• Nenhum resultado encontrado

Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher"

Copied!
51
0
0

Texto

(1)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

1 ATA DA 94ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO NÚCLEO ESPECIALIZADO DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER

Aos vinte e três de março do ano de dois mil e dezoito, reuniram-se as integrantes do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher na sala de reunião da Defensoria Pública, localizada à Rua Boa Vista, 150, nesta capital, sob a Presidência da Defensora Pública Paula Sant´Anna Machado de Souza, Coordenadora Auxiliar do Núcleo.

Presentes as integrantes: Cláudia Aoun Tannuri, Helena Lahtermaher Oliveira, Jordana de Matos Nunes Rolim, Lorena Pereira Santin, Nalida Coelho Monte, Paula Sant’Anna Machado de Souza e Yasmin Oliveira Mercadante Pestana.

Ausentes, justificadamente, as integrantes: Ana Paula de Oliveira Castro Meirelles Lewin, Ana Rita Souza Prata, Jéssica Maria Benedetti, , Priscila Aparecida Lamana Diniz, Tatiana Semensatto de Lima Costa e Viviane Modesto Gramulha.

Ausente, injustificadamente, a/o integrante: Carolina de Melo Teubl Gagliato e Júlio Camargo de Azevedo.

A reunião teve início às 10h com a leitura e aprovação da ata da reunião anterior realizada em 23 de fevereiro de 2018.

Comunicados:

- Alienação parental: a Coordenadora Auxiliar informou que a Juíza Teresa Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos entrou em contato com o NUDEM informando que está com um projeto para capacitar a equipe técnica do TJ/SP sobre o tema alienação parental e questionou que não gostaríamos de fazer parte desse projeto. O NUDEM

(2)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

2 aceitou o convite. Além da Defensoria, o Ministério Público também participará desse projeto. A ideia é gravar vídeos com a temática e disponibilizar nos canais de cada instituição. Na Defensoria, o canal a ser usado será o da EDEPE.

- HC dos abortos: A Coordenadora Auxiliar informou que dos 30 HC´s impetrados, falta apenas um para ser julgado. Recentemente, a desembargadora Kenarik Boujikian deu parecer favorável ao HC, trancando a ação penal em virtude da ilicitude da prova, e afirmou que “o aborto é um gravíssimo problema de saúde que precisa ser enfrentado urgentemente pelo Estado brasileiro e pela sociedade, com foco na saúde da mulher”.

- Questionário às servidoras e defensoras: no dia 08/03 foi enviado por meio do e-mail institucional a todas as servidoras/defensoras um questionário para ser respondido eletronicamente. O objetivo da pesquisa é entender o perfil das mulheres profissionais de nossa Instituição buscando, ainda, compreender suas necessidades, dificuldades e percepções de gênero. O questionário poderá, inicialmente, ser respondido até 08 de abril.

- Campanha estadual “ Trabalho sem assédio sexual”: A Coordenadora Auxiliar informou que o governo de São Paulo lançou no dia 08/03 a campanha “Trabalho Sem Assédio Sexual”, no qual uma servidora estadual poderá denunciar o assédio sofrido por meio de um canal na página da Corregedoria do governo.

- Alteração no nome do NUDEM: a Coordenadora Auxiliar informou que já foi aditada a proposta do CSDP para, no nome da NUDEM, constar MULHERES.

Procedimentos Administrativos:

P.A. nº 05/09 – Assunto: Realização de laqueadura em hospitais da rede pública de São Paulo/SP – Relatoria: Dra. Cláudia Aoun Tannuri: A Secretaria Municipal de Saúde respondeu ao oficio enviado, solicitando dilação de prazo de trinta dias para prestar todos os esclarecimentos e informações requisitadas. Aprovada a prorrogação, por 30 dias, para aguardar resposta da Secretaria de Saúde.

(3)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

3 P.A. nº 11/09 – Assunto: Abrigos públicos e privados para mulheres vítimas de violência doméstica – Relatoria: Dra. Paula Sant´Anna Machado de Souza: A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo não respondeu ao ofício nº 162/2017 que aventava o agendamento de uma reunião entre essa Secretaria, Defensoria Pública e os Municípios de Presidente Prudente e Caraguatatuba, os quais demonstraram intenção de instalar Casa Abrigo em seus territórios. Todavia, nesse mês, o Chefe de Gabinete da respectiva Secretaria Leonardo Barros entrou em contato com a Relatora e solicitou uma reunião para debater o teor do ofício. A Relatora oficiou os municípios de Caraguatatuba e Presidente Prudente para verificar se eles ainda têm o imóvel disponível e tem interesse em iniciar as tratativas com a Secretaria bem como solicitou a reunião com a Secretaria. Assim, requer-se prorrogação prazo de 30 (trinta) dias para realizar a reunião e, após essa, analisar qual o melhor encaminhamento desse procedimento, o que foi aprovado pela plenária.

P.A. nº 16/09 – Assunto: Estudo sobre a inconstitucionalidade do parágrafo 5º do art. 10, da Lei 9.263/96 – Relatoria: Dra. Cláudia Aoun Tannuri: Conforme notícia veiculada no site Conjur, foi ajuizada nova ADIN com objeto semelhante, questionando a constitucionalidade de dispositivos da Lei de Planejamento Familiar. A relatora gostaria de discutir com a Plenária a possibilidade de ingressarmos como amicus curiae nessa ADIN. Segue a noticia:

https://www.conjur.com.br/2018-mar-08/psb-questiona-lei-exige-permissao-conjuge-esterilizacao. Como essa ADIN é mais ampla do que a primeira,

a plenária sugeriu à relatora ingressar com um novo amicus curiae nessa ação. A relatora fará o contato entrar em contato com o gabinete do ministro relator para saber o andamento do processo e se há previsão de julgamento. A Coordenadora-Auxiliar também opinou em conversar com a Def. Ana Rita para fomentar outras instituições a ajuizarem amicus curiae. Aprovada a prorrogação do prazo pela plenária por 30 dias para aguardar resposta sobre a necessidade de novo amicus curiae.

(4)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

4 P.A. nº 17/09 – Assunto: Projeto de lei que obriga as penitenciárias femininas a terem creche para gestantes e parturientes – Relatoria: Dra. Paula Sant´Anna Machado de Souza: Tendo por base este breve histórico, e levando em consideração que o NUDEM tem o melhor interesse em defender as exigências legais bem como as tratativas da Recomendação enviada, a Relatora concluiu que será necessária a realização de visitas para inspecionar as Penitenciárias Femininas do Estado. As inspeções consistirão em visitas às unidades Penitenciárias pela equipe do NUDEM e/ou com outros colaboradores/as e seriam guiadas por relatório unificado, utilizado em todas as unidades, sem distinção, que será elaborado por essa relatora, com o intuito a verificação das penitenciárias femininas do Estado de São Paulo quanto à adequação as “Diretrizes para convivência mãe filho/a no sistema prisional”, publicadas pelo Ministério da Justiça e também nos moldes de Recomendação por nós enviada a SAP. Diante disso, a relatora coloca em pauta o ofício elaborado para votação, bem como analisar se seguimos nessa estratégia de realização de visitas em virtude do HC Coletivo julgado nesse mês pelo STF. A plenária votou em enviar o ofício para o NESC, solicitando sua contribuição nas inspeções e continuar em andamento com essa atividade de visitas.

P.A. nº 19/09 – Assunto: Cirurgia gratuita em caso de endometriose entre outros – Relatoria: Dra. Carolina de Melo Teubl Gagliato: diante da ausência da relatora, aprovada a prorrogação do prazo pela plenária por 30 dias para apresentação de novo parecer. Na última reunião, a relatora ficou de reenviar ofício à Secretaria Estadual de Saúde reiterando a solicitação de nova reunião, colocando prazo para resposta.

P.A. nº 39/09 – Assunto: Proposta Dezessete do Segundo Ciclo de Conferência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: “Promover educação em direitos especialmente voltados para mulheres egressas do sistema prisional.” – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: Foi enviada à Assessoria de Convênios proposta de termo de cooperação junto à FUNAP, ficando claro na mesma que a plenária do núcleo decidiu

(5)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

5 por firmar parceria também junto ao escritório Mattos Filho. Por ora, aguarda-se resposta formal, sendo certo que aparentemente a EDEPE informou que adquiriu equipamento apto para fazer a gravação e edição de vídeos. Sem prejuízo, essa Relatora agendará com a EDEPE para verificar o material e após isso discutirá o tema com a plenária. Por tal razão, necessária prorrogação do prazo. Aprovada a prorrogação do prazo pela plenária por 30 dias para aguardar respostas.

P.A. nº 41/09 (Apenso ao PA 05/09) – Assunto: Proposta Dezenove do Segundo Ciclo de Conferência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: “Garantir, judicial e extrajudicialmente, os direitos sexuais e reprodutivos. ” – Relatoria: Dra. Cláudia Aoun Tannuri: A Secretaria Municipal de Saúde respondeu ao oficio enviado, solicitando dilação de prazo de trinta dias para prestar todos os esclarecimentos e informações requisitadas. Aprovada a prorrogação, por 30 dias, para aguardar resposta da Secretaria de Saúde.

P.A. nº 48/09 – Assunto: Estudo voltado à implementação da Lei estadual 13.813/09 e acompanhamento em conjunto da Lei 12.845/13, que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual – Relatoria: Dra. Paula Sant´Anna Machado de Souza: a relatora apresentou parecer com a compilação dos ofícios e pedido de prazo para reenviar os ofícios para os serviços que não responderam. Aprovado o parecer pela plenária, bem como a solicitação da prorrogação do prazo por 30 dias para realização das diligências. Ainda, a relatora irá checar se, entre os ofícios respondidos, há respostas sobre profilaxia e irá encaminhá-las à Dra. Lorena para auxilia-la no PA 259/16.

P.A. nº 112/11 – Assunto: Designação de Assistente de Acusação – Relatoria: Dra. Ana Paula de Oliveira Castro Meirelles Lewin: apesar da ausência, a relatora enviou andamento informando que o processo está em grau de recurso, sendo que o réu

(6)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

6 apresentou Recurso Especial e a relatora já apresentou contrarrazões. Após isso, o Resp foi indeferido, sendo certo que a parte apresentou agravo interno, já contrarrazoado pela Defensoria. Tendo em vista a sua nova ausência em virtude de licença maternidade fica aprovada a prorrogação do prazo, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

P.A. nº 130/11 - Assunto: Acompanhar mulheres encarceradas grávidas, na realização de pré-natal - Relatoria: Dra. Helena Lahtermaher Oliveira: A relatora informou que, em janeiro de 2018, retomou o diálogo com o NESC e Assessoria Criminal. A Assessoria Criminal respondeu que o único CDP feminino que a DAP organiza as visitas é o de Franco da Rocha, sendo que “nas outras localidades, as presas provisórias ficam nas penitenciárias. Penso que o NESC pode te auxiliar melhor nessa orientação junto aos Defensores VEC”. Já o NESC indicou o contato do CONVIVE e aduziu que não está regulamentada a atribuição de visitas aos presídios. A assistente técnica do CONVIVE, Michele, respondeu que pretende realizar visitas de educação em direitos. Diante da dificuldade em entrar um meio de aplicar nos presídios uma consulta com presas sobre pré-natal, a Dra. Paula sugeriu incluir essa questão no questionário que está formulando em seu PA 17/09, que será aplicado em todos os presídios femininos do Estado de São Paulo, o que foi aceito pela relatora. A Dra. Paula informou que já preparou ofício para ser encaminhado ao NESC e irá enviar para a relatora para que esta possa acrescentar alguma informação, caso queira. Diante disso, requereu prazo de 30 dias para aguardar o envio do ofício pela Dra. Paula e para apresentação de novo parecer.

P.A. nº 141/11 – Assunto: Lei 12.015/09 – Alteração do tipo da ação penal nos crimes contra a dignidade sexual – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: Considerando que, apesar de a ADI ser incluída na pauta de julgamento, ainda não o foi na pauta de sessão importante continuar acompanhamento da ação, sem, no entanto, haver previsão de julgamento. Aprovada prorrogação por mais 30 dias para apresentação de parecer final.

(7)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

7 P.A. nº 178/13 (apensado ao PA 225/15) – Assunto: Estudo acerca do fim da separação judicial – Relatoria: Dra. Cláudia Aoun Tannuri: foi enviado oficio à COMESP, solicitando-se informações e providencias relativas à questão da dispensa de audiência de conciliação em casos que envolvem violência doméstica. Em razão disso, solicitou prazo de 30 dias para aguardar resposta do ofício enviado, o que foi aprovado pela plenária.

P.A. nº 180/13 – Assunto: Laqueadura de pessoas com deficiência mental – Relatoria: Dra. Cláudia Aoun Tannuri: A tese apresentada pela relatora foi aprovada no pré-encontro de Defensores Públicos. Foi elaborada em parceria com o Núcleo de Direitos

do Idoso e da Pessoa com Deficiência uma Recomendação conjunta sobre o tema, que

foi enviada à Secretaria Estadual de Saúde e às Secretarias Municipais de Saúde de Municípios em que há Unidade da Defensoria Pública. Enviarei novo e-mail (com cópia para o NUDEM) solicitando à Coordenadora do NEDIPEDI informações sobre eventual retorno das Secretarias de Saúde com relação ao cumprimento da Recomendação Conjunta. Como ainda não houve resposta, aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para aguardar devolutiva sobre a Recomendação.

P.A. nº 206/14 – Assunto: Proposta 87 da IV Conferência Estadual da DPE: "A mulher em situação de violência (doméstica, obstétrica e qualquer outro tipo de violência), por se encontrar em situação de vulnerabilidade, será sempre atendida pela Defensoria Pública, independentemente de renda, inclusive na fase policial". – Relatoria: Dra. Nalida Coelho Monte: a relatora continua acompanhando andamento do Processo Administrativo do Conselho Superior n.º 298, visando a não redução dos casos de atendimento das mulheres. Diante disso, pediu prorrogação de prazo por 30 dias para apresentação de novo parecer, o que foi aprovado pela plenária.

P.A. nº 208/14 – Assunto: Proposta 85 da IV Conferência Estadual da DPE: “Garantir o acolhimento de mães em situação de rua com seu filho recém-nascido em instituição

(8)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

8 adequada tendo em vista que a situação socioeconômica, por si só, não exclui o exercício do poder familiar e da guarda”. – Relatoria: Dra. Paula Sant´Anna Machado de Souza: a relatora informou que foi realizada reunião no dia 14/03 com a SMADS, Educação, NEIJ Amparo maternal a fim de dar andamento ao projeto de construção de rede na região da Vila Mariana. Assim, requereu prazo de 30 dias para dar andamento aos encaminhamentos oriundos da reunião, qual sejam: 1) SMADS: encaminhar termo de convênio do Amparo Maternal e edital de chamamento (há informações sobre verba para transporte? É possível flexibilizar/rever regras do convênio?); 2) Amparo Maternal: encaminhar relatório acerca da necessidade de transporte e em quais casos esse poderia ser mais últil e necessário (demandas complexas?); 3) Realização de reunião Saúde (CAPS), Amparo e DPE (quando podemos agendar?); 4) Saúde: encaminhar projeto casa gestante; 5) Educação: devolutiva acerca possibilidade de canal direto para as demandas prioritárias; 6) Núcleos da Defensoria: após recebimento dos documentos solicitar reunião com a Chefia de Gabinete da SMADS. Diante das informações prestadas, a plenária aprovou o pedido de prorrogação por 30 dias para realização das diligências.

P.A. nº 223/15 – Assunto: ADI 5220 – Licença Maternidade no Estágio Probatório – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: Considerando que não houve andamento processual, importante continuar acompanhamento da ação, sem, no entanto, haver previsão de julgamento, aprovada a prorrogação pela plenária para apresentação de novo parecer.

P.A. nº 225/15 (apenso ao P.A. nº 178/13) – Assunto: Estudo sobre as inovações do CPC e seus reflexos para a mulher – Relatoria: Dra. Cláudia Aoun Tannuri: foi enviado oficio à COMESP, solicitando-se informações e providencias relativas à questão da dispensa de audiência de conciliação em casos que envolvem violência doméstica. Em razão disso, solicitou prazo de 30 dias para aguardar resposta do ofício enviado, o que foi aprovado pela plenária.

(9)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

9 P.A. nº 227/15 – Assunto: RDO – Violência Doméstica – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: Após todas as discussões, houve proposta de termo de convênio com a SSP para acesso, via RDO, de boletins de ocorrência em casos de violência doméstica, ainda sem resposta. Assim, aprovada a prorrogação do prazo, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

P.A. nº 230/15 – Assunto: Fiscalização de Equipamentos Municipais da Rede de Enfrentamento a Violência Doméstica Contra Mulher – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: Após entrega dos dados orçamentários para comissão das redes, nenhuma devolutiva foi dada, não havendo, contudo, novas informações sobre problemas no repasse. Com relação aos serviços do departamento da mulher, ainda persiste a situação anterior, com falta de equipe e, em alguns locais, estrutura. Mais uma vez a Segunda Subdefensoria, que tem tratado com a Prefeitura a parceria para os plantões foi informada sobre essa situação. Com relação à SEHAB, está-se tentando uma nova reunião por conta da informação sobre o novo orçamento, com incremento para concessão de auxílio aluguel. Aprovada a prorrogação do prazo pela plenária por 30 dias para apresentação de novo parecer.

P.A. nº 234/15 (apenso ao P.A. nº 180/13) – Assunto: PL 992/15 - Violação aos direitos sexuais de mulheres em situação de vulnerabilidade – Relatoria: Dra. Cláudia Aoun Tannuri: A tese apresentada pela relatora foi aprovada no pré-encontro de Defensores Públicos. Foi elaborada em parceria com o Núcleo de Direitos do Idoso e da Pessoa com

Deficiência uma Recomendação conjunta sobre o tema, que foi enviada à Secretaria

Estadual de Saúde e às Secretarias Municipais de Saúde de Municípios em que há Unidade da Defensoria Pública. Enviarei novo e-mail (com cópia para o NUDEM) solicitando à Coordenadora do NEDIPEDI informações sobre eventual retorno das Secretarias de Saúde com relação ao cumprimento da Recomendação Conjunta. Como

(10)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

10 ainda não houve resposta, aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para aguardar devolutiva sobre a Recomendação.

P.A. nº 235/15 – Assunto: Tratar das recomendações feitas na CPMI da Violência contra a Mulher – Relatoria: Dra. Yasmin Oliveira Mercadante Pestana: a relatora informou que está aguardando retorno do ofício enviado à Escola do TJ/SP, requerendo, assim, prazo de 30 dias para apresentação de novo parecer, o que foi aprovado pela plenária.

P.A. nº 236/15 – Assunto: Questão de gênero e diversidade sexual nas escolas – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: A RPU ocorreu, sendo que o Relatório sombra enviado surtiu efeito, sendo tema de algumas recomendações, além do pedido de explicações dos Comissários da ONU. Em maio o evento realiza do no Tuca Arena teve boa repercussão, sendo que um Caderno da Defensoria sobre esse tema foi lançado em 15 de fevereiro. Em produção o amicus curiae a ser apresentado. Aprovada prorrogação do prazo, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

P.A. nº 238/15 – Assunto: Consulta acerca da alienação parental – Relatoria: Dra. Carolina de Melo Teubl Gagliato: diante da ausência da relatora, aprovada a prorrogação do prazo pela plenária por 30 dias para apresentação de novo parecer. Na última reunião, a relatora apresentou seu parecer, que foi aprovado pela plenária, bem como irá continuar se aprofundando na temática em conjunto com o CAM para a construção de um evento futuro sobre essa temática, bem como elaborará um artigo.

P.A. nº 240/15 – Assunto: Denúncia de irregularidades no abrigamento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: Considerando a necessidade de verificação de cada serviço, após visitação de todos os abrigos ligados à SMADS, e ao ligado à Secretaria de Segurança Pública, falta apenas um equipamento. Assim, sugeriu a prorrogação de prazo para parecer final. Aprovada

(11)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

11 prorrogação do prazo, por 30 dias, para realização das diligências descritas, bem como apresentação de parecer final.

P.A. nº 241/15 – Assunto: Irregularidades no serviço de abortamento legal na cidade de São Paulo – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: Com relação à UNIFESP vale observar que não houve resposta aos ofícios enviados, contudo a notícia recente é que o serviço voltaria a funcionar sob responsabilidade do Doutor Osmar Colás. Com relação ao Estado, o Hospital Pérola Byington realiza aborto legal seguindo as normas técnicas do Ministério da Saúde. Com relação ao município, apesar de todo trabalho realizado, com compromisso de que seriam as normas técnicas respeitadas, em dezembro de 2017 houve publicação de reportagem na qual a jornalista, após telefonar e percorrer os equipamentos, conclui pela falta de informação e cumprimento das normas. Diante disso, oficiou-se, mais uma vez, a Secretaria Municipal de Saúde. Outra Secretaria oficiada após notícia publicada na imprensa foi Secretaria Municipal de São José do Rio Preto, que afirmou não orientar nenhum profissional de saúde em denunciar mulheres que supostamente praticaram abortamento inseguro justamente por isso ser infração ética. Com relação aos ofícios já expedidos aos municípios onde há Defensoria, algumas respostas vieram, sendo, no entanto, importante aguardar todas. Assim, aprovada pela plenária a prorrogação do prazo, por 30 dias, para aguardar recebimento das respostas.

P.A. nº 243/16 (Apensado ao P.A. nº 206/14) – Assunto: Proposta 83 da V Conferência Estadual da DPE: "A mulher em situação de violência (doméstica, obstétrica e qualquer outro tipo de violência), por se encontrar em situação de vulnerabilidade, será sempre atendida pela Defensoria Pública, independente da renda, inclusive na fase policial (reiteração das propostas dos III e IV Ciclos)." – Relatoria: Dra. Nalida Coelho Monte: a relatora continua acompanhando andamento do Processo Administrativo do Conselho Superior n.º 298, visando a não redução dos casos de atendimento das mulheres. Diante

(12)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

12 disso, pediu prorrogação de prazo por 60 dias para apresentação de novo parecer, o que foi aprovado pela plenária.

P.A nº 244/16 – Assunto: Proposta 84 da V Conferência Estadual da DPE: "Pautar o tema do planejamento familiar, com especial atenção às mulheres em situação de vulnerabilidade social, como em situação de rua e uso abusivo de drogas” – Relatoria: Dra. Cláudia Aoun Tannuri: O ofício enviado à Secretaria Municipal de Saúde (o qual foi elaborado em conjunto com o PA n.05/09) foi respondido, com solicitação de dilação de prazo de 30 dias. O oficio enviado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, foi respondido; contudo, ante a insuficiência das informações (a Secretaria limitou-se a afirmar, de forma genérica, que “o atendimento às mulheres é feito pelos Centros de Acolhida" e que parte do princípio de respeitar os direitos das mulheres quanto a desejarem participar das ações de planejamento familiar), encaminhei novo oficio, solicitando mais informações e esclarecimentos. Diante disso, pediu prorrogação de prazo por 30 dias para aguardar resposta do ofício enviado, o que foi aprovado pela plenária.

P.A. nº 247/16 – Assunto: Proposta 87 da V Conferência Estadual da DPE: "Atuar para que as medidas protetivas sejam concedidas e mantidas independente do boletim de ocorrência ou processo criminal, defendendo o seu caráter autônomo, bem como estimular que o atendimento das mulheres em situação de violência doméstica ocorra em espaços não policiais e humanizados, como os Centros de Defesa da Mulher e a Defensoria Pública." – Relatoria: Dra. Nalida Coelho Monte: por sugestão da plenária, a relatora irá verificar a função do CAM nos atendimentos dos casos de violência doméstica na Defensoria Pública. Após isso, irá construir em conjunto com o Dr. Júlio (PA nº 267/16) um fluxo de atendimento dos casos de violência doméstica dentro da Defensoria Pública. Diante disso, aprovada a prorrogação do prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

(13)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

13 P.A. nº 249/16 – Assunto: Pautar o tema do planejamento familiar, com atenção especial na mulher em situação de risco e vulnerabilidade social, como mulheres com deficiência, especialmente com relação à guarda de seus filhos e na garantia do acolhimento conjunto e permanente de ambos – Relatoria: Dra. Paula Sant´Anna Machado de Souza: em razão da recente distribuição, a relatora requereu prazo de 30 dias para apresentação de parecer, o que foi aprovado pela plenária.

P.A. nº 250/16 – Assunto: Proposta 84 da V Conferência Estadual da DPE:Intensificar ações para garantia de direitos das mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social, como mulheres em situação de rua e com uso problemático de drogas, especialmente com relação à guarda de seus/suas filhos/as e na garantia do acolhimento conjunto e permanente de ambos; – Relatoria: Dra. Paula Sant´Anna Machado de Souza: em razão da recente distribuição, a relatora requereu prazo de 30 dias para apresentação de parecer, o que foi aprovado pela plenária.

P.A. nº 254/16 – Assunto: Tomada de providências para criação órgão interno na USP para apuração de denúncias de discriminações de gênero e outras violências – Relatoria: Dra. Jéssica Maria Benedetti: diante da ausência da relatora, aprovada a prorrogação do prazo pela plenária por 30 dias para apresentação de novo parecer. Na última reunião, a relatora informou que, ante a necessidade de se promover a sistematização de grande gama de informações, visando a futura análise das medidas cabíveis, solicitou auxílio à equipe do NUDEM nessa sistematização. A relatora irá enviar ao NUDEM e-mail explicando como precisa que a sistematização seja feita, bem como uma solicitando para pesquisa sobre todos os grupos feministas que existem nas faculdades da USP.

P.A. nº 256/16 – Assunto: Intervenção desse Núcleo Especializado para promover a representação da usuária, vítima de violência policial e de gênero, junto ao sistema

(14)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

14 interamericano ou global de proteção dos direitos humanos – Relatoria: Comissão de Violência Doméstica e Familiar: Em agosto de 2017 foi a denúncia enviada à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, sendo que o AR retornou a esse NUDEM em setembro de 2017. Até o momento não recebemos a petição protocolada, o que permite prorrogação do prazo para extinção desse procedimento. De qualquer maneira, solicitou-se à serventia entrar em contato com a Comissão para saber sobre o protocolo da petição.

P.A. nº 257/16 – Assunto: Análise da Portaria nº 158, de 04 de fevereiro de 2016 que redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos, em substituição à Portaria 2.712, de 12 de novembro de 2013, ambas do Ministério da Saúde – Relatoria: Dra. Viviane Modesto Gramulha: Ministério da Saúde respondeu o ofício

informando que a Portaria GM/MS 158/2016 está em processo de

revisão, todavia, sem prazo estabelecido. Esclareceu ainda que a decisão a ser proferida pelo STF será observada. A relatora apresentou um relatório do ofício recebido e solicitou suspensão do prazo por seis meses (até julho/18) para posterior envio de ofício questionando a revisão da portaria, sem deixar de monitorar o andamento processual da ADIN, que foi aprovado pela plenária.

P.A. nº 259/16 – Assunto: Acompanhamento em conjunto NCDRP-NUDEM da inclusão das novas tecnologias de profilaxia pré-exposição (PrEP) na política pública para HIV/AIDS – direito à PrEP – Relatoria: Dra. Lorena Pereira Santin: com a recente incorporação de itens que antes estavam sendo tratados no PA 275/17 e passou a serem tratados neste após a última reunião, a relatora requereu prazo de 30 dias para elaboração de novo parecer. Ainda, a plenária sugeriu à relatora oficiar o hospital Pérola Byington questionando sobre os efeitos colaterais dos remédios profiláticos nos casos

(15)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

15 de violência sexual. Diante disso, a plenária prorrogou o prazo por 30 dias para a realização das diligências aprovadas.

P.A. nº 260/16 – Assunto: Acompanhamento da apuração de denúncias de assédio a alunas em face de professor da Universidade Estadual Paulista-UNESP – Relatoria: Jéssica Maria Benedetti: diante da ausência da relatora, aprovada a prorrogação do prazo pela plenária por 30 dias para apresentação de novo parecer. Na última reunião, ante a ausência de respostas tanto ao ofício expedido quanto ao e-mail enviado à diretoria da faculdade, a plenária sugeriu à relatora para tentar contato com as interessadas e verificar se ainda há interesse na atuação do NUDEM. Ainda, a relatora irá oficiar a Universidade e tentar contato por telefone com a diretoria da faculdade.

P.A. nº 264/16 – Assunto: Acompanhar e estudar a Lei n.º 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, prevê, em seu artigo 9º, §2º, II, a manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até seis meses – Relatoria: Dra. Nalida Coelho Monte: a relatora informou que participou de um evento sobre essa temática no Ministério Público do Trabalho. Informou que o MPT se dispôs a cooperar de forma técnica de eventos nossos também sobre esse tema. Já foi oficiado nesse sentido. Aprovada pela plenária a prorrogação do prazo por 30 dias para apresentação de novo parecer.

P.A. nº 267/16 – Assunto: Estudo sobre criação de um fluxo de atendimento às mulheres em situação de violência na Defensoria Pública – Relatoria: Dr. Júlio Camargo de Azevedo: diante da ausência do relator, aprovada a prorrogação do prazo pela plenária por 30 dias para apresentação de novo parecer. Na última reunião, o relator informou que, após envio de e-mail via mensageria institucional, encartou aos autos resposta das Defensoras Públicas atuantes nos foros regionais de Santana e Nossa Senhora do Ó, que detalharam o fluxo realizado no local. Ante a ausência de resposta das demais

(16)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

16 Defensoras Públicas atuantes perante os JVD’s, reiterou o e-mail anterior, solicitando o envio dos fluxos.

P.A. nº 269/17 – Assunto: Denúncias de prática de violências obstétricas pelas unidades hospitalares na cidade de São José do Rio Preto/SP – Relatoria: Dra. Viviane Modesto Gramulha: mesmo ausente, a relatora informou teve uma reunião com o procurador e foi deliberado conhecer um Hospital em Botucatu que reduziu drasticamente o índice de cesariana. A visita foi realizada e a equipe do MPF se comprometeu fazer um relatório para apresentarmos com a recomendação em futura reunião com os hospitais. Aprovada a prorrogação do prazo, por 30 dias, pela plenária para aguardar apresentação de novo parecer.

P.A. nº 272/17 – Assunto: Análise e verificação da falta de concessão de analgesia durante o parto normal pelo Sistema Único de Saúde no Município de São Carlos – Relatoria: Dra. Viviane Modesto Gramulha: mesmo ausente, a relatora informou que os ofícios expedidos ainda não foram todos respondidos. Solicitou prazo de 30 dias para aguardar a resposta, o que foi aprovado pela plenária.

P.A nº 273/17 – Assunto: Possibilidade de se criar ou manter cadastro off-line na rede pública de saúde – Relatoria: Dra. Jordana de Matos Nunes Rolim: a relatora informou que participou de uma reunião com representantes do PROVITA e do PPCAAM, na qual relataram algumas ideias para implementar no cartão SUS um registro parecido com o usado pela Secretaria da Educação nos casos sigilosos de violência doméstica e familiar. Irá elaborar e encaminhar a ata. A plenária sugeriu oficiar a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República para tratar dessa questão, também oficiaria os CRMs e CCMs para saber quais são as dificuldades enfrentadas. Aprovada a prorrogação do prazo pela plenária por 30 dias para realização das diligências.

(17)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

17 P.A. nº 274/17 – Assunto: Questionamentos sobre a obrigatoriedade de apresentação de exames ligados à mulher nos concursos públicos do TJ/SP e da Câmara de Itanhaém – Relatoria: Dra. Paula Sant´Anna Machado de Souza: ACP ajuizada em dezembro de 2017. TJ juntou ofício em 20/12/2017 concordando administrativamente com a retirada dos exames na Capital. Liminar deferida dia 18/01 para suspender também a Resolução do DPME que trazia exigências do Papanicolau e mamografia para a as candidatas do interior. Tutela provisória foi suspensa pelo TJ. Agravo interno e contraminuta. Defensora Paula e Ana Rita, junto com o Nucleo de 2ª Instância foram despachar o Agravo interno. Contudo, a desembargadora manteve sua decisão. Foi protocolizado contrarrazões do agravo e o NUDEM em reunião com a 1ª Subedefensoria e a AIJ solicitou que AIJ elaborasse parecer sobre a ilegalidade da exigência dos exames para juntarmos na ação. Por ora. Requer-se prazo de 30 dias para aguardar andamento do processo, o que foi aprovado pela plenária.

P.A. nº 275/17 – Assunto: Denúncia de estupros - Aplicativo de encontros – Relatoria: Dra. Yasmin Oliveira Mercadante Pestana: a relatora informou aguardar resposta da equipe de advocacia do Tinder para, após, analisarmos modificação do folder “violência sexual” e sua disposição no app. O aplicativo “Happen” respondeu a mensagem eletrônico se colocando à disposição da Defensoria para colocar em eventuais investigações com as autoridades locais. Informou também que enviou três ofícios para o Hospital Pérola Byington, o Ministério da Saúde e o CREMESP a fim de solicitar informações e orientações sobre o registro dos casos de estupro como “violência sexual mediante agressão física”. Diante do exposto, requereu prazo de 30 dias para realização de diligências ulteriores, o que foi aprovado pela plenária.

(18)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

18 P.A. nº 276/17 – Assunto: Denuncia de abusos da Guarda Municipal de Botucatu contra travestis e prostitutas da região – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: Trata-se de procedimento instaurado após recebimento de denúncia enviada pelo Sr. João Roberto Aparecido Martins, morador da cidade de Botucatu, na qual relata diversas violações de direitos de profissionais do sexo naquele município consistindo em proibição de exercerem seu trabalho, violência física, moral e psicológica por parte dos agentes públicos de segurança. De acordo com a denúncia essa violência persiste há quatro anos e muitas profissionais já saíram daquele município, já que a proibição de exercerem seus trabalhos as colocam em situação de penúria. Como não há unidade da Defensoria Pública no local, visando compreender a existência de uma rede de serviços e de apoio a essas cidadãs, solicitou-se apoio ao CAM do NUDEM que, com apoio do CAM do NUDDIR e da Regional Bauru, fez diversos contatos e mapeou referida rede. Com isso, entendeu-se necessária uma reunião com a rede de proteção na cidade, visando, ainda, ouvir as vítimas das violências relatadas. Pois bem. A reunião ocorreu em 31 de janeiro, sendo que relatório com lista de presença foi juntada no expediente. Sucintamente importante ressaltar que as vítimas não compareceram, contudo, houve confirmação das violências e afirmação de que elas permanecem. Por fim, foi informado que em maio de 2017 foi feita uma audiência pública na Câmara Municipal de Botucatu. A audiência pode ser vista no Youtube e na mesma alguns encaminhamentos foram tirados, não havendo, no entanto, conhecimento se o legislativo tomou as providências necessárias. Assim, entende-se relevante questionar o legislativo sobre as providências tomadas pós audiência pública. Ainda, necessária juntada de ata da reunião realizada no Conselho Municipal da Mulher que contou com a presença das vítimas. Outras providências serão necessárias, em momento posterior. Por tal razão, solicita-se prorrogação de 30 dias para apresentação parecer final, o que foi aprovado pela plenária.

P.A. nº 277/17 – Assunto: Criação de mecanismos para coibir abusos e violência sexual por motoristas de aplicativos – Relatoria: Dra. Jordana de Matos Nunes Rolim: a relatora

(19)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

19

expediu ofícios à Uber, ao 99 Taxis e à Cabify, pelo que se requer a prorrogação do presente procedimento, pelo prazo de 30 dias, a fim de se aguardar as respectivas

respostas, o que foi aprovado pela plenária.

P.A. nº 278/17 – Assunto: Primeira proposta relativa ao NUDEM aprovada na VI Conferência Estadual da Defensoria Pública: “Levantamento pela Defensoria Pública de dados e mapeamento da rede assistencial de atendimento à mulher em situação de violência doméstica em todo o Estado e, se o caso, ajuizamento de Ação Civil Pública para pleitear a implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento global da mulher em situação de violência doméstica, incluindo a criação de casas de passagem e abrigos” – Relatoria: Dra. Paula Sant´Anna Machado de Souza: diante da recente distribuição, aprovada a prorrogação do prazo por 30 dias para apresentação de parecer.

P.A. nº 279/17 – Assunto: Segunda proposta relativa ao NUDEM aprovada na VI Conferência Estadual da Defensoria Pública: “Que a Defensoria Pública crie cargos específicos para atuação com defesa das mulheres em situação violência doméstica, em todas as suas unidades, direcionando assim todos os atendimentos para esta banca, que deverá atender a mulher em todo o período de funcionamento da Defensoria Pública com progressiva titularidade para defensoras públicas mulheres, assegurando ainda, via concurso público, a instalação de equipe multidisciplinar composta por mulheres” – Relatoria: Dr. Júlio Camargo de Azevedo: diante da ausência do relator, aprovada a prorrogação do prazo pela plenária por 30 dias para apresentação de novo parecer. Na última reunião, diante da complexidade do assunto, o relator solicitou prorrogação do prazo, por 30 dias, para compilar dados estatísticos sobre violência doméstica no Estado de São Paulo, o que foi aprovado pela plenária.

(20)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

20 P.A. nº 280/17 – Assunto: Terceira proposta relativa ao NUDEM aprovada na VI Conferência Estadual da Defensoria Pública: “A Defensoria deve adotar medidas a fim de que a mulher vítima de violência doméstica receba atendimento prioritário, individualizado e humanizado em Delegacias Especializadas, com funcionamento durante 24 horas, e, em sua falta, em Delegacias comuns e Hospitais quando está em situação de violência” – Relatoria: Dra. Lorena Pereira Santin: a relatora informou que enviou e-mail a Delegada Milena para agendar uma reunião para discutir as propostas do PA. Aprovada a prorrogação por 30 dias pela plenária para aguardar a realização da reunião.

P.A. nº 281/18 – Assunto: Recomendação expedida ao Supermercado Hirota Food – Relatoria: Dra. Helena Lahtermaher Oliveira: a relatora solicitou novo prazo para fazer contato com a empresa sobre interesse em disponibilizar nossas cartilhas no supermercado, o que foi aprovado pela plenária.

P.A. nº 282/18 – Assunto: Denúncia de violência obstétrica contra a Associação Portuguesa de Beficiência - Hospital Santo Antonio – Relatoria: Dra. Paula Sant´Anna Machado de Souza: encaminhado ofício 41/2018 para o MPF (via e-mail) com o relato da violência obstétrica vivenciada pela usuária. Requerendo-se as providências cabíveis. Encaminhado ofício 42/2018 para o Departamento Jurídico do Hospital para verificar se o plano de parto da usuária foi cumprido e quais serão as providências adotadas para assegurarem a aplicação das Leis 15.894/2013 e 15.759.2015. Assim, requer-se prazo de 30 dias para aguardar a resposta desse último ofício, o que foi aprovado pela plenária.

(21)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

21 Expedientes:

Exp. nº 08/12 – Assunto: Campanha "Compromisso e Atitude - Enfrentamento à Violência contra a Mulher" – Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: O termo se encontra em curso, contudo vencerá em 25.03.2018, já que tem validade de 5 anos. Desde março 2017 não há novas reuniões. Visando informações sobre possível renovação do convenio, a COMESP – órgão do TJ responsável pela política de mulheres - foi questionada. Assim, aprovada pela plenária a prorrogação do prazo, por 30 dias, para aguardar recebimento das respostas.

Exp. nº 12/12 (P.A. nº 114/11) – Assunto: Projeto de Lei do Senado nº 49/2011 (PLC 1322/2011), que altera os arts. 88 e 89 da Lei nº 9.099/95, para vedar a suspensão condicional do processo e a ação penal condicionada à representação nos crimes cometidos com violência doméstica ou familiar contra a mulher – Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: Em 17/12/2015 Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Apresentação da Complementação de Voto, CVO 1 CCJC, pela Dep. Maria do Rosário. Parecer com Complementação de Voto da Relatora, Dep. Maria do Rosário (PT-RS), pela

constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação deste, com Substitutivo; e pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela rejeição do PL 2451/2011, apensado. Desde então não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 60 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 13/12 (P.A. nº 123/11) - Assunto: PL 1131/2011 - Dispõe sobre a concessão do direito a uma (01) folga anual para a realização de exames de controle do câncer de mama e do colo do útero (Apensado ao PL 1830 de 2007) - Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: Desde 29/11/2017 foi apensado o PL 8903/2017 a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA). Desde então, não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

(22)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

22 Exp. nº 15/12 (P.A. nº 129/11) - Assunto: PL 7279/10 - Dispõe sobre a definição de diarista – Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: desde 05/12/2016, o projeto foi devolvido ao Relator da CSSF, Dep. Marcus Pestana (PSDB-MG). Desde então, não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 16/12 (P.A. 23/09) – Assunto: Análise da possibilidade de apoio e acompanhamento de PL Estadual 628/03 que prevê o transporte gratuito às portadoras de câncer de mama – Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: Desde 24.04.2009 foi publicado parecer nº 623/09 de RE pela CCJ, Deputado Carlos Neder–favorável à proposição e à emenda nº 1; Parecer nº 624/09, de RE pela CTC, Deputado Bruno Covas– favorável à proposição e à emenda nº 1 e Parecer nº 625/09, de RE pela CFO, Deputado Hamilton Pereira–favorável à proposição e à emenda nº 1. (DA p. 18). Em 24.04.2009 o PL encontrava-se pronto para ordem do dia. Desde então não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 17/12 (P.A. nº 74/10) – Assunto: Projeto de Lei PL 478/2007 que visa instituir “bolsa estupro” a mulheres vítimas de violência sexual ao criar o Estatuto do Nascituro – Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 05/10/2017 foi designado o relator, Dep. Diego Garcia (PHS-PR). Desde então não teve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 23/12 (P.A. nº 119/11) - Assunto: PL 730/11, que trata de efetivações de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção e o tratamento de cânceres do colo uterino e de mama, no Sistema Único de Saúde (SUS) – Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 31.10.2017 foi aprovado por Unanimidade o Parecer, sendo recebido para

(23)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

23 publicação em 31.10.2017. Em 01.11.2017 o parecer foi encaminhado para publicação. Desde então, não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 25/12 (P.A. nº 124/11) - Assunto: PL 2941/2008 - Dispõe sobre a difusão por órgãos públicos dos direitos fundamentais e dos direitos humanos, especialmente os que tratam de mulheres, crianças e adolescentes - Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: Desde 26/05/2015 se encontra na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Foi apresentado Parecer do Relator n. 4 CCJC, pela Deputada Maria do Rosário (PT-RS), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste e das Emendas aprovadas pela Comissão de Seguridade Social e Família. Desta forma, desde a última consulta não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 28/12 (P.A. nº 164/12) – Assunto: PL 6653/2009 – Igualdade entre homens e mulheres nas relações de trabalho (Apensado ao PL 4857 de 2009) – Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: Desde 02/07/2015, o projeto encontra-se no Plenário, oportunidade em que foi apresentado Requerimento do Dep. Alan Rick (PRB-AC) pedindo a inclusão do PL à ordem do dia. Desta forma, desde a última consulta não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 36/13 – Assunto: Projeto de Lei da Câmara de nº 6022 de 2013 para alterar a Lei nº 12.845, de 1º de agosto de 2013, que dispõe sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situação de violência sexual – Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 06.11.2017 apensou-se ao PL nº. 8.931/17. Em 08.11.2017, foi retirado de pauta, de ofício e, na mesma data, foi devolvido ao Relator Dep. Jorge Solla (PT-BA) para manifestar-se em seu parecer quanto ao PL nº. 8.931/17. Desde então não houve mais

(24)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

24 andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 41/13 – Assunto: PLS 14/2010 - prever tipo penal para autoridade policial que não adotar as medidas legais cabíveis para a proteção de mulher em situação de violência doméstica, se da omissão resultar lesão corporal ou morte – Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: Desde 11/03/2015, o PL estava pronto para deliberação do plenário, de modo que a matéria continua a tramitar, nos termos do art. 332 do Regimento Interno e do Ato da Mesa nº 2, de 2014. O PL está aguardando inclusão em Ordem do Dia. Desde então, não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 45/13 – Assunto: Projeto de Lei do Senado nº 50/2011, insere inciso III ao art. 128 do Decreto-Lei n.º 2.848, de 1940 para incluir os casos de anencefalia fetal – Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: PLS n.º 50 de 2011 (Anexado ao PLS nº 236, de 2012 – REFORMA DO CÓDIGO PENAL). E desde 06.11.2017, foi realizada Audiência Pública destinada à instrução da matéria, conforme Requerimento nº 81, de 2017-CCJ, de iniciativa do Senador Antonio Anastasia. Tramitam anexadas ao PLS nº 236, de 2012, as seguintes matérias: Projetos de Lei da Câmara nºs 80, 81 e 82, de 2012; 9 e 10, de 2013; e os Projetos de Lei do Senado nºs 233, 236 e 237, de 2009; 50, 90, 101, 125, 150, 166, 183, 282, 306, 308, 337, 358, 359, 367, 385, 386, 410, 419, 422, 427, 456, 457, 481, 484, 501, 520, 555, 567, 646, 653, 656, 674, 675, 676, 683, 707, 725, 731, 734, 748, 762 e 763, de 2011; 58, 68, 122, 131, 177, 223, 232, 285, 287, 328, 363, 372, 399, 411 e 453, de 2012; 41, 55, 78, 87, 104, 111, 147, 228, 243, 357, 404, 429, 451, 490 e 516, de2013). (Tramitam em conjunto as seguintes matérias: PLS 236/2012 e PLS 150/2015). Desde então não houve novos andamentos. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

(25)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

25 Exp. nº 46/13 – Assunto: Projeto de Lei da Câmara nº 57/2011, altera a Lei 5859/72, para permitir a celebração de contrato de experiência na relação de trabalho doméstico – Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: Desde 03/12/2015 o projeto se encontra no aguardo do Requerimento nº 1395, de 2015, de autoria do Senador Marcelo Crivella, para o desapensamento do PLS 47/2010 seja incluído na ordem do dia. Desta forma, desde a última consulta não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 54/14 – Assunto: Acompanhamento do Projeto de Lei 5002/2013, que dispõe sobre a identidade de gênero e altera o art. 58 da Lei 6015/1973 (apensado ao PL 4241/2012) – Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: No dia 13/12/2017 a Rede Trans Brasil enviou o Ofício 179/17 para a Câmara dos Deputados solicitando agendamento de sessão especial em apoio a este P. L. Desde então não houve novos andamentos. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 60/14 (antigo PA 47/09) – Assunto: Acompanhamento do Projeto de Lei 5019/2013, que institui o Fundo Nacional de Amparo a Mulheres Agredidas (FNAMA), acrescenta § 3º ao art. 49 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), e dá outras providências. – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: desde 27/04/2017, foi apresentado relatório do Parecer do Relatora n. 2 CSSF, pela Deputada Erika Kokay (PT-DF). A mesma se manifestou pela aprovação. Desde então não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 61/14 (antigo PA 191/13) – Assunto: Estudo acerca das alterações propostas pelo PL 5114/2013, que trata de alterações relativas à Lei 11.340/06 (Esse PL está apensado ao PL 5097/2013) – relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: O último andamento foi em

(26)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

26 13/12/2017, em que a Deputada Soraya Santos vota pela constitucionalidade, juridicidade e adequada técnica legislativa do Projeto de Lei. Desde então não houve novos andamentos. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 64/14 – Assunto: Acompanhamento do Projeto de Lei Estadual n.º 1292/2014, que estabelece que seja disponibilizada a Lei Maria da Penha nos estabelecimentos que indica para consulta da população, em local visível e de fácil acesso, no âmbito do Estado (Anexado ao PL nº 725/2012) – Relatora: Dra. Ana Rita Souza Prata: O PL foi anexado ao PL 725/2012, o qual não possui andamento desde 15.10.2014. Desde então não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 67/14 - Assunto: Acompanhamento do Projeto de Lei 6293/2013, que altera o art. 1º da Lei nº 9.455, de 7 de abril de 1997, para tornar crime de tortura o ato de constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, em razão de discriminação de gênero, bem como o ato de submeter alguém à situação de violência doméstica e familiar, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental como forma de exercer domínio. Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: Proposição pronta à apreciação do Plenário desde 08/04/2014. Desde então, não houve novos andamentos. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por mais 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 70/14 - Assunto: Acompanhamento do Projeto de Lei 6433/2013, o qual pretende dar à polícia a adoção de medidas de urgência para proteger a mulher vítima de violência doméstica (Apensado o PL 4532/2016) – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 05/03/2018 foi encaminhado à publicação para a Coordenação De Comissões

(27)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

27 Permanentes (CCP), no dia 06/03/2018 foi encaminhado para a CCJC e ao CMULHER, por fim, no mesmo dia ocorreu aprovação do requerimento do SR. Bernardo Santana de Vasconcellos que requer, nos termos do art. 155 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, urgência para apreciação do Projeto de Lei nº 6433. De 2013, que altera e acrescenta disposição à Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006. Desde então, não houve novos andamentos. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por mais 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 71/14 - Assunto: Acompanhamento do Projeto de Lei 8045/2010, o qual propõe uma Reforma do Código de Processo Penal Brasileiro. Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 28/02/2018 foi apresentado o Requerimento de Desapensação n. 8139/2018, pelo Deputado Julio Lopes (PP-RJ) que requereu a desapensação do PL nº 9.312, de 2017, do PL nº 8.045, de 2010. No dia 06/03/2018 foi apensado ao projeto a PL 9592/2018 pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA). No dia 07/03/2018 foi apensado ao projeto a PL 9678/2018 pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA). No dia 09/03/2018 foi apensado ao projeto a PL 9685/2018 pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA). No dia 12/03/2018 foi indeferido o Requerimento n. 8139/2018, conforme despacho que indefere o Requerimento n. 8.139/2018 nos termos do art. 142, caput. Do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, porque os Projetos de Lei n. 9312/2017 e 8.045/2010 tratam de matérias correlatas. Desde então, não houve mais andamentos. Aprovada a prorrogação do prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 73/14 - Assunto: Acompanhamento do Projeto de Lei 4483/2012, que dispõe sobre a imunização de mulheres contra o papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de colo do útero (Apensado ao PL 6820/2010). Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 13.12.2017, foi designado o relator, Dep. Fausto Pinato (PP-SP). Desde então, não houve

(28)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

28 andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 74/14 - Assunto: Acompanhamento do Projeto de Lei 4884/2012, que altera a CLT e a Lei 8.213/91, para dispor sobre licença especial à gestante em situação de risco. Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata desde 23.11.2017 foi recebido pela CSSF. Desde então, não houve novos andamentos. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por mais 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 75/14 - Assunto: Acompanhamento do Projeto de Lei da Câmara n. 35/2014, em andamento no Senado Federal, que altera o Código de Processo Penal para estabelecer que terão prioridades para realização do exame de corpo de delito – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 08/03/2018 o Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania designa Relatora da matéria a Senadora Simone Tebet. Desde então, não houve nenhum andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 77/14 - Assunto: Acompanhamento do Projeto de Lei 130/2011 do Senado Federal, que acrescenta parágrafo 3º ao artigo 401 da CLT, a fim de estabelecer multa para combater a diferença de remuneração verificada entre homens e mulheres no Brasil. Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 13/03/2018, foi devolvido ao Relator, Senador Romero Jucá, para juntada do Oficio nº 166/2016-CP, de lavra do Presidente da Seção de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil, em atendimento ao art.261 §2º, do Regimento Interno do Senado Federal (fls.119 a 125). O processo da matéria permanecerá na Secretaria da Comissão conforme o art. 6º da Instrução Normativa da Secretária-geral da Mesa nº4, de 2015.Desde então não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

(29)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

29 Exp. nº 80/15 – Assunto: acompanhamento desse Projeto de Lei 119/2015 do Senado Federal, que altera a Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, para criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher (Lei Maria da Penha), para dispor sobre o uso do “botão do pânico” no cumprimento das medidas protetivas de urgência – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 06/03/2018 foi recebido às 16h o relatório do Senador Roberto Requião com voto pela aprovação do Projeto e de emendas nº 1-CDH e 2-CDH com a subemenda que apresenta à emenda nº2-CDH. No dia 09/03/2018 foi concluída a pauta da reunião na Comissão De Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Desde então não houve andamento processual. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 81/15 – Assunto: Acompanhamento do Projeto de Lei Complementar 06/2015 da ALESP, para regulamentar o artigo 137 da Constituição Estadual, o qual assegura à servidora pública estadual gestante poder solicitar mudança de função, na sua Secretaria de lotação, se suas atividades funcionais no exercício do seu cargo ou função estiverem causando danos ou riscos à sua gravidez – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 05/08/2015 houve publicação nº 02/2015 da APAMAGIS que se manifesta no âmbito do Projeto de Lei Complementar 06/13. Desde então não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 82/15 – Assunto: acompanhamento do Projeto de Lei 882/15 da Câmara dos Deputados, que estabelece as políticas públicas no âmbito da saúde sexual e dos direitos reprodutivos e dá outras providências – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: O último andamento foi em 19.10.2015, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA) encaminhou à publicação, a qual está teve início em avulso e no DCD de 20/10/15 PÀG 108 COL 01. Após isto, foi recebido pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

(30)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

30 Desde então não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 83/15 – Assunto: Acompanhamento desse Projeto de Lei 348/15 da Câmara dos Deputados, que dispõe sobre a obrigatoriedade da impressão do símbolo da "SAF BRASIL" em todo o recipiente de bebidas alcoólicas e dá outras providências – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: Desde 25/06/2016 foram publicados os pareceres da CCJR, da Comissão de Saúde, da CFOP, todos favoráveis à Proposição e à Emenda da CCJR. Na mesma data, pronto para a Ordem do Dia. Desde então não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 84/15 – Assunto: acompanhamento desse Projeto de Lei 350/15 da Câmara dos Deputados, que dispõe sobre o teor do aviso de que trata o artigo 19-J da Lei Federal n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Direito a Acompanhante no Parto) – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: O projeto está parado desde 05/04/2016 quando foram publicados os pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, da Comissão de Saúde e da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, todos favoráveis. No mesmo dia, pronto para a ordem do dia. Desde então não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 85/15 – Assunto: Acompanhamento desse Projeto de Lei 156/2015 do Senado Federal (Na Câmara dos Deputados, PL 3220/2015) que Estabelece o direito de as mães amamentarem seus filhos de até 06 meses de idade durante a realização de provas ou etapas avaliatórias em concursos públicos na administração pública direta e indireta dos Poderes da União, a cada intervalo de 2 horas, por até 30 minutos, por filho, sendo o tempo despendido compensado em igual período (Este foi recebido pela Câmara sob o número PL 3220/2015) – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: o último andamento foi

(31)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

31 no dia 29/11/2017, com o parecer da Relatora Dep. Laura Carneiro, pela aprovação do Projeto. Desde então não houve novos andamentos. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 87/15 – Assunto: Acompanhamento do PL 603/15, da Assembleia Legislativa, que institui o "Programa de Auxílio Psicológico a Vítimas de Crimes de Violência Sexual" - Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: Os pareceres das Comissões de Constituição e Justiça e Redação, Saúde, Finanças, Orçamento e Planejamento foram favoráveis e foram todos aprovados. Em 14/12/2016 estava pronto para ordem do dia. Desde então, não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 88/15 – Assunto: Acompanhamento do PL 607/15, da Assembleia Legislativa, que autoriza o Poder Executivo a criar o Regime Assistencial Especial de Atendimento de Emprego e Renda às mulheres vítimas de violência conjugal no Estado - Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 26/02/2016 foram publicados os pareceres: nº 189, de 2016, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e nº 190, de 2016, da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais, ambos favoráveis à aprovação do referido Projeto de Lei. Na mesma data, pronto para a ordem do dia. Desde então, não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 90/15 – Assunto: Altera a Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965, que "Institui o Código Eleitoral", para dispor sobre o desempate em favor de candidato do sexo feminino nas eleições proporcionais (Apensado ao PL-6118/2009) – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: desde 20/05/2015 o andamento mais recente foi no qual a Mesa Diretora da Câmera dos Deputados determinou que esse fosse apensado o PL nº 1508/2015. Esse foi apensado ao PL 6118/2009, que se encontra pronto para votação.

(32)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

32 Desde então, não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 92/15 – Assunto: Acompanhamento do PL 1806/15, da Câmara dos Deputados, para estabelecer como contravenção penal a conduta de abordar, importunar ou constranger mulher com gestos ou palavras torpes ou obscenas – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 17/10/2017 foi devolvida pelo relator sem alterações no Parecer. Desde então, não houve andamento processual. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 93/15 – Assunto: Acompanhamento do PL 1852/15 (Apensado ao PL 7055/2014, e este foi apensado ao PL 4.116/2015) da Câmara dos Deputados, que estabelece prioridade às mulheres vítimas de violência doméstica no Programa Minha Casa, Minha Vida – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: O presente PL foi apensado ao Projeto de Lei n° 7.055 de 2014, que foi apensado ao Projeto de Lei n° 4.116/2015 e o último andamento foi no dia 07/01/2016. Desde então não houve novos andamentos. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 94/15 – Assunto: Acompanhamento da PEC 38/2015 do Senado Federal (PEC 590/2006 da Câmara), que dá nova redação ao parágrafo 1ª do artigo 58 da CF, para garantir a representação proporcional de cada sexo na Câmara dos Deputados e Senado Federal – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 13/09/2017 foi encaminhada ao plenário. Desde então, não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 95/15 – Assunto: Acompanhamento do PLS 427/2015, do Senado Federal, que altera a Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), para criar o banco

(33)

Núcleo Especializado de Promoção e

Defesa dos Direitos da Mulher

33 de dados de medidas protetivas de urgência e possibilitar ao delegado de polícia o deferimento de determinadas medidas protetivas de urgência, desde o primeiro atendimento à mulher – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: em 31/08/2017 o Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Senador Edison Lobão, designa Relatora da matéria a Senadora Ana Amélia, desde então não houve andamento. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 96/15 – Assunto: Acompanhamento do PL 8032/2014, da Câmara dos Deputados, que amplia a proteção de que trata a Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha - às pessoas transexuais e transgêneros – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: Está desde dia 29/11/2017 pronto para votação do parecer favorável da relatora na Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Na mesma data, foi retirada de pauta pelo autor. Desde então não houve novos andamentos. Aprovada a prorrogação de prazo pela plenária, por 30 dias, para apresentação de novo parecer.

Exp. nº 99/15 – Assunto: Acompanhamento do PLS 393/2013, do Senado Federal, que acrescenta o art. 120-A na Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, para permitir que o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS ajuíze ação regressiva, visando ao ressarcimento das despesas decorrentes dos custos com o tratamento da vítima de violência doméstica e familiar, quando o agressor for enquadrado na Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), e dá outras providências – Relatoria: Dra. Ana Rita Souza Prata: no dia 08/03/2018, o Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania designou Relatora da matéria a Senadora Lúcia Vânia, desde então a matéria está com a Relatora.

Exp. nº 100/15 – Assunto: Acompanhamento do PLS 233/2013, do Senado Federal, que altera a Lei n° 11.340, de 7 de agosto de 2006, que cria mecanismos para coibir a

Referências

Documentos relacionados

Das usuárias do “Tecle Mulher”, as que sofrem violência doméstica constituem 74%, onde seus agressores são namorados ou noivos, seguidos dos maridos, pais e irmãos;

Para a busca dos artigos foram utilizados os seguintes descritores: violência contra a mulher, violência conjugal, violência por parceiro íntimo, violência doméstica,

Estimulados pela proposta de Becker, e levando em consideração as declarações públicas do diretor, que não deixam dúvidas de que com seu filme ele pretende apresentar um

Desta forma, surgiu a motivação, para nesta dissertação se realizar o estudo de adaptações do método do estimador do núcleo, nomeadamente a estimação do núcleo com

A sub-bacia hidrográfica do rio Poxim, que abrange parcialmente seis municípios, três deles inseridos na Região Metropolitana de Aracaju, capital do Estado,

Nesse sentido, o livro de Mary Del Priori Sobreviventes e guerreiras: Uma breve história da mulher no Brasil de 1500 a 2000 convida seus leitores a refletir sobre a história

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - através do projeto de extensão Núcleo de Estudos da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na cidade de Ponta

Modelos computacionais da adaptação óssea em torno de implantes são obtidos integrando-se um método de análise estrutural (como o MEF), com uma descrição matemática do