• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE ABERTURA 007/2012 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE ABERTURA 007/2012 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ecretaria da dministração e dos ecursos umanos

EDITAL DE ABERTURA 007/2012 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

CURSO DE EXTENSÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS

1. DA REALIZAÇÃO

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), através da Rede Escola de Governo (REG), por meio da UNIVATES, de acordo com o Contrato de Número 209/11 de 14/10/2011, vem a público divulgar a abertura do processo de inscrição para o curso de extensão em Gestão de Processos Administrativos e Contábeis, ação educativa que faz parte do Programa de Formação Continuada Economia Política da Gestão Pública.

2. DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

2.1 JUSTIFICATIVA

Nas últimas décadas o Estado do Rio Grande tem demonstrado que seu desenvolvimento econômico e social está aquém comparativamente à economia brasileira, com taxas de crescimento menor que a de alguns estados da federação, perdas na sua matriz produtiva tradicional e cortes de investimentos públicos nas mais diversas áreas.

Frente a este cenário, o Estado necessita retomar seu papel indutor da economia gaúcha e enquadrar-se em um novo patamar integrado ao ciclo de desenvolvimento atual do país, buscar novamente a inserção e cooperação internacional, propiciar o desenvolvimento regional, a sustentabilidade ambiental, a participação cidadã, a equidade social e recuperação das funções públicas do Estado.

(2)

ecretaria da dministração e dos ecursos umanos

Considerando dos desequilíbrios ambientais, sociais e regionais há a necessidade preeminente de um processo de concertação do Estado. Faz parte deste a promoção do conhecimento e a proposta da Escola de Governo vem ao Encontro de tal necessidade.

2.2 DOS OBJETIVOS

2.2.1 Objetivo Geral

Preparar e qualificar profissionais, através da ampliação e do aperfeiçoamento de conhecimentos teóricos e práticos em gestão pública, para atuarem junto às administrações públicas.

2.2.2 Objetivos Específicos

• Aprimorar o desempenho de servidores públicos, proporcionando-lhes uma visão integrada da gestão pública, através da articulação teórico-prática.

• Desenvolver competências gerenciais associadas e decisões em âmbitos públicos visando à eficiência e à eficácia organizacional.

• Possibilitar o conhecimento de novos modos e instrumentos adequados para um planejamento e uma posição ativa na promoção do desenvolvimento sustentável local e regional.

• Propiciar aos participantes a discussão e análise de problemas contemporâneos no seio da administração pública, cujas soluções alternativas possibilitem uma gestão eficaz e efetiva dos recursos disponíveis.

• Desenvolver a capacidade de compreensão dos conceitos que fundamentem a gestão de negócios em organizações públicas.

2.3 EMENTA

Conceito de ética e regras de conduta profissional. Contabilidade pública. Legislação contábil e financeira. Gestão pública e orçamentária. Fluxo contábil e processos. Matemática financeira. Retenções de previdência. Preenchimento de SEFIP-GFIP.

(3)

ecretaria da dministração e dos ecursos umanos 2.4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ética e Conduta profissional: O que é ética corporativa? Ética e moral; A ética pessoal; A ética corporativa; O sucesso das pessoas éticas; O sucesso das equipes éticas.

Contabilidade Pública: O novo modelo da Contabilidade Pública; Conceito e divisão; Estrutura do patrimônio público; Escrituração contábil na administração pública; Plano de Contas da Administração Pública Federal (Plano de Contas Padrão): conceito, as contas contábeis e estrutura; Variações Patrimoniais: variações ativas e passivas, orçamentárias e extra-orçamentárias; Demonstrações Contábeis: demonstrações Contábeis na administração pública; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Balanço Patrimonial; Demonstrações das Variações Patrimoniais; Inventário Público.

Legislação Contábil e Financeira Aplicada ao Setor Público: Constituição Federal - Capítulo II Das Finanças Públicas; Lei Federal nº 4.320/64, Lei Complementar nº 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal); Organização da administração pública e o Controle do orçamento público; Planejamento Governamental: plano plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA); Exercício Financeiro e Regimes Contábeis: duração; Regimescontábeis adotados no Brasil; Programação financeira; Apresentação das novas demonstrações contábeis introduzidas pelas NBCT 16.6 – Demonstrações Contábeis: Demonstração do fluxo de caixa e Demonstração do resultado econômico; Projeto de Lei de Qualidade Fiscal; Lei Federal nº 10.028/00 – Dos Crimes Contra as Finanças Públicas.

Gestão Pública e Orçamentária: Os principais reflexos da moderna contabilidade pública na gestão orçamentária (atualizado pelas NBCT 16.1 e princípios contábeis); Receitas Públicas: conceito; Classificação: segundo a natureza da receita, orçamentária, extra-orçamentária; Aspectos relacionados à LRF: metodologia para classificação dos ingressos financeiros; Etapas da Receita Orçamentária: planejamento (previsão); Execução (lançamento, arrecadação e recolhimento); Controle e Avaliação (atualizado de acordo com o Manual de Receitas Nacional); Despesa Pública: conceito e classificação segundo a natureza da despesa, orçamentária, extra-orçamentária; Etapas da Despesa Orçamentária: Planejamento (fixação da despesa, descentralização de créditos orçamentários, programação orçamentária, créditos adicionais, processo de licitação); Execução (Empenho, Liquidação e Pagamento); Restos a pagar e despesas de exercícios anteriores (atualizado pelas NBCT 16.2); Controle e Avaliação de Contenções Orçamentárias (limitações de empenho) (atualizado segundo o Manual de Despesas Nacional); Governança Corporativa no Setor Público: eficácia e transparência; Sistemas de Controle: controle externo e controle interno.

Fluxo Contábil e Processos: Estudo da contabilidade analisando o processo de registro, controle e avaliação para a geração de informações e relatórios contábeis; Analise e registro dos fatos contábeis que provocam variações

(4)

ecretaria da dministração e dos ecursos umanos

patrimoniais nas entidades; Princípios e convenções da contabilidade; Componentes básicos, equação patrimonial básica e fatos contábeis; Plano de contas (conceitos, características, função, funcionamento, natureza do saldo e classificação das contas); Variações do patrimônio líquido (ativas, passivas e nulas); Receitas (operacionais e não operacionais); Custos e as despesas (operacionais, comerciais, administrativas e financeiras); Deduções das vendas (impostos sobre vendas, devoluções de vendas, abatimentos e descontos comerciais); Resultados do exercício (bruto, operacional e líquido, nos seus aspectos positivos e negativos); Critérios de avaliação dos estoques nas empresas comerciais (UEPS, PEPS e custo médio ponderado); Apuração e contabilização de custos comerciais (custo das mercadorias vendidas e custo unitário líquido de aquisição);Regimes de contabilização (caixa e competência); Compreensão dos conceitos de sistemas de informações aplicados nas entidades; Origens de recursos; Aplicações de recursos; Fatos contábeis e Variações patrimoniais.

Retenções de Previdência (legislação previdenciária de 11% sobre a Prestação de Serviços): Legislação em vigor; Responsabilidade/Obrigação de reter; - Empresa optante pelo SIMPLES; Empresas/casos de dispensadas de reter; Empresas/casos de dispensa de sofrer a retenção; Destaque da retenção na Nota Fiscal; Obrigações da Contratada; Obrigações da Contratante; Deduções/Apuração da Base de Cálculo (Fornecimento de material; Utilização de equipamentos; Percentuais mínimos); Subcontratação (Documentação necessária, Obrigações acessórias das empresas); Construção Civil (Principais conceitos, Responsabilidade previdenciária; Empreitada total (possibilidade de reter); Casos de dispensa da Retenção na Construção Civil; Análise da Lista de serviços da Construção Civil); Análise dos Conceitos (Cessão e Empreitada de mão-de-obra; Empreitada); Lista de serviços sujeitos à retenção (Análise teórica e prática; Apresentação de exemplos práticos; Critérios para enquadramento; Critérios para efetuar a retenção); Prazos de vencimento; Contratação de Cooperativas de Trabalho (Conceito, Quem está dispensado de recolher, Redução da base de cálculo, Percentual adicional para serviços prestados em condições especiais).

Matemática Financeira: Introdução à Matemática Financeira; Aplicações e utilizações da Matemática Financeira; Conceitos e aplicações de juros simples; Juros simples comercial e exato; Fórmulas de prazo, taxa de juros, capital inicial e valor futuro; Cálculo de prazo médio, saldo médio e taxa média; Desconto simples comercial; Desconto simples racional; Juros compostos; Taxa de juros nominal e efetiva; Valores equivalentes de um único pagamento; Valores equivalentes de uma série uniforme de pagamentos; Fórmulas do capital inicial, taxa, período, prestação e valor futuro; Indexação e correção monetária; Sistemas de amortização - Price, SAC e SAM; Técnicas de análise de investimentos; Valor Presente Líquido; Taxa Interna de Retorno; Payback.

(5)

ecretaria da dministração e dos ecursos umanos 2.5 DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS

a) Nome do Programa: Programa de Formação Continuada Economia Política da Gestão Pública.

b) IES responsável: UNIVATES

c) Ação Educativa ofertada: Extensão em Gestão de Processos Administrativos e Contábeis

d) Carga horária: 80 horas

e) Dias das aulas: segunda-feira e quarta-feira f) Horário das aulas: das 8h30 às 12h.

g) Aula Inaugural: 14/05/2012 h) Início das aulas: 14/05/2012

i) Término das aulas (indicativo): 18/07/2012

j) Local das aulas: Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos – FDRH. Avenida Praia de Belas, 1595. Porto Alegre – RS

k) Frequência mínima obrigatória para emissão de certificados: no mínimo 75% de presença.

2.6 DAS VAGAS

Estão disponíveis quarenta e cinco (45) vagas para o curso de extensão.

2.7 DO PÚBLICO ALVO

a) SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS que atuam direta ou indiretamente com processos administrativos e contábeis.

* Servidor Público é aquele ocupante de cargo publico efetivo e de livre nomeação e exoneração, bem como o contratado sob regime da legislação trabalhista, ocupante de emprego.

(6)

ecretaria da dministração e dos ecursos umanos 3. DA INSCRIÇÃO

3.1 PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Os interessados deverão realizar sua inscrição de acordo com as fichas disponíveis no site da FDRH (www.fdrh.rs.gov.br), para servidor público estadual, entre os dias 18 de abril a 03 de maio de 2012.

3.1.2 Documentos para a Inscrição: • Cópia da Identidade

• Cópia do CPF

Ficha de Inscrição para servidor público estadual preenchida, com autorização da chefia direta ou superior e respectivo carimbo.

3.2 FORMAS DE ENVIO DA FICHA E DA DOCUMENTAÇÃO

Após preencher a ficha de inscrição, disponível no site da FDRH, os candidatos deverão enviar a ficha e os documentos, somente via Sedex ou pessoalmente no endereço: Escola de Governo - FDRH Avenida Praia de Belas, 1595 – Sala 1205, das 9hs às 17hs, considerando como data limite da postagem o dia 03 de maio de 2012, às 18h. A ficha de inscrição deverá ser envelopada e com identificação em letra de forma (nome completo, curso pleiteado e universidade promotora).

3.3 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Em caso de um número maior de inscrições serão utilizados os critérios: afinidade com o tema, tempo de serviço público e, se necessário, sorteio.

3.4 DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

A divulgação das inscrições deferidas e indeferidas será realizada na página da FDRH (www.fdrh.rs.gov.br), a partir das 17h, na data estipulada no cronograma de execução deste Edital.

(7)

ecretaria da dministração e dos ecursos umanos 3.5 DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS

A divulgação dos selecionados será realizada na página da FDRH/Escola de Governo (www.fdrh.rs.gov.br), a partir das 17h, na data estipulada no cronograma de execução deste Edital.

4. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

PROCEDIMENTO DATA

Publicação do Edital 18/04/2012

Período de Inscrições 18/04/2012 a 03/05/2012 Período de Análise dos documentos 03/05/2012 a 07/05/2012 Divulgação da Lista de Inscrições Deferidas e

Indeferidas

07/05/2012

Divulgação dos Selecionados 10/05/2012

Início do Curso 14/05/2012

5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pela Comissão da Rede Escola de Governo da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH).

Referências

Documentos relacionados

Além disso, em janeiro de 2020, a SES-MG publi- cou o Boletim Informativo – Monitoramento da qualidade da água para consumo humano nos municípios atingidos pelo desastre da

Visa a promoção do funcionamento de Grupos Operacionais que desenvolvam, em cooperação, um plano de ação para realizar projetos de inovação, que contribuam para atingir os

Exames de Acesso 2017 - GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Página 10 de

Its constitution, formed by members of both the government as       representatives of civil society, promotes an interaction space, debate and bringing       between the main

regras específicas, aplicadas de acordo com a situação identificada, com a prioridade estabelecida.. recursos esteja assegurada dentro dos padrões de qualidade estabelecidos

Por outro lado, os gastos não incorporáveis são os que o órgão de gestão decide não incorporar às atividades, bens e serviços, levando-os diretamente aos resultados do

Ocorrência de Marcas Registradas, nas empresas Ocorrência de Marcas Registradas, nas empresas que produzem com marca.. que produzem

Coloca os sacos com as plantas e os frascos em caixas para o transporte ser o mais seguro possível até ao laboratório.. Recolhe em garrafas/garrafões amostras de água