• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. O ESPORTE SEM CORES. Uma Perspectiva para a desconstrução do racismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. O ESPORTE SEM CORES. Uma Perspectiva para a desconstrução do racismo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

O ESPORTE SEM CORES.

Uma Perspectiva para a desconstrução do racismo

Uberaba 2011

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

O ESPORTE SEM CORES.

Uma Perspectiva para a desconstrução do racismo

Subprojeto do PIBID - História da Universidade Federal do Triangulo Mineiro a ser desenvolvido na Escola Municipal Monteiro Lobato, sob orientação do Professor Vinicius Borges e Coordenação do Professor Dr. Flávio Saldanha.

Uberaba 2011

(3)

BOLSISTAS PIBID Alexandre Soares Amanda Rosa Silva Cássia Ayer Miranda Giovanni Maciel Marques Karine Batista

Larissa Nogueira

Roberto Luis Silva Brandi Rodrigo Teles

Taline Saueressig Vinicius Prado Almeida

SUPERVISOR

Prof. Vinícius Borges de Andrade

Escola Municipal Monteiro Lobato - SEMEC Uberaba/MG

COORDENADOR DO SUBPROJETO Prof. Dr. Flávio Saldanha

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM Uberaba/MG

(4)

Tema: Desconstrução do racismo

Apresentação

O projeto será desenvolvido com as turmas do 6º ano do ensino básico da Escola Municipal Monteiro Lobato, entre os meses de Outubro e Dezembro de 2011. Serão realizados ao todo sete encontros com os alunos na escola, além dos encontros com o coordenador do projeto na UFTM.

A cada quinze dias será realizado um encontro entre os bolsistas e os alunos, no contra turno escolar, para discussão e elaboração do material a ser apresentado na culminância do projeto.

Visando obedecer às necessidades do calendário escolar da prefeitura de Uberaba que contempla as comemorações sobre o dia da consciência negra, o grupo optou por adaptar um eixo temático que seria utilizado para outros fins e desenvolver o projeto no primeiro semestre de 2011, obedecendo às diretrizes previamente definidas pela secretaria de educação do município de Uberaba juntamente com a direção da escola.

Sendo assim o presente projeto apresenta a possibilidade de intervenção no debate sobre valores sociais, éticos e morais junto aos alunos do ensino básico 2 (dois) da Escola Municipal Monteiro Lobato, através de uma proposta pautada no debate e reflexão da importância histórica dos negros para a construção da sociedade brasileira em suas mais diversas dimensões.

Essa proposta se pauta pela busca da desconstrução de uma visão predominante em nossa sociedade sobre o papel dado ao negro em todas as suas dimensões, sejam elas políticas, sociais ou culturais.

É notório o envolvimento e as lutas dos movimentos sociais, em especifico o movimento negro, com projetos que buscam justamente combater uma visão minimalista da sociedade brasileira na qual o papel do negro merece raro destaque positivo no que se refere ao seu protagonismo em algumas áreas do esporte. Pois Bem, o projeto visa, justamente, utilizar dessa premissa para extenuar outros ramos da sociedade em que o destaque das populações negras é notório, porém não valorizado por diversos motivos.

(5)

Com isso o projeto visa inicialmente utilizar métodos que chamem a atenção dos alunos com o esporte para o debate sobre a importante contribuição da etnia de matriz africana para a construção e desenvolvimento da sociedade brasileira. Para que a proposta do projeto não seja contraditória com os objetivos estabelecidos pela sua própria essência o grupo entende e também ressalta a importância de que o debate não foque apenas uma discussão sobre o esporte, mas sim ao utilizar-se do mesmo ressalte diferentes frentes em que o destaque das populações negras historicamente se fez presente no Brasil, como a literatura, as artes, a música e a política.

Objetivo Geral

Esse projeto tem por objetivo utilizar da premissa do esporte para propor uma desconstrução do racismo, do olhar pré-estabelecido pela sociedade para o negro, bem como extenuar outros ramos da sociedade em que o destaque das populações negras é notório, porém não valorizado por diversos motivos.

Objetivos Específicos

Analisar junto aos alunos os seguintes temas:

• Que não há um lugar pré-determinado ao negro, que essa visão é uma construção histórica que por sua vez precisa ser desnaturalizada;

• A inserção do negro na sociedade

• O acesso do negro ao trabalho e à educação;

• O destaque dos negros em várias áreas que não somente o esporte.

Justificativa

O ensino de historia é de profunda importância para o desenvolvimento de uma reflexão crítica nos estudantes, essa capacidade crítica propicia um maior aproveitamento do papel de cada individuo na construção de uma sociedade democrática e plural, pautada na articulação dos membros que a integram para o pleno exercício da cidadania. A escola, pelo papel social que desempenha, é um local de intensa troca de experiências e reflexões sobre a sociedade. Sendo o local ideal para a formação do caráter de princípios éticos e sociais necessários ao indivíduo em sua integração com o meio em que vive.

(6)

A questão do desrespeito a diversidade étnica se apresenta em nossa sociedade atual e tem um profundo impacto nas relações entre os indivíduos que a compõem, como também no projeto de democracia que buscamos desenvolver. Essas referências são encontradas nas mais diversas formas de relações que compõem o tecido social. Seja no reconhecimento do papel de um afro-descendente na construção da nossa sociedade, ou mesmo o papel que lhe cabe nessa mesma sociedade.

Diante do exposto, torna-se então necessário que busquemos ressaltar de forma pedagógica a importância das etnias negras na construção da uma nação plural e multi-étnica como a nossa.

Metodologia

Os 10 (dez) bolsistas envolvidos serão divididos em três grupos, no qual cada grupo ficará responsável por uma sala, ambos trabalhando com o sexto ano; sendo assim, teremos: um subgrupo composto por 3 (três) bolsistas, Giovanni Maciel Marques, Karine Costa Batista, Rodrigo Teles responsáveis pelo 6° ano A, um subgrupo de 4(quatro) bolsistas, Taline Rafaela Saueressig, Cassia Ayer Miranda, Roberto Luis da Silva Brandi, Vinicius Prado Almeida responsáveis pelo 6º ano B e por fim outro subgrupo composto por 3 (três) bolsistas, Alexandre Soares, Amanda Rosa e Larissa Nogueira responsáveis pelo 6° ano C.

Concomitante a atuação em sala, organizaremos um blog, no qual serão postadas informações sobre o projeto, bem como produções dos alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato. Também será realizado, ao final de cada semestre um jornal, no qual esses bolsistas apresentarão os resultados paralelos do projeto, abarcando produções dos bolsistas, bem como dos alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato.

Como culminação final do projeto, em parceria com o projeto já proposto pelo calendário da Escola, será elaborada um evento abordando o tema “Consciência Negra”. Este contará com a presença de Djalma Santos, ex-jogador de futebol que reside em Uberaba, abordando sobre uma das vertentes apontadas no projeto, bem como, como a apresentação dos trabalhos e atividades realizadas pelos alunos.

Cronograma

(7)

 07/10/2011: Apresentação dos bolsistas assim como dos alunos dos 6° anos A, B e C; Finalidade de conhecermos um pouco destes, bem como sabermos quais os principais pontos, as particularidades, ainda que superficiais de cada turma.

 14/10/2011: Trabalhar com jogo de imagens para ver como esses alunos se concebe e também como percebem as diferenças e preferências pelo branco ou o negro (RACISMO). (Será desenvolvida uma dinâmica, similar a um dominó, no qual o aluno terá de encaixar a profissão a um bonequinho, simbolizando as etnias brancas ou negras.)

 21/10/2011: Trabalhar a proposta partindo da premissa da mãe - África, com as turmas.

Novembro

 04/11/2011- Desenvolver um dos eixos do esporte, escolhido pela turma para, partindo deste, alcançar os objetivos do projeto. Trabalhar a história do Esporte.

 11/11/2011 – Desenvolver a inserção do negro no esporte escolhido (no Brasil) e como esse se destacou.

 18/11/2011 – Desconstruir o lugar do negro, mostrar os vários personagens negros de destaque na História brasileira, nos mais variados níveis, levando o aluno a perceber sua própria capacidade de desenvolvimento e sua ação na sociedade em que esta inserida.

 25/11/2011 – Culminação da primeira etapa do projeto. Apresentação dos trabalhos (mural, manifestações artísticas) e Palestra de Djalma Santos.

Dezembro

 02/12/2011 – Apresentação dos resultados do projeto no Campus da UFTM

(8)

Avaliação

A avaliação ocorrerá concomitantemente à execução do projeto, os bolsistas elaborarão um “diário de campo” onde descreverão o andamento do projeto em suas turmas.

Ao final do semestre, os bolsistas farão uma exposição de suas atividades no Campus da UFTM junto ao Coordenador prof. Dr. Flávio Saldanha e demais coordenadores do PIBID na Universidade.

Fontes Bibliográficas

FAZENDA, Ivani Catarina A. Projeto individual na parceira com os teóricos. In: Interdisciplinaridade: um projeto em Parceria. 6ª Ed. São Paulo: Loyola, 2007, p. 21-44.

FONSECA, Selva Guimarães. Interdisciplinaridade, transversalidade e ensino de História. In: Didática e prática de ensino de História. Campinas: Papirus, 2003, p. 99-108.

FONSECA, Selva Guimarães. Projetos de trabalho: teoria e prática. In: Didática e prática de ensino de História. Campinas: Papirus, 2003, p. 109-116.

FONSECA, Selva Guimarães. A pesquisa e a produção de conhecimentos em sala de aula. In: Didática e prática de ensino de História. Campinas: Papirus, 2003, p. 99-108.

HERNÁDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: A organização do currículo por projetos de trabalho. 5ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998, p.61-84.

Referências

Documentos relacionados

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

177 Em relação às funções sintáticas desempenhadas pelas estruturas inalienáveis, da mesma forma como acontece para os tipos de estruturas inalienáveis, é curioso o fato de que,

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Objetivos Específicos  Determinar os parâmetros cinéticos de estabilidade térmica do fármaco sinvastatina através dos dados termogravimétricos dinâmicos e isotérmicos; 