• Nenhum resultado encontrado

Apoio: Coordenação de Extensão da FAU Coordenação da Praia Vermelha/ Prefeitura Universitária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apoio: Coordenação de Extensão da FAU Coordenação da Praia Vermelha/ Prefeitura Universitária"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Oficina Arquitetura da Paisagem

Revitalização Paisagística e Funcional dos Pátios Internos do Palácio

Universitário

Campus da Praia Vermelha - UFRJ

...

Promoção:

Instituto de Economia

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Apoio:

Coordenação de Extensão da FAU

Coordenação da Praia Vermelha/ Prefeitura Universitária

Comissão Organizadora:

Prof. Vera Tângari - FAU Prof. João Carlos Ferraz - IE Marisa Hoirisch, Prefeitura UFRJ

Professores responsáveis:

Vera Regina Tângari Mario Ceniquel

Colaboradores:

Alunos do PROARQ-Programa de Mestrado em Arquitetura :

Maria Cristina Coelho Duarte Valci Rubens Oliveira de andrade Marcos Zannetti London

Antos Venturi

Carmen Mouro Ponte

PROGRAMA: 1.CRONOGRAMA

23/4 -10:00h- Palestras de Abertura: “Apresentação o Palácio Universitário e do DCE” Local: Auditório Pedro Calmon - Fórum de Ciência e Cultura

-14:00h - Visita guiada aos pátios internos do Palácio

24 a 27/04 - 13:30 às 16:30 h: Aulas expositivas e ateliês c/ professores e colaboradores. Local: Salas 513 e 511 no prédio da FAU

Aulas expositivas: 13:30 às 14:30 h Ateliês: 14:30 às 16:30 h

2 a 4/5- 13:30 às 16:30 h: Ateliês c/ professores e colaboradores Local: Salas 513 e 511 no prédio da FAU

08/05 - Entrega dos trabalhos

09 a 14/5 - Julgamento e montagem da exposição dos trabalhos Local: Palácio Universitário

Levantamentos de dados complementares deverão ser feitos pelas equipes em horários que não concidam com os estabelecidos acima para aulas e ateliês.

(2)

2.OBJETIVOS

A Oficina objetiva desenvolver e selecionar idéias para projetos de intervenção visando a revitalização paisagística e funcional dos Pátios Internos do Palácio Universitário.

Essa Oficina será desenvolvida como atividade acadêmica incluída na Programação da Semana de Eventos e Visitas Técnicas, conforme calendário da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Resultará na seleção de 1 trabalho, dentre os desenvolvidos pelos participantes, para ser desenvolvido, por meio de concessão de bolsas de estudos pelo Instituto de Economia. com a orientação dos professores responsáveis pela Oficina e sob a supervisão da Coordenação de Extensão da FAU.

3.INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas a equipes de, no máximo, 3 (três) alunos de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em condição de matrícula aberta e regular na Faculdade, que já tenham cursado a disciplina Paisagismo 1.

A assinatura da Ficha de Inscrição por parte dos alunos componentes das equipes, a ser fornecida no primeiro dia da Oficina, formaliza a aceitação do presente programa.

4.CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

As inscrições serão sempre por equipe, feitas por alunos regularmente matriculados na graduação, sendo que as equipes serão coordenados e orientadas pelos professores responsáveis pela coordenação e desenvolvimento da Oficina.

Cada aluno inscrito poderá participar de apenas uma equipe e cada equipe inscrita poderá desenvolver apenas um trabalho.

5. MATERIAL

No ato de inscrição, no primeiro dia Oficina, será entregue a cada equipe: a) uma cópia do programa e anexos;

b) Ficha de Inscrição;

Serão disponibilizados para as equipes inscritas os arquivos digitalizados com desenhos existentes do Palácio Universitário, a serem fornecidos pela Prefeitura da UFRJ e Instituto de Economia, e as fotos realizadas pela FAU para a montagem da Oficina.

6. PRAZO DE ENTREGA

Os trabalhos finais deverão ser entregues pessoalmente pelas equipes concorrentes impreterivelmente no dia 8 de maio de 2001, 3a eira, até às 16:00 horas, na Coordenação

de Extensão, no 2o andar do Edifício da FAU.

Os trabalhos serão analisados na FAU e posteriormente encaminhados à Coordenação da Praia Vermelha, Prefeitura Universitária e ao Instituto de Economia, que procederão à exposição pública dos mesmos, no Palácio Universitário.

O processo de julgamento e a divulgação do resultado são de responsabilidade da Comissão Organizadora e dos Promotores da Oficina. A cerimônia de encerramento, a cargo da Coordenação da Praia Vermelha, Prefeitura Universitária e ao Instituto de Economia, ocorrerá em local e horário a serem divulgados na abertura da Oficina, dia 23/4.

7. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO SELECIONADO

Dentre as equipes inscritas, será selecionado o trabalho que melhor atender, na opinião da Comissão Julgadora, aos requisitos propostos na Oficina, e terá o apoio do Instituto de Economia para seu desenvolvimento a nível de projeto executivo, sob a forma de concessão

(3)

de até 1 bolsa de estudos de graduação, no valor de R$ 240,00, para cada integrante da equipe, por um período máximo de 3 meses.

O projeto selecionado será elaborado com a orientação dos professores da FAU, responsáveis pela Oficina, e colaboradores, sob a supervisão da Coordenação de Extensão.

8. ENTREGA DOS TRABALHOS

Os trabalhos serão recebidos pela funcionária Rita Cristina Patrício Menezes, na Coordenação de Extensão da FAU. Às 16:00 horas do dia 8 de maio de 2001 será lavrado protocolo com a relação dos trabalhos entregues, que será assinado pela Professora Vera Regina Tângari e pela Prof. Maria Angela Dias, diretora da FAU. O protocolo acompanhará os trabalhos que deverão ser entregues no mesmo dia à Comissão Julgadora.

9. COMISSÃO JULGADORA E CONSULTORIA

A Comissão Julgadora terá a composição definida em conjunto pelas Direções da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Instituto de Economia, sendo composta por:

-1 representante da FAU

-1 representante do Instituto de Economia -1 representante do Fórum Universitário

-1 representante da Prefeitura do Campus da Praia Vermelha -1 representante da FUJB

-1 representante do IPHAN/DEPROT -1 convidado externo à UFRJ

As sessões de julgamento acontecerão na FAU em data e local estabelecidos pelos Promotores.

A consultora da Oficina é a arquiteta Marisa Hoirisch, responsável institucional pelo Palácio Universitário.

10. APRESENTAÇÃO

Os trabalhos serão entregues em no máximo 4(quatro) pranchas tamanho 50 x 70 cm, coladas em base semi-rígida leve, obedecendo o padrão da folha apresentado em anexo. A apresentação é livre, sendo permitido qualquer meio gráfico de expressão, uso de cor, desenhos e textos a mão livre ou digitados, fotografias, montagens fotográficas, etc. buscando-se sempre a maior clareza na apresentação das propostas.

As pranchas deverão ser encaminhadas em envelopes de papel pardo e sobre o invólucro deverá ser colada a cópia da ficha de inscrição da equipe.

11. EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS

Após o julgamento e liberação dos desenhos pelos Promotores da Oficina, será organizada exposição itinerante, sendo que o 1o. local de sua montagem será na FAU, em data e local a

ser divulgado pela Coordenação de Extensão.

12. VISITA AO PALÁCIO UNIVERSITÁRIO

Caberá às equipes a realização de levantamento complementar dos pátios internos, objeto das intervenções. A visita oficial, obrigatória para as equipes inscritas, será realizada no dia 23 de abril, a partir das 14:00 h, após a aula de Apresentação e será guiada pelos Promotores da Oficina .

(4)

13. CERTIFICADOS

Serão fornecidos certificados de participação para as equipes participantes, colaboradores, professores responsáveis e membros integrantes da Comissão Julgadora.

Aos alunos integrantes das equipes é necessária a frequência mínima de 75% nas atividades previstas na Oficina, sendo obrigatória a presença no primeiro dia da Oficina, onde serão confirmadas as inscrições.

Anexos ao Edital:

ANEXO I – CÓPIA DO INVENTÁRIO BOTÂNICO (cópia xerox em anexo) ANEXO II - CRITÉRIOS DE INTERVENÇÃO

(5)

ANEXO II - CRITÉRIOS DE INTERVENÇÃO

a)Criação de mecanismos de revitalização dos pátios que permitam utilização mais intensa e maior integração entre os usuários: corpo docente, discente e administrativo. Para tal as equipes deverão realizar pesquisas junto aos usuários do Palácio visando a definir o perfil funcional e o programa para os espaços dos pátios.

b)Compatibilização de usos existentes e propostos com o tratamento paisagístico dos pátios, no tocante à vegetação, revestimentos de pisos, escadas e acessos, mobiliário, equipamentos e iluminação, tendo em vista, além dos aspectos acima, condições físicas, ambientais e de acessibilidade desejáveis.

c)Observação quanto aos aspectos históricos e arquitetônicos do Palácio Universitário.

d)Observação de orientações existentes do DEPROT/IPHAN para projetos de intervenção arquitetônico e/ou paisagística para os pátios internos.

e)Observação quanto ao plantio vegetal existente, tendo em vista o inventário botânico das espécies cuja cópia segue em anexo.

f)Viabilidade de execução das propostas de intervenção, propondo, quando cabível, faseamento de sua implantação.

(6)

ANEXO III – PADRÃO DA PRANCHA DE DESENHO FORMATO: H=50 cm, L= 70 cm

- QUADRÍCULA SUPERIOR DIREITA

DIMENSÕES: 30 x 30 mm

DISTÂNCIA DAS MARGENS: 15 mm

CAMPO RESERVADO PARA A COMISSÃO JULGADORA

- QUADRÍCULA INFERIOR DIREITA

DIMENSÕES: 30 x 30 mm

DISTÂNCIA DAS MARGENS: 15 mm

CAMPO RESERVADO PARA OS CONCORRENTES NUMERAREM A SEQUÊNCIA DOS PAINÉIS

Exemplo: ¼ , caso seja o primeiro painel de ma série de quatro

………

Título dos painéis:

Fonte Arial –48: Caixa alta para título principal:

REVITALIZAÇÃO PAISAGÍSTICA E FUNCIONAL DOS PÁTIOS

INTERNOS DO PALÁCIO UNIVERSITÁRIO -

CAMPUS DA PRAIA VERMELHA/UFRJ

Fonte Arial - 36 : Caixa alta e baixa para títulos secundários:

Referências

Documentos relacionados

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

FACEX - Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN. Vagas Carga Horária e Horário Coordenação Responsável Valor para Participante externo Valor para Aluno UNIFACEX

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Nesta nota técnica, pesquisadores do Climate Policy Initiative/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CPI/ PUC-Rio) analisam a tramitação legislativa do projeto da

Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar o papel de citocinas pró-inflamatórias e reguladoras, bem como a influência de polimorfismos em genes de citocinas, em

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação