• Nenhum resultado encontrado

Goiás avança para novo patamar de desenvolvimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Goiás avança para novo patamar de desenvolvimento"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

JORNAL GOYAZ

twitter.com/jornalgoyaz facebook/jornalgoyaz

Leitor/Assine

62 3093-8270 recicle o seuPapel reciclável redacao@goyaz.com.br

contato@goyaz.com.br

Internet

G

GOYAZ realiza apuração dos avanços da gestão de Caiado nos principais setores do governo

30 MESES DE GOVERNO CAIADO

Goiás avança para novo

patamar de desenvolvimento

GOYAZ

SEGUNDA-FEIRA, 16 DE AGOSTO 2021

ANO 136 EDIÇÃO 22.368

O CENTENÁRIO DE GOIÁS

(2)

A

GOYAZ SeGUNda-Feira, 16 de aGOStO 2021

02

RTIGOS

Quem acha-se na Praça do Coreto, no centro da Cidade de Goiás e desce pela rua Quintino Bocaiúva, em direção à Rua Alcides Jubé, encontra-se com uma emocionante parte da história o belíssimo Palácio da Instrução. Uma constru- ção que mexe com a lembrança de muitos vilaboense. De- pois de décadas, uma paisagem que muitos não sabiam existir, o belo quadro que é a visão na direção oeste da Rua Quintino Bocaiúva esta pronta, foi resgatada. O Palácio da Instrução, marco no estado de Goiás foi a primeira edifica- ção em estilo art déco de Goiás e representa a mudança de estilo arquitetônico do Estado.

Nesse local, também funcionou várias instituições de en- sino, como o Grupo Escolar de Goiás, Colégio Prof. Manoel Caiado, o Jardim da Infancia Prof. Terezinha Viggiano Men- des, o Colégio Estadual Constâncio Gomes e algumas salas de aulas foram usadas pelo Colégio Prof. Alcide Jubé. Nos últimos anos o prédio abriga a Coordenação Regional da Educação.A ideia de uma Educação para todos só ganhou força na década de 1920, com a Reforma Sampaio Dória, em São Paulo, assim originando a então a diretoria geral da Ins- trução Pública do estado que é equivalente ao que é hoje a Secretaria de Estado da Educação, daí o nome Palácio da

Instrução. Desaparecimento do cenário urbano da cidade de Goiás ocorreu no início dos anos 1960, o governador da época, Otávio Lage, autorizou a construção em frente ao exuberante edifício, de uma quadra esportiva do Lyceu Al- cides Jubé, cujas arquibancadas começaram a esconder a fachada do Palácio e na década de 1970, quando o então go- vernador o engenheiro Leonino Di Ramos Caiado, sobrinho de Brasil Ramos Caiado.

Atendendo apelos da comunidade local, cobriu a quadra com uma estrutura metálica, duas vezes mais alta do que o prédio histórico. Foi “redescoberto” pela população, após a demolição do Ginásio coberto.Construído entre 1928 e 1929, no governo Brasil Ramos Caiado, primeiro médico a assumir o Executivo de Goiás foi concebido sob binômio

“Instrução e Viação”. Brasil Caiado, tio do governador, Ro- naldo Caiado. Graduou-se pela Faculdade de Medicina e Ci- rurgia de São Paulo em setembro de 1920, iniciou a carreira de médico clinicando no interior de Goiás, tornando-o muito popular. Sofreu forte perseguição política Pós-Revo- lução de 1930, isolou-se em sua fazenda e só retornou à vida pública em 1954, quando foi eleito prefeito da cidade de Goiás.

Construído entre 1928 e 1929,

no governo Brasil Ramos Caiado:

a história Vilaboense resgatada.

Palácio da Instrução

Esses dias atrás, fiz uma palestra inte-

rativa para profissionais de pedagogia de uma escola de ensino fundamental em que eu sou colaborador. Foi uma atividad desejada a muito tempo, porém sempre me faltava a ocasião. Dessa vez funcio- nou! Levei um pequeno projeto cha- mado “Filosofia para a vida”, baseado no pensamento de Schopenhauer, Emer- son e Nietzsche. A ideia do trabalho era bem o oposto do que se praticam na atualidade por pessoas com considerável popularidade nas redes sociais e que se indumentam do trato de serem “coach”.

Nosso objetivo era, e ainda é, elevar o qualitativo da interpretação dos símbo- los culturais e morais reproduzidos pela oralidade em nossa sociedade que atuam fulminantemente na nossa pers- pectiva sobre a vida.

Em um momento me fez perceber o quanto alguns pensamentos que se tor- naram tradicionais em nossa sociedade são determinantes para a formação de uma consciência primordial, o que é o movente de todas interpretações sobre as circunstâncias cotidianas. Com o olhar da filosofia para as consequências fatídi- cas, me assustei profundamente diante da perspectiva caótica. Mas nós somos ainda portadores de uma esperança.

Não que tudo seja melhor, mas que se algo pode ser diferente onde há uma vontade potente de mudança, sem dú- vida algo vai mudar!

Uma cara colega perguntou o que de- veria fazer para melhorar o diálogo com seu filho: argumentei imediatamente que não sou qualificado para dar diag- nósticos psicológicos. Mas podemos analisar os fatos dentro do diálogo. O re- lato era que as perguntas para com o trato dos problemas não funcionavam.

Então sugeri que mudasse as perguntas.

Pois, perguntas são questões argumen- tativas, provocativas, para se obter resul- tados conclusivos. Logo, se as conclusões não são efetivas, o problema está nos ar- gumentos usados na elaboração das questões. Coisas básicas de lógica. Mas infelizmente, nós não vemos a vida por essa ótica em primeira instância. Somos levados a observar tudo a nossa volta com o ímpeto emocional e isso nos afeta terrivelmente a ponto de nos colocar num abismo de decisões caóticas e bi- zarras.

Enfim, no retorno às aulas, recebi vá- rios comentários sobre o evento. Mas o depoimento da colega sobre o filho me marcou. Relatou-me que colocou a prova a dialética a qual eu sugeri, substi- tuindo as falas imperativas por perguntas com argumentos mais fortes. O resultado foi surpreendente! O garoto, seu filho, até perguntou para a mãe: “mãe, o que aconteceu com a senhora?” e a partir de então o diálogo se tornou fluente como se falassem o mesmo idioma. A colega, mãe, acrescentou: “eu trouxe meu filho para perto de mim”. E, na tentativa de me elogiar, eu devolvi o crédito a ela e aos meus caros autores que em um tempo remoto, também me tiraram de uma zona de conforto quando eu reproduzia pensamentos caóticos da minha época.

É gratificante ser o portador de uma

“boa nova” como diziam os cristãos pri- mitivos no exercício da evangelização.

Mais importante é saber que a palavra, este composto simbólico que distingue nossa humanidade no âmbito da orali- dade, faz se urgente a sua exposição res- ponsável. No que falamos para as pessoas, sejamos coerentes, conscientes e verdadeiros, pois estamos provocando nossos próximos em suas decisões. Filo- sofia é diálogo e o diálogo sincero ajuda em uma vida melhor.

* Nathan Nazareno – artista plástico, cartunista, professor e filósofo.

CHRISTIANO AFONSO C. PEREIRA Presidente

LUIZ AFONSO C. PEREIRA

diretor de redação / Jornalista responsável FeNaJ:  Nº 1602/GO

VIRGINIA DOS SANTOS Financeiro

MAURÍCIO BORGES departamento Contábil

LUIZ FERNANDO RODOVALHO vendas & marketing

LEANDRO GONDIM Webmaster

NATHAN NAZARENO ilustrador & Chargista ANTÔNIO COSTA editoria Brasília - dF

ateNdimeNtO aO leitOr (62) 3092-4782

GUSTAVO MACHADO Diagramação / Arte

O G

d

v

p

d 2

s

t

t

D

g

dfr

a

qm

p

D f e

ub

nv

s

od

rá

V

r

t

s

c

q n

bv

c A

nd

ç

p

rp

c

q a

d t

d

S

H

S

(

cI

G

td

ala

eNvie SeU artiGO de OPiNiÃO

GOYAZeXPedieNte Fundado em 1884 por Felix de Bulhões de Leopoldo de BulhõesaNO 135 - O CeNteNÁriO de GOiÁS

GOyaz.COm.Br As cartas devem ser enviadas por email contato@goyaz.com.br - Deve conter nome completo, endereço, número de CPF e telefone Fale conosco

NathaN NazareNO

V

envie seu artigo com foto, nome e CPF para contato@goyaz.com.br

Filosofia para a Vida

GOYAZ COMUNICAÇÕES, LTDA CNPJ: 27.641.498/0001 -28 RUA 1.130 QD 236 LOTE 19 SETOR MARISTA

TEL: (62) 3092-4782

& Releases

Ney de Oliveira COtrim

(3)

ESPERADO

Sobre a debandada de co- legas tucanos para o colo do governo, a deputada Lêda Borges é sincera e direta:

“Nenhum de nós está sur- preso. Já era esperado”, disse ao Giro. A referência é aos deputados Talles Barreto e Chiquinho Oliveira (esta- duais), Célio Silveira (fede- ral), e o prefeito Mário Macaco (Itapaci).

VENENO

Migração de políticos eleitos pela oposição para a base situacionista é um fenô- meno comum. Ao longo de seus 20 anos de poder, os go- vernos tucanos receberam centenas de adesões de de- putados, prefeitos e outras li- deranças menores nos municípios. Quem está no poder exerce atração natural, por gravidade.

O PSDB está provando do próprio veneno.

AMAURI

E a situação do deputado estadual Amauri Ribeiro, do Patriotas, vai ficando mais complicada, mesmo após manifestação do líder do Go- verno na Assembleia Legisla- tiva, Bruno Peixoto (MDB), em favor dele.

DISSE, NÃO DISSE...

O Conselho de Ética da executiva estadual do Patrio- tas vai analisar o caso da pre- tensa ameaça à vereadora Lucíula Recanto (PSD).

Amauri teria dito que a ve- readora “merecia um tiro na cara”. Segundo Bruno Pei- xoto, o colega não disse isso.

PAI DEFENDE

Mas, se o leitor tinha dú- vida de que a política tem ra- zões que a própria política desconhece, veja essa. Na As- sembleia, o deputado Bruno Peixoto defendeu o colega Amauri. Mas o pai de Bruno, Sebastião Peixoto, na Câ- mara de Goiânia defendeu a colega Lucíola do Recanto, dos pretensos ataques de Amauri Ribeiro.

CONFRONTO

Sebastiao Peixoto assu- miu mandato de vereador em Goiânia na semana pas- sada. E pelo jeito, já partiu pra demarcar território numa área em que confron- tou o filhão mais graduado.

NÃO FOI

O prefeito Gustavo Men- danha (Aparecida de Goiâ- nia), do MDB, escalou um secretário pra representá-lo em solenidade com o gover- nador Ronaldo Caiado (DEM), na semana passada.

Ora, o fato de estar em rota de colisão político-elei- toral com o governador, por causa da eleição no ano que vem, não deveria interferir nos procedimentos institu- cionais de autoridades do Executivo.

SEM DEMÉRITO

Aparecer ao lado do go- vernador em ato oficial não seria demérito nenhum para Mendanha nem uma capitu- lação política. Pelo contrário, mostraria atuação republi- cana, educada e de respeito à autoridade maior do Estado.

Mas é o tal negócio, políticos eleitos sabem (ou deveriam saber) o que lhes é mais con-

veniente para continuarem sendo eleitos.

COVID

O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, atesta sua recuperação da covid-19. O aviso foi dado pelo próprio em suas redes sociais, quando informou que cumpriu a quarentena e está de volta ao batente.

Ainda bem.

NA COORDENAÇÃO

O gestor precisa estar efe- tivamente recuperado para continuar coordenando as ações que permitam que mais goianos se recuperem e menos goianos morram em consequência desse vírus terrível.

SOLUÇÃO?

Por falar em covid, a tal

variante delta está contami- nando e matando pessoas (quase duas dezenas em Goiás), muitas das quais ti- nham tomada as duas doses da vacina. Isso quando, no início da pandemia, propa- gava-se que a vacina seria a solução.

CUIDADOS

Vê-se agora que é preciso sim, vacinação em massa, mas quem é vacinado, mesmo com as duas doses, precisa continuar com os mesmos cuidados de antes, ou seja, distanciamento so- cial e constante higienização das mãos.

INCERTEZAS

Em alguns casos, a pessoa com duas doses é altamente imunizada, outras não. Algu- mas contraem e sentem menos. Outras (como o ator Tarcísio Meira), mesmo com duas doses, não resistem.

FAKE

Não existe imunização 100% — aliás, nem as vacinas de doenças antigas, testadas durante anos, imunizam 100% —, diferentemente do que dizem apresentadores de telejornais, como Maju Coutinho, do Jornal Hoje (TV Globo). Esses apresentadores insistem em dizer que duas doses imunizam 100%. É a chamada fake news. Será que dizem disse inconsciente- mente?

SEGUNDA-FEIRA, 16 DE AGOSTO 2021 GOYAZ

Entrelinhas

03

CEZAR SANTOS

DITOS POLÍTICOS

“Como nenhum político acredita no que diz, fica sempre surpreso ao ver que os outros acreditam nele.”

(Charles de Gaulle)

(4)

Nesse primeiro momento, as unidades vão receber em torno de 25 a 30% dos alunos, de forma escalonada, para um início mais tranquilo e seguro, aumentando o fluxo gradativamente por turmas

Prefeitura garante retorno

presencial às aulas tranquilo e com escalonamento

A

GOYAZSEGUNDA-FEIRA, 16 DE AGOSTO 2021

04

Estação Ferroviária

CAPITAL

A Prefeitura de Goiânia reali- zou na última nesta sexta- feira (13/8) uma coletiva de imprensa para sanar dúvi- das sobre o retorno das aulas presenciais no modo híbrido.

O secretário municipal de Educação, Wellington Bessa e o secretário de municipal de Saúde, Durval Pedroso, fala- ram da segurança e dos cui- dados necessários para essa

retomada na próxima se- gunda-feira (16/8).

Os responsáveis pelos alu- nos já foram chamados até as unidades escolares para co- nhecer as alterações, tirar dú- vidas e assinarem o termo de responsabilidade autorizando (ou não) o retorno presencial, seguindo rigorosamente todos os protocolos de biossegu- rança e disposição para recu- perar esse período distante da sala de aula.

Nesse primeiro momento,

as unidades vão receber em torno de 25 a 30% dos alunos, de forma escalonada, para um início mais tranquilo e se- guro, aumentando o fluxo gradativamente por turmas.

O secretário Wellington Bessa destacou a necessidade do retorno presencial para aprendizagem, socialização e recuperação desse período em que os alunos estiveram afastados do convívio escolar.

“As unidades estão prepara- das para receber os alunos e

toda a rede está atenta, se preciso for, mudaremos as es- tratégias e vamos levar o me- lhor para educação”, afirmou.

O secretário Durval Pe- droso destacou a progressão no número de vacinados na Capital, mais de 30% com imunização completa e rea- firmou a necessidade de manter todos os protocolos de biossegurança, já implan- tados nas unidades escolares.

Aqueles que optarem por continuar no modo remoto

seguirão utilizando as ferra- mentas digitais já disponíveis e ainda o Caderno de Ativida- des, elaborado pelos profes- sores.

Na oportunidade, Welling- ton Bessa celebrou a parceria entre Educação e Saúde, que seguem juntas em busca das melhores estratégias para esse retorno seguro para edu- candos e servidores da rede.

N

O prefeito de Goiânia, Rogé- rio Cruz, inaugura nesta se- gunda-feira (16/8) mais um ecoponto na capital. A uni- dade, no Residencial Campos Dourados, beneficiará toda a região sudoeste da cidade com um espaço de mais de dois mil metros quadrados para a destinação gratuita e ambientalmente adequada de resíduos sólidos.

O ecoponto, projetado e construído por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), é o quarto ponto de entrega de materiais na cidade e o segundo inau- gurado na gestão Rogério

Cruz. Segundo o presidente da Amma, Luan Alves, a ini- ciativa protege o meio am- biente e traz mais facilidade e praticidade para quem pre- cisa se desfazer dos resíduos.

“A Amma escolhe locais que eram comumente utiliza- dos para o descarte clandes- tino de lixo e leva a Prefeitura para dentro desses endere- ços, oferecendo aos cidadãos a oportunidade de descartar seus resíduos da forma cor- reta, sem prejudicar as áreas verdes da cidade e sem o pa- gamento de taxas, como ocorre no aterro sanitário”, explica o presidente. “Isso

entrega mais facilidade, rapi- dez e comodidade para a po- pulação, incentivando as pessoas a fazerem os descar- tes da forma correta”, afirma Luan Alves.

Podem ser descartados nos ecopontos óleo de cozi- nha usado, móveis e eletro- domésticos, pneus de carro, resíduos de construção e de- molição civil (gerados por pe- quenas reformas), materiais recicláveis, resíduos de lim- peza urbana particular, entre outros. A iniciativa ainda evita que sejam dispostos no aterro sanitário materiais que podem ser reciclados, o que

diminui o volume de lixo no local e aumenta a vida útil da unidade.

SERVIÇO

Assunto: Inauguração de Eco- ponto no Residencial Cam- pos Dourados

Data e hora: 16/8 (segunda- feira) às 9 horas

Endereço: Rua Arcati, Qd APM 8, Residencial Campos Dourados (marcado no Goo- gle Maps como Eco ponto Campos Dourados)

Região sudoeste ganha espaço de 2 mil m² para descarte gratuito de resíduos

(5)

05

O

GOYAZSEGUNDA-FEIRA, 16 DE AGOSTO 2021

CORA CORALINA

ESTADO

EX-COLUNISTA DO GOYAZ

Em 30 meses de gestão do governador Ronaldo Caiado, o Estado de Goiás, passou por reformulação nas contas públicas, reduziu índices da violência, controlou a pandemia do coronavirus e avançou em diversos setores como o social,

infra-estrutura e educação

Goiás avança para novo

patamar de desenvolvimento

governo de Goiás empla- cou um f o r t e dis- curso de recupe- ração fiscal em 2019. Já em 2020, a crise da Covid-19 e os re- flexos provo- cados por ela foram os de- safios enfren- tados pela gestão do d e m o - crata Ro- n a l d o Caiado.

aliados, avan-Para ços são vistos e sentidos em três seto- res primordiais: segu- rança, educação e saúde, marcas da gestão nos primeiros dois anos.

Para a segunda me- tade, a avaliação é que é preciso novos investimentos.

Olhando para o futuro, o secretário- chefe da Governado- ria, Adriano Rocha Lima destaca que o foco estará na parte de logística, nas ro- dovias, na Norte-Sul,

na pavimentação e recompo- sição de estradas que estão em estado precário e outros trechos de rodovias, como a centro-atlântica, isso pen- sando no escoamento da pro- dução e no centro de excelência ferroviário.

“Vamos ter na área social um foco grande na constru- ção e reforma de residência, é um trabalho concentrado por município. Será levado uma série de outros serviços, iden- tificando lacunas, com ação combinada, sempre com ver- tente em cima da reforma de casas”, disse.

INFRAESTRUTURA

Nesse caminho de futuro, o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales destacou que as obras têm mais gastos em conser- vação da malha e investimen- tos em qualidade e por isso foi reaberto o laboratório para imprimir uma nova qua- lidade de asfalto no estado.

‘“A gente reformulou ma- nuais e métodos de execução aproximando a Goinfra do Dnit, o que contribui para o aumento da qualidade da prestação de serviços do Es- tado. Quando assumimos o governo tínhamos 4 aeródro- mos em funcionamento, hoje são 19 abertos. Recebemos duas balsas funcionando, es-

tamos c o m

n o v e em funcionamento. Então, de uma forma geral estamos gra- dativamente retomando a carteira, mas com novo pa- drão de qualidade”, disse.

‘Pedro explica que, o estado está dentro do maior pro- grama de sinalização já feito na história de Goiás. “Ele ini- ciou no final do ano passado, e já tem quase 700 km sinali- zados. É uma gestão de cui- dados. A gestão passada fala que pavimentou muito, mas foram obras de péssima qua- lidade e sem cuidado com a malha, nós focamos na quali- dade e nos cuidados. Agora que o estado está com uma condição fiscal que caminha para uma melhora, a gente está retomando a carteira para expandir o volume de obras”, ressalta.

O presidente garante que tem avaliado todas as regiões, sobretudo no norte e nor- deste, regiões que segundo ele eram esquecidas. “Agora nesse biênio final vamos en- frentar as obras de maior di- mensão. Os prefeitos estão lidando com uma realidade muito melhor do que a que havia. Isso não significa que eles não tenham reivindica- ções, estamos trabalhando para conseguir atender as ex-

pectativas. Havia situação de abandono em alguns seg- mentos, hoje isso não acon- tece. Os prefeitos hoje lidam com um quadro melhor do que tinham antes”, afirma Pedro Sales.

CONTAS PÚBLICAS

O controle das contas pú- blicas foi ponto favorável para o desenvolvimento do estado nesses dois anos de governo Caiado. “Se as con- tas não tivessem sido con- troladas, nada de educação, saúde, po- deria ser

feito.

C u m - prindo as metas para entrar no RRF. Temos feito o dever de casa, com re- formas. Reformas que geram custo político, mas que são fundamentais para tirar o estado da situação em que es- tava, isso é sem dú- vida um marco que permite que tudo mais seja feito”, salienta o secretário-chefe da Go- vernadoria, Adriano

Rocha Lima.

Quem também c o n c o r d a

o controle da situaçãocom financeira é o prefeito de Campos Verdes e presidente da Federação Goiana dos Mu- nicípios (FGM), Haroldo Naves. “O estado estava numa situação financeira crí- tica, houve articulação para suspender a dívida, eu tenho certeza que nos próximos dois anos vai ter parceria com os municípios com casas, re- capeamento, reformas. Está trabalhando, ainda não foi anunciado, mas tenho cer- teza que será um segundo se- mestre ainda mais estruturante para os municí- pios”, pontua.

O gestor reforça o olhar humano na carreira de Caiado que foi deputado e se- nador municipalista. “Tem cumprido, para o nosso pla- nejamento, as contrapartidas rigorosamente. No governo passado foram mais de um ano sem receber. Nesse go- verno recebemos. O mesmo ocorre com transporte esco- lar, isso traz tranquilidade para o prefeito fazer planeja- mento e dar conta de cum- prir. Com melhoria na finança, vai começar outros investimentos. Esse olhar hu- mano, e vontade de ajudar é importante”, conclui.

O prefeito de Aruanã, Her- mano de Carvalho disse que é possível ver a credibilidade

na gestão de Caiado. “A ges- tão não é para qualquer um, a gestão não é porque eu quero ser gestor e que aquilo acontece, não é. Vai se conhe- cendo o gestor à medida que o tempo vai passando, por exemplo, um gestor não pode de maneira nenhuma botar os pés adiante das mãos, ele não pode antecipar. Tem que existir uma responsabilidade muito grande e eu tenho visto isso do governador, acompa- nhei ele nas redes sociais, quando militava no Con- gresso Nacional, então, essa coisa da austeridade dele tem se manifestado e tem saído de dentro dele um gestor”.

O gestor destaca que o go- verno tem preocupação e cui- dado com as contas públicas, o que acrescenta ainda mais na credibilidade da gestão es- tadual.

“Eu vejo que o governador tem muito de gestão, a gente vê a preocupação dele com relação às contas públicas. A gestão acontece com o tempo, se você toma as medi- das certas vai sair muito bem do outro lado, então eu tenho visto ele já com dois anos completos de governo, en- trando já no terceiro ano de governo e para mim gestor.

Então, a credibilidade é isso quando você adquire o povo confia e vai todo mundo junto e começa apoiar a sua gestão então é o que eu tenho visto”, destaca.

SAÚDE

No início de 2020, o estado deu o pontapé inicial para a regionalização da saúde esta- dual. O objetivo é entregar 17 policlínicas até 2022, ofere- cendo serviços especializa- dos de média complexidade e alta, em articulação com a atenção básica e assistência hospitalar.

O modelo de policlínicas que vem sendo implantado em Goiás já está espalhado pelos Estado de São Paulo, Bahia, Ceará e Paraná e ofe- rece um conjunto de ações e serviços para cada especiali- dade ofertada, conforme os processos clínicos ou proble- mas de saúde mais relevantes em cada região.De acordo com o secretário-chefe da Governadoria, Adriano Rocha Lima, isso vem sendo feito com objetivo de tirar a saúde do eixo Goiânia, Aparecida e Anápolis. Com isso estruturar melhor as unidades no inte- rior do estado.

“Antes quando se ia para o interior não tinha es- trutura hospitalar a não ser o básico. Não tinha atendi- mento complexo, isso fazia com que pacientes em trata- mento de doenças crônicas precisassem deslocar distân- cias absurdas”, conta.

O secretário destaca as Po- liclínicas em Posse, Itum- biara, Luziânia, Formosa, e Águas Lindas. “Se observar a distribuição que temos hoje no estado, está mais próxima

do cidadão, evitando o risco de deslocamento. E esse era um ponto que já estava no plano de governo, a descen- tralização da saúde”, com- pleta Adriano Rocha Lima.

O prefeito de Campos Ver- des e presidente FGM, Ha- roldo Naves também destaca que, na saúde houve avanço na conclusão dos hospitais, como por exemplo, o de Uruaçu.

O que, segundo ele, vai ajudar a desafogar os municí- pios. Além disso, ressalta que o avanço é gradativo.Na rede estadual de Educação de Goiás, antes mesmo do início do segundo bimestre de 2020, toda a comunidade escolar teve que suspender as aulas presenciais em função da pandemia da Covid-19.

Mesmo com esse cenário, Goiás se tornou destaque na- cional, com resultado histórico no Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (IDEB).

O resultados do IDEB 2019, realizado no mês de se- tembro, comprovou que a rede estadual de Goiás foi a única a atingir a meta indivi- dual para o Ensino Médio, saltando de 4,3 (2017) para 4,8 (2019). Além disso, o Es- tado apresentou crescimento no Índice do Ensino Funda- mental – Anos Iniciais, avan- çando de 6,1 para 6,2. Já o índice para o Ensino Funda- mental se manteve em 5,3.

O secretário-chefe da Go- vernadoria, Adriano Rocha Lima destacou os resultados.

“Conseguimos alcançar o primeiro lugar do Ideb, tere- mos agora um programa de estímulo à leitura muito legal, totalmente diferenciado do Brasil todo. A gente está esta- belecendo o ensino público com qualidade cada vez maior do que comparado a escolas particulares. Essa é uma marca que a gente con- tinua investindo bastante”, disse.

EDUCAÇÃO

No início do mês de de- zembro do ano passado, um projeto de lei de autoria da Governadoria concedeu o reajuste salarial a todos os professores com contratos temporários na rede esta- dual.

A norma aprovada pela Assembleia Legislativa, ga- rante o direito dos temporá- rios ao Piso Nacional dos Professores, que é de R$

2.886,24 para profissionais de nível superior com carga ho- rária de 40 horas semanais.

Para quem faz 20 ou 30 horas, o reajuste será calculado pro- porcionalmente. A medida beneficia 12.486 profissionais da Educação do Estado e cor- rige uma distorção histórica nos salários que se estendia a cerca de 20 anos.Em relação a Universidade Estadual de Goiás (UEG), desde o início de 2020 está em curso um processo de reordenamento administrativo e acadêmico.

O

DA REDAÇÃO Por Luiz Afonso

GESTÃO RONALDO CAIADO - 30 MESES

(6)

SEGUNDA-FEIRA, 15 DE AGOSTO 2021 GOYAZ 06

Mesmo em um contexto de pandemia apresentou re- sultados positivos, onde cinco cursos da universidade estão entre os 12 avaliados com nota alta no Exame Na- cional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divul- gado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Edu- cacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2021, aprovada neste ano pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, prevê orçamento de R$ 301 milhões para a Universidade, o montante é o maior desde 2018.

Desde o ano passado, os recursos deixaram de ter vin- culação direta com a arreca- dação do Estado e passaram a estar incluídos dentro dos 25% de gastos obrigatórios da Educação em Goiás.Levando- se em consideração o modelo anterior de vinculação de 2%

da arrecadação líquida de al- guns impostos, segundo dados do Governo de Goiás, o orçamento da UEG foi de R$

238,5 milhões em 2018, R$

274,8 milhões em 2019 (apro- vado ainda na gestão ante- rior), R$ 293,3 milhões em 2020 (no atual governo) e, agora, em 2021, seria de R$

287 milhões, mas passa a ser de R$ 301 milhões. Acima dos 2% de vinculação do modelo anterior.

SEGURANÇA PÚBLICA Em relação a segurança pública, no início deste ano os dados estatísticos da Se- cretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) apontam que a redução em todos os Crimes Violentos Letais In- tencionais (CVLI) chegou a 10,4%.As ocorrências de ho- micídio tiveram queda de 9,39%, os latrocínios caíram 22% e os crimes de lesão cor- poral seguida de morte dimi- nuíram 38,9%.

Em relação aos crimes vio- lentos contra o patrimônio, a queda foi de mais de 38%.

Essa modalidade inclui os roubos de veículos (-40,2%), a transeuntes (-35,4%), em re- sidências (- 35,3%), e roubos em comércio (-28,6%). Os roubos em propriedades ru- rais, por sua vez, caíram 40,5%.

Os números apresentados revelam que o Batalhão Rural, criado pela gestão Caiado, está presente nos 246 municípios goianos e tem sido exemplo para outros es- tados.

Em 2020, foram deflagra- das 20.400 operações em Goiás. Foram realizadas mais de 25 mil prisões em flagrante

e mais de 1,3 milhão de abor- dagens policiais. As ações re- sultaram na apreensão de mais de 56 toneladas de droga, além de serem apreen- didas 6.230 armas de fogo. Ao longo do último ano, 60,34%

dos inquéritos policiais ins- taurados tiveram a autoria definida. Além disso, foram emitidos 58.661 laudos de cri- minalística e 47.885 laudos de medicina legal conclusos.

O secretário-chefe da Go- vernadoria, Adriano Rocha Lima, destaca que das três áreas que têm grandes desta- ques no governo atual a pri- meira é a segurança pública.

“A gente vê queda de índice de criminalidade de forma bem acentuada. Goiânia hoje é a segunda capital com menor valor cobrado em se- guro. A integração das forças policiais fez despencar os in- dicadores de violência, mas tem muito a ser feito”, pon- tua. O prefeito de Campos Ver- des e presidente da FGM, Ha- roldo Naves avalia que o governador trouxe a marca do zelo com a gestão pública.

“Objetivamente, a segurança melhorou muito. Há sensa- ção de segurança em todos os municípios dos estados.

Houve reforço nessa questão, houve esforço em retomar as obras públicas que estavam paradas há um tempo. Está concluindo as obras estrutu- rais. As obras inacabadas. Evi- tar o desperdício com dinheiro público”, afirma.

Na avaliação do prefeito de Aruanã, Hermano de Car- valho a uma dificuldade com a falta de efetivos policiais, porém, a sensação de segu- rança tem sido vista no muni- cípio. “Aqui na minha cidade tivemos problemas e não foi só aqui, foi no estado inteiro.

Mas, isso é culpa dele, isso é culpa que já se arrasta deze- nas e dezenas de anos, que é essa falta do efetivo policial.

Mas, mesmo assim, a sensa- ção de segurança hoje é muito equilibrada e muito boa. A gente sente isso, que as coisas melhoraram bastante”, conclui.

60 MIL COMPUTADORES E TECNOLOGIA

Em comemoração ao Dia do Estudante, o governador Ronaldo Caiado iniciou, na útima quarta-feira (11/08), a distribuição de 60 mil com- putadores do tipo Chrome- book a alunos da rede estadual de ensino, no Colé- gio da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Nader Alves Dos Santos, em Aparecida de Goiânia.

Ao todo, o Governo de Goiás investiu R$ 144 milhões

na aquisição dos equipamen- tos, que serão distribuídos a todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Na ocasião, Caiado inau- gurou a reforma de quatro unidades da Secretaria de Es- tado de Educação (Seduc), com investimentos de R$

929.627,20, e recebeu uma doação da empresa TryEdu, para que alunos possam ter acesso a um aplicativo que vai contribuir na avaliação do aprendizado.

“Como governador, desde que ganhei, fiz um compro- misso de vida. Vamos investir fortemente na educação, em Goiás”, garantiu Caiado ao fazer as primeiras entregas de equipamentos.

“Chegamos à educação do século XXI. Sem dúvida, saí- mos de um quadro analógico para um momento mais so- fisticado, mais moderno, atual e com o objetivo único de gerar conhecimento”, as- severou o governador. Caiado ainda fez questão de ressaltar que apenas o ensino oferece condições para ser um vence- dor na vida e ter uma profis- são.

“Quando você tem uma boa educação, inevitavel- mente, não tem obstáculo, não tem dificuldade, você vai vencer na vida. Acreditem.

Não tem caminho fácil”, de- clarou. O governador fez questão de demonstrar as funções do Chromebook.

“Vira um tablet, que facilita o acesso a tudo que precisarem para colocar o conhecimento em dia, em qualquer uma das matérias. Vai dar a vocês uma oportunidade ímpar de revi- sar o que já foi pedido em ou- tros exames”, explicou Caiado.

“Este equipamento vai deixar todos mais prepara- dos. É sinal de respeito que temos com os alunos e pro- fessores”, destacou. O vice- governador Lincoln Tejota afirmou que a atual gestão constrói uma educação dife- rente. “Você (aluno) pode ser o que quiser. Se quiser ser médico ou policial, vai ser, porque, no que depender do Estado, dos colégios, vamos dar as condições. Não será por falta de tênis, uniforme e material. E isso não é favor”, sublinhou. Ele ainda concla- mou para que os alunos e seus responsáveis cuidem dos equipamentos.

“Tudo isso é porque o fu- turo de vocês importa. Preci- samos fazer com que o melhor do Estado possa ser investido em vocês”, garantiu Tejota.

As entregas contempla- ram 400 alunos que integram a Coordenação Regional de Aparecida de Goiânia, que in- clui ainda Aragoiânia, Bonfi-

nópolis, Caldazinha, Senador Canedo e Hidrolândia.

Estudantes do programa GoiásTec, em Silvânia e Rio Verde, também foram benefi- ciados. Todos irão assinar um termo de cessão de uso e levar os computadores para casa, onde poderão estudar e participar das aulas remotas.

A ação faz parte do plano de investimentos do Governo de Goiás, por meio da Seduc, que visa promover condições de igualdade a todos os estu- dantes de Goiás. Os Chrome- books são distribuídos para alunos que, neste ano, se pre- param para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e devem ser devolvi- dos ao final do ano letivo. A secretária de Estado da Edu- cação, Fátima Gavioli, pon- tuou que o governador Ronaldo Caiado fez questão de realizar a entrega no Dia do Estudante.

“Fazemos essa distri- buição a todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio, in- dependente da modalidade”, afirmou. Segundo a gestora, são equipamentos de última geração, inclusive com touch screeen, que é a tela sensível ao toque. “Tem tudo que pre- cisam para estudar, pesquisar e aprimorar o trabalho”, ga- rantiu. Ela ainda pediu que todos zelem pelos equipa- mentos para que, ano que vem, outro estudante possa utilizar. Ao todo, serão entre- gues 60 mil Chromebooks a todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.

O equipamento é similar ao notebook, porém com al- gumas diferenças, como a presença de aplicativos se- melhantes aos de celular. Os alunos que não tiverem co- nectividade em casa para uti- lizar as funcionalidades do computador poderão utilizar a escola como ponto de apoio para baixar vídeos e ativida- des e atualizar os programas, e continuar os estudos de forma off-line em casa.

Beneficiada com um Chromebook, a estudante Amanda Beatriz, de 18 anos, aluna do Colégio Estadual Deputado Manoel Men- donça, em Hidrolândia, afir- mou que até então contava apenas com um celular para ajudar nas aulas. “Tem muita gente que não tem condição de comprar. Vai ajudar bas- tante, será um incentivo. Vou conseguir pesquisar e estudar mais”, destacou a jovem.

“Agradecemos por todos os investimentos feitos no Es- tado de Goiás, principal- mente na educação”, afirmou a estudante do CEPMG Nader Alves Dos Santos, Isis Caval- cante.

PROGRAMA CONECTAR Para garantir Internet de alta velocidade em todas as escolas estaduais, o Governo de Goiás lançou o programa Conectar, em maio deste ano, que destina às escolas esta- duais, mensalmente, recursos proporcionais ao número de estudantes matriculados para a contratação de pacotes de Internet com velocidade sufi- ciente para atender todos os seus alunos e professores.

Os valores variam entre R$

233, para escolas com menos de 210 alunos, e R$ 300, para as escolas com mais de 1,7 mil estudantes. Na totalidade, o programa Conectar conta com investimento estadual de R$ 4,8 milhões.

INVESTIMENTOS EM OBRAS

Na ocasião, o governador também inaugurou a reforma de quatro unidades da Seduc, em Aparecida de Goiânia e Aragoiânia. Ao todo, o Go- verno de Goiás investiu R$

929.627,20 nas obras. Em Aparecida de Goiânia, foram destinados R$ 230.999,99 ao Colégio Estadual Severina Maria de Jesus; R$ 233.265,22 ao Centro de Ensino em Pe- ríodo Integral (Cepi) Profes- sora Alzira Alves de Queiroz;

e R$ 217.858,37 à Coordena- ção Regional de Educação.

Ainda foram repassados R$

247.503,62 para o Colégio Es- tadual José Cândido Rosa, si- tuado em Aragoiânia.

Os serviços realizados em todos os prédios consistem em reforma da copa, da cozi- nha, da central de gás, do es- tacionamento, dos banheiros, cobertura e forro, aperfeiçoa- mento das instalações elétri- cas, pintura, e adequação às normas de prevenção à in- cêndio e de acessibilidade.

TecnologiaDurante o evento, a empresa TryEdu doou ao Estado 1.420 chaves de acesso ao aplicativo "Uma Aventura na Escola".

A ferramenta é um game (jogo) que simula uma uni- dade escolar, engajando o aluno e fornecendo diagnós- ticos aos professores.

Por meio dela, conforme o envolvimento do estudante, é possível avaliar o seu desen- volvimento fornecendo dados e insights para que os professores possam indivi- dualizar o aprendizado.

“Os vouchers são doados para que vocês estejam co- nectados. Estamos cami- nhando juntos para conseguir melhorar e alavan- car a educação em Goiás”, disse o representante da TryEdu, Thiago Viana.

Caiado inaugura Grupo Especializado para Vítimas de Crimes Raciais

Evento ocorre nesta segunda-feira (16), às 10h30, em prédio anexo à Escola Superior da Polícia Civil, no Jardim Bela Vista.

Nova unidade irá atuar, também, na conscientização da sociedade e resgate da cidadania das vítimas de racismo, discriminação e intolerância, seja ela por cor, etnia, religião, condição, orientação sexual ou identidade de gênero

O governador Ronaldo Caiado inaugura hoje, se- gunda-feira (16/08), às 10h30, o Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri). A nova unidade irá funcionar em prédio anexo à Escola Supe- rior da Polícia Civil, locali- zado no Jardim Bela Vista, em Goiânia.

O objetivo da especiali- zada, que será chefiada pelo delegado Joaquim Adorno, é investigar crimes de injúria racial, homofobia e demais delitos envolvendo práticas de intolerância ou discrimi- nação contra as populações vulneráveis.

Com a unidade, a Polícia Civil espera dar respostas a condutas que, até pouco tempo, não eram considera- das criminosas e que, por vezes, não recebiam a devida atenção das autoridades.

O Geacri vai atuar não so- mente no âmbito criminal, mas também na conscienti- zação da população e resgate da cidadania das vítimas de racismo, discriminação e in- tolerância, seja ela por cor, etnia, religião, condição, orientação sexual ou identi- dade de gênero.

SERVIÇO

Governador Ronaldo Caiado inaugura Grupo Especiali- zado no Atendimento às Víti- mas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Gea- cri) da Polícia Civil

Quando:

Segunda-feira (16/08), às 10h30

Onde: Anexo da Escola Supe- rior da Polícia Civil - Av. Pla- nalto, Jardim Bela Vista, Goiânia (GO)

(7)

07

A NÁPOLIS

GOYAZSEGUNDA-FEIRA, 16 DE AGOSTO 2021

Paróquia Sant’Ana HOJE

Unidade do São José retorna atendimento da atenção básica nesta segunda-feira, 16

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e à redução do nú- mero de internações, a uni- dade de saúde do São José, utilizada como referência na pandemia, volta ao atendi- mento da atenção básica.

A princípio, o posto vai funcionar das 8h às 17h, com a retomada gradativa dos ser- viços. Neste fim de semana, o local fica fechado ao público para passar por desinfecção e sanitização.

Para atendimento às pes- soas com sintomas do coro- navírus, a Prefeitura continua com a Unidade de Referência

do Parque Iracema, que fun- ciona 24 horas por dia, inclu- sive aos finais de semana.

Prazo para Refis 2021 vai até 30 de setembro

O contribuinte que quiser participar do Programa de Benefícios Fiscais (Refis 2021) deve ficar atento ao prazo, que finaliza no dia 30 de se- tembro. Essa é a primeira vez na história do programa que tanto a quitação à vista como o parcelamento foram priori- zados com condições mais atrativas. O débito pode ser dividido em até 60 vezes, com escalonamento de desconto de juros e multa que varia de

70% a 95%.

A renegociação de dívidas com o município pode isen- tar o contribuinte de até 100% de juros e multas de- correntes de débitos vencidos até 31 de dezembro de 2020, desde que o pagamento seja à vista. É importante ressaltar também que o contribuinte que tiver débitos anteriores ao ano de 2020 e quiser parti- cipar do Refis deste ano, não há problema, mas desde que não seja parcelamento de Refis de outros anos.

Para evitar aglomeração e proporcionar mais comodi- dade, neste ano a negociação pode ser feita preferencial- mente pelo Zap da Prefeitura, em canal exclusivo criado para o Refis 2021. Outra opção é comparecer às uni- dades do Rápido. Entre os tri- butos que se encaixam, estão IPTU, ISS e multas de órgãos municipais como Postura, Vi- gilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e Procon.

Existem dois valores míni- mos para pagamento parce- lado: em caso de pessoa física ou microempreendedor indi- vidual (MEI), nenhuma par- cela poderá ser inferior a R$

110 (cento e dez reais) e, em caso de pessoa jurídica, ne- nhuma parcela poderá ser in- ferior a R$ 330 (trezentos e trinta reais).

Entenda a forma de parce- lamento e redução de juros do Refiz 2021:

100% para o pagamento à vista;

95% para o pagamento entre 2 (duas) e 6 (seis) parcelas;

90% para o pagamento entre 7 (sete) e 20 (vinte) parcelas;

80% para o pagamento entre 21 (vinte e uma) a 40 (qua- renta) parcelas;

70% para o pagamento entre 41 (quarenta e uma) e 60 (ses- senta) parcelas.

@thalesbaguiar Por: Thales Bruno Aguiar

DE 23 A 29 DE AGO

INSCREVA-SE EM:

Siga o(s) fio(s) e saiba mais sobre o

Congresso da Abraji.

CONGRESSO.ABRAJI.ORG.BR

@abraji_

Referências

Documentos relacionados

Embora acreditemos não ser esse o critério mais adequado para a seleção dos professores de Sociologia (ou de qualquer outra disciplina), cabe ressaltar que o Conselho

Pinturas, depilatórios, unguentos mamilares, colorantes para o cabelo e até pomadas à base de vidro em pó (que, aparentemente, permitiam simular a virgindade) (Braunstein, 1990),

A avaliação dos diferentes métodos de preparação da superfície já impressa para a extrusão de uma nova camada na impressão tridimensional por deposição fundida

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Os Autores dispõem de 20 dias para submeter a nova versão revista do manuscrito, contemplando as modifica- ções recomendadas pelos peritos e pelo Conselho Editorial. Quando

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

Neste relatório, após esta breve introdução, em que enuncio os objectivos gerais do estágio profissionalizante, descrevo as actividades realizadas e observadas ao longo de