• Nenhum resultado encontrado

UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

F r u t o s - 1 – I m p a c t 0

L

I Ç Ã O

3

V

IVENDO A

V

IDA COM

D

EUS 9 - 11 Anos

Este Trimestre começa foca-lizando o Crescimento e a Graça

para as crianças de 9 a 11 anos. A Unidade 1 começa apresentando a Bíblia como a Palavra de Deus, com autoridade e respostas para as questões mais prementes da nossa existência. Ela é o alicerce para o Crescimento. A Unidade 2 encoraja as crianças a crescerem na compreensão de Deus e Seus propósitos, na medida que elas analisam outras crenças e as comparam com o ensinamento Bíblico. Esta unidade culmina com a apresentação da men-sagem da Graça na lição da salvação. Final-mente, a Unidade 3 focaliza na expansão da Graça através da construção

de relacionamentos para alcançar o Mundo Per-dido. Cada semana as cri-anças experimentam a convivência no Pequeno

Grupo e desenvolvem amizades em suas peque-nas comunidades.

HISTÓRIA

BÍBLICA

nossas vidas sobre as ver-dades nela contida.

VERSÍCULO

"O céu e a Terra desaparecerão, mas as minhas

Palavras ficarão para sempre". Marcos 13:31

(BLH)

OBJETIVO

O QUÊ? (GG): As crianças ouvirão sobre a imutabilidade da Palavra de Deus e a parábola dos construtores sábio e tolo.

E ENTÃO? (GG): Elas aprenderão que a Bíblia é eterna e imutável. É também um fun-damento sólido para construirmos nossas vidas.

E AGORA? (PG): Elas farão uma atividade que mostre a insegurança de construir suas vidas nos pensamentos da cultura popular versus a segu-rança adquirida no conhecimento da sabedoria de Deus que nunca muda.

FORMAÇÃO

ESPIRITUAL

Estudo das Escrituras. Crescimento / Mutualidade

U

NIDADE

1: P

RECISA DE

S

ABEDORIA

?

A B

ÍBLIA É

E

TERNA

CONC EITOC HAVE A BÍBLIA É ETERNA E IMUTÁVEL E PODEMOS BASEAR CONFI-ANTEMENTE AS NOSSAS VIDAS NOS

(2)

FRUTOS-1 – Impacto – Guia do Líder de Pequeno Grupo – 9-11 Anos – Lição: 3 Reprodução permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados à Associação Willow Creek.

para cada criança (pág. 29 no Guia do

Administrador)

• Lápis – um para cada criança.

• Tabuleiros do Jogo “Rocha Sólida”- um para cada grupo.

• Trazer garrafas de água cheias de areia ou água – uma para cada grupo.

• Trazer os "Discos de Decisão" (arruelas) – cerca de 50 para cada grupo pequeno. • Copie e recorte os Cartões de Decisão

-um conjunto para cada Pequeno Grupo (pág. 30 a 32 do Guia do Administrador) • Copie a folha da Chave de Respostas do

Líder – uma para cada Pequeno Grupo (pág. 33 no Guia do Administrador) • Junte Bíblias – uma para cada Pequeno

Grupo.

• Coloque os itens acima mencionados em uma pasta para cada Pequeno Grupo.

PREPARAÇÃO DO

LÍDER

Na cultura popular, todas as coisas mudam. Nós mudamos as roupas, a cor dos cabelos, os endereços, as atitudes, pneus, dinheiro, nossos pensamentos, direção, e até os ídolos. A pergunta é: no que estamos nos transfor-mando?

Cada dia fazemos escolhas, ou baseadas nos conselhos bíblicos ou nas mensagens que a cultura popular prega e que é transitória. Isto acaba sutilmente nos mudando. Nós podemos escolher nos tornarmos as pessoas que Deus nos criou e andar de acordo com a imutável Palavra de Deus, ou escolher ir no fluxo da nossa cultura transitória. Nesta semana, separe um tempo para pensar e avaliar o quanto a cultura deste século tem influenciado sua vida.

26

DÊ BOAS VINDAS às crianças do seu Pequeno Grupo.

PERGUNTE: “O que está na moda este ano e o

que não está?”

COMPARTILHE: O que estava na moda quando você tinha a idade das crianças.

TRANSIÇÃO

DIGA: “Eis uma charada para vocês: "O que é o que é, que nunca muda, mas que muitas pessoas são mudadas através dela?" Escutem no Grande Grupo e vejam se podem adi-vinhar o enigma”.

C

ONEXÃO

C

RIANÇA

(3)

REVISÃO

PERGUNTE: "Você conseguiu adivinhar a charada? Nós aprendemos no Grande Grupo que a Bíblia nunca mudou nem mudará, mas que as pessoas que a lêem e praticam seus ensinos terão a sabedoria verdadeira que mudará suas vidas constantemente para mel-hor."

DÊ: um Cartão de Perguntas e lápis para cada criança.

DIGA: "Você pode ter perguntas e gostaria de saber qual é a resposta que a Bíblia tem para elas. Use o seu Cartão de Perguntas para escrever seus questionamentos . Na próxima semana, no Grande Grupo, estaremos respondendo, através da Bíblia, as perguntas que você escreveu."

CONTINUE: “Hoje vamos brincar de um jogo que mostra como a cultura popular está sempre mudando, mas a sabedoria bíblica é uma rocha sólida, firme.”

ATIVIDADE: ROCHA

SÓLIDA

O propósito desta atividade é dar às crianças e /ou os amigos delas uma oportunidade de pensar nas escolhas que devem fazer sobre situações que podem encontrar. Eles verão que quando fazem decisões

baseadas na sabedoria da Bíblia estão em terreno firme, mas quando fazem escolhas baseadas nas men-sagens da cultura popular, elas vivem no limite, na periferia, e estão propensas a cair, longe de Deus.

MATERIAIS PROVIDENCIADOS POR SEU ADMINISTRADOR

Jogo do Tabuleiro Rocha Sólida Garrafa d'água (cheia de água ou areia) Discos de Decisão (anéis de metal) Cartões de Decisão

Folha de Chave de Respostas do Líder Bíblia

PREPARAÇÃO

/ MONTAGEM

Coloque as crianças em círculo. Ponha o Ta-buleiro sobre a garrafa d'água. Embaralhe as Cartas de Decisão e coloque em uma pilha. Monte os Discos de Decisão ao lado.

NOTA PARA O

LÍDER

Se o tabuleiro não ficar sobre a garrafa d'água, coloque um Disco de Decisão sobre a tábua no lado oposto que está inclinado para equilibrar o peso. Se isto não funcionar, tire a tampa da gar-rafa de água e coloque novamente na boca da garrafa.

P

EQUENO

G

RUPO

(4)

FRUTOS-1 – Impacto – Guia do Líder de Pequeno Grupo – 9-11 Anos – Lição: 3 Reprodução permitida para uso em sua Igreja. Todos os direitos reservados à Associação Willow Creek.

28

DIGA: “Nossa atividade de hoje é chamada "Rocha Sólida". O objetivo é fazer o maior número de escolhas sábias no Jogo "Rocha Sólida" sem derrubá-los. Nós fazemos escol-has sábias quando seguimos o que apren-demos na Bíblia. Esses discos de metal repre-sentam escolhas e são chamados ‘Discos de Decisão’.”

1. “Você vai escolher um Cartão Decisão que vai lhe fazer um desses dois tipos de per-gunta: ‘Você escolheria...’ ou ‘A maioria das crianças escolheriam...’ seguidas de duas opções, ou seja, cada pergunta vai lhe dar duas opções de resposta.”

2. “Responda a pergunta. Se você escolher a opção que corresponde à mensagem da cultura popular (mensagem do mundo), então você vai colocar o número de Discos de Decisão indicado no seu Cartão de Decisão em qualquer lugar da borda do tabuleiro. A sabedoria do mundo vai te levar a viver uma vida no limite, longe de Deus. Se você escolher a opção sábia, aquela que é baseada na sabedoria da Bíblia, você vai colocar o número dos Dis-cos de Decisão indicado no seu cartão de decisão no meio do tabuleiro, chamado de "Rocha Sólida". Quando você faz escolhas baseadas na sabedoria da Bíblia, então você pisa numa Rocha Sólida, muito firme.” 3. Se você escolher o “Cartão Estabilizador”, você

pode usá-lo para estabilizar suas escolhas no tabuleiro. Este cartão vai pedir que você ache

um versículo bíblico no Velho Testamento. Você terá 20 segundos para achar o versículo depois de achar o número da página que eu direi (Veja com antecedência o número da página em que se encontram os versículos, faça isso na sua

Bíblia, que deve ser usada por todos no grupo). Se você tiver sucesso e achar o versículo em 20 segundos, você poderá mover o número de Dis-cos de Decisão que o

cartão indica de “Vivendo no Limite” até “Rocha

sólida”. Se você não tiver sucesso, seus Discos

de Decisão vão continuar onde estavam. Se não tiver nenhum Disco de Decisão em “Vivendo no Limite”, você pode guardar o cartão para usar depois.

4. A pessoa que fizer aniversário no dia mais próximo será a primeira a jogar, e então vai

girar no sentido horário ao redor do

cír-D

IC

A DEPASTO

REIO Se as crianças responderem todas as questões da "Rocha

Sólida" e todos os discos de decisão ficarem no meio, peça as crianças que

respon-dam a pergunta: "a maioria das crianças escolheria..." da perspectiva da criança que vive à beira do abismo. Você pode dobrar também a

quantidade de discos de decisão, para todas as resposta do "Vivendo no

(5)

culo. Vamos começar.

NOTA PARA O

LÍDER

As respostas do jogo "Rocha Sólida" para os

Cartões de Decisão estão na Folha e Chave de Respostas do Líder. Também está incluído o tópico de

cada Cartão Decisão com um versículo (obediência, serviço, fé, etc.) Cada resposta do "Rocha Sólida" corresponde a um versículo Bíblico. Gaste tempo explicando o ver-sículo. Não esqueça de fazer previamente o levantamento das páginas de cada versículo dos “Cartões Estabilizador”.

ENCERRAMENTO

DIGA: "Como esta atividade nos ajudou a entender a importância de tomar decisões baseadas na sabedoria da Bíblia, a qual nunca muda? (Deixe as crianças responder) Este jogo tem escolhas que pessoas comuns podem fazer, se seguirem a sabedoria da cul-tura popular atual. Cada vez que você faz uma decisão, está fazendo também um pequeno ajuste no seu caráter, que poderá mudar você. Se você seguir a sabedoria imutável da Bíblia, seu caráter se tornará uma ROCHA SÓLIDA. Mas se você seguir a cul-tura popular que está sempre mudando e

viver à margem, bem sempre estará seguro nos problemas Grandes que certamente virão. Sempre lembre-se que "A BÍBLIA É ETERNA E IMUTÁVEL E PODEMOS BASEAR CONFIANTEMENTE AS NOS-SAS VIDAS NOS SEUS ENSINOS."

VERSÍCULO

BÍBLICO

DÊ: o cartão do Versículo para cada criança e repitam o versículo juntos "O céu e a Terra

desaparecerão, mas as minhas Palavras ficarão para sempre". Marcos 13:31

RELEMBRAR as crianças: "Este versículo significa que as palavras da Bíblia são

imutáveis e que nós podemos depender delas para guiar nossas vidas"

DIGA: "Em casa nesta semana, estudeem para os Livros do Velho Testamento que estão logo no começo da sua Bíblia (no índice). Aprenda a ordem destes livros, pois lhe ajudarão quando precisar usar um Cartão Estabilizador no jogo do tabuleiro da Rocha Sólida na próxima semana."

ORAÇÃO

Querido Deus,

Obrigado por Sua Bíblia que nunca muda. Encoraje-nos a ler e obedecer o que ela diz, para que possamos fazer escolhas da Rocha Sólida.

Amém.

(Não esqueça de recolher todos os Cartões de

Pergun-tas das crianças e então entregue ao Administrador)

D

IC A DEPASTOREIO encoraje as cri-anças a discutirem suas escolhas, ou a de seus amigos sobre as situações apresentadas nos cartões de decisão.

peça que elas pensem sobre as possíveis conse-qüências de cada

escolha.

Referências

Documentos relacionados

• Relatório dos Grupos Contemporâneos: Este relatório acompanha os de desmama e sobreano e contém informações sobre os GC formados em cada fase de avaliação, como o núme- ro

II Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas.. HORÁRIO PALESTRA PALESTRANTE

Os resultados mostram que o extrato de casca de mirtilo apresenta atividade antibacteriana contra Bacillus cereus, mas não tem a capacidade de inibir

Como resultados, observa-se que a partir da composicionalidade da estrutura como um todo, ou seja, do predicado encaixado, da sentença plena, do contexto opaco (atribuído

Prestadores Prestadores Ciclo de Debates Ciclo de Debates GV Sa GV Sa ú ú de de 18.outubro.2006 18.outubro.2006 1. Aç ções SulAm ões SulAmé érica rica - - Curto/Mé

propriedade para investimento, agricultura … IAS 11 IAS 39 Dividendos Juros IFRS 15 Reconhecimento de receitas Venda de bens Receita de serviços Royalties Contratos de

O presente trabalho resulta dos diálogos estabelecidos entre as pesquisas “Nas trilhas dos manuscritos: estudo lexical sobre a escravidão negra em Catalão nos

Você pode se encontrar perdida em meio à essas dúvidas, sem saber qual é o melhor para o seu tipo de pele, que irá garantir a proteção tanto nos dias em que estiver fora de