• Nenhum resultado encontrado

Destaques. Retrospectivas. Em 2014 NEWS. Pag.2. Pag.5. VIRALAPA News 10 de dezembro de 2014 Pág 1. MensagemdoEditor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Destaques. Retrospectivas. Em 2014 NEWS. Pag.2. Pag.5. VIRALAPA News 10 de dezembro de 2014 Pág 1. MensagemdoEditor"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NEWS

Edição 45 Ano IV 10 de dezembro de 2014

Informativo de Dança exclusivo do IBT e Espaço VIRALAPA

Retrospectivas

De staque s

Em 2014

Segund A lternati vas

Pag.2

Pag.5

M e n s a g e m d o E d i t o r

PERCY RODRIGUES

Este Informativo é distribuído gratuitamente por meio eletrônico. Para recebê-lo, atualize seu-email na secretaria do Espaço VIRALAPA. Esta e todas as edições passadas podem ser acessadas

no www.tangoporsisolo.com.br e www.viralapa.com.br

LEIA NESTA EDIÇÃO

NESTA ÚLTIMA edição do ano, reservamos espaços para apresen- tar uma retrospectiva dos princi- pais momentos da vida do Espaço VIRALAPA, destacando os cola- boradores entrevistados duran- te o ano.

Também, com a indispensável colaboração da tanguera e repórter social Sandra San- tos, editamos resumo dos fa- tos e fotos acontecidos nas SegundAlternativas.

Com esta edição, encerra- mos mais um ano de ativi- dades do VIRALAPA News, registrando os principais programas realizados no Espaço VIRALAPA durante 2014.

Esperamos estar presentes nas programações previstas para o novo ano, contando e agradecendo a colabora- ção de todos.

Desejamos Bom 2015 para

todos.

(2)

SANDRA REGINA SANTOS, paulista de Itapetininga, está, rela- tivamente, há pouco tempo no gru- po que frequenta o Espaço VIRA- LAPA, mas já é uma importante colaboradora.

Iniciou-se como aluna de tango com o mestre Paulo Araújo, logo se desenvolvendo com impression- ante rapidez no ritmo argentino.

Com as experiência as anteriores

nas áreas de educação física e danças, assimilou rapidamente os passos e o rit- mo do tango, passando a frequentar os bailes, nos quais é uma das damas mais requisitadas pelos melhores bailarinos.

Também, é uma das mais entusiasmadas organizadoras das SegundAlternativas, para as quais, além de colaborar na orga- nização, ainda produz textos e fotos para o VIRALAPA News, com o selo Sandra Santos Social. (Janeiro/2014)

Destaques em 2014

PATRÍCIA MORAES E CAS- TRO DE SOUSA AGUIAR, ca- rioca, 52 anos, nos últimos tempos, tem frequenado pouco o Espaço VIRALAPA em razão de suas múltiplas funções na atividade profissional e no mundo do tango, mas é conhecida por todos pela sua extrema simpatia. Basta conhecê-

la e, no primeiro contato, pode-se con- cluir que se trata de gente boa.

Ela faz parte do grupo que niciou o movi- mento atual do tango no Rio de Janeiro no ínicio dos anos 90 e, até hoje, realiza intensa atividade tanguera, como baila- rina e organizadora de milongas em par- ceria com companheiros da época.

(Fevereiro/2014) PATRICIA AMAYA, 41 anos,

carioca, pós graduada em Direito, contrariou a tese filósofica de que

“nada acontece por acaso”.

Estudava direito para ser uma brilhante magistrada.

Por acaso, conheceu o tango e, magicamente, transformou-se numa apaixonada bailarina e mestra do ritmo portenho. Não pensava em casar, pelo menos tão cedo. Por acaso, apaixonou-

se por um tanguero portenho. Casou- se, teve um filho, este não por acaso, com certeza. Patricia percorre uma trajetória meteórica no mundo da dança.

Assimilou o tango muito rapidamente e, logo, transformou-se numa excelente profissional, no bailado e como mestra na arte de ensinar. Contudo, não abandonou os estudos. Pós graduou-se em Direito, o qual exerce também como profissional.

Aliás

,

ela serve de exemplo para outras profissionais da dança. (Março /2014) LAURE QUIQUEMPOIS, em

sua trajetória profissional, modela seu trabalho a partir de influências de diversas disciplinas. Graduada em educação física, dança e arte, e levada por uma ética e uma real exigência artística, sabe laborar para fazer avançar seus trabalhos e concluir seus projetos: da práti- ca pedagógica à criação. Em 1996,

”L’air d’un temps” é selecionado por um criterioso júri nacional - presidido por Angelin Prejlocaj, reconhecido coreógrafo daÓpera de Paris - no concurso Ouvrez L’art. O Ministério da Cultura

da França lhe ofereceu então uma bolsa de estudos coreográficos, quando imerge durante três anos na mítica Buenos Aires e estuda com grandes mestres. Hoje no Brasil, esta prestigiosa intérprete atualiza com rigor e fineza os projetos artísticos nos quais se engaja. Pole dance e Tango - dois universos artísticos e culturais que se enriquecem mutuamente. No centro, um incessante trabalho sobre a emoção, a improvisação, a criação e a prática ped- agógica. Umtrabalho testemunho deum caminho traçado pela sensualidade do tango epelo vigor do pole dance.

(Abril/2014)

(3)

tra de dança, argentina, como faz to- dos os anos, acaba de passar mais uma semana de trabalho no Rio de Janeiro, ministrando aulas particulares e em grupo, em parceria com Paulo Araújo, amigo e parceiro há longos anos. VI-

oportunidade de conversar com Dina, para conhecer melhor quais são os planos da grande mestra e, saindo do âmbito dos salões, saber como ela pensa sobre o ambiente do tango na Argentina e no Brasil. (Maio/2014) MÁRCIA FIGUEIREDO, carioca

do bairro de Botafogo, identificada carinhosamente pelos mais íntimos por Marcinha, com corpinho de me- nina, é uma jovem veterana do tango no Rio de Janeiro, sendo uma impor- tante protagonista desde os primór- dios do atual movimento do ritmo portenho na cidade, iniciado no limi- ar da década de 90 por Eric Müller e Jeusa Vasconcelos, e continuado por Paulo Araújo e Ângela Cepeda.

De comportamento aparentemente tímido e introvertido, Márcia, en- tretanto, possui extraordinária baga- gem no mundo da dança. Alémde sua graduação e pós graduação em arte e estudos culturais, destaca se como vi- toriosa empreendedora, estruturando oficinas de tango e organizando milon- gas de grande aceitação pelos tangue- ros da cidade.

(Junho/2014) GUSTAVO NAVEIRA, maestro,

bailarino, coreógrafo de renome in- ternacional, é um velho conhecido dos tangueros brasileiros, que não perdem suas temporadas de classes no Rio e São Paulo, e, quando via- jam à Buenos Aires, incluem, obriga- toriamente, nas agendas, aulas com o grande maestro argentino, desde que ele não esteja fora da cidade, reali- zando suas frequentes viagens pelo mundo. Assim, os principais profes- sores de tango, hoje atuando no Rio e São Paulo, tiveram, em suas for-

mações, classes com Gustavo Naveira, citando-o, orgulhosamente, em seus currículos profissionais. O site Cos- motango disse-o melhor: “Maestro, dançarino e coreógrafo de renomada reputação, Gustavo é o precursor do sistema de ensinamento que tem grande repercussão em todos os cinco continentes. Ele viaja em torno do mundo transmitindo clareza e riqueza de conceitos técnicos. Pesquisador e analista de grande calibre, seu conhe- cimento revolucionou a dança no final do segundo milênio.”(Julho/2014) CLARA VAINBOIN, nascida em

Copacabana, Zona Sul do Rio de Ja- neiro, não é uma grande bailarina do tango, nem tão pouco professora do ritmo portenho.

Também, não é uma constante em- preendedora de eventos de tango, mas o que não se pode negar é a sua incomparável capacidade de agregar pessoas ligadas ao tango. Sempre muito bem apresentada, com muita classe, charme e simpatia, ela trans- mite uma energia incrível às pessoas que dela se acercam.

Clara é também uma das pessoas que participaram do movimento de

revitalização do tango no Rio de Ja- neiro e no País, no limiar do terceiro milênio. A dança de salão nunca foi o seu forte na juventude, mas, depois de assistir a uma apresentação do casal teutobrasileiro, Eric e Jeusa, Clara apaixonou-se pela magia do ritmo, dedicando-se literalmente de corpo e alma nas aulas com renomados pro- fessores argentinos e brasileiros, e, ati- vamente, na organização e realização de inesquecíveis milongas.

Com sua notável energia, foi pro- tagonista em fatos marcantes acontecidos com colegas do movi- mento, que até ela desconhecia , porém, dignos de registro.

(Agosto/2014)

(4)

Segund A lternativa

\Continuação da Pág 3

Destaques em 2014

ALEX VIANA, 44 anos, carioca, foi um dos protagonistas do movimen- to de ressurgimento do tango no Rio de Janeiro, iniciado ao apagar das luzes do ano 1980, perdurando até hoje com expressivo número de praticantes, professores e empreen- dedores de milongas.

Alex iniciou-se no tango como aluno da primeira turma de Paulo Araújo e Ângela Cepeda. Nessa fase, teve aulas também com Eric Muller e Jeusa Vasconcelos. Com o retor- no do casal teuto-brasileiro para a Europa, Alex prosseguiu suas aulas com Paulo Araújo e Ângela Cepeda, dois quais se tornou grande amigo.

Morando no subúrbio e trabalhan- do no Centro da cidade, ele não me- dia sacrifícios para frequentar as aulas e práticas no Clube Elite, não raro pernoitando numa casa de cô- modos localizada em frente ao clu- be, classificada como um dos mais

conhecidos pulgueiros do centro da cidade. Mas, Alex estava realmente disposto a aprender a bailar o ritmo portenho e tudo valia apena porque a alma não era pequena. Indo a um baile organizado por Álvaro Reys, Alex conheceu Flávia Valente, tra- zendo-a para o tango, com quem, logo, formou par constante.

De dançarinos passaram a namo- rados e, em seguida, casados de pa- pel passado, com direito à milonga comemorativa realizada no salão do Clube Elite. Alex e Flávia leva- ram o ensino do tango, até então concentrado no Centro e Zona Sul, pioneiramente, para a Zona Norte e Oeste.

Contudo, tempos depois, quiseram os deuses do tango que o casal se se- parasse, para que, cada um, de per si, seguisse sua carreira solo de mes- tre do tango.

(Setembro/2014) MARTA MENDONÇA, mineira de

Uberlândia, 48 anos, graduada em Matemática, servidora pública, é uma das mais jovens protagonistas do movimento de ressurgimento do tango no Rio de Janeiro, acontecido no final do segundo milênio. A par de sua extrema simpatia, sempre rodeada de amigos e admiradores,

sua principal caraterística é a ale- gria transmitida no bailado, pleno de energia, charme e graciosidade.

No texto abaixo redigido pela nossa entrevistada, ela narra com muita emoção e propriedade como foi seu início e como tem sido sua trajetória no mundo da dança, com ênfase na dança de salão e no tango.(Out/14)

Parabéns para todos !

SHEILA HUERTAS

PAULO ARAÚJO Todas as sextas-feiras a partir de 21h

Toda última segunda-feira do mes a partir de 20h

(5)

S

andra

S

antoS

VIRALAPA News Conselho Editorial

Fabien Cayet Paulo Araújo Percy Rodrigues

Sandra Santos

Editor Geral

Percy Rodrigues JP 31780 RJ EXPEDIENTE

INSTITUTO BRASILEIRO DO TANGO Presidente: Paulo Araújo

ESPAÇO VIRALAPA

Diretor Geral: Paulo Araújo

Séde Própria: Avenida Gomes Freire, 663, sobreloja, Lapa, Rio de Janeiro

CEP 20230-014 - Tel. 21-3970 2457 contato@viralapa.com.br

C

todas as SegunAlternativas deste ano. O ano de 2014 começamos muito bem. No mês de janeiro - o verão no Rio estava pra lá de 40 graus. Este ano será diferente?

Como será o amanhã? Eu ouvi dizer que janeiro é um mês chuvoso – cadê a chuva?

Como a chuva não caiu pra refrescar, os bons ventos sopraram refrescando o VIRALAPA na SegundAlternativa, que foi de muito alegria e descontração Eu fiquei especialmente feliz porque comemorei o meu aniversário.

Em fevereiro – hummm!!! - o carnaval foi o tema desta noite. A decoração ficou um luxo, muitas cores para alegrar o ambiente. As máscaras espalhadas pelo salão e uma figura carnavalesca esperava os convidados de braços abertos. No salão todos esbanjavam alegria. A noite foi de muita dança e não faltou o tradicional

“trenzinho” de carnaval. Dessa forma todos rodavam pelo salão cantando as inesquecíveis marchinhas.

Em março, destaquei a presença do Hamilton. Ele trouxe uma amiga, que me disse estar “enferrujada”, fazia um tempão que não dançava. Eu lhe disse que o melhor lubrificante para acabar com o ferrugem é a amizade e a dança. Aproveitaram a noite porque estavam no lugar certo e no meio de amigos.

No mês de maio, não foi diferente, a casa estava repleta de gente bacana. A atmosfera era de uma alegria contagiante e os dançarinos formavam um grande bailado que embelezava o salão. As dançarinas sempre com muito charme abrilhantaram a noite. É isso ai meninas, o que vale é dançar!

Sabemos que um dos bons combustíveis para melhorar a vida é a dança.

comemoração diferente para os aniversariantes do mês de jun- ho. Sem o tradicional bolo, os dançarinos fizeram uma roda e como ingredientes deste “bolo alternativo”, todos se mistu- raram em risos de alegria, dis- posição com movimentos livres de uma dança coletiva. A noite tornou-se especial porque o Wagner Luz colocou uma música latina para os dançari- nos “ferverem” no salão.

Chamei de baile dos leoninos pra comemorarmos os an- iversários dos nascidos em jul- ho. Nesta edição, destaquei os bolos da festa que estavam muito gotosos! Parabéns aos aniversariantes!!! Eles es- tavam radiantes de alegria e satisfação. Vida longa com muitas dança, boa música, realizações e contentamentos são os meus votos!

O Espaço VIRALAPA atrai e fica repleto de gente bonita em todas as SegundAlternativas.

Em agosto não foi diferente.

Nesta noite, a Leila Mattos apareceu pra embelezar ainda mais o cenário. A atmosfera era de uma alegria contagiante e

Final Feliz

(6)

S

andra

S

antoS

sandrucha@gmail.com

os dançarinos formavam pares para dançar ou ficar de conversa. É isso ai pessoal, estar com gente do bem só dá prazer ao corpo e a alma. Repetindo o que tenho como lema: um dos com- bustíveis para a qualidade da vida é a amizade e a dança.

O baile de setembro foi um espetáculo!!!

Nesta noite comemoramos o aniversário de muitas pessoas queridas, que escol- heram compartilhar o bolo conosco num coletivo festivo. A presença deles foi um presente para a casa porque a festa estava animadíssima. Parabéns e vida longa com muita alegria e realizações na idade nova foi o que lhes desejei.

Nesta noite, como sempre, Paulo Araújo deu um abraço especial ao aniversariante e amigo, dançarino de longas datas, o queridíssimo Germano – um “gentle- man” do VIRALAPA, que merece muitos abraços.

Amigos leitores do informativo do VI- RALAPA, na SegundAlternativa de outubro a casa estava repleta!! Nesta noite, também juntamos muitos aniver- sariantes. Hermes trouxe uma turma muito animada pra comemorar e dan- çar conosco. Pra quem gosta de dan- çar à noite foi boa demais! Nos mais variados ritmos o salão se enchia de casais. Quem veio aproveitou para rever os amigos, dançar, comer e ouvir boa música.

Bem, caros leitores eu não pude partici- par da última SegundAlternativa, mas soube por fontes amigas que foi uma beleza. A Leila Neves comemorou o seu aniversário em grande estilo. Para- béns e muitas felicidades. Todos que foram, com certeza, se divertiram mui- to, porque o VIRALAPA é um lugar especial onde se juntam os mais refi- nados dançarinos de todos os ritmos, sobretudo os tangueiros.

Fico por aqui com os votos de Boas Festas e Próspero 2015!

Em 2015, a Se- gund A lterna-

tiva continuará a ser uma das principais atra- ções do Espaço VIRALAPA.

Venham sem- pre, tragam seus amigos e ami- gas. A vida deles vai mudar.

Sempre na últi- ma segunda- feira do mes.

Tragam alguma bebida e comida.

E, muita energia e alegria para

dançar e

confraternizar.

Referências

Documentos relacionados

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Na dança de salão eu per- cebi que, quanto mais aulas eu fiz- esse, com diferentes professores, mais você aprendia.. Depois do André e Alice, e do Paulo Araujo, fiz

Para atingir o objectivo pretendido, que é saber quais as diferenças entre os resultados dos esforços e das armaduras numa laje vigada de betão armado obtidos a partir

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de