• Nenhum resultado encontrado

Tartare de salmão. clique para ampliar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tartare de salmão. clique para ampliar"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Tartare de salmão

clique para ampliar

Olá, vou fazer uma receita de tartare de salmão bem fácil, que eu peguei do livro A Dieta do Chef, de Roland Villard! Esse livro é muito bom… São receitas super elaboradas e mais leves, demonstrando que dá pra comer muito bem sem engordar. Já fiz algumas, vou postar também. Esse era um tartare de salmão com chutney de beringela. Eu dispensei a beringela e fiz só o tartare.

Ingredientes:

400g de salmão em cubos de 0.5 cm (parte mais difícil, a próxima vez eu peço pra cortarem no mercado);

1 colher (sopa) de suco de limão; 1 colher (chá) de gengibre ralado;

1 colher (sopa) de maionese (eu usei Hellman´s, normal ainda, que vergonha!);

1/2 colher (sopa) de salsinha picada; 1/2 colher (sopa) de cebolinha picada; 1/2 colher (sopa) de manjericão picado; sal e pimenta do reino a gosto,

redução de balsâmico (para decorar).

(2)

clique para ampliar Modo de fazer:

Tempere o salmão já picado com sal e pimenta e em seguida coloque o suco de limão. Depois coloque todos os outros ingredientes, misturando bem.

Eu decorei com redução de aceto balsâmico (já comprei assim, não fiz) e caviar. Servi com as torradinhas de sempre.

TEMPO: 30 min

DIFICULDADE: média (só porque tem que cortar o peixe) CUSTO: $$

Edamame

(3)

clique para ampliar

Olá, vou falar de uma entradinha super natural e deliciosa, típica da culinária japonesa, chinesa e havaiana. O Edamame ou Edaname, palavra japonesa que significa literalmente “galho de feijão”, é uma vagem de soja imatura, rico em proteínas, vitaminas, ácido fólico, cálcio, Omega 3 e Isoflavona. Eu adoro, alguns restaurantes japoneses servem de entrada. Para receber, é uma entrada bem interessante tanto única como para misturar com outras (como queijos, castanhas, pastas), colocando uma opção mais saudável para os convidados.

clique para ampliar

Nunca achei pra vender in natura em nenhum mercado, mas achei esse pacotinho de congelado em SP e paguei 11 reais. Procurei no site e eles vendem pra grande parte do Brasil… Mas pra variar, vende em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, pulando Florianópolis.

Pra fazer é muito fácil, 3 minutos em água fervendo no fogão ou microondas. Eu fiz na panela mesmo… Só escorrer a água e servir com um fio de azeite de oliva e for de sal, pode ser sal comum, claro.

(4)

clique para ampliar TEMPO: 5 min

DIFICULDADE: fácil. CUSTO: $

Talharim de pupunha com

camarões e shimeji

clique para ampliar

Olá, vamos fazer uma receitinha mais leve, que eu já fiz

(5)

várias vezes porque adoro, mas dessa vez tem visita que ta na dieta sem glúten e sem lactose, então troquei a manteiga pelo azeite de oliva e o creme de leite fresco por cottage sem lactose, e continuou muito saborosa. Talharim de pupunha com camarões e shimeji.

Ingredientes:

– 1 palmito pupunha;

– 1/2 kg de camarões (tempere com sal, pimenta e limão); – 250 gr de shimeji;

– 1 taça de vinho branco;

– 1/2 xic da cebola picadinha;

– 1 colher (sopa) de azeite de oliva;

– 250 gramas de cottage lac free (opção para creme de leite fresco);

– sal, pimenta do reino e cebolinha a gosto. Modo de fazer:

Envolva o palmito sem a casca em papel alumínio e coloque em um forno pré-aquecido a 180 graus por 30 min. Deixe esfriar e rale com ralador comum ou corte com a faca.

Refogue a cebola no azeite por 5 min, até que a cebola fique transparente e coloque o shimeji e os camarões. Deixe grelhando por mais 5 minutos e coloque o vinho, mexa por mais 5 minutos e finalize com o cottage. Coloque sal, pimenta e cebolinha, acrescente o pupunha ralado. Eu servi na panela mesmo!

TEMPO: 1 hora. DIFICULDADE: médio

(6)

CUSTO: $$$.

Carpaccio

clique para ampliar

Vamos fazer um prato bem leve, que serve de entrada ou como uma salada para um jantarzinho. Eu comprei todos os ingredientes, achei tudo no supermercado. O carpaccio foi 15 reais e o molho 7 reais.

clique para ampliar Ingredientes:

– carpaccio congelado; – rúcula;

(7)

– molho de carpaccio pronto ou azeite de oliva e alcaparras; – parmesão ralado;

– torradinhas se for servir como aparetivo.

Modo de fazer/Montagem: Carpaccio (deixe 5 minutos fora do freezer e já ta pronto pra servir), coloque a rúcula picada por cima, por cima o molho (ou azeite de oliva e alcaparra picada) e por cima o parmesão ralado.

clique para ampliar

Esse sem rúcula para servIr com as torradinhas de parmesão que eu comprei como entrada.

TEMPO: 10 min

DIFICULDADE: fácil CUSTO: $

(8)

Palha italiana de doce de

leite

clique para ampliar

Olá, vamos fazer uma receitinha deliciosa, bem fácil e com ingredientes bem baratos hoje. Palha italiana de doce de leite… eu adoro e fiquei surpresa de como é simples de fazer. Ingredientes:

– 1 lata de leite condensado – 2 colheres (sopa)de manteiga

– 4 colheres (sopa) de doce de leite

– 100 gr de biscoito (maria/maizena/leite) – Açucar

Modo de fazer:

Faça um brigadeiro mole em fogo baixo mexendo sem parar o leite condensado com a manteiga e o doce de leite até desgrudar da panela. Retire do fogo e coloque os biscoitos picados com as mãos e coloque em uma forma. Depois de frio corte em pedaços e passe no açucar.

(9)

clique para ampliar

Muito fácil né?! Em vez de doce de leite podemos fazer de vários outros sabores: chocolate (só trocar o doce de leite por 2 colheres de achocolatado ou chocolate em pó), pistache, amêndoas ou castanha (só trocar o doce de leite por esses ingredientes picados).

TEMPO: 30 min

DIFICULDADE: fácil CUSTO: $

Polvo e camarões ao vinho

servidos com aipim crocante

(10)

clique para ampliar

Olá, como eu já falei aqui, várias das minhas receitas são inspiradas nos livros e nos programas do Claude Troisgros. Essa receita vem do “Jantares do Que Marravilha”. Polvo e camarões ao vinho servidos com aipim crocante. Polvo é sempre um pouco trabalhoso de fazer, pois leva um tempo para cozinhar e ficar com a textura ideal, mas vale a pena! Esse prato é um pouco complexo e precisa de tempo. Vamos fazer para 4 pessoas. Ingredientes para o polvo:

– 2 polvos de 1,5kg com cabeça; – 2 colheres de sal grosso; – 2 colheres de azeite;

– 2 cebolas roxas grandes picada; – 4 dentes de alho picado;

– 200g de chouriço espanhol em cubos (eu usei calabresa); – 4 tomates;

– 1 bouquet garni; – 4 cravos;

– ½ pimenta dedo-de-moça;

(11)

– 80ml de vinho do Porto

– 600ml de vinho tinto português;

– Beurre manié: 1 colher (café) de manteiga + 2 colheres (café) de farinha de trigo;

– Sal (a gosto) e pimenta do reino (a gosto); – Salsa e coentro picado.

Modo de preparo do polvo:

O Claude ensina na receita que antes de colocar o polvo para ferver tem que dar um “banho” de sal grosso e massagear por 2 minutos e na sequencia colocar em agua corrente para tirar o sal. Depois de dessalgar, corte os tentáculos em cubos, retire a pele dos tomates, pique a polpa em cubos e também e reserve. Refogue o alho e a cebola no azeite, retire a pele do chouriço, adicione na panela e refogue um pouco mais. Inclua também o polvo e refogue mais. Adicione o tomate, a pimenta, o bouquet garni e os cravos. Chegou a hora dos líquidos: acrescente o suco do tomate, o vinho do Porto e o vinho tinto. Deixe a tampa meio aberta e deixe ferver de 40 a 50 minutos. Coloque uma colher de café da beurre manié e deixe ferver bem até engrossar. Finalize o molho de polvo e camarão com salsa e coentro.

clique para ampliar

Ingredientes para os camarões:

(12)

– 10 camarões grandes;

– Sal e pimenta do reino (a gosto); – Azeite de oliva.

Modo de preparo dos camarões:

A receita original diz para cortar os camarões em cubos, mas como o nosso não era tão grande preferi deixar eles inteiros. Tempere os camarões limpos e coloque numa frigideira bem quente com fio de azeite.

Ingredientes do aipim: – 1,2kg de aipim,

– Sal e pimenta do reino (a gosto); – Óleo para fritar.

Modo de preparo do aipim:

Descasque o aipim e deixe cozinhar na água com sal até ficar macio. Ou seja, por cerca 30 a 40 minutos. Acrescente um pouco de água fria no aipim e volte a ferver por 3 minutos. Deixe esfriar um pouco e rale. A minha sugestão é fazer os bolinhos com duas colheres, conforme a foto mostra. Isso porque na hora de fritar, se ele ficar muito espesso não vai cozinhar por dentro. Tempere com sal e pimenta. Frite e seque num papel- toalha. A dica do Claude é fritar com óleo não muito quente.

(13)

clique para ampliar

Monte o prato e delicie-se!!! TEMPO: 2 horas e meia.

DIFICULDADE: moderada. CUSTO:$$$

Bruschettas

clique para ampliar

Vamos fazer entradinhas que dependendo da quantidade e variedade nem precisa de prato principal. Hoje vamos fazer com três sabores: o clássico com tomate, cogumelos com parmesão e a que mais faz sucesso – cebola caramelizada com gorgonzola.

(14)

Vamos fazer umas 4 bruschettas de cada sabor.

A primeira dica é comprar um pão italiano de boa qualidade. Uma vez comprei um qualquer no supermercado e não ficou bom. A segunda é molhar o pão com um azeitinho de oliva antes de cobrir com o recheio.

Bruschetta de tomate Ingredientes:

– 2 tomates grandes cortados em cubinhos sem pele e semente; – folhinhas de manjericão;

– 1 dente de alho;

– sal e pimenta do reino moída na hora; – azeite de oliva;

– parmesão ralado.

Modo de fazer: depois de pincelar o azeite no pão, passe o alho por cima do azeite só para dar gosto. Misture os cubinhos de tomate com azeite de oliva, manjericão, sal e pimenta. Cubra o pão e coloque o queijo ralado por cima.

Brusquetta de cogumelos Ingredientes:

– 100 gramas de cogumelos picados (pode ser shimeji, shitake ou paris);

– cebolinha picadinha; – azeite de oliva;

– sal e pimenta do reino moída na hora; – parmesão ralado.

(15)

Modo de fazer: Numa frigideira quente coloque o azeite e em seguida o cogumelo, deixe refogando até murchar. Coloque sal e pimenta. Cubra o pão e em seguida coloque o queijo ralado.

Bruschetta de cebola caramelizada com gorgonzola Ingredientes.

– 2 cebolas picadas;

– 1 colher (sopa) de açucar mascavo; – shoyu a gosto (usei 1 colher de sopa); – azeite de oliva;

– queijo gorgonzola.

Modo de fazer: Coloque a cebola na frigideira em fogo médio com um fio de azeite para dourar. Mexa até que as cebolas fiquem levemente douradas. Diminua o fogo e acrescente o shoyu sobre a cebola. Mexa mais um pouco e adicione o açúcar mascavo. Continue mexendo até o açúcar dissolver no shoyu e tampe a frigideira. Deixe refogando por uns 15 a 20 minutos e misture tudo a cada 5 minutos (sempre em fogo bem baixo). Destampe a panela depois de 15 a 20 minutos, as cebolas devem estar desta forma (ainda existe bastante líquido). Deixe o molho reduzindo por mais uns 20 a 30 minutos, mas tome cuidado e mexa de tempos em tempos para não queimar o fundo da panela. Assim que não houver mais líquido e as cebolas tiverem absorvido quase todo o shoyu e o açúcar, desligue.

Coloque a cebola e em seguida o gorgonzola picadinho.

Deixe o forno pré-aquecido em 180 graus e deixe as bruschettas até que o queijo derreta. De 10 a 20 minutos.

Obs: essa receita de cebola caramelizada é bem mais complexa do que a que eu falei no post hamburguer, mas é a minha preferida. Demora mais mas vale a pena.

(16)

TEMPO: 1 hora

DIFICULDADE: fácil CUSTO: $

Hambúrguer caseiro

Clique para ampliar

Vamos fazer um hamburguer em casa daquele tipo gourmet? Dá um pouquinho de trabalho mas vale a pena.

Ingredientes:

– 2 cebolas roxas picadinha; – 1 colher (sopa) de azeite;

– 1 colher (sopa) de açucar mascavo; – 1 colher (sopa) de aceto balsâmico; – 4 ramos de tomilho;

(17)

– 500 gramas de patinho moído; – 1/2 xic de farelo de pão fresco; – 1 gema;

– 2 colheres (sopa) leite; – 1 colher (sopa) shoyu;

– sal e pimenta do reino a gosto; – óleo para fritar.

Modo de fazer:

Refogue a cebola com o azeite por 8 minutos em fogo baixo e em seguida coloque o açucar e o aceto. Deixe em fogo alto por 2 minutos até a cebola ficar caramelizada e coloque o tomilho. Separe em 2 recipientes com a mesma quantidade.

Em um dos recipientes com a metade da cebola coloque a carne, o farelo de pão, o shoyu, sal e pimenta. Misture mas não aperte demais, para a carne ficar suculenta. Divida a carne em 4 porções (gosto de deixar mais alto pra ficar mais vermelho por dentro e bem assado por fora) e coloque na geladeira.

Coloque na frigideira com pouco óleo e frite por 4 a 5 minutos de cada lado. No último minuto coloque o queijo sobre o hamburguer para que ele derreta e grude na carne.

Acompanhamentos:

– Queijo: usei prato, gruyere, camembert e roquefort; – Alface, tomate, picles;

– Cebola caramelizada (o que sobrou no outro recipiente); – Maionese, catchup e mostarda.

(18)

C l i q u e p a r a ampliar

TEMPO: 1 hora

DIFICULDADE: média CUSTO: $$

Petit Gateau de Doce de Leite

(19)

Ontem a noite fizemos uma sobremesa deliciosa e deu muito certo, o petit gateau de doce de leite.

Ingredientes:

- 200 gr. de doce de leite - 100 gr. de manteiga sem sal - 2 ovos

- 2 gemas

- 1/4 xic de trigo - 1/3 xic de açúcar Modo de fazer:

Preaquecer o forno em temperatura média, 190ºC. No micro- ondas, derreta o doce de leite e a manteiga, por 2 minutos. Misture bem até ter um creme homogêneo. Em outro bowl, misture os ovos e as gemas, batendo com um fouet para misturar bem. Acrescente o açúcar e a farinha peneirada, misture bem. Acrescente o doce de leite derretido a mistura anterior, mexa bem até ficar homogêneo. Unte bem as forminhas com manteiga e farinha de trigo. Encha as forminhas com a massa deixando ½ dedo de borda. Levar ao forno quente por cerca de 10 minutos ou até que a borda fique assada, com cara de bolo e o meio molinho. Retire do forno e aguarde um minuto antes de desenformar para que eles não quebrem ao serem colocados nos pratos individuais. Sirva com sorvete de creme e aproveite. TEMPO: 30 minutos

DIFICULDADE: Médio CUSTO: $

Entradinhas

(20)

clique para ampliar

Olá… Quando vamos receber mais gente é bom deixar umas entradinhas prontas antes das pessoas chegarem pra não ficar muito tempo na cozinha!!! Nesse dia, comprei queijo de cabra, torradinhas, presunto de parma, grissini, shimeji e shitake. Fiz um steak tartare (primeira receita do blog), enrolei uma fatia de parma em cada grissini, cortei o queijo de cabra e decorei com azeite de oliva e cebolinhas picadas, fiz shimeji e shitake na manteiga com shoyu e servi em porções individuais. Assim eu ganhei bastante tempo pra curtir com os convidados até começar a fazer o risoto.

Receita do shimeji e shitake na manteiga: Ingredientes:

– 1 pacote de shimeji (250 gr), só “desfiar” com os dedos; – 1pacote de shitake (250 gr), cortar em fatias;

– 2 colheres (sopa) de manteiga;

– 4 colheres de sake e cebolinhas a gosto.

Modo de fazer: Coloque na frigideira quente a manteiga com um fio de óleo pra não queimar, depois coloque o shimeji e o shitake, em seguida o sake e o shoyu. Deixa de 5 a 10 min, até murchar, pode decorar com cebolinha e está pronto.

(21)

Gosto muito de shimeji e shitake, dessa vez servi em panelinhas para comer individualmente, mas da usar em outras receitas, como cobertura de bruschetta.

Referências

Documentos relacionados

As correlações genéticas entre produção de leite até 305 dias na primeira lactação e a habilidade de permanência da vaca no rebanho aos 36 e 48 meses após o primeiro parto

técnico ou faculdades, podem ser necessários alguns tipos de divulgação peculiares, pois em alguns casos, o público impactado não será o mesmo que irá usufruir dos estudos,

A pesquisa intitulada: “Africanidades E Afrobrasilidades na Lei 10.639/03 – Um Olhar para as Escolas Quilombolas e as Instituições Públicas de Ensino de Campina Grande-PB:

Procurou na linhagem familiar um motivo para o seu anseio de libertação: “De onde me veio esta fúria destruidora, esta paixão libertadora, que não me abandonou nunca?”

(A = Scores plot of sodium hydroxide solution using positive mode data; B = Scores plot of sodium hypochlorite solution using positive mode data; C = Scores plot of hydrogen

O encontro com o Senhor, na comunidade que se reúne para celebrar a memória de sua vida, morte e ressurreição, leva ao testemunho da fé, como os primeiros discípulos

Acidente de Trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou

 Identificar como funciona o processo de associação lógica, para poder distinguir dos argumentos falaciosos..