• Nenhum resultado encontrado

Plano de Trabalho Docente 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Trabalho Docente 2010"

Copied!
73
0
0

Texto

(1)

ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP

Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Componente Curricular: Arte

Série: 1º C.H. Semanal: 03

Professor(a): Eliana Mara Nunes Golfeto

I – Competências e respectivas habilidades e valores1 Competência 1:

Compreender e usar a língua portuguesa como geradora de significação e integradora da percepção, organização e representação do mundo e da própria identidade.

1.1- Realizar produções artísticas e ou coletivas, nas linguagens da arte (música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais), analisando, refletindo e compreendendo os diferentes processos produtivos, com seus diferentes instrumentos de ordem material e imaterial, como manifestações socioculturais e históricas.

Habilidades:

- Fazer, criar improvisações, composições, trilhas sonoras, utilizando vozes e ou instrumentos acústicos ou eletrônicos.

- Fazer interpretações de músicas do universo cultural do aluno, incluindo músicas de outras culturas.

- Fazer trabalhos artísticos como desenhos, pinturas, modelagens, esculturas, etc. - Investigar, em suas produções de artes visuais e audiovisuais, inclusive as informatizadas, como se dão as articulações entre os componentes básicos dessas linguagens – linha, forma, cor, valor, luz, textura, volume, espaço, superfície, movimento, tempo, etc.

- Experimentar, investigar improvisações em dança e composição coreográfica.

- Fazer criações de possibilidades expressivas corporais, faciais, do movimento, da voz, do gesto, atuando e interpretando personagens.

Valores:

- Reconhecimento da importância da comunicação nas relações interpessoais. - Valorização das possibilidades de descobrir-se a si mesmo e ao mundo através das manifestações da arte.

- Interesse e responsabilidade em informar e em se comunicar de forma clara e íntegra. - Valorizar manifestações culturais de outros povos e interessar-se em conhece-las e usufruí-las.

Plano de Trabalho Docente – 2010

(2)

- Criticidade na escolha dos símbolos, códigos e linguagens mais adequadas a cada situação.

- Preocupação com a eficiência e qualidade de seus registros e com as formas e conteúdos de suas comunicações.

- Versatilidade e criatividade na utilização de diferentes códigos e linguagens. - Respeito pela individualidade dos companheiros de equipe.

- Cooperação e solidariedade na convivência com os membros do grupo. 1.2:

- Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética, conhecendo, analisando, refletindo e compreendendo critérios culturalmente construídos e embasados em conhecimentos afins, de caráter filosófico, histórico, sociológico, antropológico, psicológico, semiótico, científico e tecnológico entre outros.

Habilidades:

- Analisar crítica e esteticamente músicas de gêneros, estilos e culturas diferenciadas utilizando conhecimento e vocabulário musical.

- Estudar e analisar as produções em artes visuais, tanto na produção artística em geral quanto naquele produzidos pelas novas mídias e arte audiovisuais, conscientizando-se dos meios visuais e audiovisuais de representação, comunicação.

- Observar e trabalhar a relação necessidade de ajuste, cooperação e respeito entre as escolha individuais e as grupais em sala de aula, que ocorrem nos diferentes processos do fazer e do apreciar dança.

- Pesquisar sobre teatro em acervos de memória outras experiências significativas de artistas e técnicos de teatro que se relacionem com suas experiências e preocupações. Valores:

- Interesse em conhecer e aplicar novos recursos e formas de solucionar problemas - Criticidade diante dos meios de comunicação.

- Critério na escolha e utilização de produtos oferecidos pelos meios de comunicação e informação.

- Valorização do conhecimento científico. 1.3:

- Analisar, refletir e preservar as diversas manifestações de arte – em suas múltiplas linguagens – utilizadas por diferentes grupos sociais e étnicos, interagindo com o patrimônio nacional e internacional, que se deve conhecer e compreender em sua dimensão sócio-histórica.

Habilidades:

- Lidar criticamente com o repertório musical do século XX em suas várias vertentes, contextualizando-as e focando-as enquanto objeto de diálogo; pesquisar e analisar as transformações pelas quais tem passado e as interpretações entre elas.

- Aperfeiçoar conhecimentos sobre dançarinos/coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuíram para a história da dança nacional, reconhecendo e contextualizando épocas, regiões e países.

- Aprofundar saberes sobre aspectos da história e estética do teatro que ampliem o conhecimento da linguagem e dos códigos teatrais e cênicos.

Valores:

- Sentimento de pertencimento e comprometimento em relação às comunidades das quais faz parte.

(3)

II – Plano Didático

Conhecimentos2 Procedimentos Didáticos3 Cronograma Dia/Mês

Tema 1 – História da Arte: Movimentos e ou Estilos

Artísticos – A arte da Pré-História (As primeiras expressões artísticas – A arte no Egito, Grécia, Roma) Arte Românica, Gótica, arte como elemento de representação, expressão e comunicação; leitura e apreciação de produtos artísticos: leitura de imagens; características artísticas; produtores e produções artísticas; pintura, escultura, arquitetura, música, teatro, dança, etc; a arte em diversos tempos: pré-história, antiguidade clássica, realismo, impressionismo, expressionismo, pós-expressionismo e tendências artísticas do século 20 e 21, na Europa e no Brasil. Renascimento e Humanismo, Arte Barroca e Rococó.

Tema 2 – Elementos Expressivos: Linha; Forma; Cor;

Textura; Volume; Perspectiva; Equilíbrio; Ritmo; Simetria; Proporção; Plano; Espaço, etc.

Tema 3 - Técnicas e Materiais Expressivos: Pintura –

lápis de cor, lápis 6b, guache, giz de cera, etc.; Colagem – materiais variados; Escultura – sucata e argila; Desenho – grafite, carvão, canetas, etc.

Tema 4 - Produções Artísticas: Dança – exercícios

corporais, exploração do espaço, jogos; Teatro – exercícios corporais, exploração de espaços, jogos;

Música – sons, parâmetros, estilos, instrumentos

musicais, composições, paródias, etc.; Artes Visuais – releituras, criações, vídeo, fotografia, performances, instalações, exposições, apresentações.

Tema 5 – Cultura artística: Tipos de cultura – erudita,

popular de massa e espontânea; Manifestações culturais

brasileiras; Manifestações culturais de outros povos.

1

Relacionar em ordem didática 2

Relacionar de acordo com cada conhecimento 3

Vide proposta de conhecimento curriculares para o Ensino Médio

Tema 1 – 08/02/2010 a 10/12/2010

Tema 2 – 20/03/2010 a 20/07/2010

Tema 3 – 10/03/2010 a 15/07/2010

Tema 4– 15/09/2010 a 30/10/2010

Tema 5 – 10/09/2010 a16/12/2010 Em todos os temas serão desenvolvidos os seguintes

procedimentos:

1- leitura formal e interpretativa de obras de arte 2- aulas expositivas

3- pesquisas individuais e em grupo em todos os temas 4- material áudio-visual

5- confecção de objetos com materiais recicláveis 6- aula prática utilizando diferentes matérias e técnicas 7- jogos teatrais

8- aulas práticas após o estudo de cada item 9- leitura de textos e peças teatrais

10- textos sonoros 11- mostra de arte

12- visitas em museus (Tupã – Varpa – Bastos) 13- passeios culturais pela cidade

14- cinema

(4)

III - Plano de Avaliação de Competências:

Competências Indicadores de Domínio

Instrumento(s) de

Avaliação Critérios de Desempenho

Evidências de desempenho

1.1

- Fazer trabalhos artísticos como desenhos, pinturas, modelagens, esculturas, etc. - Investigar em suas produções, como se dão às articulações entre os componentes básicos dessas linguagens – linhas, forma, cor, valor, luz, textura, volume, espaço, superfície, movimento, tempo, etc.

- Fazer criações de possibilidades expressivas corporais, faciais, do movimento, da voz, do gesto, atuando e interpretando personagens.

- Fazer interpretações de músicas de seu universo cultural, incluindo músicas de outras culturas.

I – Análise de obras de arte (leitura formal e interpretativa), II – Acompanhamento direto do desempenho do aluno,

III – Prova escrita ou em grupo, IV– Desempenhos nos trabalhos individuais, V – Organização com trabalhos e materiais, VI– Portifólio do aluno.

I – Criticidade, coesão, clareza e precisão.

II – Criatividade e versatilidade na utilização de diferentes códigos de linguagens de comunicação. III – Receptividade à inovação. IV – Criatividade e versatilidade para construir e aplicar conceitos. V – Interesse, iniciativa,

responsabilidade, cooperação, participação e solidariedade com os membros do grupo.

VI – Organização do trabalho, clareza, senso crítico, organização de idéias, participação, criatividade e interesse.

I – Relatório escrito de estudo de textos.

II – Desenvolvimento de trabalhos artísticos fazendo uso de elementos expressivos, técnicas e matérias; produções e características artísticas. III – Desenvolvimento de criações corporais e musicais em grupo.

IV – Apresentação da Pasta Portifólio com todos os trabalhos e provas.

V – Receptividade no desempenho das atividades e participação.

1.2

- Analisar critica e esteticamente músicas de gêneros, estilos e culturas diferenciadas utilizando conhecimento e vocabulário musical.

- Estudar e analisar as produções em artes visuais, tanto na produção artística em geral quanto naquele produzidos pelas novas mídias e arte audiovisuais, conscientizando-se dos meios visuais e audiovisuais de representação e comunicação.

- Observar e trabalhar a relação, cooperação e respeito entre as escolhas individuais e as grupais em sala de aula, que ocorrem nos diferentes processos do fazer e do apreciar dança.

- Pesquisar sobre teatro em acervos de memória outras experiências significativas de artistas e técnicos de teatro que se relacionem com suas experiências e preocupações.

I – Análise de obras de arte (leitura formal e interpretativa), II – Acompanhamento direto do desempenho do aluno,

III – Prova escrita ou em grupo, IV– Desempenhos nos trabalhos individuais, V – Organização com trabalhos e materiais, VI– Portifólio do aluno.

I – Criticidade, coesão, clareza e precisão.

II – Criatividade e versatilidade na utilização de diferentes códigos de linguagens de comunicação. III – Receptividade à inovação. IV – Criatividade e versatilidade para construir e aplicar conceitos. V– Interesse, iniciativa,

responsabilidade, cooperação, participação e solidariedade com os membros do grupo.

VI – Organização do trabalho, clareza, senso crítico, organização de idéias, participação, criatividade e interesse.

I – Relatório escrito de estudo de textos.

II – Desenvolvimento de trabalhos artísticos fazendo uso de elementos expressivos, técnicas e matérias; produções e características artísticas. III – Desenvolvimento de criações corporais e musicais em grupo.

IV – Apresentação da Pasta Portifólio com todos os trabalhos e provas.

V – Receptividade no

desempenho das atividades e participação

(5)

1.3

- Lidar criticamente com o repertório musical do século XX em suas varias vertentes, contextualizando-as e focando-as enquanto objeto de diálogo; pesquisar e analisar as transformações pelas quais tem passado e as interpretações entre elas.

- Aperfeiçoar conhecimentos sobre dançarinos, coreógrafos e grupos de dança (brasileiros e estrangeiros) que contribuíram para a história da dança nacional, reconhecendo e contextualizando épocas, regiões e países.

- Aprofundar saberes sobre diversos aspectos da história e a estética do teatro que ampliem o conhecimento da linguagem e dos códigos teatrais e cênicos.

I – Análise de obras de arte (leitura formal e interpretativa), II – Acompanhamento direto do desempenho do aluno,

III – Prova escrita ou em grupo, IV– Desempenhos nos trabalhos individuais, V – Organização com trabalhos e materiais, VI– Portifólio do aluno.

I – Criticidade, coesão, clareza e precisão.

II – Criatividade e versatilidade na utilização de diferentes códigos de linguagens de comunicação. III – Receptividade à inovação. IV – Criatividade e versatilidade para construir e aplicar conceitos. V – Interesse, iniciativa, responsabilidade, cooperação, participação e solidariedade com os membros do grupo.

VI – Organização do trabalho, clareza, senso crítico, organização de idéias, participação, criatividade e interesse.

I – Relatório escrito de estudo de textos.

II – Desenvolvimento de trabalhos artísticos fazendo uso de elementos expressivos, técnicas e matérias; produções e características artísticas. III – Desenvolvimento de criações corporais e musicais em grupo.

IV – Apresentação da Pasta Portifólio com todos os trabalhos e provas.

V – Receptividade no

desempenho das atividades e participação

* Indicadores, instrumentos, critérios e evidências deverão ser identificados por competência/habilidade. (vide “Subsídios para a elaboração do Plano de Trabalho Docente”)

(6)

IV – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia)

- Fichas para leitura de obras de arte da Pinacoteca do Estado de S. Paulo - Coleção Folha de S. Paulo (Grandes Artistas)

- Livro – Descobrindo a História da Arte – Graça Proença - Vídeos

- Cinemas

- Portal Cliclkideia

V – Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório

- Acompanhar atentamente o desenvolvimento dos alunos, oferecendo sempre atividades extras, durante todo o ano letivo, para aqueles que apresentem dificuldades, incentivando a participação efetiva de todos nas aulas.

- Pesquisas.

VI - Outras Observações / Informações:

- I - Projetos de Arte – II - Evento de Combate ao Preconceito: Eu, você, nós iguais e sem

diferenças.

- II – III – Exposição de Fotografia: Minha cidade em cada canto um encanto. - III – Mostra de Arte – A Natureza cria a arte recicla.

Obs.: Os alunos farão atividades em classe e extra-classe para desenvolver os itens acima.

Projetos Interdisciplinares - Semana do Preconceito – 1o Semestre/2010

- Preservação e Reciclagem –- 2o Semestre/2010

- Evento da Copa – A Copa de todas Nações – 1º Semestre/2010

VII – Assinatura: Data: ___/___/2010

VIII– Parecer do Coordenador de Área:

(7)

ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP

Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias Componente Curricular: Física

Série: 1º C.H. Semanal: 2

Professor (a): Flávia Cristina Lopes Bueno

I – Competências e respectivas habilidades e valores1 Competência 1

Compreender e usar a língua portuguesa como geradora de significação e integradora da percepção, organização e representação do mundo e da própria identidade.

Habilidades:

Interpretar e usar códigos de linguagem cientifica e matemática pertinentes a diferentes contextos e situações.

Utilizar a representação simbólica como forma de expressão de conhecimentos, experiências, etc.

Elaborar textos para formular dúvidas, questionar, problematizar, apresentar soluções, conclusões, etc.

Valores e atitudes:

Reconhecer a importância da comunicação nas relações interpessoais.

Interesse e responsabilidade em informar e em se comunicar de forma clara e integra.

Competência 2

Entender e utilizar textos de diferente natureza: tabelas, gráficos, expressões algébricas, expressões geométricas, ícones, etc.

Habilidades:

Traduzir mensagens de uma para outra forma de linguagem.

Expressar quantitativa e qualitativamente dados relacionados a contextos sócio econômico, científicos ou cotidianos.

Interpretar e construir escalas, legendas, expressões matemáticas, diagramas, formulas, tabelas, gráficos, plantas, etc.

Utilizar imagens, movimentos, luz, cores e sons adequados para ilustrar e expressar idéias.

Observar e constatar a presença, na natureza ou na cultura, de uma diversidade de formas geométricas e utilizar conhecimentos geométricos para leitura, compreensão e ação sobre a realidade.

Decodificar símbolo e utilizar a linguagem do computador para pesquisar, representar e

Plano de Trabalho Docente – 2010

(8)

comunicar idéias. Valores e atitudes:

Preocupação com a eficiência e qualidade de seus registros e com as formas e conteúdos de suas comunicações.

Gosto pelo aprender.

Versatilidade e criatividade. Competência 3

Entender os princípios das tecnologias de planejamento, organização, gestão e trabalho em equipe para conhecimento do indivíduo, da sociedade e dos problemas que se deseja resolver.

Habilidades:

Associar-se a outros interessados em atingir os mesmos objetivos. Dividir tarefas e compartilhar conhecimentos e responsabilidades.

Identificar, localizar, selecionar, alocar, organizar recursos humanos e materiais.

Empregar critérios e aplicar procedimento próprio da análise, interpretação e crítica de documentos de natureza diversa.

Analisar e avaliar a validade dos argumentos utilizados segundo pontos de vista diferentes. Comparar e relacionar informações contidas em textos expressos em diferentes linguagens.

Atitudes e valores:

Respeito pela individualidade dos companheiros de equipe.

Cooperação e solidariedade na convivência com os membros do grupo. Respeito pelas normas estabelecidas pelo grupo.

Agir segundo princípios éticos e cidadãos Refletir antes de formular juízos de valor. Competência 4:

Entender as tecnologias da informação e comunicação como meios ou instrumentos que possibilitam a construção de conhecimentos.

Habilidades:

Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. Utilizar os meios de comunicações como objetos e campos de pesquisas.

Utilizar os veiculados pelos meios de comunicação como fonte de dados, campos de pesquisa e como agentes difusores de temas da atualidade para reflexão e problematização.

Valores e Atitudes:

Receptividade à inovação.

Criticidade diante dos meios de comunicação.

Competência 5:

Questionar processos naturais e tecnológicos identificando regularidades, apresentando interpretações e prevendo evoluções.

Habilidades:

Perceber o eventual caráter aleatório e não determinístico de fenômenos naturais e sócio-culturais.

Reconhecer os processos de intervenção do homem na natureza para produção de bens, o uso social dos produtos dessa intervenção e suas implicações ambientais, sociais, etc. Valores e Atitudes:

Criticidade na leitura dos fenômenos naturais e processos sociais. Valorização da natureza, da cultura e do conhecimento cientifica.

(9)

II – Plano Didático

Conhecimentos2 Procedimentos Didáticos3 Cronograma Dia/Mês

Universo, Terra e Vida.

Introdução do tema.

Exposição dos conteúdos e definições de conceitos.

Pesquisas e trabalhos em grupos e individuais. Realização de experimentos.

08/02 a 12/02

Movimentos: Variações e Conservações de Quantidade de Movimento:

Sistema Internacional de Unidades, deslocamentos e velocidade media.

Introdução do tema.

Exposição dos conteúdos e definições de conceitos.

Pesquisas e trabalhos em grupos e individuais. Realização de experimentos.

18/02 a 26/02

Movimento Uniforme

Introdução do tema.

Exposição dos conteúdos e definições de conceitos.

Pesquisas e trabalhos em grupos e individuais. Realização de experimentos

01/03 a 01/04

Movimento Uniforme Variado

Introdução do tema.

Exposição dos conteúdos e definições de conceitos.

Pesquisas e trabalhos em grupos e individuais. Realização de experimentos.

05/04 a 07/05

Queda dos Corpos

Introdução do tema.

Exposição dos conteúdos e definições de conceitos.

Pesquisas e trabalhos em grupos e individuais. Realização de experimentos.

(10)

Centro Paula Souza – Coordenadoria de Ensino Técnico – 2010.

Vetores e Composição de Movimentos

Introdução do tema.

Exposição dos conteúdos e definições de conceitos.

Pesquisas e trabalhos em grupos e individuais. Realização de experimentos

07/06 a 30/06

Movimento Circular Uniforme

Introdução do tema.

Exposição dos conteúdos e definições de conceitos.

Pesquisas e trabalhos em grupos e individuais. Realização de experimentos.

30/06 a 06/07 26/07 a 06/08

Força

Introdução do tema.

Exposição dos conteúdos e definições de conceitos.

Pesquisas e trabalhos em grupos e individuais. Realização de experimentos.

09/08 a 03/09

Leis de Newton

Introdução do tema.

Exposição dos conteúdos e definições de conceitos.

Pesquisas e trabalhos em grupos e individuais. Realização de experimentos

06/09 a 01/11

Força e Atrito

Introdução do tema.

Exposição dos conteúdos e definições de conceitos.

Pesquisas e trabalhos em grupos e individuais. Realização de experimentos.

(11)

III - Plano de Avaliação de Competências

Competências Indicadores de Domínio Instrumento(s) de

Avaliação Critérios de Desempenho

Evidências de desempenho

Compreender e usar a língua portuguesa como geradora de significação e integradora da percepção, organização e representação do mundo e da própria identidade. Selecionar informações relevantes em textos. Redigir com correção e clareza textos científicos. Analisar argumentos Propor ações Observação do desempenho do aluno. Atividades em classe e extra classe Analise de situação problema

Prova individual e escrita

Participação e interesse Relacionamento de idéias Construção de conceitos Resolução de problemas e exercícios Cumprimento de prazos Precisão e organização nos trabalhos

Participação ativa nas atividades

Solução adequada dos problemas propostos Desempenho satisfatório nas atividades e avaliações

Entender e utilizar textos de diferentes naturezas: tabelas, gráficos, expressões algébricas, expressões geométricas, ícones, etc. Transcrever textos de linguagem corrente para linguagem simbólica e vice-versa. Utilizar formulas e expressões algébricas Comparar resultados Observação do desempenho do aluno. Atividades em classe e extra classe Analise de situação problema

Prova individual e escrita

Participação e interesse Relacionamento de idéias Construção de conceitos Resolução de problemas e exercícios Cumprimento de prazos Precisão e organização nos trabalhos

Participação ativa nas atividades

Solução adequada dos problemas propostos Desempenho satisfatório nas atividades e avaliações

Entender os princípios das tecnologias de

planejamento, organização, gestão e trabalho em

equipe para conhecimento do individuo, da sociedade e dos problemas que se deseja resolver. Selecionar informações Planejar ações Comparar e relacionar informações Comparar resultados Tirar conclusões Observação do desempenho do aluno. Atividades em classe e extra classe Analise de situação problema

Prova individual e escrita

Participação e interesse Relacionamento de idéias Construção de conceitos Resolução de problemas e exercícios Cumprimento de prazos Precisão e organização nos trabalhos

Participação ativa nas atividades

Solução adequada dos problemas propostos Desempenho satisfatório nas atividades e avaliações Entender as tecnologias da informação e comunicação como meios ou instrumentos que possibilitam a construção de conhecimentos. Transcrever textos de linguagem corrente para linguagem simbólica e vice-versa. Utilizar formulas e expressões algébricas Comparar resultados Observação do desempenho do aluno. Atividades em classe e extra classe Analise de situação problema

Prova individual e escrita

Participação e interesse Relacionamento de idéias Construção de conceitos Resolução de problemas e exercícios Cumprimento de prazos Precisão e organização nos trabalhos

Participação ativa nas atividades

Solução adequada dos problemas propostos Desempenho satisfatório nas atividades e avaliações

(12)

Questionar processos naturais e tecnológicos identificando regularidades, apresentando interpretações e prevendo evoluções. Selecionar informações Planejar ações Comparar e relacionar informações Comparar resultados Tirar conclusões Observação do desempenho do aluno. Atividades em classe e extra classe Analise de situação problema

Prova individual e escrita

Participação e interesse Relacionamento de idéias Construção de conceitos Resolução de problemas e exercícios Cumprimento de prazos Precisão e organização nos trabalhos

Participação ativa nas atividades

Solução adequada dos problemas propostos Desempenho satisfatório nas atividades e avaliações

(13)

IV – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Física História e Cotidiano (Bonjorno e Clinton)

Revistas, apostilas, jornais, vídeos (vestibulando digital), internet. Textos xerocados, listas de exercícios e problemas.

Uso do Portal Educativo Clickideia FÍSICA SAMPAIO E CALÇADA

V – Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório Revisão dos conteúdos trabalhados usando novas metodologias;

Revisão de listas de exercícios e problematização usando exemplos cotidianos; Atividades de avaliação escrita e oral;

Os estudos de recuperação serão contínuo e paralelo ao longo do período de aprendizagem.

Uso do site www.cickideia.com.br

VI - Outras Observações / Informações:

A avaliação será contínua e cumulativa do desenvolvimento do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, englobando conhecimentos habilidades e competências.

Os conteúdos poderão ser alterados e trabalhados em diferentes períodos de acordo com a necessidade da turma.

Projetos Interdisciplinares

Serão desenvolvidos projetos interdisciplinares durante o ano letivo. • Cidadania versus Racismo

1º Semestre 2010.

• Preservação, Reciclagem e Meio Ambiente 2º Semestre 2010

VII – Assinatura: Data:

VIII– Parecer do Coordenador de Área:

(14)

ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO

Código: 136 Município: TUPÃ/SP

Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Componente Curricular: LÍNGUA INGLESA

Série: 1º C. H. Semanal: 02

Professora: LUCIANA MORAES SILVA OCTAVIANO

I – Competências e respectivas habilidades e valores1

Competência 01: Usar línguas estrangeiras modernas como instrumento de acesso a informações, a outras culturas ou etnias e para comunicação interpessoal.

Habilidades:

- Comunicar-se por escrito e ou oralmente no idioma estrangeiro em nível básico. - Utilizar estratégias verbais e não verbais para favorecer e efetivar a comunicação e alcançar o efeito pretendido, tanto na produção quanto na leitura de texto.

- Utilizar sites da internet para pesquisa e como instrumento de acesso a diferentes manifestações culturais de outros povos, expressas em suas próprias línguas. Valores e Atitudes:

- Valorização das manifestações culturais de outros povos do seu conhecimento e de sua fruição.

1 Vide “Proposta de Currículo por Competências” do Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente – 2010

Ensino Médio

(15)

Competências 02: Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seu contexto, seguindo os seguintes aspectos: natureza; função; organização; estrutura;condições de produção e de recepção

Habilidades:

- Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. - Localizar historicamente e geograficamente os textos analisados e os fatos, objetos e personagens que deles constam conforme cronologia, periodização e referenciais espaciais pertinentes.

- Situar as diversas produções da cultura em seus contextos culturais. - Utilizar tabelas classificatórias e critérios organizacionais.

- Decodificar símbolos e expressões de linguagem. Valores e atitudes:

- Apreço pela pesquisa e pelo conhecimento. - Interesse em conhecer a realidade

Competência 03: Entender as tecnologias de informação e comunicação como meios ou instrumentos que possibilitem a construção de conhecimentos.

Habilidades:

- Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. - Utilizar os meios de comunicação como objetos de campos de pesquisa.

- Utilizar os produtos veiculados pelos meios de comunicação como fontes de dados, campo de pesquisa e como agentes difusores de temas da atualidade para reflexão e problematização.

Valores e atitudes:

- Receptividade à inovação.

- Criticidade diante dos meios de comunicação.

- Critério na escolha e utilização de produtos oferecidos pelos meios de comunicação e informação.

1

(16)

II – Plano Didático

Conhecimentos1 Procedimentos Didáticos2 Cronograma

Dia / Mês - Técnicas de leitura

Leitura rápida (skimming), leitura com objetivo (scanning), leitura seletiva (predicition)

Diferentes tipos de texto e sua compreensão

Gramática e Vocabulário aplicados à compreensão de textos.

Aulas expositivas e dialogadas, com utilização de livro didático contendo textos voltados a assuntos atualizados e no contexto do mundo jovem.

Em cada texto trabalhado o professor aplicará as

técnicas de leitura e iniciará o processo de entendimento vocabulário e inserção dos componentes gramaticais que serão aplicados.

08/02 a 16/12

- Tempos e regência verbal: Simple Present

Present Continuous - Gramática:

Prepositions (in, on, at, before, after, with, about, from, to, for, without)

Aulas expositivas e dialogadas partindo dos textos trabalhados em sala de aula.

Exercícios individuais ou em grupos Utilização do portal clickideia

Utilização do CD-Rom fornecido pela editora do livro didático para complementação das atividades de listening.

08/02 a 30/03

- Tempos e regência verbal: There to be and to have - Gramática:

Question formation

Aulas expositivas e dialogadas partindo dos textos trabalhados em sala de aula.

Exercícios individuais ou em grupos Utilização do portal clickideia

Utilização do CD-Rom fornecido pela editora do livro didático para complementação das atividades de listening.

01/04 a 10/05

1

Relacionar em ordem didática

2

Relacionar de acordo com cada conhecimento

3

(17)

- Tempos e regência verbal: Modal (can/could)

- Gramática: Object pronouns

Possessive forms (pronouns and genitive case)

Aulas expositivas e dialogadas partindo dos textos trabalhados em sala de aula.

Exercícios individuais ou em grupos Utilização do portal clickideia

Utilização do CD-Rom fornecido pela editora do livro didático para complementação das atividades de listening.

11/05/ a 06/07

- Tempos e regência verbal: Simple Past (regular and irregular)

Aulas expositivas e dialogadas partindo dos textos trabalhados em sala de aula.

Exercícios individuais ou em grupos Utilização do portal clickideia

Utilização do CD-Rom fornecido pela editora do livro didático para complementação das atividades de listening.

26/07 a 20/08

- Tempos e regência verbal: To be + going to

Future with will - Gramática: Nevertheless Therefore Furthermore

Aulas expositivas e dialogadas partindo dos textos trabalhados em sala de aula.

Exercícios individuais ou em grupos Utilização do portal clickideia

Utilização do CD-Rom fornecido pela editora do livro didático para complementação das atividades de listening.

21/08 a 20/09

- Tempos e regência verbal: Modal verbs

- Gramática

Prefixes (over/non/um) Like and its derivatives

Aulas expositivas e dialogadas partindo dos textos trabalhados em sala de aula.

Exercícios individuais ou em grupos Utilização do portal clickideia

Utilização do CD-Rom fornecido pela editora do livro didático para complementação das atividades de listening.

21/09 a 31/10

- Tempos e regência verbal: Present Perfect

Phrasal verbs (introduction) - Gramática

Sufixes (dom/ness/ship/y/ish/er/ee/al)

Aulas expositivas e dialogadas partindo dos textos trabalhados em sala de aula.

Exercícios individuais ou em grupos Utilização do portal clickideia

Utilização do CD-Rom fornecido pela editora do livro didático para complementação das atividades de listening.

(18)

III - Plano de Avaliação de Competências

Competência Indicadores de

Domínio Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação

1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1 Selecionar fontes de informações Organizar informações; Entendimento de textos; Leitura e produção de textos

- Dado um determinado texto, interpretá-lo.

- Proposta determinada situação-problema, elaborar discursos (orais e escritos) de forma pessoal, original e clara para atingir seu propósito de narrar, descrever, relatar, sintetizar, argumentar, problematizar, planejar, expor resultados de pesquisa ou projetos, debater, expressar sentimentos, comunicar idéias ou outros. - Análise do portfólio do aluno.

- Prova escrita para verificar a aplicabilidade de itens gramaticais e regência verbal.

Participação; Relacionamento de idéias; Construção de conceitos; Comunicação Expressão Domínio de vocabulários Coerência e coesão verbal nos textos orais e escritos Aplicabilidade da gramática de forma normativa 2 Entendimento de textos. Leitura e produção de textos. Distinguir as variantes lingüísticas.

- Propor a produção de textos de diferentes tipos sobre temas determinados e com objetivos específicos. - Prova operatória.

- Elaboração de relatórios de pesquisas, projetos, experimentos em laboratório, atividades de oficina etc. - Explorar a interpretação dos textos estudados

relacionando seus conteúdos, identificando posições convergentes ou divergentes. Participação; Relacionamento de idéias; Construção de conceitos; Dramatização Comunicação Expressão Domínio de vocabulários. Análise critica de textos Clareza e aplicabilidade da coesão e coerência. 3 Selecionar fontes de informações; Organizar informações; Entendimento de textos.

- Construir textos, anúncios publicitários, quadrinhos e outros aplicando conhecimentos específicos da língua inglesa.

- Pesquisas, projetos ou outras produções em que o aluno é solicitado a utilizar-se da linguagem televisiva, cinematográfica, jornalística, informática ou outras.

Participação; Relacionamento de idéias; Construção de conceitos; Elaboração de textos coesivos e coerentes. Comunicação Expressão Domínio de vocabulários Análise critica de textos Clareza na coesão e coerência

Leitura visual

indicadores, instrumentos, critérios e evidências deverão ser identificados por competência/habilidade.(vide “Subsídios para a elaboração do Plano de Trabalho Docente”)

1

(19)

IV – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Livro didático principal:

COSTA, Marcelo Baccarim, Globetrekker inglês para o Ensino Médio, São Paulo: Macmillan, 2008

Outros livros didáticos

MARQUES, Amadeu, Inglês Série Brasil, São Paulo: Ática, 2007

GUÉRIOS, F; CORTIANO, E.; RIGONI, F. Keys, São Paulo : Saraiva, 2007 Portal clickideia (www.clickideia.com.br)

Revista, dicionários, jornais, textos diversificados e sites da internet.

V – Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório

A avaliação da aprendizagem será realizada de forma contínua, cumulativa, tendo como um de seus objetivos o diagnóstico da situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação prevista.

A avaliação envolverá a análise do conhecimento e das técnicas específicas adquiridas pelo aluno e também o aspecto formativo, através da observação de suas atitudes, de sua participação nas atividades pedagógicas e responsabilidade com que assume o cumprimento de seu papel.

Portanto, a avaliação deverá analisar o nível de aquisição de conhecimentos, habilidades e formação de atitudes e valores.

Serão utilizados vários instrumentos de avaliação, como:

 Exercícios teóricos e práticos

 Trabalhos em equipe, em classe e extraclasse, teóricos e práticos

 Avaliação teórica e prática

A recuperação será paralela, contínua e intensiva, através da retomada dos objetivos não atingidos, diagnosticando-os nos processos avaliatórios.

Essa retomada será feita após as avaliações, quando diagnosticado que o aluno não atingiu os objetivos essenciais propostos.

Muitas das atividades extraclasses serão desenvolvidas através da utilização do portal clickideia.

VI - Outras Observações / Informações (proposta de projetos, atividades interdisciplinares, concursos, exposições etc):

• Semana Paulo Freire

Projetos Interdisciplinares

Cidadania versus Racismo Preservação e Reciclagem 1º Semestre/2010 2º Semestre/2010

VII – Assinatura: Data: 16/02/2009 Luciana Moraes Silva Octaviano

(20)

VIII – Parecer do Coordenador de Área:

(21)

ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ - SP

Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

Série: 1ª C. H. Semanal: 04

Professora: FERNANDA SIQUINI VALENCIANO RUBIO

I – Competências e respectivas habilidades e valores2

Competência 01: Compreender e usar a língua portuguesa como geradora de significação e integradora da percepção, organização e representação do mundo e da própria identidade. Habilidade:

- Utilizar códigos de linguagem científica e literária pertinentes a diferentes contextos e situações.

- Descrever, narrar, relatar, expressar sentimentos, formular dúvidas, questionar, problematizar, argumentar, apresentar soluções, conclusões etc.

- Elaborar e/ou fazer uso de textos (escritos, orais, iconográficos) pertinentes a diferentes instrumentos e meios de informação e formas de expressão, tais como jornais, quadrinhos, charges, murais, cartazes, dramatizações, home page, poemas, monografias, cartas, ofícios, abaixo-assinados, propaganda, expressão corporal, jogos, música etc.

Valores e atitudes:

- Reconhecimento da importância da comunicação nas relações interpessoais. - Valorização das possibilidades de descobrir-se a si mesmo a ao mundo através das manifestações da língua pátria.

- Interesse e responsabilidade em informar e em se comunicar de forma clara e íntegra.

2

Vide “Proposta de Currículo por Competências” do Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente – 2010

(22)

Competência 02: Entender e utilizar textos de diferentes naturezas: tabelas, gráficos, expressões algébricas, expressões geométricas, ícones, gestos etc.

Habilidades:

- Traduzir mensagens de uma para outras formas de linguagem.

- Traduzir a linguagem discursiva (verbal) para outras linguagens (simbólicas) e vice-versa. - Decodificar símbolos e utilizar a linguagem do computador para pesquisar, representar e comunicar ideias.

- Utilizar informações específicas da cultura corporal e utilizá-las para comunicação e expressão.

Valores e atitudes:

- Versatilidade e criatividade na utilização de diferentes códigos e linguagens de comunicação. - Criticidade na escolha dos símbolos, linguagens e códigos mais adequados a cada situação. - Preocupação com a eficiência e qualidade de seus registros e com as formas e conteúdos de suas comunicações.

Competência 03: Entender os princípios das tecnologias de planejamento, organização, gestão e trabalho de equipe para conhecimento do indivíduo, da sociedade, da cultura e dos

problemas que se deseja resolver. Habilidades:

- Associar-se a outros interessados em atingir os mesmos objetivos. - Dividir tarefas e compartilhar conhecimentos e responsabilidades. - Selecionar metodologias e instrumentos de organização de eventos. Valores e atitudes:

- Respeito pela individualidade dos companheiros de equipe.

- Cooperação e solidariedade na convivência com os membros do grupo. - Valorização dos hábitos de organização, planejamento e avaliação. - Socialização de conhecimentos e compartilhamento de experiências. - Respeito às normas estabelecidas pelo grupo.

Competência 04: Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, segundo os seguintes aspectos: natureza; função; organização; estrutura; condições de produção e de recepção.

Habilidades:

- Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar - Identificar as funções da linguagem e as marcas de variantes linguísticas, de registro ou de estilo.

- Explorar as relações entre linguagem coloquial e formal.

- Decodificar símbolos, expressões e outras figuras de linguagem. Valores e atitudes:

- Apreço pela pesquisa e pelo conhecimento. - Interesse em conhecer a realidade.

Competência 05: Entender as tecnologias da informação e comunicação como meios ou instrumentos que possibilitem a construção de conhecimentos.

Habilidades:

- Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. - Utilizar os meios de comunicação como objetos e campos de pesquisa.

- Utilizar os produtos veiculados pelos meios de comunicação como fontes de dados, campos de pesquisa e como agentes difusores de temas da atualidade para reflexão e problematização. Valores e atitudes:

- Receptividade à inovação.

- Criticidade diante dos meios de comunicação.

- Critério na escolha e utilização de produtos oferecidos pelos meios de comunicação e informação

Competência 06: Questionar processos naturais, sócio-culturais e tecnológicos, identificando regularidades, apresentando interpretações e prevendo evoluções.

(23)

Habilidades:

- Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. - Perceber o eventual caráter aleatório e não determinístico de fenômenos naturais e sócio-culturais.

- Identificar elementos e processos culturais que representam mudanças ou registram continuidades/permanências no processo social.

Valores e atitudes:

- Criticidade na leitura dos fenômenos naturais e processos sociais.

- Reconhecimento da sua responsabilidade pessoal e da coletiva na qualidade de vida das comunidades das quais participa.

Competência 07: Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação e de produção de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem em seus

desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos. Habilidades:

- Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar. - Detectar, através da literatura, a presença de elementos culturais transpostos de outros espaços e as relações de convivência ou de dominação estabelecidas entre eles.

- Relacionar mudanças ocorridas no espaço com as novas tecnologias, organizações da produção, interferências no ecossistema etc. e com o impacto das transformações naturais, sociais, econômicas, políticas e culturais.

- Identificar influências do espaço na constituição das identidades pessoais e sociais. Valores e atitudes:

- Sentimento de pertencimento e comprometimento em relação às comunidades das quais faz parte.

- Interesse pela realidade em que está inserido.

(24)

II – Plano Didático:

Conhecimentos1 Procedimentos Didáticos2 Cronograma

Dia / Mês Uso da língua:

Língua e linguagem

Elementos da comunicação

Relação entre a oralidade e a escrita Gramática:

- Variações linguísticas - Figuras de Linguagem Literatura:

- Literatura: A arte da palavra - O Texto Literário

(literatura: texto e contexto, estilos e gêneros) - O Trovadorismo

Redação:

- Procedimentos de leitura - Leitura de imagens

- A associação de palavras e textos

Aula expositiva e dialogada com utilização de recursos audiovisuais e textos para análise. Atividades individuais e em grupos

Trabalhos e pesquisas Avaliações orais e escritas Exercícios gramaticais Atividades de redação

08/02 a 16/04

1

Relacionar em ordem didática

2

Relacionar de acordo com cada conhecimento

3

(25)

Gramática:

- Fonologia (fonemas: dígrafos, encontros vocálicos e consonantais, ditongos, hiatos e tritongos)

- Acentuação gráfica Literatura: - O Humanismo - O Renascimento Redação: - Exercícios de imaginação

- Leitura: interpretação e análise de texto - Enumeração

Aula expositiva e dialogada com utilização de recursos audiovisuais e textos para análise. Atividades individuais e em grupos

Trabalhos e pesquisas Avaliações orais e escritas Exercícios gramaticais Atividades de redação

19/04 a 06/07

Gramática:

- Estrutura e formação de palavras

- Classes gramaticais: Substantivo e Adjetivo Literatura: - O Quinhentismo brasileiro - O Barroco português - O Barroco brasileiro Redação: - Descrição - Narração

Aula expositiva e dialogada com utilização de recursos audiovisuais e textos para análise. Atividades individuais e em grupos

Trabalhos e pesquisas Avaliações orais e escritas Exercícios gramaticais Atividades de redação

26/07 a 24/09

Gramática:

- Flexões do Substantivo de do Adjetivo - Artigo e Numeral

Literatura:

- Neoclassicismo português e brasileiro Redação:

- Dissertação

- Aprofundamento da Descrição

Aula expositiva e dialogada com utilização de recursos audiovisuais e textos para análise. Atividades individuais e em grupos

Trabalhos e pesquisas Avaliações orais e escritas Exercícios gramaticais Atividades de redação

(26)

III - Plano de Avaliação de Competências

Competência Indicadores de Domínio Instrumento(s) e Procedimentos de

Avaliação1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho 1

- Utilizar recursos coesivos de modo coerente para atingir objetivos projetados, considerando a atuação da alteridade na construção dos sentidos.

- Apresentar tanto na forma oral ou escrita, de forma organizada e conveniente, o conhecimento adquirido.

- Dado um determinado texto, interpretá-lo.

- Proposta determinada

Situação-problema, elaborar discursos (orais e escritos) de forma pessoal, original e clara para atingir seu propósito de narrar, descrever, relatar, sintetizar, argumentar, problematizar, planejar, expor resultados de pesquisa ou projetos

debater, expressar sentimentos, comunicar ideias ou outros.

Clareza, coesão e coerência. Criticidade Relacionamento de ideias Assimilação de conteúdo Atividades organizadas, concisas e coesas

Redações criativas e bem elaboradas

Demonstração prática de assimilação de conteúdo.

2

- Aplicar dispositivos da língua, especialmente as sinalizações do discurso citado e os recursos da pontuação.

- Avaliar e interpretar os resultados dos processos de investigação textual.

- A partir de textos coletados pelos alunos ou apresentados por outrem – organizá-los e expressá-organizá-los nas linguagens não- verbal e vice-versa.

- A partir da apresentação de determinada informação sob diferentes formas

(escritas, orais, iconográficas, representações simbólicas etc.),

relacionar seus conteúdos, identificando posições convergentes ou divergentes.

Interesse Compreensão Assimilação de conteúdos Coerência, Criticidade,e Clareza Relacionamento de ideias

Síntese (oral ou escrita). Demonstração prática de conteúdos estudados.

3

- Recorrer às tecnologias de apoio como, por exemplo, internet, o dicionário, a gramática e programas de edição de texto e de apoio como autoresumo e autocorreção.

Propor trabalhos em equipe, observar, analisar e avaliar o desempenho do aluno: - na organização do trabalho, em

situações competitivas, naquelas que requerem cooperação, nos momentos em que é imprescindível a assertividade e no que se refere a questões de ética e cidadania;

- na elaboração de relatórios, avaliações, relatos, informes, requerimentos, cartas,

Iniciativa Ação Praticidade Compreensão Participação Cooperação Interesse Assimilação de conteúdos

Síntese (oral ou escrita). Demonstração pratica Trabalhos organizados e corretos Cumprimento de prazos 1

(27)

fichas, transparências, painéis, roteiros, manuais;

4

- Recorrer às tecnologias de apoio como projeção, retroprojetor, áudio, vídeo, multimídia e respectivas formas de representação e

apresentação do tipo Excel e Power Point,por exemplo.

- Aplicar as tecnologias da língua materna para elaborar textos coesos e coerentes.

- Propor a produção de textos literários de diferentes tipos sobre temas determinados e com objetivos específicos.

- Prova operatória.

- Elaboração de relatórios de pesquisas, projetos, experimentos em laboratório, atividades de oficina etc.

Coesão e coerência Criticidade Clareza Cooperação Participação Interesse Demonstração prática Observação direta Trabalhos organizados e corretos Assimilação de conteúdo 5

Fazer apresentação oral e escrita de projeto de leitura, de intervenção na realidade, de pesquisa.

- A partir de uma proposição feita pelo professor, pela classe ou pelo próprio aluno, utilizar a ficha apropriada para analisar um programa ou um produto veiculado pelos meios de comunicação. - Propor pesquisas, projetos ou outras produções em que o aluno é solicitado a utilizar-se da linguagem televisiva, cinematográfica, jornalística, informática ou outras. Coesão, coerência e clareza Criticidade Cooperação Organização de ideias Demonstração prática Observação direta Assimilação de conteúdo Aplicabilidade do conteúdo estudado 6

Identificar elementos literários que influenciam e influenciaram no processo de evolução do homem quanto a sua socialização e quanto aos fatores sócio-econômicos.

- Propor um projeto de pesquisa que identifique o perfil de cada movimento literário e seus reflexos.

- Organização de ideias - Assimilação de conteúdo Aplicabilidade do conteúdo estudado. 7

Compreender e interpretar as novas figuras de linguagens oriundas das mudanças ocorridas com as novas tecnologias.

- Contextualização de elementos novos de linguagem através de pesquisa.

- Criticidade - Organização de ideias - Interesse - Participação Assimilação e aplicabilidade do conteúdo pesquisado e estudado em sala de aula.

indicadores, instrumentos, critérios e evidências deverão ser identificados por competência/habilidade.(vide “Subsídios para a elaboração do Plano de Trabalho Docente”)

(28)

IV – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Livro didático principal:

AMARAL, E., FERREIRA, M., LEITE, R., ANTÔNIO, S. Português: Novas Palavras: literatura, gramática e redação, São Paulo: Editora FTD, 2000

Outros livros didáticos:

LUFT, Celso Pedro. Moderna Gramática Brasileira. 2ª reimpressão – São Paulo: Globo, 2008. MAIA, João Domingues. Português. Volume único. 1ªedição – São Paulo: Ática, 2003.

Jornal, revista, textos didáticos de fontes diversas, tv, vídeo, retroprojetor, laboratório informática Portal Educativo clickideia (www.clickideia.com.br)

V – Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório

A avaliação da aprendizagem será realizada de forma contínua, cumulativa, tendo como um de seus objetivos o diagnóstico da situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação prevista.

A avaliação envolverá a análise do conhecimento e das técnicas específicas adquiridas pelo aluno e também o aspecto formativo, através da observação de suas atitudes, de sua participação nas atividades pedagógicas e responsabilidade com que assume o cumprimento de seu papel.

A recuperação será paralela, contínua e intensiva, através da retomada dos objetivos não atingidos, diagnosticando-os nos processos avaliatórios.

Portal www.clicideia.com.br, como aproveitamento de estudo e pesquisas.

VI - Outras Observações / Informações (proposta de projetos, atividades interdisciplinares, concursos, exposições etc):

Por razões ou circunstâncias diversas a ordem dos componentes que serão lecionados pode ser alterada.

Projetos Interdisciplinares

Preconceito Meio-ambiente: uma questão de consciência Semana Paulo Freire 2º Semestre de 2010

1º Semestre de 2010

VII – Assinatura: Data: 06/02/2010 Fernanda Siquini Valenciano Rubio

(29)
(30)

ETEC PROF MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP

Área de conhecimento : Ciências da Natureza e suas tecnologias Componente Curricular: Biologia

Série: 1º C.H. Semanal: 02

Professor (a): Edi Carlos Iacida

I – Competências e respectivas habilidades e valores1

01- Compreender e usar a língua portuguesa como geradora de significação e integradora da percepção, organização e representação da própria identidade

Habilidades :- Interpretar e usar código de linguagem cientifica e biológica, pertinentes a obtenção contextos e situações.

Identificar e utilizar fontes e documentos pertinentes á obtenção de informações desejadas.

Valores e Atitudes : Valorizar as possibilidades de descobrir-se a si mesmo a ao mundo através das manifestações da língua pátria.

Interesse e responsabilidade em informar e em se comunicar de forma clara e íntegra 02- Questionar processos naturais, sócioculturais e tecnológicos, identificando regularidades, apresentando interpretações e prevendo evoluções.

Habilidades : - Perceber o significado e as importâncias dos elementos da natureza para manutenção da vida .

Identificar elementos e processos naturais que indicam regularidade ou desequilíbrio do ponto de vista ecológico.

Apontar indicadores de saúde importantes para a qualidade de vida e perceber fatores socioeconômicos e ambientais que nela influem.

Valores e atitudes: Criticidade e valorização do conhecimento científico.

03- Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação e de produção de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem e em seus desdobramentos políticos, culturais, econômicos e humanos.

Habilidades : Relacionar criticamente os espaços físicos ocupados com condição social e qualidade de vida dos ocupantes.

Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar.

Relacionar as mudanças ocorridas no espaço com as novas tecnologias, organizações da produção, interferências no ecossistema etc e com o impacto das transformações

Plano de Trabalho Docente – 2010

(31)

naturais, sociais, econômicas, políticas e culturais.

Valores e Atitudes : sentimento de pertencimento em relação as comunidades das quais faz parte .

3

3

(32)

Centro Paula Souza – Coordenadoria de Ensino Técnico – 2010. II – Plano Didático

Conhecimentos2 Procedimentos Didáticos3 Cronograma Dia/Mês

Identidade dos seres vivos

A organização celular da vida e as funções vitais básicas. DNA – a receita da vida e seu código.

O avanço científico e tecnológico, conseqüências na sociedade contemporânea e tecnologia de manipulação do DNA.

Aulas expositivas com utilização de equipamento áudio visual e utilização do microscópio

08/02 a 30/04

Diversidade da vida

Diversidade: os reinos que regem as diferenças, genética e ambiente.

A origem da diversidade, os processos vitais, a organização da diversidade, a diversidade brasileira.

A perpetuação das espécies.

A diversidade ameaçada: as ameaças; principais problemas ambientais brasileiros.

Ética do cuidado com a natureza: prioridades e ações estratégicas.

Aulas expositivas com utilização de equipamentos áudio visual

03/05 a 06/07 26/07 a 31/08

Interação entre os seres vivos

A interdependência da vida

Matéria e energia: os movimentos dos materiais e da energia na natureza.

Verificação dos princípios que regem a vida: reações químicas e enzimas.

Desorganização dos fluxos da matéria e da energia: a intervenção humana e outros desequilíbrios ambientais. Problemas ambientais brasileiros e desenvolvimento sustentável.

Aulas expositivas com utilização de

equipamentos áudio visual 01/09 a 29/10

Origem e evolução da vida

O que é vida? Hipóteses sobre a origem da vida e a vida primitiva. Idéias evolucionistas e a evolução biológica.

A origem do ser humano e a evolução cultural.

Aulas expositivas com utilização de

(33)

III - Plano de Avaliação de Competências

Competências Indicadores de Domínio Instrumento(s) de

Avaliação Critérios de Desempenho

Evidências de desempenho Interpretar e usar código de

linguagem cientifica e biológica, pertinentes a obtenção contextos e situações.

Relatório Clareza e participação Confecção de relatórios de acordo com normas

previamente estabelecidas 01

Identificar e utilizar fontes e documentos pertinentes á obtenção de informações desejadas. Pesquisa Interesse Apresentação Oral Envolvimento do aluno e a interação com atividades propostas

02

Perceber o significado e as importâncias dos elementos da natureza para manutenção da vida . Simulação e situações problemas Participação Criticidade Clareza

Soluções para problemas propostos

03

Relacionar criticamente os espaços físicos ocupados com condição social e qualidade de vida dos ocupantes.

Debates Prova escrita Participação Criticidade Clareza Desempenho satisfatório nas avaliações e atividades propostas

(34)

IV – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Livros :

Biologia – César e Sezar – editora Saraiva

Biologia – Fernando Gewandsznjder- editora ática Biologia – Wilson Roberto Paulino – editora Ática

Biologia em foco – Wanderley Carvalho – editora FTD S.A

Fundamentos da Biologia Moderna – Amabis e Martho – editora moderna Revistas : Superinteressante , veja , Galilleu

Vídeo Projetor

Equipamentos áudio visual Biblioteca

Microscópio e equipamentos de laboratório Laboratórios de química e biologia.

Portal Educativo clickideia (www.clickideia.com.br)

V – Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório

Recuperação continua e paralela através de aulas previamente programadas , incluindo a metodologia diferentes para desenvolvimento dos conteúdos .

Utilização de atividades propostas através do portal educativo clickideia.

VI - Outras Observações / Informações:

Os conteúdos programáticos poderão ser alterados e trabalhados em diferentes períodos de acordo com a necessidade da turma .

Atividades Interdiciplinares: Palestra : DST / Aids

Visitas : Rede de tratamento de água esgoto e reciclagem de lixo Projetos Interdisciplinares

Meio Ambiente (2º Semestre 2010)

VII – Assinatura: Data: 06/02/2010 Edi Carlos Iacida

(35)

VIII– Parecer do Coordenador de Área:

Assinatura: Data:

(36)

ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP

Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: GEOGRAFIA

Série: 1º C.H. Semanal: 02

Professor (a): ANDRÉIA CRISTINA SERAFIM

I – Competências e respectivas habilidades e valores1

COMPETÊNCIA 01- Compreender e usar a Língua Portuguesa como geradora de significação e integradora da percepção, organização e representação do mundo e da própria identidade.

Habilidades:

• Interpretar e utilizar códigos de linguagem geográfica pertinente a diferentes contextos e situações

• Formular dúvidas, questionar, argumentar, representar soluções e conclusões. Valores:

• Reconhecer a importância da comunicação nas relações interpessoais

• Interesse e responsabilidade em informar e em se comunicar de forma clara e íntegra.

COMPETÊNCIA 02- Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando texto com seu contexto, conforme a natureza, função, organização, estrutura, condições de produção e de recepção.

Habilidades:

• Utilizar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas numa perspectiva interdisciplinar.

• Localizar geograficamente os textos analisados e os fatos, objetos e personagens que deles constam conforme cronologia, periodização e referências espaciais pertinentes.

• Situar as diversas produções da cultura em seus contextos culturais. Valores:

• Apreço pela pesquisa e pelo conhecimento.

Interesse em conhecer a realidade.

COMPETÊNCIA 03- Questionar processos naturais, socioculturais e tecnológicos identificando regularidades, apresentando interpretações e prevendo soluções.

Habilidades:

• Relacionar conhecimentos de diferentes naturezas e áreas.

• Identificar elementos e processos culturais que representam mudanças ou registram mudanças ou registram continuidade/permanência no processo social

Plano de Trabalho Docente – 2010

(37)

• Identificar e caracterizar os processos de intervenção do homem na natureza Valores:

• Criticidade, persistência, valorização do conhecimento científico

COMPETENCIA 04 - Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação e de produção de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos políticos, culturais, econômico e humanos

Habilidades:

• Ler as paisagens analisando e percebendo os sinais de sua formação/transformação pela ação de agentes sociais

• Relacionar criticamente os espaços físicos ocupados com a condição social e qualidade de vida dec seus ocupantes

• Identificar influências do espaço na constituição das identidades pessoais e sociais.

Valores:

• Sentimento de pertencimento em relação às comunidades das quais faz parte

(38)

II – Plano Didático

Conhecimentos2 Procedimentos Didáticos3 Cronograma Dia/Mês

Tema 01-A ocupação do espaço

brasileiro

(os espaços dos indígenas/ Tratado de Tordesilhas / O processo de ocupação do interior do Brasil)

 Aula com exposição oral com participação da sala  Pesquisa abordando o tema proposto

 Análise de infográficos

 Atividades com construção de maquetes e esquemas  Exercícios diversos.

 Trabalho com mapas, gráficos

08/02 a 19/03

Tema 02 – Posição Geográfica do

Brasil

(latitude e longitude / Fusos horários)

 Textos relacionados ao tema proposto  Trabalhos com mapas

 Elaboração de exercícios

 Utilização de recursos audiovisuais

22/03 a 30/04

Tema 03 - Paisagens naturais do Brasil: relevo e hidrografia

(elementos formadores das paisagens naturais / A base do território: a estrutura geológica e relevo / O relevo brasileiro e suas classificações / A hidrografia brasileira)

 Interpretação de textos relacionados ao tema

(39)

Tema 04- Paisagens naturais do Brasil:

clima e vegetação

(Os climas / As formações vegetais / Domínios

morfoclimáticos do Brasil: florestas equatoriais, semiáridas, cerrados, caatinga, araucárias, pradarias)

 Interpretação de textos  Aula Expositiva

 Análise de climogramas

14/06 a 06/07

Tema 05- Dinâmica demográfica e qualidade de Vida da população brasileira

(O método para o estudo de população / O crescimento vegetativo brasileiro/ Migrações/ As condições de vida da população brasileira/ Características demográficas e sócio-econômicas da população brasileira)

 Aula com exposição oral e intervenções da classe

 Pesquisa abordando o tema proposto 26/07 a 04/09

Tema 06-Formação da sociedade

brasileira

(Os donos da terra / As etnias que formam a sociedade brasileira/ A sociedade brasileira e a ocupação do espaço)

 Trabalhos com recortes em revistas e jornais  Elaboração de debates

 Aula expositiva

06/09 a 22/10

Tema 07- O espaço e os homens

O progresso das técnicas e os problemas sócio-ambientais de ontem e de hoje

 Textos relacionados ao tema proposto  Recursos audiovisuais

 Elaboração de debates e seminários

26/10 a 16/12

1Relacionar em ordem didática

2Relacionar de acordo com cada conhecimento

3

Referências

Documentos relacionados

A esse respeito, Valente (2000) afirma que, no ensino-aprendizagem com projetos, o professor pode trabalhar com os estudantes diferentes tipos de conhecimentos, por meio de

O projecto EmailCE do ano lectivo 2004-2005 é analisado com mais detalhe, procedendo-se, além da estatística de acessos à plataforma, aos dados de colaboração e à análise

Tardif (2002) caracteriza os saberes profissionais dos professores como temporais, ou seja, são adquiridos através do tempo, sendo a história de vida escolar

Inerente a este campo de investigação, considera-se premente continuar a apro- fundar alguns pontos, nomeadamente ao tentar perceber como ganha forma o processo de

Uma vez que pretendo frequentar o curso de formação de formadores, depois de concluir este curso EFA de Nível Secundário, reconheço que saber trabalhar bem com o

A nossa equipa de gestão de sinistros conduziu as negociações que levaram a um acordo de indemnização, em que a instituição financeira aceitou pagar a maioria dos custos

O governo angolano tem para as Tecnologias de Informação e Comunicação um plano de desenvolvimento, que decorre entre os anos de 2010 e 2015, cujas principais metas

Quando, por exemplo, numa pergunta se pede para assinalar duas alternativas e o aluno não assinala nenhuma corretamente ou apenas assinala uma corretamente a resposta