• Nenhum resultado encontrado

Notas Biográfi cas de Autores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notas Biográfi cas de Autores"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Notas Biográfi cas

de Autores

(2)
(3)

347

História. Revista da FLUP. Porto, IV Série, vol. 3 - 2013,

CHRISTIAN FAUSTO MORAES DOS SANTOS possui graduação em História e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. É pós-doutor em História Social da Cultura pela UFMG e doutor em História das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Maringá e coordenador do Laboratório de História, Ciências e Ambiente. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências Naturais, História da Alimentação e História das Ciências da Saúde na América Portuguesa.

FARA CAETANO nasceu no Porto em 1988. No ano letivo 2007/08 ingressou na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se licenciou em História em 2009/10.

É mestre em História, Relações Internacionais e Cooperação pela mesma instituição (2012) com a dissertação A cooperação portuguesa para o desenvolvimento na área da educação da Guiné-Bissau: impacto dos projetos. Como ativista da Liga Guineense dos Direitos Humanos, tem refletido acerca de questões relacionadas com a cooperação e o desenvolvimento nos países do continente africano, mais especificamente na Guiné- Bissau, onde foi professora das disciplinas de Português e História.

FILIPE VASCO COSTA DE SALIS AMARAL nasceu em Lisboa a 19 de Agosto de 1971. Entre 1990 e 1995 fez a licenciatura em arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Em 2007 concluiu o mestrado de Metodologias de Intervenção em Património Arquitectónico (MIPA) na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Actualmente é aluno de doutoramento na FAUP. De 1995 a 1998 trabalhou em Lisboa no Promontório Arquitectos, onde pôde colaborar em obras como o Oceanário de Lisboa, a sede da Xerox Portugal, Cooperativa Coociclo na Expo, entre outros. Em 1998, começou a trabalhar no EO, Escritório de Estudos e Obras, no Porto, onde é actualmente sócio gerente. Em 2006 foi co-fundador e sócio gerente da empresa domusmodus.

GISELE CRISTINA DA CONCEIÇÃO é doutoranda em História na Universidade do Porto/Portugal, com bolsa do Programa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES.

Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá, com financiamento à pesquisa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. É graduada em História pela mesma instituição (UEM). Ao longo da graduação desenvolveu projeto de iniciação científica (PIBIC) financiado pela Fundação Araucária. Tem experiência na área de História do Brasil Colônia (séculos XVI e XVIII), atuando principalmente nos seguintes temas: História das Ciências; História da Alimentação; História da Filosofia Natural; História da Zoologia. Membro pesquisador do Laboratório de Pesquisa em História, Ciências e Ambiente (LHC).

JOSÉ D’ASSUNÇÃO BARROS é Historiador e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (Brasil). Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro nos cursos de Graduação e Mestrado em História e Professor-Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre suas obras mais recentes destacam-se os livros O Campo da História

345-349 Notas biográfi cas de autores

(4)

(Petrópolis: Vozes, 2004), O Projeto de Pesquisa em História (Petrópolis: Vozes, 2005), Cidade e História (Petrópolis: Vozes, 2007), A Construção Social da Cor (Petrópolis:

Vozes, 2009), Teoria da História (Petrópolis: Vozes, 2011-12), e A Expansão da História (Petrópolis: Vozes, 2013).

LUÍS MANUEL NEVES COSTA é mestre em Antropologia Médica e actualmente a fazer Doutoramento em Antropologia (especialidade Social e Cultural), na Faculdade de Ciências e Tecnologia (Departamento de Ciências da Vida/ Antropologia) da Universidade de Coimbra, com Projecto de Investigação sobre a Doença do Sono, na Guiné Portuguesa (1945-1974)/ Projecto financiado pela FCT. Tem como temas de interesse/ linhas de investigação, a história social da medicina, a Medicina no espaço colonial e o entrecruzamento entre a História e a Antropologia.

LUÍSA MARRONI é técnica superior do Ministério da Educação e Ciência, desde 2000 (funcionária pública com nomeação definitiva), exerce funções em Coimbra. Mestre em História e Educação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em 2008, Licenciada em História, na variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUP), em 1995, Doutoranda de História, com Curso de Doutoramento (não conferente de grau) em História.

MARCO OLIVEIRA BORGES nasceu em Cascais a 24 Setembro de 1984. É licenciado em História (2010) e mestre em História Marítima pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2013), onde defendeu uma tese intitulada O Porto de Cascais durante a Expansão Quatrocentista. Apoio à Navegação e Defesa Costeira.

Presentemente encontra-se a preparar o seu projecto de candidatura a doutoramento. Foi bolseiro de mérito social pela Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Outubro de 2010 – Junho de 2011) e membro da comissão executiva da XV Reunião Internacional de História da Náutica (Ferrol, 2010). Colabora nos seguintes projectos de investigação: Dicionário de História Marítima, dir. de Francisco Contente Domingues, Jorge Moreira da Silva e Tiago Machado de Castro; Dicionário de Historiadores Portugueses. Da Academia Real das Ciências ao final do Estado Novo, coord. de Sérgio Campos Matos.

PER NILSSON is working as the Director of the International Office at Umeå University, Sweden. In 1982, he received a Bachelor of Science from Umeå University, Sweden. He was awarded a Master of Arts in 1983 from University of Minnesota, USA. Finally, he received in 1987 a Filosofie licentiate in Social and Economic Geography from Umeå University, Sweden. For the moment he is chairing a national task force dealing with the outcomes of international recruitment. He participated in the national Erasmus reference group. Moreover, he participated in an international monitoring committee for internationalisation at Seinäjoki University of Applied Sciences, Finland, 2011.

SANDRO MOTTA CAMPOS é licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade

(5)

349

História. Revista da FLUP. Porto, IV Série, vol. 3 - 2013,

do Porto com a tese “A formação das mentes colonialistas: O discurso colonial no ensino Liceal do Estado Novo (1954-1974)”. Desde sua licenciatura tem se dedicado a estudos sobre a dinâmica do discurso colonialista durante o governo de Salazar e Marcelo Caetano.

VINÍCIUS PIRES é licenciado em História e mestre em História e Cultura Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP. O seu campo de investigação centra-se nos estudos acerca da História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: povos indígenas, narrativas coloniais e relações interétnicas.

345-349 Notas biográfi cas de autores

(6)
(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

Ao longo do trabalho realizado com base na pesquisa feita no EDI e na EM, ambas as escolas situadas na Zona Norte do Município do Rio de Janeiro, tendo como objetivo

Revista da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Portugal, XIII-XIV (1971). Revista de História, Órgão do Departamento de História da Faculdade

Revista da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Portugal, XQ (1969). Revista de História, Órgão do Departamento de História da Faculdade

NOTA: No registro de documento eletrônico, serão cobrados os mesmos emolumentos. ' • ' • ••• \ .' r\ :

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta e Doutorada em História dos

Em Junho de 1989 prestou provas de Agregação em História (Pré-história e Arqueologia) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo sido aprovado por

Luísa Colen é licenciada em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1989) e especializou-se

Assim como Roberto Jefferson, também o denunciado Romeu Queiroz recebeu dinheiro em espécie, com a intermediação de Paulo Leite Nunes.É que revela um e-mail encaminhado