• Nenhum resultado encontrado

Sugestões de trabalho:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sugestões de trabalho:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

Era uma vez no Oriente um Samurai que era um guerreiro muito orgulhoso. Um dia foi ter com um Mestre Zen. Embora fosse muito famoso, ao olhar para o Mestre, para a sua beleza, para o seu encanto, o samurai sentiu-se repentinamente infe-rior. Então disse ao Mestre:

– Porque é que me estou a sentir inferior? Ainda há um momento atrás, tudo estava bem. Mas, quando aqui entrei, subitamente senti-me inferior o que nunca tinha acontecido antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Porque me estou a sentir assustado agora?

O Mestre disse:

– Espera um pouco. Quando todos tiverem partido, respon-derei.

Durante todo o dia chegavam pessoas para ver o Mestre, e o samurai já estava a ficar cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto ficou vazio, o samurai perguntou novamente:

– E agora, pode responder-me por que me sinto inferior? O Mestre levou-o para fora. Era uma noite de lua cheia, e a lua estava justamente a surgir no horizonte.

– Olha para estas duas árvores, disse o Mestre: a árvore alta e a árvore pequena, ao seu lado. Estão juntas ao lado da minha janela há anos, e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior: “ Porque me sinto inferior diante de ti? “

(3)

– Então não precisas de me perguntar. Já sabes a resposta. Quando não comparas, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Cada um é o que é, e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, cada um é aquilo que é. Uma folhinha de relva é tão necessária como a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário como qualquer Buda, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer.

Olha simplesmente à tua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incompara-velmente único. Cada um é necessário e basta. Na Natureza, o tamanho não é diferença. Tudo é expressão igual de vida!

Autor desconhecido

Sugestões de trabalho:

ã Depois de ler o texto, pergunte­se qual é a sua espe­ cificidade, ou seja, que coisa em particular tem para dar ao mundo e que ninguém mais pode dar. Pelo menos da mesma forma…

ã Se fizer parte de um grupo (e todos fazemos parte dum), observe os que o cercam e procure detectar aquilo que é específico de cada um.

(4)
(5)

Era uma vez um grupo de caminhantes. Lado a lado, per-sistentemente, lá iam galgando quilómetros um passo depois do outro.

– Desapareceram as indicações, diz um a certa altura. – Pois… devem reaparecer mais à frente.

E lá continuaram, atentos a um novo marco que lhes con-firmasse a certeza do caminho.

– E agora? – diz outro. Há aqui um cruzamento e nada de indicações. Por onde seguimos?

– Seguimos por um e, se nos enganarmos, voltamos atrás, diz outro.

E lá continuaram por um desses caminhos ao acaso. Logo à frente encontraram a indicação que esperavam.

– É como na vida, continua um outro mais calado e atento a estas conversas. Também ela é feita de inseguranças e incerte-zas, de falta de indicações, de passos à frente a recuos, à procura de caminhos perdidos. É feita de cansaços, de obstáculos, mas também de paisagens magnificas como a que se observa daqui, de regatos cantantes, de pássaros esvoaçando e chil reando, e de tantas outras coisas que vão adoçando a caminhada.

(6)

Comentário

“Muitas pessoas são notoriamente fascinadas pela expe riência de estar­no­caminho que o caminhar lhes proporciona e distinguem nisso um símbolo para a sua vida. A vida é um caminho. Passo a passo, cada um segue a sua estrada; cada qual carregando o seu fardo. Há caminhos errados desvios, trechos áridos. Cami­ nhos árduos e brandos. E nós caminhamos uns com os outros; aproximamo­nos uns dos outros. Andamos por caminhos anteriormente percorridos por outros que deixaram sinais, para que encontrássemos o nosso.” (Grün, Anselm, em A Caminho, Ed. Vozes, 2009, p.8)

Referências

Documentos relacionados

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

A realização deste estudo permitiu investigar a forma como os modelos de felicidade, bem-estar subjetivo, felicidade hedónica e felicidade eudaimónica, e a persistência se

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

Houve aumento estatisticamente significativo na ADM extensora do joelho utilizando qualquer uma das duas técnicas propostas, porém não se observou diferença

The Second ASRA Advisory on Neurologic Complications Associated Whith Regional Anesthesia Reg Anesth and Pain Medicine Vol 40, Number 5, sep-out 2015.. Recomendações para o uso de

Para começar, você não é do tipo que lê ou vai ao cinema só para passar o tempo ou se divertir.. Seus interesses são mais profundos e, por isso, você prefere atividades que

Ainda não vai colocar uma similar contendo um empurrãozinho pra não o que dar de presente para amiga secreta especial como sempre quis vulputate orci, apesar de que lembra mais

 Os sais de ferro podem afetar a absorção de etidronato e das fluoroquinolonas, logo deve ser observado um intervalo de, pelo menos, duas horas entre a administração