• Nenhum resultado encontrado

A Contextualização que embasou o Curso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Contextualização que embasou o Curso"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

BluEAD

(2)

A Contextualização que embasou o Curso

A evolução e a crescente demanda por Perícias Ambientais, tem sido motivada principalmente em decorrência do desenvolvimento tecnológico e consequentemente científico, permitindo um maior e mais eficiente controle do homem na fiscalização do meio ambiente, possibilitando a obtenção de dados ainda mais precisos acerca dos danos ambientais ocorridos no planeta (elevação da temperatura média, perda de cobertura vegetal, contaminação de água, solo e ar, etc) e que consequentemente, motivou os legisladores a formular regulamentações mais rígidas, baseadas em critérios estritamente técnicos, na tentativa de garantir o reequilíbrio do ambiente e a perpetuação do recurso, através de práticas mais responsáveis.

A perícia criminal oficial, em decorrência da defasagem quantitativa de seu quadro funcional, não consegue atender a demanda crescente e tão pouco, dar a celeridade que a justiça exige, havendo ai, um campo de atuação bastante significativo e ainda pouco explorado, que pode ser ocupado por profissionais das mais diversas áreas. Especificamente na área Ambiental, a demanda pela análise de crimes e danos ambientais, quer estes estejam relacionados a flora, a fauna ou as demais áreas alcançadas pelas legislações atuais é enorme, sendo extremamente escasso o corpo técnico qualificado para atender com o rigor científico necessário, o desafio crescente.

(3)

O curso de pós-graduação em Perícias Ambientais é um curso com formação multidisciplinar, que será disponibilizado para bacharéis de diferentes áreas, incluindo profissionais da área de direito, pois capacita-os para que possam atuar como peritos ad hoc e assistentes técnicos, possibilitando inclusive o trabalho em equipe, de um grupo multidisciplinar de profissionais em determinados casos, a depender do nível de complexidade dos quesitos solicitados.

A área de criminalística tem um eclético campo de atuação, e sempre despertou a curiosidade das pessoas no sentido de tentar descobrir o que aconteceu em um determinado local de crime. Filmes, seriados e principalmente situações reais de crimes ocorridos na sociedade, acabam prendendo a atenção das pessoas, que procuram elaborar as mais diversas hipóteses do que poderia ter ocorrido. A atuação da polícia científica e da perícia criminal, geralmente causam grande admiração, principalmente pelos métodos técnicos-científicos utilizados para a resolução do crime.

A Perícia Ambiental é uma área relativamente nova se comparada as demais áreas da criminalística, sendo também, uma das mais interessantes áreas das Ciências Forenses. Trata-se de um laboratório, onde literalmente, nosso planeta é o objeto de análise.

O Brasil, por apresentar um de seus pilares de produção, fundamentado nas atividades de base extrativistas, que consequentemente apresentam também grande potencial de danos ambientais, possui uma grande demanda por profissionais da área ambiental, que concentrem um olhar forense em seu currículo, para, nos casos onde estiverem atuando como Peritos, tenha capacidade de fornecer

(4)

informações robustas e consistentes para formação do julgamento do magistrado ou ainda, em atuação na iniciativa privada, evitar danos e/ou mitiga-los.

O Perito Ambiental deve reunir profundo conhecimento técnico, normativo e legislativo, sendo a técnica, correspondente ao conhecimento teórico dos conceitos, métodos e saber científico em geral, corresponde, ainda, ao domínio e habilidades com equipamentos e softwares relacionados a coleta e processamento de informações necessárias para correta análise, interpretação e diagnóstico do local. Enquanto que a norma se refere as condições, critérios, padrões e procedimentos de operação definidos pelo poder público para o desenvolvimento das atividades com potencial risco a causar dano ao ambiente e por último, mas não menos importante, a legislação, que é o conjunto de leis que regulariza todas as ações relacionadas ao tema.

O laudo é a peça que reflete o resultado de todo trabalho do Perito Ambiental, devendo ele ser rico em informações e sempre que possível dispor de elementos que facilitem o entendimento dos leitores, com o uso de fotografias, gráficos, tabelas, mapas, carta imagem, etc. Objetivamente o laudo busca responder e/ou esclarecer dúvidas da autoridade julgadora para que este forme seus elementos de convicção e tenha condições de constituir um julgamento com base na verdade dos fatos, através da materialização das provas. Para isso a riqueza das informações será responsável pela sustentação das respostas dos quesitos formulados.

Atividades como desmatamento ilegal, exploração ilegal de madeira, garimpos, grandes projetos de mineração e hidrelétricos, exploração de petróleo e gás, demarcação de áreas, são alguns exemplos da

(5)

atuação do Perito Ambiental, seja na resposta aos quesitos elaborados pelo sistema judiciário, seja na elaboração e adequação de ações que envolvam empresas privadas.

Ao final dos módulos, o aluno será capaz entender os princípios, métodos e técnicas que norteiam a perícia ambiental como um todo.

Assim, o especialista em Perícias Ambientais terá todos os instrumentos para atuar na esfera judicial como perito ad hoc ou assistente, bem como atuar como perito particular ou em organizações públicas e/ou privadas. O curso também tem o condão de capacitar os profissionais que já atuam na área, uma vez que serão apresentados os mais modernos conceitos e instrumentos sobre o tema.

O Curso de Especialização em Pericia Ambiental

Os cursos de pós-graduação Latu Sensu se tornaram um grande diferencial na formação currícular dos profissionais nas últimas gerações. Em que pese haver uma grande quantidade de ofertas de cursos nas áreas de negócios, educação, tecnologia da informação, gestão de pessoas dentre outros, a área forense ainda carece de cursos com profundidade técnica e que permitam ser aplicados tanto na área pericial quanto no mercado privado.

Os cursos de pós-graduação com foco nas áreas forenses foram criados para atender uma demanda existente dos próprios profissionais da Perícia Criminal Nacional, que muitas vezes, além de cursarem nas Academias de Polícia um treinamento de curta duração e que não abrange com profundidade os conhecimentos necessários para a atuação na prática, permanecem durante um longo

(6)

tempo atuando em apenas um setor, e tem desta forma, anseios por tornarem-se experts nas demais áreas da criminalística. Um outro viés de aplicação e demanda são as pessoas que pretendem prestar concursos para a área pericial e que não encontram materiais para estudo, haja vista muitos deles serem restritos a profissionais que já atuam nas forças policiais.

Nem todas as perícias ambientais são motivadas por uma ação criminal, portanto, o Perito Ambiental pode atuar também na esferas Cível, podendo ainda, estar inserido no quadro funcional de empresas que trabalhem em atividades com potencial risco de causar danos ao ambiente e, nesses casos, atuar não somente no processo de remediação dos danos já causados, mas também de forma preventiva, com ajustes de protocolos de operação e rotinas, garantindo um funcionamento mais responsável que corrobore com as normas vigentes

Todas essas possibilidades de atuação nesse vasto mercado de trabalho, ainda pouco explorado, demandam de conhecimentos muito específicos e avançados que não se encontram em cursos de graduação ou de pós-graduação comumente oferecidos no mercado. Assim, os cursos de pós-graduação com foco na área forense visam preencher essa lacuna.

(7)

Há alguns cursos de pós-graduação similares, mas estes, geralmente são oferecidos na modalidade presencial, o que limita a participação dos alunos e dificulta a atuação docente, haja vista que, a maioria dos profissionais que atuam nessa área, trabalham em regime de plantão, que não lhes dão grande mobilidade. Além disso, os cursos anteriormente citados, quando oferecidos na modalidade presencial tornam-se onerosos para os alunos devido à necessidade de deslocamento dos professores.

Oferecer cursos da área forense na modalidade EAD é um grande desafio, pois, além do conteúdo ser extremamente especializado, há a necessidade de se utilizar diferentes metodologias que propiciem o aprendizado. Desta forma, a inovação desses cursos está na possibilidade de dar acesso aos alunos, do que existe de melhor e mais avançado em termos de ciências forenses, sem que seja necessário o deslocamento, e possibilitando assim, investimento acessível a grande maioria. Os professores, em sua esmagadora maioria, são peritos criminais oficiais, mestres, doutores e pós-doutores, autores de livros de referência no mercado, com participações em investigações de repercussão nacional e internacional e também em congressos nacionais e internacionais, o que torna os cursos extremamente atrativos a todos os públicos.

Os Objetivos do Curso

O curso de Perícias Ambientais tem como objetivo geral formar profissionais especialistas em

análise forense de crimes e danos ambientais, agregando, ainda, conhecimento técnico e científico para

(8)

E os seguintes objetivos específicos:

● Compreender os principais procedimentos adotados na identificação, análise e execução dos procedimentos periciais voltados à análise e materialização de crimes ambientais;

● Obter conhecimento técnico para analisar e interpretar laudos de crimes e danos ambientais; ● Apresentar o estado da arte em casos de infração das Legislações Ambientais vigentes; ● Conhecer as principais áreas da perícia ambiental e suas particularidades;

● Aprender métodos e técnicas utilizados na análise e materialização dessas infrações;

● Capacitar na construção de pareceres, interpretação e avaliação de provas técnico-científicas no âmbito da justiça criminal e cível.

Para quem o Curso foi Projetado

O curso foi idealizado e produzido para portadores de diplomas de curso superior – reconhecido pelo MEC – que atuem em qualquer área do conhecimento, e que pretendam atuar como perito ad hoc ou assistente técnico nas áreas cível e criminal, ou ainda como peritos particulares a disposição da iniciativa privada. Também se destina a profissionais da área do Direito visando aprimorar os conhecimentos em termos de quesitação e análise de laudos e/ou pareceres técnicos.

(9)

O curso pode ser realizado por pessoas formadas em quaisquer áreas de atuação. De forma mais detida, volta-se aos peritos criminais, peritos judiciais, peritos ad hoc, assistentes técnicos, operadores do Direito e àqueles que pretendem ingressar nessas carreiras.

Carga Horária e Periodicidade

O Curso de Especialização possui Carga horária total de 360 horas distribuídas em 12 módulos de 30 horas, e terá duração de 12 (doze) meses, sendo oferecido totalmente na modalidade a distância (EAD), com conteúdo teórico, exibição de vídeos e áudios, acesso a materiais complementares, além da elaboração de atividades práticas a depender da particularidade de cada uma das disciplinas.

Cada uma das disciplinas é oferecida em um mês de aula sendo que cada módulo tem duração de 30 horas, devendo neste período o aluno concluir os conteúdos, atividades e avaliações.

Disciplinas e Corpo Docente

Metodologia de Execução do Curso

O curso é oferecido na modalidade EAD no formato assíncrono, ou seja, o aluno poderá assistir e fazer suas atividades sem que haja a necessidade de estar conectado num determinado dia e horário. O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) permite que o aluno acesse o conteúdo do computador, tablet ou mesmo smartphone, bastando ter acesso à internet, entretanto, a BluEAD possui assinatura da

(10)

ferramenta GoToMeeting, permitindo que discentes e docentes interajam sempre que for possível de forma síncrona, complementando e ampliando o aprendizado adquirido no AVA.

O material didático produzido para o desenvolvimento de cada uma das disciplinas busca estimular o estudo e a participação individual e coletiva dos alunos, não apenas na realização das atividades propostas, mas também na experimentação e realização de atividades práticas centradas na compreensão. A construção do material didático perpassa pela preocupação que o aluno precisa ser autônomo em seus estudos, mas que também poderá contar com a tutoria na hora em que precisar. Os tutores são orientados a responder em até 24 horas aos alunos.

Cada disciplina tem 30 horas EAD com conteúdo e atividades distribuídos em 4 semanas. O AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem possui a previsão de 5 (cinco) unidades, assim dispostas:

● Unidade 0: apresentação do professor e da disciplina (Plano de curso); ● Unidade 1: conteúdo e atividade(s);

● Unidade 2: conteúdo e atividade(s); ● Unidade 3: conteúdo e atividade(s); ● Unidade 4: conteúdo e avaliação final.

(11)

As atividades são compostas de fóruns, questionários online, atividades dissertativas, estudos de caso, relatos de atividades práticas dentre outras possibilidades, sendo que o conteudistas pode escolher aquelas que melhor se adequem à sua disciplina.

Não existe a necessidade de elaboração de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Porém, recomenda-se que os alunos desenvolvam pesquisas e trabalhos científicos no decorrer do curso e, principalmente, publiquem-nos como forma de divulgação do conhecimento. Publicações científicas, além de ser um diferencial no currículo profissional do aluno amplia suas possibilidades no mercado de trabalho, em concursos e a entrada em programas de pós stricto sensu (mestrado e doutorado).

Os alunos são encorajados a publicar não somente na revista científica do Centro Universitário Uninorte, mas também em outras nacionais e internacionais que tenham como linhas de pesquisa a área forense, bem como a participação em eventos científicos dessa mesma natureza.

Interdisciplinaridade e Atividades

Por se tratar de curso da área forense, todas as disciplinas estão interligadas em eixos temáticos da criminalística que envolvem a resolução de casos quanto à autoria, materialidade e dinâmica. Baseado nisso, os estudos de casos apresentam interdisciplinaridade com várias disciplinas, haja vista que para desenvolver as atividades é necessário o conhecimento adquirido em outras disciplinas que a precederam.

A construção de laudos e pareceres técnicos também proporciona a interdisciplinaridade, pois é um tema comum a praticamente todas as disciplinas.

Não estão previstas atividades complementares por se tratar de curso de pós-graduação, porém os alunos são estimulados desde as disciplinas iniciais a produzirem artigos científicos e participarem de congressos na área como forma de se manterem atualizados e manter uma rede de relacionamentos com profissionais da área.

(12)

Tecnologia Utilizada

O Curso utilizará a plataforma Moodle como principal meio de contato e interação entre o aluno e a instituição. Este Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é gerenciado pela Blu Ead, parceira do Centro Universitário Uninorte, para oferta de cursos na modalidade à distância.

Por meio dessa plataforma, foram elaboradas as funcionalidades específicas (recursos e atividades) de interação com os conteudistas, tutores e alunos, tais como fóruns, tarefas, questionários, chats e correio eletrônico.

O conteúdo das disciplinas está sistematizado em diferentes formatos: textos em formato eletrônico (.doc, .docx, .odt ou .pdf) a critério do conteudistas da disciplina; apresentações das disciplinas; links externos com material complementar; vídeo aulas (quando necessário para a compreensão do conteúdo); dentre outros materiais com conteúdo didático digitais.

Além do Moodle, outros recursos podem ser explorados como os sistemas de Webconferência para uma interação síncrona com os alunos em datas previamente estabelecidas, caso os tutores achem pertinente, como por exemplo a plataforma Hangout on Air, da Google que é integrada ao Moodle.

Essas ferramentas apresentam recursos de: chat; comunicação com áudio e vídeo; compartilhamento de tela para apresentações, documentos, vídeos etc. Todos os recursos disponíveis serão utilizados de acordo com as necessidades de cada disciplina do curso.

(13)

Como se Candidatar a uma Vaga

Para se matricular no curso de pós-graduação é necessário ter concluído um curso superior e apresentar diploma devidamente reconhecimento. São aceitos uma declaração de conclusão de curso quando o aluno estiver no aguardo da emissão do diploma.

Os documentos necessários para a matrícula são os seguintes: cópia do RG; cópia do CPF; cópia de comprovante de residência; cópia do diploma de Curso Superior (ou declaração de ter concluído ou certificado de conclusão de graduação); fotografia recente; preenchimento de ficha cadastral e pagamento de taxa de inscrição. A documentação deve encaminhada em formato digital para a Secretaria Acadêmica.

O curso de pós-graduação em Perícias Ambientais é um curso com formação multidisciplinar, que pode ser disponibilizado para bacharéis das mais diversas áreas, incluindo até mesmo profissionais da área de direito, já que, a quase totalidade dos cursos de graduação atualmente, possuem disciplinas interligadas ou relacionadas com a questão ambiental, desta forma, a Pós em Perícias Ambientais poderá capacitar tais profissionais para que estes possam atuar como peritos ad hoc e assistentes técnicos, possibilitando inclusive o trabalho em equipe, de um grupo multidisciplinar de profissionais em determinados casos, a depender do nível de complexidade que a perícia exige.

(14)

Avaliação e Controle de Frequência

As atividades desenvolvidas durante as três primeiras semanas de aula compõem 40% da nota e na última semana é aplicada uma avaliação online que corresponde a 60% da nota. As questões da avaliação são objetivas, permitindo apenas uma tentativa, com tempo estipulado para realização e envio via plataforma (AVA). O aluno é responsável por realizar a avaliação no prazo da disciplina bem como por manter a infraestrutura para que não ocorram interrupções.

Os resultados quantitativos serão traduzidos em notas numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) estando aprovado o estudante que obtiver uma média final igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.

Por se tratar de cursos EAD não há a previsão de controle de frequência. Caso o aluno não obtenha desempenho suficiente em alguma disciplina deverá solicitar para cursá-la em outra turma via Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).

Certificação dos Concluintes

O certificado será emitido pelo Centro Universitário Uninorte, Instituição de Ensino Superior devidamente credenciada pelo MEC conforme Portaria Nº 246/2018 de 22 de março de 2018 com validade em todo o território nacional, e atende às exigências da Resolução CNE/CES nº 01, de 6 de abril de 2018 que estabelece as diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, do Decreto

(15)

Federal nº 9.057 de 2017 e da Portaria Normativa Nº 11 de 2017, conferindo ao aluno que concluir todas as exigências previstas no projeto político pedagógico com o grau de especialista em “Perícias Ambientais”.

No Certificado do curso, que será expedido pelo Centro Universitário Uninorte, constarão, obrigatoriamente, a relação das disciplinas, sua carga horária, nota obtida pelo aluno, período em que foi realizado, duração total e declaração de que a instituição está habilitada a oferecer curso na modalidade EAD.

Remuneração Perito Judicial Ambiental

O perito judicial é remunerado pelo trabalho que realiza, ou melhor, pelos laudo que entrega no processo. A atividade é semelhante a de um profissional liberal. A base de cálculos da remuneração do perito é a tabela de honorários de associação ou instituto de peritos, ou a de uma simples tabela de honorários do conselho de classe, sindicato ou associação profissional.

No cálculo da proposta de honorários, o perito deve levar em consideração o número de horas a serem trabalhadas e o número de horas gastos na burocracia do desempenho da função. O número de horas total multiplicado pelo valor mínimo da hora técnica, obtido de uma tabela ou regulamento de honorários de perito, é a maneira mais comum de propormos honorários.

A remuneração mínima no ano de 2020 do Perito Judicial em Meio Ambiente no Estado de São Paulo, inclusive no caso de consultorias, é de R$ 4.730,00 (quatro mil setecentos e trinta Reais). Os trabalhos de avaliações e de perícias de engenharia deverão ter seus honorários correspondentes fixados em função do tempo gasto para a execução e apresentação do trabalho, a remuneração será calculada à

(16)

razão de R$ 430,00 (quatrocentos e trinta Reais) por hora. O tempo para cálculo dos honorários compreende todas as horas efetivamente despendidas para a realização de vistorias, buscas, estudos, cálculos e demais atividades técnicas necessárias ao desempenho de suas funções, acrescido do tempo gasto em viagens e deslocamentos, desde a saída do domicílio ou do escritório do profissional até o retorno ao mesmo, excluídos os intervalos de tempo despendidos para as refeições e repouso. (regulamento IBAPE/SP).

Referências

Documentos relacionados

(tanto um sinal aleatório como um regular têm excesso de entropia nulo). É uma melhor medida do que vulgarmente se

Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Bioquímica Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Botânica Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Entomologia Coordenação

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

de Inferência Estatística Aplicada a Avaliações^do Curso de Pós- Graduação em Engenharia de Avaliações e

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Os hidratos de carbono estão ligeiramente abaixo dos valores de referência para o escalão, mas as fibras alimentares estão presentes de forma significativa (266%

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

“A história da ascensão da Monavie também revela um registro manchado de alegações exageradas de alívio de doenças graves e discutíveis afirmações de valores