• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DIDÁTICO O SANDUÍCHE DA MARICOTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DIDÁTICO O SANDUÍCHE DA MARICOTA"

Copied!
48
0
0

Texto

(1)

1

PROJETO DIDÁTICO

O SANDUÍCHE DA MARICOTA

Componente Curricular Tema

Alfabetização Gêneros de texto

Alfabetização Processos de leitura

Matemática Tratamento da informação

Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes

Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Ciências Naturais Ser humano e saúde

Alfabetização Papel da interação entre alunos

Matemática Números e operações

Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Desenvolver habilidades de leitura;

 Compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias;

 Interpretar gráficos;

 Localizar informações no texto;

 Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

 Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

 Conscientizar da importância de uma alimentação saudável. Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

(2)

2 Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos leitura e escrita, estudo de gráficos e receitas culinárias, através de diferentes estratégias, a fim de que sejam capazes de localizar e identificar os gêneros textuais. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

"Sítio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 03 de jul. 2013.

"Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 03 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Formação".

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a sua aula apresentando o livro escrito por Avelino Guedes “O sanduíche da Maricota”. Você poderá contar a história utilizando fantoches caso na sua escola tenha.

(3)

3 Fonte imagem: Sítio de venda de livros - Buscapé. Disponível em:

<http://compare.buscape.com.br/o-sanduiche-da-maricota-col-girassol-guedes-avelino-8516031047.html#precos>.

O sanduíche da Maricota

Avelino Guedes A galinha Maricota preparou um sanduíche:

pão, milho, quirera e ovo. Mas quando ia comer... a campainha tocou

Era o bode Serafim, que olhou o sanduíche

Da janela, ouvindo o papo, muito metido a bacana, falou, convencido, o macaco: “claro que falta banana!”

“Banana? sardinha? mel?” - era o rato aleixo –

(4)

4

e exclamou: “Vixe! Falta aí um capim”.

Aí chegou Kim, o gato, cumprimentou a galinha, e, vendo o sanduíche, palpitou: “Falta sardinha.”

João, o cão, também veio com seu jeito de bom moço. E, educado, sugeriu:

“Coloquem nele um bom osso”.

Sempre zumbindo e agitada, chegou a abelha Isabel. Olhou o esquisito recheio: “Melhora se puser mel”.

“milho? osso? capim? argh!! vocês esqueceram o queijo!

a brincadeira acabou quando a raposa celinha olhou bem pra Maricota e falou: ” falta galinha”.

Maricota ficou brava: “fora daqui, minha gente!” - jogou fora o sanduiche e começou novamente:

pão. milho. quirera e ovo como era para ter sido. quem quiser que faça o seu com o recheio preferido.

Professor, após a contação de história proponha aos alunos fazerem as atividades de registro sobre a mesma, distribua para os alunos a cópia das atividades para registro no caderno, caso a escola não disponibilize cópias registre na lousa para que os alunos possam copiar no caderno de Língua Portuguesa.

(5)

5 .

(6)

6 Fonte: Acervo da própria autora.

Professor, faça a correção coletiva na sala de aula, estimulando a participação de todos. Proponha aos seus alunos uma “Atividade de Casa” em que eles possam escrever sobre como

(7)

7 seria o recheio do sanduíche deles e peça que ilustrem. Solicite que tragam na próxima aula algum ingrediente que eles citaram, para que seja montado na sala de aula um sanduíche da turma.

Professor, caso em sua região os alunos não tenham condição de trazer estes ingredientes, peça que a escola forneça alguns ingredientes.

ATIVIDADES DE CASA

(8)

8 2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a aula anterior e faça uma explanação sobre os recheios preferidos dos alunos para um sanduíche. Cada aluno irá ler o que escreveu em casa e mostrará seu desenho para os demais colegas.

Após a apresentação das atividades de casa convide os alunos a montarem o sanduíche da turma e fale sobre a importância de uma alimentação saudável para o nosso desenvolvimento. Neste dia, deve ter alguns ingredientes tais como: presunto, muçarela, cenoura, alface, tomate, e outros fornecidos pelos alunos e ou pela escola.

Monte junto com os alunos o sanduíche e registre na lousa a receita que eles criaram, assim também poderão copiar no caderno de Ciências.

Professor nesta atividade você poderá fazer explanação sobre o gênero textual "receita", explicando para os alunos sobre as características de uma receita que são: ter os ingredientes e o modo de preparo. Você poderá apresentar exemplos de cadernos e ou livros de receitas, para que os alunos possam manusear.

Vamos registrar a receita do “Sanduíche da Turma do Leão”, temos que nos lembrar dos ingredientes e o modo de preparo. Com certeza ficou uma delícia!

Professor, após a montagem do sanduíche e o registro da receita da turma proponha aos alunos, jogarem o “Jogo de Roleta do Sanduíche da Maricota”, para consolidarem as atividades desenvolvidas sobre o livro de Avelino Guedes. Apresente a eles o jogo e as instruções de como jogar. Divida os alunos em duplas para jogarem.

Jogo de roleta do sanduíche da Maricota Como jogar:

1. Escolher quem começará;

2. Rodar a roleta e receber o ingrediente indicado; 3. Ganha o jogo aquele que completar o tabuleiro

primeiro. Material do jogo:

 Tabuleiro com a silhueta ou contorno dos ingredientes;

 Roleta;

 Peças com desenhos de cada ingrediente do sanduíche feito em E.V.A. ou papel colorido.

(9)

9 JOGUE COM UM COLEGA DA TURMA E ANOTE O PLACAR ABAIXO.

Fonte: CACIQUE, Beloní. Jogo criado em 1999 para os alunos 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA/UFU.

Fonte: Imagem da própria autora. Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica da UFU - ESEBA/UFU - no momento em que jogavam - 2013 - Professora Nádia.

Professor, peça para os alunos fazerem uma entrevista com os seus familiares sobre a alimentação, para a próxima aula.

RODADAS JOGADORES PONTOS

(10)

10 Atividade de casa

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

1º ANO “_____”

VOCÊ É O ENTREVISTADOR

NOME DO ENTREVISTADO:______________________________________ GRAU DE PARENTESCO:_________________________________________

Nesta semana estamos discutindo sobre os hábitos de uma alimentação saudável. Escolha uma pessoa da sua família e realize com ele(a) uma entrevista, respondendo o questionário abaixo:

1) Por que temos que comer?_______________________________________________ ______________________________________________________________________ 2) Você gosta de comer frutas? Qual a sua fruta preferida?________________________ ______________________________________________________________________ 3) O que você mais gosta de comer: verduras ou legumes?_______________________ ______________________________________________________________________ 4) Você tem hábito de comer frutas, verduras e legumes diariamente? ______________ ______________________________________________________________________ 5) Como uma alimentação pode ser saudável?_________________________________ ______________________________________________________________________ 6) Como você utiliza os alimentos no dia a dia?_______________________________ _____________________________________________________________________ 7) Escreva uma lista com os nomes dos alimentos preferidos por você e pela sua família. _______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

(11)

11

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a “Atividade de Casa” sobre a entrevista que fizeram com os familiares, peça que cada aluno leia para seus colegas sua entrevista.

A partir desta atividade volte a falar sobre a importância da alimentação para nossa vida. Professor, projete o vídeo “Alimentação Saudável” para seus alunos, assim você poderá orientá-los sobre a alimentação como também introduzir o assunto “Pirâmide Alimentar”. Acesse o sítio abaixo para os alunos assistirem ou leve-os ao Laboratório de Informática.

Fonte: Sítio: You Tube. Aprendendo sobre alimentação com o Senhor Banana. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8&list=PL744FA0D80FCCBFDF>.. Professor, converse com seus alunos sobre o vídeo que assistiram, questione sobre o que eles acharam. Peça para registrarem no caderno de Ciências as seguintes perguntas para depois responderem:

1. Por que temos que comer? 2. O que é “Pirâmide Alimentar”?

Professor, explique para seus alunos que a “Pirâmide Alimentar” é uma divisão dos alimentos em níveis, e indica como nos alimentar de forma correta e balanceada.

Mostre através de cartaz a “Pirâmide Alimentar”, para os alunos conhecerem os níveis. Veja o exemplo a seguir:

(12)

12

Fonte: Professora Paula Toledo Sarraino. Pirâmide Alimentar. Disponível em: <http://paulasarraino.files.wordpress.com/2013/05/pirc3a2mide-alimentar-2.jpg>.

Professor, após a explicação, divida os alunos em quatro grupos e entregue revista para cada grupo recortar imagens de alimentos. Quando todos os grupos terminarem, proponha que representem um nível da “Pirâmide Alimentar” e estes deverão selecionar os alimentos de acordo com o nível de seu grupo. Entregue para cada grupo uma parte da “Pirâmide Alimentar” cortada em cartolina de acordo com o nível escolhido, para que eles possam colar os alimentos. Após todos terminarem cada grupo vai até a frente explicar qual era o seu nível e quais alimentos eles escolheram para colar. Com o término das apresentações os alunos perceberão que foi formada: a “Pirâmide Alimentar”, fixe a mesma em um lugar de fácil visualização dos alunos.

Professor, após esta atividade em grupo, entregue para cada um, uma cópia da “Pirâmide Alimentar” para que possa desenvolver uma atividade como registro no caderno de Ciências.

(13)

13 Montando a “Pirâmide Alimentar”

Observando atividade anterior onde montamos a “Pirâmide Alimentar”, recorte os alimentos abaixo e coloque cada um em seu nível correto.

(14)

14 .

4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com seus alunos as atividades de casa e faça a correção coletiva, para que todos possam expor suas respostas.

(15)

15 Aproveite para desenvolver com os alunos o tratamento da informação, faça uma pesquisa na turma sobre as frutas preferidas de cada aluno. Liste-as no quadro e peça para que eles analisem quais as frutas mais escolhidas.

Após a pesquisa e análise da tabela, peça que os alunos registrem no caderno de Ciências a atividade e monte um gráfico sobre a mesma.

Para a construção do gráfico com os alunos, distribua uma folha de papel quadriculada e faça o gráfico na lousa para que eles vejam o modelo. À medida que for interpretando os dados da tabela, levante as colunas.

(16)

16 Professor, após a construção do gráfico pelos alunos registre na lousa algumas perguntas para orientar os alunos na sua análise.

1. Qual fruta foi menos escolhida? 2. Qual foi a mais escolhida?

3. Observando a quantidade de escolhas de cada fruta, faça a soma e descubra quantos alunos participaram desta pesquisa.

Avaliação

Professor, é importante observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los, no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias; interpretar gráficos, reconhecer receitas culinárias e suas características; conscientizar da importância da alimentação saudável; interagir com os colegas e fazer os registros no caderno de Ciências, lembrando que a resposta do aluno deve ser vista como um processo de construção do conhecimento, por isso é importante valorizar todo o seu trabalho

(17)

17

(18)
(19)
(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)
(31)
(32)
(33)
(34)
(35)
(36)
(37)
(38)
(39)
(40)
(41)
(42)
(43)
(44)
(45)
(46)
(47)
(48)

Referências

Documentos relacionados

9 O Banco mais procurado para contratação foi a Caixa Econômica Federal - CEF 27,66% seguido do BMG 19,15%; 9 A maioria contratou o empréstimo consignado com parcela mensal de até

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis