• Nenhum resultado encontrado

Página 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Página 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

www.meccomeletronica.com

Página 1

1. De acordo com a norma ABNT NBR 5626, durante a realização dos trabalhos de manutenção hidráulica “deve haver constante e cuidadosa atenção para os casos de desperdício ou uso indevido de água”. A instalação hidráulica deve ser inspecionada, de forma geral, pelo menos:

a) Duas vezes ao ano b) Três vezes ao ano c) Uma vez ao ano d) Quatro vezes ao ano e) Uma vez a cada dois anos

2. Mede a pressão do óleo lubrificante no sistema de lubrificação: a) Manômetro

b) Tacômetro c) Amperímetro d) Hodômetro Parcial e) Hodômetro Total

3. Sua viscosidade se adapta a temperatura de funcionamento do motor, atingindo os principais pontos de lubrificação mesmo em temperaturas mais gelidas. Fabricados a partir do depuro do petróleo e indicados para conjunto de motores convencionais seja qual for a cavalaria. Nesse caso tipo de lubrificante descrito foi:

a) Óleo Semi-Sintético b) Óleo Mineral. c) Óleo Sintético. d) Óleo Semi-Mineral.

4. É a força exercida por unidade de área, neste caso a força exercida pelo ar em um determinado ponto da superfície. Essa afirmação se refere à:

a) Pressão atmosferica - Exercida pela superficie terrestre em todas as direções.

b) Pressão atmosférica - É o volume que o ar exerce à superfície da Terra. O seu valor expressa-se em milibar (mB) ou em hectopascal (hp).

c) A pressão atmosférica - É a força exercida pela temperatura de gases da atmosfera sobre uma determinada superfície.

d) A pressão que o peso do ar exerce sobre a superfície da Terra a qual é chamada Pressão Atmosférica, e seu valor depende independe da altitude do local onde é medida.

5. Em um sistema de trabalho hidráulico a luz do manômetro acesa no painel: a) Indica acionamento manual e só deve ser usada quando houver necessidade. b) Indica anomalia de temperatura na bomba de óledo do sistema.

c) Avisa que há algum problema com a devida circulaçao e pressão do fluído. d) Avisa que há algum problema de contaminação do fluído.

e) Indica acionamento remoto e não deve ser usada.

6. Em aplicações com sistemas dotados de com a função de fluxo hidraulico, podemos dizer que essa ação irá:

a) Realizar trabalho.

b) Realizar fluxo de pressão variável.

c) Filtrar impurezas do sistema com filtros adequados.

d) Provocar no sistema velocidades imprecisas, sem ruído e com menor desgaste mecânico. e) Mater conjutos mecânicos sempre lubrificados mesmo em aplicações severas.

(2)

www.meccomeletronica.com

Página 2

7. O óleo lubrificante mineral é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos, não tão desenvolvidos quantos os sintéticos e semissintéticos, embora ainda sejam o produto mais comum e tradicional do mercado. Sobre a aquisição do fluido mineral, marque a alternaativa correta.

a) São fluidos derivados do Petróleo.

b) Produzido a partir da mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos.

c) É um tipo de produto que costuma responder muito bem às chamadas condições severas de uso.

d) Em relação à durabilidade, costumam ter composição química sofisticada, proporcionando

menos oxidação às peças lubrificadas.

8. Sobre as funções do fluido hidráulico, marque as alternaivas corretas.

a) 1º lubrificar as peças moveis, 2º vedar as folgas entre as peças moveis, 3º dissipar o calor. b) 1º registrar energia hidráulica, 2º lubrificar as peças moveis, 3º vedar as folgas entre as peças moveis, 4º dissipar o calor.

c) 1º não dissipar o calor, 2º lubrificar o desgaste de peças moveis, 3º registrar energia hidráulica, 3º minimizar as folgas entre as peças moveis.

d) 1º dissipar o calor, 2º potencializar o desgaste de peças moveis, 3º registrar energia hidráulica, 3º minimizar as folgas entre as peças moveis.

9. Um dos componentes mais importantes nos Sistemas Hidráulicos, o fluido tem características específicas que devem ser obsevados visando um melhor desempenho e evitando problemas ao circuito. Sobre as funções do fluido hidraulico analise as afirmativas abaixo.

I - Dentro do complexo de um circuito hidráulico o fluido é um dos elementos menos vitais, sendo qualquer tipo de área de atuação, industrial, móbil, construção e outros. Ele é o meio de transmissão de energia, um lubrificante, um vedador e um veículo de transferência de calor. II - A viscosidade dos fluidos vem do atrito externo, é a medida de resistência ao fluxo das moléculas de um líquido quando elas deslizam umas sobre as outras.

III - Não há como determinar uma hora exata para a o momento da troca do fluido hidráulico, sempre será necessário uma consulta ao indicado pelo fabricante do equipamento, máquina ou veículo.

IV - Todos os fluidos hidráulicos contém certa quantidade de contaminantes. A necessidade do filtro, no entanto, não é dada a devida importância, pois o acréscimo deste componente particular não aumenta, de forma aparente, a ação da máquina. Entretanto mais de 75% das falhas em sistemas hidráulicos e de lubrificação são devidos ao excesso de contaminação. Está correto o que se afirma em:

a) I e II estão corretas b) III e IV estão corretas c) I somente

d) II somente e) IV somente

(3)

www.meccomeletronica.com

Página 3

10. Um lubrificante pode cessar a sua qualidade no decurso de seu transporte, armazenamento e manuseio, que podem provocar a sua contaminação ou deterioração. Sobre seu armazenamanento analise as afirmativas a seguir.

I - Guardar sempre em recipientes limpos, e protegidos de interperies, manter as tampas dos recipientes sempre fechado.

II - A Contaminação com água provoca a deterioração dos lubrificantes, principalmente alguns tipos de graxas e óleos aditivados. Este tipo de contaminação pode ocorrer através de vasilhames danificados, ou mesmo através do bujão dos tambores e baldes.

III - Impurezas como poeira, areia, fiapos etc.também podem contaminar os lubrificantes. Além de deteriorarem os lubrificantes, podem ainda causar obstrução de tubulações de lubrificação, grimpamento de válvulas de sistemas hidráulicos, e ainda desgaste excessivo das peças, por causa de materiais abrasivos.

IV - A maior parte dos aditivos usados nas graxas ou óleos pode não sofre decomposição quando armazenados por tempo prolongado.

V - É importante manter bem legíveis os rótulos ou marcas das embalagens e reservar um recipiente de distribuição exclusivo para cada tipo de lubrificante, também devidamente marcado.

Marque a alternativa correta. a) I, II, III e V estão corretas b) II e IV estão corretas c) IV e V estão corretas d) IV somente

e) V somente

11. Sobre os efeitos de utilização de um lubrificante semelhante em termos técnicos ou outro com especificações de viscosidade e aditivos diferentes. Analise as afirmativas abaixo.

I - Não devemos mistura diferentes tipos de óleos devido os aditivos reagirem entre si, mudando sua caracteristica.

II - Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas de librificação.

III - Misturar óleos com características bastante parecidas, porém de marcas diferentes, podem apresentar compatíveis semelhantes na aplicação.

IV - O resultado dessa mistura é que os óleos conseguem lubrificar bem os componentes e podem aumentar o periodo de utilização.

V - A principal razão para não completar o nível de lubrificante com um produto diferente é que os aditivos podem não combinar. É como se um aditivo pudesse anular os benefícios de outro ao ser misturado.

Marque a alternativa correta. a) I e IV estão corretas b) II e V estão corretas c) I, II e V estão corretas d) V somente

(4)

www.meccomeletronica.com

Página 4

12. Os sistemas movidos a óleo comumente denominados sistemas hidráulico são considerados a corrente sanguínea das máquinas e equipamentos. De toda forma, o óleo hidráulico é responsável por lubrificar e dar força aos movimentos das peças internas. Por isso, é tão importante apostar em ações de manutenção preditiva para garantir a integridade do sistema de óleo por mais tempo. Dentro desse contexto podemos classificar como contaminante hidráulico:

a) Tudo aquilo que não faz parte integrante de um sistema.

b) É o inverso sinônimo de mais paradas dos equipamentos, comprometimento da vida útil, aumento de gastos com manutenções não planejadas e reposição de novos equipamentos e fluidos.

c) A contaminação por sedimentos ou partículas que pode ser causada por vedações gastas e outras aberturas inadequadas que permitem a entrada de sujeira, areia, pedaços de borracha de componentes, sedimentos de metal etc.

d) A contaminação por partículas também se dá internamente, quando as superfícies dos equipamentos reagem com sedimentos e produtos químicos.

13. A viscosidade é um dos vitais fatores na escolha de um óleo lubrificante, sendo sua determinação influenciada por diversas condições, indique a condição que não diz respeito a viscosidade no processo de lubrificação:

a) Acabamento - quanto melhor o grau de acabamento das peças, menor poderá ser a viscosidade.

b) Pressão- quanto maior for a carga, maior deverá ser a viscosidade para suportá-la e evitar o rompimento da película.

c) Temperatura - como a viscosidade diminui com o aumento da temperatura, para manter uma película lubrificante, quanto maior for a temperatura, maior deverá ser a viscosidade.

d) Folgas- quanto menores forem as folgas, menor deverá ser a viscosidade para que o óleo possa penetrar nelas.

e) Quantidade - maior a quantidade, menor deve ser a viscosidade, pois a formação da película lubrificante é mais fácil.

14. São processados diretamente a partir do refino do petróleo. Indicados para motores convencionais de qualquer cilindrada, e sua viscosidade se ajusta a temperatura do funcionamento do motor, atingindo os vitais pontos de lubrificação mesmo no inverno. O tipo de óleo explicado foi:

a) O Óleo Semi-Sintético b) O Óleo Mineral. c) O Óleo Sintético. d) O Óleo Semi-Mineral.

15. Para as propriedades dos fluidos lubrificantes, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.

I - A viscosidade de um líquido caracteriza a sua resistência ao escoamento. II - Quanto maior a temperatura, menor é a tensão superficial.

III - A lubrificação em peças mecânicas reduz reduzir o atrito e o desgaste mais não é eficiente no resfriamento as partes mecânicas.

IV - Atualmente a lubrificação é fator decisivo no poder de competitividade, sendo uma fonte de ganhos, proporcionando melhorias na performance dos equipamentos e principalmente na redução nos custos de manutenção

a) I e II estão corretas b) I, II e III estão corretas c) I, II e IV estão corretas d) IV somente

(5)

www.meccomeletronica.com

Página 5

16. Estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE) dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante. Gravado no rotulo de fraco emcontramos a indicação SAE 15W50. Essa é relativo à um óleo:

a) Monoviscoso para motores de combustão interna b) Multiviscoso para motores de combustão interna c) Monoviscoso para caixas de mudanças mecânicas d) Multiviscoso para caixas de mudanças mecânicas e) Especificado para transmissões automáticas

17. A maioria das aplicações da Hidráulica na Engenharia diz respeito à utilização de tubos. Tubos são condutos usados para o transporte de fluidos, geralmente de seção transversal circular. Nos problemas de cálculo de tubulações, os principais elementos hidráulicos são, exceto:

a) O diâmetro. b) A perda de carga. c) A pressão. d) A velocidade.

Referências

Documentos relacionados

de comparar o valor de monóxido de carbono no ar exalado (COex) entre indivíduos fumantes e não fumantes, avaliar fatores que influenciam estes valores entre os que fumam e

Obviamente, para não exagerarmos o seu sentido, devemos levar em conta o contexto teórico desta referência de Wundt. Longe de tratar-se de uma pura avaliação da psicologia

Notou-se principalmente: minerais opacos, quartzo, nefelina (Figura 3), hematita, leucita, mica, calcita, zircão, clastos, filete de nefelina e massa felspática.. Figura 2 -

Os resultados encontrados nas formulações que foram adicionadas a torta de coco, mostram que houve aumento em seu valor nutricional em relação a formulação padrão isenta de torta

Na academia, em 2006, na UNESC, foi apresentada a monografia de especialização “A arquitetura como fator de inclusão social para idoso, uma proposta pedagógica para os cursos

Isolantes térmicos pré-moldados de silicato de cálcio ou sílica diatomácea – Determinação da resistência à compressão para placas – Métodos de

são aplicados, incluem metais, óxidos, cerâmicos, vidros, plásticos e madeiras. A preparação antes da aspersão.. é necessária para todas as variações do processo, sendo

Realizou-se estudo do tipo ecológico com o objetivo de investigar o perfil sociodemográfico e epidemiológico, a frequência de casos, os indicadores epidemiológicos