• Nenhum resultado encontrado

Admissão de estagiários por órgãos públicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Admissão de estagiários por órgãos públicos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Admissão de estagiários por órgãos públicos Parecer nº 05/02-SAFF

Ementa: Direito Administrativo. Admissão de

estudantes de nível superior como estagiários junto a órgãos técnicos da Câmara Municipal. Possibilidade, observadas as normas gerais da legislação federal e os princípios constitucionais da publicidade e da impessoalidade na seleção dos estagiários.

Senhora Procuradora-Geral

Trata o presente processo de consulta formulada pelo Excelentíssimo Senhor Primeiro Secretário, em feito originado na Diretoria de Biblioteca e Documentação, sobre a viabilidade jurídica de admissão de estagiários de Biblioteconomia, solicitando ainda orientação quanto aos procedimentos necessários para tal programa de estágio.

1 – Histórico

O presente processo foi inaugurado por expediente da ilustre Diretora de Biblioteca e Documentação desta Casa Legislativa, dirigido ao Exmº Sr. Primeiro Secretário, solicitando examinar a possibilidade de assinar convênios para a admissão de estagiários de Biblioteconomia naquela Diretoria.

Às fls. 04, para instruir o feito, solicitou o Sr. Diretor-Geral de Administração fossem informadas quais as universidades públicas que manteriam tal curso, o que foi respondido pela Interessada, a qual apontou o nome de duas universidades públicas neste Estado que ministram tal curso (também fls. 04). Voltando o feito à Diretoria Interessada, esta fez inserir minuta de convênio fornecida por uma daquelas Universidades (fls. 06-09). Em nova manifestação, o Sr. Diretor-Geral sugeriu a oitiva desta Procuradoria-Geral, sobre a minuta de Convênio apresentada e também sobre o critério a ser observado na seleção dos estagiários.

(2)

Recebendo o processo, sugeri (fls. 11,v.) fosse preliminarmente ouvido o Grupo de Documentação e Eventos desta Procuradoria-Geral, para que manifestasse eventual interesse em também oferecer vagas de estágio em seus serviços, o que foi acolhido por Vossa Excelência (fls. 11,v.), retornando a resposta daquele Setor com a manifestação de interesse na admissão de 2 (dois) estagiários (fls. 12).

Passo a opinar.

2 – Natureza jurídica do estágio

Embora estudado pelo Direito do Trabalho, o estágio é um instituto que se caracteriza exatamente pela não formação de vínculo de natureza trabalhista ou estatutária com a entidade que admite o estagiário. O instituto é regulado pela Lei nº 6.494, de 07/12/77. A transcrição parcial do próprio texto da Lei já é suficiente para esclarecer a natureza do estágio:

Art. 1º. As pessoas jurídicas de Direito Privado, os órgãos da Administração Pública e as Instituições de Ensino podem aceitar, como estagiários, os alunos regularmente matriculados em cursos vinculados ao ensino público e particular.

§ 1º. Os alunos a que se refere o caput deste artigo devem, comprovadamente, estar freqüentando cursos de educação superior, de ensino médio, de educação profissional de nível médio ou superior ou escolas de educação especial.

§ 2º. O estágio somente poderá verificar-se em unidades que tenham condições de proporcionar experiência prática na linha de formação do estagiário, devendo o aluno estar em condições de realizar o estágio, segundo o disposto na regulamentação da presente Lei.

Daí se pode inferir a natureza jurídica do estágio. Trata-se de um meio de auxiliar a formação de profissionais de nível médio profissionalizante ou superior. Neste sentido é que se expressa também a melhor doutrina, como se pode colher da lição de JOÃO DE LIMA TEIXEIRA FILHO, em excerto introduzido em texto de DÉLIO MARANHÃO, em obra clássica:

“É necessário existir complementaridade entre os conhecimentos ministrados e a área de praticagem destes conhecimentos na empresa. Vivenciar numa empresa os ensinamentos escolares é a finalidade do

(3)

estágio, que não pode se projetar além da duração do curso que propicia essa experimentação prática.”1

O objetivo principal do estágio, portanto, é a complementação da aprendizagem profissional. Por isto é que não se deve ver o estágio como uma forma de suprir carências de mão-de-obra ou obtê-la de maneira menos onerosa. A agregação da força de trabalho dos estagiários ao serviço da empresa ou órgão público deve ser uma conseqüência natural do aprendizado, e não o contrário.

Daí porque não é correto falar em “contratação” de estagiários ou em “contrato de estágio”, mas meramente na admissão do estagiário, celebrando-se, ao invés de contrato, um “termo de compromisso”, que necessariamente tem como partes o estudante/estagiário, a entidade que o admite e a instituição de ensino à qual o estagiário é vinculado. É o que esclarece o próprio texto da Lei, nos seguintes dispositivos:

Art. 3º. A realização do estágio dar-se-á mediante termo de compromisso celebrado entre o estudante e a parte concedente, com interveniência obrigatória da instituição de ensino.

Art. 4º. O estágio não cria vínculo de qualquer natureza e o estagiário poderá receber bolsa, ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, ressalvado o que dispuser a legislação previdenciária, devendo o estudante, em qualquer hipótese, estar segurado contra acidentes pessoais.

Com isso, tem-se por delineados os requisitos básicos para prestação de estágio: - a ênfase na complementação da aprendizagem e correlação entre a área de

formação profissional e o local onde se dará o estágio;

- a celebração de um termo de compromisso para cada estagiário, com interveniência da instituição de ensino;

- a necessidade de contratação paralela de um seguro de acidentes pessoais para o estagiário.

3 – O estágio em órgãos públicos

A possibilidade de admissão de estagiários por órgãos públicos, a par de expressamente prevista no art. 1º da Lei, é de percepção quase intuitiva: se as

(4)

atividades de um determinado órgão público têm correlação com certas áreas de formação superior ou de ensino médio, será possível a admissão de estagiários por aquele órgão.

No presente processo, nítida é a correlação entre as atribuições da Diretoria de Biblioteca e Documentação (e também do Grupo de Documentação e Eventos desta Procuradoria-Geral) e o curso de Biblioteconomia, área na qual se propõe a admissão de estagiários.

Todavia, as peculiaridades do regime jurídico administrativo impõem, além das características acima alinhadas para ao estágio em geral, a necessidade de observância de outras cautelas. Relembre-se, uma vez mais e sempre, o art. 37 da Constituição Federal:

Art. 37. A Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

A observância destes princípios, especialmente pelo fato de o estágio envolver uma despesa pública (no pagamento da bolsa-auxílio) recomendam à Autoridade um prudente dimensionamento da possibilidade de admissão de estagiários e do número de vagas que serão oferecidas, e ainda do benefício que, subsidiariamente, será auferido por esta Casa Legislativa com a força de trabalho dos estagiários.

Assim, antes que seja aberta a seleção dos estagiários ou celebrado algum convênio, é preciso que sejam definidos pela Autoridade Administrativa desta Casa os seguintes pontos (o que poderá ser feito através de Resolução da Mesa Diretora):

- número de estagiários que serão admitidos;

- valor da bolsa-auxílio a ser paga aos estagiários, e conseqüente despesa total, a ser autorizada pela autoridade competente2;

- responsabilidade pela contratação de seguro de acidentes pessoais (que poderá ser atribuída às instituições de ensino convenentes);

2 Apenas a título de sugestão, sugere-se levar em conta o valor que, há algum tempo, foi fixado e vem sendo

pago aos estagiários de Direito (também estudantes de nível superior) da Procuradoria Geral do Município, adotado por esta Casa Legislativa na bolsa-auxílio ao estagiário desta Procuradoria-Geral.

(5)

- forma e critério de seleção dos estagiários;

Definidos com precisão tais parâmetros, e caso aprovado o programa de estágio pela Mesa Diretora, sugere-se o retorno do processo a esta Procuradoria-Geral, para elaboração de minuta dos instrumentos necessários.

4 – Forma de seleção de estagiários por órgãos públicos

Ainda como decorrência dos princípios constitucionais da Administração Pública, verifica-se que a forma de seleção dos estagiários deverá observar os princípios da impessoalidade e da publicidade. Todos os estudantes que atendam aos requisitos para admissão devem ter igual chance de acesso ao estágio, desde que as instituições de ensino a que estejam vinculados aceitem celebrar o termo de compromisso nos moldes definidos pela Câmara Municipal.

Assim, conquanto não se possa falar num concurso público em sentido estrito, uma vez que não haverá a ocupação de cargo ou emprego público, deverá haver um processo seletivo de conhecimento público e com acesso isonômico.

Desse modo, os critérios de seleção poderão ser definidos por esta Casa Legislativa (através da Diretoria de Biblioteca e Documentação), desde que sejam objetivos e previamente conhecidos de todos os candidatos. Neste ponto, deve-se observar que não é possível, juridicamente, restringir a seleção dos estagiários a alunos de universidades públicas, sob pena de malferimento ao princípio constitucional da igualdade. Se existirem universidades particulares que ofereçam legalmente este curso, e que aceitem integrar o ajuste na qualidade de intervenientes, não há razão para excluir seus alunos do acesso ao estágio num órgão público.

5 – Conclusões

Do exposto, conclui-se que é possível a admissão de estagiários pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, observadas as cautelas constantes deste Parecer, especialmente quanto à necessária observância dos princípios da impessoalidade e da publicidade no processo seletivo.

Sugere-se, após a fixação dos parâmetros apontados nos itens 3 e 4, e aprovação dos mesmos pela Mesa Diretora, o retorno dos autos a esta Procuradoria-Geral para análise ou elaboração das minutas respectivas.

É o parecer, submetido à elevada consideração de Vossa Excelência. Rio de Janeiro, 19 de junho de 2002.

(6)

Sérgio Antônio Ferrari Filho

Procurador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Visto. Aprovo o Parecer nº 05/02-saff, supra.

Encaminhe-se ao Gabinete do Excelentíssimo Senhor Primeiro Secretário. Em 19 de junho de 2002.

Jania Maria de Souza

Referências

Documentos relacionados

Antes de ligar o motor, verifique o funcionamento do sistema de corte do circuito de ignição em con- formidade com o procedimento descrito na

de orientação inter- transdisciplinar aplicável à descrição e proposição de explicações aos sistemas abertos ou semiabertos, cujas dinâmicas organizacionais são

Vários projetos de pesquisa contribuem para a prática baseada em evidências (e não só os ensaios clínicos randomizados), e projetos de pesquisa diferentes são mais adequados para

trabalho remoto e a realização de teleconferências de capacitação e de trabalho (para os casos em que o perfil da vaga ofertada no momento da convocação seja de trabalho

A PROMOTORA DE JUSTIÇA CRIMINAL DE IJUÍ, responsável pelo processo seletivo, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Provimento nº 66/2011-PGJ-RS e

O PROMOTOR DE JUSTIÇA DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE ELDORADO DO SUL, responsável pelo processo seletivo, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo

Levando em consideração os resultados encontrados nos artigos utilizados para realização do presente estudo, percebe-se que com o envelhecimento surge também

Apesar das contribuições do Programa durante a formação inicial de professores de Geografia, relatada pelos egressos em entrevista, constatou-se que 42%