• Nenhum resultado encontrado

PÓS-RECURSO GABARITO CONCURSO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES PROVA OBJETIVA. Enfermeiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS-RECURSO GABARITO CONCURSO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES PROVA OBJETIVA. Enfermeiro"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

––

Questões 14, 15, 16, 18, 19, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 33, 34, 36, 37, 38, 40 – INDEFERIDOS

QUESTÃO 14 – A referência utilizada para fundamentar a prova é Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. / Instituto Nacional de Câncer. – 3. ed. atual. amp. – Rio de Janeiro: INCA, 2008 488 p.: il. color. tab.; 29 cm. Inclui bibliografia ISBN 978-85-7318-134-0

disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acoes_enfermagem_controle_cancer.pdf), que faz parte da lista de referências propostas para o concurso. Para dirimir dúvida, destaco que a portaria, em suas considerações iniciais faz referência a um consenso que “preconiza a ação” e, com base nesta informação o Ministro resolve determinar que as unidades de saúde desenvolvam ações de controle ao tabagismo onde “§ 1º Considera-se abordagem e tratamento do tabagismo a abordagem cognitivo-comportamental do fumante obrigatória”.

QUESTÃO GABARITO QUESTÃO GABARITOQUESTÃO GABARITO QUESTÃO GABARITO 26 ANULADA

27 B 28 D 29 A 30 C 31 A 32 A 33 D 34 A 35 D 36 B 37 D 38 C 39 A 40 C 41 B 42 B 43 A 44 C 45 D 46 A 47 B 48 C 49 D 50 C QUESTÃO GABARITO

QUESTÃO GABARITO QUESTÃO GABARITO QUESTÃO GABARITO 1 C 2 C 3 A 4 B 5 D 6 A 7 C 8 B 9 B 10 D 11 B para C

12 C 13 C 14 A 15 A 16 B 17 B 18 B 19 C 20 C 21 D 22 B 23 C 24 B 25 D

GABARITO

PROVA OBJETIVA

Enfermeiro

CONCURSO PÚBLICO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

PÓS-RECURSO

(2)

A resposta constante na letra b é incorreta, pois embora a terapia substitutiva com nicotina seja disponibilizada no Programa de Controle ao Tabagismo ela não é a primeira abordagem do tratamento ao fumante.

A resposta constante na letra c é incorreta, pois o financiamento das ações de tratamento ao tabagismo não ocorre através do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), mas sim a partir do PAB.

A resposta constante na letra d é incorreta, pois afirma que os medicamentos e os materiais de apoio para o tratamento do fumante seriam adquiridos pelos Municípios e a portaria determina que os mesmos sejam disponibilizados pelo Ministério da Saúde aos Municípios.

QUESTÃO 15 – O que constitui infração penal é a inobservância do Código Penal. O que o Art. 5º da Lei 10.778 diz é que a “A inobservância das obrigações estabelecidas nesta Lei constitui infração da legislação referente à saúde pública, sem prejuízo das sanções penais cabíveis”. Sanção penal cabível não é a mesma coisa que infração da legislação do Código Penal.

QUESTÃO 16 – Os recursos impetrados partem de uma concepção de educação que não corresponde à proposta nas referências bibliográficas do concurso. Conforme o texto referência (BRASIL.Ministério da Saúde. Painel indicador do SUS 6Temático Promoção da Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde, 2009 60p. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/painel_indicadores_sus_promocao_saude.pdf, pg. 17 “A educação em saúde ganha uma dimensão desvinculada da doença e da prescrição de normas quando é considerada uma das estratégias básicas para a promoção da saúde. Ela é definida como um conjunto de práticas pedagógicas de caráter participativo e emancipatório, que perpassa vários campos de atuação e tem como objetivo sensibilizar, conscientizar e mobilizar para o enfrentamento de situações individuais e coletivas que interferem na qualidade de vida.”

Deste modo, a opção a é incorreta, pois este modelo de educação pressupõe uma relação horizontal, de caráter participativo e emancipatório e não o vertical, como afirma a opção. A opção c é incorreta, pois o objetivo básico da educação em saúde não é a informação sobre doenças e seus tratamentos. A opção d é incorreta, pois a educação em saúde não é fundamentada na transmissão de conhecimentos científicos para prescrição de comportamentos.

QUESTÃO 18 – Avaliar pacientes de risco trimestralmente é diferente de encaminhar o paciente trimestralmente ao nefrologista. Em relação ao recurso que afirma que a resposta está incompleta é necessário atentar para o fato de que a questão solicita apenas a identificação, dentre as opções listadas, de qual faz parte do rol de procedimentos da atenção básica dirigidos a população de risco para a DRC.

QUESTÃO 19 – Segundo a referência bibliográfica ALMEIDA, Fabiane de Amorim, Sabates, Ana L (orgs). Enfermagem Pediátrica: a criança, o adolescente e sua família no hospital.

Barueri, São Paulo: Manole, 2008, pg. 286, nos casos de excesso ou déficit de volume de líquidos corporais ocorre o aumento da frequência respiratória (taquipneia) e os valores baixos de pressão arterial (hipotensão) estão associados a déficit de volume. A irritabilidade, contida na alternativa D, ocorre em consequência do excesso de volume, como também a cefaleia (letra B) e vômitos (letra A). Assim, a alternativa correta é a letra C.

(3)

QUESTÃO 21 – Segundo a referência bibliográfica ALMEIDA, Fabiane de Amorim, Sabates, Ana L (orgs). Enfermagem Pediátrica: a criança, o adolescente e sua família no hospital.

Barueri, São Paulo: Manole, 2008, pg. 286, nos casos de excesso ou déficit de volume de líquidos corporais ocorre o aumento da frequência respiratória (taquipneia) e os valores baixos de pressão arterial (hipotensão) estão associados a déficit de volume. A irritabilidade, contida na alternativa D, ocorre em consequência do excesso de volume, como também a cefaleia (letra B) e vômitos (letra A). Assim, a alternativa correta é a letra C.

QUESTÃO 22 – De acordo com a referência bibliográfica ALMEIDA, Fabiane de Amorim, Sabates, Ana L (orgs). Enfermagem Pediátrica: a criança, o adolescente e sua família no hospital. Barueri, São Paulo: Manole, 2008, pg. 195, a área de escolha, na idade de 2 anos é a ventro-glútea, seguida da face antero-lateral da coxa.

QUESTÃO 23 – Na presença de anticorpos IgG positivos e IgM negativos, considera-se a gestante imune. Embora exista a possibilidade da gestante se contaminar com genótipos diferentes da primo-infecção, o risco para o feto ocorre na quase totalidade das vezes quando a mãe adquire a infecção durante a gestação, pelo menos nas gestantes com imunidade normal.

Ver BRASIL. Ministério da Saúde. Gestação de alto risco: manual técnico. Brasília, 2010.

Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestacao_alto_risco.pdf Página 54 Página 118

QUESTÃO 24 – A classificação do índice do Líquido Amniótico é de: Normal: ILA de 8–

18cm; Oligohidramnio: ILA inferior a 5cm; Intermediario: ILA ntre 5 e 8cm e Polihidramnio:

ILA>18cm.

Ver BRASIL. Ministério da Saúde. Gestação de alto risco: manual técnico. Brasília, 2010.

Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestacao_alto_risco.pdf página 85

QUESTÃO 25 – A coleta de pequena quantidade de secreção vaginal no fundo de saco e a verificação em microscópio após secagem pelo calor, da presença de cristalização em folha de samambaia, confirma a rotura de membranas.

Ver BRASIL. Ministério da Saúde. Gestação de alto risco: manual técnico. Brasília, 2010.

Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestacao_alto_risco.pdf Página 79

QUESTÃO 27 – Nem sempre há uma dupla de profissionais para a movimentação do cliente. A segurança é importante, mas os movimentos lentos e cuidadosos são fundamentais.

QUESTÃO 28 – A questão sinaliza um problema pré-existente que se reporta a uma condição clínica do paciente.

QUESTÃO 29 – As referências bibliográficas apresentadas não constam no edital do concurso, portanto não foi possível analisar os recursos.

(4)

QUESTÃO 30 – O critério para definição daquele grupo de pacientes que convivem com risco constante para vida foi definido pela Sociedade Americana de Anestesiologia. Esse grupo recebeu o escore 4, ASA 4 e não ASA 3.

QUESTÃO 33 – O objetivo da questão é identificar os déficits motores relacionados com o AVC isquêmico. A opção A está incorreta, porque afasia está relacionada ao déficit verbal e parestesia ao sensorial. A opção B está incorreta, porque parestesia está relacionada ao sensorial e disartria ao motor. A opção C está incorreta, porque hemianopsia está relacionada ao déficit do campo visual e ataxia, ao déficit motor.

Ver BRUNNER e SUDDARTH, Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, 2009 (P.1872).

QUESTÃO 34 – A palavra “ventriculares” não invalida a questão, uma vez que o complexo QRS representa a despolarização dos ventrículos.

Ver BRUNNER e SUDDARTH, Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, 2009 (P.698).

QUESTÃO 36 – A questão solicita a opção que não é uma complicação do uso prolongado de corticosteroide. Apenas a opção B está incorreta, porque o uso prolongado de corticosteroide diminui a atividade adrenocortical.

Ver BRUNNER e SUDDARTH, Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, 2009 (P.901).

QUESTÃO 37 – O objetivo da questão é identificar os fatores de risco modificáveis ou não para a doença coronariana. O sexo, a história familiar e a idade não são fatores de risco modificáveis para doença coronariana.

O termo “atividade física” está descrito nas referências bibliográficas do concurso, como fator de risco modificável no quadro 28.2 (página 730).

Ver BRUNNER e SUDDARTH, Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, 2009.

QUESTÃO 38 – A opção A está incorreta, porque pielonefrite é IRA intra-renal e cálculos pós-renal. A opção B está incorreta, porque estenose é pós-renal e aminoglicosideos é intra- renal. A opção D está incorreta, porque hemorragia é IRA pré-renal e inibidores da ECA é intra-renal.

Ver BRUNNER e SUDDARTH, Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. Rio de Janeiro:

Guanabara Koogan, 2009 (p.1286)

QUESTÃO 40 – O erro na grafia não compromete a questão.

(5)

Referências

Documentos relacionados

 Comprovativo da contratação de seguro de responsabilidade civil dos técnicos, nos termos da Lei nº- 31/2009 de 3 de Julho com a redação atual.” --- Deliberado,

“Deus não tende para nada, nem Nele, nem fora Dele, pois Ele é todo bem-aventurado; Ele não causa nada, pois Ele é tudo” (77a); “Esta ideia da

As mudanças que se observam no mundo contemporâneo são de tal modo profundas, que inauguram a necessidade de repensar alguns dos nossos pressupostos teóricos para manter

Esta Banca esclarece que, diferentemente do gabarito anteriormente divulgado, a resposta correta, para a questão de nº 08, é a letra E, pois, com palavras ou expressões negativas,

Deus não vai perguntar quantas pessoas você atraiu para a igreja.... mas vai perguntar como você influenciou o Mundo à

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para

O objetivo deste trabalho foi descrever o processo de decisão pelo tipo de parto em primigestas atendidas pela Maternidade Viva Vida de Juiz de Fora –

Querido Jesus, eu peço-Vos que me consagreis, à minha família, amigos e nação para a Protecção do Vosso Precioso Sangue.Vós morrestes por mim e as Vossas Feridas