• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BARRA DO CORDA NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BARRA DO CORDA NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BARRA DO CORDA

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO

EDITAL Nº 45, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2016

PROCESSO SELETIVO PARA AUXÍLIO FARDAMENTO DO IFMA- CAMPUS BARRA DO CORDA

O Diretor de Planejamento e Gestão do Campus Barra do Corda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA no exercício da Diretoria Geral, no uso de suas atribuições e nos termos da Política de Assistência ao Educando do IFMA aprovada pela Resolução Nº 064 de 05 de dezembro de 2014 do Conselho Superior, torna públicos os procedimentos e normas referentes à seleção de estudantes que participarão do Programa de Auxílio Sociopedagógico: Auxílio Fardamento.

1. FINALIDADE

O presente Processo Seletivo destina-se a selecionar estudantes para participar do Programa de Auxílio Sociopedagógico: Auxílio Fardamento do IFMA - Campus Barra do Corda.

2. DOS AUXÍLIOS

2.1 O Programa de Auxílio Sociopedagógico: Auxílio Fardamento tem por objetivo a concessão de auxílio para o atendimento de necessidades específicas dos estudantes, a fim de fortalecer o seu processo ensino-aprendizagem e minimizar a evasão.

2.1.1 O Auxílio Fardamento consiste na concessão de repasse financeiro com o objetivo de custear as despesas com o fardamento do estudante.

2.2 A realização do Processo Seletivo fica sob a responsabilidade do Núcleo de Assistência ao Educando do Campus, o qual encaminhará ao setor competente as informações necessárias para a divulgação deste Edital e coordenará as ações inerentes à sua execução.

2.3 Serão disponibilizados 200 auxílios fardamentos, no valor de R$ 65,00 cada, compreendendo a camisa do uniforme regular e o fardamento de educação física.

3. PÚBLICO ALVO

3.1 Estudantes regularmente matriculados e frequentes nos cursos do IFMA/ Campus Barra do Corda, que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que possuam renda per capita familiar até um salário mínimo e meio (R$ 1.182,00) conforme Política de Assistência ao Educando do IFMA aprovada pela Resolução Nº 064 de 05 de dezembro de 2014 do Conselho Superior, e que estejam a pelo menos um período letivo de conclusão do curso no ano de 2017.

(2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BARRA DO CORDA

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO

4. INSCRIÇÃO

4.1 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, às quais não poderá alegar desconhecimento.

4.2 As inscrições no processo seletivo para concessão do Auxílio Fardamento poderão ser realizadas de 23 a 28 de novembro de 2016, de acordo com as necessidades surgidas durante o período letivo.

4.3 A efetivação da inscrição é de inteira responsabilidade do estudante e se dará por meio do preenchimento de requerimento próprio (Anexo - I) e do questionário socioeconômico, disponíveis no Núcleo de Assistência ao Educando, e a entrega de toda documentação comprobatória.

4.4 O estudante que não entregar toda a documentação comprobatória no prazo estabelecido será automaticamente eliminado da seleção.

4.5 Documentos necessários para inscrição dos candidatos ao Auxílio Fardamento:

I. Cópia da Carteira de Identidade*;

II. Cópia do CPF. No caso do candidato ser de menor idade é necessário também cópia do CPF do responsável*;

III. Comprovante de renda familiar (comprovante do último pagamento de todas pessoas que possuem renda)*:

a) Assalariado: cópia do Contra - Cheque ou da Carteira Profissional;

b) Aposentado ou Pensionista: cópia do cartão e do extrato;

c) Autônomo (Comerciante, Profissional Liberal, etc.): Declaração de Renda como Autônomo (original) ou Autodeclaração de Renda;

d) Trabalho Informal (Empregado Doméstico sem carteira assinada, Camelô, Vendedor Ambulante, “bicos” em geral): Autodeclaração de Renda Informal (original);

e) Trabalhadores Rurais: Declaração expedida por associação ou sindicado da categoria.

V. Comprovante de residência atual - cópia da última conta de energia elétrica recebida em 2016*;

VI. Cópia da Carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento de todas as pessoas que compõem a família (moram na mesma residência do aluno e/ou dependem da renda familiar apresentada)*.

VII. Comprovante de despesas familiares: contrato de aluguel ou financiamento de imóvel, nota fiscal de medicação de doenças crônicas de pessoa do núcleo familiar, plano de saúde, boleto de pagamento de escola/universidade de pessoa do núcleo familiar, etc.

VIII. Comprovante de recebimento de benefício social (Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Aluguel Social, etc.).

(3)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BARRA DO CORDA

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO

4.5.1 A Autodeclaração de Renda deverá ser original e conter o valor do salário do(s) responsável (is), ser assinada pelo declarante e por duas (2) testemunhas com endereço e identificação (Carteira de Identidade e CPF), tanto do declarante quanto das testemunhas, comprovando o ali declarado. (Conforme Anexo II)

4.5.2 A apresentação dos documentos marcados com * (asterisco) é obrigatória, ou seja, a falta de qualquer um deles eliminará o candidato.

4.6. O candidato que já tiver participado de processo seletivo para Programas de Assistência Primária realizado pelo Núcleo de Assistência ao Educando em 2016 deverá apresentar apenas a ficha de inscrição e assinar um termo de responsabilidade afirmando que não houve alteração na renda per capita familiar. Caso haja mudança na renda per capita o aluno deverá entregar no ato na inscrição todos os documentos do item 4.5.

5. CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO:

5.1 No processo de seleção serão utilizados para análise socioeconômica e obtenção da renda per capita: requerimento do aluno, análise documental e ainda, se forem necessárias, entrevistas e/ou visitas domiciliares.

5.2 Será considerado para efeito do cálculo da renda per capita familiar, o somatório da renda das pessoas que trabalham na família, utilizando-se para o referido cálculo a seguinte fórmula:

ND Onde:

RPC = Renda per capita familiar RF = Renda familiar

ND = Número de dependentes

5.3 A análise socioeconômica será obrigatoriamente realizada por um(a) Assistente Social que realizará análise dos indicadores sociais e econômicos do contexto familiar dos candidatos, com base na documentação apresentada.

6. DA CONCESSÃO DO AUXÍLIO

6.1 Após a avaliação socioeconômica, os candidatos que estiverem dentro dos critérios estabelecidos e, havendo disponibilidade de recursos orçamentários e financeiros, serão convocados para assinarem o Termo de Compromisso e estarão aptos a receberem o auxílio solicitado.

6.2 Caso o requerimento do aluno seja indeferido, o prazo para interposição de recurso pelo candidato será de 03 (três) dias úteis após a comunicação do resultado pelo Núcleo de Assistência ao Educando, que se dará no dia 05 de dezembro de 2016. Para tanto, o candidato deverá protocolar o pedido e utilizar o modelo que consta no Anexo IV.

(4)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BARRA DO CORDA

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO

6.3 Através da assinatura do Termo de Compromisso do Programa para o qual foi selecionado, o aluno estará confirmando seu conhecimento sobre as normas e critérios que regem o mesmo.

6.4 Para estudantes menores de 18 anos será necessária a assinatura do responsável legal no Termo de Compromisso.

6.5 Após a assinatura do Termo de Compromisso, o estudante terá o prazo de 10 (dez) dias úteis para entregar ao Setor de Assistência ao Educando o número da conta corrente ou poupança em seu nome para efetivar a concessão do auxílio.

6.6 O aluno poderá ser atendido através do Programa de Auxílio Sociopedagógico da seguinte forma:

AUXÍLIO FORMA DE ATENDIMENTO

Fardamento  O aluno poderá ser atendido com até 01(uma) camisa e 01 (um) fardamento de Educação Física.

6.6.1 Em casos extraordinários, com base numa justificativa feita pelo aluno, a possibilidade de atendimento além do número de vezes que foi determinado no Item.

6.6.2 Dependerá de análise do Núcleo de Assistência ao Educando e da disponibilidade orçamentária e financeira.

7. DA PRESTAÇÃO DE CONTA

7.1 O estudante contemplado com o Auxílio Fardamento escolar deverá realizar a compra no período de 05/12 a 09/12 e comprovar a aquisição destes por meio de nota fiscal no prazo fixado pelo Núcleo de Assistência ao Educando.

7.2 Se o estudante contemplado não entregar a nota fiscal ou não utilizar o valor recebido deverá ressarcir o valor por meio de Guia de Recolhimento da União.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. A qualquer tempo poder-se-á anular a participação do candidato no Programa desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nos documentos apresentados.

8.2 O estudante que por qualquer motivo, receber o auxílio indevidamente, terá a obrigação de devolver o(s) valor(es) recebido(s).

8.3 Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pelo Setor de Assistência ao Educando encaminhados à Diretoria Geral do Campus;

(5)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BARRA DO CORDA

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO

8.4 As disposições e instruções contidas nos avisos oficiais e normas complementares divulgadas pelo Setor de Assistência ao Educando, constituirão a partir de então, partes integrantes deste Edital.

Barra do Corda, MA - 22 de novembro de 2016.

Antônio Vitor Ribeiro dos Santos

Diretor de Planejamento e Gestão no Exercício da Diretoria Geral IFMA – Campus Barra do Corda

(6)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BARRA DO CORDA

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO

ANEXO I

PROGRAMA DE AUXÍLIO SOCIOPEDAGÓGICO: AUXÍLIO FARDAMENTO REQUERIMENTO

Eu,_______________________________________________, aluno/a do Curso _________________________________________, turma _______, portador/a do RG_________________ e do CPF _______________, residente na __________________________________________________________________, solicito participação na seleção para o Auxílio Fardamento.

1. Dados de Identificação

Nome:____________________________________________Data de Nasc:____/____/_____

RG:________________________ CPF:_________________________

Curso:___________________Turma:_____ Turno:____________

Endereço ________________________________________________________ Nº_________

Bairro____________________________ Cidade______________________ UF_________

Ponto de Referência: _________________________________________________________

Telefone_____________________________________ Celular___________________

E-mail_____________________________________________________________________

Local:______________, ___/____/____.

____________________________________________________

Assinatura do Candidato DOCUMENTAÇÃO ENTREGUE:

( )Cópia da Carteira de Identidade;

( )Cópia do CPF;

( ) Cópia do comprovante de renda familiar (último pagamento);

( )Cópia do comprovante de residência (última conta de energia elétrica recebida no primeiro semestre de 2016);

( )Comprovante de despesas familiares: contrato de aluguel ou financiamento de imóvel, nota fiscal de medicação de doenças crônicas de pessoa do núcleo familiar, plano de saúde, boleto de pagamento de escola/universidade de pessoa do núcleo familiar.

( )Comprovante de recebimento de benefício social (Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Aluguel Social, etc.).

( )Cópia da Carteira de Identidade ou da Certidão de Nascimento de todas as pessoas que compõem a família (moram na mesma residência do aluno e/ou dependem da renda familiar apresentada).

( )Termo de responsabilidade de não alteração de renda per capita familiar (alunos bolsistas no Programa de Assistência Estudantil 2016).

Comprovante de Inscrição no Programa de Assistência Estudantil : Auxílio Fardamento _____________________________

Servidor Responsável

(7)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BARRA DO CORDA

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO

ANEXO II

AUTODECLARAÇÃO DE RENDA

Eu,_______________________________________________________________________

Inscrito(a) no CPF sob o nº. ______________________, portador do RG nº___________________ residente e domiciliado (a) (endereço) ____________________

__________________________________________________________________________

no município de __________________, declaro para os devidos fins que sou (atividade exercida) __________________________________________________________________

e que minha renda mensal é de R$_______________ (____________________________) aproximadamente.

Barra do Corda,______ de __________________ de _________.

_____________________________________________________

Assinatura do declarante

Testemunha 1:

Assinatura:_________________________________________________________________

CPF:______________________________________________________________________

RG:______________________________________________________________________

ENDEREÇO:_______________________________________________________________

__________________________________________________________________________

Testemunha 2:

Assinatura:_________________________________________________________________

CPF:______________________________________________________________________

RG:______________________________________________________________________

ENDEREÇO:_______________________________________________________________

__________________________________________________________________________

(8)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BARRA DO CORDA

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO

ANEXO III

TERMO DE NÃO ALTERAÇÃO DE RENDA

Eu,_______________________________________________________________________

Inscrito(a) no CPF sob o nº. ______________________, portador do RG nº___________________ residente e domiciliado (a) (endereço) ____________________

__________________________________________________________________________

no município de __________________, declaro para os devidos fins que não houve alteração na renda mensal da minha família.

Barra do Corda,______ de __________________ de _________.

_____________________________________________________

Assinatura do responsável

(9)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS BARRA DO CORDA

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO

9 ANEXO IV

RECURSO DE REVISÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

Instruções:

1. Preencher TODOS os campos deste formulário, inclusive local/data e assinatura.

2. Utilizar LETRA DE FORMA, caso o preenchimento seja à mão.

3. Colocar o formulário preenchido dentro de um envelope e lacrar.

4. Escrever do lado de fora do envelope: RECURSO CONTRA O RESULTADO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA – SELEÇÃO PARA O AUXÍLIO FARDAMENTO E/OU AUXÍLIO MATERIAL DIDÁTICO ESCOLAR

5. Entregar o ENVELOPE LACRADO no Núcleo de Assistência ao Educando do Campus Barra do Corda.

NOME COMPLETO DO REQUERENTE: _______________________________________

CAMPUS/NÚCLEO EM QUE ESTUDA: _________________________________________

DOS FATOS (Exponha os motivos que o levaram a discordar do resultado, anexando

documentos complementares, caso considere necessário): _____________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________ Local e data: ________________________________, ____ de _________________ de 20___.

Assinatura do requerente: ____________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Ao se inscrever para Seleção do ​Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável ​, o candidato deverá apresentar um ensaio

As informações biográficas sobre os autores de conteúdos preexistentes na IMDb e no Goodreads e as leis nacionais em matéria de direitos de autor dos países de produção

ETAPAS DOS TESTES COMPARATIVOS  1.  Análise do mercado: definição de amostras  comparáveis.  2.  Análise laboratorial. 

Avaliar a eficácia e segurança do tratamento da tinea unguium dos pododáctilos utilizando terbinafina oral de modo intermitente, reduzindo a dose total da medicação,

IARC: Nenhum componente deste produto presente a níveis maiores ou iguais a 0,1% é identificado como carcinogênico provável, possível ou confirmado pelo IARC..

“Nestes estudos foram descritos alguns casos de recidiva (recorrência) da separação dos músculos do abdômen (diástase) que ocorreram após a correção feita de

REQUISITOS BOMBARRAL CALDAS DA RAINHA CALDAS DA RAINHA CALDAS DA RAINHA ÓBIDOS PENICHE CADAVAL LOCALIDADE N.º OFERTA OFERTAS DE EMPREGO. Unidade Emissora: Data de Emissão N.º

Tabela 2- Análise de variância da regressão linear para as variáveis independentes umidade e temperatura do solo e a variável dependente emissão de dióxido de