• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO Nº 151/2006-CEPE/UNICENTRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO Nº 151/2006-CEPE/UNICENTRO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO Nº 151/2006-CEPE/UNICENTRO

Convalida o Curso de Composição Musical e Oficina Optativa de Música do Século XX.

O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Faço saber que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CEPE, considerando o § 2º, do art. 49, do Estatuto da UNICENTRO;

considerando a defasagem de docentes, no Departamento de Arte-Educação, para a absorção da carga horária do Curso de Arte-Educação,

aprovou, por meio do Parecer n° 582-CEPE, de 25 de agosto de 2006, contido no Protocolo nº 5.083, de 6 de junho de 2006, e eu sanciono, nos termos do art. 14, inciso XI, do Regimento da UNICENTRO, a seguinte Resolução:

Art. 1º Fica convalidado o Curso de Composição Musical e Oficina Optativa de Música do Século XX.

§ 1º A duração desse curso é de 102 horas-aula.

§ 2º Esse curso se realizou no seguinte período e conforme os programas constantes nos Anexos I e II, desta Resolução:

I - de 31 de maio a 30 de junho de 2006, Composição Musical;

II – de 1° de junho a 28 de julho de 2006, Oficina Optativa de Música do Século XX. Art. 2º O curso de que trata o art. 1° foi proposto pelo Departamento de Arte-Educação, DEART, do Campus Universitário de Guarapuava, UNICENTRO, para integralização de carga horária do Curso de Arte-Educação, da UNICENTRO.

Art. 3º Esse curso foi ministrado pelo Prof. Carlos Henrique Feller, sob a supervisão da Profª Eglecy do Rocio Lippmann, do DEART.

Art. 4º Revogam–se as disposições em contrário. Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na presente data.

Gabinete do Reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, em 5 de dezembro de 2006.

(2)

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 151/2006-CEPE/UNICENTRO COMPOSIÇÃO MUSICAL

Período de realização: 31 de maio, 2, 7, 9, 14, 21, 23, 28 e 30 de junho de 2006. Carga horária: 51 aulas

I – EMENTA: Análise das principais metodologias em educação musical, inserindo-as em seus contextos históricos e culturais abordando os métodos DALCROZE, ORFF, KODALY KOELLREUTTER, TCHEKO, ZAGONEL. Laboratório experimental de música, montagem de estruturas sonoras.

II – OBJETIVOS

1. Dominar elementos musicais elementares para composições musicais simples. 2. Conhecer e reconhecer formas musicais e articulações formais de obras analisadas.

3. Conhecer diversos métodos e estilos de composição. (música modal, música tonal, música atonal, música dodecafônica, música aleatória, musica eletrônica,etc.)

4. Conhecer e ser capaz de utilizar metodologias tradicionais em educação musical, como DALCROZE, ORFF, KODALY KOELLREUTTER, TCHEKO e ZAGONEL, desenvolvendo atividades que possibilitem desenvolvimento rítmico, melódico e auditivo do aluno.

5. Conhecer e discutir obras que se utilizam de elementos sonoros não tradicionais, e baseando-se em princípios semelhantes compor obras experimentais.

6. Realizar ao fim do curso um recital comentado das obras desenvolvidas em sala de aula. III – PROGRAMA

1. Revisão e prática de exercícios (melódicos, harmônicos) que envolvam a notação musical tradicional.

2. Análise de formas e estruturas nas composições musicais tradicionais. (ABA, Sonata, Rondo, Binária, Ternária, etc.)

3. Apreciação de obras de diversos períodos da história da música, identificando os elementos musicais, como forma, tonalidade, e características do período em que foram compostas.

4. Apreciação de obras com conteúdo sonoro não tradicional (Schoenberg, Cage, Berio, Penderecki).

5. Músicas folclóricas brasileiras, apropriação de material melódico/rítmico para criação de novas composições.

6. Formas de notação não convencionais. Organização de ruído e massas sonoras. 7. Prática de escrita não convencional. Exploração tímbrica.

8. Método Kodaly. 9. Método Orff. 10. Método Dalcroze.

11. Oficinas de composição. Ensaios. 12. Recital Comentado

IV – METODOLOGIA DE ENSINO

As aulas serão expositivas quando relativas a conteúdos teóricos e em forma de oficina/prática quando relativa a solfejos e prática de composição. Serão usados em sala os instrumentos musicais de cada aluno, matériais alternativos papel, balões, latas etc.

(3)

V – FORMAS DE AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação em classe, composições simples entregues ao fim de cada uma das aulas, trabalho escrito e o recital comentado no fim do curso.

VI – BIBLIOGRAFIA

CRAIG WRIGHT & BRYAN SIMMS, Music in Western Civilization, Volume C : Romanticism to the Present, (CDs)

DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA. Coordenação: Luis Paulo Horta; Editora Zahar, RJ, 1994. GRIFFITHS, Paul - A música moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

Antologia compilada pelo Prof. Dr. Brumbeloe, não publicada. Deutsche Grammophon CD Collection .

*Gravações e partituras adicionais serão fornecidas pelo professor em sala de aula.

Gabinete do Reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, em 5 de dezembro de 2006.

(4)

ANEXO II DA RESOLUÇÃO Nº 151/2006-CEPE/UNICENTRO OFICINA OPTATIVA DE MÚSICA DO SÉCULO XX Período de realização: 1°, 8, 22 e 29 de junho, 5, 6, 7, 26 e 28 de julho de 2006. Carga horária: 51 aulas

I – EMENTA: Estudos das manifestações culturais em suas características: Atonalismo, John Cage, Minimalista, Concreta, Eletrônica, Estocástica e Simbólica, Cromatismo, Assimetria, Futurismo, Serialismo, Ruidismo, Matéria. Algorrítica. Estudo e análise sobre obras e técnicas em seu contexto cultural.

II – OBJETIVOS

1. Abordar as diversas manifestações culturais dentro da chamada música erudita e/ou de informação durante os séculos XX e XXI.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer as características individuais de cada movimento musical da musica erudita contemporânea.

3. Conhecer os diversos métodos de composição utilizados pelos compositores no século XX. 4. Apreciar e analisar obras com conteúdo musical não tradicional.

5. Conhecer e ser capaz de reconhecer um repertório básico da música erudita do século XX III – PROGRAMA

1. Revisão da História da Música Ocidental desde o Canto Gregoriano, Renascimento, Barroco, Período Clássico e Período Romântico.

2. Período Pós-Romântico: Mahler. Dissolução da tonalidade. 3. Cromatismo: Richard Strauss.

4. Impressionismo Francês: Debussy. Poemas Sinfônicos. Música para Ballet. Música para Piano. 5. Música Francesa no período da Primeira Grande Guerra. Neoclassicismo: Ravel.

6. Stravinsky: Ballet Russes. Neoclassicismo Russo.

7. Expressionismo: Schoenberg. Segunda Escola Vienense. Música Atonal/Pantonal. 8. Alban Berg: Opera Expressionista: Wozzek.

9. Música Folclórica. Etnomusicologia. Bartok e Kodaly. 10. Serialismo: Schoenberg e Webern.

11. Música Aleatória. Avant Garde. Indeterminismo. John Cage. 12. Música Eletrônica. Musique Concrete. E. Varese.

13. Minimalismo. Processos musicais. Steve Reich.

14. Técnicas Contemporâneas (extended techniques). Crumb. Berio. Ligeti. Penderecki. Pärt.

15. Música Brasileira no século XX. Villa-Lobos. Guarnieri. Radames Gnatalli. Marlos Nobre. Gilberto Mendes.

IV – METODOLOGIA DE ENSINO

As aulas serão em parte expositivas explicativas, compreendendo apreciação das obras relevantes de cada período e/ou movimento. Os alunos desenvolverão pesquisas bem como apresentarão seminários.

V – FORMAS DE AVALIAÇÃO

(5)

apresentação dos seminários, entrega de trabalho e prova final. (A prova final terá parte escrita e parte que compreende identificação de obras estudadas).

VI – BIBLIOGRAFIA

CRAIG WRIGHT & BRYAN SIMMS, Music in Western Civilization, Volume C : Romanticism to the Present,

DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA. Coordenação: Luis Paulo Horta; Editora Zahar, RJ, 1994. GRIFFITHS, Paul - A música moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

MARIZ, Vasco - História da música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. MASSIN, Jean. Historia da música ocidental. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

*Gravações e partituras adicionais serão fornecidas pelo professor em sala de aula.

Gabinete do Reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, em 5 de dezembro de 2006.

Referências

Documentos relacionados

Depois disso com o advento de governos mais conservadores, sobretudo depois de 2019 com o governo atual, o próprio presidente Bolsonaro encerrou o processo de

que a influência, seja através de lobbying ou de outras técni- cas como a oferta de prendas e hospitalidade, não se tenta exercer apenas sobre o poder político central mas também

Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO - Diretoria de Concursos, DIRCOAV CONCURSO PÚBLICO PARA ADMISSÃO DE PROFESSORES NÃO TITULARES EDITAL Nº 086/2014-DIRCOAV/UNICENTRO..

O tecido ósseo neoformado na interface leito receptor- enxerto exibiu marcação leve e difusa, como observado nos períodos iniciais. Por vezes, foi possível

Carga horária: 8 horas (8h:00m às 12h:00m – 1h:30m Almoço – 13h:30m às 17h:30m) Conteúdo Funções Matemáticas Método ceil Método floor Método max Método min

de colheita indicando que os frutos foram produzidos em sistema de Produção Integrada, a cultivar, data de colheita, responsável pela colheita e contendo código que identifique a

Tecnomet ® é contraindicado para pacientes com alergia ao metotrexato ou a qualquer componente da formulação, para pacientes com psoríase ou artrite reumatoide em que

A Engenharia e o Projeto do Pacote Tec- nológico para o tratamento de efluentes que a Centroprojekt do Brasil está fornecendo para a Celulosa Argentina estão