• Nenhum resultado encontrado

1. ENTRADA DE ESTOQUE MANUAL ENTRADA POR XML...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. ENTRADA DE ESTOQUE MANUAL ENTRADA POR XML..."

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

(2)

Sumário

1. ENTRADA DE ESTOQUE MANUAL ... 3

2. ENTRADA POR XML ... 7

ENTRADA POR CONSULTA DE XML NO GOVERNO ... 8

ENTRADA ATRAVES DA CHAVE DE ACESSO ... 11

ENTRADA ATRAVES DO ARQUIVO XML ... 12

3. MANIFESTO DAS OPERAÇÕES ... 22

4. GERANDO FINANCEIRO (CONTAS A PAGAR) ... 24

5. ENTRADA DE ESTOQUE SEM NOTA FISCAL... 26

6. CONFERENCIA E CORREÇÃO DE ESTOQUE (INVENTARIO DE ESTOQUE) ... 28

7. TROCA DE ESTOQUE ... 30

8. RECEITA DE PRODUÇÃO ... 31

(3)

ENTRADA DE ESTOQUE COM NOTA FISCAL

Para darmos entrada nas notas no SoftenSIEM primeiro clicamos na seta ao lado do botão

ENTRADA:

Depois em ENTRADA DE NOTA:

Entrada Manual

(4)

Preencha todos os campos em AMARELO da aba DADOS PRINCIPAIS, com os dados da sua nota de compra.

Va para a aba de PRODUTOS E SERVIÇOS, localize os itens de compra colocando a CFOP de entrada a quantidade do item e seu valor unitário.

Se você adquiriu o item em caixa e vende o mesmo por UNIDADE ou PEÇA coloque no campo

QT. CAIXA quantas caixas do mesmo adquiriu, assim o sistema multiplica a quantidade final.

(5)

Depois de inserido todos os itens de compra clique na aba de TOTAIS E IMPOSTOS para conferir os valores totais de impostos e valor final da nota.

Por fim clique na aba de PAGAMENTOS para lançar o financeiro dessa compra, clique no botão

(6)

Vai abrir a tela para lançar o financeiro, nela voce preenchera a QUANT. PARCELAS, CARTEIRA e PLANO DE CONTAS. Para finalizar clique em CONFIRMAR.

(7)

Entrada por XML

Para importar a Nota Fiscal de compra por XML clique em IMPORTAR NFE:

Neste momento aparecerá uma tela para a escolha do certificado digital, escolha o certificado referente à empresa que você esta usando no sistema:

(8)

1 - Clicar no botão CONSULTA GOVERNO, Vale lembrar que o sistema do governo só nos permite consultar as notas dos últimos 30 dias.

Na tela de aviso clique no botão OK e aguarde a. A consulta poderá demorar alguns minutos dependendo da quantidade de notas adquiridas no período.

(9)

Após terminar a consulta de notas, selecione o período e clique em localizar, assim abrirá uma listagem com as notas encontradas naquele período.

(10)

Em seguida clique no botão CIÊNCIA/ DOWLOAD XML para baixar todos os xmls das notas selecionadas.

Após os XMLs baixados a mensagem CONCLUIDO COM SUCESSO! Aparecerá, o que significa que todas as notas selecionadas tiveram seus XMLs baixados.

(11)

2 – Existe também a opção de importar a Nota Fiscal apenas pela CHAVE DE ACESSO, basta clicar no botão circulado abaixo:

Na tela seguinte você pode digitar a chave de acesso, ou se preferir pode ler o código de barras da nota fiscal (quando documento em mãos) com um leitor de código de barras, e clicar no botão importar,

(12)

Após este passo, selecione as notas e clique em Ciência/Download

3 – Por fim, existe a opção de importar MANUALMENTE O XML, sem a necessidade da consulta com o governo, neste caso clique no botão Importar arquivo XML

(13)

Buscar a mesma no local que você a tenha salvo, no exemplo salvamos na área de trabalho, selecione-a e clique em ABRIR:

Independente da opção escolhida para captura dos dados da nota fiscal, ambas seguem o mesmo processo de inserção no SoftenSIEM, basta seguir os passos a baixo:

(14)

Clique em cima da nota que deseja dar a entrada e clique em Importar NFe no SIEM

(15)

O sistema listará todos os produtos que você adquiriu na Nota Fiscal, conforme o exemplo a seguir. Caso você já tenha esses itens cadastrados, você deve clicar no botão CONSULTA PRODUTO e localizar o item correspondente dentro do SoftenSIEM para alinhar o estoque do item já cadastrado com a mercadoria nova que está chegando e evitar duplicidade.

No exemplo abaixo, o primeiro circulo é referente a mercadoria nova, descrita na nota do

fornecedor, já o circulo de baixo é a mercadoria já cadastrada no sistema. Neste caso ambas as descrições são idênticas, porém podem existir casos em que sejam distintas, mesmo se tratando do mesmo item. Tal processo é feito clicando duas vezes em cima do item que já tem

(16)

Perceba que o produto deixa de ser um novo item na coluna de cSIEM e passa a ter o código cadastrado no sistema, repita o processo quantas vezes forem necessárias.

Há opção de já existir o item cadastro com o Cod. De Barras, e na entrada o SoftenSIEM alinha o estoque automaticamente não precisando consultar o mesmo no CONSULTA PRODUTO.

(17)

Na entrada da nota todos os itens são importados com o CFOP de venda, para muda-lo de venda para compra, clique em cima do campo marcado.

Vai abrir a seguinte tela em que voce vai arrumar o CFOP para entrada, e para finaliza clique em

(18)

Em relação à unidade de medida há opção de altera-la na entrada da Nota, por exemplo, se compra o item em caixa e deseja transformar em unidade, de um clique em cima do campo

qCaixa.

Coloque a quantidade de unidade que vem dentro deste item para o sistema aplicar o fator de multiplicação e em seguida clique em CONFIRMAR.

(19)

Para quem trabalha com mais de um estoque, no campo LOCALEST consegue redirecionar seus itens para estoques diferentes, para realizar a distinção de estoques clique no campo marcado.

Abrira a seguinte tela em que deve ser inserido o código referente ao estoque que deseja alimentar e para finalizar clique em CONFIRMAR.

(20)

Após os processos de alinhamento do ESTOQUE da CFOP da UNID. DE MEDIDA e LOCAL DE

ESTOQUE sua nota está pronta para ser lançada no SoftenSIEM, clique no botão LANÇAR NO SOFTEN SIEM.

Se houver qualquer item marcado como Novo Item, aparecerá à mensagem abaixo, você deve clicar em NÃO e prosseguir.

(21)

A segunda mensagem refere-se ao cadastro automático de mercadorias no sistema, e se você tem certeza desta operação, clique em SIM, desta forma o sistema já vai cadastrar todos os produtos novos.

Após essas afirmações, o sistema fará o cadastro e encerrará com a seguinte mensagem, clicando em OK, seu processo de importação é encerrado.

(22)

MANIFESTO DE OPERAÇÕES

Após sua nota ser importada para o Soften Siem, você irá fazer a manifestação da mesma na receita.

O campo de manifestar é uma confirmação para o fisco de que realmente você comprou os itens destas notas, e depois de feita a manifestação da compra da mercadoria o fornecedor não consegue mais realizar o cancelamento da mesma.

Neste momento existem três opções, Se você realmente adquiriu os Itens você ira marcar a opção

(23)

Caso você não tenha conhecimento da nota que está no seu gerenciador, você deve marcar as opções DESCONHECIMENTO DA OPERAÇÃO ou OPERAÇÃO NÃO REALIZADA e clicar no botão FAZER MANIFESTO.

(24)

GERANDO FINANCEIRO (CONTAS À PAGAR)

Terminado o processo de manifestação você pode fechar seu gerenciador de recebimentos e voltar para o SoftenSIEM.

Insira a data de entrada da sua Nota e em seguida clique no botão FILTRAR para sua nota ser listada.

Depois de feita a entrada, vamos lançar o financeiro (para quem faz o controle financeiro pelo sistema). Clique em cima da nota, deixando a mesma selecionada, e clique no botão ABRIR

(25)

Após aberta a nota clicar na aba PAGAMENTOS e depois no botão CONFIRMAR

Em seguida aparecerá uma aba, como a tela a baixo, na Quant. Parc. você deve preencher a quantidade de parcelas do pagamento da nota em questão e apertar o ENTER(No teclado).

O sistema cria automaticamente as parcelas com os devidos valores, mas o campo fica editável, você pode editar os valores e vencimentos conforme for necessário.

Em seguida defina a CARTEIRA, o PLANO DE CONTAS e clique no botão CONFIRMAR para encerrar o processo.

(26)

ENTRADA DE ESTOQUE SEM NOTA FISCAL

Caso você compre produtos sem Nota Fiscal, o cadastro do estoque é feito manualmente, basta clicar ao lado de ENTRADA, depois em ENTRADA DE ESTOQUE:

Na seguinte tela, no campo LE indique qual estoque deseja alimentar de acordo com seu numero. Em MOVIMENTO deve ser preenchido como COMPRA.

(27)

Por fim, localize o ITEM clicando na lupa ou insira seu código direto. Insira a QUANTIDADE e o PREÇO DE CUSTO e pressione ENTER.

Aparecerá uma tela de confirmação, onde você vai escolher se deve atualizar o preço de custo do item, ou permanecer com o valor antigo. Caso você deseje alterar clicará em SIM, caso contrário em NÃO. Em ambos os casos o sistema alimentará o estoque do item selecionado.

(28)

CONFERÊNCIA E CORREÇÃO DE ESTOQUE

Após as movimentações efetuadas, você pode conferir o inventário real de estoque, basta ir em

OPERAÇÕES/ ESTOQUE/ INVENTARIO DE ESTOQUE.

(29)

Caso você queira arrumar as quantidades ou valores dos mesmos basta dar duplo clique em cima do ITEM desejado, e alterar QUANTIDADE OU CUSTO UNITARIO e clicar no botão CORRIGIR

(30)

TROCA DE ESTOQUE

A troca de estoque é voltada para quem trabalha com mais de um estoque na empresa, e nessa função a opção de arrumar o inventario de estoque não e é viável, pois o inventario é voltado para um estoque no total e não parcial como o da troca. Para trocar o produto de um estoque para o outro clique em:

Localize o item que deseja mover o estoque, em ORIGEM coloque o numero referente ao estoque original e no campo DEST o nº do estoque de destino e no campo QUANTID a quantidade que deseja mover de um estoque para outro e para inserir aperte o ENTER do seu teclado.

(31)

RECEITA DE PRODUÇÃO

A RECEITA DE PRODUÇÃO é usada no caso de empresas que compram matérias primas e as transformam em produto final para comercializar. Desta forma, sempre que for vendido um produto final, o sistema baixa o estoque das matérias primas automaticamente.

Neste caso, você deverá cadastrar e dar entrada normal nos seus materiais, lembrando sempre de marcar MATERIAL na aba ESTOQUE.

Feito isto, faça um cadastro para o produto final, marcando o mesmo como PRODUTO na aba

ESTOQUE depois clique em SALVAR. Em seguida clique na opção RECEITA DE PRODUÇÃO,

(32)

Localize então os materiais usados para produzir o item final clicando na lupa DESCRIÇÃO DO

MATERIAL

(33)

Dê um duplo clique no mesmo, insira a quantidade que usou desse item para produzir o produto final e pressione ENTER

Repita a operação e insira todos os produtos que fazem parte desta receita de produção, depois clique no X no canto para fechar a tela e em SALVAR. Agora seu produto final já esta pronto para a utilização

(34)

ORDEM DE PRODUÇÃO

Também temos a opção de utilizar a ORDEM DE PRODUÇÃO. Neste caso você tira os pedidos para enviar para sua produção através do sistema.

Diferente da RECEITA DE PRODUÇÃO, que só baixa o estoque da matéria prima quando se efetua a venda de um produto final, a ORDEM DE PRODUÇÃO transforma o estoque da matéria prima e alimenta o PRODUTO FINAL no ato.

Para fazer uma ordem de produção, você deve clicar em OPERAÇÕES/ PRODUÇÃO/ ORDEM DE

PRODUÇÃO

(35)

Localize o item clicando em LOCALIZAR PRODUTO no sublinhado azul

(36)

Com o produto selecionando, se preciso, você pode inserir LOTE/SERIE, VALIDADE, e então insira a quantidade que deseja produzir do mesmo e pressione ENTER.

Inserido o produto final, você começara a usar os comandos abaixo:

Primeiro você emitirá o relatório em EMITIR OP, para mandar para produção, nele consta o que deve ser produzido e suas devidas quantidades.

o segundo passo será a LISTAGEM DE MATERIAL NECESSARIO (ou seja, a separação do matéria que será necessário para produzir a quantidade de itens finais);

o terceiro passo descrito como FLUXO DE PRODUÇÃO só é usado para empresas que controlam os processos de passo a passo da matéria prima ate ela resultar no produto final acabado, porem o mesmo só é feito juntamente com o técnico que irá lhe treinar na Soften, pois demanda uma serie de configurações de mecanismos e pessoas envolvidas em cada setor da empresa.

Caso você não utilize o passo a passo de processos da produção pule direto para o quarto passo,

BAIXAR MATERIAIS DO ESTOQUE, nesse passo você será dado baixa da matéria prima usada

para produzir a quantidade que você indicou acima.

Chegando assim ao quinto e último passo: PRODUTO ACABADO NO ESTOQUE dessa forma entende-se que você acabou a produção e que seu produto final está pronto para estocagem, assim alimentando seu estoque.

(37)

Dúvidas e Suporte técnico

Clientes Soften contam com o melhor suporte técnico da américa latina!, sempre que for necessário, entrem em contato conosco por um de nossos canais de atendimento!

Ou acesse o Chat em:

Referências

Documentos relacionados

: Ajustado rotina que fazia com que o sistema considerasse o NOP de Devolução da capa ao invés do item, movimentando estoque no LMC, na tela de Nota Fiscal de

Após finalização da nota de entrada, se utilizada uma natureza de operação configurada para atualizar o custo por reposição, o sistema apresentará no campo "Despesas"

Alguns princípios aqui se destacam: 1) diante da trágica situação e da difícil de- cisão, eles precisavam crer que a vontade de Deus era a melhor, ainda que a de- les parecesse

Antonio Malta Campos – artista inovador, muito interessante, cores e colagem, forma de criar, a obra impressionou, a sua pintura 6 Todos – todos têm valor, tudo muito bom, todos

b) Estoque de Segurança ou Reserva: O consumo médio mensal dos itens de estoque e o tempo de reposição variam muito; variam muito de item para item, de uma época

Quantificação da análise dos mangás sobre segunda guerra mundial e o uso das diferentes dimensões da cultura histórica enquanto elemento narrativo. É importante destacar que, em

1 UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal, Brasil 2 CLBI – Centro de Lançamento da Barreira do Inferno – Parnamirim, Brasil.. Universidade Federal do Rio

Ao final da conferência e preenchimento de todos os dados, você deverá clicar no botão ‘Confirmar’ para concluir a inserção do produto ao estoque, ou se assim preferir, clique