• Nenhum resultado encontrado

jointless para concreto e argamassa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "jointless para concreto e argamassa"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

para concreto e argamassa

jointLess

(2)

2 3

Setembro/ 2014 Setembro/ 2014

jointLess®

Empregado na Europa e Estados Unidos desde o início da década de 90, a tecnologia dos pavimentos do tipo “Jointless” (sem juntas) se tornaram uma tendência no Brasil nos últimos anos. O conceito “Jointless” é empregado para definir pavimentos com baixa quantidade de juntas ou mesmo sem nenhuma junta, utilizando placas de concreto com dimensões superiores a 500 m². Devido ao fato das juntas serem os pontos mais frágeis dos pisos e responsáveis por 90% das patologias detectadas, a sua redução resulta num menor custo de manutenção e consequentemente em uma maior durabilidade do pavimento, além da redução de materiais como barras de transferência, espaçadores treliçados, selantes e mão de obra de execução.

Existem vários sistemas construtivos e de reforços que permitem a execução de pavimentos do tipo “Jointless”, entre eles os que utilizam concretos modificados por aditivos; concreto protendido e concreto com altas dosagens de macrofibras estruturais (metálicas ou sintéticas).

O projeto e execução de pavimentos tipo “Jointless”, requerem cuidados especiais para garantir os resultados esperados e que em grande parte não impactam economicamente na escolha da solução. Recomendamos que sempre seja consultado um projetista ou nosso departamento técnico antes de seu uso.

O Grupo Construquimica

O Grupo Construquimica é uma multinacional de origem Americana que atua há mais de 10 anos no mercado Brasileiro da construção civil, produzindo e comercializando soluções para os mais diversos tipos de aplicações. Com uma equipe de P&D focada em desenvolver e nacionalizar soluções mundialmente consagradas, o Grupo Construquimica oferece ao mercado nacional uma gama de produtos que atende às mais rígidas normas de qualidade e de desempenho.

As linhas de produtos da Construquimica (Fibras Estruturais, Microfibras, Endurecedores Superficiais, Agentes de Curas, Aditivos modificadores de concreto e Adições Poliméricas) são utilizadas e recomendadas pelos principais consultores e projetistas estruturais do país, formando assim um portfólio de obras realizadas com as maiores construtoras do Brasil.

Clientes finais reconhecidos internacionalmente pela qualidade de seus produtos, como AMBEV, Nestlé, Bridgestone, Carrefour, DHL, Embraer, Fiat, Ford, GM, Honda, Hyundai, Liebherr, Mann, Michelin, VW, Petrobrás, Pirelli, Procter & Gamble, Renault, Toyota, Wal Mart, entre outras, já utilizaram nossos produtos em obras no Brasil e na América Latina e obtiveram o resultado esperado em seus projetos.

Além do suporte de respeitados fornecedores mundiais, que garantem a qualidade de nossos produtos, o Grupo Construquímica tem o compromisso de prover aos nossos clientes e parceiros, as melhores soluções do mercado, excedendo às expectativas e garantindo a total satisfação em seus projetos e obras.

(3)

campos De apLicaÇÃo

O SYNTECH® SRA pode ser utilizado combinadamente com soluções estru-turais como concreto armado, concreto reforçado com macrofibras sintéticas ou metálicas e concreto protendido. No uso em argamassas e grautes, o SYNTECH® SRA reduz as patologias causadas pela retração da mistura e melhora a aderência no substrato. O uso do SYNTECH® SRA em capeamen-tos de lajes e em pisos flutuantes reduz significativamente as fissuras causadas pela perda de água na fase plástica do concreto, contribuindo para a melhora dos sistemas de impermeabilização e de proteção acústica.

Setembro/ 2014 Setembro/ 2014

Syntech® SRA

O SYNTECH® SRA é uma adição utilizada em misturas à base de cimento tipo Portland como inibidor e compensador de retração. O SYNTECH® SRA possibilita a execução de grandes áreas sem juntas, reduzindo as patologias causadas pelo tráfego intenso de empilhadeiras e o risco da contaminação de solo por derrames acidentais.

características

compatiBiLiDaDe com oUtros proDUtos

O SYNTECH® SRA é compatível com grande parte dos componentes usados em misturas cimentícias, inclusive no caso de adições à base de sílica ativa, cinza volante e aditivos polifuncionais, super e hiperplastificantes.

preparo Da sUperFície

A superfície deverá estar limpa, sem pó e isenta de óleos, graxas, resíduos de desmoldantes e membranas de cura.

principais Vantagens

• Melhora a resistência à compressão e à tração de concretos convencionas em até 22%; • Reduz a permeabilidade em 35%;

• Aumenta a resistência à abrasão em 18%; • Reduz os efeitos da retração em até 85%; • Reduz o teor de ar incorporado em até 90%; • Incrementa a proteção das armaduras.

Dosagem

A dosagem recomendada varia entre 3% e 6% em relação ao consumo de cimento. A relação água/cimento, assim como o tipo e a quantidade de cimento utilizado na mistura podem impactar diretamente no desempenho da solução. O uso do SYNTECH® SRA não dispensa o emprego de um sistema de cura eficiente baseado nos critérios de desempenho especificados pela ASTM C309.

0 15 30 45 60 75 90

penetração interna de água (mm)

permeabilidade - nBr 10787 Referência Syntech® SRA 18 9 0

resistência à compressão nas primeiras idades - nBr 5739

Tempo (horas) 3 Rc N/mm² 12 15 6 5 10 15 20 25 30 Sem Syntech® SRA

Com Syntech® SRA: 4%

0,25

0

retração do concreto (%) - astm c878

Tempo (dias) -0,10 Va riaç ão de C om pr im en to (%) 0,10 0,20 -0,05 2 6 8 10 15 18 20 25 28 0,05 0,15

(4)

w

principais BeneFícios

• Transfere ductilidade ao concreto;

• Melhora a resistência à tração e à compressão de concretos convencionas em até 22%;

• Reduz a permeabilidade em 35%;

• Aumenta a resistência à abrasão em 18%; • Reduz os efeitos da retração em até 85%; • Reduz o teor de ar incorporado em até 90%; • Incrementa a proteção das armaduras.

6 7

Setembro/ 2014 Setembro/ 2014

Jointless® FF

54

®

O JOINTLESS® FF54®, atua como reforço estrutural para pisos industriais, pavimentos rodoviários e peças pré-fabricadas, atendendo à norma ASTM C1116/C1116M-06 - Standard Specification for Fiber Reinforced Concrete, para uso em concretos à base de cimento tipo Portland.

características

principais apLicaÇÕes

• Pisos e pavimentos de concreto do tipo Jointless; • Fundações diretas do tipo Radier;

• Paredes de concreto pré-fabricadas; • Steel Decks e capas de compressão; • Blocos de fundação;

• Tubos de concreto.

moDo De apLicaÇÃo A solução deve ser adicionada diretamente ao concreto em sua fase de mistura, bastando rasgar os sacos que envolvem cada um dos componentes e lançar o conteúdo direta-mente no caminhão betoneira ou na esteira das usinas de concreto (juntamente com os agregados graúdos). Após a adição da mistura, acionar a rotação máxima do balão de mistura e aguardar a completa homogeneização, sendo reco-mendado 1 minuto para cada m³ de concreto. Decorrido este tempo, o concreto refor-çado com JOINTLESS® FF54® está apto para ser utilizado.

A escolha da solução a ser adotada depende de uma análise criteriosa das variáveis ambientais, características regionais de materiais e mão de obra, tipo de ações e cargas incidentes nas placas em serviço. Sua adoção deve ser orientada por um projetista e havendo dúvidas, consulte nosso departamento técnico.

55

relação de resistência equivalente (re,3) - astm c1609 Fck 30mpa Dosagem (Kg/m³) 0 Re ,3 (%) 40 50 13 14 15 35 45

Composto por uma Macrofibra Sintética Estrutural e um pacote de aditivos inibi-dores de retração, confere tenacidade ao concreto, além do aumento na resistência ao impacto e à fadiga.

Devido à redução da retração no concreto em até 85%, este composto permite a construção de pavimentos de concreto com baixa quantidade de juntas, reduzindo os riscos de patologias derivadas da retração plástica e autógena. Seu uso e dimensionamento são orien-tados pela ASTM C1116/C1116M-06 - Standard Specification for Fiber Reinforced Concrete. Seu desempenho é avaliado pela norma ASTM C 1609/ C 1609M-07 – Standard Test Method for Flexural Performance of Fiber Reinforced Concrete.

emBaLagens e Dosagens • JOINTLESS® FF54® LP – 13 kg • JOINTLESS® FF54® ST – 14 kg • JOINTLESS® FF54® HP – 15 kg

(5)

Setembro/ 2014 Setembro/ 2014

Jointless®

70

O JOINTLESS® 70 é uma mistura de componentes inorgânicos e Fibras de Vidro tipo AR (álcali resistentes) para uso em pisos e pavimentos de concreto, peças pré-fabricadas, argamassas e grautes à base de cimento tipo Portland, que atua como ativador das principais características do concreto.

características

Composto por um pacote de aditivos inibidores de retração e uma microfibra de vidro tipo AR (álcali resistente), o JOINTLESS® 70 pode ser utilizado como solução única em pavimentos de concreto dimensionados para cargas leves a moderadas (tráfego de pedestres e/ou veículos leves).

Combinado com soluções estruturais como concreto armado, concreto reforçado com macrofibras sintéticas ou metálicas e concreto protendido, possibilita a execução de grandes áreas sem juntas, reduzindo as patologias causadas pelo tráfego intenso de empilhadeiras e o risco da contaminação de solo por derrames acidentais. No uso em argamassas e grautes, o JOINTLESS® 70 reduz as patologias causadas pela retração do cimento e melhora a aderência da mistura no substrato.

O uso do JOINTLESS® 70 em capeamentos de lajes e em pisos flutuantes reduz significativamente as fissuras causadas pela perda de água das misturas em sua fase plástica, contribuindo para a melhoria dos sistemas de impermeabilização e de proteção acústica.

campos De apLicaÇÃo

• Pisos e pavimentos de concreto; • Capeamento de lajes;

• Pisos elevados;

• Estruturas pré-fabricadas; • Grautes;

principais BeneFícios

• Melhora a resistência à tração e à compressão de concretos convencionas em até 22%;

• Reduz a permeabilidade em 35%;

• Aumenta a resistência à abrasão em 18%; • Reduz os efeitos da retração em até 85%; • Reduz o teor de ar incorporado em até 90%; • Incrementa a proteção das armaduras.

emBaLagem

JOINTLESS® 70 é fornecido em embalagens de 24,6 kg.

moDo De apLicaÇÃo

O produto é adicionado diretamente ao concreto em sua fase de mistura, bastando lançar o conteúdo dos sacos diretamente no caminhão betoneira ou na esteira das usinas de concreto (juntamente com os agregados graúdos).

Após a adição da solução JOINTLESS® 70, acionar a rotação máxima do balão de mistura e aguardar a completa homoge-neização, sendo recomendado 1 minuto de homogeneização para cada m³ de concreto. Decorrido este tempo, o concreto reforçado com o JOINTLESS® 70 está apto para ser utilizado.

(6)

7 8 11 6 1 3 2 5 4 9 10 12 10 Setembro/ 2014 11 Setembro/ 2014

reFerências

LsL Honda - sp Unity - sp embraer - sp andreta renault - sp

(7)

Rua Dr. Cândido Espinheira, 396 - CJ 93/94 - CEP: 05004-000 - São Paulo - SP Tel. (11) 4231-5522 - sac@construquimica.com.br

Referências

Documentos relacionados

Com relação à análise de sequenciamento de genomas e ao GRC (Genome Reference Consortium), que é responsável por manter e melhorar a montagem do genoma de referência humano e do

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Os resultados variam de criança para criança e podem depender muito da idade em que se inicia a intervenção, uma vez que crianças que começam a intervenção aos 3 anos de idade,

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Os resultados evidenciam a elevada eficiência do TiO 2 , comprovada também em vários trabalhos na literatura; também indicam, porém, que é possível obter um

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e