annulata (Daday) Brandt, 1907; Favella undulata WAHG S NIE 1932, Tintinnops-is compressa (Daday) Laackmann, 1913 e Tintin-

Cad. Õmega Univ. Fed. Rural PE., Recife, 2(1): 117 124, jul. 1978

(3)

n o p s i s g r a c i Z i s K O F O I D & CAMPBELL, 1 9 2 9 .

A e s p é c i e F a v e Z Z a e h r e n b e r g i jã f o i c i t a d a p a r a a r e - g i ã o S u l d o B r a s i l p o r F A R I A & CUNHA 7 , 1 9 1 7 e CUNHA a F O N S E C A ~ , 1 9 1 8 . N e s t a mesma r e g i ã o f o i c i t a d a a o c o r r ê n c i a d e C o x Z i e Z Z a a n n u z a t a e T i n t i n n o p s i s b u t s c h Z Z i v a r . m o r t e n s e n i p o r S O U T O 1 3 1 4 , 1 9 7 0 .

Os Copepoda d o m i n a r a m o z o o p l a n c t o n t o t a l n a m a i o r p a r t e d a s a m o s t r a s , com f r e q l l ê n c i a q u e v a r i o u e n t r e 1 1 . 2 % e 8 2 , 2 % ( f i g s . 1 e 2 ) . E n t r e e s t e s o s r e p r e s e n t a n t e s d o g e n e r o O i t h o n a s p p . f o r a m o s m a i s a b u n d a n t e s . P e r t e n c i a m e s t e s 2s e s - p é c i e s O i t h o n a o Z i g o h a Z i n a F O N S Ê C A & B J O R N B E R C , 1 9 7 6 e O i t h o n a o v a z i s H E R B S T , 1 9 5 5 . No e n t a n t o , n ã o f o i p o s s ' í v e l c o n s t a t a r q u a l a m a i s a b u n d a n t e , p o r s e t r a t a r , a m a i o r i a d e l e s , d e f o r - mas j o v e n s ( c o p e p o d i t > - : , F O N S C C A ~ , 1 9 7 6 c o m e n t a q u e e s t a s d u - a s e s p é c i e s , e m b o r a d i s t i n t a s , são m u i t o s e m e l h a n t e s e n t r e s i . Uns p o u c o s a d u l t o s p e r m i t i r a m c o n s t a t a r a p r e s e n ç a d a s d u a s e s - p é c i e s .

S e g u i u - s e em a b u n d â n c i a a E u t e r p i n a a c u t i f r o n s Dana, 1 8 5 2 . O u t r o s Copepoda i d e n t i f i c a d o s f o r a m A c a r t i a Z i Z Z j e b o r g h i G i e b r e c h t , 1 8 9 2 e P a r a c a t a n u s c r a s s i r o s t r i s D A H L , 1 8 9 4 , q u e em- b o r a d e p r e s e n ç a c o n s t a n t e d u r a n t e o a n o de e s t u d o , f o r a m 0 s q u e s e a p r e s e n t a r a m em m e n o r e s q u a n t i d a d e s .

Os N a u p l i i d e Copepoda e s t i v e r a m bem r e p r e s e n t a d o s du- r a n t e o e s t u d o , c o a f r e q u ê n c i a s e n t r e 7,6% e 37,9% d o z o o p l a n c - t o n ( f i g s . 1 e 2 ) . L z i n o n s t r a n d o uma r e p r o d u ç ã o c o n t i n u a d o s C o - p e p o d a .

As l a r v a s d o m e r o p l a n c t o n t i v e r a m p r e s e n ç a s constantes n a s a m o s t r a s . Em c o n j u n t o v a r i a r a m d e 3,2% a 30,6% d o z o o p l a n c - t o n ( f i g s . 1 e 2 ) . E n t r e e l a s a s m e l h o r e s r e p r e s e n t a d a s f o r a m a s d e C i r r i p e d i a ( N a u p l i i e C y p r i s ) , d e G a s t r o p o d a ( v e l i g e r ) e d e P o l y c h a e t a . Sua p r e s e n ç a c o n s t a n t e l e v a a c r e r q u e a r e p r o d u ç ã o d e s t e s a n i m a i s f o i c o n t i n u a . As l a r v a s d e P e i x e s e D e c a p o d a ( z o - e a ) f o r a m e n c o n t r a d a s e s p o r a d i c a m e n t e .

Sob a d e s i g n a ç ã o d e o u t r o s e com f r e q u ê n c i a e n t r e 0 , 3 % e 5,5% ( f i g s . 1 e 2 ) s ã o a s s i n a l a d o s t r è s g r u p o s d o z o o p l a n c t o n , q u e m u i t a s v e z e s e s t i v e r a m a u s e n t e s n a s a m o s t r a s . São e l e s : Ro- t i f e r a da e s p é c i e B r a c h i o n u s p Z i c a t i Z i s 0.F. M u l l e r , 1 7 8 6 ; C l a d o - c e r a d a e s p z c i e P e n i l i a a v i r o s t r i s Dana, 1 8 4 3 e A p p e n d i c u l a r i a d o

Cad. Ô m e g a Uniu. Fed. R u r a l PE., Recife, 2 1 1 ) : 1 1 7 - 1 2 4 , jul. 1 9 7 8

119

nopsis gvasilis KOFOID <S CAMPBELL, 1929.

A espécie Favella ehvenbevgl jã foi citada para a re- gião sul do Brasil por FARIA & CUNHA 7 , 1917 e CUNHA o FONSÊCA 5 , 1918. Nesta mesma região foi citada a ocorrência de Coxliella annulata b Tintinnopsis butsahlli var. mortenseni por SOUTO 1 3 14 , 1970.

Os Copepoda dominaram o zooplancton total na maior parte das amostras, com freqüência que variou entre 11.2% e 82,2% (figs. 1 e 2). Entre estes os representantes do genero Oithona spp. foram os mais abundantes. Pertenciam estes ãs es- pécies Oithona oligohatina FONSÊCA S BJORNBERG, 1976 e Oithona ovalis HEBBST, 1965. No entanto, não foi possível constatar qual a mais abundante, por se tratar, a maioria deles, de for- mas jovens (copepoditos ; . FONSÊCA , 1976 comenta que estas du- o as espécies, embora distintas, são muito semelhantes entre si.

Uns poucos adultos permitiram constatar a presença das duas es- péci es.

Seguiu-se em abundância a Euterpina aautifrons Dana, 1852. Outros Copepoda identificados foram Aaartia lillgeborghi Giebrecht, 1892 e Faracalanus crassirostris DAHL, 1894, que em-

bora de presença constante durante o ano de estudo, foram os que se apresentaram em menores quantidades.

Os Nauplii de Copepoda estiveram bem representados du- rante o estudo, com freqüências entre 7,6% e 37,9% do zooplanc- ton (íigs. 1 e 2). Demonstrando uma reprodução contínua dos Co- pepoda .

As larvas do meroplanct.on tiveram presenças constantes nas amostras. Em conjunto variaram de 3,2% a 30,6% do zooplanc- ton (figs. 1 e 2). Entre elas as melhores representadas foram as de Cirripedia (Nauplii e Cypris), de Gastropoda (veliger) e de Polychaeta. Sua presença constante leva a crer que a reprodução destes animais foi contínua. As larvas de Peixes e Decapoda (zo- ea) foram encontradas esporadicamente.

Sob a designação de outros e com freqüência entre 0,3%

e 5,5% (figs. 1 e 2) são assinalados três grupos do zooplancton, que muitas vezes estiveram ausentes nas amostras. São eles: Fío- tifera da espécie Bvaahionus ■plicatilis 0.F.Ml11 er > 1786; Clado- cera da espécie Penilia avirostris Dana, 1843 e Appendicul aria do

Cad. Ômsgm Univ. Fed. Rural PE., Recife, 2(11: 117-124, jul. 1978

(4)

... ... ..;

@ ...:... .... .'.: . : ;

R:

m ...

O

a",:':.::

O

S..: +*.;+. :.

.

e.-;

: +:z *I:+

?

i,.L.

+ *

O C++++

.,*: "+*

++ *

3

Cad. Õmega U n i v . F e d . R u r a l P E . , R e c i f e , 2 ( 1 1 : 1 1 7 - 1 2 4 , j u Z . 1 9 7 8

f *•* t * •'*■ •*

v • • *y**.*A* ô11 \ • ♦. v* ^ y * x* * * "* * / \x * *" -+ -* *0-*- +/ 4 *Z •*•, •*■)

rXr.ZA i- - ^ ♦■M

»js ,• • * + ♦ > + V^t 'V. 'tttí-/

X * -r» 'N /o\ á! j" l - 1 l v V<

fo /°'= y Lt^ v ' O /• -®**WV / 4 <* <-

° ü.v^iv-s-:^

S víi^::: 4 -»■ J" ♦ + »

Av ? u A

> r • '-'*!? \ ' / > • ís. • ; 'A r#* • •'X. -X-^-AAvl :UvS

.\-". ■S o.. %tí! s.*/

1 \".j? »*►» »y Y 9 •• t*f y

avIAA o C • w ♦! *• - YAAa A- 1 - :/

L__^_j; ? : > ;, A Kq-9 VJ.»,, *\ x. I

V^aÍVSV-VV ■ :^r í.v

».*- ^ v

: •'••• ÍV^

Vrr: #-/.:5

/xr®\ if♦ ♦ *\

/ék#A fi-xvA - <VA O [*+■*' , n, 4 vv- v +- ^ 4 V,"** 4 *- ♦T| 4 J r. \ + . 4. ^ 4 ♦ -»• V7 5 V <- - -%*.'.+ -7

" V\7"» -V 4 •\7

Cad. Õmega Univ. Fed. Rural PE., Recife, 2(1): 117-124, fui. 1978

(5)

">

. * O

.!! .;z

,4,l

; :. '.:I.. .*

4

.. ..rc,..+:; .:-

g c:$-.

o-, +.++..--

O O. JZ:..

.+.L+**

a-':..' + - a o * * :*-a *'

. . .,:.: **.* 6?** '

l -E

@ .. ..*: '. = ;..: ::'.'P.:.. " ::.

- -. .

h)

'.

'

..

0

.-* P :*> :;::),*.;;:,.,, ...

: ' $. .

+

:++*.. ....

,,,

" a .

-(

:..

_ . + . C

*L+ u*...:* .-**

* *..* - *

*

. *+ : - + $?.>::= & * :

-- - --

Cad. ; n e g a U n i u . F e d . R u r a l P E . , R e c i f e , 2 í 1 ) : 1 1 7 - 1 2 4 , j u l . 1 9 7 8

To. ,

> -í® q vl".*-'.at V >■

^ r r +: ^

í:: ». ro • ? o .s> .'L ^ 0 :. v. % ^ . U 1

•X o gO /A\ 1 ftÉ

; : 'a aS :;

A; (-""i 8,9%

0

A 1%

C' ^aOvl Ã..

t: sa-^y 5 Y^. "x .1 . ■ • • ♦ h ..• .*

J 3>

R) r r > ^ AK O>

/vA ... Ql"

t-* to-.V-,

\>P'4 1 Vr ♦ ro

1

'■*•. m- P*.

■ Á. ^

;W-/ã

„ •■' ■ ■ ■■

03 *\| _S' c r*^ 5 * ■ • à?

f'» if>\*\7l**r A

<_ W- Oi,* •/-♦

c \: s®- A ^ ^ j

Cad. omega Univ. Fed, Rural PE., Recife, 2(1): 117-124, jut. 1978

(6)

g ê n e r o OikopZeura s p .

1 . Os p r i n c i p a i s c o n s t i t u i n t e s d o z o o p l a n c t o n f o - ram o s Copepoda, d e s t a c a n d o - s e OZthona s p p . e E u t e r p i n a acu- t i f r o n s ;

2 . P e l a c o n s t a n t e p r e s e n ç a d o s N a u p l i i d e Copepo- d a , c o n c l u i - s e q u e e s t e s s e r e p r o d u z i r a m c o n t i n u a m e n t e ;

3. Os T i n t i n n i d a t i v e r a m p a r t i c i p a ç ã o i m p o r t a n t e na c o m p o s i ç ã o d o z o o p l a n c t o n , r e p r e s e n t a d a p r i n c i p a l m e n t e pe- l a e s p z c i e FaveZZa e h r e n b e r g i ;

4 . Também a s larvas do m e r o p l a n c t o n i n d i c a m p e l a s u a c o n s t a n t e p r e s e n ç a , q u e houve r e p r o d u ç ã o c o n t 7 n u a d e s t e s a n i - ma i s.

ABSTRACT

T h i s paper p r e s e n t s r e s e a r c h on z o o p Z a n k t o n popu- l a t i o n s o f a M u g i l c u r e m a V a l e n c i e n n e s , 1836 h a t c h e r y .

B I B L I O G R A F I A

1. BALECH, E . T i n t i n n o i n e a d e A t l a n t i d a . Comun. Mus. ~ i ê n . Nat. B e r n a r d i n o R i v a d a v i a . S e r . ,7001. ( 7 ) : l - 2 3 , 1 9 4 8 .

2 . - . T i n t i n n o i n e a d e 1 m e d i t e r r a n e o . I n s t . Esp. Oceanogr.

: 1 - 8 8 , 1 9 5 9 .

3 . BJORNBERG, T. K. S. 6 FORNERIS, L. R e s u l t a d o s c i e n t í f i c o s d o C r u z e i r o d o " B a e p e n d i " e d o ã I l h a d e T r i n d a - d e . C o p e l a t a I . C o n t r . I n s t . Oceanogr. São P a u l o , ( 1 ) : 1 - - 6 8 , 1 9 5 5 .

4. CARVALHO, J . P. S o b r e uma c o l e ç ã o d e c o p e p o d o s , n ã o p a r a - s í t i c o s d a B a í a d e S a n t o s e s u a s a d j a c ê n c i a s . Bol.InsD.

Oceanogr. São PauZo, - 3 ( 1 / 2 ) : 13 I - 8 7 , I 9 5 2 .

-

Cad. Ômega U n i v . Fed. Rural P E . , R e c i f e , 2 ( 1 / : 117-124, j u l . 1 9 7 8

1 22

gênero Oikopleura sp.

CONCLUSÕES

1. Os principais constituintes do zooplancton fo- ram os Copepoda, destacando-se Oithona spp. e Euterpina acu- tifrons;

2. Pela constante presença dos Nauplii de Copepo- da, conclui-se que estes se reproduziram continuamente;

3. Os Tintinnida tiveram participação importante na composição do zooplancton, representada principalmente pe- la especie Favella ehrenbergi;

4. Também as larvas do meroplancton indicam pela sua constante presença, que houve reprodução contínua destes ani- mais.

ABSTEACT

This paper pvesents vesearch on zcoplankton popu- lations of a Mugil curema Valenoiennes 3 18S6 hatohery.

BIBLIOGRAFIA

! BALECH, E. Tintinnoinea de Atlantida. Comun. Mus. Cien.

Nat. Bernardino Rivadavia. Ser. Zool. (7):l-23,

2. . Tintinnoinea dei mediterrâneo. Inst. Bsp. Oceanogr.

:1 -88 , 1959.

3. BJDRNBERG, T. K. S. & FORNERIS, L. Resultados científicos do Cruzeiro do "Baependi" e do "Voqa" ã Ilha de Trinda- de. Copelata I. Contr. Inst. Oceanogr. São Paulo, (1):'"

-68, 1955.

4. CARVALHO, J. P. Sobre uma coleção de copepodos, não para- síticos da Baía de Santos e suas adjacências. Boi.Inst.

Oceanogr. São Paulo, _3_( 1/2) : 1 3 ]-8? , 1952 .

Cad. omega Univ. Fed. Rural PE., Recife, 2(1): 117 124, ju . lt?d

(7)

5. CUNHA, A r i s t i d e s ~ a r ~ ' u e s & FONSECA, O. O m i c r o p l a n c t o n d a s c o s t a s m e r i d i o n a i s d o B r a s i l . ~ e m Ô r i a s d o I n s t i t u t o Os- w a t d o C r u z , R i o d e J a n e i r o , 2 ( 2 ) : 9 7 - 1 3 . 1 9 1 8 .

6 . DAHL, F . C o p e p o d e n d e s u n t e r e n A m a z o n a s . B e r . N a t . G e s . ( Z o o 1 . ) . 2 : 1 - 1 4 , 1 8 9 4 .

7 . F A R I A , J. G . & CUNHA, A. M. E s t u d o s o b r e o m i c r o p l a n c t o n d a B a i a d o R i o d e J a n e i r o e s u a s i m e d i a ç õ e s . ~ e m ó r i a s d o I n s t i t u t o OswaZdo C r u z , R i o d e J a n e i r o , ~ ( 1 : 6 8 - 9 3 , 1917. ) 8 . FONSECA, V. L. Copepodos do gênero OZthona da região de ~ a n a n é i a . ( ~ a t .

25O07' S. Long. 47'56' w.). São Paulo, 1976. 68 p. ~ i s s e r t a ~ ã o d e M e s t r a d o .

9 . -. & BJURNBERG, T. K. S. O i t h o n a o t i g o h a t i n a s p . n . d e Ca- n a n è i a ( E s t . S ã o P a u l o ) e c o n s i d e r a ç õ e s s o b r e O i t h o n a

O -

v a t i s H e r b s t . ( C o p e p o d a . C y c l o p o i d a ) . A n a i s d a Academia B r a s i l e i r a d e c i ê n c i a s , R i o d e J a n e i r o , % : 1 2 7 - 3 1 , 1 9 7 6 . 1 0 . HERâST, H. V. C y c l o p o i d a G n a t h o s t o m a ( C r u s t a c e a C o p e p o d a ) v o n d e r b r a s i l i a n i s c h e n A t l a n t i k k U s t e . K i e t e r . M e e r e s -

f o r s c h . , E ( 2 ) : 2 1 4 - 2 9 , 1 9 5 5 .

O L I V I E R , S. R . R o t i f e r o s p l a n c t o n i c o s d e A r g e n t i n a . Con c l a - 1 1 .

v e s d e 10s p r i n c i p a l e s e s p e c i e s , d a d o s b i o l ó g i c o s y d i s t r i - b u i ç ã o g e o g r á f i c a . R e v . d e 2 Mus. d e t a P Z a t a , i ( 6 3 ) :177-260, 1 9 6 5 .

12. RAMIREZ, F. C. & VREESE, P. Taxonomia y d i s t r i b u i ç ã o d e 10s Cladoceros (Crustacea, Phyllopoda) d e u n s e c t o r de I a p l a t a f o r m a Bonoarense y a d j a c e n c i a s . P h y s i s , F l o r e n c e , u ( 8 7 ) : 5 1 1 - 2 6 , 1 9 7 4 1 3 . SOUTO, S . T i n t i n n i d o s d e l a c o s t a a t l a n t i c a e n t r e 1 0 s 31°1a-

t i t u d e s u r ( U r u g u a y y S u r d e B r a s i 1 ) . Physis, F l o r e n c e ,

3 0 ( 6 0 ) : 1 8 7 - 2 0 8 , 1 9 7 0 .

-

1 4 . - . T i n t i n n i d o s d e l a c o s t a b r a s i l e r a c o l e c t a d o s p o r e1 Wal- t h e r H e r w i g ( P r o t o z o a C i 1 i a t a ) . P h y s i s , F l o r e n c e , z ( 8 0 ) : 2 0 9 - 2 4 , 1 9 7 0 ,

1 5 . WANG, C. G. & N I E , D. A s u r v e y o f t h e m a r i n e p r o t o z o a o f h o y . C o n t r . B i o Z . Lab. S c i . S o c . o f C h i n a . Z o o l ., ~ ( 8 ) : 2 8 5 - 3 8 5 , 1 9 3 2 .

Cad. Ômega U n i u . Fed. R u r a l PE., R e c i f e , 2 ( 1 1 : 1 1 7 - 1 2 4 , j u Z . 1 9 7 8

123

5. CUNHA, Aristides Marques 6 FONSECA, 0. O microp1 ancton das costas meridionais do Brasil. Memórias do Instituto Os—

waldo Cruz, Rio de Janeiro, H^(2):97-1 3, 1918.

DAHL, F. Copepoden des unteren Amazonas. Ber. Nat. Ges.

(Zoo 1 . ) . _8 : 1 - 1 'í, iSgít.

7. FARIA, J. G. 6 CUNHA, A. M. Estudo sobre o microp1 ancton d a Baía do Rio de Janeiro e suas imediações. Memórias do Instituto Oswatão Cruz, Rio de Janeiro, 10(1):68-93, 1917.

8. FONSÊCA, U. L. Copepoãos do gênero Oithona da região de Cananeia, (Lat.

25 o 07 1 S. Long. 't7 0 56 l W.). Sio Paulo, 1976. 68 p. Oissertaçio de Mes t rado.

9. . & BJDRNBERG, T. K. S. Oithona oligohalina sp. n.de Ca- naneia (Est. Sio Paulo) e considerações sobre Oithona o—

vatis Herbst. (Copepoda, Cyclopoida). Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, A_7:127-31, 1976.

10. HERBST, H. V. Cyclopoida Gnathostoma (Crustácea Copepoda ) von der brasilianischen AtlantikkUste. Kieler. Meeres — forsoh. , _1_1_ ( 2) : 2 1 A - 2 9 , 1955.

^ OLIVIER, S. R. Rotiferos planctonicos de Argentina. Con cla- ves de los principales especies, dados biológicos y distri- buição geográfica. Rev. dei Mus. de la Plata, fi(63): 177-260, 1 965.

12. RAMIREZ, F. C. & VREESE, P. Taxonomia y distribuição de los Cladoceros (Crustácea, Phyllopoda) de un sector de la plataforma Bonoarense y adjacências. Physis, Florence, 3_3/87) : 5 1 1-25 , 197't

13. SOUTO, S. Tintinnidos de la costa atlantica entre los 3l 0 la- titude sur (Uruguay y Sur de Brasil). Physis, Florence, 30(80):187-208, 1970.

1 lt. . Tintinnidos de la costa brasilera co 1 ec tados por el Wal- ther Herwig (Protozoa Ciliata). Physis, Florence, 3_0 (80):

209-2't, 1 970 .

15. WANG, C. G. 6 NIE, D. A survey of the marine protozoa of Amoy.

Contr. Biol. Lab. Sai, Soa. of China. Zool., 9^ (8) : 28 5-3 8 5 , 1 932 .

Cad. Ômega Univ. Fed. Rural PE., Recife, 2(1): 117-124, fui. 1978

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

7.&#34; Uma outra doença que como já disse, pode confundir-se também com a siringomielia, é a esclerose lateral amiotró- flea; mas n'esta doença, além de ela ter uma evolução

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,