• Nenhum resultado encontrado

Merloni Elettrodomestici. Manual Técnico de Encaixe FRIGORÍFICO. Idioma Emissão/Edição Página P /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Merloni Elettrodomestici. Manual Técnico de Encaixe FRIGORÍFICO. Idioma Emissão/Edição Página P /"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

Merloni

Elettrodomestici

Manual Técnico de Encaixe

(2)

Índice

1 CONFORMIDADE DO APARELHO 3

2 MODELOS POR TIPO DE MONTAGEM 3

2.1 Mini-frigorífico 3

2.2 Dupla porta 10

2.3 Combinado 14

2.4 Frigorífico com uma única porta ou congelador com uma única porta 19

2.5 Combinado independente 25

(3)

Merloni

Elettrodomestici

1

CONFORMIDADE DO APARELHO

Este aparelho está em conformidade com as seguintes Directivas Comunitárias: • 73/23/CEE de 19/02/73 (Baixas tensões) e posteriores alterações

• 89/336/CEE de 03/05/89 (Compatibilidade Electromagnética) e posteriores alterações

2

MODELOS POR TIPO DE MONTAGEM

2.1

Mini-frigorífico

2.1.1 Dimensões totais e de encaixe

(4)

2.1.2 Reversibilidade da porta

O sentido de abertura da porta pode ser facilmente invertido (o mini-frigorífi-co vem originalmente fechado para a direita) mudando a posição das dobradi-ças e das fixações como na Fig. 2.

Tenha atenção para efectuar correctamente as operações, pois as dobradiças e as braçadeiras permitirão também a fixação lateral do electrodoméstico.

Fig. 2

2.1.3 Encaixe no vão e regulação dos pés

Caso a largura do vão deixe uma folga entre o flanco do produto e a parte la-teral do vão, é possível recuperar até 20 mm através da guarnição ilustrada na Fig. 3.

(5)

Merloni

Elettrodomestici

Depois de se certificar que o vão permite a ligação do cabo de alimentação à rede, encaixe a máquina no vão regulando, se necessário, a altura dos pés como evidenciado na Fig. 4. Caso o tampo seja de madeira, consulte a secção “FIXAÇÃO SUPERIOR” antes de inserir o aparelho no vão. Da mesma forma, no caso de “MONTAGEM DE FINAL DE COMPOSIÇÃO”, consulte a respectiva secção antes de inserir o electrodoméstico no vão.

Fig. 4

Através desta regulação é possível variar a altura do mini-frigorífico até 6 cm, colocando a altura em 875 mm. Introduza a base e, de seguida, a grelha de ventilação (VIDE AVISOS E SUGESTÕES), deslocando-a no sentido longitudi-nal através das respectivas guias até ficar em contacto com a base, como ilus-trado na Fig. 4.

(6)

2.1.4 Fixação do electrodoméstico ao móvel FIXAÇÃO LATERAL

Proceda como indicado na Fig. 5 e Fig. 6 regulando horizontalmente a braça-deira através das respectivas ranhuras para obter uma fixação correcta.

FIXAÇÃO SUPERIOR

Caso o tampo seja de madeira, é possível outro tipo de fixação através das bra-çadeiras, como ilustrado na Fig. 7. Os parafusos para a fixação são fornecidos com o aparelho. Obviamente, caso o tampo seja de mármore ou granito, a fixa-ção superior não deverá ser efectuada.

Fig. 7

(7)

Merloni

Elettrodomestici

2.1.5 Montagem de final de composição

Caso o mini-frigorífico seja montado no final da composição, é necessário, antes das fixações anteriormente descritas e antes de encaixar o produto, fixar o pai-nel lateral ao electrodoméstico, usando as duas braçadeiras (já montadas no produto) e os parafusos fornecidos como ilustrado na Fig. 8.

Fig. 8

2.1.6 Aplicação da porta de madeira

Prepare a porta de madeira, furando o interior do painel com uma broca de diâmetro inferior a 2,5 mm para uma profundidade de 5 mm.

Fixe os dois parafusos sem apertá-los completamente, como mostra a Fig. 9 respeitando as medidas indicadas.

Fig. 9 40 + A B A B B 484

(8)

De seguida, posicione a porta de madeira utilizando as ranhuras na dobradiça e na braçadeira e regulando a posição da porta tanto na horizontal como na verti-cal, como evidenciado na Fig. 10 e Fig. 11, através dos parafusos de regulação.

Fig. 10

Fig. 11

De seguida, fixe a zona inferior da porta usando os parafusos fornecidos como indicado na Fig. 12.

(9)

Merloni

Elettrodomestici

2.1.7 Avisos e sugestões na montagem do mini-frigorífico

1. É de importância fundamental posicionar correctamente a base de ventila-ção frontal fornecida com o produto.

Isto porque a circulação de ar ocorre toda ela por baixo do electrodomés-tico (vide Fig. 13) sem o efeito chaminé típico dos posicionamentos em coluna e assim, como se pode facilmente deduzir, a eficiência do aparelho é fortemente influenciada pela montagem correcta desta peça.

Fig. 13

2. Caso o mini-frigorífico não esteja equipado com motor para a ventilação, é indispensável, para além da tomada de ar dianteira, que haja pelo menos 1 cm entre o tampo e o frigorífico.

ESQUEMA DE CIRCULAÇÃO DE AR

CONDENSADOR

VENTILADOR COMPRESSOR

ENTRADA DE AR SAÍDA DE AR

(10)

2.2

Dupla porta

2.2.1 Dimensões totais e de encaixe

Fig. 14

2.2.2 Reversibilidade da porta

O sentido de abertura da porta pode ser escolhido, removendo os dois pernos e eliminando a dobradiça colocada entre as duas portas como indica a Fig. 15.

Fig. 15 45m in 543 550 1677 1678 550 min 560min 1145 28 53 46 405

(11)

Merloni

Elettrodomestici

2.2.3 Encaixe no vão - Requisitos do vão

Caso a largura do vão deixe uma folga entre o flanco do produto e a parte la-teral do vão, é possível recuperar até 20 mm através da guarnição ilustrada na Fig. 16.

Fig. 16

A guarnição é instalada no lado oposto às dobradiças.

Depois de se certificar que o vão permite a ligação do cabo de alimentação à rede, encaixe o aparelho no vão como evidenciado na Fig. 17.

(12)

Para um correcto funcionamento do aparelho, é fundamental uma correcta ventilação do motor e do condensador. Para isso, o vão em que se irá inserir o electrodoméstico deverá ter aberturas para garantir a circulação do ar quer na parte inferior quer na parte superior.

Consideram-se apropriados dois tipos de colunas.

Fig. 18

2.2.4 Fixação do electrodoméstico ao móvel

Depois de posicionar o electrodoméstico no vão, pode proceder-se à fixação da coluna às paredes, nos pontos indicados na Fig. 19.

Fig. 19

45m

in

(13)

Merloni

Elettrodomestici

FIXAÇÃO SUPERIOR

Através dos três parafusos fornecidos, fixe o painel metálico ao tecto do vão como mostra a Fig. 19.

FIXAÇÃO INFERIOR

Fixe o aparelho na parte inferior com os parafusos fornecidos.

FIXAÇÕES LATERAIS

Através das braçadeiras reguláveis horizontalmente, fixe o electrodoméstico com os parafusos fornecidos, conforme indicado na Fig. 19.

De seguida, aplique a peça A indicada na Fig. 19 e depois a estrutura, pressio-nando até encaixar.

FIXAÇÃO DO SISTEMA DE ARRASTAMENTO (PATINS DE REBOQUE)

Posicione os patins pequenos na porta (peça A Fig. 20) nos furos já presentes.

Fig. 20

Respeitando a distância indicada na Fig. 20, abra a porta e coloque na mesma os patins grandes (peça B Fig. 20), certificando-se de que as duas peças não interferem entre si, efectuando alguns testes de abertura e fecho.

A

B

A B

(14)

2.2.5 Avisos e sugestões na montagem da dupla porta

1. Certifique-se de que entre a porta do frigorífico e a porta de madeira há 1-2 mm de folga e que fechando a porta de madeira, a guarnição magnéti-ca do frigorífico fecha correctamente.

2. No caso de produtos com monocompressor, sempre que a presença da gre-lha não seja possível por motivos estéticos, poderá obter-se uma ventilação adequada através da instalação de um ventilador (cód. da peça 42301). 3. Evite bloquear o electrodoméstico à coluna na parte de trás, já que deverá

ser possível extrair o aparelho para eventuais intervenções técnicas.

4. Certifique-se de que o tabuleiro de recolha da condensação situado por cima do compressor está devidamente posicionado e fixo.

5. Depois de ter escolhido o sentido de abertura da porta, verifique se a luz interna se apaga ao fechar.

2.3

Combinado

2.3.1 Dimensões totais e de encaixe

Fig. 21 45m in 543 545 1772 1772 +3 0 550 min 560 min 690 605 1027 64 23 53

(15)

Merloni

Elettrodomestici

2.3.2 Reversibilidade da porta

O sentido de abertura da porta pode ser escolhido, removendo os dois pernos e eliminando a dobradiça colocada entre as duas portas como indica a Fig. 22.

Fig. 22

2.3.3 Encaixe no vão - Requisitos do vão

Caso a largura do vão deixe uma folga entre o flanco do produto e a parte la-teral do vão, é possível recuperar até 20 mm através da guarnição ilustrada na Fig. 23.

Fig. 23

(16)

Consideram-se apropriados dois tipos de colunas.

Fig. 24

2.3.4 Fixação do electrodoméstico ao móvel

Depois de posicionar o electrodoméstico no vão, pode proceder-se à fixação da coluna às paredes, nos pontos indicados na Fig. 25.

Fig. 25

45m

(17)

Merloni Elettrodomestici

FIXAÇÃO SUPERIOR

Através dos três parafusos fornecidos, fixe o painel metálico ao tecto do vão como mostra a Fig. 25.

FIXAÇÃO INFERIOR

Fixe o aparelho na parte inferior com os parafusos fornecidos, como mostra a Fig. 25.

FIXAÇÕES LATERAIS

Através das braçadeiras reguláveis horizontalmente, fixe o electrodoméstico com os parafusos fornecidos, conforme indicado na Fig. 25.

De seguida, aplique a estrutura fixando-a ao aparelho com os respectivos pa-rafusos fornecidos, como ilustra a Fig. 26.

Fig. 26

FIXAÇÃO TRASEIRA (FINAL DE COMPOSIÇÃO)

Para fazer com que, no final da composição, o painel lateral permaneça está-vel mesmo abrindo a porta, é aconselháestá-vel proceder à montagem das duas peças indicadas na Fig. 25.

(18)

Fig. 27

Respeitando a distância indicada na Fig. 27, abra a porta e coloque na mesma os patins grandes (peça B Fig. 27), certificando-se de que as duas peças não interferem entre si, efectuando alguns testes de abertura e fecho.

2.3.5 Avisos e sugestões na montagem combinada

1. Certifique-se de que entre a porta do frigorífico e a porta de madeira há 1-2 mm de folga e que fechando a porta de madeira, a guarnição magnéti-ca do frigorífico fecha correctamente.

2. No caso de produtos com monocompressor, sempre que a presença da gre-lha não seja possível por motivos estéticos, poderá obter-se uma ventilação adequada através da instalação de um ventilador (cód. da peça 42301). 3. Evite bloquear o electrodoméstico à coluna na parte de trás, já que deverá

ser possível extrair o aparelho para eventuais intervenções técnicas.

4. Certifique-se de que o tabuleiro de recolha da condensação situado por cima do compressor está devidamente posicionado e fixo.

5. Depois de ter escolhido o sentido de abertura da porta, verifique se a luz interna se apaga ao fechar.

A

B

A B

(19)

Merloni Elettrodomestici

2.4

Frigorífico com uma única porta ou congelador com uma única porta

2.4.1 Dimensões totais e de encaixe

Fig. 28

2.4.2 Reversibilidade da porta

O sentido de abertura da porta pode ser escolhido, removendo os dois pernos como indica a Fig. 29.

Fig. 29 45min 540 549 540 549 875 875 878 878 550 min 560min 550 min 560min

(20)

3 estrelas deverá ser modificada, realizando as seguintes operações: 1. Puxe para cima para libertar o encaixe inferior.

2. Puxe para fora para libertar o encaixe superior.

3. Rode a portinhola 180º para colocar a manipula na posição oposta à origi-nal.

4. Volte a introduzir o encaixe superior.

5. Volte a inserir o perno inferior de fixação da portinhola, pressionando ligei-ramente.

Esta sequência de operações encontra-se esquematizada na Fig. 30.

Fig. 30 5 4 3 2 1

(21)

Merloni Elettrodomestici

2.4.4 Reversibilidade da portinhola do vão 4 estrelas

Conforme o sentido de abertura da porta, também a portinhola do vão 4 es-trelas deverá ser modificada, realizando as seguintes operações:

1. Desaperte o parafuso que fixa a lingueta

2. Desaperte o parafuso que fixa o suporte da portinhola

3. Retire a portinhola, puxando-a para baixo e libertando-a do encaixe superior 4. Remova as tampas que cobrem os orifícios

5. Rode a portinhola 180º para colocar a manipula na posição oposta à origi-nal

6. Volte a introduzir o encaixe superior

7. Volte a inserir o suporte inferior, fixando-o com o mesmo parafuso no su-porte pré-formado

8. Volte a inserir a lingueta, fixando-a com o mesmo parafuso

9. Volte a colocar as tampas que cobrem os orifícios que permanecem à vista Esta sequência de operações encontra-se esquematizada nas Fig. 31 e Fig. 32.

(22)

2.4.5 Inserção no vão - Requisitos do vão para uma correcta ventilação

Caso a largura do vão deixe uma folga entre o flanco do produto e a parte la-teral do vão, é possível recuperar até 20 mm através da guarnição ilustrada na Fig. 30.

Fig. 33

Depois de se certificar que o vão permite a ligação do cabo de alimentação à rede, encaixe a máquina no vão.

(23)

Merloni Elettrodomestici

Consideram-se apropriados dois tipos de colunas.

Fig. 34

No caso de montagem em coluna única, deve ter em baixo a grelha, enquanto que na montagem combinada temos dois tipos de colunas, conforme acima in-dicado.

2.4.6 Fixação do electrodoméstico ao móvel

Depois de posicionar o electrodoméstico no vão, pode proceder-se à fixação da coluna às paredes, nos pontos indicados na Fig. 35.

Fig. 35

45m

(24)

como mostra a Fig. 35.

FIXAÇÃO INFERIOR

Fixe o aparelho na parte inferior com os parafusos fornecidos.

FIXAÇÃO DO SISTEMA DE ARRASTAMENTO (PATINS DE REBOQUE)

Posicione os patins pequenos na porta (peça A Fig. 36) nos furos já presentes.

Fig. 36

Respeitando a distância indicada na Fig. 36, abra a porta e coloque na mesma os patins grandes (peça B Fig. 36), certificando-se de que as duas peças não in-terferem entre si, efectuando alguns testes de abertura e fecho.

2.4.7 Avisos e sugestões na montagem

1. Certifique-se de que entre a porta do frigorífico e a porta de madeira há 1-2 mm de folga e que fechando a porta de madeira, a guarnição magnéti-ca do frigorífico fecha correctamente.

2. Evite bloquear o electrodoméstico à coluna na parte de trás, já que deverá ser possível extrair o aparelho para eventuais intervenções técnicas.

A

A B

(25)

Merloni Elettrodomestici

2.5

Combinado independente

2.5.1 Porquê do produto

O novo combinado Ariston nasce para responder às exigências do Mercado Europeu dos frigoríficos encastráveis. De facto, o consumidor europeu neces-sita de um maior volume útil; por outro lado, as novas directivas ecológicas impõem a redução dos consumos e o aumento da espessura das paredes do frigorífico. Além disso, a padronização da produção de cozinhas componíveis impõe o respeito do módulo de 60 cm. O novo combinado Ariston responde a todas estas exigências, ultrapassando as expectativas com 340 lt. de volume útil facilmente instaláveis em 60 cm.

2.5.2 Dimensões do produto (Fig. 37)

Fig. 37

As dimensões do novo combinado Ariston permitem a utilização dos compo-nentes (portas e flancos) tradicionais dos fabricantes de cozinhas:

Altura: 2020 mm

Profundidade 550 mm

Largura 560 mm

O compressor e o condensador (Fig. 37), inseridos na base, são auto-ventila-dos, garantindo um melhor funcionamento e fiabilidade.

O produto pode ser instalado directamente em contacto com a parede traseira:

deixa de ser necessário furar passagens de ar atrás da coluna ou cortar a base

60 mm 560 5 5 0 100-150 1920

(26)

combinado Ariston fica apoiado no solo. Flancos, portas e base instalam-se de uma maneira fácil e perfeita no próprio produto. Deste modo, obtém-se o maior volume útil para o consumidor final: 340 lt. O sistema de instalação (Fig. 38) permite satisfazer todas as soluções em termos de mobiliário por par-te dos fabricanpar-tes de cozinhas, como demonstram alguns dados:

Altura da base: de 100 a 150 mm

Flancos padrão: Espessura de 16 a 20 mm Profundidade de 550 mm (mín) Altura da coluna de 1920 mm (mín) Portas nas medidas padrão do frigorífico módulo 60 cm

As regulações disponíveis permitem um alinhamento perfeito com os armári-os e as bases adjacentes.

Fig. 38 Composição da coluna do frigorífico

1 Fixação do tecto

N.B. É obrigatório fixar o combinado à parede na parte superior (peça D Fig. 43).

100 720 600 560 550÷580 100 ÷ 150 1940 240 lt Totale 340 lt 100 lt 1 2 3 4 5 6

(27)

Merloni Elettrodomestici

2.5.4 Preparação dos flancos e das portas Preparação dos flancos (Fig. 39)

• Para uma melhor vedação e duração no tempo, é aconselhável, antes de aper-tar as braçadeiras, inserir nos orifícios (5 mm de diâmetro) buchas de nylon (não fornecidas).

• Para as fixações, utilize os parafusos fornecidos.

Faça os furos segundo o esquema da Fig. 39: as medidas referem-se à borda inferior e à borda dianteira do flanco. Depois de realizar os furos, monte as braçadeiras contidas no saco dos acessórios:

• braçadeira superior do flanco • braçadeira inferior do flanco • esquadria de fixação traseira

Fig. 39

1 55O Mín.

2 Borda dianteira

3 1920 Mín. (sem tecto) - 1940 Min. (com tecto)

4 Braçadeira superior 64 256 64 139 64 160 64 171 26 960 1888 539 1 2 3 4 5 6

(28)

to da coluna e de eventuais prateleiras, utilize as juntas de suporte fornecidas (8 pares de juntas para duas prateleiras).

Faça os furos segundo as indicações da Fig. 40: • furo na prateleira peça B Fig. 40

• furo no flanco peça A Fig. 40

Utilize as dimensões de perfuração ilustradas e a distância entre os furos segun-do as necessidades segun-do fabricante de cozinhas.

A parte metálica da junta de suporte deve ser fixa ao flanco com parafusos de cabeça escariada fornecidos (peça A Fig. 40)

Fig. 40

Preparação das portas (Fig. 41)

• Para uma melhor vedação e duração no tempo, é aconselhável, antes de aper-tar as braçadeiras, inserir nos orifícios (5 mm de diâmetro) buchas de nylon (não fornecidas).

• Para as fixações, utilize os parafusos fornecidos.

Faça os furos segundo as indicações da Fig. 41; as medidas referem-se a: • linha central da porta

ø 18mm 7mm 8mm 13m m B A

(29)

Merloni Elettrodomestici

Depois de realizar os furos, monte as braçadeiras contidas no saco dos acessórios:

• braçadeiras superiores da porta (duas peças) • braçadeiras de encaixe da porta (uma por porta)

As braçadeiras de encaixe da porta são posicionadas tendo atenção ao verso (vi-de Fig. 41). Para a fixação das braça(vi-deiras superiores, utilize os furos A em caso de porta com armação para evitar que a braçadeira rode; em caso de porta plena, utilize os furos B.

Fig. 41

1 Armação 40 Mín.

2 1198 Mín. (para flanco alto 1920)

3 716 Mín.

4 Pontos de fixação para portas com armação

73 61 32 32 32 1085 73 61 32 32 32 532 544 544 = = = = = = 1 2 3 4 5

(30)

Instalação e regulação da coluna

A sequência de instalação é a seguinte:

1. Regulação da altura dos pés e da profundidade da base (Fig. 43) 2. Montagem, regulação e fixação dos flancos (Fig. 42 e Fig. 43) 3. Montagem de prateleiras/tecto (Fig. 44)

4. Regulação dos pés e fixação da coluna na parede (Fig. 43) 5. Montagem, regulação e fixação das portas (Fig. 45) 6. Montagem da base/base lateral

1. Regulação da altura dos pés e da profundidade da base (Fig. 43)

Regule os 4 pés segundo a altura da base da cozinha (de 100 a 150 mm). Regule a profundidade dos pés dianteiros, apertando com uma chave de 17 a porca indicada na Fig. 42. Aperte novamente a porca assim que atingir a pro-fundidade escolhida (de 0 a 60 mm).

2. Flanco (18-19 mm): Montagem, regulação e fixação (Fig. 42 e Fig. 43)

Insira primeiro a braçadeira inferior (A) do flanco nas ranhuras da base. Levante ligeiramente o flanco e, exercendo uma ligeira pressão, insira a braça-deira superior (B) na braçadeira (C) fixa no armário.

Depois de encaixado o flanco, proceda às eventuais regulações em profundi-dade e alinhamento, como ilustrado na Fig. 43, utilizando uma chave hexago-nal de 5 no parafuso situado na base (zona do pé dianteiro).

A fixação do flanco obtém-se com os parafusos fornecidos em quatro pontos dianteiros mais um traseiro (indicados pelas setas Fig. 43).

Flanco de 16 mm: se utilizarem-se flancos de 16 mm, é necessário deslocar as

braçadeiras (C) localizadas por cima do armário, utilizando os parafusos de fixa-ção. Insira ainda uma espessura de 2 mm por baixo da braçadeira (A) inferior do flanco.

(31)

Merloni Elettrodomestici

Fig. 42 Montagem do flanco

D Braçadeira de fixação na parede

D C B 2 A 1

(32)

D Braçadeira de fixação na parede

1 Pontos de fixação dos flancos ao aparelho

2 Chave hexagonal de 5 mm para a regulação vertical dos flancos

60mm D

1

(33)

Merloni Elettrodomestici

3. Montagem de prateleiras/tecto (Fig. 44)

Proceda à montagem da/das prateleiras de acordo com as indicações da Fig. 44.

Se o vão entre o tecto e o frigorífico não permitir o acesso à braçadeira de fixação na parede, é necessário deslocar a mesma para a última prateleira útil. A desmontagem da braçadeira é feita através dos respectivos parafusos de fixação. Esta modificação favorece uma eventual intervenção de assistência do produto.

A placa superior do frigorífico pode ser alinhada com o perfil dianteiro do flanco ou com a parte frontal do frigorífico, de acordo com a escolha do insta-lador. Esta é, depois, fixa ao tecto ou ao revestimento superior.

Se o espaço entre o frigorífico e o tecto da coluna for limitado, pode utili-zar-se um revestimento frontal (vide Fig. 38), que deve ser fixo utilizando as juntas de suporte.

Fig. 44 Montagens de prateleiras/tecto

4. Regulação dos pés e fixação da coluna na parede (Fig. 43)

Depois de fixar os flancos, posicione a coluna do frigorífico no ponto de ins-talação; proceda à regulação dos pés para a compensação de eventuais irre-gularidades do pavimento.

De seguida, fixe o frigorífico à parede traseira com uma cunha (não forneci-da) através da esquadria (D) (Fig. 43).

(34)

ta superior (frigorífico).

Fig. 45 Montagem, regulação e fixação das portas

1 Pontos de fixação das portas

F 1 D E A A B B B A

(35)

Merloni Elettrodomestici

6. Porta inferior (congelador)

Proceda à montagem e regulação deixando a porta do frigorífico aberta. • Encaixe a porta inserindo os ganchos da braçadeira (A) nas ranhuras dos

blocos de regulação (B) colocados na porta do congelador.

• Alinhe a porta com as bases adjacentes, regulando (altura, profundidade, largura) os blocos (B) através de uma chave hexagonal de 5 (como ilustra-do na figura).

Se se variar a profundidade da porta, é necessário regular as buchas (D -indicadas pela seta) utilizando uma chave hexagonal de 5 no interior da porta do congelador (levante a guarnição - peça F Fig. 44).

• Fixe a porta já regulada inserindo os quatro parafusos de fixação forneci-dos (30 mm de comprimento) nas respectivas buchas (D) no interior da porta do congelador.

7. Porta superior (Frigorífico)

Proceda à montagem e regulação deixando a porta do frigorífico aberta. • Encaixe a porta inserindo os ganchos da braçadeira (A) nas ranhuras dos

blocos de regulação (B) inseridos na porta do frigorífico.

• Levante ligeiramente a porta até encaixar as braçadeiras (E) nas buchas su-periores (D). Essas braçadeiras são necessárias para suster a porta superior durante a execução das regulações.

• Alinhe a porta regulando (altura, profundidade, largura) os blocos (B) atra-vés de uma chave hexagonal de 5 (como ilustrado na figura).

Se se variar a profundidade da porta, é necessário regular as buchas (D -indicadas pela seta) utilizando uma chave hexagonal de 5 no interior da porta do congelador (levante a guarnição - peça F Fig. 44).

• Fixe a porta já regulada inserindo os quatro parafusos de fixação forneci-dos (30 mm de comprimento) nas respectivas buchas (D) no interior da porta do frigorífico.

8. Montagem da base/base lateral

A fixação da base (das bases) é feita com componentes padrão. Diâmetro da haste do pé 28 mm.

(36)

Introduza a ficha numa tomada de corrente com uma ligação de terra eficaz depois de verificar se os valores da tensão e da frequência de rede correspon-dem aos indicados na chapa situada na contraporta inox da máquina e se o sistema ao qual ela está ligada está adaptado à corrente máxima indicada na chapa. Se a tomada de corrente à qual o aparelho está ligado não correspon-der à ficha, utilize adaptadores certificados por entidades competentes e de potência dissipável não inferior a 1500 W, já que outro tipo de adaptadores poderiam provocar sobre aquecimentos com conseqüente risco de incêndio.

(37)
(38)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo foi realizar uma horta suspensa com plantas que são capazes de serem utilizadas na alimentação dos alunos da EREM Aníbal Fernandes e oferecer uma forma de reuso a

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Foram encontradas, também, as pes- quisas de Soares (2007), sob o título “O Sistema Nacional de Avaliação da Educa- ção Superior e a Gestão Estratégica das

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

Para melhorar o desempenho dos acor- dos, recomendamos implementar e divulgar as auditorias independentes sistematicamente; aumentar o registro e a confiabilidade do Ca-