• Nenhum resultado encontrado

Informação Escrita Do Presidente á Assembleia de Freguesia. Exmº Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia. Exmºs Srs. Membros da Assembleia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informação Escrita Do Presidente á Assembleia de Freguesia. Exmº Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia. Exmºs Srs. Membros da Assembleia"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

In

formação Escr

ita

Do Pres

ide

nt

e á

Assemb

leia d

e F

reguesia

gin a

1

Exmº Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia

Exmºs Srs. Membros da Assembleia

Em cumprimento da alínea o), do nº1 do art. 17º da Lei 169/199, de 18 de Setembro, com as alterações introduzidas pela Lei 5-A/2002, de 11 de Janeiro, apresenta-se à Assembleia de Freguesia de Marvila a Informação Escrita e Financeira, das principais actividades desenvolvidas durante o 2º trimestre do presente ano, Abril a Junho, no âmbito das suas competências e/ou da delegação de competências.

Com esta nova apresentação, pretende-se dar uma informação mais completa e transparente da gestão da autarquia.

(2)

In

formação Escr

ita

Do Pres

ide

nt

e á

Assemb

leia d

e F

reguesia

gin a

2

A Junta de Freguesia no âmbito das suas competências e da delegação de competências, esteve representada, organizou e participou em diversos eventos, de salientar:

Reuniões do Grupo de Trabalho do Conselho Marvilense para preparação do Congresso Marvila*Beato 2015

Reunião geral Conselho Marvilense para preparação do Congresso Marvila*Beato 2015 e sobre a Campanha “Marvila de Futuro é uma Responsabilidade de Todos”

 Reuniões do Conselho Educativo Alargado de Marvila, na E.B. 1 João dos Santos e na CERCI

 Reunião Comissão Permanente do Conselho Educativo de Marvila, no Espaço Jovem do Intervir em Marvila para preparar a reunião do Conselho Educativo Alargado

 Participação nas festas de aniversário das associações de moradores, colectividades, casas de concelho e outras instituições da Freguesia

 Participação na Noite de Fados da Casa Concelho Cinfães

 Participação na Festa da Amizade da Casa Concelho Arcos Valdevez

 Participação no Arraial Stºs Populares realizado pela Sociedade Musical 3 de Agosto

 Organização de acções de formação de Futsal

 Reuniões para preparação do Dia da Criança, com as instituições que dinamizaram actividades

 Reuniões para preparação das actividades do Projecto Marvila Activa  Reuniões com o Grupo de Voluntários

 Participação nas reuniões do Conselho Geral, dos agrupamentos onde a Junta de Freguesia está representada (2+3 de Marvila, Damião de Góis, D. Dinis)

 Reuniões com coordenadores e monitores do Programa Praia Campo Infância  Reunião de esclarecimento com os encarregados de educação, das crianças

que vão frequentar a Praia Campo

 Reuniões de preparação das actividades, no âmbito da Praia Campo

 Reuniões com a Vereadora Graça Fonseca para discussão do protocolo de delegação de competências nas várias áreas

 Participação em reuniões da Protecção Civil, com vista á apresentação de novos projectos

 Participação nas reuniões da Assembleia Municipal

(3)

In

formação Escr

ita

Do Pres

ide

nt

e á

Assemb

leia d

e F

reguesia

gin a

3

No que concerne á actividade geral da Junta de Freguesia destacam-se o atendimento à população feito pela Assistente Social da Junta, todas as 3ªsf, das 10h00 às 13h00, o atendimento de psicoterapia infantil, todas as 3ªsf das 16h30 às 19h30 e 5ªsf das 16h00 às 19h00 e o atendimento jurídico de aconselhamento, todas as 4ªsf das 18h00 às 20h00.

No dia 22 de Maio o Comilão esteve no Rock In Rio a distribuir 3000 balões que fizerem publicidade ao Congresso Marvila*Beato 2015 à Campanha “Marvila de Futuro é uma Responsabilidade de Todos”.

No dia 19 de Junho realizou-se o Congresso Marvila*Beato 2015, com cerca de 200 participantes, contou com a presença da Vereadora Helena Roseta e da Vereadora Graça Fonseca; o Presidente da Gebalis Luís Natal Marques; o Vice-Provedor da S.C.M.L. António Santos Luíz; o Dr. Pedro Espírito Santo da Cunha do BES, a Dr.ª Fátima Ferreira do IHRU; o Eng. João Tremoceiro do Viver Marvila, entre outros.

Na exposição intitulada “Que visão para Marvila e Beato 2015” pudemos contar com trabalhos de várias instituições, como: ISCTE; APEDV; CDC Lóios; Associação Horizonte; CNAD; União Humanitária contra o Cancro; Nuclisol Jean Piaget; Centro Social e Paroquial S. Maximiliano Kolbe; EB1 nº195; EB 2+3 de Marvila; Projecto Intervir em Marvila; CERCI; Eco-Estilistas; COL; Grupo Comunitário do Armador – Clube das Famílias e Gebalis.

Actividades desenvolvidas de Abril a Junho

Participação nos Grupos Comunitários do Bº do Armador e da Flamenga

ABR/JUN Atendimento Psicossocial 20 ABR/JUN Atendimento Psicoterapia Infantil 65 sessões ABR/JUN Atendimento Advogado 77

Dia 15 de Maio, Dia Internacional da Família,

participámos na organização e realização

de um Peddy-Paper no

Bairro do Armador – “Um dia na Família Armador”,com cerca de 30 participantes. No dia 25 de Maio, participámos na organização e realização de uma Festa no Bairro do

Armador, para comemorar

o Dia do Vizinho.

Sociedade Civil e

(4)

In

formação Escr

ita

Do Pres

ide

nt

e á

Assemb

leia d

e F

reguesia

gin a

4

Projecto Intervir em Marvila – Mantém-se em funcionamento o Espaço Jovem do

Intervir em Marvila, com cerca de 37 jovens inscritos, onde se desenvolvem diversas

actividades.

Encerramento da actividade Programas de Promoção de Competências Pessoais e Sociais, no ano lectivo 2009/2010

1 – Habitação Camarária

Tendo como referência a data de entrada em vigor do novo Regulamento de Acesso a Habitação Camarária e de acordo com estes dados, entraram na autarquia nos primeiros cinco meses do ano, cerca de 3100 pedidos de habitação municipal, com uma média mensal de 600 pedidos, um enorme crescimento face à média de 100/mês registada entre 2006 e 2009.

Face a este aumento de procura de habitações municipais, o pelouro da Habitação, liderado pela Vereadora Helena Roseta, reconhece a necessidade de recorrer aos fogos municipais não ocupados e passíveis de atribuição, que precisam de obras de recuperação para poderem ser ocupados pelas famílias.

Estes fogos atingem um valor de cerca de 800, segundo informação da Sr.ª Vereadora Helena Roseta prestada no 4º Congresso Marvila*Beato 2015.

O grau de execução, depois das obras a realizar, poderá atingir 25%. No dia 28 de Maio realizou-se uma actividade de canoagem com 1 turma de 5º ano da E.B. 2+3 de Marvila, no Centro Náutico do Parque das Nações. Ocupa as Tuas Férias

Entre o dia 29 de Março e o dia 9 de Abril realizou-se a actividade “Ocupa as Tuas

Férias” em que cerca de 15 jovens puderam

desfrutar de actividades lúdico-pedagógicas, tais como visitas ao Padrão

de Descobrimentos; Pavilhão da Ciência Viva e Aquário Vasco da Gama

(5)

In

formação Escr

ita

Do Pres

ide

nt

e á

Assemb

leia d

e F

reguesia

gin a

5

2 – Habitação em Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária

As Juntas de Freguesia de Lisboa, neste trimestre, debateram com Helena Roseta, a proposta de delimitação de cerca de 50 Bairros-Zonas de Intervenção Prioritária (BIP-ZIP) da cidade de Lisboa.

Estes bairros ou zonas foram identificados pelo Programa Local de Habitação (PLH), a partir de um levantamento sistemático das carências sociais e urbanísticas da cidade.

Foram ainda divulgados os dados das prestações sociais em 2009 por freguesia (Rendimento Social de Inserção, Subsídio de Desemprego e Complemento Solidário de Idosos). Estes dados estão a ser relacionados com os censos de 2001.

As freguesias com valores mais altos para estas três prestações são a Ameixoeira, Santa Justa e Socorro, onde, entre 21 a 28% da população recebe prestações sociais, seguidas das freguesias do Beato, Charneca, Marvila e S. Miguel, onde os valores apontados estão entre os 15 a 20% da população.

Da reunião com as juntas resultou uma avaliação muito positiva do trabalho apresentado, continuando este em actualização.

O resultado deste levantamento será introduzido no PDM, formando o guião das responsabilidades prioritárias da CML nestes bairros que constituem a fractura sócio territorial da cidade.

A metodologia de intervenção deverá basear-se em métodos participativos, com papel relevante para as juntas de freguesia e moradores, e suas organizações.

Foi proposta uma verba base de 1 milhão de euros anuais, durante a vigência do futuro PDM (15 anos), para intervenções específicas nos bairros BIP-ZIP. Esta verba será atribuída segundo metodologia de orçamento participativo.

Não querendo criar expectativas mas este executivo tudo fará para que as habitações que são propriedade camarária e que se encontram localizadas na zona de “Marvila Velha” seja também considerada uma das ZONAS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIAS (ZIP).

3 – Renda Apoiada

De uma forma uníssona, este executivo, irá junto das instâncias governamentais encetar conversações para que o cálculo das rendas apoiadas tenha em conta o agregado familiar assim como, de uma forma responsável, o rendimento desse mesmo agregado, numa base do rendimento disponível.

A actualização da renda deverá ser indexada à declaração de IRS tornando obrigatório a entrega de cópia da declaração de liquidação de IRS.

É, também, nosso entendimento que, de uma forma transparente, responsável, ético e moral que a aplicação da renda deverá ser sempre através do rendimento per-capita.

4 – Atendimento

(6)

In

formação Escr

ita

Do Pres

ide

nt

e á

Assemb

leia d

e F

reguesia

gin a

6

pedidos são feitos por pessoas com idade avançada e que têm dificuldade em prestar a higiene diária aos seus filhos ou cônjuge.

Foram e estão programadas intervenções em habitações camarárias na zona velha de Marvila.

As intervenções nos lotes 562 e 567 do Bairro do Condado, de acordo com o executivo da Junta, irão ser efectuadas com a gestão directa da GEBALIS. Os moradores, numa reunião com a Vereação Camarária, aceitaram esta opção. Ficou acordado, nessa mesma reunião, serem ressarcidos pelos danos materiais sofridos nos seus bens pessoais de acordo com a regra de procedimentos apresentada.

5 – Intervenções

Foi solicitado por este executivo a vinda de uma equipa de avaliação de risco para uma intervenção na Rua de Marvila. Estamos à espera dessa disponibilidade e que pelo que temos conhecimento, irá acontecer em breve.

O Grupo de voluntários “Marvila Voluntária” é coordenado pela Junta de Freguesia, realiza reuniões mensais, promove formação e organiza actividades.

O Grupo participou no Dia da Criança, nos Bailes Seniores, no Passeio Mistério e no Congresso Marvila*Beato 2015.

Em Abril a CPCJ Lisboa Oriental reelegeu a representante da Gebalis para Presidente da Comissão, que nomeou como Secretária a representante da Junta de Freguesia. Esta nomeação dá-nos uma responsabilidade acrescida na nossa representação. A Junta de Freguesia continua representada no Grupo Comunitário do Bairro dos Lóios e no Grupo de Infância do Bairro do Condado, do qual actualmente detém a coordenação.

Actividades desenvolvidas de Abril a Junho

Passeio Mistério (Maio)

A Junta de Freguesia de Marvila proporcionou aos Marvilenses mais idosos um dia diferente, proporcionando uma visita cultural a um local histórico do nosso país, Sertã e Tomar, seguido de um almoço e de uma tarde muito animada com dança e muitas surpresas. Este ano a iniciativa foi dividida em dois dias, 15 e 22 de Maio, onde estiveram presentes cerca de 300 idosos em cada um dos dias.

(7)

In

formação Escr

ita

Do Pres

ide

nt

e á

Assemb

leia d

e F

reguesia

gin a

7

Dia da Criança (Junho)

A Junta de Freguesia de Marvila em parceria com instituições locais, organizou as comemorações do Dia da Criança no dia 1 de Junho, que contou com a presença de cerca de mil crianças, dos estabelecimentos públicos e privados da Freguesia. Foram diversas as instituições que deram corpo às actividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas, designadamente, Projecto Intervir em Marvila, Pelouro do Desporto, Marvila Voluntária, APF, PISCJA, GNR, PSP, Capoeira Beija-Flor, Centro de Saúde de Marvila, ACRAS, Grupo Comunitário do B.º do Armador, Nuclisol - Jean Piaget, Centro Social e Paroquial de S. Maximiliano Kolbe, CASl, CDC dos Lóios, APEDV entre muitas outras, as quais permitiram aos mais novos divertirem-se e adquirirem novos conhecimento.

O Projecto Marvila Activa pretende ser um conjunto articulado de iniciativas

em estreita articulação e cooperação com as instituições locais de forma a definirmos conjuntamente acções que vão de encontro às necessidades e interesses desta população privilegiando o convívio, a partilha, o contacto com a natureza, o movimento e a adopção de estilos de vida saudável.

(8)

In

formação Escr

ita

Do Pres

ide

nt

e á

Assemb

leia d

e F

reguesia

gin a

8

Realizou-se com as Escolas o Concurso “Cápsula do Tempo: Que visão para Marvila 2015”, que teve como prémios bilhetes para o Rock in Rio. O 1º Prémio foi atribuído ao Centro Social e Paroquial S. Maximiliano Kolbe; o 2º Prémio á escola EB 2+3 de Marvila e o 3º Prémio á escola EB 1 Nº195.

Foram dados apoios financeiros e com a cedência de transporte, a vários projectos apresentados pelas escolas e Jardins de Infância:

Apoios Financeiros

Escolas Valor Projecto

Agrup. Escolas Damião de Góis 150,00€ Semana da Leitura Agrup. Escolas Marvila 500,00€ Projecto “Viajar para Aprender” Agrup. Escolas Olaias 200,00€ Visita Jardim Zoológico Nuclisol – Jean Piaget 500,00€ Viagem ao México

Apoios com cedência de transporte

Escolas Cedências Recusas Alugueres

Assoc. Tempo de Mudar 1

Associação Ester Janz 1

Esc. EB 1 do Armador 1

Esc. EB 1 Luiza Neto Jorge 1

Esc. EB 1 nº 195 1

Esc. EB 1 nº 54 de Marvila 1 1

Esc. EB 1 Prof. Agostinho da Silva 3

Esc. EB 1 Prof. João dos Santos 2 1 1

Esc. EB 2,3 de Damião de Góis 1 1

Esc. EB 2,3 de Marvila 1 1

Esc. EB 2,3 Luís António Verney 1 1

Esc. Sec. Afonso Domingues 2 2

Esc. Sec. Vitorino Nemésio 1 Jardim Infância Bº do Armador 2 Jardim Infância Marvila nº 1 1 Jardim Infância Marvila nº 2 2

Jardim Infância Marvila nº 3 1 1

Jardim Infância Marvila nº 4 2

Nuclisol - Jean Piaget Bº Armador 1 1 Nuclisol - Jean Piaget Bº Condado 2 1

(9)

In

formação Escr

ita

Do Pres

ide

nt

e á

Assemb

leia d

e F

reguesia

gin a

9

Mantiveram-se as actividades regulares:  Ginástica de Manutenção

Viola

Hidroginástica

Hip Hop no Espaço LX Jovem em parceria com CML Actividades dinamizadas pela Junta de Freguesia:

2 e 3 de Abril - Continuação das sessões da Acção de Formação de Futsal – Pavilhão do Lóios;

12 Abril – Inicio da Escola de Patinagem - JF Marvila/APL (acordo com a Associação Patinagem de Lisboa)

15 de Abril a 7 de Maio – Período das acções de dinamização de Patinagem na Escola do Bairro do Armador (Acordo com Associação Patinagem de Lisboa);

8 de Maio – Acção de Formação de Atletismo – Auditório da CML – Espaço Jovem (Parte teórica) e Pavilhão dos Lóios (Parte Prática);

10 de Maio – 7º Cross de Marvila – Prova de Atletismo realizada em parceria com a Associação Nacional Desporto Deficiência Intelectual;

20,21,24 e 25 de Maio – Acções de Formação de 1ºs Socorros em parceria com a Escola Superior de Saúde – Escola Ribeiro Sanches

10 de Junho – Passeio Pedestre de Marvila ao Beato (Integrado nas comemorações do Congresso Marvila*Beato

(10)

In

formação Escr

ita

Do Pres

ide

nt

e á

Assemb

leia d

e F

reguesia

gin a

10

Apoio regular na cedência gratuita do Pavilhão dos Lóios às instituições:  C.D.Comunitário dos Lóios

 Associação Tempo de Mudar  Clube Futebol de Chelas  Escola Básica Vitorino Nemésio  Casa do Pessoal da RTP

 Clube Oriental de Lisboa

 Centro Cultura e Desportos de Marvila  Casa do Pessoal dos CTT

 Jorge Pina Boxing Team  Marvila Jovem

 Casa do Concelho Arcos Valdevez

Apoio regular na cedência gratuita do Polidesportivo do Vale Fundão às instituições:  Escola Básica Vitorino Nemésio;

 Clube Futebol de Chelas;

 Associação Patinagem de Lisboa;  Futebol Clube Rossão

 C.S.Comunitário Flamenga

Apoio regular na cedência gratuita do Polidesportivo Capitães de Abril às instituições:  Marvila Jovem;

 Ass. Moradores do Condado;  Aculma

 Outros Informais

Apoio regular na cedência gratuita do Auditório do Espaço Jovem às instituições:  Teatro Scena

Apoios a Eventos de Instituições:

8 de Maio – Apoio ao Festival de Dança – “ Outros Ritmos” - Iniciativa de Organização do grupo das Colectividades da qual a JFMarvila é interveniente. Foi oferecido pela JFM placas às Instituições Participantes;

15 e 29 de Maio e 5 de Junho – Apoio ao Torneio de Futsal da ATM através da cedência gratuita do Pavilhão dos Lóios;

22 e 24 de Junho – Apoio ao grupo Bruno Janz e Associados (Secção Desportiva) através da cedência gratuita do Polidesportivo do Vale Fundão para participação em torneios de Futsal;

(11)

In

formação Escr

ita

Do Pres

ide

nt

e á

Assemb

leia d

e F

reguesia

gin a

11

19, 20, 26 e 27 de Junho – Apoio à realização do torneio de Futsal da CDU Marvila através da cedência gratuita do Polidesportivo Capitães de Abril.

Apoios Financeiros

Instituições Apoio Observações

Assoc. Moradores Bº Prodac 250,00€ 8º Aniversário Assoc. Moradores Alfinetes e Salgadas 1.800,00€ Festa Stº António

ACULMA 2.400,00€ 2ª Parte Protocolo

Assoc. Sócio Cultural Bº Condado 750,00€ Festa Stº António 750,00€ 4º Aniversário Assoc. Os Amigos de Peixeninho 250,00€ 11º Aniversário Assoc. Melhoramentos de Faifa 1.250,00€ 18º Festival Folclore Grupo Teatro Contra Senso 2.000,00€ Obras na Sede Paróquia S. Maximiliano Kolbe 1.000,00€ Festa de Stª Clara

CNOD 300,00€ 30º Aniversário

Clube Lisboa Amigos do Fado 2.000,00€ Obras nas instalações Clube Oriental de Lisboa 7.000,00€ Protocolo

1.500,00€ Secção de Andebol Clube Marvila Jovem 400,00€ Aquisição de ténis Futebol Clube Rossão 500,00€ 41º Aniversário Sociedade Musical 3 de Agosto 1.000,00€ Arraial Stºs Populares Casa Concelho Arcos Valdevez 2.500,00€ Festa da Amizade Casa Concelho Castro Daire 2.000,00€ Obras na Sede

3.000,00€ Castro Daire Abraça Lisboa

Casa Concelho Cinfães 300,00€ Noite Fados

1.000,00€ 13º Aniversário Tuna Feminina do ISEL 500,00€ Festival de Tunas Estudantina Académica do ISEL 500,00€ Festival Internacional de Tunas

Apoios com a cedência de transporte

Instituições Cedências Recusas Alugueres A. S.C. Desp. Desenv. Bº Condado 1

Aculma 2 1

Assoc. Moradores Bairro Chinês 1 1

Assoc. Moradores Marquês Abrantes 1

Assoc. Musical Lisboa Cantat 2 Casa Concelho Arcos de Valdevez 1 Casa do Concelho de Cinfães 1

CASL 2

Centro Desenv. Com. Bº dos Lóios 1

(12)

In

formação Escr

ita

Do Pres

ide

nt

e á

Assemb

leia d

e F

reguesia

gin a

12

Instituições Cedências Recusas Alugueres

Clube Marvila Jovem 2

Clube Oriental de Lisboa 2

Grupo “Os Mitras” 1

Referências

Documentos relacionados

10.1. Após a homologação os candidatos poderão ser convocados a qualquer tempo, durante a vigência deste Processo Seletivo, através de contato da Secretaria

14.6 - Estando o objeto da presente licitação em desacordo com o estabelecido neste Edital, seus anexos e a conseqüente Autorização de Fornecimento, o mesmo será recusado,

O interesse em estudar o papel da fonética no ensino de FLE começou ainda na graduação, no curso de Letras-Francês (UFAC). Enquanto aluna do curso, foi possível

 Formação da Júnior Achievement a técnicos do Projeto Intervir e do Projeto Mais, para implementação de programas de promoção de competências a crianças e

A Junta de Freguesia de Marvila em parecia com a Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a participar ativamente na organização e implementação deste projeto desportivo

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

Uma das principais motivações para o estudo de nanotecnologias é o desejo de se explorar diferentes propriedades que os materiais adquirem quando manipulados em escala

K1 012.1740-0/AT Contator tripolar Contactor tripolar Tripolar contactor Q1 012.1804-0/AT Chave seccionadora Interruptor seccionador Disconnect key K1A 012.1730-0/AT Bloco