• Nenhum resultado encontrado

Inventário da Associação Comercial e Industrial de Sines ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Inventário da Associação Comercial e Industrial de Sines ( )"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

Inventário da Associação Comercial e Industrial de Sines (1916-1927)

(2)

2

Sumário

Introdução 3

Quadro de classificação 5

Descrição ao nível do fundo 6

Descrição ao nível da secção 8

Descrição ao nível da série e da subsérie 11

Membros da Mesa da Assembleia Geral 20

Membros da Direção 24

Índice onomástico 28

Índice de assuntos 42

(3)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

3

Introdução

O Arquivo Municipal prossegue a publicação dos inventários da documentação que custodia. No ano em que se comemoram os 100 anos da Restauração do Concelho de Sines publica-se a descrição do arquivo de uma associação que desempenhou um papel relevante na vida do concelho até à sua extinção por parte do Governo Civil de Lisboa, em 1927. A Associação Comercial e Industrial de Sines foi fundada em 1916 por um grupo de industriais e comerciantes que dominaram a política e a economia local durante as primeiras décadas do século XX: são exemplos Manuel Francisco Farelo, José Marreiros da Rosa, Domingos Rodrigues Pablo, Joaquim Pereira Luz e Higino dos Santos Guisado.

Este inventário estrutura-se em quatro partes. Em primeiro lugar, publica-se o quadro de classificação que presidiu à organização intelectual da documentação, elaborado de acordo com a documentação existente e os Estatutos da Associação. Este quadro resulta do estudo da documentação e da legislação existente.

A segunda parte é constituída pela descrição global do arquivo, ao nível do fundo, segundo a Norma Internacional de Descrição, ISAD (G)1. Segue-se a descrição do arquivo ao nível da série e das subséries. O elemento de informação História Administrativa e Biográfica foi registado sempre que a documentação resultasse de uma função ou competência específica.

Cada descrição contém a indicação do nível de descrição, a cota topográfica e o código de referência, a classificação, o título e as datas extremas e predominantes de cada unidade de descrição e o número de unidades de instalação. De realçar que o elemento mais pertinente do ponto de vista informativo é, além do título e das datas, o âmbito e conteúdo. Este permite ao utilizador identificar o conteúdo de cada série, nomeadamente a tipologia documental, os procedimentos administrativos, os cargos, as funções e as atividades expressas na documentação.

1 CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS – ISAD (G): Norma Geral Internacional de

Descrição Arquivística: adoptada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo do IAN/TT. 2ª

(4)

4

Finalmente, publicam-se os nomes dos membros dos órgãos da Associação, a partir dos livros de atas, bem como inclui-se um índice onomástico e outro de assuntos, elaborados a partir das descrições. O índice onomástico contém um sumário das informações biográficas que foi possível recolher a partir dos fundos da Câmara Municipal de Sines e da Administração do Concelho de Sines.

(5)

Inventário da Associação Comercial e Industrial de Sines (1916-1927)

5

(6)

6

Descrição ao nível do fundo

Código de referência: PT/CMSNS/ACISNS

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Associação Comercial e Industrial de Sines

Datas extremas: 1916-1927

Nível de descrição: Fundo

Dimensão unidade de

descrição: Uma caixa

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines

História administrativa e biográfica:

A Associação Comercial e Industrial de Sines foi fundada em 1916 por um conjunto de comerciantes e industriais. A associação era composta por dois órgãos, a Assembleia geral, de carácter deliberativo; e a Direção, com competências executivas. Foram sócios empresas e particulares: fábrica Herold, Francisco Granés Lda. e Filhos, Chalbert & Costa Lda., Societé La Bretagne), Domingos Rodrigues Pablo, Joaquim Pereira Luz, Higino dos Santos Guisado, Everardo Pidwell, de Avelino Soares Jesus, José Marreiros da Rosa, Joaquim d’Oliveira e Mário Tavares. A partir da instauração da Ditadura Militar, a Associação revelou-se muito ativa, no que respeita à arborização do concelho, ao ramal de Sines, obras públicas, comércio. A Associação manifestou contra o Administrador do Concelho em Julho de 1926 e no início de 1927 foi acusada de organizar manifestações e tumultos contra a Ditadura Militar. Foi extinta a 22 de Fevereiro de 1927 e os seus bens vendidos em hasta pública, de acordo com o Decreto nº 13138 de 15 de Fevereiro de 1927. Eram membros da direção em 1927 Gabriel Vasco dos Santos, João de Matos Leote, Clemente José da Costa Pita, João da Silva Barbosa e Carlos Estevam. Segundo o Administrador do Concelho, o seu comportamento foi de “desobediencia [à] autoridade administrativa”. A sede localizava-se na Rua Teófilo Braga, numa casa arrendada ao sócio João Filipe Guerreiro.

Fonte imediata de aquisição e

transferência

O arquivo da Associação foi apreendido pela Administração do Concelho de Sines na sequência da sua dissolução, nos termos do decreto 13138 de 1927. Com a extinção da Administração do Concelho e a transferência das suas funções para a Câmara Municipal de Sines, o arquivo foi conservado no Arquivo Municipal.

Âmbito e conteúdo: Contém o livro das atas das sessões da Direção; atas da Assembleia Geral; copiador de correspondência expedida, correspondência recebida; convocatórias de reuniões; livro da conta corrente e livro do inventário.

Sistema de organização: Ordenação principal orgânica e ordenação secundária

cronológica.

(7)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

7 documentos.

Condições de

reprodução (Copyright): O único meio de reprodução permitido é a digitalização. Instrumentos de descrição: IDD 35 Unidades descrição associadas: PT/CMSNS/CMSNS PT/CMSNS/ADC

Nota de publicação: Campos, António - O Fundo da Associação Comercial e Industrial de Sines: uma história biográfica. In 2º Encontro

de História do Alentejo Litoral 29 e 29 de Novembro de 2009- Actas do 2º Encontro de História do Alentejo Litoral.

Sines: Centro Cultural Emmérico Nunes, 2011. Pp.158-161. Madeira, João (sem data). Proprietários, comerciantes e

industriais de Sines (1914-1927). Documento policopiado.

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de Sines.

Regras ou convenções: ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição

Arquivística. 2ª edição

Datas de descrição: 2014/09/23

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines

Cota: D3/14/E/5

1916- Estatutos da Associação Comercial e Industrial de Sines. Arquivo Municipal de Sines

(8)

8

Constituição da Associação Comercial e Industrial de Sines

Código de

referência: PT/CMSNS/ACISNS/A

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Constituição da Associação Comercial e Industrial de Sines

Datas extremas: 1916-1920

Nível de descrição: Secção Dimensão unidade

de descrição: Uma capilha

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines História

administrativa e biográfica:

A formação da Associação pode ter acontecido em simultâneo com a restauração do concelho (Madeira, sem data). Os Estatutos, aprovados em 21 de Julho de 1915 por uma assembleia

constituinte mas apenas impressos em 1916.

Âmbito e conteúdo: Contém os estatutos impressos em 1916 (contém o carimbo da

Administração do Concelho), o diploma de sócio contribuinte de Cândido Leal Tavares e o bilhete de identidade de sócio da empresa Pita &Alexandre.

Instrumentos de descrição: IDD 35, nº10 Unidades descrição associadas: PT/CMSNS/ACISNS/B PT/CMSNS/ACISNS/C

Notas: Madeira, João (sem data). Proprietários, comerciantes e industriais de Sines (1914-1927). Documento policopiado.

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Regras ou convenções:

ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2ª edição

Datas de descrição: 2014/09/30

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines / TAVARES, Cândido Leal / Pita & Alexandre

(9)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

9

1920- Cartão de sócio contribuinte da empresa Pita & Alexandre

Assembleia Geral da Associação Comercial e Industrial de Sines Código de

referência: PT/CMSNS/ACISNS/B

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Assembleia Geral da Associação Comercial e Industrial de Sines

Datas extremas: 1916-1926

Nível de descrição: Secção Dimensão unidade

de descrição: Um livro e uma capilha.

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines História

administrativa e biográfica:

A Assembleia Geral, segundo os Estatutos aprovados em 21 de Julho de 1915 por uma assembleia constituinte, era o “(...) poder supremo da Associação (...)” (Estatutos, art.º 14.º).Compunha-se pelos sócios fundadores e contribuintes, (Estatutos, art.º 13.º, ponto 10). Entre as suas atribuições contava-se a eleição dos órgãos da Associação, receber e julgar os relatórios da Direção e os relatórios de contas e a resolução de assuntos que estivessem omissos dos estatutos (Estatutos, art.º 15.º). A Assembleia deveria reunir obrigatoriamente pelo menos três vezes por ano (reuniões ordinárias). A primeira em Janeiro servia para analisar as contas do ano anterior; a segunda, em Fevereiro, para discutir e aprovar as contas, e a terceira em Dezembro para eleger os membros da Direção e da mesa da Assembleia-geral (Estatutos, art.º 19.º). As eleições eram feitas em Assembleia-geral, por voto secreto, podendo a mesa decidir repetir o escrutínio num prazo de oito dias, caso houvessem irregularidades (Estatutos, art.º 29.º e 33.º). A mesa da Assembleia Geral, que dirigia os trabalhos, era

composta por um presidente, um vice-presidente, dois secretários e dois vice-secretários. As sessões plenárias de 1926/11/07, 1926/11/26, 1926/12/03 foram registadas no livro de atas da Direção.

(10)

10 para as reuniões. Instrumentos de descrição: IDD 35 Unidades descrição associadas: PT/CMSNS/ACISNS/B

Notas: Campos, António - O Fundo da Associação Comercial e Industrial de Sines: uma história biográfica. In 2º Encontro de

História do Alentejo Litoral 29 e 29 de Novembro de 2009- Actas do 2º Encontro de História do Alentejo Litoral. Sines: Centro

Cultural Emmérico Nunes, 2011. Pp.158-161.

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Regras ou convenções:

ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2ª edição

Datas de descrição: 2014/09/30

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines / Assembleia / BIGAS, Francisco / FARELO, Manuel Francisco / LOPES, Augusto Maria / GUERREIRO, João Filipe

Cota: D3/14/E/5

Direção da Associação Comercial e Industrial de Sines Código de

referência: PT/CMSNS/ACISNS/C

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Direção da Associação Comercial e Industrial de Sines

Datas extremas: 1916/05/12-1927/01/13

Nível de descrição: Secção Dimensão unidade

de descrição: Três livros e duas capilhas.

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines História

administrativa e biográfica:

A Direção era composta por um presidente, um vice-presidente, dois vogais e um tesoureiro. Entre as suas atribuições estava a administração de todos os negócios da associação, o recolher de receitas, o pagamento de dívidas, a execução das deliberações da Assembleia Geral e dos estatutos, o contrato e despedimento de funcionários e a aquisição de uma Sede (Estatutos, art.º 23.º). Ao presidente competia dirigir as sessões de trabalho da Direção, assinar as atas e cheques juntamente com um secretário e devia ser substituído pelo vice-presidente (Estatutos, art.º 24.º); os secretários eram responsáveis pelas elaboração e custódia das atas e pelo expediente, assinavam conjuntamente com o presidente as contas e registavam os sócios (Estatutos, art.º 25.º); o tesoureiro fiscalizava as receitas da Associação e o pagamento das dívidas (quando assinadas pelo presidente e por um secretário), tinha que prestar contas mensalmente à restante direção, estava também

(11)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

11

responsável pelo depósito do dinheiro da Associação no banco (Estatutos, art.º 26.º).

Âmbito e conteúdo: Contém o registo das atas da Direção, os copiadores de

correspondência expedida, a correspondência recebida, os livros de conta corrente e inventário e documentos de despesa.

Instrumentos de

descrição: IDD 35

Unidades descrição

associadas: PT/CMSNS/ACISNS/B

Notas: Campos, António - O Fundo da Associação Comercial e Industrial de Sines: uma história biográfica. In 2º Encontro de

História do Alentejo Litoral 29 e 29 de Novembro de 2009- Actas do 2º Encontro de História do Alentejo Litoral. Sines: Centro

Cultural Emmérico Nunes, 2011. Pp.158-161.

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Regras ou convenções:

ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2ª edição

Datas de descrição: 2014/09/29

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines

Cota: Cota D3/14/E/5

Descrição ao nível da série e da subsérie

Atas da Assembleia Geral da Associação Comercial e Industrial de Sines Código de

referência: PT/CMSNS/ACISNS/B/1

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Atas da Assembleia Geral da Associação Comercial e Industrial de Sines

Datas extremas: 1916/04/17-1925/12/30

Nível de descrição: Série Dimensão unidade

de descrição: Um livro

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines

Âmbito e conteúdo: Contém o registo das atas da Assembleia Geral. A primeira acta

registada corresponde à apresentação dos Estatutos, apresentação das contas da Comissão Instaladora e eleição dos corpos gerentes. Da Comissão instaladora fizeram parte Francisco Bigas, José Marreiros da Rosa, Manuel Francisco Farelo, Augusto Maria Lopes e João Filipe Guerreiro. O livro contém o registo de vinte e nove atas. São assuntos deliberados a eleição de corpos gerentes, a aquisição de mobiliário, admissão de sócios, apreciação e aprovação do relatório e contas, discussão de assuntos de política

(12)

12

e segurança pública locais, organização da receção de entidades oficiais, gestão de património.

(13)

Inventário da Associação Comercial e Industrial de Sines (1916-1927) 13 Instrumentos de descrição: IDD 35, nº1 Unidades descrição associadas: Notas: PT/CMSNS/ACISNS/C

O livro sofreu danos pela ação da água e da humidade. A capa está deformada, o termo de abertura está solto e muitas páginas estão manchadas.

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Datas de descrição: 2014/09/30

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines / Assembleia / BIGAS, Francisco / ROSA, José Marreiros da / FARELO,

Manuel Francisco / LOPES, Augusto Maria / GUERREIRO, João Filipe

Convocatórias para a Assembleia Geral da Associação Comercial e Industrial de Sines

Código de

referência: PT/CMSNS/ACISNS/B/2

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Convocatórias para a Assembleia Geral da Associação Comercial e Industrial de Sines

Datas extremas: [1920]-1926

Nível de descrição: Série Dimensão unidade

de descrição: Uma capilha

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines

Âmbito e conteúdo: Contém as convocatórias para as sessões da Assembleia Geral

que elegiam os membros da Direção e da Mesa da Assembleia. Inclui as contagens dos votos.

Instrumentos de

descrição: IDD 35, nº7

Unidades descrição

associadas: PT/CMSNS/ACISNS/B/1

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Datas de descrição: 2014/09/30

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines / Assembleia / Convocatória para as reuniões

(14)

14

192? - Lista dos sócios convocados para uma Assembleia Geral

Atas das sessões da Direção da Associação Comercial e Industrial de Sines Código de

referência: PT/CMSNS/ACISNS/C/1

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Atas das sessões da Direção da Associação Comercial e Industrial de Sines

Datas extremas: 1916/05/12-1927/01/13

Nível de descrição: Série Dimensão unidade

de descrição: Um livro

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines

Âmbito e conteúdo: Contém o registo de 22 atas, com um interregno entre 1917 e

1926. No ano da fundação da associação as reuniões realizavam-se na sala de realizavam-sessões da Câmara Municipal. São assuntos a receção de correspondência de associações congéneres, cobrança de quotas, autorização de despesas, admissão e saída de sócios, admissão de funcionários, aquisição de publicações, discussão de medidas de economia local e regional, e protestos contra a

(15)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

15

nomeação do Administrador do Concelho.

Instrumentos de

descrição: IDD 35, nº 2 Unidades descrição

associadas: PT/CMSNS/ACISNS/B/1

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Datas de descrição: 2014/09/29

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines / Desenvolvimento económico / Administração do Concelho de Sines / Ditadura Militar/Funcionário, admissão de

Cota: D3/14/E/5

Correspondência Expedida Código de

referência: PT/CMSNS/ACISNS/C/2

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Correspondência Expedida

Datas extremas: 1916/06/19-1927/01/22

Nível de descrição: Série Dimensão unidade

de descrição: Um livro e um maço

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines

Âmbito e conteúdo: Contém o decalque de todos os ofícios expedidos pela Direção.

Inclui cópias avulsas de circulares e ofícios expedidos.

Instrumentos de

descrição: IDD 35, nº 3 e 9 Unidades descrição

associadas: PT/CMSNS/ACISNS/C/1

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Datas de descrição: 2014/09/29

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines / Desenvolvimento económico / Administração do Concelho de Sines / Ditadura Militar

Cota: D3/14/E/5

Copiador de ofícios expedidos pela Associação Comercial e Industrial de Sines Código de

referência: PT/CMSNS/ACISNS/C/2/1

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Copiador de ofícios expedidos pela Associação Comercial e Industrial de Sines

(16)

16

Nível de descrição: Subsérie Dimensão unidade

de descrição: Um livro

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines

Âmbito e conteúdo: Contém o decalque de todos os ofícios expedidos pela Direção a

associações congéneres, aos sócios, à Administração do Concelho de Sines, publicações periódicas, convites de associação a futuros consócios, representações a entidades oficiais. Os copiadores ofícios datam de 1916, 1919, 1920, 1924, 1926 e 1927.

Instrumentos de

descrição: IDD 35, nº3

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Datas de descrição: 2014/09/30

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines / Copiador geral de correspondência expedida / Ditadura Militar

Cota: D3/14/E/5

Cópias avulsas de circulares e ofícios expedidos Código de

referência: PT/CMSNS/ACISNS/C/2/2

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Cópias avulsas de circulares e ofícios expedidos

Datas extremas: 1926/05/04-1926/07/31

Nível de descrição: Subsérie Dimensão unidade

de descrição: Uma capilha

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines

Âmbito e conteúdo: Contém as cópias da circular enviada a várias entidades acerca

dos direitos de importação e minutas de ofícios.

Instrumentos de

descrição: IDD 35, nº9

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Datas de descrição: 2014/09/30

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines / Copiador geral de correspondência expedida

Cota: D3/14/E/5

Correspondência Recebida pela Associação Comercial e Industrial de Sines Código de

referência: PT/CMSNS/ACISNS/C/3

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

(17)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

17 Industrial de Sines

Datas extremas: 1916/06/19-1927/01/22

Nível de descrição: Série Dimensão unidade

de descrição: Um livro e um maço

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines

Âmbito e conteúdo: Contém a correspondência recebida pela Direcção e referida nas

atas. A Correspondência é proveniente da Assembleia Geral da Associação, do Consulado Geral de Hamburgo, Ministério das Comunicações, Ministério do Comércio, associações comerciais congéneres. São assuntos as obras em estradas locais e regionais, o legado de José Pratz, comunicações e correios, indústria e exportações.

Instrumentos de

descrição: IDD 35, nº 8 Unidades descrição

associadas: PT/CMSNS/ACISNS/C/1

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Datas de descrição: 2014/09/30

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines / Desenvolvimento económico/Rede viária/PRATZ, José Francisco

Cota: D3/14/E/5

Gestão da Associação Comercial e Industrial de Sines Código de

referência: PT/CMSNS/ACISNS/C/4

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Gestão da Associação Comercial e Industrial de Sines

Datas extremas: 1916-1923

Nível de descrição: Série Dimensão unidade

de descrição: Dois livros e uma capilha

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines

Âmbito e conteúdo: Contém os documentos relativos à gestão da Associação: a conta

corrente, documentos de despesa e livro de inventário.

Instrumentos de

descrição: IDD 35, nº 1 Unidades descrição

associadas: PT/CMSNS/ACISNS/C/1

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Datas de descrição: 2014/09/29

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines / Desenvolvimento económico

(18)

18

Cota: D3/14/E/5

Conta corrente do tesoureiro da Associação Comercial e Industrial de Sines

Código de

referência: PT/CMSNS/ACISNS/C/4/1

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Conta corrente do tesoureiro da Associação Comercial e Industrial de Sines

Datas extremas: 1916/05/31-1916/12/31

Nível de descrição: Subsérie Dimensão unidade

de descrição: Um livro

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines

Âmbito e conteúdo: Registo da conta corrente da responsabilidade do tesoureiro. Cada

entrada contém a data, a descrição da despesa e a descrição da receita. No final do ano as contas eram assinadas pelos membros da Direção. Foi registada apenas a conta corrente do ano de 1916.

Instrumentos de

descrição: IDD 35, nº4

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Regras ou convenções:

ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2ª edição

Datas de descrição: 2014/09/30

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines / Conta da responsabilidade do tesoureiro

Cota: D3/14/E/5

Documentos de despesa da Associação Comercial e Industrial de Sines Código de

referência: PT/CMSNS/ACISNS/C/4/2

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Documentos de despesa da Associação Comercial e Industrial de Sines

Datas extremas: 1922/02/09-1923/12/31

Nível de descrição: Subsérie Dimensão unidade

de descrição: Uma capilha

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines

Âmbito e conteúdo: Contém três recibos do aluguer da sede da Associação à viúva de

João Filipe Guerreiro, Maria Luísa Nunes Guerreiro. A sede situava-se na Rua Teófilo Braga.

(19)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

19

organização: cronológica.

Condições de acesso:

O acesso está restrito às condições de conservação dos documentos.

Condições de reprodução (Copyright):

O único meio de reprodução permitido é a digitalização.

Instrumentos de

descrição: IDD 35, nº6

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Regras ou convenções:

ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2ª edição

Datas de descrição: 2014/09/30

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines / Documentos de despesa / GUERREIRO, João Filipe / GUERREIRO, Maria Lúcia Nunes / Rua Teófilo Braga

Cota: D3/14/E/5

Inventário dos bens pertencentes à Associação Comercial e Industrial de Sines

Código de referência:

PT/CMSNS/ACISNS/C/4/3

Entidade detentora: Câmara Municipal de Sines

Título: Inventário dos bens pertencentes à Associação Comercial e Industrial de Sines

Datas extremas: 1916/12/27-1916/12/31

Nível de descrição: Subsérie Dimensão unidade

de descrição: Um livro

Nome do produtor: Associação Comercial e Industrial de Sines

Âmbito e conteúdo: Contém o inventário dos bens móveis da Associação entregues

pela Direção de 1916 à futura Direção de 1917. Cada assento contém as quantidades e a descrição dos bens, assinado pelos membros da Direção. Foi registado apenas o inventário do ano de 1916.

Instrumentos de

descrição: IDD 35, nº5

Nota do arquivista: Descrição elaborada por Sandra Patrício, Arquivo Municipal de

Sines.

Regras ou convenções:

ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. 2ª edição

Datas de descrição: 2014/09/30

Assuntos: Associação Comercial e Industrial de Sines / Inventário dos bens móveis

(20)

20

Membros da Mesa da Assembleia da Associação Comercial e

Industrial de Sines

1916

Eleito Cargo Fonte

João Gonçalves Vilhena Presidente Livro de Atas da Assembleia fl, 3-4 Joaquim Pereira Luz Segundo Secretário

António Daniel dos Santos Escolhido pela Assembleia

Alberto Bigas Escolhido pela

Assembleia

1917

Eleito Cargo Fonte

João Gonçalves Vilhena Presidente Livro de Atas da Assembleia fl, 4v Higino dos Santos Guisado Vice-presidente

Pedro de Campos David Primeiro Secretário António Daniel dos Santos Segundo Secretário

Joaquim da Silva Vogal

Francisco Joaquim Raposo Vogal

1918

Eleito Cargo Fonte

Everardo Pidwell Presidente Livro de Atas da

Assembleia fl, 4v Higino dos Santos Guisado Vice-presidente

José António Brissos Primeiro Secretário Bento António dos Santos Vice Secretário

José Maria Nunes Vogal

Francisco Joaquim Raposo Vogal

1919

Eleito Cargo Fonte

(21)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

21

Higino dos Santos Guisado Vice-presidente Assembleia fl, 11v-12

José Jacinto Secretário

José Maria da Silva Secretário Joaquim de Oliveira Vice-secretário José do Amaral Rego Vice-secretário

1920

Eleito Cargo Fonte

Everardo Pidwell Presidente Livro de Atas da

Assembleia fl, 14 João Gonçalves Vilhena Vice-presidente

José Jacinto Secretário

José Maria da Silva Secretário Joaquim de Oliveira Vice-secretário José do Amaral Rego Vice-secretário

1921

Eleito Cargo Fonte

Cândido Leal Tavares Presidente Livro de Atas da

Assembleia fl, 15v

Everardo Pidwell Vice-presidente

Augusto Maria Lopes Secretário José do Amaral Rego Secretário Francisco Fernandes Vilhena Vice-secretário Acácio Amaral Monteiro Vice-secretário

1922

Eleito Cargo Fonte

Cândido Leal Tavares Presidente Livro de Atas da

Assembleia fl, 17

Everardo Pidwell Vice-presidente

José Maria da Silva Secretário José do Amaral Rego Secretário Francisco Fernandes Vilhena Vice-secretário Acácio Amaral Monteiro Vice-secretário

(22)

22

1923

Eleito Cargo Fonte

Cândido Leal Tavares Presidente Livro de Atas da

Assembleia fl. 18v

Everardo Pidwell Vice-presidente

Acácio Amaral Monteiro Secretário

José ? Secretário

Francisco Fernandes Vilhena Vice-secretário José Maria da Silva Vice-secretário

1924

Eleito Cargo Fonte

Everardo Pidwell Presidente Livro de Atas da

Assembleia fl. 19-19v

José Marreiros da Rosa Vice-presidente Acácio Amaral Monteiro Secretário José do Amaral Rego Secretário Francisco Fernandes Vilhena Vice-secretário José Maria da Silva Vice-secretário

1925

Eleito Cargo Fonte

Everardo Pidwell Presidente Livro de Atas da

Assembleia fl. 20v José Marreiros da Rosa Vice-presidente

Acácio Amaral Monteiro Secretário José do Amaral Rego Secretário Francisco Fernandes Vilhena Vice-secretário José Maria da Silva Vice-secretário

1926

Eleito Cargo Fonte

João Gonçalves Vilhena Presidente Livro de Atas da Assembleia fl. 22v João Mendes da Silva Vice-presidente

(23)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

23 José Maria da Silva Secretário José do Amaral Rego Secretário Augusto dos Santos Paulito Vice-secretário João da Silva Barbosa Vice-secretário

(24)

24

Membros da Direção da Associação Comercial e Industrial de

Sines

1916

Eleito Cargo Fonte

Alberto Pidwell Presidente Livro de Atas da Direção, fl, 1v

José Marreiros da Rosa Vice-presidente

Mário Tavares Primeiro Secretário

João da Silva Barbosa Segundo Secretário Gonçalo Fernandes dos Santos

Soares

Tesoureiro

Pedro de Campos David Vogal António da Costa Beja Vogal

1917

Eleito Cargo Fonte

José Marreiros da Rosa Presidente Livro de Atas da Direção, fl, 5

João Filipe Guerreiro Vice-presidente Livro de Atas da Direção, fl, 5

Alberto Bigas Primeiro Secretário Livro de Atas da Direção, fl, 5

Augusto Maria Lopes Segundo Secretário Livro de Atas da Assembleia fl. 4v Gonçalo Fernandes dos Santos

Soares

Tesoureiro Livro de Atas da Assembleia fl. 4v

Joaquim Pereira Luz Vogal Livro de Atas da Direção, fl, 5

José Gaudêncio Farias Vogal Livro de Atas da

(25)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

25

1918

Eleito Cargo Fonte

José Marreiros da Rosa (declinou a eleição)

Manuel Francisco Farelo

Presidente Livro de Atas da Assembleia fl. 9v

João Filipe Guerreiro Vice-presidente

Alberto Bigas Primeiro Secretário

Mário Tavares Segundo Secretário

Gonçalo Fernandes dos Santos Soares

Tesoureiro

Joaquim Pereira Luz Vogal João da Silva Barbosa Vogal

1919

Eleito Cargo Fonte

Manuel Francisco Farelo Presidente Livro de Atas da Assembleia fl. 11v Bento António dos Santos Vice-presidente

João da Silva Barbosa Primeiro Secretário Augusto Maria Lopes Segundo Secretário Gonçalo Fernandes dos Santos

Soares

Tesoureiro

Pedro de Campos David Vogal Joaquim Pereira Luz Vogal

1920

Eleito Cargo Fonte

Manuel Francisco Farelo Presidente Livro de Atas da Assembleia fl. 14 Bento António dos Santos Vice-presidente

João da Silva Barbosa Primeiro Secretário Augusto Maria Lopes Segundo Secretário Gonçalo Fernandes dos Santos

Soares

(26)

26 Pedro de Campos David Vogal Joaquim Pereira Luz Vogal

1921

Eleito Cargo Fonte

Bento António dos Santos Presidente Livro de Atas da Assembleia fl. 15v Pedro de Campos David Vice-presidente

Samuel Bigas Primeiro Secretário

Mário Tavares Segundo Secretário

José Marreiros da Rosa Tesoureiro Joaquim Pereira Luz Vogal Joaquim de Oliveira Vogal

1922

Eleito Cargo Fonte

Bento António dos Santos Presidente Livro de Atas da Assembleia fl. 17 Pedro de Campos David Vice-presidente

Clemente da Costa Pita Primeiro Secretário

Mário Tavares Segundo Secretário

José Marreiros da Rosa Tesoureiro Joaquim Pereira Luz Vogal Joaquim de Oliveira Vogal

1923

Eleito Cargo Fonte

Bento António dos Santos Presidente Livro de Atas da Assembleia fl. 18v Pedro de Campos David Vice-presidente

João da Silva Barbosa Primeiro Secretário José Marreiros da Rosa Segundo Secretário

Mário Tavares Tesoureiro

Joaquim de Oliveira Vogal Joaquim Pereira Luz Vogal

(27)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

27

1924

Eleito Cargo Fonte

Cândido Leal Tavares Presidente Livro de Atas da Assembleia fl. 19 João Mendes da Silva Vice-presidente

José de Matos Leote Primeiro Secretário Joaquim Pereira Luz Segundo Secretário Pedro de Campos David Tesoureiro

Carlos Estevam Vogal

José Maria Nunes Vogal

1925

Eleito Cargo Fonte

Cândido Leal Tavares Presidente Livro de Atas da Assembleia fl. 20v João Mendes da Silva Vice-presidente

José de Matos Leote Primeiro Secretário Joaquim Pereira Luz Segundo Secretário Pedro de Campos David Tesoureiro

Carlos Estevam Vogal

José Maria Nunes Vogal

1926

Eleito Cargo Fonte

Pedro de Campos David Presidente Livro de Atas da Direção, fl. 6

Clemente José da Costa Pita Primeiro Secretário João de Matos Leote Segundo Secretário Gabriel Vasco dos Santos Tesoureiro

Joaquim Pereira Luz Vogal

(28)

28

Índice onomástico

Nota: as datas de nascimento e de morte dos biografados quando existe certeza da sua exatidão.

B

Barbosa, João da Silva

Membro da Associação Comercial e Industrial de Sines. Assinou o abaixo-assinado dos eleitores de Sines que, em 1914/03/09, foi enviado à Assembleia da República a solicitar a restauração do concelho. Foi eleito tesoureiro interino da Câmara Municipal de Sines em 1914/08/17. Foi nomeado definitivamente tesoureiro da Câmara Municipal de Sines em 1919/12/20. Vogal da Junta de Freguesia de Sines de Sines e membro da Comissão Municipal de Assistência em 1925. Aferidor em 1926 e ainda em 1935. Membro da Direção da Sociedade Filarmónica Sineense em 1929. Tesoureiro da Comissão de Assistência aos Indigentes de Sines em 1933. Membro da SMURSS, solicita apoio para a construção de um coreto desmontável em 1935/06/25. Presidente da Caixa de Assistência Escolar aos Alunos Pobres do Concelho de Sines em 1936. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sines em 1944. Tesoureiro da Casa de Repouso Pratz em 1946 e 1947. Membro da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Sines em 1948. Pp. 6, 23-26.

Beja, António da Costa

Membro da Direção da Associação Comercial e Industrial de Sines em 1916. Encarregado da empreitada dos muros do Caminho da Senhora das Salas em 1917, do Caminho da Praia em 1918, da construção do muro em volta do lavadouro da praia em 1919, do muro de revestimento do cemitério velho e da calçada no Caminho da Praia no mesmo ano e arrematante obra do alargamento do cemitério em 1920. P.24

Bigas, Alberto Pidwell

Membro da Associação Comercial e Industrial de Sines. Nasceu em 1891. Nomeado presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Sines pelo Governador Civil, tomou posse em 1918/01/17. Em 1929 residia em Sines e era proprietário. Detentor de um automóvel ligeiro em 1943, com Alfredo Pidwell. P.20,

(29)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

29 24-25, 30.

Bigas, Francisco

Membro da Comissão Instaladora da Associação Comercial e Industrial em 1916. Sobrinho de José Pratz. Proprietário de uma fábrica de cortiça e rolhas em 1924. Representante da armação de pesca Esporoeira em 1927. P. 10, 12, 26.

Brissos, José António

Vereador substituto para o triénio de 1914/1916. Primeiro secretário da Assembleia da Associação Comercial e Industrial de Sines em 1918. P. 20

C

Chalbert & Costa Lda

Empresa associada da Associação Comercial e Industrial de Sines. P.6.

D

David, Pedro de Campos

Comerciante. Assinou o abaixo-assinado dos eleitores de Sines que, em 1914/03/09, foi enviado à Assembleia da República a solicitar a restauração do concelho. Vereador substituto para o triénio de 1914/1916. Representante da Câmara Municipal de Sines na Comissão Administradora dos Bens Eclesiásticos em 1915. Vogal da Comissão Administrativa da Junta da Paróquia, votou contra a construção de um novo cemitério, na sessão de 1918/11/20. Membro da Direção da Associação Comercial e Industrial de Sines em vários anos, era seu presidente em 1926. Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Sines em 1929. Membro da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense em 1935. Nomeado membro da Comissão de organização das festas de inauguração do ramal de Sines em 1936. Nomeado administrador do concelho por alvará de 5 de Novembro do Governador Civil, de acordo com o decreto 14812 de 1937/12/31. Tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Sines no triénio de 1945-1947. P. 20, 24-27.

(30)

30

E

Estevam, Carlos

Membro da Associação Comercial e Industrial de Sines. Tomou posse como vice-secretário da Câmara Municipal de Sines em 1923/01/02. Membro da Sociedade Filarmónica, oferece 18 ações à mesma em 1928. P. 6, 27.

F

Farelo, Manuel Francisco (1852-1922)

Membro da Comissão Instaladora da Associação Comercial e Industrial em 1916. Assinou o abaixo-assinado dos eleitores de Sines que, em 1914/03/09, foi enviado à Assembleia da República, a solicitar a Restauração do Concelho. Presidente da Câmara Municipal de Sines entre 1914-1918 e 1919-1922, data da sua morte. Em 1917/10/9 informa a sua intenção de renunciar à Câmara Municipal de Sines e da Comissão de Abastecimento Local por desavenças com Alberto Bigas na sede da Associação Comercial e Industrial. Como presidente da Câmara era presidente da Comissão de Recenseamento Militar. Proprietário das instalações do Centro Recreativo Sineense. P. 3, 10, 12, 25.

Farias, José Gaudêncio

Juiz da Confraria da Conceição em 1904-1905, 1908-1909. Presidente da Junta da Paróquia em 1914. Membro da Direção da Associação Comercial e Industrial em 1917.Vereador substituto em 1919, toma posse a partir de Julho de 1920. Vereador da Câmara Municipal de Sines em 1921. Presidente da Associação de Socorros Mútuos Operária Sineense em 1919. Presidente da direção da Associação da Misericórdia de Sines em 1924,1925, 1928-1931, 1931-1934. Membro da Comissão Municipal de Assistência em 1925.Membro da Direção da Sociedade Filarmónica Sineense em 1929. Vereador efetivo eleito para 1923-1925. Vereador efetivo eleito para 1926-1928. Administrador do Sanatório Pratz em 1926. Em 1934/04/12, nessa qualidade, justifica a impossibilidade de se arrendar o Sanatório à Assistência Nacional dos Tuberculosos com os Estatutos do Sanatório. Demite-se do cargo de administrador do Santório

(31)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

31

Pratz, o qual servia desde 1925, por carta de 1936/01/07. PT/CMSNS/SAG/A/1. Industrial de sapataria em 1942. P. 24.

Francisco Granés Lda. e Filhos

Membro da Associação Comercial e Industrial referido na lista dos sócios convocados para uma Assembleia Geral na década de 20 do século XX. P.6

G

Guerreiro, João Filipe

Vereador definitivamente eleito para o triénio de 1914/1916. Provedor da Associação de Beneficência da Misericórdia de Sines em 1914. Vice -presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal de Sines em 1914. Membro da Comissão Instaladora da Associação Comercial e Industrial em 1916. Faleceu em 1919. Pp. 6, 12, 18, 24-25,31.

Guerreiro, Maria Luísa Nunes

Viúva de João Filipe Guerreiro, falecido em 1919. Continuou a arrendar uma casa na Rua Teófilo Braga para servir de sede à Associação Comercial e Industrial. P. 18.

Guisado, Higino dos Santos

Assinou o abaixo-assinado dos eleitores de Sines que, em 1914/03/09, foi enviado à Assembleia da República a solicitar a restauração do concelho. Vereador definitivamente eleito para o triénio de 1914/1916. Membro da Comissão de Abastecimento local em 1917. Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Sines e da Comissão de Estatística Agrícola em 1918. Vice-presidente da Assembleia Geral da Associação Comercial e Industrial de Sines em 1918. Juiz de Paz e vereador da Câmara Municipal de Sines em 1921. Vereador efetivo eleito para 1926-1928. Comerciante, participa num abaixo-assinado que solicita a entrada de uma postura para regular a atividade dos vendedores ambulantes em 6 de Setembro de 1927. Não tomou posse como vereador da Câmara Municipal de Sines em 1926/01/02, por doença, mas aceitou o cargo. Foi nomeado presidente da Comissão Executiva em sessão de 1926/05/26. Pp. 3, 6, 21-21.

(32)

32

J

Jacinto, José

Em 1915 explorava uma barraca de bebidas no Rossio. Membro da Mesa da Assembleia Geral da Associação Comercial e Industrial de Sines em 1919 e 1920. P.21.

Jesus, Avelino Soares de

Membro da Associação Comercial e Industrial. Filho de João Soares de Jesus, era proprietário. Em 1937 é nomeado presidente efetivo da assembleia para a eleição da Junta de Freguesia. Foi nomeado vogal da Comissão Administrativa pelo alvará nº 69 do Governador Civil de Setúbal, tomou posse na sessão de 1937/09/07Presidente da Câmara Municipal de Sines entre 1938 e 1946. Nomeado presidente da Câmara por portaria de 1950/03/30, substituindo Gil de Portugal Sanches de Chatillon, desempenhou o cargo até 1958. Membro do Conselho Municipal em 1942, proprietário, representa a Câmara Municipal de Sines. Presidente da Comissão Reguladora do Comércio Local em 1942, criada nesse ano. Membro do Conselho Geral do Grémio da Lavoura eleito para 1946/1948. Presidente da Comissão Reguladora do Comércio de Sines em 1945, até Março de 1946. Presidente substituto da Direção do Grémio da Lavoura de Sines no triénio 1950-1952. Sócio da Casa do Alentejo. P.6.

L

Leote, João de Matos

Membro da Associação de Socorros Mútuos Operária Sineense. Vogal da Junta de Freguesia de Sines em 1920. Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Recreativa Sineense em 1922. Membro da Mesa da Assembleia da Associação Comercial e Industrial entre 1924 e 1926. Faz parte do grupo que organizou as Comemorações do 31 de Janeiro em 1947, promovidas pelos elementos do MUD (Movimento de Unidade Democrática) em Sines. Em 1949 é delegado eleitoral de Norton de Matos em Sines. Pp. 6, 27, 36.

(33)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

33

Lopes, Augusto Maria

Proprietário, assinou o abaixo-assinado dos eleitores de Sines que, em 1914/03/09, foi enviado à Assembleia da República para solicitar a restauração do concelho. Vereador definitivamente eleito para o triénio de 1914/1916. Membro da Comissão Instaladora da Associação Comercial e Industrial em 1916. Presidente da Comissão Executiva do Concelho de Sines em 1917. Presidente da Associação de Beneficência da Misericórdia de Sines em 1919. Vereador da Câmara Municipal de Sines em 1921 e juiz de paz. Representante da armação das Salvas em 1932. Administrador do Concelho de Sines em 1932-1935. Faleceu em Abril de 1936. Pp. 10, 12, 21, 23-25.

Luz, Joaquim Pereira

Presidente da Junta de Freguesia de Sines em 1914. Membro da Mesa da Assembleia da Associação Comercial e Industrial em 1916, 1919-1925 e membro da Direção em 1926. Secretário da Comissão Administrativa nomeada pelo alvará do Governador Civil de 1919/03/17. Vereador da Câmara Municipal de Sines em 1923-1925. Presidente da Comissão Executiva na sessão da mesma de 1920/07/27. Tomou posse como vereador e membro da Comissão Executiva da Câmara Municipal de Sines em 1923/01/02.Membro da Comissão Executiva da Câmara Municipal de Sines eleito em 1924/01/02. Presidente da Junta Escolar em 1923. Delegado do Governo e membro da Comissão Municipal de Assistência em 1925.Comerciante, participa num abaixo-assinado que solicita a entrada de uma postura para regular a atividade dos vendedores ambulantes em 6 de Setembro de 1927. Membro da União Recreativa e Sport Sineense em 1931. Fiscal do Fundo de Desemprego do concelho de Sines em 1939. Pp. 3, 6, 20, 24-27.

M

Monteiro, Acácio Amaral

Membro da Mesa da Assembleia da Associação Comercial e Industrial entre 1921 e 1925. Em 1926 a sua nomeação como Administrador do Concelho teve oposição da Associação Comercial e Industrial. Administrador do Concelho, anuncia a nova

(34)

34

composição do município após o golpe militar de 28 de maio de 1926, por despacho de 24 de Julho de 1926, do Governador Civil de Lisboa. Em 1927, aquando da dissolução da Associação, ainda é administrador do Concelho. Pp. 21-22.

N

Nunes, José Maria

Membro da mesa da Assembleia da Associação Comercial e Industrial em 1918 e membro da Direção em 1924 e 1926. Secretário da Comissão Administrativa nomeada pelo alvará do Governador Civil de 1919/03/17. Vereador da Câmara Municipal de Sines em 1921. Vereador efetivo eleito para 1923-1925. Pp. 20, 27.

O

O’Herold

Empresa associada da Associação Comercial e Industrial de Sines. Pp. 6, 37, 39.

Oliveira, Joaquim de

Membro da Mesa da Assembleia Geral da Associação Comercial e Industrial de Sines em 1919-1920 e membro da Direção entre 1921-1923. Vereador da Câmara Municipal de Sines em 1921. Vereador efetivo eleito para 1923-1925. Vereador efetivo eleito para 1926-1928. Presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal de Sines em Janeiro de 1926. Presidente da Comissão Municipal de Assistência em 1926. Nomeado presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Sines por despacho de 24 de Julho de 1926, do Governador Civil de Lisboa. Depositário de gasolina em 1943. Em 1950 possui um estabelecimento de recolha de automóveis na Rua Marquês de Pombal.

(35)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

35

P

Pablo, Domingos Rodrigues

Natural de Sines. Dono de uma casa na Praia Grande e na Praça Ramos da Costa, onde reside quando está em Sines. Casado, comerciante, residente em Lisboa. Membro da Associação Comercial e Industrial de Sines. Vereador em 1919 e 1921. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sines eleito em 1924/01/02.Foi um dos defensores do caminho-de-ferro e desenvolveu uma forte ação de lobby em Lisboa nesse sentido. Vereador efetivo eleito para 1923-1925. Tesoureiro da Santa Casa da Misericórdia de Sines no triénio de 1928-1931. Dono da Armação de pesca Benvinda. Vice-Presidente do Grupo de Defesa dos Interesses de Sines em 1928. Foi o representante da Câmara no funeral de Francisco de Sales Ramos da Costa, em 9 de Maio de 1935. Membro da Comissão de organização das festas de inauguração do ramal de Sines na sessão de 1936/06/30. Ofereceu uma medalha comemorativa do Centenário do Descobrimento da Índia em 1949. Pp. 3, 6.

Paulito, Augusto dos Santos

Membro da Mesa da Assembleia da Associação Comercial e Industrial de Sines em 1926. Vereador efetivo eleito para 1926-1928. Nomeado membro do Conselho Municipal na sessão de 1937/01/19. Proprietário de um veículo automóvel em 1944. Nomeado vogal da Administração do Concelho em 1937. P. 23.

Pidwell, Alberto

Fornecedor de farinha ao concelho de Sines em 1916.Presidente da direção da Associação Comercial e Industrial de Sines em 1916. Sogro de Cândido Leal Tavares. Lavrador convocado em 1941 para discutir, com outros interessados, " a crise de desemprego na classe rural do sítio do Paiol". Foram-lhe requisitados, em 1943, 52 toneladas de carvão vegetal de sobro da sua herdade da Delhalva. Em 1944 a sua azenha sofreu transtornos devido ao desvio do curso normal da Ribeira dos Moinhos. P. 24

Pidwell, Everardo Edwards

(36)

36

contrato de aquisição da quinta de São Sebastião em 1914. Presidente da Comissão Venatória Concelhia entre 1916-1918. Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Sines em 1918. Membro da Assembleia da Associação Comercial e Industrial entre 1918 e 1925.Vereador efetivo eleito para 1923-1925. Presidente da Comissão para a Comemoração do Quarto Centenário da Morte de Vasco da Gama em 1924. Presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal de Sines eleito em 1924. Vereador efetivo eleito para 1926-1928. Presidente do Grupo de Defesa dos Interesses de Sines em 1927. Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Sines em 1928. Presidente da Junta de Higiene em 1928. Oferece à Câmara Municipal de Sines cartas de Cláudia de Campos e Tomás Ribeiro acerca das primeiras diligências efetuadas para a instalação do caminho-de-ferro em Sines, em 1949/05/04. Hoje estão desaparecidas. Membro do Conselho Municipal em 1947-1950. Pp. 6, 20-22.

Pita, Clemente José da Costa

Filho de Artur Zuzarte Pita e Maria Francisca da Costa Beja. Membro da redação da Folha de Sines (1919-1926). Membro da Direção da Associação Comercial e Industrial em 1926. Membro da Associação de Socorros Mútuos Operária Sineense. Ajudante do registo civil em 1930. Em 1949 é delegado eleitoral de Norton de Matos em Sines. É então casado e exerce a profissão de solicitador. Faz parte do grupo que organizou as Comemorações do 31 de Janeiro em 1947, promovidas pelos elementos do MUD (Movimento de Unidade Democrática) em Sines Joaquim da Silva Barbosa, João de Matos Leote e José Guisado. Pp. 6, 26-27.

Pita & Alexandre

Empresa associada da Associação Comercial e Industrial de Sines. Pp. 8-9.

Pratz, José Narciso Francisco

Industrial alemão que investiu na indústria da cortiça em Sines. Instalou-se em Sines em 1880. Em Abril de 1916, após a entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial, solicitou o apoio da Câmara para manter a laboração da sua fábrica. Faleceu em 28 de Dezembro de 1916 e no seu testamento lega à vila de Sines a fábrica de cortiça para que nela seja instalado um sanatório. Pp. 16, 29.

(37)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

37

R

Raposo, Francisco Joaquim

Membro da Mesa da Assembleia da Associação Comercial e Industrial de Sines em 1917 e 1918. Depositário administrador da O. Herold e Companhia, empresa em administração por ordem do Estado, em 1918. Vereador da Câmara Municipal de Sines, tomou posse em 1919/06/16. P. 20.

Rego, José do Amaral (1891-1958)

Vice-presidente da Comissão Administrativa da Junta da Paróquia, votou contra a construção de um novo cemitério, na sessão de 1918/11/20. Membro da Mesa da Assembleia da Associação Comercial e Industrial de Sines entre 1919-1922, 1924-1926. Solicitou a atenção da Câmara para os vendedores ambulantes, que acusou, em 1934, de concorrência desleal. Comerciante de mercearia e fazendas, solicitou à Câmara Municipal que representasse ao Instituto Nacional de Trabalho e Providência no sentido de alargar o horário de funcionamento dos estabelecimentos na época balnear em 1935. Sócio da Casa do Alentejo. Proprietário de um talho em 1945. Pp. 21-23.

Rosa, José Marreiros da (1887-1955)

Fornecedor de trigo e industrial de cortiça. Membro efetivo da Comissão Republicana Paroquial em 1910. Foi o responsável pelo abaixo-assinado dos eleitores de Sines que, em 1914/03/09, foi enviado à Assembleia da República para solicitar a restauração do Concelho de Sines. Membro da Comissão Instaladora da Associação Comercial e Industrial em 1916. Foi presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal de Sines entre 1914-1918, 1919-1923 e presidente da Câmara Municipal de Sines entre 1923-1926. Membro da Comissão Municipal de Assistência em 1925. Administrador do Sanatório Pratz entre 1926 e 1936. Concessionário de uma armação de pesca Silveira, solicita, em 1933, que a Câmara consinta que a venda no peixe volte a ser feita na Praia Grande. Convocado para uma reunião, com outros industriais, pela Câmara Municipal de Sines, com o objetivo de discutir a criação de uma subvenção para os operários corticeiros em 1942. Proprietário de um veículo automóvel em 1944. Obtém licença para instalar uma fábrica de cortiça com caldeira na Rua Marquês de

(38)

38 Pombal, nº 114 em 1951. Pp. 3,6,12,22,24-26.

S

Santos, António Daniel dos

Membro da Mesa da Mesa Assembleia da Associação Comercial e Industrial de Sines em 1917. Notário em Sines em 1918. Farmacêutico (Farmácia Central). Vice-presidente da Câmara Municipal de Sines, tomou posse em 1919/06/16. Secretário do Celeiro Municipal em 1919. Vereador no mandato de 1920-1922. Membro da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia, criada na sequência da Ditadura Militar, pelo Decreto nº 11875 de 13 de Julho de 1926, através do qual todos os corpos administrativos foram dissolvidos e foi nomeada uma comissão administrativa. A Comissão foi dissolvida em 1938. Solicitou em 1933, o estabelecimento do funcionamento rotativo das duas farmácias de Sines às terças-feiras. Nomeado membro da Comissão de organização das festas de inauguração do ramal de Sines na sessão de 1936/06/30. Secretário do Conselho Municipal em 1937. Eleito vereador substituto para 1946/1949. Proposto por Gil de Portugal Sanches de Chatillon, presidente da Câmara, para presidente da Comissão Concelhia da União Nacional de Sines em 3 de Agosto 1946. Vereador substituto em 1948. P.20.

Santos, Bento António dos

Assinou o abaixo-assinado dos eleitores de Sines que, em 1914/03/09, foi enviado à Assembleia da República a solicitar a restauração do concelho. Vereador em 1914-1918. Em 1918 pediu licença para instalar uma fábrica de salga e preparação de peixe na Ribeira. Membro da Associação Comercial e Industrial de Sines, foi membro da Mesa da Assembleia entre 1918 e 1923. Pp. 20, 25-26.

Santos, Gabriel Vasco dos

Vogal da Junta de Freguesia de Sines em 1920. Vereador efetivo eleito para 1926-1928. Vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Sines em 1926-1927. Informador da Comissão de Estatística Agrícola do Concelho de Sines em 1928. Pp. 6, 27.

(39)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

39

Silva, João Mendes da

Comerciante. Membro da Direção da Associação Comercial e Industrial de Sines em 1924 e 1925.Vereador efetivo eleito para 1926-1928. Tomou posse como secretário da Comissão Executiva em 1926/01/02. Vogal do Grupo de Defesa dos Interesses de Sines em 1926. Tesoureiro da mesa da Associação de Beneficência da Misericórdia de Sines no triénio de 1934-1937. Participa num abaixo-assinado que solicita a entrada de uma postura para regular a atividade dos vendedores ambulantes em 1927. Solicita a atenção da Câmara para os vendedores ambulantes, que acusa, em 1934, de

concorrência desleal. Comerciante de mercearia e bebidas, solicita à Câmara

Municipal que represente ao Instituto Nacional de Trabalho e Providência no sentido de alargar o horário de funcionamento dos estabelecimentos na época balnear. em 1935. Secretário do Conselho Municipal em 1937. Depositário de pólvora em 1943. O depósito localiza-se na Rua Serpa Pinto. Pp. 22,27.

Silva, Joaquim da

Juiz da Confraria da Conceição em 1898 e 1903-1904 e mordomo da mesma confraria em 1906. Representante da Herold e Cia em 1915 e da Sociedade La Bretagne, Limitada. Membro da Mesa da Assembleia da Associação Comercial e Industrial de Sines em 1917 e membro da Direção entre 1921 e 1923.

Silva, José Maria da

Proprietário. Vereador substituto para o triénio de 1914/1916. Vice-presidente da Comissão Administrativa nomeada pelo alvará do Governador Civil de 1919/03/17. Membro da Mesa da Assembleia da Associação Comercial e Industrial de Sines entre 1919-1920 e 1922-1926. Vereador da Câmara Municipal de Sines entre 1919-1922 e 1926-1928. Nomeado substituto da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Sines por despacho de 24 de Julho de 1926, do Governador Civil de Lisboa. Presidente da Comissão Venatória Concelhia em 1934. P. 20.

Soares, Gonçalo Fernandes dos Santos

Assinou o abaixo-assinado dos eleitores de Sines que, em 1914/03/09, foi enviado à Assembleia da República para solicitar a restauração do concelho. Foi Vereador entre 1914-1918, 1919-1922. Membro da Comissão de Abastecimento local em 1917.

(40)

40

Membro da Direção da Associação Comercial e Industrial de Sines entre 1916 e 1920. Pp. 24-25.

Societé La Bretagne

Empresa associada da Associação Comercial e Industrial de Sines. Pp. 6, 39.

T

Tavares, Cândido Leal

Facultativo municipal nomeado em 1919. Membro da Sub-Comissão Propaganda e Angariação de Donativos para a receção aos excursionistas do Clube Naval de Lisboa, que deveriam chegar no dia 7 de Setembro de 1919. Membro da Assembleia da Associação Comercial e Industrial de Sines entre 1921-1923 e presidente da Direção em 1924 e 1925. Membro da Comissão Municipal de Assistência em 1925. Secretário da Junta de Higiene em 1928. Membro da União Nacional. Presidente da mesa administrativa da Associação de Beneficência da Misericórdia de Sines no triénio de 1934-1937. Secretário da Comissão Venatória Concelhia em 1934. Médico do Sindicato dos Operários Corticeiros nos anos 40 do século XX. Presidente, em 1941, da Liga dos Combatentes da Grande Guerra em Sines e da sub-delegação regional da Mocidade Portuguesa. Consultado pelo Presidente da Câmara Municipal de Sines em relação às Comemorações Centenárias em 1940. Residente na Quinta de Santa Catarina em 1942. Sócio da Casa do Alentejo. Possui uma azenha com três casais de mós, em 1950, na Ribeira dos Moinhos. Proprietário da Adega de Sines em 1955. Deslocação da taberna de Cândido Leal Tavares das dependências do Hospital para a Rua Teófilo Braga, sendo o estabelecimento encerrado por não ter sido pedida nova licença em 1948. Possuía moinhos de água no Monte Feio, dos quais deu baixa da contribuição industrial e comercial em 1959. Pp. 8, 21-22, 27, 35.

Tavares, Mário (1891-1964)

Assinou o abaixo-assinado dos eleitores de Sines que, em 1914/03/09, foi enviado à Assembleia da República a solicitar a restauração do concelho. Membro da Direção da Associação Comercial e Industrial em 1916, 1918 e 1921-1923. Secretário da Junta de

(41)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014

41

Freguesia de Sines entre 1909 e 1919, quando se demite do cargo Amanuense da Câmara Municipal de Sines entre 1915 e 1922. Vereador da Câmara Municipal de Sines entre 1923-1926, 1942 e presidente da Comissão Administrativa entre 1931 e 1937. Foi eleito vereador em 1914 mas desistiu do cargo. Secretário da Santa Casa da Misericórdia de Sines nos triénios de 1928-1931 e 1931-1934. Presidente da Junta Escolar de Sines em 1932. Representante da armação Benvinda em 1932. Em 1937 demite-se da presidência da Comissão Administrativa por ir gerir uma empresa industrial em Sines. Na mesma ocasião demite-se da direção da Casa Pratz. Em 1938 era delegado da Junta Nacional de Cortiça em Sines. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Sines em 1944. Entre 1947-1951 foi representante da fábrica de cortiça Hauser e Fernandes. Presidente do Conselho Geral do Grémio da Lavoura de Sines em 1944. Em 1947 era agente de vapores. Vogal da Comissão Reguladora do Comércio Local em 1942, ano da criação da mesma. Representa a Câmara Municipal de Sines. Despachante oficial da Alfândega em 1942. Sócio da Casa do Alentejo. Pp. 6, 24-26.

V

Vilhena, Francisco Fernandes

Industrial. Vereador substituto da Câmara Municipal de Sines entre 1914-1918 e vogal substituto da Comissão Administrativa entre 1926 e 1928. Membro da Mesa da Assembleia da Associação Comercial e Industrial de Sines entre 1921 e 1925. Vogal da Junta de Freguesia de Sines entre 1938 e 1940. Secretário da Junta de Freguesia de Sines em 1944, 1945, 1946. 1. Membro substituto da Junta de Freguesia em 1948. Funcionário do Grémio dos Armadores da Pesca da Sardinha em 1948. Pp, 21-22.

Vilhena, João Gonçalves

Membro da Associação Comercial e Industrial de Sines, fez parte da Mesa da Assembleia e 1916-1917, 1920 e 1926. Nomeado presidente da Comissão Administrativa pelo Governador Civil, tomou posse em 1918/01/17. Nomeado vogal da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Sines por despacho de 24 de Julho de 1926, do Governador Civil de Lisboa. Pp. 20-22.

(42)

42

Índice de assuntos

A

Administração do Concelho 6,8, 14,15, 35 Admissão de sócios 12, 14 Aquisição de mobiliário 12 Arborização 6 Assembleia 6,8-13,16,20

C

Câmara Municipal de Sines 6, 8-9,12,14-18,28-41

Caminho-de-ferro 35-36

Comércio 6,16,32,41

Conta da responsabilidade do tesoureiro 42

Copiador geral de correspondência expedida 15-16

D

Desenvolvimento económico 14-17 Ditadura Militar 6,14-15,38 Documentos de despesa 11, 17-18

E

Eleição 9,12,25,32

Estatutos da Associação Comercial e Industrial de Sines 7, 7-9

F

Funcionário, admissão de 10,14

I

Indústria 16,36

(43)

Arquivo Municipal de Sines – novembro 2014 43

O

Obras Públicas 6

P

Património 12

R

Rede viária 16 Relatório e contas 12

Rua Teófilo Braga 6,18,31,40

S

Segurança pública 12

Referências

CAMPOS, António - O Fundo da Associação Comercial e Industrial de Sines: uma história biográfica. In 2º Encontro de História do Alentejo Litoral 29 e 29 de Novembro de 2009- Actas do 2º Encontro de História do Alentejo Litoral. Sines: Centro Cultural Emmérico Nunes, 2011. Pp.158-161.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS – ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adoptada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo do IAN/TT. 2ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004. ISBN 972-8107-69-2.

DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS - Orientações Para a Descrição Arquivística. 2ª Versão. Lisboa: Direcção-Geral de Arquivos, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8.

MADEIRA, João (sem data). Proprietários, comerciantes e industriais de Sines (1914-1927). Documento policopiado.

Ficha Técnica

Título: Inventário da Associação Comercial e Industrial de Sines (1916-1927) Edição: Câmara Municipal de Sines

Textos: Sandra Patrício

Conceção Gráfica e Montagem: Serviço de Informação, Divulgação e Imagem da Câmara Municipal de Sines ISBN:978-972-8261-13-9

(44)

Referências

Documentos relacionados

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Começámos a decoração da sala do ATL com os trabalhos de Natal que já estavam feitos até à data e também com a conclusão de outras actividades de

Foram utilizados 120 dentes humanos unirradiculares, que após tratamento endodôntico foram separados aleatoriamente em 6 grupos n=20, de acordo com o material restaurador

A perspectiva teórica adotada baseia-se em conceitos como: caracterização câncer de mama e formas de prevenção; representação social da doença; abordagem centrada no

  Directrizes para planeamento, gestão e monitorização   Perspectivas do público e autoridades das questões.

Ex.: Azul de metileno – pode ser um corante vital se estiver em baixa concentração; O soluto de Lugol é um corante não vital pois mata rapidamente o material biológico.. Não

Um ponto de rede lógica perto da caixa central de cabos para assim conectar o switch na rede principal da escola ou diretamente na internet. Um Switch Gigabit de