• Nenhum resultado encontrado

68h de treinamento O ENCONTRO. Carga Horária* 24 a 27 de SETEMBRO de 2019 BRASÍLIA/DF. *36h presenciais + 32h de acesso EAD. contreinamentos.com.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "68h de treinamento O ENCONTRO. Carga Horária* 24 a 27 de SETEMBRO de 2019 BRASÍLIA/DF. *36h presenciais + 32h de acesso EAD. contreinamentos.com."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1

contreinamentos.com.br

O ENCONTRO

Nos dias 24 a 27 de setembro de 2019, em Brasília, a Con Treinamentos realizará o VI ENCONTRO NACIONAL DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA, com palestras, oficinas e debates

abordando os principais procedimentos e boas práticas a serem observadas na gestão contratual de obras públicas.

Nesta 6ª edição, a abertura do evento ficará a cargo de Benjamin Zymler, Ministro do TCU, que

proferi-rá palestra sobre a responsabilidade dos fiscais e gestores de contratos à luz da nova Lei de Introdução ao Direito Brasileiro.

Também teremos apresentações e oficinas sobre os mais variados temas de interesse para o púbico

alvo do evento, tal como habilitação de licitantes; elaboração do cronograma físico financeiro; estudos de viabilidade; sustentabilidade de obras públicas; parcerias público-privadas; contratos built to suit; execução de obras com recursos de convênios; e o uso do BIM na fiscalização de obras.

Como grande novidade desta nova edição do encontro teremos a realização de um TALK SHOW sobre

a contratação de obras pela Lei das Estatais e de outro sobre o sempre controverso tema de adita-mentos contratuais de obras públicas. Os debates serão interativos com a plateia e serão conduzidos simultaneamente pelos palestrantes Rafael Jardim, Cláudio Sarian e André Baeta.

O sucesso do VI ENCONTRO NACIONAL DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA depende

de sua inscrição!

24 a 27 de SETEMBRO de 2019 BRASÍLIA/DF

68h

de treinamento

Horária*

*36h presenciais + 32h de acesso EAD

(2)

2

contreinamentos.com.br

Gestores e fiscais de obras; Servidores encarregados da licitação, contratação, recebimento e aprovação de projetos; Membros de comissões de licitação; Procura-dores; Pregoeiros; Comissões de apoio ao pregoeiro; Gerentes de contratos de obras; Projetistas e empre-sas de engenharia consultiva; Advogados; Engenhei-ros; Arquitetos; Construtores; Auditores e servidores de órgãos de controle interno e externo; Gestores pú-blicos em geral; Peritos judiciais; Orçamentistas; Con-cessionárias de serviços públicos; Pregoeiros e mem-bros de comissões de licitação; Servidores públicos e profissionais relacionados com o processo de gestão, planejamento, orçamentação, contratação e execução de empreendimentos de infraestrutura.

PÚBLICO-ALVO

PROGRAMAÇÃO

08h00

Credenciamento

08h30

Abertura - André Baeta – Coordenador técnico

08h45

Palestrante Benjamin Zymler - Ministro do TCU

PALESTRA I - Responsabilização dos Fiscais e Gestores de Contratos Segundo a Nova Lei de Introdução ao Direito Brasileiro. Ementa: A Lei 13.655/2018 alterou a Lei de Introdução às Nor-mas do Direito Brasileiro (LINDB) e trouxe novas diretrizes no que tange à responsabilização dos agentes públicos, com impacto direto nos atos administrativos, em especial, no que se refere às contratações públicas. Seus dispositivos devem provocar mudanças significativas nos atos de decidir, responsabilizar e controlar as aquisições realizadas pelo Estado Brasileiro. As-sim, a presente palestra abordará as esferas de responsabilização; normas diversas, tais como a Lei de Improbidade, a Lei Anticorrupção e a Lei 13.655/2018. Serão também apresentados exames de casos concretos e aspectos polêmicos, tais como: O agente público apenas poderá ser responsabilizado em caso de dolo ou erro grosseiro? Qual o entendimento do TCU sobre a caracterização de erro grosseiro? Como fixar a dosimetria das sanções segundo a nova lei? Qual o impacto do art. 22 da LINDB, que determina que sejam considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor, bem como as exigências das políticas públicas a seu cargo, na interpretação das regras sobre contratação pública? Quais os efeitos da Lei 13.655/2018 em relação ao dever de indenizar o erário? A culpa ou erro grosseiro devem ser considerados para fins de ressarcimento ao cerário?

(3)

3

contreinamentos.com.br

10h45

Intervalo

11h00

Palestrante André Baeta - TCU

PALESTRA II – Pregão para serviços de engenharia: a eterna polêmica

- Como fica a utilização do Pregão para contratação de serviços de engenharia à luz da nova Resolução Confea nº 1.116/2019, que estabelece que as obras e os serviços no âmbito da Engenharia e da Agronomia devem ser classificados como serviços técnicos especializados?

- Conceituação e diferenciação de obra e serviço de engenharia

- Serviços de engenharia “comuns” e “não comuns”

- Que tipos de objeto podem ser contratados por pregão? E pelo Sistema de Registro de Preços?

- Que tipos de serviços de engenharia consultiva podem ser considerados “comuns” para fins de uso de pregão?

12h00

Almoço

13h00

Palestrante André Pachioni Baeta - TCUPALESTRA III - Obras inacabadas: causas da paralisação e medidas que devem ser adotadas para retomar a execução dos empreeendimentos.

15h30

Coffee Break

15h45

CONTINUAÇÃO PALESTRA III

18h00

Encerramento das Palestras

(4)

4

contreinamentos.com.br

08h00

Palestrante André Luís Mendes

PALESTRA IV - Habilitação técnica de Licitantes e Parcelamento do Objeto na Contratação de Obras e Serviços de Engenharia.

Ementa: Habilitação como problema crítico das licitações. Capacidade técnica operacional e profissional. Escolha dos serviços dos quais se exigirão atestados. Definição dos quantitativos a serem exigidos nos atestados. Atestados de serviços usualmente subcontratados. Capacidade técnica de subcontratadas. Somatório de quantidades em atestados para obras. Somatório de quantidades em atestados para serviços de manutenção. Aferição da capacidade técnica em licitação por lotes. Vínculo do responsável técnico com a licitante. Tendência atual do TCU: atestado da obra “como um todo”.

10h15

Intervalo

10h30

CONTINUAÇÃO PALESTRA IV

12h00

Almoço

13h00

Palestrante Rafael Jardim - TCU

PALESTRA V - O Estudo de Viabilidade das Obras Públicas.

Ementa: A legislação e a jurisprudência do TCU são firmes em exigir os estudos de viabilida-de técnica, econômica, financeira e ambiental anteriormente ao início das obras públicas – e mesmo antes do seu projeto! O problema é a ausência de normativo, de doutrina e mesma de literatura sobre o assunto. O que exatamente é exigido e qual o passo a passo para a sua confecção? Como motivar a melhor solução de engenharia a ser desenvolvida no projeto bási-co do empreendimento? Como alavancar resultados e melhorar a governança na bási-contratação de obras utilizando os estudos de viabilidade como ferramenta? Como utilizar os estudos de viabilidade como ferramenta mitigadora de riscos? Todas essas respostas serão desenvolvidas nessa imperdível palestra.

15h30

Coffee Break

15h45

CONTINUAÇÃO PALESTRA V

18h00

Encerramento das Palestras

2º DIA | 25 de Setembro 2019

(5)

5

contreinamentos.com.br

08h00

Palestrante Karine Lilian - TCU

OFICINA I - Fiscalização de Obras Executadas com Recursos de Convênios e Instrumentos Congê-neres.

Ementa: As obras executadas com recursos descentralizados por meio de convênios e instrumentos congêneres possuem diversas particularidades em sua fiscalização, seja por conta dos agentes do órgão repassador dos recursos, seja por conta dos órgãos recebedores. A presente palestra visa apresentar os principais aspectos e entendimentos do TCU que devem ser observados tanto pelos servidores públicos dos órgãos concedentes como dos órgãos convenentes. Serão abordados os seguintes tópicos: Noções gerais sobre a legislação que regem a matéria; Elaboração de um plano de trabalho para instrumentos de repasse; Condições para Celebração de Convênios; Entendimen-tos do TCU sobre a comprovação da boa e regular aplicação dos recursos; ProcedimenEntendimen-tos do órgão concedente para análise das prestações de contas, análise de projetos e planos de trabalho, análises da regularidade fundiária dá área em que será executada a obra, análise do orçamento da obra, vistorias in loco; Procedimentos dos agentes do órgão

executor da obra para a prestação de contas e comprovação física dos serviços executados; De quem é a responsabilidade pela análise e aprovação dos projetos que compõem o objeto convenia-do? do órgão concedente ou do convenente? Quem é responsabilizado quando apurado sobrepre-ço, superfaturamento, deficiência de projetos ou outras irregularidades em obras executadas por convênio? Qual o procedimento para a celebração de aditamentos contratuais em obras realizadas por convênio? o órgão concedente precisa aprovar previamente as alterações de projeto?

Palestrante Elci Pessoa Júnior

OFICINA II - Fiscalização de Obras de Pavimentação Urbana.

Ementa: A relevância da gestão de pavimentos – prioridades e reduções de custos. Medidas preven-tivas, paliativas e definitivas em manutenção de pavimentos, e suas repercussões em auditorias. Recebimento de projetos de Pavimentação Urbana – checagem de aspectos técnicos. Procedimen-tos preliminares para fiscalização de obras de pavimentação urbana. Tópicos relevantes para fisca-lização da etapa de terraplenagem. Tópicos relevantes para fiscafisca-lização da etapa de pavimentação. Tópicos relevantes para fiscalização das etapas de drenagem e sinalização.

10h15

Intervalo

10h30

CONTINUAÇÃO OFICINAS I E II

12h00

Almoço

13h00

Palestrante Rafael Fernandes- TCU

OFICINA IV - Inovações para Obras Públicas - Transparência e Agilidade.

O que é inovação? Classificações para a inovação. Por que inovar na área pública? Como incorporar a inovação nas instituições públicas de engenharia e arquitetura. As tecnologias disponíveis para as obras públicas – Industria 4.0. A inovação nos contratos de obras públicas. A inovação no canteiro de obra. A transparência permitida pelo inovação.

Palestrante Antônio Jorge Leitão

OFICINA V - Como realizar uma contratação Built to Suit?

Ementa: Considerações Iniciais. Marco Legal. As vantagens e desvantagens dos contratos Built

to Suit. Opções de reversão do bem locado para a administração pública. Como definir o valor

justo para o aluguel? Os prazos contratuais estão sijeitos ao limite de 5 anos? Em que situações é possivel a contratação direta? Estruturação da contratação. Jurisprudência do TCU.

(6)

6

contreinamentos.com.br

15h30

Coffee Break

15h45

CONTINUAÇÃO OFICINA IV E V

18h00

Encerramento das Oficinas

4º DIA | 27 de Setembro de 2019

08h00

MUDANDO A CABEÇA

Palestrante Cláudio Sarian Altounian - TCU

PALESTRA VI - Regimes de Execução: Definição, Escolha, Medição e Aditivos

Ementa: a utilização adequada dos regimes de execução sempre foi um desafio para todos os profissionais que cuidam das Obras Públicas, em especial com o surgimento dos novos regimes de contratação integrada e semi-integrada. A palestra tratará de forma detalhada os seis regi-mes de execução existentes nos normativos brasileiros e a melhor maneira de gerenciá-los em função da cada caso concreto. Como escolher? Quais os cuidados na medição? Quais os limites de aditivos para cada um? Quais os cuidados na elaboração do anteprojeto e projeto básico? serão algumas questões a serem tratadas na palestra.

10h15

Intervalo

10h30

CONTINUAÇÃO PALESTRA VI

12h00

Almoço

13h00

Simultâneas:

I- TALK SHOW sobre a Aplicação da Lei das Estatais

Palestrantes André Pachioni Baeta, Cláudio Sarian Altounian e Rafael Jardim

II- Palestrante Paulo Reis

OFICINA III – Fiscalização Administrativa e Trabalhista segundo a IN06/2018.

Ementa: A IN 06/2018 e o contexto de sua edição. Contratação de obras

e serviços de engenharia pela administração direta e indireta. Os regimes

de execução e fiscalização. As características específicas dos regimes de

empreitada por preço global e empreitada por preço unitário. Necessidade

de fiscalização sob os aspectos técnicos e administração. Cumprimento das

obrigações determinadas pela IN 06/2018. Os encargos previdenciários e

a responsabilização solidária da administração. Os encargos trabalhistas

e a responsabilização subsidiária da administração. Atuação específica da

fiscalização administrativa. Entendimentos do TST sobre a responsabilização

do contratante nas obras de engenharia. Posicionamento do TCU.

(7)

7

contreinamentos.com.br

* Programação sujeita a alteração devido a alteração de leis, decretos e entre outros.

15h30

Coffee Break

15h45

TALK SHOW sobre Aditamentos Contratuais em Obras Públicas

Palestrantes André Pachioni Baeta, Cláudio Sarian Altounian, Paulo Reis e Rafael Jardim.

18h00

Entrega dos Certificados e Encerramento do Evento.

CARGA HORÁRIA

36 HORAS + 32HORAS

DE ACESSO EAD

MATERIAL

DIDÁTICO

COMPLETO

04

ALMOÇOS

04

COFFEE

BREAKS

+ 1 LIVRO EXCLUSIVO

COORDENADOR TÉCNICO

ANDRÉ PACHIONI BAETA

André Pachioni Baeta é engenheiro graduado pela Universidade de Brasília. Desde 2004, exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas. Participou, como integrante da equipe de auditoria ou como supervisor da fiscalização, de diversas auditorias de obras públicas. Ocupou por três anos o cargo de direção da divisão encarregada da gestão do conhecimento do TCU em auditoria de obras, bem como do desenvolvimento de métodos e procedimentos relativos ao tema. Área também incumbida de auditar os sistemas referenciais de preços da Administração Pública Federal. Dentre outros trabalhos, foi responsável pela elaboração do Roteiro de Auditoria de Obras Públicas do TCU. Atualmente, exerce a função de Assessor de Ministro do TCU.

É autor ou coautor das seguintes obras:

• Livro “Orçamento e Controle de Preços de Obras Públicas”, publicado pela Editora Pini em 2012.

(8)

8

contreinamentos.com.br

PALESTRANTES

MINISTRO BENJAMIN ZYMLER

Ministro do Tribunal de Contas da União desde 2001, onde ingressou no cargo de Ministro-Subs-tituto em 1998, por meio de concurso público de provas e títulos. Ocupou o cargo de Presidente da Corte de Contas, no Biênio 2011/2012. Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Bra-sília – UnB, com vasta experiência em Direito Administrativo e Direito Constitucional. Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia – IME e em Direito pela Universidade de Brasília – UnB. Ministrou cursos e palestras em diversos institutos, tais como Escola da Ma-gistratura do Distrito Federal e Territórios, Escola da MaMa-gistratura do Trabalho e Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Professor do Centro Universitário de Brasília – UniCeub. É autor das obras “Direito Administrativo e Controle”, “O Controle Externo das Concessões de Serviços Públicos e das Parcerias Público-Privadas”, “Direito Administrativo”, “Política & Direito: uma visão autopoiética”, “Processo Administrativo no Tribunal de Contas da União” e “Regime Diferenciado de Contratação–RDC”, “Lei Anticorrupção – Lei nº 12.846/2013 – Uma Visão do Controle Externo”, “Terceirização – Legislação, Doutrina e Jurisprudência” e “Novo Regime Jurídico de Licitações e Contratos das Empresas Estatais”.

• Livro “RDC – Regime Diferenciado de Contratações Públicas – Aplicado às Licitações de Obras e Serviços de Engenharia”, publicado pela Editora Pini em 2013, atualmente na terceira edição (2016).

• Coautor do Livro “Pareceres de Engenharia”, publicado pelo Clube dos Autores, em 2016. • Coautor do Livro “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance”, 2ª Edição, publicado pela Editora Juspodivm, em 2016.

• Coautor do Livro “Terceirização, Legislação, Doutrina e Jurisprudência”, publicado pela Editora Fórum, editado pela Editora Fórum em 2017, atualmente na segunda edição (2018).

• Coautor do Livro “Novo Regime Jurídico das Licitações e Contratos das Empresas Estatais”, da Editora Fórum (2018).

ANDRÉ LUIZ MENDES

Atualmente é auditor do Tribunal de Contas da União, onde ingressou em 1995, tendo ocupado o cargo de Secretário de Fiscalização de Obras entre 2007 e 2012. Antes, foi Diretor da 1ª Direto-ria Técnica da SecretaDireto-ria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União e titular da SecretaDireto-ria de Engenharia e Serviços de Apoio. Dedicou-se por mais de dez anos às atividades relacionadas à auditoria de obras públicas, tendo realizado diversas auditorias, entre as quais se destaca a avaliação do custo de reprodução do conhecido complexo do TRT/SP. Previamente ao seu in-gresso no TCU, foi Engenheiro Supervisor do Banco Itaú em Brasília, onde trabalhou por mais

(9)

9

contreinamentos.com.br

KARINE LILIAN

MBA em Gestão da Administração Pública, pelo Instituto de Cooperação e Assistência Técni-ca – ICAT. Curso Superior de Direito, pelo Centro Universitário de Brasília – Ceub (Brasília/DF). Participou do Programa de Formação de Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Instituto Serzedello Corrêa do TCU, com duração de 264 horas (Brasília/DF). MAGISTÉ-RIO: Conteudista do curso “Prestação de Contas: Dever do Gestor, Direito da Sociedade”, pro-movido pelo TCU. Instrutora do Instituto Serzedello Correa do TCU. Palestrante e conferencista de cursos nas áreas de licitações e contratos, convênios, processo no TCU e tomada de contas especial. PUBLICAÇÕES: Co-autora dos livros: Licitações & Contratos – Orientações Básicas, edi-tado pelo Tribunal de Contas da União, Terceirização – Legislação, Doutrina e Jurisprudência, editado pela Editora Fórum, e Novo Regime Jurídico de Licitações e Contratos das Empresas Estatais, editado pela editora Fórum. Autora de diferentes artigos.

RAFAEL FERNANDES TEIXEIRA

Possui graduação em Engenharia de Produção Civil e Engenharia de Materiais pela Universida-de FeUniversida-deral Universida-de Santa Catarina. Possui especialização em Direito Ambiental e Urbanismo. É fun-cionário de carreira do Instituto de Meio Ambiente – IMA de Santa Catarina. Atualmente é Coor-denador de Projetos Especiais na Secretaria de Planejamento no Estado de SC, coordenando do LaBIM-SC e é Especialista no Grupo Ad Hoc Compras Governamentais do Comitê Estratégico de BIM do MDIC. E professor de MBA em BIM.

de nove anos gerenciando divisão responsável pelas atividades de manutenção, construção e adaptação de agências em doze estados localizados nas regiões central e norte do Brasil. Antes disso, trabalhou por quatro anos em construtoras de Brasília, administrando obras e elaboran-do orçamentos e cálculo estrutural de edificações. Na área de treinamento, ministra cursos de orçamentação, licitação e gestão contratual de obras públicas desde 1997, pelo Instituto Ser-zedello Corrêa, Fundação Getúlio Vargas e diversas outras instituições, e apresentou trabalhos técnicos no I, III, IV, V, VI e VII SINAOPs – Simpósios Nacionais de Auditoria de Obras Públicas. Foi membro do CONAOP – Comitê Nacional de Auditoria de Obras Públicas, Diretor Executivo e Presidente do Conselho Deliberativo do IBRAOP – Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas. Possui diversos artigos técnicos publicados na Revista do TCU, na Revista Capital Pú-blico e na Revista Construção e Mercado e é autor do livro Aspectos Polêmicos de Licitações e Contratos de Obras Públicas (Ed. Pini, 2013).

ELCI PESSOA JUNIOR

Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, pós-graduado em Au-ditoria de Obras Públicas pela Universidade Federal de Pernambuco e bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito do Recife, também da UFPE. Antes de ingressar no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, em 1995, foi engenheiro rodoviário pela Construtora Queiroz Galvão S/A. Desde então é também instrutor, pela Escola de Contas Professor Barreto Guimarães, de diversos cursos relacionados a obras públicas, especialmente obras rodoviárias. É ainda, desde

(10)

10

contreinamentos.com.br

CLÁUDIO SARIAN ALTOUNIAN

Autor dos livros OBRAS PÚBLICAS: LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO (Editora Fórum, 2016, 5ª edição) e coautor dos livros RDC NA PRÁTICA E A CONTRATAÇÃO IN-TEGRADA (Editora Fórum, 2015, 2ª edição), GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTA-DOS (Editora Fórum, 2017, 1ª edição) E GOVERNANÇA PÚBLICA: O DESAFIO DO BRASIL (Editora Fórum, 2016, 2ª edição). Dirigente do TCU há 17 anos, tendo atuado como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União – Secob por oito anos. Ocupou também a titu-laridade da Secretaria de Planejamento e Gestão, da 7ª Secretaria de Controle Externo e da As-sessoria Parlamentar do TCU. Foi coordenador, no âmbito do TCU, de grupos responsáveis pela elaboração de “Manual de Tomada e Prestação de Contas Anuais”, “Manual de Tomada de Con-tas Especial”, e “Metodologia para apuração de sobrepreço em obras públicas”. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP e em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF, e pós graduado nas áreas de Administração de Em-presas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e de Auditoria de Obras Públicas pela Universidade de Brasília – UnB. Atuou, por mais de dez anos, no setor privado como engenheiro responsável pela execução, planejamento e orçamento de prédios residenciais, shopping centers, obras in-dustriais e rodoviárias. Professor de cursos na área de obras públicas: “Licitação e Contratação”; “Gerenciamento de Contratos”; “Avaliação e Orçamento” e “Auditoria” e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais relativos a temas ligados a obras públicas e a meio ambiente. 2012, consultor técnico da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (SECOPA-MT), para obras de mobilidade urbana, inclusive construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Mi-nistra cursos voltados à especialização de engenheiros, auditores e servidores que atuam em obras públicas, já havendo lecionado para grupos de profissionais de Moçambique e de diver-sos Estados brasileiros, como: Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. É autor do Livro “Manual de Obras Rodoviárias e Pavimentação Urbana – execução e fiscalização”, da Editora PINI. É co-autor do livro “Auditoria de Engenharia, uma contribuição do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco” e autor de diversos artigos publicados em Enaops e Sinaops (Encontros Técnicos e Simpósios relacionados à Auditoria de Obras Públicas), bem como em Congressos da Atricon, Fenacontas e Instituto IDHEA. Elaborou o Manual de Procedimentos para Auditoria em Obras Rodoviárias do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e coordenou a elaboração do Manual de Procedimentos para Auditoria em Obras de Edificações daquele mesmo Tribunal. Foi o coordenador/relator da Orientação Técnica do Ibraop que disciplina as garantias quinque-nais de obras públicas (OT-IBR 003/2011). É o coordenador/relator do Grupo de trabalho que elabora.

ANTÔNIO JORGE LEITÃO

Autor do Livro “Obras Públicas: Artimanhas & Conluios”, 5º edição, editora LEUD, São Paulo. Mestre em Economia para Empresas (UCB), Especialista em Matemática (UNB), Especialista em Administração Financeira (UDF) e Engenheiro (UNIUBE) Civil. Jorge Leitão é Analista Judiciário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Atuou, também, no Ministério Público do Distrito

(11)

11

contreinamentos.com.br

Federal e Territórios e no Tribunal Superior Eleitoral, dentre outros órgãos públicos. Teve ex-periência de oito anos na iniciativa privada como sócio-diretor de empresa de engenharia na área de obras públicas. Há que se destacar, ainda, os créditos internacionais do autor, com duas grandes experiências profissionais: a primeira como membro da comitiva brasileira selecionada para participar do plebiscito para independência do Timor Leste (com treinamento em Darwin na Austrália), em 1999, pela ONU, e a última como convidado do Governo da República Popular da China, para participar do curso Clean Energy for Developing Countries, em 2009, nas cidades de Pequim, Chengdu e Shanghai.

RAFAEL JARDIM

Auditor Federal de Controle Externo, é o atual Secretário de Fiscalização de Bancos e Fundos de Pensão do TCU e Ex-Secretário de Combate a Corrupção daquela Corte. Coautor dos livros “Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU” – 4ª Edição, “O RDC e a Contratação Inte-grada na prática” , “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance” e “O Controle da Administração Pública na Era Digital”. No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, unidade responsável pela condução dos processos re-lacionados à Operação Lava Jato. Foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e também de Fiscalização de Obras de Energia. Coordenou as fiscalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de 2014. Na área de combate à corrupção e integridade, palestrou em eventos internacionais da ONU, OCDE, além de treinamentos para auditores das Controladorias Gerais de diversos países na América Latina. Palestrante e conferencista em temas afetos à engenharia de custos para o setor público, ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), Com-pliance, Integridade e a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia. Formado em engenharia civil pela Universidade de Brasília, trabalhou por mais de dez anos na coordenação de projetos e execução de obras na iniciativa privada.

PAULO REIS

Engenheiro Civil e advogado, com mais de 47 anos de experiência na administração pública, onde exerceu cargos de Diretor de Departamento de Engenharia, Diretor-Geral de Tribunal Eleitoral, Assessor Especial da Presidência de Tribunal de Justiça, Coordenador de Controle In-terno, Presidente de Comissão de Licitação e Pregoeiro, entre outros. É Professor aposentado da Universidade Federal do Pará. Colaborador das principais publicações especializadas sobre licitações e contratos, é autor do livro “Obras Públicas – Manual de Planejamento, Licitação e Fiscalização” (Editora Fórum, 2018, 1ª Edição) e coautor dos livros “Licitações Públicas”, “101 Dicas Sobre o Pregão” e “Lei das Empresas Estatais – Responsabilidade Empresarial e o Impacto para o Desenvolvimento Econômico Nacional”. Participou de diversos eventos sobre o assunto relativo a obras públicas, em todos os estados brasileiros.

(12)

12

contreinamentos.com.br

MATERIAL INCLUSO

Material de Apoio - Con Treinamentos (pasta, caneta, lapiseira, marca texto e bloco); Material Didático Exclusivo;

Certificado com Registro em Cartório;

04 (quatro) coffee breaks e 04 (quatro) almoços;

- A CON treinamentos oferece propostas personalizadas para capacitação de grupos e equipes. - Entre em contato com nossas consultoras.

R$

3.990,00

(Três mil, novecentos e noventa reais)

A cada

4 inscrições nesse encontro, efetuadas pelo mesmo órgão e

vinculadas a mesma fonte pagadora, a Con Treinamentos concederá

cortesia para uma quinta inscrição.

INVESTIMENTO

DATA E LOCAL

WINDSOR PLAZA BRASÍLIA HOTEL

SHS Qd.5 Bl “H” – Brasília/DF – Asa Sul CEP: 70322-914 Tel: (61) 3319-4966 / 3322-4545 – Fax: (61) 3322-4949

*Consultar condições tarifárias diretamente com o Hotel.

(13)

13

contreinamentos.com.br

A inscrição poderá ser efetuada pelo telefone (41) 3376-3967, através do e-mail contato@contreinamentos.com.br ou pelo nosso site www.contreinamentos.com.br.

O pagamento deverá ser realizado em nome de ConnectON Marketing de Eventos Ltda, CNPJ 13.859.951/0001-62 nos seguintes bancos:

Banco nº 237

Ag. 3200 - C/C 7760-7

Banco nº 001

Ag. 3041-4 C/C 125.211-9

INSCRIÇÃO E PAGAMENTO

Se preferir entre em contato com nossa

central de relacionamento:

(41)

9 9514-1110

Central de

Relacionamento:

(41)

3376-3967

contato@contreinamentos.com.br

Acompanhe nossas Redes Sociais:

Referências

Documentos relacionados

No livro básico de Reinos de Ferro RPG as munições são divididas em 4 tipos: leve, pesada, de carga e de escopeta. Além disso, elas podem ser revestidas de

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões