• Nenhum resultado encontrado

PERGUNTAS FREQUENTES PESQUISA. Definições dos Programas de Pesquisa oferecidos pelo CNPq:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PERGUNTAS FREQUENTES PESQUISA. Definições dos Programas de Pesquisa oferecidos pelo CNPq:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

PERGUNTAS FREQUENTES – PESQUISA

Definições dos Programas de Pesquisa oferecidos pelo CNPq:

PIBIC: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica foi o primeiro Programa Institucional criado para a Iniciação Científica. O Programa atende instituições de Ensino e/ou Pesquisa públicas e privadas. As cotas de Iniciação Científica são concedidas diretamente às Instituições por meio de Chamada Pública de propostas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.

PIBITI: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é voltado para a Iniciação Tecnológica e de Inovação de estudantes de graduação. O Programa concede bolsas de Iniciação Científica às instituições que desenvolvem pesquisa em tecnologia e inovação por meio de Chamada Pública de propostas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.

PIBIC-Af: Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas é resultado de uma parceria entre CNPq e SEPPIR. O Programa concede bolsas de IC diretamente para as Instituições Públicas, participantes do PIBIC e que tenham implementado ações afirmativas para o ingresso no Ensino Superior. Somente poderão ser indicados os estudantes que sejam beneficiários de ações afirmativas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.

PIBIC-EM: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica voltado para estudantes do Ensino Médio. As bolsas de IC-Jr são concedidas diretamente às Instituições. Somente poderão ser beneficiários os estudantes que estiverem cursando o Ensino Público.

Resumo das principais dúvidas referentes ao CNPq:

1 Como um aluno pode concorrer a uma Bolsa do PIBIC, PIBITI, PIBIC Af?

O estudante de graduação do ensino superior deve procurar um orientador/pesquisador, preferencialmente com titulação de doutor, e discutir com ele um Plano de Trabalho. Quem solicita

(2)

a bolsa é o orientador, obedecendo aos prazos e requisitos do edital publicado anualmente pelo IFSC.

2 Bolsista tem direito a férias?

Não, pois a bolsa não é regida pela CLT, não havendo portanto, vínculo de trabalho com o CNPq ou com a instituição onde estuda.

3 Quando realmente o estudante começa a receber a bolsa?

Após ter sido indicado pelo coordenador do Programa na instituição e ter dado o aceite (que vai para o e-mail que o aluno informou ao CNPq), o pagamento será depositado na conta bancária indicada pelo bolsista até o quinto dia útil do mês seguinte ao do aceite. Caso o estudante tenha indicado somente a agência, ele deverá procurar a agência indicada, com seus documentos em mãos (identidade e CPF) e se dirigir ao atendimento no caixa.

4 Qual o período de vigência da bolsa? E qual o prazo para implementação das novas cotas?

As bolsas são concedidas pelo período de 12 meses. O início da vigência é 01 de agosto, e o término 31 de julho do ano seguinte. Mas o CNPq pode alterar início, fim e duração da vigência. As Instituições têm o prazo de 1º a 15 de agosto para implementar os bolsistas para a nova vigência. Caso o bolsista não seja indicado no prazo, ou não tenha dado o aceite até essa data, ele não entrará na folha de pagamento do mês de agosto, não recebendo o pagamento até o quinto dia útil do mês seguinte – setembro.

Caso ele tenha sido indicado ou tenha dado o aceite após o dia 15 de agosto, ele só entrará na folha do mês subsequente, ou seja, na folha de setembro. Neste caso, a vigência total da bolsa passará de 12 meses para 11. O CNPq não realiza pagamento retroativo.

5 Qual o melhor período para realizar alterações no sistema Carlos Chagas?

A folha de pagamento dos bolsistas do CNPq fecha no dia 15 de cada mês, exceto no mês de dezembro que fecha no dia 5. Todas as alterações, como por exemplo, indicação, substituição ou suspensão de bolsista, alteração dos dados bancários, deverão ocorrer no período de 1º a 15º dia de cada mês para que essas alterações sejam válidas para a folha de pagamento do corrente mês. Por exemplo, se o estudante for cancelado no período de 1º a 15º dia do mês de outubro, este não receberá a mensalidade de outubro paga em novembro.

(3)

6 Como um bolsista pode alterar ou verificar seus dados bancários?

Acessar: http://www.cnpq.br → Plataforma Carlos Chagas → Outros bolsistas (preencher CPF e senha do Lattes) → Gerenciamento de sua Bolsa → Dados bancários de bolsa.

7 O CNPq abre conta corrente para bolsista?

O CNPq não abre conta para bolsista em hipótese alguma. É obrigação do estudante procurar uma agência do Banco do Brasil e abrir sua própria conta corrente.

8 O bolsista não recebeu pagamento. O que fazer?

• Primeira possibilidade: Verificar se enviou o Termo de Aceitação recebido em seu e-mail dentro do prazo estabelecido: até o dia 15 do mês. Caso não tenha emitido o referido termo, entrar na página e realizar o aceite segundo a orientação na resposta 9.

• Segunda possibilidade: Confirmar se a conta informada não é do tipo poupança ou conjunta. Se for uma dessas duas, será necessário abrir uma conta corrente no Banco do Brasil, atualizar os dados na página do CNPq (orientação resposta 6). Após informar corretamente seus dados bancários, solicitar à Coordenação PIBIC da sua Instituição que encaminhe uma mensagem à sebpg@cnpq.br para realização de repagamento.

• Terceira possibilidade: Confirmar se sua conta corrente no Banco do Brasil não está bloqueada ou desativada. Se tiver, entrar em contato com o Banco e regularizar sua situação. Em seguida, solicitar que a Coordenação PIBIC da sua Instituição encaminhe uma mensagem à sebpg@cnpq.br para realização de repagamento.

9 O bolsista não recebeu o e-mail com o Termo de Compromisso/Aceitação. O que fazer?

Acessar: www.cnpq.br → Plataforma Carlos Chagas → Outros Bolsistas (preencher CPF e senha do Lattes) → Avisos: Termo de Compromisso ( AGUARDANDO ACEITE).

10 Qual é a senha solicitada para registrar o Termo de compromisso?

A senha do currículo Lattes do bolsista.

11 Posso informar conta corrente de outro banco, ou tenho que abrir no Banco do Brasil?

(4)

12 Quais as obrigações do bolsista?

• Estar regularmente matriculado em curso de graduação;

• Não ter remuneração proveniente de vínculo empregatício ou funcional concomitante à bolsa do CNPq, dedicando-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa. Os estágios obrigatórios, que fazem parte da grade curricular do curso de formação do estudante, poderão ser realizados pelos bolsistas, desde que com o aval do orientador;

• Ser selecionado e indicado pelo orientador;

• Apresentar no seminário anual sua produção científica sob a forma de pôsteres, resumos e/ou painéis;

• Nas publicações e trabalhos apresentados fazer referência a sua condição de bolsista do CNPq;

• Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com bolsas de outros Programas do CNPq ou com bolsas de outras instituições;

• Devolver ao CNPq, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos não sejam cumpridos.

13 Como posso solicitar uma declaração de que sou ou já fui bolsista CNPq?

Deverá enviar um e-mail para sebpg@cnpq.br com o seu nome completo e CPF solicitando a referida declaração.

14 Posso ter vínculo empregatício ou receber mais de uma bolsa?

Os alunos bolsistas do CNPq não podem ter vínculo empregatício e não podem receber quaisquer outro tipo de bolsa, nem mesmo a Assistência Estudantil por orientação do referido órgão.

Comunicado do CNPq:

“Em 12 de novembro de 2012 encaminhamos e-mail informando que na 20ª Reunião , em 25 de

outubro de 2012, a diretoria deste Conselho aprovou o acúmulo de bolsas PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI com bolsas de permanência/ manutenção/ assistencial por entender que ambas as modalidades não se sobrepõem, pois têm objetivos diferentes. Posteriormente , identificamos o

(5)

Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010, que no item IV, do Art. 3º diz "não receber outra bolsa paga por programas oficiais", e submetemos novamente à Administração Superior do CNPq , para pronunciamento. Sendo assim, solicitamos que não indiquem bolsistas nessa situação, até que tenhamos uma decisão final. (Lucimar Almeida - Coordenadora de Programas Acadêmicos – COPAD)”. E-mail enviado ao IFSC em 17 de janeiro de 2013.

Para mais informações: http://www.cnpq.br/web/guest/perguntas-frequentes1?

p_p_id=122_INSTANCE_zPF9&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_ id=column-3&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=3&p_r_p_564233524_categoryId=180174

Link acessado em 08 de março de 2013.

(6)

Definição do Programa de Pesquisa oferecido pelo IFSC:

PIPCIT: Programa Institucional de Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica financiado pelo IFSC, que oferece bolsas para servidores e bolsas para alunos desta Instituição.

Principais dúvidas referentes PIPCIT-IFSC:

1 Como concorrer à bolsa PIPCIT?

O estudante do ensino técnico ou de graduação do ensino superior deve procurar um orientador/pesquisador e discutir com ele um Plano de Trabalho. Quem solicita a bolsa é o orientador, obedecendo aos prazos e requisitos do edital publicado anualmente pelo IFSC em http://www.ifsc.edu.br/pesquisa/editais.

2 Qual o valor da bolsa PIPCIT para alunos?

O valor da bolsa para alunos é R$400,00 (quatrocentos reais). 3 O IFSC abre conta corrente para bolsista?

O IFSC não abre conta para bolsista em hipótese alguma. É obrigação do estudante procurar uma agência bancária e abrir sua própria conta corrente.

4 Quais dados pessoais e bancários são necessários para receber bolsa PIPCIT?

Os alunos beneficiários da bolsa PIPCIT devem apresentar seu nome completo, CPF e agência/conta corrente, de qualquer banco, na titularidade do seu CPF. São vedadas contas salário, contas conjuntas e contas em nome de terceiros. Esses dados devem estar preenchidos no termo de compromisso do aluno bolsista.

5 Qual o período de vigência da bolsa?

O período de vigência da bolsa é de 12 meses. 6 Quando começo a receber a bolsa?

No início do mês subsequente ao mês que iniciou a execução do edital, respeitando o Calendário de Pagamentos Unificado do DOF.

(7)

• Primeiramente solicitamos que o aluno verifique seu extrato bancário antes de entrar em contato com o setor responsável.

• Entrar em contato com a Coordenadoria de Pesquisa da PROPPI, informando nome completo, CPF, edital e programa de pesquisa a que pertence e mês de referência que não recebeu a bolsa.

• A Coordenadoria de Pesquisa da PROPPI tomará as providências cabíveis junto ao DOF/PROAD para verificar o porquê do não pagamento da bolsa e, em seguida, orientará o aluno sobre o que deve fazer.

8 Como são realizados os pagamentos de dezembro e janeiro?

A bolsa do mês de dezembro é creditada em dezembro nas contas dos beneficiários, respeitando o Calendário de Pagamentos Unificado do DOF. Ainda em dezembro, é prevista a antecipação de pagamento para bolsistas referente ao mês de janeiro do ano seguinte. Esses repasses são ANTECIPAÇÕES, portanto não se trata de pagamento de férias ou 13º salário, em virtude da própria legislação não prever o pagamento de 13º para bolsistas. Portanto o próximo pagamento a esses beneficiários somente ocorre no início de março do ano seguinte referente a competência de fevereiro.

9 Bolsista de pesquisa tem direito a férias?

O bolsista de pesquisa não tem férias, mas o aluno deve conversar com seu orientador para estabelecer um cronograma de atividades a serem desenvolvidas no período em que a Instituição está sem aulas.

10 Quais as obrigações do bolsista PIPCIT?

• Preferencialmente estar matriculado no ensino técnico do IFSC; • Ter currículo Lattes cadastrado;

• Dados bancários na titularidade do seu CPF;

• Não ser beneficiário de outra bolsa paga pelo IFSC ou outra instituição; • Não ter vínculo empregatício;

(8)

• Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.

• Nas publicações e trabalhos apresentados fazer referência a sua condição de bolsista do IFSC;

• Devolver ao IFSC, via GRU, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos não sejam cumpridos. 11 Posso ter vínculo empregatício ou receber mais de uma bolsa?

Os alunos bolsistas tanto do PIPCIT quanto do CNPq não podem ter vínculo empregatício. Os alunos que recebem bolsa PIPCIT podem acumular com a Assistência Estudantil.

Porém, os alunos que recebem bolsa do CNPq não podem receber quaisquer outro tipo de bolsa, nem mesmo a Assistência Estudantil por orientação do referido órgão.

Comunicado do CNPq:

“Em 12 de novembro de 2012 encaminhamos e-mail informando que na 20ª Reunião , em 25 de

outubro de 2012, a diretoria deste Conselho aprovou o acúmulo de bolsas PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI com bolsas de permanência/ manutenção/ assistencial por entender que ambas as modalidades não se sobrepõem, pois têm objetivos diferentes. Posteriormente , identificamos o Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010, que no item IV, do Art. 3º diz "não receber outra bolsa paga por programas oficiais", e submetemos novamente à Administração Superior do CNPq , para pronunciamento. Sendo assim, solicitamos que não indiquem bolsistas nessa situação, até que tenhamos uma decisão final. (Lucimar Almeida - Coordenadora de Programas Acadêmicos – COPAD)”. E-mail enviado ao IFSC em 17 de janeiro de 2013.

12 Não quero mais ser bolsista, como proceder?

O aluno deve conversar com seu orientador, explicar seus motivos e solicitar o cancelamento da bolsa de pesquisa.

13 Como posso solicitar uma declaração de que sou ou já fui bolsista PIPCIT?

Enviar e-mail para pesquisa@ifsc.edu.br informando os seguintes dados: nome completo do aluno, nome completo do orientador, título do projeto, edital, ano.

(9)

14 Preciso assinar ficha ponto mensal?

A PROPPI e a PROAD não exigem mais entrega de ficha ponto mensal de aluno bolsista. O bolsista deve conversar com seu orientador a respeito do cumprimento das 20h semanais em atividades de pesquisa e o registro desse horário. As duas Pró-reitorias orientam aos estudantes a assinarem ficha ponto, mas mantê-las sob a guarda do orientador para se precaverem de futuras e eventuais auditorias.

15 Onde estão definidas as regras do PIPCIT?

As regras, orientações e prazos do PIPCIT estão disponíveis no Edital Universal vigente. O referido edital pode ser acessado em http://www.ifsc.edu.br/pesquisa/editais.

IMPORTANTE:

• Todos os documentos referentes ao Edital Universal estão disponíveis em http://www.ifsc.edu.br/pesquisa/documentos.

• Todos os editais de pesquisa estão disponíveis em http://www.ifsc.edu.br/pesquisa/editais. • Dúvidas e esclarecimentos não contemplados por este FAQ podem ser enviados a

pesquisa@ifsc.edu.br ou (48) 3877 9054.

Coordenadoria de Pesquisa da PROPPI :

Funcionamento: Segunda-feira à sexta-feira das 8h às 20h.

Endereço: Rua 14 de Julho, 150. Coqueiros. CEP: 88075-010. Florianópolis/SC. Equipe:

Mario de Noronha Neto – Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Valdir Noll – Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Marcos Roberto Dobler Stroschein – Coordenador de Pesquisa. Morgana Dias Johann – Técnica em Assuntos Educacionais. Roberto Torquato Rocha – Assistente em Administração.

(10)

Lista de Siglas:

CNPq: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. SEPPIR: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

IC-Jr: Iniciação Científica Junior.

CLT: Consolidação das Leis Trabalhistas. CPF: Cadastro da Pessoa Física.

IFSC: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. DOF: Departamento de Orçamento e Finanças.

PROPPI: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. PROAD: Pró-Reitoria de Administração.

GRU: Guia de Recolhimento da União.

Referências

Documentos relacionados

Quando se tem um doente para o qual tecnologia molecular ainda não encontrou solução, podemos oferecer conforto, apoio e amor.. A oncologia vem crescendo exponencialmente e

Esses servidores são obrigados a cumprir idade mínima atual (60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher), mas ainda recebem o benefício cheio — ou seja, sem o redutor de 51%

Essa dimensão é composta pelos conceitos que permitem refletir sobre a origem e a dinâmica de transformação nas representações e práticas sociais que se relacionam com as

Há o reconhecimento da ntos e sociabilidades; a dinâmica vivida na esfera pública promovida por ela e nas relações entre diferentes práticas culturais; as condições de

João 8:24 foi mencionado ligeiramente na lição anterior (“Viajando para Jerusalém”) e constitui uma afirmação geral sobre crer que Jesus era o Messias, mas há mais do que isso

NO MÊS ATÉ O MÊS DESPESA ORÇADA SALDO % EXEC... DUODÉCIMO NO MÊS ATÉ

Aconselha-se ao proprietário rural planejar o paisagismo da sua propriedade em torno da casa-habitação e das outras construções onde haja circulação de pessoas, de forma a

No Ocidente, a China recebe a maior parte das atenções; a Índia tem sido lar- gamente ignorada, sobretudo na Europa.. Aliás, a Índia é a grande omissão das