• Nenhum resultado encontrado

Efeitos imediatos do laser de baixa intensidade na fadiga dos extensores de punho e sua relação com a força de preensão palmar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Efeitos imediatos do laser de baixa intensidade na fadiga dos extensores de punho e sua relação com a força de preensão palmar"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Efeitos imediatos do laser de baixa intensidade na fadiga dos extensores de punho e sua relação com a força de preensão palmar

Adrian Freitas Claudino Vitor Kinoshita Souza

Araranguá, 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Efeitos imediatos do laser de baixa intensidade na fadiga dos extensores de punho e sua relação com a força de preensão palmar

Adrian Freitas Claudino Vitor Kinoshita Souza

Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado à disciplina TCC-2 do Curso de fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito parcial

(2)

para obtenção do título de Bacharel em Fisioterapia.

Orientador: Prof. Dr. Rafael Inácio Barbosa

Araranguá, 2015

AGRADECIMENTO ESPECIAL

Ao nosso professor e orientador Rafael Inácio Barbosa, pela transmissão de conhecimento para nossa vida profissional, auxílio, paciência e, em especial, pela amizade que complementou a formação de nosso caráter e amadurecimento profissional.

Agradecimentos – Vitor Kinoshita Souza

A meus pais, Julia e José, pelo apoio e incentivo, tanto nas horas difíceis quanto nos momentos de alegria.

(3)

A meu irmão, Vinicius, pelo incentivo e compreensão a todo momento desta caminhada.

A minha namorada, Bruna Gabriela, por estar junto de mim nesta jornada me incentivando e apoiando a todo momento.

Ao meu irmão de graduação, Adrian Freitas, que aceitou enfrentar este desafio junto a mim e sabe de tudo que enfrentamos nesta jornada.

Aos professores, Alexandre e Heloyse, pela ajuda e transmissão de conhecimento para o presente trabalho e nossa vida profissional.

Por fim, a todos que participaram de algum maneira desta longa jornada da graduação.

Agradecimentos - Adrian Freitas Claudino

Primeiramente a minha família , Alan Marcus Santos Claudino, Rita de Cássia Freitas Claudino, Alexia Freitas Claudino e Athus Freitas Claudino, por ter me dado todo suporte para que fosse concluída mais uma etapa da minha vida.

A minha dupla de TCC, o grande amigo Vitor Kinoshita Souza.

A todos meus amigos, em especial ao Fisioterapeuta Lucas Rodrigues Pagliari e Guilherme Egídio Caetano da Silva

Ao Professor Alexandre Marcio Marcolino, pela sua grande colaboração para o trabalho.

Ao LARAL, Laboratório de Avaliação e Reabilitação do Aparelho Locomotor

Á todos os professores com quem tive o privilégio de aprender um pouco com cada um ao longo da graduação.

(4)

A todos os voluntários que participaram deste trabalho.

“No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.” Fernando Sabino

(5)

Sumário: 1. INTRODUÇÂO...13 2. OBJETIVO GERAL...18 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS...18 4. HIPÓTESE...18 5. MATERIAIS E MÉTODOS...18 5.1 Cuidados Éticos...18 5.2 Sujeitos...18 5.2.1 Critérios de Inclusão...19 5.2.2 Critérios de Exclusão...19

5.3 Recrutamento, Coleta e Local...19

5.4 Procedimento...20

5.5 Protocolo de Fadiga...21

5.6 Equipamento Emissor de Radiação Laser...21

5.7 Análise dos Dados...22

6. RESULTADOS...23

7. DISCUSSÃO...31

8. CONCLUSÃO...35

9. REFERÊNCIAS...36

10. ANEXO...43

Lista de Figuras, Tabelas e Anexos:

Figura 1 – Avaliação com a dinamometria isométrica e posicionamento dos eletrodos para coleta dos sinal EMG dos músculos ERC, ED, EUC e FSD.

Figura 2 – Locais da aplicação do LBI nos músculos extensores do punho (3 pontos no músculo extensor radial do carpo (ERC), 3 no extensor ulnar do carpo (EUC) e 3 no extensor comum dos dedos (ED).

Figura 3: 3A: Avaliação da preensão palmar comparando a avaliação pré-fadiga na semana 1 e 2 com o pós-pré-fadiga na semana 1 e 2 no grupo controle. 3B: Avaliação da preensão palmar comparando a avaliação pré-fadiga na semana 1 e 2 com o pós-fadiga na semana 1 e 2 no grupo LBI. 3C: Análise da força de preensão palmar pré-fadiga e pós-fadiga entre os grupos

(6)

Figura 4: Análise do tempo de fadiga (s) do grupo controle comparado ao grupo laser na 1 e 2 semana. NS: Sem diferenças significativas; * Diferença significativa intragrupo; **Diferença significativa intergrupo.

Figura 5: Análise dos traçados eletromiográficos, através da RMS, dos músculos do grupo controle, na força de preensão palmar. * Representa diferença significativa.

Figura 6: Análise dos traçados eletromiográficos dos músculos do grupo LBI, na força de preensão palmar. * Representa diferença significativa. LLLT=LBI. Figura 7: Análise dos traçados eletromiográficos, através da Fmed, dos músculos do grupo controle, na força de preensão palmar. * Representa diferença significativa.

Figura 8: Análise dos traçados eletromiográficos, através da Fmed, dos músculos do grupo LBI, na força de preensão palmar. * Representa diferença significativa.

Tabela 1: Dados antropométricos, grupos controle e LBI. LBI: Laser de Baixa Itensidade; IMC: Índice de massa corporal; 1Rm: Repetição máxima

Tabela 2: Valores da análise da EMG, de acordo com RMS, grupo controle, na tarefa de preensão palmar na semana 2. Onde * p < 0,05 diferença significativa.

Tabela 3: Valores da análise da EMG, de acordo com RMS, no grupo LBI, na tarefa de preensão palmar na semana 2. Onde * p < 0,05 diferença significativa.

Tabela 4: Valores da análise da EMG, de acordo com Fmed, grupo controle, na tarefa de preensão palmar na semana 2. Onde * p < 0,05 diferença significativa.

Tabela 5: Valores da análise da EMG, de acordo com Fmed, grupo LBI, na tarefa de preensão palmar na semana 2. Onde * p < 0,05 diferença significativa.

Anexo 1: Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina

(7)

Anexo 3: Ficha de avaliação físico-funcional.

Lista de Abreviaturas: A/D - Analógico para Digital Ag/AgCl - Prata/cloreto de Prata ADP – Adenosina Difosfato

ASHT - Sociedade Americana dos Terapeutas da Mão

AsGaInP- Arseneto de Gálio Indio Fosforo ATP – Adenosina Trifosfato

Bpm – Batimentos por Minuto cm2 – Centímetro Quadrado

D/E – Direita/Esquerda DP – Desvio Padrão EMG – Eletromiografia

ERC - Extensores Radiais do Carpo EUC – Extensor Ulnar do Carpo

ERO – Espécies Reativas de Oxigênio Fmed - Frequência Mediana

FSD - Flexores Superficial dos dedos IMC – Índice de Massa Corporal Kg – Kilograma

Kg/m² – Kilograma por Metro Quadrado Kgf – Kilograma Força

LBI – Laser de Baixa Intensidade LEDT – Light-emiting Diode Therapy LLLT – Low Level Laser Therapy mW – Miliwatts

nm – Nanômetro

RM – Repetição Máxima 1-RM - 1 Repetição Máxima RMS – Root Mean Square

(8)

Resumo

Introdução: Para avaliação funcional da mão, pode utilizar-se de alguns recursos, como a força de preensão palmar, tarefa essa que necessita do sinergismo muscular entre os flexores dos dedos e extensores de punho. A fadiga muscular é comumente descrita como um decréscimo gradual, decorrente da atividade, na função contrátil e, assim, reduzindo a capacidade muscular de gerar força. Estudos recentes tem verificado a influência da fototerapia na ativação muscular bioenergética e sua influência no desempenho durante as atividades físicas. Objetivo: Avaliar o efeito do Laser de Baixa Intensidade (LBI), na ativação dos músculos: extensor radial do carpo, extensor ulnar do carpo e extensor comum dos dedos e a associação com a força de preensão palmar após um protocolo de fadiga de extensores de punho. Métodos: Foram voluntários na pesquisa 28 indivíduos do sexo masculino com idade entre 18 e 25 anos, divididos em 2 grupos, grupo fadiga e grupo LBI. A tarefa realizada pelos voluntários foi a preensão palmar através da dinamometria. A EMG de superfície foi utilizada para avaliar o padrão de recrutamento dos músculos estudados, através do eletromiógrafo da marca Miotec®. O protocolo de fadiga foi baseado no teste de 1 Repetição Máxima (1-RM), seguida da realização do movimento de extensão de punho repetidas vezes com carga de 75% da 1-RM pré definida para cada voluntario. Resultados: O protocolo de fadiga foi eficaz na diminuição da força de preensão palmar em ambos os grupos, com diferença estatística (p<0,05) para o grupo controle. No mesmo protocolo o tempo de exaustão foi maior para o grupo LBI na análise intra e intergrupos. Na análise EMG, a maior ativação, dada pela RMS, foi do ERC e a frequência mediana (Fmed) evidenciou uma fadiga do EUC no grupo controle. Conclusão:O LBI foi eficaz em minimizar a força de preensão palmar, aumentar o tempo de exaustão e na manutenção do comportamento da Fmed nos músculos extensores de punho após o protocolo de fadiga.

Palavras Chaves: Preensão Palmar, Fadiga, Laser de Baixa Intensidade.

(9)

Introduction: Some resources can be used to evaluate hand function, one of them is the hand grip, which requires a muscular synergism between the finger flexors and the wrist extensors. Muscle fatigue is generally described as a gradual decrease, activity dependent, at the contractive function, resulting in a reduction at the muscular power generation capacity. Recently studies have been verifying the phototherapy influence at the muscular bioenergetic activation, and its influence at the physical activity performance. The eletromyography evaluation provides to objectify and to investigate several parameters that envolves the muscular action, such as: fatigue, conduction speed, neuromuscular desorders diagnosis, power estimate or muscular torque and the muscular recruitment model. Objective: To evaluate the effect of the Low Level Laser Therapy (LLLT) at the activation of the muscles: radial carpal extensor, ulnaris carpal extensor and finger common extensor and its association with grip power after a carpal extensors fatigue protocol. Methods: 28 male individiduals with mean age of 18 to 25 years, divided in to 2 groups, fatigue group and LLLT group, was volunteers on this research. The task was to grip with the dominant limb using a dinamometer of Jamar® brand. The surface EMG was used to evaluate the studded muscular recruitment model, using a elquipment by Miotec® brand. The fatigue protocol was based on the 1 Maximal Repetition (1-MR), that consists at the maximal load the volunteer can perform a complete wrist extension, starting from a complete wrist flexion. The fatigue protocol was based at the wrist extension movement achievement, multiple times, with a load of 75% of 1-MR defined to each volunteer. Results: The fatigue protocol was effective on hand grip strength reduction at both groups, with statistic difference (p<0,05) for control group. At the same protocol, time to exhaustion was superior for the LLLT group on the between groups and inside groups analysis. At the EMG analysis, the bigger activation, given by the RMS, was to radial carpal extensor and the median frequency revealed a ulnaris carpal extensor fatigue at the control group. Conclusion: The LLLT was effective on minimizing hand grip strength, increase time to exhaustion and maintenance of the median frequency behavior at the wrist extensor muscles after the fatigue protocol.

Keywords: Hand Grip, Fatigue, Low Level Laser Therapy. 1. Introdução

(10)

A anatomia do membro superior é considerada complexa pela grande quantidade de estruturas que estão presente neste segmento, tais como: tecido ósseo, ligamentos, músculos e tendões flexores/extensores, músculos extrínsecos e intrínsecos, nervos periféricos, vasos sanguíneos e tegumento (KIJIMA; VIEGAS, 2009; PRATT, 2011). Dentre os segmentos corporais, as mãos têm papel fundamental devido às variedades de tarefas que realizam e a extrema precisão de seus movimentos. Indivíduos com disfunção na preensão palmar apresentam prejuízo nas atividades de vida diária, sendo necessário o retorno da força a esse segmento corporal. Uma diminuição na força de preensão pode estar relacionada a diversas patologias como fratura do rádio, reparo nas lesões dos tendões flexores, epicondilites, entre outros (MAGEE 2006; VINJAMURI et al., 2006; KRISCHAC et al. 2009).

A mão dispõe de uma 27 de ossos, articulados entre si e um vasto grupo muscular, sendo subdivididos entre os músculos intrínsecos e extrínsecos que, em atuação conjunta, possibilitam os movimentos desse segmento (FREITAS, et al 2006)

A musculatura intrínseca é composta pelos músculos que tem origem e inserção na própria mão. São eles: abdutor curto do polegar, flexor curto do polegar, oponente do polegar, abdutor do dedo mínimo, flexor curto do dedo mínimo, oponente curto do dedo mínimo, adutor do polegar, palmar curto, interósseos dorsais, interósseos palmares e lumbricais . Os extrínsecos originam-se no braço ou antebraço e inserem-se na mão por meio de tendões. São eles: Flexor radial do carpo, flexor ulnar do carpo, flexor superficial dos dedos, flexor profundo dos dedos, flexor longo do polegar, extensores radiais curto e longo do carpo, extensor ulnar do carpo, extensor dos dedos, abdutor longo do polegar, extensor curto do polegar e extensor longo do polegar. (FREITAS et al. 2006)

A sutileza sensorial combinada com a agilidade são indispensáveis para a execução diária dos movimentos do segmento distal do membro superior. Os músculos dessa região são de extrema importância, pois viabilizam a prática de movimentos, tais como a pinça e a preensão. (JOHANSON; JAMES; SKINNER, 1998; HOOZEMANS; DIEEN, 2005; FINNERAN; O’SULLIVAN, 2013)

(11)

De acordo com Brumfield, Champoux (1984), para que a mão esteja apta a realizar movimentos de atividades de vida diária, a amplitude de movimento para o punho deverá estar entre 10° para flexão e 35° de extensão. Para que os dedos da mão tenham função maximizada o punho tem que possuir uma pequena extensão, de 10° a 15°. Esta discreta extensão é conhecida como posicionamento funcional do punho e, para que isso possa ocorrer, é de fundamental importância que os músculos do punho, mão e antebraço estejam em sincronismo.

É preciso que ocorra um conjunto de ações musculares para ocorrer a preensão palmar, a ativação de músculos extensores de punho ligados a contração de flexores dos dedos (SHIMOSE; MATSUNAGA; MURO, 2011). Com isso, ocorre uma maior estabilidade da articulação rádio-cárpica, possibilitando assim o movimento de preensão (NOVAK 2005).

Existem alguns recursos para avaliar funcionalmente o membro superior. Dentre eles a preensão palmar, segundo Hoozemans e Dieen (2005) e Finneran e O'Sullivan (2013) essa é uma técnica adotada tanto para pesquisas, quanto para a prática clínica, visto que para que a preensão palmar aconteça é importante que ocorra um sincronismo entre punho e dedos. Ainda que a força de preensão palmar não seja só resultante da força de musculatura flexora, os músculos extensores de punho e dedos trabalham em uma contração simultânea, sinalizando assim um sinergismo fisiológico entre esses grupos (MAGEE 2006; BASMAJIAN; DE LUCA, 1985; NOVAK, 2005, JOHNSTON; BOBICH; SANTELLO, 2010).

A fadiga muscular é comumente descrita como um decréscimo gradual decorrente da atividade na função contrátil e, assim, reduzindo a capacidade muscular de gerar força. A fadiga no músculo esquelético ocorre durante atividades pesadas e/ou prolongadas e é um processo complexo e multifatorial envolvendo elementos fisiológicos, bioquímicos e psicológicos (WEIR, BECK, CRAMER, HOUSH, 2006). Na medida em que há uma progressão na intensidade e no tempo de exercício, o desempenho muscular tende a decair gradativamente e, após um tempo de descanso, a função muscular é restaurada aos poucos (ALLEN, LAMB, WESTERBLAD, 2008).

O mecanismo de fadiga muscular pode ter origem central ou periférica. O mecanismo central pode ocorrer no córtex cerebral e até na medula espinhal.

(12)

Dentre as alterações que resultam na fadiga podemos citar o aumento na temperatura central, mudanças na excitabilidade do córtex motor e na regulação do controle motor, além do aumento de citocinas como a interleucina-1, interleucina-6 e o fator de necrose tumoral-α (ALLEN, LAMB, WESTERBLAD, 2008). Os mecanismos de origem periférica são o aumento no potássio extracelular, aumento na quantidade de fosfato inorgânico, aumento da produção de espécies reativas de oxigênio (ERO), aumento nos níveis de lactato, aumento na concentração de íons de hidrogênio e fosfato inorgânico. Devido ao consumo energético, os níveis de adenosina trifosfato (ATP) diminuem devido a utilização do substrato em forma de energia. A quebra de ATP resulta em adenosina difosfato (ADP), o que justifica o aumento de sua concentração durante a fadiga muscular (ALLEN, LAMB, WESTERBLAD, 2008).

Com a finalidade de prevenir a fadiga muscular, estudos focam a utilização de suplementação nutricional com reposição de fluidos, vitamina C, entre outros. Outro autor avalia recursos para recuperação pós fadiga, como: crioterapia, massoterapia, hidroterapia, estimulação elétrica e alongamentos. (SANTOS et al. 2014 )

Os estudos que utilizam recursos terapêuticos (cinesioterapia e eletrotermofototerapia) têm grande importância devido a sua aplicabilidade na prática clínica, a qual visa promover a restauração precoce da funcionalidade. Nesse contexto, o laser de baixa intensidade (LBI) e o ligth-emiting diode therapy (LEDT) apresentam eficácia na ativação muscular bioenergética e esses efeitos podem influenciar no desempenho desse tecido durante as atividades físicas. Observando isso, pesquisadores passaram a investigar o uso LBI e do LEDT como forma de promover uma melhora no desempenho muscular, pois o LBI e o LEDT induzem efeitos fotoquímicos nas células através da absorção da luz nos fotorreceptores, fenômeno esse descrito como fotobiomodulação. Os efeitos da fototerapia vem sendo amplamente utilizado em pesquisas em diferentes tecidos, como: tendões, nervo periférico, tecido cutâneo, ossos e músculos (BARBOSA et al., 2010a; BARBOSA et al., 2010b; BARONI et al, 2015)

A fisioterapia tem buscado vários recursos para tentar maximizar as respostas adaptativas e melhorar o desempenho muscular. Uma das formas

(13)

mais recentes de interferir nesse processo é a utilização do LBI e do LEDT. Pesquisas tem demonstrado que o uso do LBI/LEDT apresenta eficácia na ativação muscular bioenergética e esses efeitos podem influenciar no desempenho desse tecido durante as atividades físicas. Observando isso, pesquisadores passaram a investigar o uso desses recursos como forma de promover uma melhora no desempenho muscular, na evolução tardia da fadiga e na prevenção de lesões musculares (LEAL-JUNIOR et al, 2015). (HIGAHI et al,2013; DOS REIS et al, 2014; BARONI et al, 2015).

Tais efeitos só são possíveis de serem atingidos com os parâmetros corretos na utilização do aparelho. Efeitos benéficos são dose dependentes uma vez que doses baixas trabalham de uma janela terapêutica com respostas celulares positivas para o tratamento, enquanto que doses altas levam ao dano fotodinâmico, podendo resultar em morte celular. Os parâmetros que influenciam a dosagem do LBI são: potência irradiada, energia irradiada, área do feixe, distância de aplicação, densidade da energia e comprimento de onda (ENWEMEKA, 2009).

A interação celular com a fototerapia ocorre devido a existência de cromóforos, moléculas intracelulares que absorvem a luz e produzem modulações no metabolismo local. O cromóforo mais comum encontrado em estudos é o citocromo c oxidase (Cox). A Cox é uma enzima mitocondrial com função importante na cadeia transportadora de elétrons e, assim, atua na respiração celular e na produção de energia na forma de ATP (KARU, 1999).

Leal-Junior et al. (2015) realizaram uma revisão sistemática a fim de avaliar trabalhos envolvendo o efeito do LBI/LEDT no desempenho frente ao exercício e nos marcadores de recuperação após fadiga muscular. O estudo concluiu que os resultados mais significantes e consistentes ocorreram com comprimento de onda vermelha ou infravermelha aplicada antes do exercício. Porém, os estudos em sua maioria avaliaram grandes grupos musculares como, por exemplo, quadríceps femoral e bíceps braquial. (Leal-Junior et al. 2015)

Os resultados positivos provenientes da utilização da fototerapia na recuperação pós fadiga e no desempenho muscular podem ser provenientes do fenômeno denominado fotobiomodulação. Este fenômeno se caracteriza pela capacidade celular em interagir com certos tipos de luz dependendo de

(14)

seu comprimento de onda, densidade de energia e potência. (Leal-Junior et al. 2015).

Eletromiografia (EMG) é o termo que expressa o método de registro da atividade elétrica de um músculo durante a despolarização celular. O traçado eletromiográfico representa o resultado do estímulo neural para o sistema muscular e fornece importantes informações para a modelagem do sistema dinâmico musculoesquelético. A EMG fornece fácil entendimento do processo fisiológico da geração de força dos músculos e produção do movimento (PORTNEY; ROY, 2004).

A avaliação eletromiográfica propicia objetivar e investigar diversos parâmetros que envolvem a ação muscular, tais como: fadiga, velocidade de condução, diagnóstico de doenças musculares, estimativa de força ou torque muscular e o padrão de recrutamento muscular (REAZ; HUSSAIN; MOHD-YASIN, 2006; PINTER et al., 2010; KEIR, BROWN, 2012). Rainoldi et al. (2004) relatam também a utilização da eletromiografia de superfície no meio desportivo, na neurofisiologia e em pesquisas clínicas.

Estudos prévios relacionados à EMG e a contração isométrica demonstram que o acúmulo de subprodutos bioquímicos intramuscular podem influenciar na resposta. O acúmulo de metabólitos leva a modificação progressiva do ph intersticial que, por sua vez, causa uma redução da velocidade de propagação do potencial de ação ao longo das fibras musculares. Desta forma, para análise eletromiográfica da fadiga muscular, tanto a frequência mediana quanto a RMS (root mean square) do sinal são tipicamente utilizadas. (BONATO et al., 2001; DE LUCA, 1997).

2. Objetivo geral

Avaliar o efeito do LBI, nos músculos extensores de punho quando aplicado anteriormente a um protocolo de fadiga destes e a sua relação com a força de preensão palmar.

3. Objetivos específicos

Avaliar os parâmetros eletromiográficos (RMS e Fmed) dos músculos envolvidos na tarefa de preensão palmar antes e após um protocolo de fadiga.

(15)

Esta pesquisa irá investigar o efeito adaptativo frente a atividades físicas do LBI na relação sinérgica entre a musculatura extrínseca do antebraço.

5. Materiais e Métodos

O estudo caracterizou-se como controlado randomizado, com uma proposta de avaliação e intervenção através do efeito do LBI na fadiga dos músculos extensores de punho e analisou a sua relação com a força de preensão palmar e a EMG.

5.1 Cuidados éticos

O presente foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (CAAE: 44966515.7.0000.0121) -Anexo 1. Os sujeitos recrutados assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido (Anexo 2).

5.2 Sujeitos

Foram voluntários na pesquisa 28 indivíduos do sexo masculino com idade entre 18 e 25 anos. Foi realizado um cálculo amostral através do software Graphpad StatMate®, a partir de um estudo piloto desenvolvido. A amostra foi constituída por indivíduos normais que se enquadraram nos critérios de inclusão deste estudo. Os sujeitos foram subdivididos nos seguintes grupos:

 Grupo Controle (n=14): Protocolo de fadiga de extensores de punho associado ao LBI placebo.

 Grupo LBI (n=14): Protocolo de fadiga de extensores de punho associado ao LBI ativo.

5.2.1 Critérios de inclusão

Foram selecionados voluntários entre 18 e 25 anos, do sexo masculino, não praticantes de atividade física regular.

(16)

Indivíduos que apresentaram lesões nervosas associadas a lesões complexas múltiplas, a lesões ósseas ou articulares, a presença de lesão do sistema nervoso central, doenças reumáticas, hanseníase e doenças que acometiam os membros superiores.

5.3 Recrutamento, coleta e local

Os voluntários foram alunos da UFSC/Araranguá. Na triagem foram explicados os motivos da avaliação, a proposta de intervenção e também foi apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que foi assinado após leitura e decisão voluntária favorável a participação no estudo.

A randomização para montagem dos grupos foi baseada em uma sequência de números aleatórios gerados através do programa Excel®.

Após leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e decisão voluntária favorável a participação no estudo, foi realizada a avaliação físico-funcional. As avaliações foram feitas no LARAL (Laboratório de Avaliação e Reabilitação do Aparelho Locomotor- UFSC/Araranguá), inicialmente e após uma semana para cada grupo - Semana 1 e Semana 2, respectivamente (Anexo 3).

5.4 Procedimento

A tarefa realizada pelos voluntários foi a preensão palmar utilizando o dinamômetro da marca Jamar™, no membro superior dominante. O posicionamento do indivíduo para avaliação da preensão palmar seguiu a recomendação determinada pela ASHT (Sociedade Americana dos Terapeutas da Mão) e SBTM (Sociedade Brasileira dos Terapeutas da Mão) e baseada nos estudos de Mathiowetz, Rennells e Donahoe (1986). O indivíduo foi posicionado de maneira confortável em uma cadeira sem apoio para os braços, com os pés totalmente apoiados no chão, o braço dominante paralelo ao corpo, com ombro aduzido, cotovelo a 90º e antebraço em posição neutra (ABDALLA e BRANDÃO, 2005). Os eletrodos foram posicionados nos músculos: extensores radiais curto e longo do carpo (ERC), extensor comum dos dedos (ED) e extensor ulnar do carpo (EUC) e flexor superficial dos dedos (FSD) (Figura 1).

(17)

Figura 1 – Avaliação com a dinamometria isométrica e posicionamento dos eletrodos para coleta dos sinal EMG dos músculos ERC, ED, EUC e FSD.

As avaliações ocorreram antes e após o protocolo de intervenção proposto. A eletromiografia de superfície foi utilizada para avaliar o padrão de recrutamento dos músculos estudados, através do eletromiógrafo da marca Miotec® (Miotool 400, Software Miograph®), com um conversor analógico para digital (A/D) de 14 bits de resolução, aquisição amplificada em 2000Hz e modo comum de rejeição de 100dB, com filtro passa banda de 10-500Hz. Os eletrodos utilizados foram descartáveis modelo Double, confeccionado em espuma de polietileno com adesivo medicinal hipoalérgico, gel sólido aderente, contato bipolar de Ag/AgCl (prata/cloreto de prata) e distância de 20 mm entre os pólos. O eletrodo de referência Medtrace® de Ag/AgCl de gel sólido adesivo e condutor foi posicionado na região acromial do membro dominante.

A intervenção foi realizada em duas sessões (chamadas de semana 1 e semana 2), com uma semana de intervalo, no mesmo dia da semana e no mesmo horário designado para cada voluntario. Inicialmente, foi realizada a avaliação eletromiográfica e da força de preensão. Em seguida, todos os participantes realizaram alongamentos para a região de antebraço (duas séries de 60 segundos para cada grupo muscular), prosseguindo para o protocolo de fadiga. Durante a segunda sessão (Semana 2) para o grupo LBI, foi realizada a emissão de LBI antes do inicio do protocolo de fadiga. Ao final do procedimento, novamente foi realizada a avaliação dos parâmetros anteriores. (LEAL JUNIOR EC, LOPES-MARTINS RA, DALAN F et al, 2008)

(18)

O protocolo de fadiga foi baseado no teste de 1 Repetição Máxima (1-RM), que consistiu na maior carga em que o voluntário conseguiu realizar a extensão completa de punho, partindo de uma flexão total do punho. O protocolo de fadiga realizado se baseou na realização do movimento de extensão de punho repetidas vezes, com carga de 75% da 1-RM pré definida para cada voluntário, associado ao uso de um metrônomo com frequência de 50bpm, sendo interrompido quando o voluntário foi incapaz de manter a frequência em dois movimentos consecutivos ou três alternados ou não conseguiu realizar a amplitude máxima. (LEAL JUNIOR EC, LOPES-MARTINS RA, DALAN F et al, 2008). Os participantes foram orientados a não realizar atividades físicas moderadas ou vigorosas 24 horas antes da coleta dos dados. Para o cálculo da RM e a fadiga, foram utilizadas caneleiras (0,5; 1,0, 2,0 e 5,0 Kg) adaptadas a uma corrente e fixadas em uma tira de couro. Todos os voluntários foram submetidos ao protocolo de fadiga na semana 1 e na semana 2.

5.6 Equipamento Emissor da Radiação Laser

Foi utilizado um equipamento laser de diodo de alumínio-gálio-índio-fósforo (AlGaInP), com comprimento de onda de 660 nm, potência de 30 mW, área do feixe de 0,06 cm2, com fluência de 10 J/cm2, energia emitida (E) = 0,6 J por ponto (5,4J total) com feixe contínuo da marca Ibramed Equipamentos Médicos®. A radiação laser foi pontual, em nove pontos localizados na região dos músculos extensores do punho (três pontos no músculo extensor radial do carpo (ERC), três no extensor ulnar do carpo (EUC) e três no extensor comum dos dedos (ECD). O indivíduos do grupo laser foram submetidos ao LBI no inicio da semana 2, antes do protocolo de fadiga (Figura 2).

A aferição da emissão do laser foi realizada inicialmente e após o término dos experimentos.

(19)

Figura 2 – Locais da aplicação do LBI nos músculos extensores do punho (3 pontos no músculo extensor radial do carpo (ERC), 3 no extensor ulnar do carpo (EUC) e 3 no extensor comum dos dedos (ED).

5.7 Análise dos Dados

Os traçados eletromiográficos foram analisados a partir dos valores de RMS (Root Mean Square) em microvolts e da Frequência Mediana (Fmed) em hertz, encontrados para os referidos músculos, o tempo de exaustão foi medido em segundos e as medidas de força de preensão foram mensuradas em Kgf.

A análise estatística foi realizada através do programa GraphPad Prism™, versão 6.0. A diferença entre os grupos foi feita utilizando o teste ANOVA associado ao pos-hoc test de Tukey.

6. Resultados

Na realização do estudo, 28 indivíduos do sexo masculino foram elegíveis para o protocolo. A tabela 1 apresenta os dados antropométricos da amostra.

Tabela 1: Dados antropométricos, grupos controle e LBI. LBI: Laser de Baixa Itensidade; IMC: Índice de massa corporal; 1RM: Repetição máxima.

Controle (n=14) LBI (n=14) Valor de P

Idade (DP) – anos 22.07 (±3.26) 21.14 (±1.56) 0,345

(20)

---IMC (DP) - kg/m² 25.96 (±3.05) 26.22 (±4.03) 0,850 1-RM (DP) – kg 13.42 (±2.06) 11.92 (±2.26) 0,178

Na avaliação da força de preensão palmar podemos observar que houve diferença estatística quando comparada a avaliação pré-fadiga na semana 2 com o pós-fadiga na semana 2 no grupo controle, evidenciando que o protocolo de fadiga dos extensores foi eficaz na diminuição da preensão palmar (Figura 3A). Na mesma comparação no grupo LBI, pode-se observar que houve uma diminuição da preensão em menor escala, não apresentando tal diferença, possibilitando um efeito do LBI na performance muscular frente ao protocolo de fadiga de extensores (Figura 3B). Nas outras análises intragrupos e na avaliação intergrupos, não foram observadas diferenças (Figura 3A, 3B e 3C).

Figura 3: 3A: Avaliação da força de preensão palmar comparando a avaliação pré-fadiga na semana 1 e 2 com o pós-fadiga na semana 1 e 2 no grupo controle. 3B: Avaliação da preensão palmar comparando a avaliação pré-fadiga na semana 1 e 2 com o pós-fadiga na semana 1 e 2 no grupo LBI. 3C: Análise da força de preensão palmar pré-fadiga e pós-fadiga entre os grupos controle e LBI na semana 2. * demonstra diferença significativa p< 0,05, NS: Sem diferença significativa. Grip: Força de preensão palmar (KgF). LLLT=LBI.

Na avaliação do tempo de exaustão (em segundos) durante o protocolo de fadiga para ambos os grupos, pode-se observar que na comparação intergrupos na semana 1 não houve diferença estatística. Na comparação no grupo LBI (semanas 1 e 2), pode-se observar que ocorreu tal diferença, indicando um efeito do LBI frente ao protocolo de fadiga. Na avaliação intergrupos, foi observada diferença na semana 2, com aumento do tempo no grupo LBI, o que também sugere tal efeito (Figura 4).

(21)

Figura 4: Análise do tempo de fadiga (s) do grupo controle comparado ao grupo laser na 1 e 2 semana. NS: Sem diferenças significativas; * Diferença significativa intragupo; **Diferença significativa intergrupo. LLLT=LBI.

Na análise dos traçados eletromiográficos foram utilizados apenas os dados da semana 2.

No grupo controle, a partir dos valores de RMS (Root Mean Square), pode-se observar que ocorreu uma maior ativação do ERC quando comparado aos demais músculos, com diferença estatística na comparação intermúsculos, fato que não ocorreu na análise intramúsculo isolada (Figura 5 e Tabela 2), com exceção do músculo flexor superficial dos dedos que apresentou uma diminuição na RMS quando comparado a avaliação inicial e final na semana 2.

Figura 5: Análise dos traçados eletromiográficos, através da RMS, dos músculos do grupo controle, na força de preensão palmar. * Representa diferença significativa.

(22)

Tabela 2: Valores da análise da EMG, de acordo com RMS, grupo controle, na tarefa de preensão palmar na semana 2. Onde * p < 0,05 diferença significativa.

Diferença Média

Valor de P

95% CI

ERC-baseline vs ED-baseline* 154,2 P < 0.001 64.55 to 243.9 ERC-baseline vs EUC-baseline* 107 P < 0.01 17.35 to 196.7 ERC-baseline vs FSD-baseline 19,45 P > 0.05 -70.24 to 109.1 ERC-baseline vs ERC-final -20,56 P > 0.05 -110.2 to 69.13 ERC-baseline vs ED-final* 128,3 P < 0.001 38.58 to 218.0 ERC-baseline vs EUC-final* 124,5 P < 0.001 34.78 to 214.2 ERC-baseline vs FSD-final 66,97 P > 0.05 -22.72 to 156.7 ED-baseline vs EUC-baseline -47,2 P > 0.05 -136.9 to 42.49 ED-baseline vs FSD-baseline* -134,8 P < 0.001 -224.5 to -45.10 ED-baseline vs ERC-final* -174,8 P < 0.001 -264.5 to -85.10 ED-baseline vs ED-final -25,97 P > 0.05 -115.7 to 63.72 ED-baseline vs EUC-final -29,77 P > 0.05 -119.5 to 59.92 ED-baseline vs FSD-final -87,27 P > 0.05 -177.0 to 2.418 EUC-baseline vs FSD-baseline -87,59 P > 0.05 -177.3 to 2.104 EUC-baseline vs ERC-final* -127,6 P < 0.001 -217.3 to -37.90 EUC-baseline vs ED-final 21,23 P > 0.05 -68.45 to 110.9 EUC-baseline vs EUC-final 17,43 P > 0.05 -72.26 to 107.1 EUC-baseline vs FSD-final -40,07 P > 0.05 -129.8 to 49.62 FSD-baseline vs ERC-final -40,01 P > 0.05 -129.7 to 49.68 FSD-baseline vs ED-final* 108,8 P < 0.01 19.13 to 198.5 FSD-baseline vs EUC-final* 105 P < 0.05 15.33 to 194.7 FSD-baseline vs FSD-final* -47,52 P < 0.05 -90,30 to -4,728 ERC-final vs ED-final* 148,8 P < 0.001 59.14 to 238.5 ERC-final vs EUC-final* 145 P < 0.001 55.34 to 234.7 ERC-final vs FSD-final 87,52 P > 0.05 -2.166 to 177.2 ED-final vs EUC-final -3,801 P > 0.05 -93.49 to 85.89 ED-final vs FSD-final -61,3 P > 0.05 -151.0 to 28.39 EUC-final vs FSD-final -57,5 P > 0.05 -147.2 to 32.19

Na análise dos traçados eletromiográficos do grupo LBI, a partir dos valores de RMS (Root Mean Square) pode-se observar que ocorreu uma maior ativação do ERC quando comparado aos demais músculos, com diferença estatística na comparação intermúsculos, fato que não ocorreu na análise intramúsculo (Figura 6 e Tabela 3). Nesse caso não ocorreu diferença no padrão de ativação do músculo flexor superficial dos dedos quando comparado a avaliação inicial e final na semana 2.

(23)

Figura 6: Análise dos traçados eletromiográficos dos músculos do grupo LBI, na força de preensão palmar. * Representa diferença significativa. LLLT=LBI.

Tabela 3: Valores da análise da EMG, de acordo com RMS, no grupo LBI, na tarefa de preensão palmar na semana 2. Onde * p < 0,05 diferença significativa.

Diferença Média

Valor de P

95% CI

ERC-baseline vs ED-baseline* 165,9 P < 0.001 59.49 to 272.4 ERC-baseline vs EUC-baseline* 145,9 P < 0.01 39.41 to 252.3 ERC-baseline vs FSD-baseline 100,7 P > 0.05 -5.735 to 207.2 ERC-baseline vs ERC-final 13,42 P > 0.05 -93.04 to 119.9 ERC-baseline vs ED-final* 183,9 P < 0.001 77.40 to 290.3 ERC-baseline vs EUC-final* 153,2 P < 0.001 46.72 to 259.6 ERC-baseline vs FSD-final 91,14 P > 0.05 -15.32 to 197.6 ED-baseline vs EUC-baseline -20,08 P > 0.05 -126.5 to 86.38 ED-baseline vs FSD-baseline -65,23 P > 0.05 -171.7 to 41.23 ED-baseline vs ERC-final* -152,5 P < 0.001 -259.0 to -46.07 ED-baseline vs ED-final 17,91 P > 0.05 -88.55 to 124.4 ED-baseline vs EUC-final -12,77 P > 0.05 -119.2 to 93.69 ED-baseline vs FSD-final -74,81 P > 0.05 -181.3 to 31.65 EUC-baseline vs FSD-baseline -45,14 P > 0.05 -151.6 to 61.31 EUC-baseline vs ERC-final* -132,4 P < 0.01 -238.9 to -25.99 EUC-baseline vs ED-final 37,99 P > 0.05 -68.47 to 144.4 EUC-baseline vs EUC-final 7,316 P > 0.05 -99.14 to 113.8 EUC-baseline vs FSD-final -54,73 P > 0.05 -161.2 to 51.73 FSD-baseline vs ERC-final -87,31 P > 0.05 -193.8 to 19.15 FSD-baseline vs ED-final 83,13 P > 0.05 -23.32 to 189.6 FSD-baseline vs EUC-final 52,46 P > 0.05 -54.00 to 158.9 FSD-baseline vs FSD-final -9,584 P > 0.05 -116.0 to 96.87 ERC-final vs ED-final* 170,4 P < 0.001 63.98 to 276.9 ERC-final vs EUC-final* 139,8 P < 0.01 33.31 to 246.2 ERC-final vs FSD-final 77,72 P > 0.05 -28.74 to 184.2 ED-final vs EUC-final -30,67 P > 0.05 -137.1 to 75.78 ED-final vs FSD-final -92,72 P > 0.05 -199.2 to 13.74 EUC-final vs FSD-final -62,04 P > 0.05 -168.5 to 44.41 Na análise dos traçados eletromiográficos do grupo controle, a partir dos valores de Fmed, pode-se observar que ocorreu uma maior frequência de

(24)

disparo no EUC na avaliação inicial quando comparado aos demais músculos, com diferença estatística intermúsculos. Vale ressaltar, que na análise intramúsculo (Figura 7 e Tabela 4), apenas a comparação do EUC apresentou uma diminuição na Fmed quando comparado a avaliação inicial e final na semana 2.

Figura 7: Análise dos traçados eletromiográficos, através da Fmed, dos músculos do grupo controle, na força de preensão palmar. * Representa diferença significativa.

Tabela 4: Valores da análise da EMG, de acordo com Fmed, grupo controle, na tarefa de preensão palmar na semana 2. Onde * p < 0,05 diferença significativa.

Diferença Média

Valor de P 95% CI of dif

ERC-baseline vs ED-baseline* -15,66 P < 0.001 -25.12 to -6.198 ERC-baseline vs EUC-baseline* -33,54 P < 0.001 -43.00 to -24.07 ERC-baseline vs FSD-baseline 5,415 P > 0.05 -4.047 to 14.88 ERC-baseline vs ERC-final 4,596 P > 0.05 -4.867 to 14.06 ERC-baseline vs ED-final* -9,629 P < 0.05 -19.09 to -0.1666 ERC-baseline vs EUC-final* -33,83 P < 0.001 -43.29 to -24.37 ERC-baseline vs FSD-final 0,6657 P > 0.05 -8.797 to 10.13 ED-baseline vs EUC-baseline* -17,88 P < 0.001 -27.34 to -8.414 ED-baseline vs FSD-baseline* 21,08 P < 0.001 11.61 to 30.54 ED-baseline vs ERC-final* 20,26 P < 0.001 10.79 to 29.72 ED-baseline vs ED-final 6,032 P > 0.05 -3.431 to 15.49 ED-baseline vs EUC-final* -18,17 P < 0.001 -27.63 to -8.705 ED-baseline vs FSD-final* 16,33 P < 0.001 6.864 to 25.79 EUC-baseline vs FSD-baseline* 38,95 P < 0.001 29.49 to 48.41 EUC-baseline vs ERC-final* 38,13 P < 0.001 28.67 to 47.59 EUC-baseline vs ED-final* 23,91 P < 0.001 14.45 to 33.37 EUC-baseline vs EUC-final* -0,2917 P < 0.001 -38,93 to -17,73 EUC-baseline vs FSD-final* 34,2 P < 0.001 24.74 to 43.66

(25)

FSD-baseline vs ERC-final* -0,8191 P > 0.05 -10.28 to 8.643 FSD-baseline vs ED-final* -15,04 P < 0.001 -24.51 to -5.581 FSD-baseline vs EUC-final -39,24 P < 0.001 -48.71 to -29.78 FSD-baseline vs FSD-final -4,749 P > 0.05 -14.21 to 4.713 ERC-final vs ED-final* -14,22 P < 0.001 -23.69 to -4.762 ERC-final vs EUC-final* -38,42 P < 0.001 -47.89 to -28.96 ERC-final vs FSD-final -3,93 P > 0.05 -13.39 to 5.532 ED-final vs EUC-final* -24,2 P < 0.001 -33.66 to -14.74 ED-final vs FSD-final 10,29 P < 0.05 0.8323 to 19.76 EUC-final vs FSD-final* 34,49 P < 0.001 25.03 to 43.96 Na análise dos traçados eletromiográficos do grupo LBI, a partir dos valores de Frequência Mediana (Fmed) pode-se observar que ocorreu uma maior ativação do EUC na avaliação inicial quando comparado aos demais músculos, com diferença estatística intermúsculos, em menor número quando comparados a esses dados no controle. Vale ressaltar, que na análise intramúsculo (Figura 8 e Tabela 5), não ocorreram diferenças, com o padrão da Fmed similar ao pré-fadiga de extensores.

Figura 8: Análise dos traçados eletromiográficos, através da Fmed, dos músculos do grupo LBI, na força de preensão palmar. * Representa diferença significativa.

Tabela 5: Valores da análise da EMG, de acordo com Fmed, grupo LBI, na tarefa de preensão palmar na semana 2. Onde * p < 0,05 diferença significativa.

Diferença Média

Valor de P 95% CI of dif

ERC-baseline vs ED-baseline -1,317 P > 0.05 -33.84 to 31.21 ERC-baseline vs EUC-baseline -29,16 P > 0.05 -61.68 to 3.365 ERC-baseline vs FSD-baseline -5,385 P > 0.05 -37.91 to 27.14 ERC-baseline vs ERC-final 7,082 P > 0.05 -25.44 to 39.61 ERC-baseline vs ED-final -6,13 P > 0.05 -38.65 to 26.40 ERC-baseline vs EUC-final -0,83 P > 0.05 -33.36 to 31.70

(26)

ERC-baseline vs FSD-final 4,138 P > 0.05 -28.39 to 36.66 ED-baseline vs EUC-baseline -27,84 P > 0.05 -60.37 to 4.682 ED-baseline vs FSD-baseline -4,068 P > 0.05 -36.59 to 28.46 ED-baseline vs ERC-final 8,399 P > 0.05 -24.13 to 40.92 ED-baseline vs ED-final -4,813 P > 0.05 -37.34 to 27.71 ED-baseline vs EUC-final 0,4869 P > 0.05 -32.04 to 33.01 ED-baseline vs FSD-final 5,455 P > 0.05 -27.07 to 37.98 EUC-baseline vs FSD-baseline 23,77 P > 0.05 -8.750 to 56.30 EUC-baseline vs ERC-final* 36,24 P < 0.05 3.717 to 68.77 EUC-baseline vs ED-final 23,03 P > 0.05 -9.495 to 55.56 EUC-baseline vs EUC-final 28,33 P > 0.05 -4.195 to 60.85 EUC-baseline vs FSD-final* 33,3 P < 0.05 0.7727 to 65.82 FSD-baseline vs ERC-final 12,47 P > 0.05 -20.06 to 44.99 FSD-baseline vs ED-final -0,7448 P > 0.05 -33.27 to 31.78 FSD-baseline vs EUC-final 4,555 P > 0.05 -27.97 to 37.08 FSD-baseline vs FSD-final 9,523 P > 0.05 -23.00 to 42.05 ERC-final vs ED-final -13,21 P > 0.05 -45.74 to 19.31 ERC-final vs EUC-final -7,912 P > 0.05 -40.44 to 24.61 ERC-final vs FSD-final -2,944 P > 0.05 -35.47 to 29.58 ED-final vs EUC-final 5,3 P > 0.05 -27.23 to 37.82 ED-final vs FSD-final 10,27 P > 0.05 -22.26 to 42.79 EUC-final vs FSD-final 4,968 P > 0.05 -27.56 to 37.49 7. Discussão

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito do LBI, nos músculos extensores de punho quando aplicado anteriormente a um protocolo de fadiga desse grupo muscular e sua relação com a força de preensão palmar. O protocolo mostrou ser eficaz na diminuição da força de preensão palmar, evidenciando o efeito sinérgico entre os extensores de punho e flexores de dedos na tarefa de preensão. Esta condição ficou mais evidente no grupo controle ao se notar uma diferença na comparação entre os momentos na semana 2, onde pode-se sugerir que para o grupo LBI, a irradiação foi eficaz em minimizar a perda de força de preensão.

No presente estudo os indivíduos aceitaram bem o protocolo de avaliação e tratamento não ocorrendo qualquer queixa com relação ao tempo de avaliação, ou referente à aplicação do LBI.

O recurso utilizado no estudo foi o LBI, com potência de 30 mW, área do feixe de 0,06 cm2, com fluência de 10 J/cm2, energia emitida (E) = 0,6 J por ponto (5,4J total) nos músculos extensores pré-fadiga. Com relação ao tempo para a exaustão, foi observado que no grupo LBI houve um aumento na análise intragrupos e intergrupos. Leal Junior et al. (2010) utilizaram o LBI (comprimento de onda 810nm, energia total de 60J em dois pontos) sobre o

(27)

bíceps braquial de jogadores de vôlei que realizavam flexão voluntária de ombro com carga de 75% de 1RM, para avaliar se o recurso tem efeito sobre a performance muscular, o desenvolvimento da fadiga e sobre os marcadores bioquímicos de recuperação pós exercício. Comparado ao grupo que realizou LBI placebo, o grupo com o aparelho ativo apresentou recuperação mais rápida demonstrada pelos marcadores bioquímicos, um maior número de repetições e um maior tempo para exaustão, corroborando com nossos achados.

Baroni et al. (2015) compararam o ganho de força através do treino excêntrico com e sem a utilização do LBI (cluster com comprimento de onda 810nm, 30J por ponto totalizando 240J de energia irradiada sobre o grupo muscular extensor de joelho). Como resultado, foi observado que o grupo com irradiação de LBI apresentou maiores valores de pico de torque excêntrico e isometrico. Ferraresi et al. (2011) compararam o treino de força com e sem a irradiação do LBI (comprimento de onda de 808nm e energia total de 50,4J dividida em seis diodos sobre o quadríceps femoral). O grupo que recebeu o LBI apresentou melhor performance muscular no teste de 1 RM de leg-press e no teste do dinamômetro isocinetico que o grupo que realizou apenas o treino de força. Maldonado et al. (2014) analisaram o efeito do LBI (comprimento de onda de 850nm e energia total por grupo muscular de 75J) aplicado nos músculos quadríceps femoral, isquiotibiais e tríceps sural, sobre a potência muscular de atletas de futebol comparando grupos que realizaram fortalecimento muscular com o aparelho ativo ou placebo. Os resultados apontaram aumento significativo na potência muscular do grupo irradiado com o LBI ativo. Dentre as limitações do presente estudo foi a ausência da avaliação da força dos extensores de punho para os grupos.

Baroni et al. (2010) avaliaram os efeitos do LEDT na fadiga do músculo quadríceps utilizando valores de pico de torque com dinamometria isocinética. O cluster utilizado continha 34 diodos de luz vermelha com comprimento de onda de 660nm e 35 diodos de comprimento de onda de 850nm e irradiava uma energia total de 125,1J dividida em três pontos. Não foi observada melhora nos parâmetros de fadiga, contudo, houve menor decréscimo nos valores de torque após o protocolo de fadiga no grupo LEDT.

Kakihata et al. (2015) analisaram a influência do LBI no salto vertical em indivíduos sedentários utilizando o teste de salto de 60 segundos. O laser foi

(28)

aplicado sobre o tríceps sural e apresentou os parâmetros de comprimento de onda de 660nm, tempo de irradiação de 8 segundos, em oito pontos e energia total irradiada de 1,92J. Os resultados demonstraram que não houve diferença significativa nos parâmetros de fadiga ou na potencia mecânica dos saltos. A baixa dose aplicada pode ser um dos fatores que levaram a esses resultados. No presente estudo o LBI mostrou-se eficaz no tempo de exaustão e na força de preensão.

Em contrapartida, Leal Junior et al. (2010) analisaram através de dinamometria isocinética os efeitos do LBI no desempenho muscular do músculo tibial anterior com comprimento de onda de 655nm, 2,4J por ponto e 12J de energia total. Os resultados demonstraram maiores valores de pico de torque no músculo analisado, mas sem alteração no índice de fadiga analisado pelo dinamômetro isocinético.

Os achados eletromiográficos evidenciaram que na análise da RMS ocorreu uma maior ativação do ERC em ambos os grupos na semana 2. Com relação ao grupo controle ocorreu uma diminuição da RMS para o FSD. O fato desse músculo não ter sido submetido a fadiga e essa associação com diminuição da sua ativação e da força de preensão pode estar relacionada a fadiga do grupo extensor. Assim, são necessários novos estudos para melhor elucidar esse achado.

O fundamento que sustenta o monitoramento da fadiga muscular por meio da análise de parâmetros do sinal EMG está na relação de dependência destes parâmetros com os processos fisiológicos musculares observados durante o exercício. Sendo assim, o aumento de variáveis no domínio do tempo do sinal EMG, como a RMS durante contrações sustentadas tem sido atribuído a um aumento da ativação neuromuscular, promovendo um recrutamento maior de unidades motoras para compensar a saturação de fibras que já estão fadigadas, evitando a falência imediata do sistema (DE LUCA, 1997). No presente estudo não foram observadas alterações da RMS que corroborem com os achados encontrados no tempo de exaustão e também na diminuição da força de preensão apresentadas.

A frequência mediana é, segundo Da Silva et al. (2015), o parâmetro mais confiável para a mensuração das mudanças dos espectros da EMG, uma vez que este parâmetro é menos sensível a ruídos e mais sensível a mudanças

(29)

fisiológicas relacionadas a fadiga muscular como o acúmulo de lactato e potássio extracelular. Ainda segundo os autores, este acúmulo metabólico leva a redução da velocidade de condução do potencial de ação, resultando em um declínio nos valores de frequência mediana na medida que o músculo entra em fadiga.

Os achados eletromiográficos evidenciaram que na análise da Fmed ocorreu uma taxa de frequência de disparo das unidade motoras do EUC em ambos os grupos na semana 2. Na avaliação do grupo controle apenas o EUC apresentou declínio na Fmed o que sugere uma fadiga do mesmo após o protocolo na semana 2 quando comparada a avaliação inicial e final. Já o grupo LBI não apresentou tal diferença, sendo que os dados apresentaram similaridade antes e após o protocolo de fadiga, sugerindo um efeito do LBI no desempenho dos extensores.

Ao se analisar todas as comparações intra e inter-músculos da Fmed vale ressaltar que no grupo controle foram encontradas algumas diferenças nas comparações entre ERC, EUC , ED e FSD. Já para o grupo LBI, apenas 2 foram apresentadas, na comparação de músculos diferentes em tempos variáveis, o que sugere uma manutenção do comportamento eletromiográfico pré-fadiga.

Na literatura existe um grande número de pesquisas com o LBI e desempenho muscular. Porém, não há uma padronização dos parâmetros empregados e a falta de trabalhos na avaliação dos músculos extensores e flexores no antebraço dificulta a comparação dos resultados e o entendimento dos mecanismos envolvidos. Dessa forma, tornam-se necessários novos estudos com o intuito de verificar a importância e a dependência entre cada um dos parâmetros do LBI, preensão palmar e EMG, podendo assim melhorar a sua especificidade na elaboração de diferentes metodologias.

Dentre as limitações do estudo estão: novos grupos com diferentes parâmetros do LBI devem ser analisados; o tempo de seguimento dos pacientes, o que sugere um efeito em curto prazo; a comparação com outros modelos e outros regimes de aplicação do LBI; além da não realização do estudo da força muscular dos extensores durante a aplicação do protocolo. Assim, novos estudos com diferentes metodologias e podem trazer novas contribuições para a área.

(30)

8. Conclusões

Na amostra e no modelo utilizado podemos concluir que:

 O protocolo de fadiga de extensores de punho foi eficaz na diminuição da força de preensão palmar.

 O LBI foi eficaz em minimizar a perda da força de preensão palmar e aumentar o tempo de exaustão no protocolo de fadiga.

 O EUC apresentou um decréscimo na Fmed, para o grupo controle, sugerindo uma fadiga desse músculo.

 O LBI foi eficaz na manutenção do comportamento da Fmed nos músculos extensores de punho após o protocolo de fadiga.

9. REFERÊNCIAS

1. ABDALLA, I. M.; BRANDÃO, M. C. F. Força de preensão palmar e digital. Recomendações para avaliação do membro superior, Edição comemorativa dos 15 anos da Sociedade Brasileira de Terapeutas da Mão, 1ª ed., 2005.

2. ALMEIDA, P.; LOPES-MARTINS, R. A. B.; TOMAZONI, S. S.; JR SILVA, J. A.; CARVALHO, P. T. C.; BJORDAL, J. M.; JUNIOR, E. C. P. L. Low-level laser therapy improves skeletal muscle performance, decreases skeletal muscle damage and modulates mRNA expressionof COX-1 and COX-2 in a dose-dependentmanner. Photochemistry and Photobiology, v. 86, p. 1159-1163, 2011.

3. ALLEN, D.G.; LAMB, G.D.; WESTERBLAD, H. Skeletal muscle fatigue: cellular mechanisms. Physiol Rev 88:287–332, 2008.

4. AQUINO Jr, A.E. et al. Low-level laser therapy (LLLT) combined with swimming training improved the lipid profile in rats fed with high-fat diet. Laser Med Sci, v. 28, p. 1271-1280, 2013.

(31)

5. BARBOSA, R.I. et al. Efeito do laser de baixa intensidade (660 nm) na lesão do nervo isquiático em ratos. Fisioterapia e Pesquisa. , v.17, p.294 - 299, 2010a.

6. BARBOSA, R.I. et al. Comparative effects of wavelengths of low-power laser in regeneration of sciatic nerve in rats following crushing lesion. Lasers in Medical Science, v. 25, p. 423-430, 2010b.

7. BARONI et al. Effect of low-level laser therapy on muscle adaptation to knee extensor eccentric training. Eur J Appl Physiol 115:639–647. 2015. 8. BARONI, B.M.; LEAL JUNIOR, E.C.; GEREMIA, J.M.;

DIEFENTHAELER, F.; VAZ, M.A. Effect of light-emitting diodes therapy (LEDT) on knee extensor muscle fatigue. Photomed Laser Surg. 2010;28(5):653-8.

9. BASMAJIAN, J. V.; DE LUCA, C. J. Wrist, Hand, and Fingers. In: .Muscles Alive: Their Functions Revealed by Electromyography. 5. ed. Baltimore: Williams e Wilkins, 1985. p. 290-309.

10. BONATO et al. Time-Frequency Parameters of the Surface Myoelectric Signal for Assessing Muscle Fatigue during Cyclic Dynamic Contractions. IEEE TRANSACTIONS ON BIOMEDICAL ENGINEERING, Vol. 48, No.7, Julho 2001

11. BRUMFIELD, R.H.; CHAMPOUX, J.A. A biomechanical study of normal functional wrist motion. Clinical Orthopaedics and Related Research, v. 187, p. 23-5, 1984

12. CHUKUKA S. ENWEMEKA. Intricacies of Dose in Laser Phototherapy for Tissue Repair and Pain Relief. Photomedicine and Laser Surgery Volume 27, Number 3, 2009

13. DA SILVA, R.A. et al. Back muscle fatigue of younger and older adults with and without chronic low back pain using two protocols: A

case-control study. J Electromyogr Kinesiol (2015),

http://dx.doi.org/10.1016/j.jelekin.2015.10.003

14. DE LUCA, C.J. The use of surface electromyography in biomechanics. Journal Applied Biomechanics, v. 13, p. 135-163, 1997.

15. DOS REIS et al. Effects of Pre- or Post-Exercise Low-Level Laser Therapy (830 nm) on Skeletal Muscle Fatigue and Biochemical Markers of Recovery in Humans: Double-Blind Placebo-Controlled Trial.

(32)

Photomedicine and Laser Surgery Volume 32, Number 2, 106–112, 2014.

16. FERNANDES, L.F.R.M.; ARAÚJO, M.S.; MATHEUS, J.P.C.; MEDALHA, C.C.; SHIMANO, A.C.; PEREIRA, G.A. Comparação de Dois Protocolos de Fortalecimento para Preensão Palmar. Rev. Bras. Fisioterapia, v.7, nº1, p. 17-23, 2003.

17. FERRARESI, C. et al. Effects of low level laser therapy (808 nm) on physical strength training in humans. Lasers Med Sci, v. 26, p. 349-358, 2011.

18. FELISMINO, A. S.; COSTA, E. C.; AOKI, M. S.; FERRARESI, C.; LEMOS, T. M. A. M.; VIEIRA, W. H. B. Effect of low-level laser therapy (808 nm) on markers of mucle damage: a rondomizedduble-blind placebo-controlled trial. Lasers MedSci, DOI 10.1007/s10103-013-1430-2, published online in September, 2013.

19. FINNERAN, A.; O’SULLIVAN, L. Effects of grip type and wrist posture on forearm EMG activity, endurance time and movement accuracy. International Journal of Industrial. Ergonomics, v. 43, p. 91–99, 2013. 20. HOOZEMANS M. J. M.; VAN DIEËN, J. H. Prediction of handgrip forces

using surface EMG of forearm muscles. Journal of Electrrmyography and Kinesiology, v. 15, p. 358-366, 2005.

21. JOHNSTON, J. A.; BOBICH, L. R.; SANTELLO, M. Coordination of intrinsic and extrinsic hand muscle activity as a function of wrist joint angle during two-digit grasping. Neuroscience Letters, v. 474, n. 2, p. 104–108, 2010.

22. JOHANSSON, M. E.; JAMES, M. A.; SKINNER, S.R. Forearm muscle activation during power grip and release. The Journal of Hand Surgery, v. 23, n. 5, 1998.

23. JUNIOR, E.C.P.L. et al. Effect of cluster multi-diode light emitting diode therapy (LEDT) on exercise-induced skeletal muscle fatigue and skeletal muscle recovery in humans. Lasers in Surgery and Medicine, v. 41, p.572-577, 2009.

24. KAKIHARA et al. Influência do laser de baixa potência no salto vertical em indivíduos sedentários. Einstein (São Paulo) vol.13 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2015

(33)

25. KAPANDJI, A. I. A Mão. In. I. Fisiologia articular: esquemascomentados de mecânica humana. 5. ed. São Paulo: Panamericana, 2000. v 1.p.174-298.

26. KARU T. Primary and secondary mechanisms of action of visible to near-IR radiation on cells. J Photochem Photobiol B 49(1):1– 17. doi:10.1016/S1011-1344(98)00219-X, 1999.

27. KEIR, P. J.; BROW M. M. Force, frequency and gripping alter upper extremity muscle activity during a cyclic push task. Ergonomics, v. 55, n. 7, p. 813–824, 2012.

28. KIJIMA, Y.; VIEGAS, S. F. Wrist Anatomy and Biomechanics. The Journal of Hand Surgery, v. 34A, p.1555–1563, 2009.

29. KRISCHAK, A.; KRASTEVA, F.; SCHNEIDER, D.; GULKIN, F. GEBHARD, M. Physiotherapy After Volar Plating of Wrist Fractures Is Effective Using a Home Exercise Program. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, 2009. 90 (4), 537-544.

30. LEAL JUNIOR, E.C.; LOPES-MARTINS, R.A.; FRIGO, L.; DE MARCHI T.; ROSSI, R.P.; GODOI, V. ET AL. Effects of low-level laser therapy (LLLT) in the development of exercise-induced skeletal muscle fatigue and changes in biochemical markers related to postexercise recovery. J Orthop Sports Phys Ther. 2010;40(8):524-32.

31. LEAL-JUNIOR, E. C. P.; VANIN, A. A.; MIRANDA, E. F.; CARVALHO, P. T. C.; CORSO, S. D.; BJORDAL, J. M. Effect of phototherapy (low-level laser therapy and light-emitting diode therapy) on exercise performance and markers of exercise recovery: a systematic review with meta-analysis. Lasers Med Sci, DOI 10.1007/s10103-1465-4, published online in November, 19, 2013.

32.LEAL JUNIOR, E.C.; LOPES-MARTINS, R.A.; DALAN, F. et al. Effect of 655-nm low-level laser therapy on exercise-induced skeletal musclefatigue in humans. Photomed Laser Surg 26:419–424, 2008. 33. LEAL JUNIOR, E,C.; NASSAR, F.R.; TOMAZONI, S.S.; BJORDAL, J.M.;

LOPES-MARTINS, R.A. A laserterapia de baixa potência melhora o desempenho muscular mensurado por dinamometria isocinética em humanos. Fisioter Pesqui. 2010;17(4):317-21.

(34)

34. MARCHI, T. D.; JUNIOR, E. C. P. L.; BORTOLI, C.; TOMAZONI, S. S.; LOPES-MARTINS, R. A. B.; SALVADOR, M. Low-level laser therapy (LLLT) in human progressive-intensity running: effects on exercise performance, skeletal muscle status, and oxidative stress. Lasers MedSci, v. 27, p. 231-236, 2012.

35. MAGEE, D. J. Forearm, wrist and hand. In: Orthopedic Physical Assessment. 4. ed. St. Louis: Elsevier, 2006. p. 355-424.

36. MATHIOWETZ, V.; WIEMER, D. M.; FEDERMAN, S. M. Grip and pinch strength:norms for 6- to 19-year-olds. The American Journal of Occupational Therapy, v.40,n.10, p.705-711, 1986.

37. MALDONADO,T.; PAOLILLO, F. R.; FERRARESI, C.; PARIZOTTO, N.A.; BAGNATO, V.S. Aumento da potência muscular de atletas jogadores de futebol com ledterapia (850 nm). XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica – CBEB 2014

38. NOVAK, E. M. Mão. In: SALVINI, T. F. Movimento articular: Aspectos morfológicos e funcionais. Barueri: Manole, 2005a. v 1. p. 273-313. 39. PATROCINIO, T.; SARDIM, A. C.; ASSIS, L.; FERNANDES, K. R.;

RODRIGUES, N.; RENNO, A. C. M. Effectoflow-level laser theraoy (808 nm) in skeletalmuscleafterresistenceexercise training in rats. Photomedicine and Laser Surgery, v. 31, p. 492-498, 2013.

40. PINTER, I. J.; BOBBERT, M. F.; SOEST, A. J. K. V.; SMEETS, J. B. J. Isometric torque–angle relationships of the elbow flexors and extensors in the transverse plane. Journal of Electromyography and Kinesiology, v. 20, p. 923–931, 2010.

41. PORTNEY, L. G.; ROY, S. H. Eletromiografia e Testes de Velocidade de Condução Nervosa, In: O’SULLIVAN S. B.; SCHMITZ, T. J. Fisioterapia Avaliação e Tratamento. 4ª edição, Ed. Manole, São Paulo, Cap. 9, p. 213-256, 2004

42. PRATT N. E. Anatomy and Kinesiology of the Hand. In: SKIRVEN, T. M.; OSTERMAN, A. L.; FEDORCZYK, J. M.; AMADIO, P. C. Rehabilitation of the Hand and Upper Extremity, 2011, 6ª ed, Editora Elsevier, cap. 1, p. 1–17.

43. SANTOS L. A. et al. Effects of pre-irradiation of low-level laser therapy with different doses and wavelengths in skeletal muscle performance,

(35)

fatigue, and skeletal muscle damage induced by tetanic contractions in rats. Lasers Med Sci (2014) 29:1617–1626

44. SMITH, L. K.; WEIS, E. L.; LEHMKUHL, L. D. Punho e mão. In: Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. 5. ed. São Paulo: Manole, 1997. p. 209258.

45. RAINOLDI, A.; CESCON, C.; BOTTIN, A.; CASALE, R.; CARUSO, I. Surface EMG alterations induced by underwater recording. Journal of Electromyography and Kinesiology, v. 14, n. 3, p. 325-331, 2004.

46. RASMJOU, S.; JANNATI, M.; AZIZI, M.; JAHANDIDEH, A.A. The Effects of Delorme and Oxford Techniques on Serum Cell Injury Indices and Growth Factor in Untrined Women. World Jornal of Sport Sciences, v.3, p.44-52, 2010.

47. REAZ M. B. I.; HUSSAIN, M. S.; MOHD-YASIN, F. Techniques of EMG signal analysis: detection, processing, classification and applications. Biological Procedures Online, v. 8, n. 1, p. 11-35, 2006.

48. REIS, F. A.; SILVA, B. A. K.; LARAIA, E. M. S.; MELO, R. M.; SILVA, P. H.; LEAL-JUNIOR, E. C. P.; CARVALHO, P. T. C. Effects of pre- or post-exercise low-leval laser therapy (830 nm) on skeletal muscle fatigue and biochemical markers of recovery in humans: duble-blind placebo-controlled trial. Photomedicineand Laser Surgery, v. 32, p. 106-112, 2014.

49. SHIMOSE, R.; MATSUNAGA, A.; MURO, M. Effect of submaximal isometric wrist extension training on grip strength. European Journal of Appiedl Physiology, v. 111, n. 3, p. 557-65, 2011.

50. SILVA, D.P.; CURTY, V.M.; AREAS, J.M.; SOUZA, S.C.; HACKNEY A.C.; MACHADO, M. Comparison of Delorme with Oxford Resistence Training Techniques: Effects of Training on Muscle Damage Markes. Biol. Sport¸v. 27, p. 77-81, 2010.

51. SMITH, L. K.; WEIS, E. L.; LEHMKUHL, L. D. Punho e mão. In: .Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. 5. ed. São Paulo: Manole, 1997. p. 209-258.

52. VIEIRA, W. H. B.; FERRARESI, C.; PEREZ, S. E. A.; BALDISSERA, V.; PARIZOTTO, N. A. Effects of low-level laser therapy (808 nm) on isokinetic muscle performance of Young women submitted to endurance

(36)

training: a randomized controlled clinical trial. Lasers Med Sci, v. 27, p. 497-504, 2012.

53. VINJAMURI, R.; MAO, Z. H.; SCLABASSI, R.; SUN M. Limitations of Surface EMG Signals of Extrinsic Muscles in Predicting Postures of Human Hand. Proceedings of the 28th IEEE EMBS Annual International Conference, NewYork, p. 5941-5944, 2006.

10. ANEXOS

Anexo 1 - Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (CAAE: 44966515.7.0000.0121)

(37)

Anexo 2 - Termo de consentimento livre e esclarecido

Efeito do laser de baixa intensidade no desempenho muscular de extensores de punho e sua relação com a força de preensão palmar

Nome do voluntário:_______________________________________________ Endereço:_______________________________________________________ Telefone:________________________________________________________ As informações contidas neste prontuário foram fornecidas pelo professor Rafael Inácio Barbosa, objetivando firmar acordo escrito mediante o qual o voluntário da pesquisa autoriza sua participação com pleno conhecimento da natureza dos procedimentos e riscos a que se submeterá, com capacidade de livre arbítrio e sem qualquer coação.

1. APRESENTAÇÂO DA PESQUISA: O objetivo deste estudo é avaliar o efeito do laser de baixa intensidade associado ou não a um protocolo de treinamento de força de extensores de punho e a relação com a força de preensão palmar. 2. DESCONFORTOS OU RISCOS ESPERADOS: os voluntários não serão submetidos a riscos durante o período experimental, realizarão uma atividade física de um período breve, não trazendo sobrecarga ao seu aparelho

cardiorrespiratório ou musculoesquelético. Devido ao protocolo de intervenção, apesar do tempo não ser suficiente para fadigar a musculatura, os voluntários poderão relatar um desconforto ou dor de baixa intensidade na musculatura. Caso isso ocorra os mesmos serão orientados a não realizar atividades físicas num período de 48 horas, neste mesmo período, serão orientados a realizar crioterapia e poderão, ainda, receber uma liberação muscular a ser realizada pela responsável pela pesquisa (fisioterapeuta).

3. INFORMAÇÕES: o voluntário tem a garantia de que receberá a resposta a qualquer pergunta ou esclarecimento de qualquer dúvida quanto aos

procedimentos, riscos, benefícios e outros assuntos relacionados à pesquisa por parte da pesquisadora supracitada.

4. RETIRADA DO CONSENTIMENTO: o voluntário tem a liberdade de retirar seu consentimento a qualquer momento e deixar de participar do estudo sem qualquer penalização.

(38)

5. ASPECTO LEGAL: elaborado de acordo com as diretrizes e normas regulamentadas de pesquisa envolvendo seres humanos atendendo à

resolução n° 466 de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde – Brasília – DF. Qualquer dúvida, ou se sentir

necessidade, o voluntário poderá entrar em contato com o Comitê de Ética local, por meio do telefone (48) 3721-9206 ou do e-mail

cep.propesq@contato.ufsc.br.

6. GARANTIA DO SIGILO: o pesquisador assegura a privacidade dos voluntários quanto aos dados confidenciais envolvidos na pesquisa.

7. LOCAL DA PESQUISA: a pesquisa será desenvolvida no Laboratório de Avaliação e Reabilitação do Aparelho Locomotor, situado no prédio Jardim das Avenidas do campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina, Rodovia Governador Jorge Lacerda, nº 3201 - Km 35,4 - Bairro: Jardim das Avenidas, Cep: 88906-072 - Araranguá - SC.

8. BENEFÍCIOS: ao participar desta pesquisa os voluntários poderão

apresentar melhora no controle neuromuscular e ganho na força de preensão palmar. Ademais, possibilitará ao pesquisador obter informações importantes a respeito do comportamento muscular.

9. PAGAMENTO: o voluntário não terá nenhum tipo de ônus por participar desta pesquisa, bem como nada será pago por sua participação.

10. DANOS AO VOLUNTÁRIO: não há previsão de riscos ou danos à saúde dos voluntários, física ou psiquicamente; porém, caso os voluntários sintam-se lesados pela pesquisa têm a garantia de indenização assegurada pela Lei 466/2102 do CNS.

11. TELEFONE DE CONTATO: (48) 9688 7711, ou (48) 3721 2613. 12. CONSENTIMENTO PÓS-INFORMAÇÃO:

Eu, ______________________________________________________, após a leitura e compreensão deste termo de informação e consentimento, entendo que minha participação é voluntária, e que posso sair a qualquer momento do estudo, sem prejuízo algum. Confirmo que recebi uma cópia desse termo de consentimento e autorizo a execução do trabalho de pesquisa e a divulgação dos dados obtidos neste estudo no meio científico.

* NÃO ASSINE ESTE TERMO SE TIVER ALGUMA DÚVIDA A RESPEITO. Araranguá, ____ de ________________ de 20___

_____________________________________ SOMENTE PARA O RESPONSÁVEL PELO PROJETO

Referências

Documentos relacionados

Esta pesquisa vem investigar as estratégias de patrocínio cultural desenvolvidas pelas empresas no Brasil, compreendendo o patrocínio enquanto fonte de financiamento cultural

88 (615 nm); (B) absorption spectra of crude extracts obtained with maximum absorption peak for chlorophyll (670 nm); (C) the yields of extraction of phycocyanin ( ) and chlorophyll

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

No presente estudo, o resultado de re- sistência à compressão obtido da argamassa considerada auto- adensável com 0,30 de relação f/c e 0,40% de sp/c foi de 35,40 MPa,

Acesso Terc Classificador Nome da Conta C/C... Acesso Terc Classificador Nome da

Lembramos que a epístola aos efésios é uma documentação dos anos 80 EC, o que significa dizer que ainda estamos falando ainda de primeiro século da era comum, chamamos atenção

Análise viabilidade técnica, econômica, operacional e de cronograma; Metodologias de desenvolvimento de sistemas; Especificação de metodologias para coleta de

Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a formação docente, em especial, para a modalidade educação a distância. discutiremos algumas