• Nenhum resultado encontrado

Conhecimento do significado de histologia e tecido; Identificação dos tipos de tecidos que compõe o corpo humano;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Conhecimento do significado de histologia e tecido; Identificação dos tipos de tecidos que compõe o corpo humano;"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA –UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA –DCET CURSO:LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DOCENTE:CLÁUDIA REGINA SOUZA

DISCENTE:REJANE S. DA SILVA.

PLANO DE AULA:1º SEMANA

COLÉGIO ESTADUAL PEDRO RIBEIRO PESSOA

PROFESSORA REGENTE:REJANE CRUZ

SÉRIE:2º TURMA:M1–ENSINO MÉDIO

DATA:20/10/2010

CARGA HORÁRIA:4 HORAS/AULA

TEMA:HISTOLOGIA ANIMAL

SUB-TEMA:TECIDO EPITELIAL E TECIDO CONJUNTIVO

OBJETIVOS:

 Conhecer o significado de histologia e tecido;

 Identificar os tipos de tecidos que compõe o corpo humano;

 Descrever tecido epitelial;

 Caracterizar o tecido epitelial;

 Analisar as funções e as especializações do tecido epitelial no corpo humano;

 Identificar o tecido conjuntivo;

 Caracterizar o tecido conjuntivo;

 Analisar as funções e especializações do tecido conjuntivo no corpo humano;

 Resolver quadro comparativo sobre histologia animal;

 Valorização do corpo humano.

CONTEÚDOS:

Conceituais

 Conhecimento do significado de histologia e tecido;

 Identificação dos tipos de tecidos que compõe o corpo humano;

(2)

 Descrição do tecido epitelial;

 Caracterização do tecido epitelial;

 Analise das funções e as especializações do tecido epitelial no corpo humano;

 Identificação do tecido conjuntivo

 Caracterização do tecido conjuntivo;

 Analise as funções e especializações do tecido conjuntivo no corpo humano.

PROCEDIMENTAIS

 Resolução do quadro comparativo sobre histologia animal;

ATITUDINAIS:

 Valorizar o corpo humano.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

 Aula expositiva dialógica com demonstração didática;

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA:(20/10/2010)08H:30MIN. ÀS 11H:15MIN. TEMPO ESTIMADO:4 AULAS (50MIN/AULA)

A aula comerá com questionamentos sobre o que são tecidos e o que é histologia animal. Depois será apresentado em forma de slides na TV pendrive ou Data Show as características, funções e formas destes tecidos, com exibição de imagens comparativas.

Em seguida será recebido o quadro comparativo passado no dia 13.10.2010, e aos que ainda tiveram dúvidas, tempo resolvido para resolução da atividade e posterior entrega.

RECURSOS:

 TV pen drive;

 Quadro branco;

 Piloto;

 Resumo sobre tecido epitelial e conjuntivo;

(3)

 Quadro comparativo;

 Livro didático adotado pelo Colégio.

AVALIAÇÃO:

 Os alunos serão avaliados através da atenção em assistir a aula; capacidade, interesse e resolução da atividade passada em sala.

REFERÊNCIA:

PAULINO, Wilson Roberto. Biologia: Seres Vivos e Fisiologia. vol II. ed. 1. Editora Ática. São Paulo, 2005.

AMABIS, José Mariano & MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da Biologia Moderna. ed. 4. Editora Moderna. São Paulo, 2006.

OBSERVAÇÃO PÓS-AULA:

Cheguei ao Colégio por volta das 08H:10min. Dirigindo-me a direção confirmei a minha presença a diretora Olga e fui para a sala dos professores aguardar o início da aula com a turma. Pouco tempo depois três alunos foram conversar com a diretora Olga pelo adiantamento da aula de Biologia, pois nenhum professor ainda tinha dado aula no dia. A diretora Olga conversou comigo, procurando saber se haveria problema em adiantar a aula, que eu afirmei que não. Assim, pedi o DataShow® emprestado e pedi para que os alunos se dirigissem a sala de vídeo para iniciarmos a aula. Enquanto os alunos não chegavam a sala de vídeo, tentei montar o DataShow®, porém por infelicidade, não consegui, pensando em um plano B, havia salvo a aula em .JPEG no Pendrive, no qual tentei conectar a TV Pen drive e também não obtive sucesso. Nesse momento os alunos há estavam acomodados na sala de vídeo, e fui forçada a iniciar a aula por volta das 08H:30min. através de um notebook para uma turma de cerca de 25 alunos, pois parte dos alunos já haviam ido embora nos primeiros horários, pela ausência de professor no Colégio. A visualização dos slides para alguns alunos ficou complicada, pelo fato de o notebook ter uma tela pequena para uma aula com imagens.

Houve implicância de alguns alunos com aula, já que não conseguiam ver o que havia escrito e não concordavam em mudar de lugar. A aula então seguiu com o

(4)

esclarecimento de algumas dúvidas sobre os tecidos estudados e logo após abrindo espaço para um pequeno debate sobre células-tronco e suas implicações. A aula terminou às 11H:15min. Com o recebimento do quadro comparativo de cinco trios, vendo que muitos alunos ainda não haviam conseguido acabar a atividade, eu estendi o prazo de entrega para o dia 27.10.2010. Ficando cerca de meia hora livre para resolução da atividade, muitos grupos optaram por acabar em sala e outros em casa, sendo assim liberados por volta das 11H:15min.

APÊNDICES:

Resumo de Histologia Animal

Colégio Estadual Pedro Ribeiro Disciplina; Biologia

Turma: 2ºM1

Orientadora: Cláudia Regina Souza Professora regente: Rejane Cruz Professora estagiária: Rejane Silva

Aluno: ____________________________________________

“Este material foi elaborado por pela professora estagiária Rejane Silva, como auxílio nos estudos da disciplina de Biologia da turma da professora regente Rejane Cruz. Não

deve ser usado como única fonte de estudo.”

Resumo de Histologia

Histologia animal é o estudo dos tecidos em animais. Os tecidos são conjunto de células especializadas que atuam de modo integrado, desempenhando funções definidas.

Os principais tecidos que constituem o corpo dos vertebrados são classificados em quatro grandes categorias: epitelial, conjuntivo, muscular e nernoso.

O tecido epitelial reveste a superfície externa e interna do corpo dos animais e desempenha diversas funções, dependendo de sua localização. A nutrição nestas células se dá por meio de difusão a partir dos capilares do tecido conjuntivo. A ausência de vascularização e espaços inter-celulares são características marcantes nestes tecidos, além da grande capacidade de regeneração. Sua função principal é proteção contra microorganismos e agentes químicos e agressão física; absorção de substâncias úteis e percepção de sensações. Existem dois tipos de tecido epitelial: o de revestimento (reveste a superfície externa do corpo e cavidades corporais internas) e o glandular (que dão origem as glândulas endócrinas e exócrinas).

O tecido conjuntivo são os que unem e sustentam os outros tecidos. São ricos em proteínas e fibras e colágeno (30% das proteínas presentes no corpo humano). O tecido conjuntivo é quase sempre vascularizado (com exceção do tecido conjuntivo cartilaginoso). Estes tecidos são divididos em dois grandes grupos: tecidos conjuntivos propriamente ditos e os tecidos conjuntivos especiais (ver tabela 1). Os tecidos conjuntivos propriamente ditos apresentam-se amplamente distribuídos no corpo humano. Suas principais células são os fibroblastos (responsável pela produção de

(5)

fibras e da substancia gelatinosa presente no tecido conjuntivo) e os macrófagos (que ingerem por fagocitose, bactérias e resíduos que encontram). Os tecidos propriamente ditos são divididos em frouxo (caracterizado por apresentar fibras frouxamente entrelaçadas, estando presentes em diversas partes do corpo, com a função de sustentar os tecidos epiteliais próximos a ele e preencher espaços entre tecidos e órgãos) e denso, que pode ser dividido em tecido conjuntivo denso modelado, que também é chamado de tecido conjuntivo denso fibroso (possui grande quantidade de fibras colágenas, que confere resistência e elasticidade e é encontrada na camada reticular da derme) e não- modelado que é também chamado de tecido conjuntivo denso tendinoso (é bastante resistente e pouco elástica, isto porque as fibras colágenas estão orientadas paralelamente, é o que constitui do tendões e os ligamentos). Os tecidos conjuntivos especiais são o tecido adiposo (armazena gordura e se localiza principalmente sob a pele), tecido cartilaginoso (constitui as cartilagens e é rico em colágeno mergulhado em matriz extra-celular e não possui vascularização. Ex.: esqueleto de tubarão, esqueleto humano em fase embrionária), o tecido ósseo (rico em colágeno e fosfato de cálcio, que associados adquirem rigidez. Ex.: esqueleto humano adulto e outros vertebrados) e o tecido hematopoiético (responsável pelos diversos tipos de células no sangue e presente na medula óssea vermelha, timo, baço e linfinodos) e tecido sanguíneo (considerado um tipo de tecido conjuntivo por apresentar células separadas por grande quantidade de matriz extra-celular, o plasma que compõe 55% do volume sanguíneo).

Tabela 1: classificação dos tecidos conjuntivos.

Classificação dos tecidos conjuntivos

Tecido conjuntivo

Tecidos conjuntivos propriamente ditos

Frouxo

Denso Denso modelado (ou tendinoso)

Denso não modelado Tecidos conjuntivos

especiais

Adiposo Cartilaginoso Ósseo

Hematopoiético (hemocitopoiético)

(6)

Slides de Histologia Animal

(7)
(8)
(9)

Quadro comparativo

Colégio Estadual Pedro Ribeiro Turma: 2ºM1

Orientadora: Cláudia Regina Souza Professora regente: Rejane Cruz Professora estagiária: Rejane Silva Disciplina; Biologia

Trio: _________________________________________________________________

Quadro comparativo

Tecido Característica diagnóstica

Tipos Função Localização

Tecido epitelial

Tecido conjuntivo

Tecido muscular

Tecido nervoso

“Esta atividade deverá ser entregue no dia 20.10.2010 e será avaliado para composição da nota da IV Unidade. A não entrega da atividade implicará na nota final.”

Referências

Documentos relacionados

Parece-nos também que a integração de princípios de política pública de solo na presente proposta de Lei de Bases faz todo o sentido, mesmo que tal pareça dar

A termogênese facultativa acompanha processos metabólicos que são rapidamente iniciados e supressos pelo sistema nervoso central, dos quais fazem parte a termogênese induzida

II - Requerimento solicitando a atribuição de créditos, instruído com autorização previamente concedida pela CPG, e com o certificado especificando a carga

1° - O Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 2a Divisao - Temporada 2021, doravante denominado CAMPEONATO, e organizado pela Federagao Paranaense de Futebol (FPF) e

Tipos de tecidos conjuntivos: tecido conjuntivo propriamente dito, tecidos conjuntivos de propriedades especiais, tecidos conjuntivos de suporte.. Tecido cartilagíneo:

• Transporte até o local definitivo da instalação, peças, materiais e mão de obra para a preparação do local onde será instalado o equipamento, tais como rede

Plastos, fotossíntese Histologia animal Tecidos epiteliais Tecidos conjuntivos Tecidos musculares Tecido nervoso Fisiologia animal Sistema Digestivo Sistema circulatório

A casa da Tia Ciata serviu como palco aos grandes representantes do cenário do samba, como Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres, que frequentaram as rodas de